O Dia do Amigo

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 18 de julho de 2008

Há coisas nesta vida que a gente só descobre por intermédio da internet. Graças a ela, aprendi por exemplo que em 20 de julho é celebrado o Dia do Amigo. Soube dessa curiosidade através de um camarada que jamais vi, li ou ouvi na vida, mas que por possuir meu e-mail em sua lista, ao lado de mais uns 70 incautos destinatários que receberam a mesmíssima mensagem padronizada, enviou-nos um desedificante anexo de Power Point com mais de 1.000 KB, contendo fotos bucólicas de crianças brincando com um pôr-do-sol ao fundo, ilustradas por versos da indefectível canção do Milton Nascimento que diz que “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”.

Uma rápida pesquisa esclareceu que o Dia do Amigo surgiu graças à iniciativa de Enrique Ernesto Febbraro, um professor argentino que viu o homem chegando à Lua no dia 20 de julho de 1969, por intermédio da missão tripulada Apollo XI, constatando que, naquele singelo momento histórico, toda a humanidade quedou-se em frente às televisões que exibiram aquele instante ao vivo, como se todas as fronteiras e diferenças ideológicas tivessem sido momentaneamente dissipadas.

De boas intenções, todos nós estamos cansados de saber que o inferno faz jus ao slogan que aquela marca de desodorante costumava propagar: “sempre cabe mais um com Rexona”. Mas o fato é que, apesar da aparente ingenuidade de se propagar mais uma efeméride feito essa, que soa a invencionice para incrementar vendas de comércio e lotar nossas caixas postais com cartões virtuais piegas, fiquei pensando no conceito por vezes abstrato da Amizade.

Amigo, para mim, é aquela pessoa que tem a liberdade de pensar em voz alta na sua frente, dispensando floreios e dizendo o que realmente acha de suas atitudes. Porém, levando em consideração as sábias palavras de Leonardo da Vinci: “Repreende o amigo em segredo e elogia-o em público”. ;) É aquela pessoa a quem você empresta dinheiro, mas que faz questão de pagar a dívida antes mesmo que você pense em cobrá-la. Ou, viceversamente falando, é o cara com quem você pode contar nos dias em que é necessário vender o almoço para pagar o jantar.

É o ombro no qual você chora suas pitangas, nem que seja às duas da madrugada (por exemplo, quando você é surpreendido com desculpas infames como “não quero estragar a nossa amizade”), e que não pestaneja em lhe dar aqueles esporros necessários ou os afagos que seu ego combalido por vezes requer.

É bóbvio dizer que um verdadeiro amigo é muito mais do que um e-mail na lista de contatos do Gmail ou figurinha em seu álbum do Orkut, mas por vezes as maiores obviedades precisam ser reiteradas.

Quanto a mim, posso dizer que tenho a sorte de ter amigos de rara estirpe vida afora, daqueles que se reúnem em torno de uma mesa de bar e passam horas conversando, esquecidos dos ponteiros do relógio e das vicissitudes do dia-a-dia, inclusive tendo a sorte e o privilégio de ter me tornado colega de trabalho de vários deles.

Amigos compartilham nossos sonhos, neuras, paixões, decepções, alegrias. Riem das abobrinhas que a gente fala, têm à mão um lenço de papel nas horas que a gente necessita. E, principalmente no meu caso particular, compreendem quando eu demoro semanas para responder a um e-mail ou dar um telefonema; meus amigos necessitam ter paciência oriental.

Amigo é aquela pessoa que você não vê há meses, mas quando encontra faz aquela algazarra juvenil:

- Fala veado, cadê a sua mãe?

- Tá lá na zona, aprendendo tudo com a sua!

Amigos falam palavrões com o mais inesperado dos carinhos. Respondem aos nossos rasgos de pieguice com um abraço. São o nosso amparo ao desconcerto com que este mundo é regido. E acreditam de olhos fechados na nossa versão da história.
Enfim, para resumir a história, desejo que todos os meus amigos encontrem a felicidade que eu sei que eles fazem por merecer. E ponto final!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://doctoryam.ca/ Naturopath Victoria

    I dont really remember it but it went something like this:

  • http://www.trancheuse.org/ site

    Hi there! Mighty post! But this cool blog is always loading incredibly sluggishly.

  • http://www.discountedwheelwarehouse.com/ Tires

    Hi, this is a comment.To delete a comment, just log in and view the posts comments. There you will have the option to edit or delete them.

  • http://www.1001bookmarks.com/story.php?title=acer-will-launch-new-tablet-computers-next-week Corie Surprenant

    It sounds like you’re creating issues yourself by looking to remedy this problem instead of looking at why their can be a difficulty to begin with

  • http://youtubesonic.com/ youtube sonic

    Ay, Caramba! Sonic Generations To Sponsor The Simpsons For Three Months http://nblo.gs/nwO9O

  • click here

    I had been intending on starting the guide with wordpress..

  • http://balitiratour.indonesiatravel.biz/paket-tour-bali-hotel-murah-bali-sewa-mobil-murah-bali/ LA Party Bus

    I found the article on how to blog verry helpfull. Thank you from LA party bus.

  • http://www.montrehellokitty.fr/ montre hello kitty

    Hello there! Good stuff, please keep us posted when you finally post something similar!

  • http://alexandresg.wordpress.com Alexandre Severo Gomes

    Li o texto com a música na cabeça.
    Bora fazer um power point? kkk
    Mas é a mais pura verdade, poucos amigos tenho, mas estes são de verdade nos entendemos dessa forma que muitos acham estapafúrdia como “Ah vai se fuder seu merda!” como se fosse um “parabéns por tua atitude tomada meu amigo”. rsrs
    Espalhando o link :)
    Abração!

  • http://http://www.orkut.com.br gracinha

    primeiro manda os parabens pra um amigo que aniversariou ontem dia 24/02 deseja que ele receba todas as benças de jesus, meu presente beijos felicidades sempre,p/ Anderson kblo do gmail, msn

  • http://www.profissaojornalista.com Ana Magal

    Concordo com tudo Ale… Vc resumiu o que é realmente ser amigo.

    Eu posso contar nos dedos de uma só mão aqueles que realmente considero (e sei que são) meus amigos. Isso não quer dizer que alguns desses não sairam do mundo virtual, pq alguns sairam. Mas amigo que é amigo não é uma tela, é calor, é voz, é como vc mesmo disse:’Fala veado, cadê a sua mãe?…’ haha

    Adorei o texto!

    R: Ana, valeu mesmo pelo comentário. Sempre bom receber novos feedbacks em textos que acabam ficando meio esquecidos nos arquivos de um blog. Um beijabraço!

  • http://naotenho marcia

    eu quero mensagens!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  • Silvana

    Olá, leio sempre seus textos e acompanho vc no twitter, mas nunca havia comentado.
    Hoje fiquei com vontade de lhe dar os parabéns por esse e por todos seus vários maravilhosos textos que li e nunca parabenizei.
    Você escreve muito bem, parabéns pelo seu talento!
    beijo

    R: Oi Silvana, obrigado pelo seu comentário gentil. :D

  • http://www.sovimpraescrever.blogspot.com Petit.Gabi

    Ina, (Cara,tô muito íntima pro meu gosto kkk)
    É difícil ler um texto seu sem ter a curiosidade de clicar nos outros textos linkados. É involuntário e é sempre uma boa surpresa! Eu fui parar em textos seus de 2002… Coisa boa passar por aqui, sempre!
    Grande abraço!

    R: Ih Gabi, teje à vontade pra me chamar de Ina. :D Um beijabraço!

  • http://www.aperteoalt.blogspot.com Renato Alt

    Pois é, cara… amizade, de fato, é coisa tão simples que nem precisa ser explicada, né? Só que hoje me parece que as pessoas estão mais preocupadas em ter cúmplices pro que quer que seja do que de fato em cultivar amizades verdadeiras; afinal, de qualquer árvore que a gente sacode sai uma galera pronta pra bater palma pra qualquer coisa que a gente fizer… mas aqueles que querem nos tornar pessoas melhores, e que pra isso se dispõem a falar o que nem sempre queremos ouvir, são poucos. Brindemos a esses!
    Beleza de texto…
    Abração.

