O mundo não é para inocentes

Por Alexandre Inagakisegunda-feira, 07 de abril de 2008

A humanidade me cansa. Ao ver a enxurrada de matérias em jornais, revistas e programas de televisão sobre a morte de Isabella Nardoni, não posso deixar de sentir um certo incômodo com toda a exploração midiática em torno do crime. O prédio de onde a menina foi supostamente jogada virou “atração turística”. Previamente condenados pelos noticiários e pela opinião pública, tanto o pai quanto a madrasta de Isabella tiveram seus nomes e rostos expostos publicamente. Não sabemos ainda se eles são realmente os responsáveis pelo covarde assassinato.

Alguém ainda se lembra de Daniele Toledo do Prado, 21 anos, a mulher que foi detida pela acusação de ter matado seu bebê com uma overdose de cocaína, passou 37 dias na cadeia, foi espancada pelas presidiárias, teve o maxilar quebrado e quase morreu na prisão? Pois bem, o laudo definitivo constatou que não havia cocaína no organismo de sua filha. E Daniele, que ganhou a alcunha de “monstro da mamadeira”, era, vejam só vocês, inocente. Saldo dessa história: Daniele perdeu seu bebê, foi vilipendiada publicamente, quase foi linchada e só pôde visitar o túmulo de sua filha dois meses depois de vê-la morrer.

Não, não estou afirmando que o pai e a madrasta de Isabella são inocentes. Se for provada a participação de um ou de outro no crime, espero que haja exemplar punição a ser aplicada pelo Estado. Porém, creio que ninguém deveria julgar o casal e afirmar peremptoriamente sua culpa com base apenas no que andou lendo e assistindo por aí. Inocentemente, eu só gostaria que houvesse um pouco mais de respeito e bom senso neste mundo. Mas enfim, tecer pré-julgamentos e apontar o dedo para outras pessoas em tribunais públicos compostos por palpiteiros desinformados, moralistas de ocasião e linchadores em potencial é algo que faz parte de nossa condição humana, demasiadamente humana. Afinal de contas, é muito mais fácil para todos nós reconhecer as fraquezas, maldades e mazelas alheias, não?

Encerro este post com uma recomendação expressa de leitura: A Vida dos Outros, artigo no qual o jornalista Guilherme Fiuza relata o dia em que seu filho Pedro caiu do oitavo andar do prédio em que morava, no dia 2 de julho de 1990. Como bem afirma Fiuza, a vida dos outros não é um Big Brother.

* * * * *

P.S. 1: Luiz Antonio Magalhães, no Observatório da Imprensa, questiona: O caso Isabella Nardoni é uma nova Escola Base?

P.S. 2: A edição de hoje do caderno Link do Estadão tem como principal assunto os dez anos de blogs em português. Gustavo Miller ouviu vários blogueiros, dentre eles este que vos escreve.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • ENGANACILDA

    JA QUE O MNDO NAOE E PARA INOCENTES ESTE BLOG ENTAOE A MIINHACAR ACERTEI EM CHEIO!!!qUE TAL VC DAR FORCA AO MUNDO E ELE TE VIRA AS COSTAS!cONTAGIANTE!e TAMBEM SE SENTIR USADA, LITERALMENTE, ASSIM SEM MAIS, ESCUTAR COISAS NA TV UE FOI VC QUEM DISSE!pOIS ENTAO,VOLTANDO AO ASSUNTO DA ISABELA EU ACHO Q A POSTURA MAIS DECENTE Q TIVERAM ATE HJ FOI RETIRAREM A PROFISSAO DE JORNALISTA PQ FICARA QUEM REALMENTE ESTIVER COMPROMETIDO COM A PROFISSAO E TIVER DOM E TAMBEM TIVER ETICA, COISA QUE MTOS CARAS QUE SAEM DE UMA FACUL APRENDEM A COISA MAS SE VENDEM!aLIAS E QUE O MUNDO MAIS GOSTA DE FAZER!vENDER!vENDER NOTICIAS SANGRENTAS, MAS A VERDADE, AMIGO, A VERDADE E POR DEMAIS CHATA CERTAS VEZES E O POVO, E O MUNDO NEM DA BOLA ENTAO TEM DE HAVER BOOM!vOLTEM PARA TRAS!o MUNDO NECESSITA DE REEEDUCACAO!bASTA DE SENSACIONALISMO PARA QUE CADA UM POSSA EXERCER SUA PROFISSAO CONDIGNAMENTE,PRA N MORRER DE FOME E SER COMPRADO PELOS MEIOS DE COMUNICACAO PQ E EXORBITSNTE E GROTESCO, AI QUERO SENTAR NOS BANCOS DA FACULDADE NOVAMENTE PQ A MNHA VIDA TEVE A DE ESCUTAR CONVERSES E DESAPRENDI E ELA E CURTA DEMAIS MAS SEMPRE ME COMPROMETI COM A ETICA E SOMENTE ATRAVES DELA QUE FORMAREMOS UM MUNDO ADEQUADO!tHAU, TENHO DE IR AO CINEM, TENHO DE ESPAIRECER PRA DEIXAR DE VER TTA INJUSTICA, TTA SUJEIRA, TTA PODRIDAO NUM MUNDO EM QUEM PODE MAIS CHORA MENOS, E MEU IRMAO, AI ME PERGUNTAM MAS SE VC TIVESSE?!hA QUAL E, ELES TIVERAM SECULOS PRA MOSTRAR SEU VALOR E AI?tA TUDO DE MAL A PIOR!e VAO CONFIANDO VAO!e VAO VER COM QTOS PAUS SE FAZ UMA CANOA!

  • mardelina

    Quero meu comentario no ar e quero dzer que o q a imprensa feiz nesse pais e fzia no mundo e doidera e frio e imprensa marrom e incentivar psicopatasma fzerem o mmmo!

  • mardelina

    Gossteeeiii essa de fala q eu te escuto e uma boa maneira de escreverem em seu blog hein esperttooo!! Ate certo ponto meu irmao, o mundo vive uma guerra e nem vem com essa de paz e amor e se a humanidade lhe cansa e pq vc devera se achar um star e nem q fosse um superstar e nem li o restante pq vc me causou antipatia seu estupido e porisso vc e um chato de galocha xarope de remedio pq de groselha e bom e vc e mto ru8im!!!

  • MARIAH

    E exatamente isso em que penso! O que importa e vender e vender noticia da grana e muita, e tao pouco se importando se isso incitara adolescentes e jovens alucinados a cometerem igual desatino pq o que importa e o que ta dando ibope! A dor do anjo e o que menos importsa, o lance e sobreviver nessa selva de salve-se quem puder e o pior sao as lagrimas de crocodillo de muito reporter fingido por ai! E essas babas, gente, o que ta ocorrendo, o que ta havendo no mundo, presidente, gente, amem a deus e digam nao a violencia! Protejam nossas criancas, nossos idosos, nossos doentes, e ha como, se os caras que sao eleitos colocassem em sus pautas primeiramente issso! E em cada municipio se distribuisse cameras para que maes e pais quando fossem ter de deixar suas criancas com estranhos n ocorresse a barbarie que temos visto ultimamente na televisao! Sera que existem sadicos ou sao os produtores dos programas que o sao! Pq repetem a cena ate a gente se esgoelar de dor em ver um inocente sendo espancado de um modo doentio e por mentes de muheres ditas babas, doentes desiquilibradas e que deveriam estar enfiqadas em um calabouco pra nu8nca mais sairem de la, que apavoram a sociedade ou sera que estamos insensiveis a tudo? A culpa e de quem e do que??? Pensem…Resolvam… a questao e seria demais pra deixqr pra dpois! Pq formarao mais doentes pra sociedade, entao ajam e parem so de mostrar e de falar sobre violencia e entao quem esta apto e tem condicoes faca qualquer coisa ja! E seu dever para que jamais em nossas vidas tivermos de ver mais cenas tao deprimentes como essas! E riste demais ver uma crianca ser espancada, sem poder se defender, e nojento demais…As providencias tem de ser tomadas e rapido pq quem lucrara com isso\/ Tenham certeza q ninguem, porque…basta…!Deem uma basta nisso antes que deem um basta em vcs autoridades que estao la para cuidar! Entao cuidem, pq isso aqui e so uma passagem e chegara o dia da prestacao de contas, ah, podem ter certeza entao jmais deixem pra amnha e dxar a criancinha apanhar mais nas maos da bruxa ma! E que o deus vos ilumine! aMEM

  • daiane

    ai entao podia almenos mostrar a gravação

  • tamires alves de araujo

    é notorio que pelas provas realizadas pela pericia da policia não resta duvidas que apontam como criminosos pai e madrasta da menina isabella

  • marina

    Algo me diz que o caso Isabella será esclarecido e todos os que tem condenado esse casal ficarão de boca aberta e sairão envergonhados, eu não sou nem perito nem psicologa mas,penso e oro e creio que Deus mostrará a verdade.

