Aqui é o meu lugar, eu vim

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 06 de agosto de 2008

O ano era 1993. Após ter passado quatro anos sem gravar um álbum de canções inéditas, Chico Buarque pensou que havia perdido a mão para compor. O fato de ter dedicado boa parte desse hiato musical escrevendo seu primeiro romance, Estorvo (publicado em 1991), fez com que ele tivesse perdido o hábito de pegar o violão e compor novas letras e melodias com a naturalidade de outros tempos. E, se antes os acordes vinham quase que de bate-pronto, dessa vez a busca pela inspiração musical foi acirrada; versos e sons surgiam meio que arredios, como um gato de estimação que não lhe vê há tempos e arranha suas mãos na primeira tentativa de carinho.

Porém, ninguém se torna um Chico Buarque à toa. Após algumas semanas de labuta, eis que o Mestre compôs uma nova fornada de canções registradas no álbum Paratodos, metaforizando todo o tempo que passou distante da música em “De Volta ao Samba”, na qual diz: “Pensou que eu não vinha mais, pensou/ Cansou de esperar por mim/ Acenda o refletor/ Apure o tamborim/ Aqui é o meu lugar/ Eu vim”.

É mais do que evidente que estou muito longe de ser um Chico, pobre de mim. Mas busco identificação em seus versos para dizer aos leitores deste blog que, sim, eu voltei. E tomo mais uma vez emprestadas as palavras do filho de Sérgio Buarque de Holanda para marcar a retomada das atividades deste recanto virtual, cantarolando: “Eu sei que fui um impostor/ Hipócrita querendo renegar seu amor/ Porém me deixe ao menos ser/ Pela última vez o seu compositor”. ;)

* * * * *

Alexandre Inagaki by Richard.19 dias se passaram desde a última atualização deste blog, e muita areia escorreu nas ampulhetas do tempo. Por exemplo, no dia 27 de julho fiz aniversário. Eu, que vexaminosamente sequer consegui responder a todos os recados que deixaram em meu perfil no Orkut, não poderia no entanto deixar em branco um presente feito pelo meu leitor Richard de Almeida: a ilustração ao lado, na qual ele conseguiu obter a façanha de me deixar com uma cara simpática, sensacional! B) Também não posso deixar de agradecer a um dos casais mais cativantes que conheço: Maestro Billy e Mellancia, que gravaram para mim um CD com alguns dos melhores standards da música popular americana. Também ganhei presentes sensacionais do pessoal da Polvora! e da senhorita Carvoeiro. E, é claro, last but not least: obrigado, minha namorada, pelo iPod verde-Guarani que recebi com tanto carinho! :D

Ser lembrado em ocasiões especiais é sempre bacana, mas uma coisa eu dispenso sem maiores cerimônias: ver pessoas cantando “Parabéns Pra Você” em público. Toda vez que fizeram isso para mim o impulso inicial que eu tinha era de me esconder debaixo d’alguma mesa. Luis Fernando Veríssimo, talvez o tímido mais notório que conheço, explica quais os pensamentos que acometem uma pessoa feito eu quando se vê flagrado como o centro das atenções: “O tímido vive acossado pela catástrofe possível. Vai tropeçar e cair e levar junto a anfitriã. Vai ser acusado do que não fez, vai descobrir que estava com a braguilha aberta o tempo todo. E tem certeza de que cedo ou tarde vai acontecer o que o tímido mais teme, o que tira o seu sono e apavora os seus dias: alguém vai lhe passar a palavra”.