    R: De fato, Renato. Amigo de verdade é aquele que diz as verdades que precisamos ouvir mesmo quando não queremos ouvi-las. Aquelabraço!

  • http://poucaspalavras.wordpress.com Jazz

    linod lindo, deu atpe vontade de escrever a minha visão do amigo (que são poucos, apesar de eu ter muitíssimos contatos ede conhecer muuuita gente que eu realmente gosto de estar junto) acho que tenho no máximo dois AMIGOS MESMO daqueles que fazem parte da gente, mas andam por aí fazendo as merdas que a gente vai ter que ouvir depois (e com todo o prazer de ser o amigo escolhido para isso). hauahuahahau

    Amo.

    E acho que - como todo mundo - eu tenho a sorte de ter os melhores amigos do mundo.

    beijos e lindo texto - como sempre!
    (putz, meu link se foi daqui, mas tudo bem, eu não ando escrevendo muito mesmo hehehhehe)

    R: Jazz, creio que somos privilegiados pelas amizades que cultivamos ao longo dos anos. ;)

  • http://fernandoluz.wordpress.com Fernando Luz

    Porra, sensacional. Vai tomar no cú! :)

    R: HAHAHA! Espero que não seja pra levar a expressão no sentido literal. Aquelabraço, Fernando!

  • http://www.fogonasentranhas.wordpress.com Gabi

    Saudades das conversas na mesa de bar contigo, japaraguaio!

    Te adoro e feliz dia do amigo : )

    R: Bacana te ver por aqui, Gabi. Precisamos mesmo marcar esse barzim! Vais ao lançamento do livro do Alex Castro?? Beijão!

  • http://www.dadivosa.org Dadivosa

    Ai, pra que fui entrar aqui, em plena segunda-feira, nessa lonjura, morrendo de saudade dos meus preciosos amores não carnais -Flávia, vou adotar, você deixa? — e do carnal também, que ele precisou passar uns dias por aí.
    Estou aqui co zói chei d’água…

    R: Ih Dadivosa, deu banzo da Terra Brasilis, né? :( Um beijabraço pra ti!

  • Aline

    Tenho uns poucos, mas tenho amigos. Ler teu texto pela manhã faz um bem danado!
    Como o Diego, vou apenas passar o link!

    Axé!

    @poinca

    R: Puxa, obrigado pelo feedback, Aline. Um feliz Dia do Amigo pra você!

  • http://twitter.com/daviaraujo Davi

    ca-ra-lho ! to boquiaberto (hum, acho que essa sequencia de palavras vai me compremeter rsrsrs).
    Pensar enlouquece, te seguir enobrece. Parabéns, lindo texto.

    R: Valeu pelas palavras generosas, Davi. Aquelabraço!

  • http://www.aoreidosreis.com/?p=193 Rei dos reis! O blog do povo de Deus!

    O Dia do Amigo
    Há¡ coisas nesta vida que a gente só descobre por intermédio da internet. Graças a ela, aprendi por exemplo que em 20 de julho é celebrado o Dia do Amigo. Soube dessa curiosidade graças a um camarada que jamais vi, li ou ouvi na vida, mas que por …

  • amanda

    eu achei totalmente legal

  • MAURICIO

    o dia do amigo é 20 de julho
    kis
    ana

  • http://www.diadoamigo.com Kleyde Lopes

    Dia do Amigo -18 de abril. Quem é amigo, comemora!
    O Dia do Amigo (18 de abril) foi originalmente criado e patenteado em 1989, por uma médica baiana, a Dra. Kleyde Lopes.
    Vide: http://www.diadoamigo.com
    O objetivo de patentear o Dia do Amigo foi para que o mesmo não fosse confundido com o O Dia da Amizade.
    O Dia da Amizade foi registrado nos Estados Unidos e é comemorado no dia 20 de julho com objetivos ideológicos mais relacionados a arrecadações financeiras para entidades filantrópicas.
    O Dia do Amigo não possui qualquer tipo de objetivo voltado para arrecadações financeiras, mas sim, o de acúmulo de sentimentos humanos benevolentes, de paz e de fraternidade entre as pessoas.
    É válido comemorar, em julho, o Dia da Amizade dos norte-americanos, mas, deveríamos comemorar, também, o Dia do Amigo em 18 de abril.
    O Dia do Amigo é uma idéia originalmente brasileira que deve ser defendida inicialmente por nós, para assim ganhar o devido espaço no mundo.
    É uma idéia que deseja atingir o objetivo de resgatar a reverência ao ser amigo, em nível nacional e internacional, para assim, estar potencialmente universalizando esta data e iniciativa.
    De certa forma, confundir o Dia do Amigo com o Dia da Amizade chega a ser uma falha de interpretação conceitual e, até, de compreensão gramatical.
    Seria o mesmo que confundir o Dia das Mães com o Dia da Maternidade, o Dia dos Pais com o Dia da Paternidade, o Dia da Criança com o Dia da Criancice, o Dia da Raça com o Dia do Racismo, ou, ainda, o Dia da Mentira com o Dia do Mentiroso.
    Em primeira instância o termo “amizade” pode até assemelhar-se ao termo “amigo”.
    Todavia, conceitualmente, são distintos, pois, a amizade, trata de um tipo específico de sentimento entre as pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual.
    É muito mais marcante comemorar o AMIGO do que a amizade. Pelo AMIGO, pode-se sentir não só amizade, mas, também, afeto, amor, carinho, saudade, etc.
    Dá valor a você e ao outro como indivíduo AMIGO e não apenas ao sentimento geral de amizade.
    É uma definição para a vinculação de caráter social entre relações pessoais.
    Concomitante ao sentimento da “amizade”, o Dia do Amigo enfoca a pessoa ou o ser “AMIGO”.
    O Dia do Amigo visa homenagear esta pessoa ou este ser indispensável para a harmonia da convivência humana, que é o “AMIGO”.
    É muito mais marcante comemorar o AMIGO do que a amizade. Pelo AMIGO, pode-se sentir não só amizade, mas, também, afeto, amor, carinho, saudade, etc.
    Dá valor a você e ao outro como indivíduo AMIGO e não apenas ao sentimento geral de amizade.
    Tal confusão de datas, por vezes cometida, tem atrapalhado a comemoração no dia certo, 18 de abril, já oficialmente patenteado e reconhecido publicamente, implicando, inclusive, em imitação, sua divulgação e comemoração em outra data.
    A cada ano este projeto vem se estabelecendo definitivamente como data comemorativa. Da Bahia para o mundo, o Dia do Amigo vem ganhando cada vez mais força e reconhecimento pela sociedade, por instituições e por órgãos governamentais.

  • http://www.ginerum.blogspot.com Gin

    Cara, adorei teu blog!
    Vou visitar sempre.
    Gostei da tua maneira de escrever.
    Um dia vou saber ter um estilo também.
    Sds,
    Gin

    R: Gin, não há segredos: quanto mais a gente escreve, mais cedo a gente começa a desenvolver um estilo pessoal. Um abração!

  • Lylic

    Passei rápido no seu Blog,lí aqui e alí, gostei do estilo. No entanto quero deixar a você uma contribuição: escrever sempre é um ato muito solitário, e…….
    tchau

    R: Lylic, escrevi algumas colunas que tratam do ofício de escrever lá no Yahoo! Posts: “Como iniciar um texto?” e “Uma piada infinita sem tradução”. Em complemento, diria que escrever é um ato essencialmente solidário, mas a internet possui um componente interessante: trata-se de um laboratório literário online, que permite a autores interagirem com seus leitores, formarem um público para seus textos independentemente de editoras, testar experimentações e conhecer remotamente outros escritores. Um interessantíssimo campo novo de possibilidades foi aberto à literatura. :D

  • Otavio

    Belo comentario, tudo isso e o aamigo de verdade.

