Dia dos Namorados ou Valentine’s Day?

Por Alexandre Inagakiterça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Por que o Dia dos Namorados é comemorado dia 12 de junho no Brasil, enquanto em países como os Estados Unidos e a maior parte da Europa (incluindo Portugal), o Valentine’s Day é celebrado em 14 de fevereiro?

Reza a lenda que 14 de fevereiro foi o dia da morte de São Valentim, bispo que, na época em que o Império Romano era comandado por Cláudio II, celebrava às escondidas casamentos de jovens apaixonados, em tempos nos quais o imperador havia proibido matrimônios por crer que homens solteiros eram melhores guerreiros. Ao ser descoberto, Valentim teria sido preso e condenado à morte. Essa história, que consta na Wikipedia em português, foi no entanto colocada em dúvida pela própria Igreja Católica, que em 1969 deixou de celebrar seu dia pela falta de provas da sua existência (o verbete em inglês da Wikipedia, bem mais completo, narra toda essa controvérsia).

No Brasil, a história é bem mais simples e objetiva. O publicitário João Dória recebeu um briefing da Clipper, loja de departamentos paulistana que queria aquecer suas vendas durante o mês de junho, um dos mais fracos para o comércio na época. Dória teve a boa sacada de criar o Dia dos Namorados em 12 de junho, justificando essa data por se tratar da véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. E assim, a fim de marcar sua invenção, encomendou uma enorme faixa que foi estendida em frente à loja, com um singelo slogan:

Não é só de beijos que se prova o amor”.

Ok. Abstraindo-se esta origem pouco romântica da data no Brasil, o fato é que o pretexto é bom. E pouco importa que seja Dia dos Namorados ou Valentine’s Day. Afinal, uma celebração como esta merece ser comemorada com um ato que dispensa palavras e traduções: o beijo, descrito pelo filósofo francês Jean Rostand como “um segredo que se diz na boca e não no ouvido”.

A propósito, não tenho a menor ideia de por que o Dia Mundial do Beijo é celebrado no dia 13 de abril. De qualquer modo, a verdade é que casais apaixonados independem de ocasiões ou pretextos para se beijarem. Cito aqui os versos certeiros do Mestre Carlos Drummond de Andrade:

O dia dos Namorados
Pra mim é todo dia.
Não tenho dias marcados
Para te amar noite e dia.
O dia 12 de junho,
Como qualquer outro, diz
(e disso dou testemunho)
Que contigo sou feliz.”

A cena clássica do beijo em A Dama e o Vagabundo, desenho da Disney.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Ana Luiza

    Reza a lenda que o Dia dos namorados é em junho porque o Valentine’s day bate com o carnaval!

  • Pinheiro

    Pô … apaixonado de novo?
    Cê tá foda ein ….

  • juliana da silva

    adore esse texto muito lindo

  • Felipekroetz

    o dia dos namorados é celebrado em 12 de junho por fins comerciais, ja que agora tudo é voltado para o carnaval aqui no brasil, aliás, todas as datas, dias dos pais, dias das mãe, dias das crianças, páscoa, natal, enfim, todas as datas são voltadas para esses fins…notem que todas elas estão distantes umas das outras, assim o comércio nunca fica em baixa…e a maioria das pessoas pensando que eles estavam dando algum valor para as pessoas, o importante é tu consumir, e é isso que tu vale, como “poder de consumo”…ae alguem pode me dizer, é mas todos precisamos consumir, sim, precisamos, mas apenas aquilo que realmente necessitamos, querem dar algo as pessoas que vocês amam?…deêm carinho, compreensão, amor…abraços e beijos todos os dias, sejam companheiros, leais, não possuam as pessoas que vocês amam com presentes, isso é comprar elas. Não COMPREM a pessoa que você ama com presentes, coisas ela mesmo pode comprar, e se for o caso de comprar algo, comprem juntos, ou compra algo em raros momentos, que aí aquilo que tu comprar irá ter muito mais valor.

  • niccole

    neh,neh…Prestem mais atencao no que esta escrito;;;;Parece nao sei…..

  • Pingback: A vida das fãs de Adele ontem.

  • http://luluonthesky.blogspot.com/ Lulu

    Parabéns pelo post Inagaki. Essas datas são meramente comerciais e servem para impulsionar as vendas. Já conhecia a história tanto do São Valentim, quanto da data no Brasil. Acredito que não precisa de uma data exclusiva para você demonstrar afeto à alguém. Seja namorado(a), mãe, pai, criança, etc. 
    Quando você ama, você demonstra e consequentemente presenteia.
    Hoje também é celebrado Dia da Amizade e é bem comum enviar cartões e dar presentes aos amigos na Europa.
    Big Beijos

    • http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki

       Lulu, essas datas comemorativas são curiosas. Eu vi essa história do Dia da Amizade, mas você sabe que existe o Dia do Amigo, que é celebrado todo dia 20 de julho? Já escrevi um post sobre essa data: http://pensarenlouquece.com/o-dia-do-amigo/

  • http://twitter.com/izzynobre izzynobre

    “…foi no entanto colocada em dúvida pela própria Igreja Católica, que em 1969 deixou de celebrar seu dia pela falta de provas da sua existência”

    A Igreja Católica abandonando tradições por falta de evidências que dêem embasamento a elas? Ih, se a moda pega…

  • Pingback: O amor como esporte | Fut n Roll

  • http://www.mistertube.com.br/ Tolstoy

    Bacana o post Inagaki! Abraços!!

  • http://www.facebook.com/vivoverde Daiane Santana

    AEHHHHHHHHH Inagaki, que lindo texto =D 
    Bom, queria eu ter alguém (que conheci na Campus Party) para poder agora me enamorar, ou quem sabe pelo menos uns amaços rsrs Mas enfim… eu fico com a citação de Drummond >.<

  • Tommy Beresford

    Não esqueçamos da mania, superstição, crença ou simpatia, como queiram, de se colocar o pobre do Santo Antônio de cabeça para baixo na véspera do dia para arrumar namorado, marido ou similar. Aliás, daria um bom post (talvez não aqui, num de meus blogs bizarros) sobre a farta variedade de “busco esposo” espalhada pelo país. :)

    Um abraço
    Tommy
    http://cinemagia.wordpress.com

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1044126962 Ricardo Rayol Braga

    O dia dos namorados aqui é no dia 12. Imagino que colocou dia 13 de propósito para saber quantas pessoas “curtem” o que publica sem terem lido ou ter a menor idéia do que está falando.

    • Carlosalbero123

      Parece que foi você quem não leu e tem a menor ideia do que está falando, já que o dia 13 postado pelo autor, referiu-se ao dia mundial do beijo, que data-se no dia 13 de abril.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001353528504 Andressa Sousa

    O dia dos namorados é dia 12 de junho.
    ;)

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.