Novidades da Ford na Campus Party Brasil 2015

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 04 de fevereiro de 2015

Presente pelo terceiro ano consecutivo na Campus Party Brasil, a Ford organizou atividades para os diferentes públicos do evento: entusiastas de tecnologia, desenvolvedores de software, empreendedores. A que mais me chamou a atenção foi o Hackathon Ford, primeira maratona de desenvolvimento de aplicativos promovida por uma montadora de automóveis no Brasil, tendo o objetivo de estimular a criação de softwares que possam ser usados dentro de um veículo.

O evento de 24 horas começará no meio-dia desta quinta, dia 5/02, e valerá um Novo Ka como prêmio para o criador do melhor aplicativo para smartphones que usar a plataforma de conectividade SYNC AppLink da Ford, garantindo a mobilidade do motorista sem que ele necessite tirar as mãos do volante e os olhos da rua ou estrada. Um ponto a se destacar é o fato do sistema SYNC AppLink ser uma plataforma aberta, capaz de conversar com diferentes aparelhos e aplicativos disponíveis no mercado. Através do seu Developer Program, a Ford oferece ferramentas, testes e validações para a criação de novos aplicativos para o sistema.

No ano passado, a participação da Ford na Campus Party 2014 resultou na disponibilização do aplicativo Let’s Park, que ajuda motoristas a encontrarem estacionamentos na região próxima ao veículo, comparando preços e facilitando a escolha de uma vaga.

Outro anúncio de destaque feito pela montadora foi o Desafio da Mobilidade Ford, iniciativa global que estimula desenvolvedores a criarem aplicativos e estratégias capazes de identificar e solucionar os problemas de mobilidade. Programada para o segundo semestre de 2015, a edição brasileira deste desafio integra uma série de iniciativas com eventos organizados em cidades como Mumbai, Lisboa, Londres, Shanghai e Los Angeles. Um exemplo dos projetos desenvolvidos a partir do Desafio de Mobilidade Ford foi o “Urban Shuttle”, criado em Buenos Aires: um veículo no formato de um ônibus que carrega diversos minicarros elétricos de dois lugares pela cidade. Fora das áreas centrais, os motoristas podem se desligar do equipamento e conduzir seus carros.

Erica Klampfl, Gerente Global de Pesquisa sobre o Futuro da Mobilidade da Ford, veio ao Brasil a fim de falar de convergência de tecnologias e novos modelos de negócios capazes de acompanhar a evolução de novos hábitos dos consumidores. Afirmou Erica: “Hoje há no mundo 28 megacidades, áreas urbanas com mais de 10 milhões de pessoas. Em 2030, deverão ser 41 megacidades, com grande impacto na mobilidade. Até 2030, a classe média também deve dobrar de 2 bilhões para 4 bilhões de pessoas no mundo, expandindo a venda de carros. E tudo isso também tem impacto nas emissões e qualidade do ar”. Ela também falou sobre o avanço da conectividade: “Há um ano, havia 4,3 bilhões de smartphones no mundo. Em dois anos, teremos cerca de 5,1 bilhões, chegando a 80% da população mundial”.

Por fim, para os visitantes da área aberta da Campus Party, em seu estande de 100 m2 na área de exposições, a Ford apresentará o Conte sua História: uma equipe profissional produzirá um vídeo a partir das melhores histórias compartilhadas pelo público, oferecendo o suporte de um roteirista, operadores de câmera e de edição. Mais informações sobre as iniciativas da montadora na Campus Party 2015 serão compartilhadas na fanpage da Ford Brasil.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.