  • http://www.icommercepage.com/artigos_variados.php?id=1218408285&page=2 icommercepage

    Eu não falo tanto palavrão assim com os meus amigos mas eu entendi o que você quis dizer. Nem eu sabia do dia do amigo :)

  • http://pensamentos-pensantes.blogspot.com/ocioprodutivo.com Caroline

    Caro Inagaki, adoro os seus textos, acho-os de uma beleza e profundidade sem fim, mas este texto do amigo supera-se, defenir amizade, ou a importancia de quem é inestimável realmente é algo dificil, mas creio que a amizade e os segredos a si compartilhaods são como os pés na subida de uma escada, se por mais um nem sempre funciona.
    É emocionante como todos nós somos seres tão complexos e diferentes mas tão iguais, essa troca de confiança nos fortalece e nos faz acreditar que apesar de tanta falsidade ainde existem seres mágico que chamamos de Amigos.
    Belo post;
    Bjs de uma grande admiradora da sua escrita !

    R: Olá Caroline, obrigadão pelas palavras generosamente gentis a respeito do meu texto. Um beijabraço pra senhorita!

  • http://amachado.blogspot.com André Machado

    Excelente post, caro Inagaki. Meus amigos já me salvaram n vezes. Suas definições estão perfeitas.
    Um abraço do vosso
    André Machado

    R: Ôpa, grata surpresa reencontrá-lo aqui, Mestre André. Um abração!

  • http://culturanordestina.blogspot.com/ Marcos

    Primeiramente queria reverenciar este Blog. Muito bom. Sou editor e responsável pelo blog Cultura Nordestina: http://culturanordestina.blogspot.com/, nele divulgo os diversos ramos de nossa cultura popular nordestina e brasileira. Gostaria de saber se é possível adicionar meu blog em sua seção de links. De antemão já agradeço a atenção. Aguardo retorno. Obrigado.

    R: Marcos, parabéns pelo seu blog. De antemão já lhe adianto que ele será devidamente linkado e recomendado para o Yahoo Posts. Um abraço!

  • http://www.clicrbs.com.br/terradorafael Rafael Terra

    Que texto legal!

  • http://www.siteja.com Siteja

    Parabén pelo post

  • http://www.backlights.wordpress.com Adriano Eliezer

    Olha que legal. Insultar e ser insultado por meus amigos é uma das coisas que mais me conforta.

  • http://www.gugaalayon.blogspot.com gugala

    o problema são os outros 364 dias dos Inimigos.
    abç

    R: Gugala, haja inimigo pra tanto dia, rapaz! :>

  • http://www.olhosvirtuais.com Gabriel Fiorini

    Feliz dia do amigo….

    Gostei mto do Braincast TV sobre Blogs de aluguel.
    Abraços

    R: Valeu, Gabriel! Agradeço em nome do Merigo, do Cris Dias e do Maron. :D []‘s!

  • http://www.mototwister.com.br Ana

    olá sempre q posso passo por aqui!!!!

    R: Que bom, Ana. Volte sempre!

  • oriundos
  • http://www.namoradoimaginario.com Flávia Stefani

    Amigo é aquele que enche a minha mala de bugigangas todas as vezes que visito o Brasil e, mesmo morrendo de raiva por carregar peso e pagar excesso de bagagem, eu ainda assim levo na boa. :)

    R: Por falar nisso… Ei, da próxima vez que você vier pra cá, podes trazer uma encomendinha pra mim, Flávia? :P

  • http://www.myspace.com/dghiphop DG

    E ai Alexandre, gostaria de falar com vc, se possível me mande um e-mail, um abraço..DG

    R: DG, se for algo urgente, basta escrever para [email protected], ok? Um abraço.

  • http://sosefor.zip.net Renato de Oliveira

    Acho que é Adams Óbvio que disse que “o óbvio precisa ser dito, senão é esquecido”. O grande lance da vida é o óbvio, o simples, o próximo, o autêntico, o verdadeiro…

    R: Na mosca, Renato. A vida seria mais simples se tivéssemos a capacidade de reconhecer as verdades mais óbvias, que saltam ululantemente diante dos nossos olhos míopes.

  • Bel

    quero post novo!!! rs

    R: Bel, obrigado por ter sentido a minha falta. Demorei mas voltei! ;)

  • http://rostinhosbonitos.blogspot.com NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BON…..

    Concordo plenamente contigo!
    Adorei o texto, mas cadê você?

    R: Como diria o Rei naquela velha canção: “Eu voltei, agora pra ficar… Porque aqui, aqui é o meu lugar…” :p

  • http://www.muitosomepoucafuria.blogspot.com Pâmela

    999 amigos no orkut
    999 amigos no msn
    999 vazios
    pela falta de amigos de verdade.

    Estes não ficam off line…

    R: Pâmela, complemento sua estrofe dizendo que os verdadeiros amigos, se não estão online, estão sempre acessíveis por meio de um telefonema que a gente dá nas horas em que a necessidade mais aperta.

  • mi matsui

    eh inagaki, nunca deixei um comentario aki, mas fui obrigado…
    esse blog jah foi melhor eim, quando vc atualizava todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana.
    e com um conteudo melhor tbm. me parece que vc coloca qualquer assunto apenas para atualizar.. mas tudo bem ( isso quando atualiza)
    minhas desculpas mas eh p/ isso que serve um leitor!

    abracos

    R: Mi, aceito suas observações, mas em um ponto eu sou obrigado a discordar de você: se eu realmente colocasse qualquer assunto com o intuito único de atualizar este blog, haveria posts novos todo dia. É exatamente o fato de eu procurar ser seletivo e manter um certo nível editorial que faz com que as atualizações sejam menos freqüentes do que eu gostaria. Seria muito mais fácil colocar uma letra de música ou um teste pra espanar a poeira dos móveis daqui. Por isso achei a sua crítica, embora pertinente quando fala no ritmo de atualizações, um tanto quanto incoerente. E pena que eu não pago minhas contas exclusivamente escrevendo no meu blog; se fosse assim, eu certamente atualizaria este recanto diariamente… []‘s!

  • http://rafalaxia rafael dias

    belo texto sobre o dia do amigo,especial!

  • http://rafalaxia rafael dias

    ..sobre o dia do amigo, foi o texto acima que li e tive o conforto de sentir algo muito parecido como escrevestes, pois no dia 20 eu não lembrei da data e recebi muitos recados e emails, enfim após ter lido o artigo sito fiquei menos solitário! um abraço e feliz dia do amigo passado!

    R: Rafael, creia-me: um blogueiro também se sente muito menos solitário neste mundo sem eira nem beira ao se deparar com os comentários de seus leitores. Bons dias pra você também!

  • http://www.mariafro.blogspot.com frô

    Bonitinho eu quase que parti desta (sei lá se para melhor ou pior) o fato é que ainda estou bem feliz de estar aqui, pra entender o babado dá uma olhada no post do pneumotorax
    http://mariafro.blogspot.com/2008/07/o-meu-e-o-pneumotrax-do-bandeira.html
    beijinhos, vc é meu amigo há mais de uma década :)

    R: Frô, como conversamos lá no GTalk, desejo a você uma plena recuperação, para que a senhorita prossiga mostrando seu talento e suas belas (ins)pirações mundo afora. Um beijabraço apertado procê!

  • Andréa

    Estou lendo o blog pela primeira vez e amei!!O Post é lindo e eu concordo plenamente c vc.
    Ainda lhe acrescento q os meus(amigos) têm a paciência de entender as minhas mudanças de humor e a metamorfose de meus pensamentos. São pessoas q posso contar de forma irrestrita.Sendo bem piegas:é a família q eu escolhi.

    bjos

    R: Andréa, obrigado pelas suas palavras. Espero que a senhorita volte mais vezes. O blog tem um ritmo um tanto quanto bissexto de atualizações, mas felizmente tenho os meus leitores para movimentarem constantemente as coisas por aqui. Um beijo!

  • http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira

    Ei, cara… onde você está? Não abandone seus leitores assim não… (risos).