* * * * *

Polvora! Consultoria de comunicação em mídias sociaisAliás, eis algo importantíssimo que ainda não compartilhei com os leitores deste blog: tornei-me diretor da Polvora!, consultoria de comunicação em mídias sociais que surgiu com o objetivo de aproximar empresas e hubs de internet. Tenho trabalhado muito nestes últimos meses, mas felizmente estou na companhia de uma equipe talentosa e competente, integrada por Mário Soma, Edney Souza, Gustavo Jreige, Jair Tavares, Carlos Tesore, Alexandre Fugita, Cláudia Midori, Paulo Alkmin, Fernando Souza, Marcelo Hernandes, Talita Mariano e Tiago Cordeiro. Nada como trabalhar ao lado de gente fina, elegante e sincera. B) Maiores detalhes sobre as atividades desenvolvidas pela Polvora! Comunicação estão disponíveis em nosso site, canal no YouTube, perfis no Flickr, Twitter e SlideShare ou falando diretamente com a gente. ;)

* * * * *

A propósito, durante este tempo todo também andei escrevendo na revista Pix, no Pop Cabeça, no MySpace da Nokia e no Colectivo da Kuat, além de participar do Braincast TV ao lado de Carlos Merigo, Cris Dias e Alexandre Maron. Ah, também apareci na edição do Estadão no domingo passado, na coluna de Gustavo Miller no caderno TV & Lazer, indicando dois dos meus vídeos prediletos no YouTube. Já dediquei algumas linhas sobre um deles, que mostra a vitória de Ayrton Senna em Interlagos em 1993. O outro vídeo é uma pérola que provavelmente jamais conseguiria rever se não fosse pelo YouTube: a abertura da minissérie Tudo em Cima, exibida pela Rede Manchete em 1985. Atentem para o pouco usual scroll em horizontal nos créditos, a citação a Cidadão Kane e as imagens do Rio de Janeiro naqueles tempos em que o caso Baumgarten (do qual 70% dos leitores deste blog provavelmente nunca ouviu falar) ainda repercutia nas altas esferas do p(h)oder.

Em breve também escreverei uma coluna semanal no Yahoo! Posts, do qual sou um dos consultores. Gilberto Knuttz e Ian Black dão maiores detalhes acerca do projeto.

* * * * *

Citei Leminski em meu Twitter, e volto a transcrevê-lo aqui: “Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além”.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://ishangche.com/home/space.php?uid=3933&do=blog&id=11762 Shaunda Bittick

    Wow! This could be one particular of the most helpful blogs We have ever arrive across on this subject. Basically Great. I am also an expert in this topic so I can understand your hard work.

  • http://www.noachspace.com/user/blogs/view/name_folomake/id_82981/title_let-the-bazaar-research-abstracts-will-be/ Jeannetta Spellman

    I read your article a couple of time so I could be sure I took in all the points. I¡¯m in agreement with you on a lot of this content.

  • http://howtoburnfatfastest.blogspot.com how to burn fat

    I’m often to running a blog and i really respect your content. The article has actually peaks my interest. I am going to bookmark your web site and hold checking for brand spanking new information.

  • http://www.doveabove.com/health-well-being/muscle-building/electric-ab-belt-different-types Sue Cessna

    I have to express some thanks to you for rescuing me from this condition.

  • http://www.kuznia.zgorzelec.pl Studio

    I really like gathering useful info, this post has got me even more info! .

  • http://linuxforum.com/profile/?u=56231 trade in game value

    All that is relevant is that Gears of war three kicks off in just over a week

  • http://zinganobjjkids.com/ zinganokidsbjj.com

    I do not even understand how I stopped up right here, but I assumed this put up was once great. I don’t realize who you’re however definitely you’re going to a well-known blogger for those who aren’t already ;) Cheers!

  • http://hairglaze.net/ hair glaze

    Sweet web site, super layout, real clean and apply friendly.

  • http://www.la-nutrition.org Pileje

    And nothing about DSK ? ;)

  • Andréa Trompczynski

    Alexandre, você não dorme? Haha, o blog está muito bom, ri muito com a Samara e amei a citação do Leminski. Péra, vou ler mais. Oba! Os links estão ótimos, olha, o Rafael Galvão, adoro ele. Ah Deus, é hoje que passo trocentas horas no computador, eita. Atrasada!