  • http://Isabella Sara

    Sabia que a menina estava sobre a proteção do pai! Disseram que o apartamento não era seguro, que qualquer um tinha a chave, sabendo disso por que ele deixaria a filha lá sozinha?
    O pai disse que subiu primeiro com a filha, por que a necessidade de levá-la primeiro, se ela já era uma menina de quase 6 anos,que poderia ser acordada e ir andando? Sem contar que a madrasta não permitiria isso,ela sentia ciúmes da menina.
    E por que o luminol detectou tanto sangue no apartamento, se o piso estava limpo? Por que uma terceira pessoa limparia o chão e lavaria os panos se o tempo foi tão curto?
    Por que não há sinais de uma terceira pessoa no apartamento?
    Por que tanto ódio pela menina? Se entrou uma terceira pessoa, teria sido só para matá-la. E não foi um pedófilo.
    Por que tem mãozinha suja de sangue de criança sobre a cama e também mancha de sangue de uma sandália(que é do pai),se não havia sangue no chão?
    Era só um final de semana, deveria ter devolvido a criança viva à mãe…;(

  • http://www.diario-ortodontico.blogspot.com/ Ulisses

    Parabéns, Inagaki, pela coragem de conceder o mínimo que todos os acusados devem ter, que é o benefício da dúvida.
    E por ter a coragem de analisar criticamente os fatos que a grande mídia nos empurra cada vez que ligamos a televisão ou abrimos um site de notícias.
    Histórias de pessoas apedrejadas e posteriormente inocentadas não são novidade.
    Há anos, li uma reportagem sobre um homem que foi apontado por uma mulher como tendo sido seu estuprador.
    O homem era uma pessoa qualquer, o primeiro que a mulher viu com as características físicas que ela havia descrito aos policiais.
    Pois essa mulher, com marcas de arranhões e mordidas pelo corpo, na verdade inventou a história do estupro para esconder seu caso extraconjugal com outro homem.
    Aquele homem, que deu azar de se encaixar no perfil físico inventado para os policiais, de estar no lugar errado e na hora errada e que jamais vira aquela mulher em sua vida, foi preso, torturado e seviciado pelos outros detentos. Não é preciso ser nenhum gênio para saber que a vida dele jamais voltará ao que era antes.
    Os Nardoni, culpados ou inocentes, certamente são o alvo da expiação da culpa e dos demônios individuais; julgando e condenando quem eles consideram os assassinos de uma criança bonita de classe média, a população toma um sonrisal para sua própria consciência.
    Nada, a não ser isso, explica a catarse que fez aglomerar tanta gente na frente das delegacias e das residências dos familiares do casal.

  • Maria Cristina

    Também não concordo com alguns veículos de comunicação e têm explorado a tragédia ocorrida com a menina Isabella com o fim de aumentar o Ibope.
    Poderiam fazer uma abordagem mais séria e até mesmo mais respeitosa. Acrescento que o respeito, no caso, seria para a mãe da criança que está sofrendo horrores.
    Lado outro, o papel da imprensa é informar, denunciar e até mesmo cobrar. Já ouviram falar do 4 poder?
    Na minha opinião, a análise da comoção exarcebada tam um lado que ainda não foi analisado pelos psicólogos e jornalistas.
    É que o povo brasileiro, tão acostumado com tragédias diárias ainda se choca!
    Portanto, vejo que as pessoas (inclusive eu) estão horrorizadas com o ocorrido, o que significa que ao contrário do que muitos pensam, não conseguimos banalizar monstruosidades e lançá-las na vala comum.
    Quem sabe a triste história de Isabella sirva para demonstrar que não aprendemos a conviver com injustiças, assassinatos, violência, corrupção, apesar de nosso arcaico sistema penal, apesar do pouco caso de nossos governantes, apesar de nossas tragédias e dores diárias!
    Já pensaram se todo crime bárbaro, todo crime de colarinho branco, todo desmando o povo fosse pra rua e cobrasse JUSTIÇA como tem cobrado no caso da menina Isabella?
    Prezados; leio tudo a respeito do crime e torço para que haja punição severa para os culpados. Não consegui banalizar a morte estúpida e brutal de uma menininha de 5 anos, como também não consegui engolir a morte do João Hélio, a tortura da menina de goiania, o filho da moça que trabalha comigo e tem diabetes e não tem amparo do governo, os absurdos gastos com os cartões corporativos, o acidente da gol, Suzane “Ricatola”, o trabalho escravo, o desmatamento da amazônia, e por ai vai.
    As tragédias ainda me chocam.
    Tomara que a imprensa continue noticiando para acordar o povo brasileiro para reclamar direitos e cobrar apuração e justiça.

  • Quem somos nós?

    Alexandre, se de um lado os meios de comunicação se aproveitam das tragédias que lamentavelmente abatem as familias de outro existem os consumidores, vampiros vorazes dessas informações. Vi algumas imagens onde a população que jogava pedras nos suspeitos de terem matado a criança, sorriam para as cameras de tv. Uma outra pessoa permitiu que os filhos não fossem para a escola para irem para a porta da delegacia, como se vai a um show?! Para concluir acredito que o problema se resume em uma questão ética, do individuo que faz a noticia e das pessoas que a consomem.

  • http://melhoragora.org Diego

    Acho que você tem razão no que diz, principalmente na parte da “atração turística”… isso em parte é culpa da mídia que fica 24h buscando, não sei o que, no prédio onde estava a menina…

  • http://www.observacoescasuais.blogspot.com Laurinha

    Todas as estorias sao igualmente tragicas e tristes. Como mae que eu sou eu sinto muitissimo, e nao posso nem imaginar a dor dessas familias.

  • Marcel

    Concordo com você… e o mais ridículo de tudo isso é que virou uma brincadeira de detetive, todo mundo fica criando teorias para achar o culpado como se estivessem tentando advinhar o assassino de uma novela…

  • Vitor Telles

    Essas pessoas - que se amontoam à frente da delegacia para ter a oportunidade de fazer tumulto e chamar de “assassinos” o pai e a madrasta de Isabella - só mostram o quão é ignorante, influenciável e oportunista o povo brasileiro.
    Não há justificativa plausível para tamanha afronta a não ser o latente e estúpido desejo de aparecer nos programas sensacionalistas de fim de tarde.
    Essas pessoas que aparecem querendo lichar os acusados, gritando e fazendo bagunça (incrivelmente, APENAS quando a câmera está ligada) merecem o país que têm, merecem o não-reajuste de salário mínimo e principalmente o capitalismo.

  • http://www.sambadobrasil.wordpress.com Luana

    Amei seu post!

    Sou jornalista e concordo com vc, a mídia está explorando demais o caso e apontando - agora mais discretamente que no caso da Escola Base - para os dois, apoiando-se no senso comum. Gostaria de saber onde estavam estes jornalistas nas aulas de filosofia da faculdade - pq eu tive e estive lá.

    Outro ponto que também penso, é por que a mídia não fala do que a sociedade produz e a faz bem, e só foca no lado negativo da sociedade. Talvez, seja por isso, que muitos brasileiros acham uma merda viver aqui!

    Parabéns pelo blog!

  • http://www.naosounormal.com Guto

    realmente, é nojenta a cobertura da “grande mídia”.
    Escrevi a respeito aqui: http://naosounormal.com/caso-isabella-e-o-sensacionalismo-da-midia/

    Chamei, e chamo atenção para as emissoras Band e Record que estão batendo tanto no assunto que dá dor de cabeça. Em todos programas se fala do caso, e até uma maquete para simular a queda da menina foi feita no programa Balanço Geral. Exagero demais para lucrar em cima da tragédia dos outros.

  • http://f4lh4critic4.wordpress.org Rodrigo

    Obrigado pelo link Inagaki!
    me mostrou mais uma vez como a imparcialidade da mídia pode ser “comprada” com anuncios.
    aliás, hoje em dia nem vejo mais nos noticiarios televisivos, mesmos os regionais, reclamações de telefonia, sendo que são as compeãs todos os anos de relcamações, principalmente a telefonica, que curiosamente é uma das empresas do ramo que tem mais comerciais e também a de maior número de reclamações.

    ps> quando eu falo dos regionais, falo dos que eu já vi, que são os de sampa, são josé do rio preto e são carlos.

  • http://www.siteja.com Siteja

    É impossível não concordar com esse texto!
    A imprensa não está nem um pouco preocupada ou chocada com a morte da inocente criança. O meio jornalístico utiliza como vantagem o apelo emocional que esse tipo de notícia nos trás, e o aproveita ao máximo de forma desgastante, até o momento que o assunto não cause mais a repercussão do inicio, e assim eles procuram um novo assunto para substituir o anterior.
    É muito triste saber de um crime destes, e a tristeza ainda aumenta quando vemos que pessoas aproveitam o momento para se destacarem em uma coluna de jornal.