    PS: ei, você viu as punições que um major da polícia do Rio de Janeiro recebeu por textos escritos em seu blog? Foram três, por causa destes textos:

    http://wanderbymedeiros.blogspot.com/2008/02/sabe-por-que-telefonemas-ameaadores.html
    http://wanderbymedeiros.blogspot.com/2008/02/voc-teria-coragem-de-tratar-seu.html
    http://wanderbymedeiros.blogspot.com/2008/02/blog.html

    Os blogueiros policiais estão comentando o assunto:

    http://www.abordagempolicial.com/2008/07/ronda-6.html
    http://stive.com.br/2008/07/30/posts-do-blog-pelo-qual-o-major-recebeu-punicoes.html
    http://www.diariodeumpm.net/2008/07/30/blogs-regulamentos-indisciplina-lei-de-murphy-e-punicoes/

    R: Olá Danillo, ando fazendo tantas coisas da vida que mal tenho tido tempo para me atualizar. Mas obrigado pelos links, procurarei me informar a respeito!

  • Estevão Cavalcanti

    Excelente texto!

    E uma pergunta: o blog está de férias?

    Abraço!

    R: Estevão, foram férias não-voluntárias. Mas agora já voltei ao expediente normal! :roll:

  • http://www.suturasoturna.blogspot.com Gini

    Feliz o esquizofrenico que nunca carece de amigos! Felizes os ermitoes(aos?) que nao esperam mais amigos! Feliz lobo estepario, que se mata en sua plenitude! Mais feliz é o filho unico que sabe o valor de uma amizade fraternal!

    E pra seguir a moda neolojista! solto uma liquidaçao a Guimaraes.

    Relacao Fracternal, sangue de outros que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original.

    Um abraço seu f***** (to fazendo o intimo, nada pessoal)

    R: Gini, estava cá pensando nos esquizofrênicos. Se um deles tiver a sorte de se dar bem com suas outras personalidades, ok. Caso contrário, que inferno; haja conflito interno!

  • http://iara-alencar.blogspot.com Iara Alencar

    Amigo a gente descobre quando estamos desempregado, devendo empréstimo no banco e a agiota, com nome no serasa e cpf protestado, com 3 meses de aluguel vencido, aí descobre que filho menor com cancer, trocado por uma mais jovem que voce.
    Mesmo assim, aquela pessoa ainda é capaz de te avaliar pra procurar arrumar sua vida;
    Esse é amigo. :)
    nguem me mandou email no dia dos amigos : será que eu nao tenho amigos??? eu queria ter recebido.
    —-
    Tá bem mais fácil encontrar amigo virtual que real. Beijos rapaz, fica na paz.

    R: Iara, sou da filosofia de que um abraço sincero vale por cem mil e-mails. :D

  • http://jogos-noticias.blogspot.com/ Roni

    Ótimo Post! Feliz dia do amigo para você!!! Parabéns!

  • http://corporativismo-feminino.blogspot.com/ Yasmin

    Eu também não saberia desse dia se não fosse a Internet.. =p

  • http://ticderdi.blogspot.com Rafael

    Muito bom o texto como disse Diego logo logo tera powers points pelo mundo com ele … ;)

    R: Rafael, só quero ver que tipo de musiquinha o pessoal colocaria num ppt desses. Provavelmente “Canção da América” ou “Amigos para Sempre”, já que esse povo é tão criativo quanto a figurinista dos vestidos vermelhos da Mônica dos quadrinhos. XX(

  • http://www.planetatube.com videos engracados

    Simplesmente perfeito tal post!!!! Como sempre meus parabens por tamanha criatividade.
    Abracos

  • http://nomeimproprio.blogspot.com Ivan Niero Miranda

    Já já chega o dia internacional do orgasmo… aí quero ver vc vir com historinhas e tal! ehehe

    R: Caro Ivan, o Dia do Orgasmo a gente comemora de maneiras bem mais interessantes do que escrevendo, he he!

  • http://www.avidasemmanual.blogspot.com Patricia Daltro

    Nossa, li seu texto com um atraso enoooorme, mas no meu momento certo. rs
    Reencontrei uma amiga que não via há séculos e foi como se a gente tivesse se cruzado no dia anterior. Parabéns pelo texto e torço para não virar apresentação tosca de powerpoint. rs

    R: Patricia, estamos quites. Aliás, você tem créditos: afinal de contas, liberei seu comentário com um atraso pior ainda! XX( Um beijabraço pra ti!

  • http://www.nossanoite.com.br/divadomasini Divã do Masini

    Este pode não parecer o post adequado para enviar solicitações. Mas o é!

    Afinal, a gente deseja boa sorte até para os inimigos, quanto mais aos queridos (amigos).

    Quero desejar-te felicitações por mais uma primavera (desculpe-me pela falta de argumentos, mas sou péssimo com datas comemorativas). Uma pena a distância (Franca/São Paulo). Gostaria de comemorar ao lado de vocês.

    Já tive, em algumas oportunidades em Sampa, mas em um dos convites feitos (via e-mail)você não me deu a honra de tomar um refrigerante juntos…será que é por isso, pelo refrigerante? Tá bom, na próxima eu coloco cerveja na mesa/convite (mesmo se eu não tomar)…rsrs..

    Um grande abraço e muitas felicidades!

    R: Masini, tem sempre algum evento público envolvendo blogueiros que é aberto para que qualquer leitor participe. Basta acompanhar o Twitter da galera. O senhor será mais do que bem-vindo. :D Um abraço!

  • http://robertodelorena.blogspot.com/ Roberto de Lorena

    Amigos!!!
    Apesar de para muitos parecer piegas, o Dia do Amigo, deve ser bem comemorado, como poucos.
    Afinal, amigo não é para se guardar do lado esquerdo do peito, como falava a canção?
    Engraçado, vejam bem que até amor acaba, principalmente, mas amizade é muito difícil de acabar. O sujeito muda de time, de mulher, de partido político, mas raramente encerra uma boa amizade…

    R: Roberto, concordo em parte com suas palavras; pois algo que considero inconcebível é trocar de time. Mesmo que o meu time seja rebaixado para a série D, não viro a casaca nem amarrado!

  • Bel

    Ale,

    Encontrei seu blog por acaso, mas gostei das ideias….

    Passarei mais vezes por aqui!!

    Tenho poucos, mas eternos amigos….a maioria deles estão fora, mas encontramos um jeitnho de nos encontrar e colocar o papo em dia!!

    Viva a tecnologia e ao mundo sem fronteiras!!

    Valeu!

    Abs.

    R: Bel, de fato vivemos tempos fascinantes. Creio que somos privilegiados por testemunharmos in loco esta época na qual as fronteiras são dissipadas pelo ciberespaço. Um abraço!

  • http://gasparemrevista.blogspot.com J. Gaspar

    muito bem colocado

  • http://www.interney.net/blogs/aomirante Nelson

    Ei, mazel tov, cumpadi!

    (Cynthia manda um beijo)

    R: Valeu, Almirante. Um baitabraço pra ti e pra Cynthia!

  • Anderson

    Simplesmente a melhor definição de amizade que eu já vi…

    R: Anderson, parafraseando uma definição do Machado de Assis, diria que a melhor definição de amizade não vale um abraço. :D

  • http://carlosguitar1.blogspot.com carlosguitar

    Muito bom o texto. Em dias em que pessoas se gabam de terem trocentos contatos no orkut, msn e afins, recebendo recados em massa, foi profundamente legal relembrar o verdadeiro significado e atitudes de uma boa amizade ! E ai? cadê sua Mãe ?
    Brincadeirinha !…

    R: Pois é, Carlos. Amizade é muito mais do que estampar mais um contato no Orkut ou Facebook, certo? Aquelabraço!

  • Victor Rafael

    Ah… Dr Inagaki, em tempos de Lei Seca, amigo agora é aquele que não bebe!

    =P

    R: Sábia constatação, Victor!

  • http://eutambemjogo.blogspot.com Alessandra

    Ah, Dia do Amigo é batido, o que pega agora é o Dia do Inimigo.

    http://almanaque.wordpress.com/2008/07/24/falta-um-mes/

    R: Alessandra, pó deixá que eu marcarei essa data no meu calendário. :)

  • http://cantodovladimir.zip.net Vladimir

    Ina, o problema de concordar, como eu, com sua ótima mas “exigente” definição de amigo é chegar a conclusão que ultimamente ando rodeado só de, digamos, amigos denorex… (céus, alguém ainda fala “denorex”? Vai ver é por isso…rs)

    Abração, Vladimir

    R: Fala, Vladimir! Rapaz, vou te falar que demorei um tempinho até resgatar a lembrança do slogan do Denorex: “parece, mas não é”… B)

  • http://www.humortalha.com garfi

    Por falar nisso: Como é que vai a gostosa da tua mãe, ô viadão ? Não precisa responder. Já sei, já sei. Tá na zona aprendendo tudo com a minha, hé, hé. Muito bom o post. Grande abraço.

