Adele e o dom de fazer homens crescidos chorarem

Por Alexandre Inagakisábado, 19 de fevereiro de 2011

Eu sei, é feio admitir que há momentos em que desejo que alguns dos meus artistas prediletos levem uma rasteira amorosa, daquelas que deixam nossa alma cheia de hematomas. Mas o que eu, um mero mortal repleto de falhas e de imperfeições, posso fazer, se sei que algumas das canções que tocam incessantemente em meu jukebox mental foram registradas em álbuns de músicos que as compuseram naquela fase clássica da vida em que o amor carcome a sua sanidade enquanto estilhaça seus sonhos?

Capa de 21, o clássico imediato gravado por Adele Adkins em 2010.Sim, por vezes penso como um fã imperdoavelmente egoísta. Mas, em minha defesa, posso argumentar que pés na bunda e ressacas amorosas calejam o espírito e causam feridas que um dia cicatrizam. Porém, discos como Blood on the Tracks, Sea Change e 21 permanecem, como catarses musicais e testemunhos irretocáveis de que há mais gente feito a gente, que amou, sofreu e comeu o pão chocho que o diabo amassou: seco, esturricado, repleto de carboidratos e sem direito a manteiga.

Ao falar sobre o processo de composição de 21, seu segundo álbum, Adele Adkins, esta mesmerizante cantora londrina de voz sinestesicamente iluminada, afirmou, com o peculiar humor dos ingleses: “Sou o oposto daqueles comediantes que são divertidos no palco e depressivos sob portas fechadas. Numa gravação posso até parecer triste, mas na vida real estou bem satisfeita. Só que, quando eu estou feliz, eu não escrevo músicas. Fico lá fora, rindo, vivendo um amor. Eu não teria tempo pra compor. Se eu estivesse casada, chegaria uma hora em que diria: ‘Querido, eu preciso me divorciar, já se passaram três anos, eu tenho um disco pra escrever!’”.

Pois bem: para a sorte de seus fãs egoístas, Adele ainda não encontrou a tampa definitiva de sua panela. E acabou fazendo de 21 o relato da via-crúcis de expiação de mais um grande amor que se foi. A começar pela sua primeira faixa, sobre uma sensação pela qual todo casal já passou: “poderíamos ter tido tudo”. Trata-se da poderosa “Rolling in the Deep”, single lançado no final de 2010, que descrevi em texto para o Move That Jukebox como um “soul hipnoticamente contagiante capaz de fazer Berry Gordy Jr. salivar de inveja e admiração, até porque foi gravado por uma inglesa de 22 anos que canta com a autoridade das divas incontestáveis da Motown”.

Nas faixas seguintes, Adele amalgama influências de soul, blues, pop e country, com o auxílio luxuoso de produtores do naipe de Rick Rubin e Paul Epworth. O resultado? Canções que deleitam meus ouvidos e ouço em loop há semanas, como “Set Fire to the Rain”, “Don’t You Remember” e “Turning Tables”. Mas a música que devastou minhas defesas e fez com que eu constatasse que Adele é uma mulher para casar, passear de mãos dadas, apresentá-la para os amigos e fazê-los salivarem de inveja é “Someone Like You”.

O manuscrito dos versos de Someone Like You, escritos por Adele.

A primeira vez em que Adele cantou “Someone Like You” foi no programa de Jools Holland, em novembro de 2010. Trata-se de uma música que, como observou Larissa Magrisso, é melhor consumir com o coração partido (e uma caixa de lenços ao lado). Adele dirige-se ao seu ex, pois ouviu dizer que ele encontrou uma garota e, agora, é um homem casado. Na letra, ela o chama de “velho amigo”, luta contra seus próprios sentimentos (“imaginava que você veria meu rosto e se lembrasse de que, para mim, não está acabado”) e sua própria voz expressa isso: há momentos em que Adele parece se debater contra lágrimas que desejam sair. Mas sua voz, doce, dolorida e quase embargada, não esmorece.

No refrão, ela arremata: “Não se preocupe/ Eu vou encontrar alguém como você/ Não desejo nada além do melhor para você também/ Não se esqueça de mim, eu imploro”. Curiosamente, é sempre nesse momento que eu, que já assisti a esse vídeo dezenas de vezes, sou vitimado por ciscos que estranhamente caem em meus olhos toda vez que revejo essa interpretação da Adele.

James Corden, que anunciou a apresentação de Adele na cerimônia dos Brit Awards, ocorrida no dia 15 de fevereiro, escolheu as palavras perfeitas para falar da cantora que há 3 semanas seguidas lidera o hit parade britânico, e lançará na semana que vem 21 nos Estados Unidos: “Não há nada como a sensação de quando você está ouvindo uma música, escrita por alguém que você não conhece e que você nunca conheceu, mas que de alguma maneira foi capaz de descrever exatamente como você se sentiu em um particular momento de sua vida. Se você alguma vez teve o coração partido, você irá lembrar disso agora.”

Torço para que “Someone Like You” receba todo o sucesso que merece ter. Aliás, todas as faixas de 21, que espelham o talento de uma cantora que surgiu para marcar época, com sua voz e o seu jeito natural de ser (o modo como ela age como se fosse uma colegial tímida e desajeitada, enquanto era ovacionada pelo público ao final de sua apresentação nos Brit Awards é simplesmente adorável). Não à toa, Adele me fez adquirir um item que não comprava desde o século passado: um CD.