  • Juliana

    vi esse spam no orkut hj, via scrap. lembrei do seu texto na hora. dá pra acreditar que até pra isso o caso da isabella serviu????

    OFuxico:
    OFuxico - Exclusivo!!! Pai de Isabella, Alexandre Nardoni confessa crime a amigo de Faculdade

    O pai de Isabella Alexandre Nardoni confessou ao amigo de faculdade Augusto Fontinelli que teria jogado sua filha do sexto andar de onde ele e sua atual esposa madrasta de Isabella, Ana Carolina Nardoni. Augusto gravou tudo pelo celular e imediatamente denunciou a polícia. Confira com exclusividade a gravação feita por Augusto quando Alexandre confessa o crime.

    http://isabellanardoni.ofuxico.terra.googlepages.comisabella.html (Copie e cole no seu navegador, imperdivel!)

    R: Juliana, é incrível a capacidade que as pessoas, durante seus tempos ociosos, têm para criar coisas completamente inúteis. :-/

  • http://f4lh4critic4.wordpress.org Rodrigo

    olá Inagaki, tudo bom?
    Esses tempos que sumi da net, que voltei pra casa dos meus pais após finalizar a república, sei muito bem como uma pessoa “normal” se sente. fiquei dependente da mídia formal para saber das notícias e vejo muito bem o tratamento para o caso.
    é ridiculo ver todas as outras noticias parecerem superfluas dentre este caso, seja o “free tibet”, a epidemia de dengue no rio, os problemas politicos, dentre outros. o pior são as “exclusividades”… que vão desde fotos da menina a entrevistas, que pode ser até do filho que é dono do papagaio do vizinho.
    sendo sincero, quando vão falar desse caso, eu mudava de canal, não aguento mais, pois se tinha algo de importante, já na chamada ficava claro.
    por fim, casos no qual a sociedade e a mídia atropelam a jutiça e sua averiguação de fatos é muito antiga… dificil de saber de quando ela começou. Mas o fato é que se isso chama a aenção, dá mais ibope, eles vão tirar até a ultima gota de sangue do caso, pois é isso que os anunciantes querem.
    aliás, me lembra outro fato das nossas mídias formais: dificilmente falam o nome de emrpesas ou produtos que não sejam pagantes, já virou mania chamar o orkut de site de relacionamentos. lógico que parece ser coisa pouca, mas creio que se fosse realmente para se dar uma nóticia completa, o mínimo que se pode esperar é que a fonte seja dita, no caso o orkut.

    puxa, como é bom voltar a ter internet e poder ler os lugares que estou considerando cada vez mais rápidos para se ter uma informação mais completa e menos fingida: os blogs.
    abraço

    R: Rodrigo, tudo a ver, nada a ver: lendo o seu comentário, lembrei de um post que o Ricardo Cavallini escreveu, contestando o porquê de jornais não noticiarem a queda de qualidade nos serviços prestados pela Tim. Confira: “Jornalistas não usam TIM?”.

  • http://ideiasdespedacadas.wordpress.com/ sarah k

    Exatamente o que pensei ao ver a notícia virar arroz de festa na mídia, lembrei do caso da mãe acusada injustamente de ter matado seu bebê … apanhou, sofreu injúrias, enfim …
    Concordo totalmente com este artigo, quem dera a mídia perdesse um pouco deste oportunismo imbecil!
    :(

  • http://waltercarrilho.blogspot.com Walter Carrilho

    Eu acho que cada pai responde pelo o que acontece com os filhos. Vejam o caso do Gilberto Gil. Já não está na hora dele ser preso por ter colocado a Preta Gil no mundo? Reflitam!
    abs
    PS: parece que eu voltei com o blog. Só não sei se é boato da oposição… Se souber de alguma coisa, me avise.

    R: Uia! Como diria o Barão de Itararé, “quem é vivo sempre desaparece”. Ou não, arremataria Caê.

  • http://lourenzo.blog.br Lourenzo Ferreira

    É a velha história…
    A mídia adora se endinheirar com a desgraça alheia.
    E o pior é que mobiliza a opinião de acordo com seus desígnios.
    É a inquisição adaptada a nossos tempos!

  • http://leitedecobra.blogspot.com/ Kenia

    Estou procurando me manter longe desse caso, mas é muito difícil. Qualquer site de notícias, TV, revistas, conversas, TUDO gira em torno da morte de Isabella.
    Preferia que uma terceira pessoa tivesse cometido esse crime - aliás, preferia que não houvesse crime algum!
    Cheguei a preferir que a hipótese da menina não ter sido jogada fosse a verdadeira, enfim, num caso desses, prefiro minimizar, atenuar, sair pela tangente. Porque se for pra ler tudo, ver tudo e, finalmente, conhecer a verdade toda, putz, vou ter cada dia mais medo do mundo em que vive a minha filha de quase 5 anos.

  • http://anacranes.wordpress.com Ana

    Bom, caso vc tenha guardado a minha pessoa talvez tenha percebido que sou radical e apoio o linchamento.

    Concordo que existe uma possibilidade ínfima de não terem sido eles. Mas as contradições do pai não ajudam a crer nisso.

    Mas eu concordo contigo num ponto. A postura da imprensa nesse caso está sendo (pra variar) ridícula! Eu vi um dia que foi noticiado (senão me engano no Jornal Nacional) como foi o dia da mãe da Isabella = O

    O que é no mínimo uma invasão.

    R:Olá, Ana! Considero o seguinte: e se os linchadores matarem uma pessoa inocente? Dentro dessa lógica torta de raciocínio com a qual realmente não consigo concordar, esses assassinos não merecerão ser igualmente linchados? A mim, esse tipo de pensamento me faz lembrar de um velho provérbio: “pedem justiça; querem vingança”. Um aforismo que me obriga a pensar: essa sanha sanguinária por “justiça” seria aplacada mesmo se o linchado for alguém que não tenha nada a ver com determinado crime?

  • http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia

    Oi Alexandre,

    A lucidez desse e outros posts seus em momentos críticos é um dos motivos que me fazem saber que vale a pena sempre voltar por aqui.

    Além do seu post, os comentários me pareceram bem interessantes, porque fiquei pensando que: se a notícia que “vende” na mídia tradicional é essa e nao os inúmeros casos de mortes infantis associadas à falta de recursos(crianças que morrem de fome ou por problemas de saúde que poderiam ser evitados mas nao o sao simplesmente porque sao pobres, etc.)significa que só queremos ver barbárie?

    Nao sei, dessa vez tive a impressao de que a coisa vai mais associada a que mostrar na TV um crime desses gera o tipo de reaçao que o público identifica como “podemos fazer algo aqui” mostrando sua “solidariedade” (Que no fim das contas termina sendo um monte de palavras bonitinhas para quem perdeu a pessoa querida e pronto). Nao acredito que sejam sinais de especial sadismo, nem que sejamos os mais solidários (poe extremos nisso). Só acho que é caso de irresponsabilidade coletiva.

    Mostrar os casos de miséria, desnutriçao, doenças que poderiam ser evitadas, poe a todos nós como sociedade no banco de réus e nao só um casal de desconhecidos… Entao o indivíduo tem que se indignar com o seu próprio papel na sociedade e dá mais trabalho pensar em como mudar essa situaçao. Talvez por isso nao “vende”.

    E a seguinte pergunta é: como fazer com que as notícias que realmente têm impacto maior em termos de como funciona nossa sociedade ocupem melhores lugares nas pautas?

    R: Cíntia, em tempos nos quais as pessoas são cada vez mais individualistas e despreocupadas com ideologias ou causas pelas quais lutar, esse processo paulatino de constante alienação diante de ideais coletivos é um dos motivos pelos quais atores sociais só conseguem mostrar alguma indignação quando é exibido um caso isolado. Números e estatísticas não são capazes de causar tanto impacto e as atenções dos holofotes midiáticos. E veja que até o caso da Madeleine, uma menina inglesa que desapareceu em Portugal, recebeu mais manchetes do que as dezenas de assassinatos e desaparecimentos de brasileiros de classe pobre no dia-a-dia tupiniquim. A resposta ao seu parágrafo final passa por dezenas de premissas que descambam na solução óbvia: educação. No sentido didático, cívico, social, familiar.

  • http://www.evilasio.blog.br Evilasio

    Faço minhas as suas palavras. Para um caso tão triste, uma cobertura ‘decepcionante’ da mídia.

  • http://netocury.com Neto Cury

    A atitude apelativa que a mídia adotou também me deixa incomodado e às vezes até nervoso, já que não há novidades no caso, e mesmo assim fica se repetindo e fazendo “mesas redondas” pra discutir uma infelicidade tão grande.
    Sem dizer que, de tanto a mídia bater, quando e se o caso solucionado, já não vai ter graça.
    Abraço Ina

  • http://trottolices.blogspot.com/ Trotta

    Perfeito o seu post, Inagaki! Diante do circo que estão fazendo, parece que o país pára pra olhar e também pára de pensar.
    Abraço!