    R: Garfi, você precisa aprender a parar de ler textos e levar as coisas por trás. De qualquer modo, deixo aqui um caloroso abraço a você e a quem for da sua família! :P

  • http://poucaspalavras.wordpress.com Jazz

    Finalmente, rendi-me. O seu blog está linkado em praticamente todos os blogs que eu leio. Passei, parei e fiquei, li, invadi mesmo e gostei.

    Amigo é tudo isso sim, e amizade é sempre a certeza de que não estamos sós. Mesmo quando achamos que estamos. Afinal, tem sempre alguém sentindo a sua falta em algum lugar do mundo e sorrindo ao lembrar de você.

    Se existe algo melhor, ainda não conheço.

    Beijo. Passarei aqui outras vezes.

    R: Jazz, obrigado pelo feedback amistoso! Aguardarei pelas suas outras visitas, a casa é simples mas é limpinha! ;)

  • Makks

    É por posts como esse que eu nunca deixo de visitar esse blog. Parabéns ;)

    R: Obrigado, Beatriz. Um abração pra ti!

  • http://www.fithos-luse.blogspot.com Fithoslusec

    Por favor.
    estava lendo os artigos do seu blog e estopu curioso em saber como você persobalisou o clik dos comentários?
    Pode compartilhar?

    R: Fithoslusec, depende da ferramenta de publicação (eu uso B2evolution). Eu modifiquei isso mexendo no código-fonte do meu template. Caso você não seja expert em HTML, recomendo que você consulte o Blog FAQ.

  • http://www.fithos-luse.blogspot.com Fithoslusec

    sempre recebi felicitações pelo orkut sobre odia do amigo. Mas só aqui é que vim saber a origem deste dia.
    Poxa é o dia do amigo se passou e nem me mandaram nada.
    Esqueceram de mim???

    R: Pois é, também não ganhei presente. Mas tudo zen, ao menos este post recebeu diversos comentários bacanas. :D

  • http://obaralho.wordpress.com Nitz

    Você disse tudo sobre mensagens encaminhadas. haha adorei!

    R: Nitz, menos mal que, depois deste post, ninguém mais ousou me mandar um attachment de Power Point. :roll:

  • Rebequinha

    Ótimo texto, de novo.
    Ãhn… Só tenho uma dúvida: se gosto mais dos seus artigos ou dos seus comentários… Rs… “Bobviamente” é uma coisa que só poderei descobrir ao longo do tempo.

    Muito obrigada por compartilhar conosco o seu talento literário.

    R: Rebequinha, posso dizer que responder aos comentários é algo que faço com bastante prazer. E agradeço à senhorita por compartilhar suas palavras hiperbólicas. Beijo!

  • http://www.bichinhosdejardim.com Clara

    Alexandre, estou boba de ver que você responde a todos os seus comentários! Acho realmente que uma das maiores sacadas no formato blog é essa ‘caixinha’ aqui, que torna seu site vivo e o aproxima de seus leitores - que são todos amigos em potencial. Sou romântica sim, sei que os grandes blogs viraram empresas e máquinas de dinheiro, mas ainda acredito no afeto desinteressado. E um dia quero encontrá-lo ao vivo pra batermos papo sobre isso e sobre quaisquer outras trivialidades.
    Abração! Sucesso sempre!

    R: Clara, creio que responder aos comentários é o mínimo de recíproca que um blogueiro pode dar a quem leu seu post e dedicou um tempinho extra para compartilhar suas impressões. Você resumiu bem a história, comentários são o que tornam o blog vivo e o diferenciam dos enésimos sites que vemos por aí. Ah, encontro de blogueiros rola toda semana, pô. Só aparecer e puxar uma cadeira na mesa do bar! :p Um abração!

  • http://www.planetatube.com videos engraçados

    Ótimo post sobre nossos queridos amigos.
    Coisas lindas escritas por aqui
    Adoro suas criações
    como outras pessoas disseram realmente vc está de parabens

    R: Ôpa, valeu pelo feedback. []‘s!

  • http://www.justale.com.br/versaobeta Alessandra Tussi

    Feliz dia do amigo para nós! :)

    R: Pra todos nós, Alê! :* B)

  • http://www.nossanoite.com.br/divadomasini Divã do Masini

    Grande Inagaki!

    Fiquei sumido por 15 dias (férias). E ao voltar aqui me deparo com um texto sobre “amigos”.

    Tentei visualizar, antes de comentar, alguns de meus amigos. Graças a Deus consegui encher a palma de uma mão.

    Ao mesmo tempo fui abatido por uma certa tristeza, ao ver que a outra mão estava completamente vazia. Pensei muitas coisas, em muitos motivos. Mas isso é assunto para um post futuro lá no Divã.

    No mais, quero agradecer por sua boa companhia (através de seus textos e da importância que você dá aos comentários (respondendo a maioria deles)).

    Isso tudo ainda é pouco para nos tornamos bons amigos (minha presença aqui e seus textos), mas é um caminho a ser trilhado. Apesar de que pela minha idade, o caminho está curto demais, então a gente tem que apressar as coisas…hahahaha…

    abraços

    R: Mr. Masini, embora a criação dessas datas possa soar um tanto quanto fútil, é sempre bom reservar um tempo para fazer reflexões como as que você compartilhou neste comentário. Aguardarei pelo que o senhor haverá de escrever em seu divã. :D Um abração!

  • http://www.energiaeficiente.com.br Flavio Vieira

    Muito bom, como sempre! Agora uma pergunta: você abriu o arquivo do Power Point? rs…
    Abraços!

    R: Fala, Flavio! Rapaz, toda vez que vejo no webmail uma mensagem com um arquivo-trolha desses, eu me atenho a ler o texto do e-mail. Nem baixo no meu computador, já trato de apagá-lo em vez de sobrecarregar minha HP com esses arquivos. :D Aquelabraço!

  • Andrea

    Oi.
    Nao sei se e’ porque faz um tempinho que nao leio seu blog, mas o que me chamou a atencao nesse texto nao foi o tema em si, mas o seu portugues. Menino, voce escreve bem, heim?!
    Um beijo.

    R: Andrea, eu faço o que posso. Não é nada que possa se equiparar aos mestres que estudei em Letras, mas enfim, creio que às vezes engano bem. :roll: Um beijo!

  • http://www.garotageek.com.br Garota Geek

    *shiunf shiunf*

    Quase chorei com as suas palavras… você soube dizer tudo! =)

    R: Cara Garota Geek, como diria o Rei, “se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”! B)

  • http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia

    Sabe, nunca tinha entendido muito bem essa história de dia do amigo, mas cada vez vejo que é legal ter um dia para parar tudo e retomar o contato com amigos perdidos na correria dos dias. Na verdade, descobri que os de verdade a gente nao perde nem assim, nem depois de alguns anos sem poder se ver ou falar.
    E o que costumo fazer é aproveitar que às vezes as correntes da internet fazem as mensagens de dia do amigo chegarem nos mais variados dias para celebrar várias vezes ao ano.
    Afinal, como diz a minha mae, tem que aproveitar que os amigos sao a família que a gente realmente escolhe.

    R: De fato, Cíntia. Volta e meia eu penso naquela música do Paulinho da Viola, “Sinal Fechado”, que julgo ser uma das melhores descrições da correria cotidiana que faz com que a gente não consiga reencontrar os amigos com a freqüência desejada.

    Amizades, felizmente, são atemporais. :D

  • http://alfarrabium.blogspot.com/ Giane

    Oi, Alexandre!!!

    Sim, Feliz Dia do Amigo, hiper-ultra-super-atrazado!!!
    Não adianta estranhar, passou a ser meu Amigo no momento que respondeu meu primeiro comentário…fiquei super contente. E para variar que texto lindo (sim, irei copiar na “cara dura” - mas não se preocupe - colocarei os créditos devidos e merecidos).