* * *

P.S. 1: Falei em torcer para que meus artistas favoritos sofram algumas desilusões inspiradoras, mas bobviamente é muito melhor que eles sejam felizes. Por isso, foi bacana encontrar esta matéria sobre uma faixa bônus que não entrou no álbum: “Adele Moves On From Her Ex In ’21′ Bonus Track ‘I Found A Boy’”. Espero que a fila tenha andado. :)

P.S. 2: O título deste post foi diretamente extraído de uma matéria que a minha amiga Nathali me encaminhou: “Adele Discovers the Power to Make Grown Men Cry With ‘Someone Like You’”. Nos áureos tempos do Orkut, eu provavelmente já teria criado a comunidade “Homens que Choram com Adele”.

P.S. 3: Sobre o lançamento do novo álbum de Adele nos Estados Unidos, vale a pena ler a matéria de capa publicada pela Billboard, com informações interessantes sobre os bastidores da indústria fonográfica em tempos de iTunes.

P.S. 4: Obrigado, cumpadi Idelber Avelar, pela citação generosa em seu blog. :)

P.S. 5: Alguns textos relacionados: Prediletas da casa: “Lama”, de Clara Nunes, Dançando com lágrimas nos olhos, 5 grandes baladas nacionais dos anos 00 e Como curar um coração partido através da música?

P.S. 6: Quer mais um motivo para amar a internet? Adele em Paris: show completo no YouTube. Ah, e não deixe de conferir o relato de Nathali Lima, que viu três shows da Adele e a conheceu pessoalmente!

P.S. 7: Em 2009, Adele venceu os Grammys de Revelação do Ano e Melhor Vocal Pop Feminino. E, agora, ela ganhou seis prêmios no Grammy 2012 para serem acrescidos à sua coleção.

P.S. 8: Adele está grávida. O mundo será mais adorável se ela tiver uma filha que cante tão bem quanto ela. :)

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001582924840 Tatti Maeda

    Poxa… : ) Gosto da Adele. Acho sua voz bela, músicas lindas! Mas lendo aqui esse belo texto seu Alê até emocionou*! :) 

  • Amorimalexandre700

    Adele é uma dais cantoras com classe, e com ótimo impostação vocal, ela consegue emocionar muitas pessoas, realmente isso é que é musica de verdade, muitas dais gerações dos anos 70, 80 e até o inicio dois anos 90,sabem oque é uma boa musica, mais o resto sem comentários.

  • Saintclairefrances

    Você conseguiu expressar muito bem o que, em essência, são as canções de Adele.
    “Pois bem: para a sorte de seus fãs egoístas, Adele ainda não encontrou a tampa definitiva de sua panela. E acabou fazendo de 21 o relato da via-crúcis de expiação de mais um grande amor que se foi.”Parabéns!

  • Luciana

    Ela realmente recebeu ¨a¨ inspiração….

  • Alinefofinha52

    adele vc e tudo de bom aaaamoo vc
    muitos beijus

  • Alinefofinha52

    aaaaaaameiiiiiiiiiiiiii

  • Kauany

    ade i love you  love over the same heart

  • Pingback: Rato de Biblioteca » Blog Archive » Semana do Rato

  • Pingback: ainda sobre Adele : De Tudo

  • http://twitter.com/llycris01 Kelly Schuvaizerski

    olha.. eu sempre ouvia falarem dela mas nao tinha o interesse de pesquisar.. e qdo comecei a ler seu artigo me chamou de mais a atenção.. vi os videos e me dei conta q ja havia ouvido .. ja virei fã dela.. poxa parabéns pelo post.. mto bom!
    Esse foi o melhor compartilhamento q ja fiz :D

  • Pingback: Adele em Paris: show completo no YouTube | Pensar Enlouquece, Pense Nisso

  • http://www.vagalume.com.br/adele/dont-you-remember-traducao.html douglas bueno da silva

    MARAVILHOSA COMO UMA GRANDE VOZ MAISPARECIDA COM UM ANJO

  • http://littlejoia.blogspot.com Natalia Weber

    Aaaaahhh o “Sea Change”… é maravilhoso. O Beck realmente tinha passado por uma separação, e usou a dor como força criativa. O resultado é superbo!

  • Francisco Emilia

    adele e uma cantora sensacional,gosto muito dela a forma dela de cantar incomparável cem igual

  • Cinara

    Queridos fãs de Adele,
    Ela é demais. Socorro….
    Daí, surfando por aí, achei isso. E consegui ficar de queixos MAIS caidos ainda. Se é que é possível.

    Espero que gostem!

  • Laura

    Simplesmente MARAVILHOSA…que talento…Adele faz doer na alma dos apaixonados…
    Não a conhecia…depois que escutei não me sai da cabeça…fica tocando lá dentro sem parar.Encaixou direitinho na minha paixão…rs

  • josias

    sentimento e tudo que suas cançoes expreça

  • kelly cristina catarino

    UMA LINDA, NOTÁVEL E BRILHANTE COMPOSITORA E CANTORA, PARABÉNS ADELE. MEU CORAÇÃO ESTÁ DOENDO TNT Q N SEI COMO ESTOU SUPORTANDO.MEU MARIDO ME DEIXOU COM 2 FILHAS E ESTÁ COM UMA MULHER QS 20 ANOS MAIS VELHA Q EU.ÁS VEZES ME PERGUNTO SE VALEU A PENA TANTA DEDICAÇÃO,A VERDADE É Q DEVEMOS AMAR PRIMEIRO A DEUS,DEPOIS A NÓS MESMAS,NOSSOS FILHOS…MÃE, PAI,SE SOBRAR ESPAÇO EU VOU GOSTAR DE ALGUÉM…TRÁGICO!!

