Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

Por Alexandre Inagakidomingo, 27 de setembro de 2009

Filho, árvore, livro… Amor

Joseph Campbell, em um trecho de “O Poder do Mito”, afirma: “A vida é dor; e o amor, por ser a mais intensa manifestação da vida, é responsável por nossas maiores alegrias e tristezas.” Não posso tirar essa definição da cabeça quando penso nas famílias que, ao sabem que um parente querido já não está mais neste mundo, consentem que seus órgãos sejam destinados a outras pessoas que necessitam deles.

Haverá um dia em que não estarei mais neste mundo. Não terei a oportunidade de ver as cores se digladiando no céu de um pôr-de-sol. De sentir o frescor de uma brisa no rosto, de ganhar horas conversando com amigos sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais, de ter o coração aquecido com a visão de um sorriso de mulher. Ao menos não neste corpo físico. Pensando sobre essas questões, uma pergunta me veio à cabeça: qual é o legado que deixaremos a este mundo? Há quem não dê a mínima, há que ache que sua permanência neste mundo será naturalmente continuada por seus filhos, há quem sonhe em perpetuar seu nome em uma praça, uma rua, um parque. Carlos Drummond de Andrade, em um soneto sobre essa questão, escreveu em um arroubo de humildade: “De tudo quanto foi meu passo caprichoso na vida, restará, pois o resto se esfuma, uma pedra que havia em meio do caminho.”

É inevitável recordar o chavão de que uma pessoa totalmente realizada é aquela que teve um filho, plantou uma árvore e escreveu um livro. Notem: são três atos que simbolicamente transcenderiam as limitações da minha existência física. Um filho asseguraria a transmissão de meus genes. Com uma árvore, perpetuo a vida em si mesma. E o livro garantiria a permanência de meus pensamentos. Mas tudo isso na teoria, é claro. Nada garante que meu rebento não poderia se tornar um misantropo egoísta e apolítico, que a tal árvore não tombaria no cocoruto de um desavisado ou que meu futuro romance não desembocaria num balcão empoeirado de encalhes. Recordo a excelente paráfrase de Stanislaw Ponte Preta sobre o assunto: “Tinha um filho, plantou uma árvore, o filho trepou na árvore, caiu e morreu. Só lhe restou escrever um livro sobre isso.”

Porém, à equação filho/árvore/livro acrescento um novo elemento, tão significativo quanto os anteriores: a doação de órgãos. É um gesto simples, mas capaz de salvar a vida de outras pessoas: basta avisar os seus pais, irmãos, esposa ou companheiro que você deseja que seus órgãos sejam destinados para doação. Uma atitude de amor, talvez a maior transcendência que podemos almejar neste mundo doido e por vezes sem sentido. E um ato heróico, no sentido cunhado por Campbell no livro que citei no primeiro parágrafo deste post, por ser capaz de salvar outras vidas.

Tenho poucas certezas nesta vida, mas uma delas é esta: amor é presença perene no coração. Porque há ocasiões em que dói, como se o coração fosse comprimido pela mão da ausência. Porém, penso que o amor será, sempre, um acalanto; a certeza de que existe alguma coisa além da fugacidade deste mundo, que seja capaz de perpassar o pó do qual viemos e ao qual voltaremos. Pois as pessoas que amamos permanecem em nossas lembranças. E, a cada instante em que evocamos um certo sorriso, um gesto de carinho ou o gosto ensolarado de uma tarde compartilhada de felicidade, elas tornam-se mais vivas ainda dentro de nós.

Amar é estender a mão aos que precisam. E falar de amor, para mim, é recordar a lição irretocável dos Beatles: “And in the end/ The love you take/ Is equal to the love you make.” Lembrando que, para cada fim, há também um recomeço.

* * *

P.S. 1: Dia 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. A fim de divulgar esta campanha a favor da doação de órgãos, eu e diversos outros nomes estamos compartilhando conteúdo com outros blogs. Visite o site da campanha para saber como se tornar um doador, avisar amigos e parentes sobre sua decisão e buscar mais informações sobre o assunto.

P.S. 2: Aos leitores que não visualizarem o post doado por Rafael Losso, cliquem aqui.