  • http://ariett.blogspot.com Ariett

    Maior confusão pra nada. Alguém lembra da morte do coronel Ubiratan? Quem foi o culpado mesmo???

  • http://www.bricabraque.com Elesbão

    Mestre Ina,

    Nesse fuzuê todo, é importante lembrar do centenário da ABI; e, se me permite vender o peixe, do filme que produzimos para ela, pela Africa. :)

    Link em melhor qualidade:
    http://www.visorama.tv/index2.php?cod=44

    Link do YouTube:
    http://www.youtube.com/watch?v=JxJrS6augu0

    Link da Cerimônia, no Municipal do Rio:
    http://www.youtube.com/watch?v=44we1-Ve6k8

    Quanto link! Perdoe ;)

    Abraços,

    R: Grande Elesbão, valeu pelas dicas. Ótimos links!

  • http://blogtalk-cristiana.blogspot.com Cris

    Bem, respondendo a minha própria pergunta… com outra pergunta: será que a imprensa conseguiu essas fotos na internet? Orkut, fotolog… essas coisas? Mas e os vídeos?

  • http://blogtalk-cristiana.blogspot.com Cris

    Desde o começo dessa história eu fiquei encafifada, pensando como a imprensa conseguiu tanto material da menina. Várias fotos… os vídeos… isso no dia seguinte! Quem liberou esse material? A própria mãe? Parentes? Porque eu acho que esse material tb contribuiu muito para toda essa exposição. Da criança, principalmente. Eu, como mãe, não gostaria nada disso…

    Ina, eu tb quero aquele emoticon do bonequinho fazendo “tá doido”!! Como eu consigo? Qual o código? É muito fofo…

    R: Cris, do mesmo modo que os vizinhos do casal relataram todos os sons, lembranças (inventadas ou não) e impressões que tinham da vida alheia, o que não faltam nessas ocasiões são pessoas fornecendo à mídia fotos, vídeos e qualquer outro material no qual os protagonistas involuntários desta tragédia aparecem. Coisas típicas da “humanidade”. Sobre o bonequinho, eis o endereço dele: http://www.interney.net/blogs/rsc/smilies/icon_crazy.gif. Basta usar o código “img src” do HTML para utilizá-lo em qualquer site. Um beijabraço!

  • http://www.abolitio.blogspot.com Alexandre Godoy

    A exploração que a midia faz é realmente ridicula. Existem diversos outros casos ocorrendo pelo nosso Brasil, tão revoltante quanto esse assassinato.
    Eu particularmente, acho que os pais da menina são culpados.

  • Num Interessa

    primeira vez que adentro as dependencias do do site…e venho parabenizar vc …porque acho a mesma coisa…percival e sua turma jah julgaram,condenaram e acharam os culpados 2 min antes do crime acontecer!!!!

  • Jéssica

    Sei que vc é jornalista, e admiro os que usam esse poder de mídia para algo bom, mas eu li essa expressão como tema de redação em um vestibular e eu transformo em pergunta…
    ‘A TV FORMA, INFORMA OU DEFORMA?’

    PS. só consegui ler esse post hoje, por isso a resposta atrasada

    R: Jéssica, a TV forma, informa e deforma. Não se pode dar uma resposta simplista a essa pergunta. Ao mesmo tempo em que há programas de excelente nível (infelizmente a maior parte deles está disponível só na TV por assinatura), “noticiários” apresentados por nomes como Datena, Abraão e Gimenez, só para citar alguns exemplos, são movidos a palpites descontrolados e descontextualizados de gente que simplesmente parece não ter consciência de que ter uma câmera e um microfone na mão, com exposição diária em milhares de casa, é algo que requer muita responsabilidade e bom senso.

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Alexandre Inagaki:
    Você trocou o amarelo do fundo do blog para um tom mais escuro? Ou faz tanto tempo assim que não dou as caras?

    O pré-julgamento é horrível. A responsabilidade parcial é da justiça, que revelou os nomes e dados para a imprensa. Foi o que li na última instância de hoje.
    Aqui nos EUA houve um caso de pré-julgamento muito feio. Há quase duas décadas umas crianças fantasiaram que havia rituais diabólicos e sexuais em uma escola, em túneis jamais descobertos. Os donos, mãe e filho, mais os professores acabaram arruinados. Todos se ferraram: os que trabalhavam na escola, as crianças, seus pais e a comunidade.
    Entretanto, é triste verdade que o mal vende jornais e revistas e noticiários.

    R: Tina, creio que a segunda alternativa responde a sua pergunta. ;)

  • http://www.mundovigarista.com/2008/04/imprensa-sensacionalista-e-opinio.html Mundo Vigarista

    A Imprensa Sensacionalista e a Opinião Pública
    Numa semana na qual a sociedade brasileira se viu diariamente confrontada com um misterioso assassinato, a imprensa nacional mostrou claramente o quanto o sensacionalismo é matéria-prima para o incremento das vendas dos periódicos, e o quanto ela

  • Augusto

    belo post, Inagaki, concordo da capo ao fine. e lembrei da escola base e de uns outros.
    li os comentários. tem algumas pessoas aí que com certeza são ou estão em outro planeta…

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    Senhor, a compreensão do outro jamais será superior à inteligência de cada um. Algumas pessoas entram numa discussão sem a menor capacidade de raciocinar sobre o tema e, por falta de vergonha, falta de humildade e extrema falta de educação insistem em acharque devem ofender a alguém. Triste isso.

    É o tipo de gente que gosta de piorar o mundo.

    Tenho medo deles.

    R: Caro Cláudio, se eu tivesse a sua serenidade não saberia encontrar palavras mais precisas. Obrigado pelo alento e pela luz deixados neste espaço de comentários!

  • Mariângela de POA

    Caro Ina, por enquanto estou vendo este caso apenas com meus olhos de mãe,de quem tem uma filha um pouco mais velha que a Isabella,que brinca,é feliz,ingênua, completamente dependente do nosso amor(e nós do dela) e que deseja muito que este crime não passe em branco,que aconteça punição exemplar para este(s) assassino(s),independente de quem seja, não ando mais acompanhando este caso na mídia,já vi o suficiente para me enojar a respeito deste crime e das imagens mostradas.Saudações!

  • http://prasemprepitchula.blogspot.com Silvia

    Esse post só vem rAtificar minha opinião a seu respeito: coerência, bom senso!
    As pessoas são muito rápidas em julgarem e condenarem. Já tivemos exemplos horríveis de julgamentos erronêos e não aprendemos.
    As pessoas querem ver sangue, se deixarem elas lincham ou seja vão fazer exatamente o que condenam nos outros…
    Se deixassem, voltariam a Lei de Talião mesmo! Aquela mesma lei que um certo homem condenou quando passou aqui pela Terra quando disse que cada um será julgado pela medida que julgar.

  • http://brechodocarioca.blogspot.com Luiz Carioca

    um estudo da usp revelou que nos últimos 7 anos 500 crianças morreram vítimas de violência doméstica. pq só agora o povo descobriu isso? pq só agora a tv noticia? a criança que cai do prédio vira show bizz, as q caem do morro ninguém vê.

    * o vídeo de homenagem pra Isabela está na 3ª posição no VidMeter - http://top100.vidmeter.com/

  • ener

    É um assunto chocante e impactante, que nos assombra. Até onde vai a maldade e o egoismo humano? Uma pobre menina morta por questões materias, pensão, bens ou dinheiro. Eis tudo. Caim matou Abel. O Holocausto faz parte de nossa imperfeita natureza. Ainda não temos amor suficiente em nosso coração. Todos somos responsáveis! Educamos errado nossos filhos.Vamos, pregar mais amor, mais solidariedade, mais caridade, mais respeito ao outro.
    Siga em Paz Isabelle seja uma estrela a nos guiar…

  • http://roney.com.br Roney Belhassof

    Odeio a imprensa moderna.
    Francamente o caso dessa menina nem é notícia!
    O que eu tenho a ver com o fato de alguém ter ou não matado uma criança que eu não conheço, filha de pais que eu não conheço em um bairro onde nunca estive?
    Sei que vc me entendeu, mas para o caso de mais alguém ler…
    Notícia é me dizerem que x% das crianças entre as idades w e t que andam sozinhas nas ruas sofrerão abuso sexual ou que os comportamentos a, b e c sugerem que a criança está sofrendo perversão física ou psicológica.
    Um caso isolado como este que é vastamente noticiado para mim é informação totalmente inútil e uma cruel arena de leões onde pessoas comuns são torturadas diante de multidões sádicas!
    A tv fala da dengue, mas não do tal remédio homeopático (nem aceito homeopatia, mas placebo ou não se funcina tá valendo) ou da mosquitérica criada pelo pessoal da UFqqcoisa.
    Dois anos depois de ler no Síndrome de Estocolmo que comida light engorda vejo as notícias na mídia normal.
    Rompi com a mídia normal e suas inutilidades. Agora só me informo com blogueiros escolhidos a dedo ;-)