  • evelyn

    ouvir suas musicas é olhar para dentro de meu peito por um segundo e relembrar as dores que meu coração ja sofreu.dentro de meu peito tantas vezes remendado suas musicas entram como balsamo,que ajuda a minimizar esses cicatrizes.
    foi amor a primeiras vista suas musikas me elevam.

  • Karoline

    Amei a matéria
    sober a cantora Adele,
    Uma MULHER de fibra e senssível ao mesmo tempo.
    verdadeiramente ela representa
    bem a MÚSICA…
    Bjs

  • bia cavalcante

    E imprecionante como ela tem uma capacidade d tocar a fundo em nosos coracoes,someone like you eh uma das musicas q eu mas me indentifico!! boa sorte na sua carrera Adele!

  • http://www.yotube.comanasilva ana clara

    adele e uma cantora com taleto e estilo parabens por dar alegria a todo mundo

  • walber vinicios

    Set fire to the rain, é pra chorar mesmo, Adele é o maximo melhor cantora do inicio do seculo, um ritmo gostoso uma voz envolvente que faz você viajar nas nuvens do amor.

  • http://pensarenlouquece.com/2011/02/19/adele_e_o_dom_de_fazer_homens_crescidos_/ luis

    oi eu sou muito teu fa e te adimiro muito bjs e sucesso:LUIS DE JESUS VENIALGO

  • Rayane

    adoro ouvir a musica “someone like you” ela se encaixa perfeitamente em mim todas as vaezes que ouço ela me lembro do meu amigo que amo ate hoje!

  • machado

    Espero que não seja uma amy winehouse, afinal, as letras de Adele sao lindissimas, possuem conteudo.
    Torço por sua recuperação, e continue nos encantando. Sem se deixar levar pela fama.

  • Joebe Batista

    Nossa tava faltando otimos müsicos da nova geraçáo Adele com canções q tocam a alma e ela vai muito mas longe ainda.Só d ela pedir pra pessoa q a magou tudo d bom ai é dmais ele nào a merecia mesmo.E meus parabens pelo blóg ta muito bom valew! !!!!

  • cristina

    Por acaso ouvi a musica de Adele, e curiosa fui em busca de mais informações e fiquei surpresa pois realmente o ar londrino aflora o desabor de um grande amor perdido… eu sei bem o que é isso… perdi um lá, too
    bjs
    linda matéria,
    parabens
    Cristina

  • Fabiana

    Me apaixonei pela voz e a postura de adele como cantora,ela é diferente de todas que se preocupam em fazer sucesso com o corpo e com musicas de apelo sexual. suas musicas sao lindas e com sentimentos que fazem voce nao querer parar de ouvir,tomara que ela nao se deixe influenciar e continue sendo ela mesma sempre!

  • Nilton leitte

    Adoro todas suas composições e sempre que posso do um jeito de está-las. Continui assim que você irá estourar o mundo com suas belíssimas músicas. Beijos

  • http://thalissaeduarda.bloggspot.com Thalissa

    Simplesmente achei maravilhoso o seu texto. E sem a menor duvida ADELE é uma cantora maravilhosa, e enquanto canta suas musicas transmite uma emoção incrível.
    Com certeza é dinheiro beem gastro comprando um cd dela *-*

  • maycon bispo dos santos

    cantora mais linda do mundo, adele vc por onde passa deicha seu brilho ti amo maycon

  • Patricia

    Além de someone like you e rolling in de deep, que são as mais conhecidas, têm muitas outras faixas maravilhosas ém “21″, eu adoro “one and only”. Mas essa tristeza que causa na gente… #ehpacaba…
    E olha q eu tô apaixonada e feliz. Aliás meu amor que me apresentou as músicas dela. Se eu estivesse na fossa, era bem capaz de terminar de ouvir o álbum com alguma substância fatal no organismo… rs
    Mas muito linda. Viva ADELE!!!

  • Wanderson Rodrigo

    Essa é para casar.

  • Wanderson Rodrigo

    Fiquei admirado com o poder do perdão e amor expresso e sua alma.

  • raquel

    Continue as fazendo muitos chorar, é dessa forma que vc conquista as pessoas!!!

  • uilza

    Essa música,é incrivelmente linda!!
    e infelizmente a minha historia.

  • Daniel

    Eu sei que seu post já faz um tempo, mas não me de ler e relê-lo o tempo todo, acho que meu cd da Adele vai furar em breve, o escuto todos os dias, e te parafraseando, comprei algo que não comprava a séculos: Um fone de ouvido, pois ninguém agüentava mais.
    Anyway, vim aqui agradecer pos este post que tem me salvo nas horas amargas de término do meu relacionamento de 3 anos, e como não tenho talento para escrever musicas e nem para escrever um blog, sugo ,de forma explícita, energia e força de pessoas como você e Adele.
    E sinceramente espero que fila de Adele não tenha andado, pois eu ainda não fui a Inglaterra para fazer esta menina/mulher/dama feliz e eu também ser feliz andando de mãos dadas no parque e exibindo a felicidade na cara dos outros, e quem sabe mudar a cara do próximo album dela…
    Bem se isso não acontecer, espero que o próximo album seja tão maravilhosos como os dois primeiros, com menos sofrimentos para a diva…
    Abraços e obrigado pelo post…

  • http://santosmarize@!hotmail.com claudia

    a melhor cantora q existe ate agora,ninguem e tao boa conto ela tem cantores mais nao sabem, cantar quanto ela meu pai q e um cara q eu acho q nunca chorou no fantastico passou o clipi dela meu pai chorou muito.