P.S. 3: O texto que escrevi para a campanha, intitulado “Filho, árvore, livro… Amor”, foi publicado no blog Viva, de Tatiane Ribeiro. Outros blogs que estão participando da campanha: A Partir de 1,99, Amálgama, Avenida de Escândalo, Blog da Luisa, Blog do Maestro Billy, Blog do Rafa, Casa da Gabi, Dica do Dia, Haznos, Homem na Cozinha, Minas de Ouro, Não 2 Não 1, Papo Econômico, #prontofalei e Vi Shows.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Pingback: Doar não é um tabu | Pensar Enlouquece, Pense Nisso

  • http://portal.saude.gov.br Ministério da Saúde

    Alexandre Inagaki,

    Para ser doador de órgãos é fundamental avisar a família. Só os familiares podem autorizar a doação após a morte. Não é preciso deixar nada assinado.
    Incentive as pessoas a fazer doação de órgãos. . Saiba mais sobre o tema aqui: http://bit.ly/cHLx34
    Conheça outras comunidades do Ministério da Saúde:

    Orkut:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94565022

    Facebook:

    http://www.facebook.com/group.php?gid=111577465546418&v=app_2392950137#!/group.php?gid=111577465546418

    Para mais informações:
    [email protected]
    Ministério da Saúde

    R: Obrigado pelas informações valiosas. Um abraço!

  • http://supertech-comp.com.br Supertech

    Deveria ser obrigatória a doação de orgãos, ainda mais se for político.
    Eu sou doador com certeza, calma calma esperem eu morrer pelo menos :)

  • http://twitter.com/marcos_aurelio Marcos Aurélio

    Ina, sei que não está relacionado ao assunto, masdá uma olhada nesse texto que está de fato hilariante. É o melhor sobre Halloween que eu li so far: http://hiperatividadecerebral.blogspot.com/2009/10/historia-do-halloween.html

    R: Valeu pela dica de leitura, Marcos Aurélio. []‘s!

  • http://www.cybelemeyer.com.br/falandosobre cybelemeyer

    Olá Inagaki, tudo bem?

    Vim te convidar para participar da Blogagem Coletiva “Educação Financeira Infantil”. Como educadora me preocupo muito com os valores, ou a falta deles, que são passados para as crianças. Criança é um ser em formação e os atos que vivenciam podem ser incorporados na construção da sua identidade sendo fundamental na postura que terá durante a vida.
    Participe ajudando a formar a real concepção sobre a Educação Financeira Infantil.
    URL http://migre.me/a6ab Registre sua participação nos comentários
    Não deixe de pegar o selinho.

    Conto com você!
    Abs
    Cybele Meyer

  • http://www.viannamudancas.com.br/transportes.htm Transportadora

    Este assunto sempre foi polemico, tem gente que nao quer ser enterrada sem os orgaos pq acha que vai usá-los dp!! Pessoal, parem e pensem, a doaçao de orgaos , além de ser uma atitude nobre, pode salvas ALGUMAS vidas !! COm apenas um corpo é possivel salvar mais de 10 outras vidas… sejamos altruistas, por favor !

  • http://lagrandrepubliquebananiere.blogspot.com/ Mário

    Pô, galera, vê se doam!

  • Myrthes Augen

    Os médicos vão doar os transplantes ou as famílias vão ser obrigadas a vender jóias, casa e carro para pagar a cirurgia? O problema é que o mais importante, o orgão, é de graça, o que não acontece com relação A operação em sim. Médicos vamos doar cirurgias!

  • http://pensarenlouquece.com/2009/09/27/dia_nacional_da_doacao_de_orgaos_e_tecid/ Andre Henrique

    Onde vocÊ quer chegar?O que você quer fazer um adolescente desinteressado refletir?

    É um otimo artigo mas infelismente não existe muita gente cabeça que se interesse mais do que moda e televizão.O mundo delas se resume a isso.

    Que tal mudar o pensamento delas sobre isso, tocando nesses assuntos e mostrando como suas mentes estão fechadas é o melhor caminho para deixa-las abertas.

    Se tentar fazer logo uma menssagem assim ninguem vaai ler e se importar. Que tal pensar nisso?

    R: Comentário sem pé nem cabeça, André. Qual a sua brilhante sugestão para conscientizar pessoas que só se interessam em moda e “televizão” (sic), de acordo com o seu raciocínio?

  • http://www.intervisao.zip.net Jayssa

    Olah, adorei seu blog te linkei no meu , e gostaria que vc colocasse meu link ai tbm
    Abracos

  • http://www.detetiveparticular-online.com.br Detetive Particular

    Sou a favor tanto da doação de órgãos como pesquisas com células tronco.
    Pricila