    Mil beijabraços, Amigo na mente, nas palavras e no coração!!!

    R: Olá Giane, atrasado por atrasado somos dois, então tá tudo zen. ;) Brigadão pelas palavras calorosas, e Feliz Todo Dia para a senhorita! :P

  • http://VisionaryPage.blogspot.com Nuno SAntos

    Gostei do post. Será que dá pra mandar pra mim esse anexo do Power Point? Brigadão desde já.
    Abraço…

    R: Nuno, você não está falando sério, né? |-|

  • http://vozativa2.blogspot.com lugirão

    Muito bom. Amigos são bens que não tem preço, e que tem que ser preservados, pois os amigos de verdade são para a vida toda, para rir, chorar, brigar e principalmente ter orgulho, eu tenho o privilégio de ter uns poucos, de toda uma vida.
    beijos

    R: Disse tudo, Lugirão! :p

  • http://cartadaitalia.blogspot.com Allan

    Ei, cara!
    …Me empresta uma grana aí?

    R: Ih o cara!!! Allan, güenta as pontas aí que depois a gente conversa… :P

  • http://heresialoira.com Ju Dacoregio

    Agora que vi meu blog aqui entre os blogs da semana. Que legal! Serviu para alegrar minha segunda-feira que está bem difícil no trabalho!
    Abraço:)

    R: Espero que a semana tenha se tornado menos amena de lá pra cá, Ju. Um abração!

  • http://heresialoira.com Ju Dacoregio

    Que bom ler um texto como esse e lembrar de meus próprios amigos.
    O diálogo entre os dois amigos se reencontrando foi ótimo!!!

  • http://joaogrando.wordpress.com joao~grando

    Todo dia é dia do amigo =D
    Fora de brincadeira e s/ clichê, amigo é aquele que dá para xingar. Este é aquele amigo foda.
    Mas o resto, embora num outro nível, é amigo também.

    R: Exatamente, João. Amigo que é amigo pode ser chamado de filho da puta com o maior dos carinhos.

  • http://ladyrasta.wordpress.com Flavia

    Acho que a amizade não é amor sem cobrança (ela tem sim cobranças, como vc viu eu dizendo…), ela é, pelo menos pra mim, amor sem sexo - o que só torna as cobranças diferentes, e a insegurança menor…acho eu…
    Olha, eu fico super contente quando recebo um elogio seu viu? Obrigada!
    bjs

    R: Flavia, só não digo que amizade é amor sem sexo porque há os amores platônicos também. Como não sou amigo da Luciana Vendramini e da Julie Delpy ainda, não posso assinar embaixo da sua afirmação. ;) Um beijão!

  • Aline Lee

    Nossa muito bom! nao sei como vc conseguiu traduzir tao belamente o que parece ser tao obvio e ao msmo tempo tao dificil se ser dito.. explicado enfim…
    adorei^^

    R: Obrigado, Aline. Fico feliz quando consigo botar algumas das idéias que ficam pulando na minha cabeça na forma de palavras compreensíveis.

  • http://bblocodenotas.blogspot.com Bruna

    Ai, que lindo. Destaque para: “E acreditam de olhos fechados na nossa versão da história.”

    Bem verdade que deveríamos celebrar sempre nossos amigos, mas é bom ser lembrado num dia com esse título.

    E respondendo ao teu comentário no meu blog… Que bom que descascas as bananas! Nessas coisas pequenas já vemos as diferenças, hehe. Espero que tenhas levado na brincadeira o post, como era pra ser :)

    Abraço e gostei muito, mesmo, do texto!

    R: Oi Bruna, brigadão pelo comentário. E, ah sim, achei ótima a brincadeira daquele seu post. Tudo que é levado na base do bom humor tem mais que ser louvado! :D Um beijabraço procê.

  • Flávia

    Já vi que tu demoras um tempão para responder e-mails para amigos… eu, então, que te escrevo pela primeira vez devo ter pouquíssimas chances. Mas, vamos lá! Tentarei… Que será que tens escrito sobre o filme As Pontes de Madison?? Coloquei este tema no Google e apareceu teu nome. Gostei do jeito espontâneo e criativo que escreves e fiquei curiosa para saber o que podes ter escrito sobre. Se tiver, manda para mim?! Vou aguardar… A propósito, tb acho descabido estas mensagens que as pessoas mandam, indiscriminadamente, para todas as pessoas de sua lista. O que se passa nessas cabeças, não??
    Beijo, Flávia
    P.S.: Não precisa postar… só queria mesmo contatar contigo! Não encontrei e-mail algum. É proposital??

  • http://www.forrestvox.blogspot.com Tiago

    Ao dia do amigo, quero te fazer um pedido:
    -Quer ser meu amigo?

    R: Novos amigos são sempre bem-vindos, Tiago. Mas amizades dependem de vários fatores para vingarem, certo? Aquelabraço!

  • http://hitnarede.com Cler Oliveira

    O seu texto é maravilhoso. Mas, musicando ele ao pé da letra, resulta na música “Amigo Fura Olho” do fodioso Latino. Quando fiz essa relação tive medo,hehe…
    Aproveitando o momento meigo que tu instituiu no blog, um Feliz Dia do Amigo pra você, levando em consideração que eu “te vejo” muito mais em uma semana do que muitos amigos de corpo presente em um ano.
    Agradeço também os drops de incentivos que deste a essa blogueira-bebê, o que, certamente, são gestos de uma camaradagem sem igual.
    Ba-bai e Abração.

    R: Cler, ainda estou estarrecido com a comparação feita com o Latino. 88| Ainda assim, superarei meu choque desejando à senhorita uma ótima semana. Além dos parabéns pelo seu blog, que é pra mim uma das melhores revelações dos últimos tempos. :D

  • http://www.fotolog.com/super_juju/49214493 Ju

    Ótimo texto!
    Poder contar com amigos é uma sensação maravilhosa :)
    Usei um trecho do seu texto no meu fotolog, mas coloquei créditos!

    R: Oi Ju, valeu pela citação e créditos. Bom Dia do Amigo pra ti!

  • http://www.sananda.art.br Ricardo Panicali

    Alexandre,

    Parabéns pelo blog….
    Como faço para lhe enviar um Release do lançamento de Tá Ficando Quente! com SANANDA que aborda a questao do Aquecimento Global….

    Agradeço desde já sua atençao.

    Produtor Executivo

    R: Ricardo, já visitei a URL que você informou no comentário. Um abraço e boa sorte.

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    Bom dia, senhor!

    R: Ótimo dia, Mr. Rúbio! B)

  • Anna

    Eu acho que mereço mais felicidade… Hoje é meu aniversário.

    R: Parabéns em dobro pra você, Anna! :D

  • http://metamofosepensante.wordpress.com _Maga

    Poxa… será que na tua lista de amigos você poderia acrescentar aquele que não conhece mas que toda vez que precisa fazer uma escala no aeroporto de Guarulhos fica torcendo para que topar com alguém para trocar uma idéia capaz de arejar a cabeça?

    Brincadeiras a parte - apesar de eu realmente ficar torcendo para topar contigo rs - amigo é uma coisa realmente especial que precisa ser escolhida e cultivada com cuidado, para não se tornar banal e perder o poder e o significado. Amigo é para sempre, mesmo que momentanêo. Tem dias que chego a me convencer que muito amigo é alguém que te sorriu tão sinceramente na rua que te obrigou a retribuir, tornando aquele dia cinzendo em uma tarde especial. Amigo, mesmo, é tão bom, mesmo quando incomoda.

    Um abraço e feliz dia do amigo todo dia

    R: Marcela, eu incluiria na definição de amigo aquele comentarista que, após uma jornada marcada por dissabores, discussões chatas e decepções, dá um alento a um blogueiro deixando palavras bacanas e que o fazem dar um sorriso e a sensação de que aquele dia lhe trouxe ao menos uma coisa muito bacana. Um abraço e Feliz Todo Dia a você.