  • vanialuciacosta

    EU JÁ CHOREI MUITO POR AMOR,ESSA MÚSICA ME FAZ CHORAR MAIS AINDA.

  • http://facebook paullla coelho

    eu amo adele naum so ela mas as cancoes dela faz com que nos possamos refletir sobre tudo elas nos fazem chorar e dançar ao mesmo tempo ….

  • Jessica

    Adele é incrivelmente uma talentosa cantora, ela sim não inventa uma personagem com roupas estranhas ou com estilo próprio, Adele foi conhecida pela sua voz.
    Sempre choro ouvindo Someone Like You, me impressionei quando escutei pela primeira vez, fiquei de boca aberta, ela canta com a alma.
    Adele faz homens chorarem e mulheres também.
    Parabéns pelo texto, gostei muito.

  • Omar

    Parece que todos os fãs dessa moça estão sofrendo de um problema ocular, este que você citou aí em cima: um cisco entra nos dois olhos e eles começam a lacrimejar quando você ouve Someone like you. Acabei de assitir no Fantástico, e fui acometido, rsrs.

  • cleia moreira

    A Adele é incrível, não tem como não se emocionar com sua voz…”someone like you” é simplesmente PERFEITA!

  • fã de Amy e Adele

    Adele e Amy Winehouse são as maiores artistas da nossa pobre geração. E agora que Amy se foi, Adele será um ótima sucessora do trono Soul de Amy, embora esta seja insubstituível. Duas artistas diferentes de uma mesma linha promissora.

  • mayane

    eu amo ela a primeira musica que ouvir foi no colegio um colega de classe me passou idai entao eu gostei i comecei a procuar na net as musicas delas e amei todas pefeita em tudo.amo demais

  • Eglison

    Sem comentarios sobre essa cantora…
    Ótima muiiiito ótima
    Escuto quase todo os dias as musicas do disco 21, principalmente a do ROLLING IN THE DEEP
    Abraços

  • claudimar

    simplesmente musica, aos ouvidos dos eternos apaixonados!.

  • observador oliveira

    …someone like you…não via nada mais triste desde ” ato final ” da banda Alvenar.

  • http://www.blog-da-musica.blogspot.com Luccas

    Espero que daqui a alguns anos quando Adele fazer seu 3º ou 4º disco (como sempre surpreendendo ainda mais) algum escritor não aguente e faça a biografia dela. Belíssima música, e um poder incrível. Impossível não se emocionar.

  • http://www.twitter.com/lekasantana Alessandra Santana

    De vários post sobre a Adele esse é um dos melhores que já li,descreve com clareza o pensamento de muitos nós.É uma artista maravilhosa,eu tenho uma filha adolescente que toca violão e já a apresentei Adele,ela esta aprendendo as músicas no seu tom que é mais baixo.Acho lindo ela tocando e cantando principalmente someone like you,perfeita! Muitas vezes choro,pelos sentimentos que a melodia passa e por ver minha filha tocando!

  • rodrigo

    Nossa esse blog era TUDO oq eu precsava ler hj. Parabens pela escrita. Adele sim é sem duvida o q mais se encaixa no momento em q estou passando. Como tenho chorado com ela. Ela é capaz de fazer um homem chorar.. E sinceramente agradeço por isso. Virei fã do seu blog. Parabens

  • Rutefa

    Adoro Adele.Muito boa, otima cantora…
    Esperemos que não encerre como Amy….

  • BEATRIZ

    LINDA E PERFEITA é Adele

  • http://www.musicaevangelica.net Joao Nogueira

    Essa musica e realmente muito linda

  • jessica

    todas as musicas claro muito perfeitas mais as mais perfeitas ainda são someone like you & rolling in the dep ! são boas inspiraçoes !pelomenos pra mim *-*

  • jessica

    todas as musicas claro muito perfeitas mais as mais perfeitas ainda são someone like you & rolling in the dep ! são boas inpiraçoes !pelomenos pra mim *-*

  • glaucia

    Concordo em 100% com as suas palavras… Adele lembra a gente que mesmo a fila tendo andado, aquele coração rasgado ainda não se refez.

  • Ciro

    Tenho que admitir, como grande fã da Beyoncé, que Adele teve o melhor álbum do ano.

  • http://messheartz.blogspot.com/ Emília Coutinho

    Querido Alexandre, eu me derreto sempre ao ouvir o CD 21 especialmente a música Someone Like You. E por curiosidade a coisa mais importante da minha vida, meu namorado, terminou comigo… e apesar da profunda dor e amargura eu continuo a ouvir Someone Like You, mesmo sabendo que essa música me derruba, mas não posso evitar. E não sei o que é isso, quando terminamos com algo que nos deu a maior felicidade existente, acho que tipo naturalmente nós precisamos desabafar como Adele, eu escrevo ”textinhos” não do mesmo nivel, claro. Mas sabe, isso me faz muito bem..em relação ao seus comentarios, são divinos, tipo meu Deus, como eu precisava ouvir certas coisas desse tipo. Obrigada. ps: favoritei o seu comentario.