  • Edson

    Sou do interior de São Paulo.
    Essa semana perdi uma cunhada muito querida.No momento em que foi constatado a morte celebral o marido dela foi informado. É claro que imediatamente os médicos perguntaram a respeito de doação. Eu concordo com a doação assim como sou doador.
    Mas infelizmente os médicos e pessoas que trabalham nessa área não estão preparados para falar com a família (é claro que não são todos) mas fomos infelizes de sermos recebidos por um médico de nome Rodrigo ( frio e sem nenhum respeito com a família) meu cunhado ficou indignado da maneira como ele falou e queria desisti. Eu fui um dos que tentei convece-lo da importancia de salvar vidas e que infelizmente para sua esposa não existia mas nada a fazer a não ser a doação para que com a nossa trizteza outras famílias voltassem a sorrir e quem sabe até uma mulher que estivesse lutando pela vida para não deixar os seus filhos sozinhos. Pois minha cunhada deixou 4 filhos. gostaria que vcs que estão mais a frente dessa luta que eu acho que não pode parar, por favor lute para que bons profissionais sejam capacitados e que o sofrimento dos famíliares seja menor. Só para vcs terem uma ideia da demora a documentação foi assinada pela família as 22:30 mais ou menos no dia 9 de outubro com uma promessa de que a equipe chegaria por volta das 1:30 da manhã. Só froam aparecer no hospital as 9:00 da manhã o corpo só foi liberado as 16:00 da tarde, sendo assim a família teve que passar mais uma noite de dor e sofrimento. Por favor lutem pela doação mas respeitem os famíliares.
    Um grande abraço.
    Edsom Morro Agodo, São Paulo.

    R: Olá, Edson. Sinto muito pela sua perda. E obrigado por compartilhar a sua história, que fala por si só. Um forte abraço!

  • http://www.imoveis-zonasul.com zona sul

    o blog é legal, mas esse “fala que eu te escuto” rsrs

    Fernanda

    R: Ah, é que não resisti em fazer uma piadinha com aquele programa infame da Igreja Universal. B)

  • http://www.motoboy-entregas.com Motoboy

    Ainda bem que a internet nos proporciona esse espaço para que possamos divulgar as boas causas.

    Maria

    R: Spam, mas enfim. Deixo essa passar, vai. ;)

  • http://www.vidrotemperado-vidros.com Vidro Temperado

    Temos que estar sempre lembrando sobre essa campanha que deve ser feita o ano inteiro.
    Bruna

  • http://www.canilvolker.com.br Rottweiler - Lulu da Pomerânia - Spitz Alemão

    Também sou a favor da doação.
    Deborah

  • http://www.hotmastersound.com.br Durva

    Aquele que não doa (órgão, tecidos, sangue), talvez se ache a parte de qualquer doença, todos nós somos passiveis de um dia precisar de doação, até quem não é doador.
    SOU DOADOR.

    R: Perfeito, Durva. Obrigado pelo comentário!

  • http://www.blogopolis.com.br Jottae

    Pois é. Eu sou um doador, e sempre falei isso pra minha família. Acho muito importante a pessoas conversarem que são doadores. Também vou divulgar essa idéia. Na verdade eu tenho um projeto de criar um blog com dicas e notícias de coisas em relação ao meio ambiente, preservação e tudo o mais que possa fazer o mundo um lugar melhor. São projetos mas logo vão sair. Afinal, não é só no dia 27 que pessoas precisam de orgãos, assim como a doação de sangue e outros exemplo de soliedariedade. E esta idéia de doar um post foi muito criativa e legal. Devemos sim ser menos egoístas, não somente em relação a vida e a doação, mas na blogosfera também.

    R: Jottae, mantenha-me a par desse seu projeto, pra que seja linkado por aqui. Um abraço!

  • http://www.cult-space.blogspot.com/ Cristie

    Boa Noite, Inagaki!
    Parabéns pelo blog, curti muito seu trabalho. Quero te presentear com o selo ‘Vale a pena ficar de olho nesse blog!’. Por favor, dê uma passada no meu blog e confira.
    Beijosssss

    R: Cristie, obrigado pela referência. Um beijabraço!

  • http://didimocolizemos.wordpress.com bruna beber

    inaga, não tenho mais seu e-mail que vale, então queria te convidar ó

    http://didimocolizemos.wordpress.com/2009/09/28/lancasp/

    se puder apareça, beijo grande

    R: Ôpa, valeu pelo convite, Bruna. Fica o convite estendido a todo mundo que me lê: recomendo. Em tempo: meu email é [email protected] (aquele do UOL está infestado de spams, nhé!).

  • http://www.cenadois.blogspot.com luiz penna

    O blog é muito bom. Tanto é que fiz um link dele no meu. Um grande abraço.

    R: Valeu pelo feedback, Luiz. Um abraço!

  • http://www.amalgama.blog.br/09/2009/transplante-de-posts/ Amálgama

    Transplante de posts
    Hoje comemora-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Com orgulho, o Amálgama é um dos blogs que participam da campanha da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) pela conscientização sobre a importância de ser doado…

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.