  • Ariane

    Oi Alexandre, passei mais de uma semana de molho, super gripe e daí que acabei fazendo o que não faço nunca: assistí tv à tarde, mais precisamente os canais abertos. Eu fiquei tão enojada que até escreví sobre isso em um dos meus blogs. Juro, me dá nojo a exploração absurda de algo tão triste. Programas inteiros, normalmente dedicados as fofocas mais idiotas, chafurdando em informações desencontradas, entrevistas ridículas e imagens totalmente dispensáveis. Culpa de quem? Quem dá Ibope prá essa gente canalha? Quem dá Ibope prá esse tipo de crueldade?
    Prá mim a gota dágua foi ouvir o Datena dizer a seguinte pérola: “Melhor o casal se entregar viu? Por que o clima nas ruas não é nada favorável para eles! Não tô dizendo prá vocês fazerem justiça com as próprias mãos, viu gente? Se bem que, quem mata criança, né?…”

    Taí o resultado de tanta luta pela liberdade de expressão…que vergonha!
    Se é prá falar tanta m… no horário nobre, num veículo de comunicação tão poderoso como a tv, melhor não seria que essa liberdade fosse vigiada? Um comentário desses é deprimente e lamentável vindo da vizinha ignorante na fila do mercado…que dirá do apresentador de telejornal? Aí eu já acho mesmo que é criminoso…

    R: Ariane, esse comentário que você citou do Datena é algo de deixar qualquer um estarrecido. Não surpreende, sabendo-se quem é que pronunciou tais palavras, mas é de embasbacar qualquer pessoa minimamente esclarecida.

  • Gordo

    moro no rio de janeiro, e muitas crianças ja morreram aqui de dengue… e sao simplesmente “esquecidas” pela midia em geral, pq hj vivemos de sensacionalismo, não se pode linchar um mosquito, nem agredi-lo verbalmente, ou ainda decretar sua prisao preventiva, até pq teriamos muitos suspeitos…
    Mais o triste problema é esse, pode ser forte para algumas pessoas o comentario…
    mais parece q para o povo, a morte de uma criança atirada pela janela, é mais importante do que dezenas mortas por uma simples picada de mosquito…

    quanto mais conheço os homens, mais gosto dos meus cachorros…

    R: Caro Gordo, curiosamente dois dos meus amigos mais próximos disseram frases semelhantes à sua (“quanto mais conheço os homens, mais gosto dos meus cachorros”) nesta semana. A coisa anda realmente feia. :’(

  • adriana lins

    carissimo,
    na verdade o que me vem a mente nessa estória toda, iniciada inclusive com as torturas sofridas pela criança de 12 anos la de Goiania, mal-tratada pela tb madastra Sra. Sílvia Calabrese de Lima (recorda-se?), é que nossa imprensa não tem algo mais importante para cobrir!!!
    detem-se me casos do cotidiano, ainda pouco elucidados pra vender seus patrocinadores…
    tb me sinto enojada com a manipulação da imagem e difamação desordenada de indivíduos. temos nossos regulamentos e normas penais exatamente para serem aplicados. e vem a imprensa se considerando no dever de opinar…
    cadê aquelas denúncias necessárias sobre o extermínio dos índios brasileiros, desvios de verbas públicas, não-acatamento dos tratados internacionais sobre os direitos humanos, da criança??
    cadê informações acerca dos projetos sociais bem aplicados?
    cadê a nomeação desses brasileiros anônimos que não só desenvolvem ações humanitárias como são modelos para o mundo, menos para a imprensa brasileira!!!!!!
    te adoro.
    tenho te lido e me apaixonado.
    abraços,
    adriana
    PS- so pra finalizar, nos últimos três anos mantenho-me informada apenas através de blogs e livros, pois jornais, revistas e tv, essa então, never more…

    R: Adriana, obrigado pelas palavras generosas. Sobre as pautas que a imprensa tradicional não têm coberto, creio que aí é que a “nova mídia” deve dizer a que veio. Menos mal que vivemos tempos nos quais não dependemos unicamente dos meios tradicionais para buscarmos informações. Um abraço!

  • Diego Goes

    Será que é sério o que algumas pessoas falaram nos comentários? Que realmente, acham que você foi pago para “defender” o casal?
    Uma das melhores coisas no seu blog são os comentários…Alguns totalmente nonsense - me incluo nestes - mas outros totalmente sem noção, mesmo.
    Você deveria escrever um post sobre esta relação infame com pessoas que você mal conhece mas que têm intimidade suficiente contigo pra falar o que der na telha.
    Abraços!

    R: Pois é, Diego. Desde que comecei a moderar os comentários tenho demorado mais para liberá-los porque gosto de, na medida do possível, respondê-los simultaneamente à sua publicação no blog. Mas olhe, eu realmente não páro de me surpreender com a humanidade e com certas observações completamente esdrúxulas e/ou nonsense que aparecem por aqui em certas horas. Um dia ainda boto no papel certos pensamentos que me passam pela cabeça. :D

  • http://www.interney.net/blogs/guloseima Lu Mastrorosa

    É, Ina… O que mais me assusta é que todo mundo se apressa em apontar o dedo, sem nem mesmo saber direito o que se passa. Tem horas que a humanidade cansa mesmo, falou tudo :( beijo!

  • Raquel

    É que para o povo é muito mais simples cuidar da vida alheia que de suas próprias vidas, ou que cuidar da política de seu país, eles tem que aprender onde realmente devem participar…
    É claro que com esses casos particulares fica mais fácil esconder todos os demais casos que ocorrem diariamente nas favelas, presídios e ruas brasileiras.

  • Débora Brumer

    Quando vejo algo sobre esse caso… ou qq outro que existem vítimas.. meu coração chora… Sim, chora! Chora de tristeza ao perceber onde estamos. Não dei graça ao mundo com a minha presença para julgar alguém, estou aqui apenas para assistir aos fatos em que nossa vida nos proporciona.
    Lamento cada perda, cada tristeza, cada derrota. E o que massageia meu coração é saber que algo pode e deve ser tirado para aprendizado nessa vida de Meu Deus.

  • http://www.kelribeiro.com Kel Ribeiro

    Olá!
    Adorei o artigo, isso tudo é muito triste, não adianta mais fazer “bolão” temos que esperar a conclusão do caso!
    Parabéns!
    Bjs

  • http://maroma.wordpress.com/ Marília

    Falou e disse!

  • Ana Dias

    É bom ver um pouco de bom senso no meio de tanto sensacionalismo.
    Parabéns!

  • http://www.onada.com.br Alex

    Muito bem feito o post Inagaki.
    Gostaria apenas de deixar registrado e q seja algo que talvez o alegre. Como ainda tem muita gente que não tem o hábito de acessar blogs, ler opiniões de outros, eu pensei em levar o blog para tais pessoas. Faço jornalismo, estou no 3° ano e sempre q vejo um “post” muito bem escrito, como este, eu imprimo, e colo no mural da minha sala, sempre citando a fonte. As vezes acho que o mais fácil de se entender algo ou uma opinião é mostrando ele em um blog, uma linguagem simples, direta e impessoal.
    Continue com o bom trabalho

    R: Caro Alex, obrigado pela referência e pela divulgação deste blog. Um abraço!

  • Victor Rafael

    É isso mesmo Dr. Inagaki!

    Por evidente que o fato é chocante e deve ser apurado com o devido zelo pelas autoridades. Inegável!

    Mas, beira o ridículo o quão os meios de comunicação têm tentado exaurir o tema… e, consequentemente, exaurem, ou melhor, vilipendiam a minha paciência!

    E o resto das notícias do mundo?

    Nesse interregno, em que se debate algo pretensamente importante, milhões de pessoas morrem de fome pela pura indiferença de muitos que se preocupam só com o que é emblemático (vide o caso João Hélio) e esquecem dos problemas que saltam aos olhos diuturnamente…

    Enfim, essa exploração midiática excessiva só ajuda a encobrir muitos outros problemas… Ou alguém aí ainda lembra de algum cartão corporativo?

    Pois é… O mundo é para os inocentes, que ficam felizes fechando os olhos diante dos monumentais (e reais!) problemas!

    Belo Post! o/

    R: Victor, o fato é que, infelizmente, agora os meios de comunicação têm um caso Madeleine brasileiro para ser explorado ad nauseam.