  • http://pensarenlouquece.com/2011/02/19/adele_e_o_dom_de_fazer_homens_crescidos_/ Angelica Nadine

    Nossa sem comentarios!!ela e demais e maravilhosa,que voz encantadora,mas doce!!!perfeita sinplismente tem o dom mesmo!!!amei amei sem igual seu estilo e unico!!!

  • http://www.expressoinscrito.blogspot.com Priscila Baima

    Adele é uma das maiores e, se não, a maior artista desses últimos tempos. Tempos que clamam por talento e boa voz. E isso, a nossa querida Adele tem de sobra. Me encantou desde a primeira vez que a ouvi e até hoje. Faço das suas palavras as minhas : ” Não à toa, Adele me fez adquirir um item que não comprava desde o século passado: um CD.”
    Adorei o editorial!

  • Pri

    Cara!…Q voz é essa?
    Desde a primeira vez que ouvi Adele, me encantei, e hoje busco cada dia mais saber desse encanto de artista!…muitO bOm…

  • alex ramos santos

    vc e muito especial i muito importante pra muitas pessoas e eu sou uma delas q ama o seu trabalho adoro vc muito

  • http://terapianapraca.blogspot.com paula

    É tanta coisa para dizer. É tudo isso. O que será que nos diz mesmo, de verdade Adele? Parece que tem a ver com viver sem sentir profundamente a vida, sentir os sentimentos. Acho que a Adele vive assim e a gente experimenta isso, como se já tivesse esquecido. Essa moça chora na música Someone Like you ( a coisa mais linda )porque esqueceu de mentir , de representar. Dps ficou sem graça ( lindooo!!).Esqueceu que cantar e atuar no palco é representar… esqueceu. E viveu. Eu não sei, mas fico pensando no impacto que isso tem nas nossas almas viciadas em mentir, atuar, compactuar e enfim… essa moça realmente salvou nossa pátria, tava difícil sentir alguma coisa…

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000348579661 Ana Carolina

    Impossível deixar de ouvir Adele e pensar em algum momento particular da vida! A forma maravilhosa que ela expressa “aquela” dor!
    esse refrão de “Set fire to the rain” pra mim é o melhor : Sometimes I wake up by the door,
    That heart you gone must be waiting for ya?
    Even now when we’re already over
    I can’t help myself from looking for ya.
    Quem consegue evitar procurar a pessoa amada, mesmo quando tudo tenha acabado?
    =)

  • juninho.farias.00@hotmail.com

    Eu conheci Adele quando tava de bobeira na MTV e tocou Rolling in the Deep. Gostei bastante. Mas depois de algum tempo passou Someone Like You, ai não teve jeito: baixei o álbum na hora.
    Porém, para mim, a melhor música dela é Turning Table. Toda hora que eu escuto ela meu coração vai pra boca.
    Parábens pelo ótimo post e ótimo blog.

  • http://www.bigformat.com.br Prof. Breno Aguiar

    Adele mostra ser uma música com qualidade e um feeling verdadeiro, não apenas uma cantorazinha escolhida por várias características, menos as musicais, e que acham que cantar bem é somente cantar agudo e levantar a mão espalmada pra cima.
    Adele mostra o que sentir de verdade o que se está cantando.

  • http://fabricademusicas.blogspot.com/ Rodrigo Tessarollo

    Adoro Adele, já virou uma das minhas cantoras favoritas…
    http://fabricademusicas.blogspot.com/2011/07/conhecam-adele-nova-sensacao-da-musica.html

  • http://marcelomaisum.blogspot.com Marcelo

    Muito propício o texto no exato momento em que me pego refletindo sobre o quanto essa conhecida de todos nós, a tristeza, inspira e transforma.
    Sem vergonha de dizer, que homem, barbado e sofredor (sem relacionar time de futebol ao termo) me vi aos prantos na primeira audição de “21″.
    Agradeço Adele por me fazer sentir bem quando tudo parece tão cinza. E para que servem os artistas, os grandes artesões de sonhos, senão melhorar o bem estar de seus solitários fãs?
    Obrigado.

  • Fábio

    Achei este post sobre a diva Adele e estou espantado ela tem só 22 anos, nossa. bom que pelo menos o tempo nos surpreende com uma cantora de tão alto nível. que ótimo pra nós, já sou fã.

  • Ro

    Ela e sensacional , e a letra da musica rolling in the deep e maravilhosa , Babando HAHSAHSH

  • vanuza

    concordo plenemente com vc
    essa mulher canta muuuuuuuuuuuuuuuuuito
    eu tb perdia a conta de quantas
    vezes ja ouvi some like you
    ela é maravilhosa

  • Ana Paola Hernandez

    Descobri Adele a mais ou menos 1 mês escutando rádios de fora do Brasil,depois sai a procura de tudo sobre ela e não sabia como descrever o que é exatamente esse sentimento que ela aflorara em mim a cada música que toca! Seu texto exemplifica exatamente o que eu sinto….
    Não conheço outro CD dela, mas o 21 é D-E-M-A-I-S, não consigo parar de escutar.Someone like you e Turning Tables são as minhas favoritas!! Adele é um daqueles estilos de música e voz que tenho vontade de sentar em algum lugar em casa com a luz apagada e só ficar pensando na vida….