  • http://anunci.blogspot.com anunciação

    Amigo é também aquele que faz um post explicando tim por tim o que é e os passos para o twitter e a imbecil semianalfabeta em inglês se sente confiante em se cadastrar no tal troço só pra morrer de raiva depois,rs.Você é um amigão e não tem culpa de ser tão didático.Um grande abraço.

    R: Que puxa, Anunciação. Nem o pessoal do Twitter Brasil conseguiu lhe auxiliar?

  • http://sevoceejovemainda.blogspot.com/ Samura

    Nem tava sabendo dessa…
    Adorei o post,
    Saudades dos velhos (bons)amigos…

    Abração Inagaki-san,
    e feliz Dia do Amigo!

    R: Obrigado, Samura. Boas comemorações (e/ou bebemorações) pra você!

  • aninha

    É muito bonito sair dizendo que o seu namorado é o seu melhor amigo. Mas será que sempre é assim? Eu sou bastante incrédula. Já ouvi isto de muitos namorados, mas palavras não são suficientes para me convencer. Amigo não se diz, se mostra. Deixo um beijo para você - meu melhor amigo - e espero estar fazendo jus ao significado das palavras durante este tempo todo. :] hi-hi

    R: Ô minha gatinha mimimi, mas é lógico que você é minha melhor amiga, oras! ;)

  • http://ligeirinhorj.blogspot.com Ligeirinho

    Felizes são aqueles que tem Inagaki como amigo, e eu faço parte desta turma !!!! Excelente esclarecimento (sobre a origem do dia do amigo) e sabias palavras Ina, como sempre. Um abraço do amigo aqui do Rio :)

    R: Faaaala, cumpadi! Por falar nisso, seu Ligeirinho, vai aqui o conselho do amigo: vá vender aquela moto, seu vagal! :P Um abração e te cuida, mermón!

  • Mariza

    Quer conhecer seus amigos? Peça dinheiro emprestado.

    R: Mariza, como diria o filósofo do brega Falcão, “dinheiro não é tudo, mas é 100%…”

  • Mariângela de POA

    Na adolescência,há uns 25,26 anos atrás,eu e minhas amigas nos cumprimentávamos com um “e aí piranha,como vai?” hahahahaha..Jesuis,hoje isto é simplesmente impensável pois somos mulheres chiques e elegantes(cof,cof) na faixa dos 40,com filhos,maridos e tudo mais.Não combina mais né Ina,mas me lembro desta época com um sorrisão no rosto! Este teu post está lindo e sensível,tu tens um bom coração.Beijo,bom finde e feliz dia do amigo.

    R: Mariângela, taí. Seu testemunho é uma prova de que a tese dos palavrões carinhosos também se aplica às brasileiras. Thanks! :D Ah, um ótimo fim de semana pra ti e bom dia pra todos os nossos amigos!

  • http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira

    Duas frases que ajudam muito ao teorizar a amizade: “perdoar é ser um perdoado em potencial” e “a amizade é algo que está pouco ligado aos gostos e vontades em comum, mas muito tem a ver com a linguagem, com o entender um ao outro”.

    R: Danillo, das muitas frases sobre amizade que é possível encontrar na Web, uma das que mais tem a ver com minha visão é da escritora George Eliot: “Talvez as melhores amizades sejam aquelas em que haja muita discussão, muita disputa e mesmo assim muito afeto”.

  • Anônimo

    Feliz dia do Amigo atrasado, Ina! (A atrasada sou eu, no caso. :D )

    Beijos!

    R: Que nada, Lucia. Você está adiantada feito o meu post, o Dia do Amigo é comemorado no domingo. De qualquer modo, fica aqui o meu beijabraço atemporal pra você! :p

  • http://miudorecruzado.blogspot.com Bruno

    Inagaki,

    Muito bom seu post. Gostei, principalmente, daquela parte dos amigos que não se encontram há meses… :) Tenho vários amigos assim, de quem tenho muita saudade. Um abraço

    R: Bruno, também tenho alguns amigos para quem aproveitarei o pretexto desta data para telefonar e botar o papo em dia. :D []‘s!

  • http://www.updatebox.blogspot.com Geraldo

    Que puxa! Já disseram que eu sou parecido com o Charlie Brown (no bom sentido)!

    Será que o número de palavrões é proporcional ao tamanho da amizade entre os amigos? Então, seguindo esse raciocínio, alguém que te elogia demais deve ser falso e nutrir um ódio enorme por você, estou certo?

    R: Geraldo, nada a ver. Há palavrões e palavrões, se essa tua tese fosse correta Dercy Gonçalves seria a mulher mais amistosa deste mundo!

  • Carol Mendes

    Passo aqui sempre mas acho que nunca comentei, apesar de sempre esperar por seus textos com ansiedade!
    Hoje, especialmente, só escrevo pra desejar tudo de bom e dizer que seus textos são maravilhosos e esse em particular é lindo!
    Ah, também adoro os neologismos (será que é isso mesmo o termo para inventar palavras??, bóbvio já faz parte do meu vocabulário…rsrs
    Bjos

    R: Carol, obrigado pelas leituras e, em especial, pelo seu comentário. Valorizo muito cada leitor que reserva um pouco do seu tempo para acompanhar os textos que escrevo, mas se eles não se manifestam de alguma maneira, é difícil saber quem está do outro lado. Bom saber um pouquinho mais a seu respeito, Carol. :D Em tempo: também sou fã de neologismos, esse é um dos muitos motivos pelos quais gosto tanto dos livros do Guimarães Rosa. Um beijabraço!

  • http://flowers.fan-sites.org Nathália

    Ei seu Alexandre! É claro que você não se lembra de mim - sou um dos rostinhos no seu Orkut, e leitora do seu blog há um tempo. Eu quase nunca comento, mas tentarei fazê-lo mais vezes.

    Pois eu ando me sentindo “friendless” ultimamente, porque os meus melhores amigos mudaram-se para outras cidades, e um deles até para outro país. Mas concordo com você, pieguice à parte, amigo é aquele que te aguenta em todos os momentos, bons ou ruins, e vai muito além de chatíssimos anexos de Power Point.

    Bem, está de parabéns pelo blog, como sempre.
    Te adicionei no last.fm, ok? Sou ruthlaskin.
    Bom fim de semana!
    Beijos!

    R: Nathália, meu perfil no Orkut anda beeeem abandonado, e eu entrei agorinha no Last.FM movido pelo seu comentário (foi bom porque aceitei pedidos de amizade que deviam estar acumulados há 2 meses, by the way). Anyway, obrigado por acompanhar meu blog. E, hey, menos mal que vivemos tempos nos quais a distância geográfica ao menos é atenuada pela internet, né? Graças a ela consigo matar um pouco da saudade da minha maninha Carla, por exemplo, que mora há alguns anos na Espanha… Bom fim de semana pra ti também, Nathália, um beijo!

  • Rafael

    Olá, sou dono do blog http://inverbis2008.blogspot.com/

    Rola uma parceria?

    Abraço.

    R: Rafael, leia o sexto item deste post. Um abraço e boa sorte.

  • Ana Paula

    Adorei.
    Tenho a dizer que se eu amar de verdade uma amiga, eu certamente a chamarei de vaca e a mandarei páporra de todo meu coração. E são as amigas mais queridas, justamente aquelas com quem eu não preciso ficar sendo fofa e lindinha e gentil o tempo todo.

    Ina, tem também aqueles amigos de quem a gente nem é assim amiiigo ainda, que ainda é só uma admiração e uma vontade de se aproximar, ganhar confiança, conhecer melhor. Alguns amigos virtuais que eu tenho feito nos últimos meses estão nessa categoria, incluindo você. Abração, portanto.

    R: Ana Paula, de minha parte posso dizer que os comentaristas deste blogs também devem se sentir contemplados com o meu desejo de que todos os meus amigos merecem ser estupendamente felizes. :D Um abração!