  • Diego Goes

    É, realmente, muito incômodo o fato de chegar à uma banca de revistas e ver várias capas dedicadas à menina. O país parou para analisar este caso. Será que nada está acontecendo que seja tão interessante quanto isso?
    Só pra servir de exemplo: o Nordeste despencando em chuvas, milhares de desabrigados e a única manchete que o Uol coloca é “chuva alegra cidades do Nordeste castigadas pela seca”.
    Tempos atrás um garoto de cinco anos atropelou (?!?) outra criança. Um caso totalmente surreal.
    Semanas atrás o comentário da vez era sobre a menina que era espancada barbaramente.
    Aqui na minha cidade, quando alguém é assassinado é o dia em que mais se vende jornal.
    O que mais choca, na verdade, é a rapidez com que um assunto dito tão grave é substituído por outro de igual proporção.
    Todo mundo já esqueceu de João Hélio, de Suzanne Von Hichthofen, do vôo da TAM, da Gol, etc, etc.
    Nem sei se esta volatilidade é boa ou ruim. A julgar pelas revistas e jornais, ela é boa sim. E a população gosta.

  • http://www.euforiamelancolica.blogspot.com Marcos Costa Melo

    É por aí mesmo, há uma sede de sangue que não se justifica, visto os exemplos anteriores, como o da escola Base.
    Tive uma discussão assim no meu trabalho ainda ontem, quando dois colegas já “condenavam” o casal.
    abs

  • http://oritmodissoluto.blogspot.com/ andre

    É muito triste ler isso e ter a confirmação que a preocupação da mídia que se diz tão preocupada com a sociedade é simplesmente fazer sensacionalismo e vender mais jornais. Incapazes de respeitar minimamente a privacidade e o momento de dor alheio, ainda promovem manchetes levianas e irresponsáveis. Esse caso da Daniele Toledo do Prado (que eu nem sabia) é estarrecedor, e sem dúvida deveria virar exemplo em faculdades de jornalismo, se é que ainda se ensina alguma coisa nelas.

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    É por esse motivo que reluto em escrever sobre esse assunto: é tudo tão nebuloso que a possibilidade de uma injustiça ser cometida não é nada pequena.

  • http://notleast.blogspot.com/ Elen Mateus

    É mais oportuno e mais fácil acusar quem está imediatamente vinculado, de uma forma ou de outra, à cena do crime, mesmo que este vínculo seja caracterizado pela dor da perda (maybe). Com o imediatismo da imagem e do noticiário do fato, todos (leia-se a opinião pública - muitas vezes burra e nem tão pública assim)clamam pelo imediatismo do colorário da foto.
    É preciso ter pra quem apontar o dedo logo, antes que este ache motivo pra mirar a direção oposta.

  • http://www.alforria.org Rafael

    Obrigado por linkar este bom texto do Observatório da Imprensa. O primeiro caso que me veio à cabeça foi o Escola Base.

  • http://tristesa isabella

    e difisio nos que estamos acompanhando na tv pos os meus filho acha que isto e´o fim do mundo o juan de 7anos; falou que ela esta no ceu a kezia marry que tem 9anos dise na hora certa todos vao descansar jose romulo,que tem 18anos;fala que deus estar assima de tudo que nada acontese por acaso no fim todos vai saber a verdade que nada se esconde de deus mes pessamo ass;clgg

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    Esse “novo” “jornalismo” em que “dar o furo” é mais importante do que “apresentar a melhor informação”, para mim, é coisa de “profissional” mal e porcamente formado, de baixa qualidade, “deformado” em seus princípios, do tipo que se vende por pouco, mais preocupado com “as massas” do que com “a massa crítica”.
    Infelizmente, sangue vende fácil. E qualquer fofoca alimenta ódio. Argumentar, articular opiniões, apresentar fatos - ainda mais diante da morosidade com que investigações criminais se desenrolam -, tudo isso “atrasa o lado” do “jornalista”. Sobretudo o do que tem de “preencher” “o plantão”.
    Infelizmente, falta responsabilidade, na mesma proporção em que faltam informação, compromisso com a verdade e fatos.
    Apresentam-se “matérias e mais matérias” construídas à base de “suposições”. Isso não é “jornalismo”, muito menos “investigativo”. Isso é fofoca.
    Os “jornalistas” de hoje “vendem” notícias; fazem “entretenimento” e “caixa”.
    Não são bons.
    E têm o apoio de quem os contrata para isso mesmo, e o aval de um público igualmente desqualificado, pouco exigente e fútil, do tipo que acha que “participar de uma conunidade” é “ter um apelido no orkut”.
    Abraços!

  • eu mesmo

    é bom ser rico e cheio de amizades. sempre aparece um cronista
    vendido pra te defender.
    Vai ver a menininha foi abduzida e o cadáver é um clone.

    R: Dentro dessa linha pseudo-engraçadinha de pensamento, vai ver certos comentaristas nasceram imbecis, não aprenderam nada e ainda esqueceram a metade. Usarei a generosa quantia que recebi para escrever este post presenteando você com um livro imaginário de piadas conspiratórias, ok?

  • ANA NERY

    SEGUNDO A JUSTIÇA QUALQUER PESSOA É CONSIDERADA INOCENTE ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO.DO MESMO MODO QUE NOS SENTIMOS LOGRADOS AO VER INFRATORES EM LIBERDADE NOS SENTIREMOS PIOR AINDA SE DEPOIS DE ACUSARMOS,VILIPENDIARMOS E DEGRADARMOS UM SEMELHANTE CONDENANDO-O SEM PROVAS CONCRETAS ESSA OU ESSAS PESSOAS FOREM INOCENTES.SE SÃO REALMENTE CULPADAS QUE A LEI OS PUNA COMO DEVE. E SE NÃO QUE BUSQUEMOS A VERDADE ESCLARECEDORA ACIMA DE TUDO.
    ANA.

  • Estela Mota

    Estou de pleno acordo, só que percebo outras indiferenças por parte de parentes mais próximos de Isabella, será que vai haver investigações mais aprofundadas, ou ficará só no pai e na madrasta??? Obrigada!

  • Johnny

    Caro Alexandre,
    É impressionante como, no Brasil, coisas desse tipo tomam proporções de pré linchamento dos suspeitos. É óbvio que algo aconteceu naquela noite. Talvez um infeliz acidente que o pai e amadrasta tentaram esconder e se tornaram os pricnipais suspeitos de um crime.Não importa. O que importa é a estupideza de nossos veículos de comunicação que dão corda e… mais corda…e mais corda em eventos que mereceriam apenas um registro. Rádio, TV, Imprensa escrita, internet, só se fala nisso. uma menina de 6 anos morreu, talvez assassinada. E as milhares de crianças que morrem no mundo (inclusive no Brasil), de fome, de dengue, de miséria. Isso não vende espaço comercial. Isso é triste. Ninguém quer ver. Nosso povo quer ver um pai e uma madrasta trucidados em praça pública. É lamentável o que a ignorância de um povo e uma mídia fútil e despreparada podem proporcionar. Os grandes sucessos de nossa mídia são o assassinato (?) de Isabella e o Big Brother Brasil 8.
    Um abraço
    Johnny

  • mellua

    Ora! muito interesante o incomondo desse Sr que escreveu esse artigo ai! “O mundo não é para inocentes” Realmente do geito que estar indo o “ser humano” não é mesmo! não existe mais nada neste mundo que possa mais sobreviver, na terra sem ser atingido por maldades “Humanas”! ora não estou qurendo julgar até porque não sou juiz e acho um absurto julgar os outros! eu já fui vitíma de julgamentos terriveis os quais por muito pouco não tive minha vida completamente destruida1 mas Graças a DEus sou filha de Deus e ele mim protege! mas quero dizer que existe todos os indicios tudo leva perfeitamente a ver bem claro que só existe esse casal para ter feito um Horror desses! Espero que não ponham a culpa em cima de um inocente para por fora os culpados. Só porque são rico e podem pagar advogados. se pegam um cuitado trabalhador servente ou pedreiro como bode espiatório ai vai ser lasca! porque como esses coitado vai se defender do que não fez?…

    R: Mas hein!? |-|

  • Estela Mota

    Estou de pleno acordo, só que percebo outras indiferenças por parte de parentes mais próximos de Isabella, será que vai haver investigações mais aprofundadas, ou ficará só no pai e na madrasta??? Obrigada!

  • Flávia Martins Santana

    eu concordo plenamente , fico inojada de assistir esses programas que fazem disso uma festa … respeito á família gente , respeito a mãe e principalmente não temos certeza de nada !!!