  • http://fronteirasdamente.blogspot.com observador

    Maravilhosa Adele. Canta espetacularmente. Muito boa a coletânea.
    abraço

  • http://www.milla-delapraca.blogspot.com Mirella

    Que “diabo” de mocinha MA-RA-VI-LHO-SA é essa???
    Ela possui as melhores caracteristicas que um artista deve ter,e com muita intensidade.
    São canções para serem ouvidas com a alma.
    Excelente texto!!
    Parabéns.
    Beijinhos
    Mirella (milla-delapraca.blogspot.com)

  • http://sagaz.wordpress.com/ Bruno Oliveira

    Bom, essa menina tem um talento fora de série realmente e, por isso, devo concordar com o comentário a respeito de seu álbum 21. Há quase duas semanas não parou de ouví-lo e não me canso. Eis um bom exemplo para tantas cantoras novas e para algumas veteranas também, à exemplo da Christina (gritaria) Aguilera. Rsrs… À exemplo da Adele, a Aguilera possui ótima voz, boa extensão vocal e muitos recursos, porém as semelhanças param por aí. Ao contrário da Aguilera que quer mostrar todos os recursos que possui nos primeiros segundos da música e já nas primeiras frases, Adele tem a sensibilidade, a simplicidade e inteligência de usar seus dotes e técnicas no momentos certos, não deixando a emoção da melodia e da letra se perderem com tanta informação, que perturba nossos tímpanos, como no caso da Aguilera.
    Enfim, apenas um comparativo que julgo dar uma boa medida do talento dessa menina de 22 anos apenas. Talento aliado a simplicidade e inteligência. Taí um bom caminho a ser seguido por tantas e tantos.

  • Joao Paulo Sena

    Essa musica, Someone Like You, é de longe a melhor musica de 2011> Numa época onde os principais destaques são musicas dançantes e agitadas, as musicas de 21 servem como a valvula de escape para aqueles momentos nostalgicos da vida. Sensacional o post e , Adele, continue assim.

  • http://www.twitter.com/lucas_santtos Lucas

    cara, parabens pelo texto! está excelente!
    Adele é uma cantora fantástica, eu conheço o trabalho dela a pouco tempo e já sou apaixonado pelo seu som!

  • http://www.twitter.com/_nadja_lima_ Nadja

    Esse blog parece que caiu do céu. Eu vi a musica umas 2 vezes na mtv de manha mas não consegui ver o nome nem quem cantava. Achei o máximo, ela canta muuuuito.

  • http://www.arrobazona.com Helio

    Excelente recomendação, Inagaki. Não conhecia o som dela, a voz lembra bastante Amy Winehouse, pela sua força e variações. O diferencial parece ser as composições, o som em si e não uso de drogas aparente.

  • Juliana

    Não to acreditando na letra de Someone like you … bom, digamos q a pessoa q fez\faz meu coraçao bater mais forte, se casou nesse sábado, depois de uns 6 anos de namoro e acho q talvez nunca soube do meu sentimento, q já dura uns 8 anos e não tem previsão de acabar!! Me encaixo em cada frase dessa música. Mto obrigada por me apresenta-la . As lágrimas ainda não caíram, mas é questão de tempo.

  • Edson

    Parabéns. Acho que não poderia descrever com melhores palavras essa dona.
    E pensei que o tal cisco só tinha aqui na minha cidade. rs

  • http://www.frasesparaomsn.com FrasesParaOMsn

    Cantar o amor de forma triste pode ser verdadeiro, mesmo assim é apenas uma fase, um momento.
    Há outros momentos também. Sorria :)

  • http://www.vivianeborges.com Viviane

    Estava visitando alguns blogs e acabei chegando aqui. Ótimo blog, com conteúdo muito interessante. Voltarei mais vezes para conferir as novas postagens. Convido você para visitar o meu também, quando puder. Tenha
    uma ótima semana!
    http://www.vivianeborges.com/

  • Nayara

    Olá Alexandre!
    Faz um bom tempo que fico por aqui na espreita, fuçando ali e aqui sem comentar nada – mas a cabeça cheia de exclamações e vírgulas!
    Bom, essa não deu para passar!
    Adoro descobrir coisas novas e cantoras, principalmente. Amei conhecer a Adele e vou ser grata sempre, Alexandre.
    Quanto ao coração partido… Ele sempre é bom para nos redirecionar ao caminho do eu – pelo menos comigo é assim.

  • Xaverloo

    Entendo tudo que você diz. Fazia tempo não ouvia tão bom som. dá pra sentir que ela esta sentindo o que canta quando escuto.
    Sobretudo quando canta One and Only. É Surreal!

  • http://tresnortes.wordpress.com Fabi Marques

    Foi a minha maior descoberta dos ultimos tempos! Adele rocks! Adorei o blog!