  • http://jardelscorner.com.br jardel

    bem interessante o artigo (realmente n sei oq dizer, entao fica o clichê bem interessante -.-)

    mas eu queria dar uma side note: o negócio de usar “palavrões carinhosos” é muito da cultura brasileira, nao vi nenhum outro lugar no mundo q fizesse o msm

    R: Pois é Jardel, fico com essa dúvida, pensando se essa não seria uma característica em comum a países latinos…

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anny

    Inagaki:
    Adoro você. Um dos meus amigos virtuais preferidos. Não vou ficar explicando. Você faz por merecer. Tenho certeza de que se fosse sua colega de trabalho ou de Universidade, também seria sua amiga.

    R: Puxa, obrigado pela referência gentil, Anny! :P

  • http://www.superfluo.com.br Jot

    Ah, lembro de um e-mail muito antigo que recebi que falava de amizade. Dava exemplos do “amigo da onça”, “amigo de verdade” e “amigo pra caralho”.
    Exemplo: Amigo da onça é aquele cara que te ve numa briga e fica na torcida.
    Amigo de verdade é o que chega e aparta a briga. Amigo pra caralho é o que já chega dando a voadora no seu adversário! hehehehe
    Tá, foi péssimo, eu sei.

    Feliz dia do amigo antecipado pra ti, Ina-chan!

    R: Nada de péssimo, Jot. Essa analogia é show de buela! :))

  • http://www.tudoestarodando.blogspot.com Carlos Alexandre Monteiro

    Amigos são a família que a gente escolhe. Piegas? Sei lá. Mas é verdade pura…

    grande abraço!

    R: Concordo, Carlos Alexandre. É uma frase-clichê, mas clichês não ganham essa denominação à toa.

  • Alexandre Trindade

    Texto foda! Fiquei emocionado. Só não vou mandar pro meu melhor amigo, porque ele me perguntar se estou virando viado!!!

    R: Caro xará, fala pro seu amigo não levar as coisas por trás…

  • http://www.crazydshow.blogspot.com vinícius

    como já diz o ditado: amigo é amigo, filho da p*** é filho da p***…

    R: Vinícius, desde que não sejam os amigos ursos…

  • http://www.espelhando.com.br Thiago

    Excelente texto! Eu estava pensando em fazer no meu blogue um texto sobre o Dia do Amigo, mas agora fiquei até sem jeito. HAHAHAHAHA!

    Qualquer coisa que eu fizer ficará pequena perto do seu texto. Mesmo assim, se eu fizer, eu linko o seu, como referência a ‘um texto de verdade’.

    Um abraço!

    R: Valeu pelas palavras hiperbólicas, Thiago. Não chega a tanto, mas brigadão pelo feedback aê. Aquelabraço!

  • http://ladyrasta.wordpress.com Flavia

    Eu costumo dizer que a diferença maior entre amor e paixão é que o amor compreende sempre, a paixão não. E pra mim amizade é o amor não carnal (tá, é meio cabeça, mas eu acho - até na questão da tolerância, das fases de altos e baixos pelas quais algumas amizades passam). Eu também sou uma pessoa afortunada nesse quesito…Vou colocar aqui uma citaçãozinha de Nietzsche que, apesar da fama de ser um puta mal humorado, fala lindamente sobre amizade: “Bem que existe no mundo, aqui e ali, uma espécie de continuação do amor, na qual a cobiçosa ânsia que duas pessoas têm uma pela outra deu lugar a um novo desejo e cobiça, a uma elevada sede conjunta de um ideal acima delas: mas quem conhece tal amor? Quem o experimentou? Seu verdadeiro nome é amizade”. Lindo né?
    beijos!!

    P.S.: espero que os pp sobre o post não sejam muito jecas…

    P.S. II - quanto às relaçôes de amizades em outros países, acho que essa história de xingar “afetivamente” existe sim…
    P.S.III - Eu tenho um post chamado “quem é quem no seu filme?” sobre amizade. Não vou colocar o link aqui, mas se quiser ler, vai lá!

    R: Flavia, antigamente eu achava que amizade era o amor sem as cobranças, mas logo percebi que as coisas não são bem assim. :roll: Em tempo: obrigado pela bela citação de Nietzsche. Que, diga-se de passagem, está em um post que merece ser linkado aqui: “Quem é quem no seu filme?”.

  • http://trottolices.blogspot.com/ Trotta

    Muito bom o seu post, como sempre, Ina!

    Mas lembrei de uma história aqui do trabalho. Uma vez, uma dessas estagiárias fofuxas chegou saltitante de manhã e desejou a todos: “Olá pessoaaaaas! Um feliz dia do amigo pra vocêeeees”! Um colega nosso, com sua ranhetice de segunda-feira de manhã, respondeu com um sonoro “ah, ma vai se f*udê!”

    Desde então, nunca mais se comemorou este dia aqui na empresa. XD

    Abraço! E feliz dia do amigo!

    R: Tadinha da estagiária, Trotta. E você nem pra dar uma força para a incauta, rapaz! B)

  • Giovane

    Ah, é claro…Amigo eh aquele um que, quando alguem diz que você morreu ele xinga:

    -Filho da Puta! Não era pra ele ter morrido…

    R: Exatamente, Giovane. Aliás, fico curioso pra saber se esse tipo de conotação carinhosa para palavrões existe em outros países. A história de você “xingar” alguém de corno, puto do caralho e o escambau, e mesmo assim sabermos que são tratamentos extremamente gentis. :D

  • Giovane

    é isso ae Inagaki…
    Como sempre, excelente texto kra…
    t+

  • Anônimo

    Amigo também é aquela pessoa com quem você pode ficar em silêncio por um tempão, sem se sentir forçado a quebrar o gelo, porque não existe gelo entre amigos, só muda compreensão e entusiasmo compartilhado.

    Mas esse negócio que você disse de chamar o amigo de veado e dizer que pegou a irmã dele, que a mãe trabalha na zona, etc., é coisa exclusiva de amigo homem. Mulher diz para a outra: “Amiga, como seu cabelo está bonito, seu marido vai ficar louco”, enquanto pensa, “Que tragédia esse cabelo, não sei como ela conseguiu um marido tão fofo; eu que não dou essa sorte…”.

    R: Caro xará, imagino que alguém já tenha feito uma esquete ou rotina de stand-up comedy na qual duas amigas se encontram após algum tempo e dizem:

    - E aí, sua lésbica ninfomaníaca, como vão essas pregas?
    - Não tão arrombadas quanto as suas, sua vagaranha!

    De resto, é assinar embaixo, em cima e dos lados de suas palavras referentes ao silêncio confortável entre duas pessoas.

  • http://maroma.wordpress.com/ Marília

    Adorei a frase de Da Vinci!
    O texto ficou bom: falou de um assunto que dá margem a textos piegas, sem mimimi e uiuiui.

    R: Ufa. Espero ter mesmo conseguido escapar das armadilhas sentimentais, Marília. :D

  • http://www.chicorei.com.br Bruno Henrique

    Lindo texto e formas de palavra, parabens!

    R: Brigadão, Bruno. []‘s!

  • http://cabiriahannings.wordpress.com/ Lety

    Putz, vc não podia esperar mais dois dias para publicar esse post? To mto puta co muma mega mancada de uma amiga….

    Mto bom o post, não para mim hj… :)

    R: Lety, espero que esse imbróglio aí esteja resolvido até o dia 20!

  • http://twitter.com/prialves Pri Alves

    brilhante !

    R: Obrigado, Pri. Beijo!

  • http://www.soseriadosdetv.com Simone Fernandes Miletic

    Belo texto Ale!

    R: Muchas gracias, Simone. Um beijabraço!

  • Diego Goes

    Pronto, Inagaki…
    Você acaba de criar um texto maravilhoso para as pessoas fazerem uma apresentação no Power Point e enviar para outras trocentas pessoas.
    Vou apenas passar o link do texto para meus amigos e amigas. É mais fácil.
    Abraços!

    R: Valeu pelo feedback, Diego. Eu só espero que o pessoal não se inspire em seu comentário e transforme este post em Power Point nos mesmos moldes do que já fizeram com alguns outros textos meus. XX( Um abraço!

  • http://temperosdavida.blogspot.com Patricia

    Lindo post, alias, como sempre. Parabéns! Feliz dia do amigo pra ti e para os teus.

    bjs

    R: Obrigado, Patricia. Será que vamos ganhar presentinho? :P

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.