  • Arthur

    Eu também estou um tanto chocado com este caso da Isabella. Em choque pela vida ceifada. Mas acho que grande em parte esta minha impressão vem do tratamento que a imprensa está dando ao caso.
    Este post caiu como uma luva sobre meus pensamentos.
    Interessante a maneira como a imprensa está se comportando. Este bastião de qualquer democracia parece esquecer de um dos preceitos de outro pilar democrático - a Justiça.
    Sob um véu de suposta imparcialidade vemos a imprensa produzir ‘clipes’ sentimentais com imagens da menina na escola, entrevistas com seus tristes coleguinhas em lagrimas e imagens atabalhoadas do pai e madrasta da menina acompanhadas de uma narrativa ríspida.
    Não se acusa em claro, mas a mensagem, apesar de subliminar, é clara: às bruxas, a fogueira.
    Esquecem e nem citam: todos são inocentes até que se prove o contrário.
    Como exemplificou o Alexandre, temo a que a sociedade cometa um crime premeditado pela imprensa. Incitação para aumentar a audiência.
    Já elegemos o ‘pai assassino’ e a ‘madrasta’ - que dispensa qualquer adjetivo para quem conhece contos de fada. O cenário maniqueista já está montado. A menina é uma princesa de classe média - não um enjeitado pirralho que morre todos os dias em algum subúrbio brasileiro (para este não existe lugar nem para uma nota de rodapé que o valha nesta história). E o triste conto de fadas pode prosseguir.
    E dependendo do veridicto da Justiça, eu não espero retratação alguma.
    Pois ao final da estória a fogueira já tornou-se cinzas ao vento.

  • Stephanie

    Esta menina linda , assasinada , o homen ou a mulher que matou foi por inveja , inveja do pai ,ou da madrasta , mais como entrou no prédio da menina ? por que faria isso com uma criança ? tantas perguntas sem resposta ! Isabella , aonde quer que esteja , sempre saiba a stephanie te ama e acha você linda , queria pedir a Deus , que cuide de você bem , e do jeito que ache melhor , se você morreu foi vontade de Deus , mais , lembre-se sempre , você sempre estará no coração de todos os brasileiros do mundo ! você estará sempre aqui ♥ .
    Beijos
    Stephanie
    Te amo Isabella ♥

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anny

    Pois é. O ser humano é ligado a um jugamento antecipado pela pressa de ver um resposta. Isto infelizmente produz resultados desastrosos.
    A mídia explora o assunto além do normal.
    Aliás as TVs agora resolveram que hora do almoço é hora de assunto mais escabroso possível. Não dá para almoçar e ouvindo ou vendo estas barbaridades . Por que será que eles não pensam sobre isto? Será que é porque ninguém reclamou?

  • http://www.mteruel.zip.net Márcio Teruel

    Estou ansioso para saber o desfecho e o verdadeiro monstro que executou tal brutalidade friamente… Porém, acredito que temos que ter cautela e esperar o veredicto final com todas as provas e respostas do por quê para julgarmos e denominarmos alguém com tal máscara, ou ela vai cair? Que ela seja feita!

  • http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com Lola Aronovich

    Oi, Alexandre. É bom não estar no Brasil nesse momento de comoção, porque às vezes sinto que o Brasil copia os EUA, que é um país de uma só notícia, da notícia que tá na moda e só se pode falar dela. Isso aliena demais as pessoas. Assim como a indústria do entretenimento lança o “filme-evento” (pra que a gente se sinta obrigada a ir ao cinema), a indústria da informação cria a “notícia-evento” (pra abocanhar leitores e espectadores). E a gente cai… Abração procê!

  • http://www.patriafc.blogspot.com Bruno Ribeiro

    Perfeito seu comentário, Ina! Ontem, vendo o Fantástico, quase vomitei com o texto do repórter - Caco Barcellos já foi melhor. Dizia coisas absurdas como “quem o conheceu (o pai da menina) diz que era um rapaz estranho, calado, de poucos amigos e extremamente reservado”. Corte seco para o depoimento de uma ex-colega de faculdade: “A gente sempre achou que ele era esquisito, ficava no canto dele, não se enturmava com ninguém…”. Ora, desde quando um tímido se torna, potencialmente, o assassino da própria filha? Nojenta e esquerosa a reportagem da Globo.

  • mini

    Concordo realmete q não deve se subjulgar ao pai e nem a madastra sem terem certeza da acusação, se fossemos buscar por pessoas a qm incriminar, nesta lista tbm acho direito incluir a mãe, q por sua vez esta serena excessivamente e foge da imprensa, como se tivesse a certeza de q poderia cometer qualquer erro duvidoso, (lembrando o caso da Suzana )acredito q nesta história de terror, tera ainda muito mano pra manga, pedimos a Deus q ELE ilumine a justiça para tomarem a decisão correta e precisa.
    Que Deus abençõe a todos sem excessão de ninguém!!!

  • http://www.hotmail.com angela soave

    Também concordo com essa matéria que relembra o caso da mãe que teria drogado sua filha e na verdade ela estava falando a verdade, e o mesmo está acontecendo com o caso Isabella, o pai e a madrastra estão presos passando por humilhações sem ter o caso concluído de que realmente são os culpados, não podendo nem se consolar um ao outro pelo acontecido. Segundo depoimentos de várias pessoas eles se gostavam muito até mesmo a mãe biológico falou que a menina gostava muito da madrastra, então por qual motivo eles fariam isso com uma criança que amavam, não somos nós que vamos julgar e sim as provas que estão sendo analisadas, mais acima de tudo acredito que será feita a justiça Divina que essa é a maior e mais verdadeira que existe.
    O pai e a madrastra até então que nos está passado estão mostrando todo seu sentimento com relação a menina seu amor a relação que tinham com ela, e a mãe biológica o que tem feito até agora para mostrar seu amor pela filha seu sentimento de mãe que perde um filho de uma forma brutal? Na minha opinião ela está se mostrando muito fria com tudo isso e quais são as palavras dela com relação a filha ” O que eu tinha que falar já falei agora espero a justiça”, ” Não chorem minha filha não gostava de ver ninguém triste” Comemorando seu aniversário após uma semana de perder sua filha. Sou mãe e sei que o amor de pai e filho é inexplicável não se compara com nenhum outro tipo de dor ou sentimento, e acredito que todas as mães que realmente amam seus filhos pensam dessa forma, com certeza não teria essa reação se perdesse um dos meus filhos, e não digo chorar, se descabelar, mas no mínimo mostrar em seu rosto um sentimento de perda de uma pessoa que amava e acho que ela está se mostrando muito fria, com uma expressão de indiferença sobre o caso, ela quer somente que a justiça seja feita, mais e sobre o amor dela pela filha foi citado em alguma entrevista dela???
    Estou chocado com esse caso, mais acredito que com certeza vão descobrir os culpados.Porquê a polícia não faz uma busca na casa da mãe, ou até mesmo verifique qual foi a rotina da mãe no dia 29 de março, como era seu relacionamento com a filha? Porque do pai e da madrastra todos nós sabemos e até então era de que se davam muito bem e inclusive a mãe falou que a menina gostava muito da madrastra.Vamos aguardar e não deixar esse caso cair no esquecimento como muitos outros.Acompanhem o caso.

  • http://rancorizando.wordpress.com Cãmi

    Ina, estava pensando sobre isso hj de manhã. Eu, pessoalmente, acho que esse pai e essa madrasta são suspeitos pela história conflitante que contaram e por serem os últimos a estarem com a criança viva. Mas a especulação ta passando do limite. Você lembra da história da escola Base que no fim das contas tb foi inocentada?
    E outra, mesmo que eles sejam culpados, porra dá um tempo pra mãe, pra família. Todo mundo quer saber o que aconteceu, claro, era uma criança, foi um crime horrível! Só que ficar especulando sobre, expondo a vida pessoal do pai, mãe, madrasta, divulgar um monte de foto da menina é demais. Eles não eram pessoas públicas, não deviam ter sua intimidade exposta assim. É triste.
    beijones

  • http://www.planejandomeucasamento.wordpress.com Cíntia Costa

    Essa mania dos meus colegas jornalistas de quererem ser júri me irrita… Mas parece que é espelho da sociedade, não?

    R: Cíntia, sem dúvida nenhuma. E, embora muitos gostem de pensar que se trata de um desses espelhos de parque de diversões que distorce os reflexos alheios, ele retrata fielmente o que somos.

  • http://fabriciokc.wordpress.com/ Fabricio

    a mídia é pouco criativa!
    Numa semana chata cuja notícia principal a ser explorada era o suposto dossiê da Casa Civil, não duvido que alguns ‘jornalistas’ tenham comemorado a morte da menina (por assim dizer…).

    Aí transformam o caso numa novela em capítulos que exibem fotos da menia com fundo musical desde até escolinha e depoimentos dos coleguinahs da menina.

    O que seria uma notícia torna-se outra coisa… um drama que devria se tornar notícia vira uma notícia que se torna dramalhão..

  • Saidts

    Quando começou toda essa história, logo pensei na Escola Base, a mídia vem explorando o caso com mais afinco do que outro caso tão (ou senão mais) bárbado, o do João Hélio. É de arrepiar saber que algo assim ocorreu, ainda mais quando você tem filhos, e assustador imaginar que eles possam ser inocentes.

  • http://www.loucadosgatos.blogspot.com Luísa Pinheiro

    caso escola base é um bom exemplo tb. ninguém nem se deu o trabalho depois de falar que os caras eram inocentes!!!