  • Andréa Lopes

    Estou conhecendo Adele agora, e, através dela, seu blog. Adorei seu texto e pensei a mesma coisa….quero adquirir um CD…
    Abs
    Andréa

  • http://www.sembolso.blogspot.com Daniel

    Adorei o blog e irei voltar mais vezes.
    Um beijo de Londres
    Daniel
    http://www.sembolso.blogspot.com

  • Bear Claus

    Inagaki, os seus posts, não importa o tema, são muito agradáveis de ler e provocam interesse (taí. Já quero conhecer mais da moçoila aí do post).
    Vc chega a ser irritante de tão bom. Vc não muda; não apela; não baixa o nível; não faz tietagem burra, não se contenta em apenas opinar. Seus posts sempre informam ou ensinam alguma coisa, trazem um olhar novo sobre assuntos às vezes comuns.
    Fica evidente que você pesquisa bastante, o que denota cuidado com o seu leitor.
    De minha parte, muito obrigado.
    Abração.

  • http://www.dealy.com.br Luiza

    Olá Alexandre,
    Gostei muito do seu blog; trabalho para um agregador internacional de compras coletivas que lançou uma promoção especial para bloggers. Mesmo sendo uma temática um pouco diferente; sobre ecommerce; veja se é do seu interesse:
    Chegamos lançando a promoção Turnê Mundial Dealy 2011, na qual o primeiro prêmio é uma turnê mundial para 10 países.
    Fizemos uma parte especial na promoção na qual somente os bloggers podem concorrer à um iPad 2! Basta fazer um post no seu blog falando da promoção e nos enviar um email para promocao@dealy.com.br confirmando o post.
    Você pode encontrar todas as informações para a promoção dos bloggers aqui: http://www.dealy.com.br/index.php?view=contest_blogger
    Entre em contato caso tenha alguma dúvida.
    Tenha um bom dia,
    Luiza de Dealy
    P.S.: Se não estiver interessado; apenas nos avise e não incomodaremos novamente.

  • http://www.twitter.com/bel_lilith Bel Santos

    Não conhecia a Adele, mas foi só ouvir Someone Like You pra sentir a garganta apertada. Nada dói mais que perder um amor, especialmente quando ele se tornou seu melhor amigo.

  • http://www.interage.com.br Marília Massochin

    Boa tarde!
    Gostaria de anunciar no seu blog, é possível?
    Obrigada pela atenção.
    Marília

  • http://tres--marias.blogspot.com/ Malu

    Já ia esquecendo… posso colocar o link do seu blog no meu ?
    Tchau tchau

  • http://tres--marias.blogspot.com/ Malu

    Virei fã, adorei o estilo dela!Outro dia meu professor estava filosofando sobre existir cantores, mpusicas e estilos que realmente marquem minha geração,nem parei para pensar de tão cética, mas ela, amy winehouse,norah jones e outros cantores e banda têm que refrescar nossa memória mais rapidamente.

  • mirian

    Obrigada pela dica. Muita linda mesmo.

  • Priscila

    Engraçado…Eu achando q isso de chorar ouvindo Adele acontecia só comigo! Especialmente 21 com “Rolling in the deep” e “One and Only” conseguem fazer isso.

  • http://www.paranamorado.com Para Namorado

    Ela realmente tem muito talento. Gostaria de saber aonde ela vai estar daqui dex anos. vamos ver ne?

  • Marcus

    Alguém saberia me informar como faço para comprar o novo album dela? Andei dando uma pesquisada superficial na net e não encontrei nenhum site especializado vendendo.

  • http://feeds.feedburner.com/GrandesFilmes Grandes Filmes

    Valeu pela dica, Inagaki.
    Estou mesmo procurando coisas novas para ouvir. Como nunca ouço rádio e vejo pouco TV, fica difícil descobrir as coisas sem indicações.

  • luiz

    Pensar não enlouquece, apenas faz você existir, ou melhor, faz você diferente dos demais.
    http://paginapensativa.blogspot.com/

  • http://perfeitoimperfeito.wordpress.com/ Alexandre Melo

    Fantástico. Emocionante.
    A melhor coisa nova que já ouvi durante muito tempo.
    Impossível não sentir cada dor, cada sentimento que ela passa em Someone Like You. E impossível não se emocionar ao vê-la emocionada no fim da apresentação.
    Em meio a lágrimas aqui, agradeço por apresentar tamanho talento e alma nesta linda cantora.

  • http://www.ideiasnajanela.blogspot.com Kandy

    Olá! Obrigada por repartir conosco esta sensação. Nunca havia ouvido Adele. Adorei! A voz, o som, a melodia, a letra, mas, principalmente, o sentimento com que ela canta. Mas, criatura, me diga, por favor, onde a gente encontra esse CD 21?!
    P.S. Folgo em saber que sua família está reunida outra vez! E… acho que vi você na rua outro dia, com camiseta cor de uva, passeando tranquilo… (desculpe não ter ido falar com você, mas eu não tinha certeza de ser você, porque a gente não se conhece pessoalmente, né?!)

  • http://www.sobrepromocao.com/ Arnaldo Ribeiro

    Muito bom o texto. Eu ainda não chorei (rsrs) mas tenho fé que muitos o fazem. :) E viva a Adele! Abraço a todos! Arnaldo.

  • Beto lee

    ..sinceramente uma cantora maravilhosa que canta com todo poder da alma. amo as musicas dela demais.