  • MONIQ

    EU NAO ENTENDO QUE MOSTRO PODE FAZER ISSO COM ANOSSA ISABELA EU DOU MEUS PESAMOS E EU QUERIA QUE VOCE ME ADD NO ORKUT QUE E [email protected] OU NO MSN E [email protected] THAU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E FIQUE COM DEUS NO SEU CORAÇAO TA THAU!!!!!!!!!!!

    R: Mas hein!? :crazy:

  • drida

    eu concordo com vc sobre essa super exploração da mídia e essa mania de querer definir rapidamente os culpados, no caso o pai e madrasta.
    Eu já havia escrito num blog que apesar de parecer fantasioso diante das faltas de prova, pode realmente ter sido outra pessoa, pois nada foi solucionado ainda.
    Um crime cruel, sem explicação, mas a vítima não pode nos responder e nos resta aguardar um pouco mais em silêncio.

  • http://casoisabela marcia gomes

    Espero que seja feita um minocioso levantamento de quem realmente são os culpado pela estrelinha (isabela). Ambos se forem os culpados (um cobrindo o outro) mesmo sabedno do erro, devem ser punidos rigorosamente, porem nao se deve julgar ninguem sem ter certeza.
    Uma coisa tenho certeza havera uma punição mais rigorosa, que sera a punição de Deus para os verdadeiros culpados.

  • http://www.direitofacimp.blogspot.com Natal Marques

    Crime é crime. Parece óbvio,por isso me causa espanto ver gente comparando o que aconteceu a essa garota com um acidente. O pai e madrasta são os principais suspeito, isso é verdade. Outra coisa que me deixa curioso é um jornalista criticar o direito de expressão conseguido a duras penas por muitos no passado.

    R: Sinceramente não entendi o seu comentário, Natal. Confundir direito de expressão com a libertinagem e sensacionalismo da cobertura midiática neste caso, isso sim é algo que me espanta. Quer dizer que, em nome da liberdade de expressão, devemos dar salvo-conduto a casos como o da Escola Base? Dentro de sua estranha linha de pensamento, é permitido difamar à vontade vidas alheias, exatamente como a ditadura fazia ao tratar oposicionistas como criminosos sem que estes tivessem a mínima chance de se defender? Em tempo: já no primeiro parágrafo defino o caso como um “covarde assassinato”. Quem falou em acidente aqui? Recomendo, sinceramente, que você tenha algumas aulas básicas de compreensão de texto antes de deixar palpites infelizes em público.

  • http://www.tativiana.com Tati Viana

    Até parece que faz parte do ser humano se meter na vida dos outros.

    R: Manchetes e mais manchetes dedicadas à vida das “celebridades”, o voyeurismo eletrônico em alta na profusão de reality shows, pessoas reunidas em rodas de conversa falando mal das vidas alheias. Você realmente acha que as pessoas não têm o costume de palpitar e opinar sobre a vida dos outros?

  • http://www.sociale.com.br Flávio Demarchi

    A idade-média não acabou. Lembro bem do caso da Escola Base e me incomoda muito o fato da imprensa se defender covardemente atrás da liberdade de expressão para falar o que bem entender, sem medir conseqüências. Jornalistas parecem ter mais poder que qualquer outro cidadão brasileiro, inclusive os todo-poderosos políticos.

  • http://giseli.wordpress.com giseli

    Ô, e como cansa essa humanidade! :(
    A imprensa é bem imediatista e dada a tirar conclusões precipitadas, vale tudo, mas absolutamente tudo para vender, saciando a curiosidade mórbida.
    É por isso que não tenho TV e na net eu só escolho o que puder ler, evitando clicar naqueles títulos sensacionalistas. Mas tá difícil de ter achar notícias boas no meio desse mar tumultuado né? :(

  • http://www.crisemcrise.blogspot.com Cris

    Todo dia quando abro o jornal ou ligo a televisão sinto um pouco de nojo dessa história toda. A cada dia uma novidade, sinais de espancamento, roupas manchadas de sangue e em nenhum dos veículos as notícias são iguais. Não tem como confiar.
    Não desmerecendo a importância trágica do caso, acho que a imprensa deveria se preocupar com outras coisas enquanto não saem os resultados da perícia, DNA, etc, etc… Ficar alimentando uma história que não confirmação é grave.

  • Te

    Puxa, que triste essa história do Guilherme Fiúza. Igual ao Eric Clapton.
    Como muita gente acho a história muito esquisita, mas dou o benefício da dúvida ao casal enquanto nada for provado. Fico imaginando se esse crime não for esclarecido como vai ser a vida desse casal daqui pra frente, com a suspeita pesando sobre eles para sempre.

    R: Te, também prefiro dar o benefício da dúvida neste caso antes de linchar o casal moralmente. Além das referências básicas, como o episódio da Escola Base, fiquei pensando naquela capa sensacionalista da Veja, responsabilizando as drogas pela morte de Cássia Eller, sendo que a autópsia depois constatou que a cantora não havia consumido nenhuma substância ilícita recentemente. Em um mundo ideal, a imprensa aguardaria maiores investigações e os laudos definitivos antes de expor publicamente o pai e a madrasta de Isabella de um modo tão ostensivo.

  • http://mitcha.net mitcha

    Estou realmente esperando que tenha sido outra pessoa. Não dá pra imaginar um pai fazendo isso com uma filha. Embora a gente saiba que existe MUITOS pais fazendo isso por aí.

  • http://senhoritarosa.wordpress.com srta. rosa

    Especular é fácil, né? Eu só fico pensando que esses meio-irmãos terão a cabeça ferrada no futuro…
    Bezzos, querido… boa recomendação de leitura a sua, já tô lá.

  • http://www.danialaraujo.net Daniel

    A história do suposto “monstro da mamadeira” foi uma das coisas mais deprimentes que eu já li. Eu havia acabado de virar pai quando li no UOL uma matéria sobre a moça, inocentada havia pouco tempo. Passei dias e dias pensando naquilo, no depoimento dela de como viu a filhinha inerte sobre uma maca, e ao tentar saber o que havia acontecido só conseguir brutalidade das enfermeiras e médicos. Se não me falha a memória, em seu tempo presa, ela também perdeu parte da audição, resultado de alguém haver inserido uma esferográfica em sua orelha.
    Uma história apavorante; eu ficava imaginando o que seria sair de um inferno desses, de estar preso e acusadao injustamente, e ainda assim ter que lidar com a perda de um filho, o acontecimento mais dramático que pode haver na vida de alguém. Imagina o que é isso: ver a própria realidade virar um pesadelo?
    A imprensa está fazendo um péssimo papel nesta história da Isabella. Neste ponto dos acontecimentos acredito que a inocência ou culpa do pai e da madrasta nem importam mais, a vida deles, tal como eles conheciam, e assim cruelmente exposta, já acabou.

  • http://www.verbeatblogs.org/stuckinsac Leila

    Excelente post, e bom lembrar da historia da Daniele, coitada dessa moca. Eu tambem lembro da historia do Guilherme, chega a doer so’ de pensar no drama que eles viveram.

  • http://www.agoravai.org AgoraVai.org

    Concordo totalmente com você, estão usando este caso de “circo”.
    É ridículo ver pessoas que não tem nada haver chorando, querendo linchar a acusada ou indo cantar parabéns chorando mostrando a “imensa solidariedade do povo brasileiro”.
    Alienado pela mídia o povo não precisa mais se preocupar com o que realmente interessa, com o que realmente pode ter alguma influência nas suas vidas.
    Não digo que o povo tem que ficar calado, mas quem deve resolver este caso é a lei.

  • http://lucasdantas.com Lucas Dantas

    Inagaki, concordo plenamente com seu texto, mas achoq ue você deveria tê-lo escrito na época do acidente da TAM. Bem me lembro que você logo acusou o aeroporto pela tragédia. Vários pontos que levantaste naquela ocasião estavam corretos, mas o que vem se provando é que o erro foi da TAM.

    Cito isso aqui porque sempre disse que devemos esperar as investigações antes de acusar qualquer lado que seja.

    R: Caro Lucas, releia meu texto “Acidente Uma Ova”. Nele, escrevi: “Tarefa mais árdua do que o reconhecimento dos corpos será identificar, no jogo de empurra-empurra entre governo, Infraero, Aeronáutica, Anac e empresas aéreas, os irresponsáveis pela chacina de 17 de julho de 2007″. É fato inequívoco que, se a pista de Congonhas possuísse maior área de escape, a tragédia poderia ter tido proporções bem menores. E, coerentemente, desde aquela data eu só pego vôos por meio do Aeroporto de Cumbica, cujos arredores não foram invadidos pela especulação imobiliária. Mas a pergunta que lhe faço é: em que trecho daquele post responsabilizei unicamente Congonhas pela tragédia?

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.