  • http://extemporanea.tumblr.com/ Andréia Pisco

    Lembrei de você:
    “Adele diz que compor novo álbum partiu seu coração”
    http://musica.terra.com.br/noticias/0,,OI4959287-EI1267,00.html

  • Kathleen

    De fato, ciscos caem nos olhos ao ouvir ‘Someone like you’, e parece que algumas feridas existentes acabam sendo anestesiadas com essa música.
    Obrigada, pois tornou meu dia menos infeliz! :)

  • http://www.leticiaspinardi.blogspot.com Letícia

    Alexandre, suas palavras me fizeram sentir uam fúria incondicional para conhecer melhor Adele (de quem só tinha ouvido falar pelo sucesso de Chasing Pavements, a única música da moça que eu conhecia até então). Foi acabar de ler o seu post para começar a ouvir o álbum, concentrada em cada melodia como há tempos eu não fazia. E não pude dormir ontem à noite antes de terminar… O resultado é que agora Adele tem, sem qualquer sombra de dúvida, mais uma fã.
    Você conseguiu traduzir com exatidão o sentimento que sua música é capaz de despertar no ouvinte. Aliás, acho que nesse caso a palavra certa nem seria ouvinte… Por que não, talvez, semelhante? Já que é isso que Adele é capaz de provocar em suas canções: semelhanças com tudo aquilo que sentimos e desejamos expressar mas não sabemos como. Pois é, ela sabe….
    Parabéns pelo texto!
    Abraços,
    Letícia

  • http://twitter.com/weto Wellington Albertini

    É tão bom saber que em meio a tanta coisa de péssima qualidade ainda temos música dessa qualidade. Linda demais!
    Obrigado por esse presente, Inagaki.

  • juliano SPFC

    obrigado por me apresentar essa gordelicia! tava mesmo carecendo de ouvir boas musicas novas!

  • http://www.ganhadordamegasena.com.br Maggie

    Gostaria de deixar aqui os meus parabéns pelo seu ótimo blog!
    Muito show mesmo! E se me permitir, gostaria de deixar aqui uma sugestão de postagem em seu blog para quem sonha em ganhar na mega sena (assim como todo brasileiro…) Para que conheça o site http://www.ganhadordamegasena.com.br lá tem várias curiosidades, piadas, entre outros tópicos sobre a megasena!
    Abração!

  • http://gutifragasabedoriaantiga.blogspot.com/ Guti Fraga

    Ótima postagem!
    Parabéns!
    Abraço Guti Fraga

  • http://extemporanea.tumblr.com/ Andréia Pisco

    Pausei Black Label Society pra ouvir sua sugestão e só posso dizer obrigada.

  • http://www.mineirinhanalemanha.de Sandra Santos

    Ei Coracao Partido,
    Obrigada por ter me feito prestar atencao na arte dela, muito bonita. Estou ouvindo agora Adele, várias faixas, muito bonitas, muita sensibilidade. Realmente uma das coisas mais bonitas da arte é quando ela mostra que todos somos artistas, todos pensamos e sentimos as mesmas coisas, passamos pelas mesmas situacoes.
    Um abraco,
    Sandra

  • Cleber

    Olá Inagaki! Nao costumo deixar comentários, mas seus posts sobre musica são tão bons, e voce tem um bom gosto tao grande, que nao posso deixar de cumprimenta-lo, parabens!
    Aproveitando a oportunidade, nao sei se você já conhece a moça, mas pesquise por Roxanne Tataei, ou “roxmusik” no youtube, e depois nos diga o que achou :-)
    grande abraço!

  • Kauê Klomfahs

    “Someone Like You” conversa com “Call Your Girlfriend” de Robyn, igualmente brilhante. Não acha ?

  • http://www.comoemagrecer.tk James

    Que talento cara!
    Nunca tinha ouvido falar dela :P

  • http://www.twitter.com/gugsbh Gugsbh

    Belíssimo texto para uma belíssima cantora! Adele me faz chorar de fato, feito criança.

  • http://twitter.com/rodrigo_azevedo Rodrigo Azevedo

    15 minutinhos de Adele em versão acústica pra fazer homens crescidos chorarem um pouquinho mais: http://youtu.be/XfzpYcwiUrA

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga

    Origada por esta perola, Ina.
    Um grane abraço – daqueles que confortam corações partidos…

  • http://www.floresnajanela.com Nathália

    É verdade: este já é o melhor álbum de 2011.
    Eu estou ensaiando esse post desde o dia que ouvi 21 pela primeira vez. Me sinto, de certa forma, incapaz de colocar em palavras o que a voz poderosa de Adele faz a gente sentir. Talvez agora, lendo seu texto (e vendo que sim, é possível), eu arrisque ao menos tentar.
    E, embora a melancolia e a dor do coração partido rendam lindas canções, também espero que a fila tenha andado para a Adele.

  • http://nathiuria.tumblr.com nathali

    como fã chorona e incondicional da moça, esto em pé ao lado do computador batendo palmas.
    parabéns ina, belo texto!

  • Theo Dubeux

    Não vinha aqui há bastante tempo, voltei hoje por culpa do Idelber. E caí nesse post. Impressionante, a Adele. Gradicido.

  • http://www.twitter.com/AraujoEduardo Eduardo

    Uma cantora com talento que vem da alma. Algumas das pessoas chegaram a compara-la com Winehouse e até surgiu uma estória que elas estudaram canto juntas.

    O que não interfere em nada, mas que acho que a exclui de comparações. Adele me surpreendeu desde 19, agora com 21 ela mostrou o amadurecimento amoroso e doloroso de uma cantora do nível que você comentou no texto.

    E vejo também o peso da cidade de londres em suas composições e gravações.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.