    R: Dormir é para os fracos, Andréa. Ou para aqueles com olheiras sobrepondo-se umas às outras… ;)

  • cintia

    oi o daniel eu não sei ele é meu irmão mais parece comigo eu ficava ele disse: cintia vc é meu irmã agora eu chorei pensando ele depois comcou fala comigo?

  • http://www.jornalistaterraqueo.blogspot.com Luís Pereira

    PQP Inagaki!!! Se toda vez que você ficar um tempo sem escrever aqui e voltar com um texto desse, a licença está concedida. Você é foda, muleque!!!

    R: Não chego a tanto, Luís. Mas valeu, do jeito que minha vida anda atualmente eu realmente preciso de licenças como essas, he he!

  • http://www.ocabulosodestino.net Israel Barros

    Sabe qu’eu vi o Chico Buarque semana passada na praia em Leblon? Era de manhã e a praia estava deserta. Ele fez cara de quem não queria ser reconhecido.

    R: Caro Israel, se eu fosse o Chico também procuraria sair desapercebido. Meio utópico o desejo, mas enfim…

  • http://www.delinquente.blogger.com.br ari almeida

    Sejamos inconseqüentes.
    Nosso tempo foi estuprado. Seríssimas seqüelas podem ser verificadas. Nosso tempo está impotente e inseguro. Para termos a impressão de dominá-lo temos que fragmentá-lo, esquadrinha-lo e utilizá-lo racionalmente tendo em vista sua mais alta eficiência. O atual estado clínico do tempo nos induz a sermos criaturas conseqüentes.
    Nosso tempo tem fronteiras. Muito rígidas por sinal. A ousadia de ultrapassar essas fronteiras pode trazer sérias conseqüências para os pobres seres conseqüentes. Qualquer um que queira viver seu tempo sem fronteiras, sem limitações, estará condenado sob o argumento duvidoso da produtividade.
    O tempo é medido e calculado e nossa vida dura ¿tantos¿ anos. As infinitas possibilidades de uma vida, a estupenda magnitude desta ocorrência é limitada a ¿tantos¿ anos e o que se produziu em duvidosíssimos termos materiais.
    O tempo nos preocupa. O tempo reclama e grita em nossos ouvidos. Ele está preso e está sendo violentado. O tempo não urge: o tempo urra e se debate na jaula.
    O tempo acuado esmaga e estraçalha os pobre seres conseqüentes.
    Vamos acordar e reagir: vamos ser inconseqüentes (e ainda assim e cada vez mais, amar).

  • http://www.fapcom.com.br/fapcom/simposio/ FAPCOM

    Gostaria de convida-lo para o 3° Simpósio Internacional de Comunicação na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.
    A FAPCOM apresenta para o Simpósio deste ano os temas de Comunicação Digital, Mobilidade, Web 2.0, Ambientes Inteligentes e Mobile Learning.
    A inscrição é gratuita, para participar basta trazer 1kg de alimento não perecível.
    Link para informações: http://www.fapcom.com.br/fapcom/simposio/

    Também agradeceríamos se você repassasse para os seus colegas que também tem interesse nessa área.
    Obrigada pela sua atenção, e contamos com você.

  • http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia

    Oi Alexandre!!

    Só passei mesmo para poder deixar um abraço atrasadíssimo pelo seu aniversário, espero que este ano pessoal que começou só venha a confirmar seu mantra pessoal de que “a vida é boa e cheia de possibilidades” (pela sua hiperatividade, tenho a impressao de que isso já está garantido).

    Felicidades!

    R: Cíntia, creio que todo dia é dia de se dar e receber abraços, que não têm prazo de validade. Portanto, brigadão e um beijabraço de desaniversário para a senhorita! :P

  • http://bblocodenotas.blogspot.com Bruna

    Reapareceste! Fico contente!
    E parabéns por mais um ano. Sim, a congratulação está atrasada, mas tua postagem não foi das mais rápidas, também! hehe.

    Bom retorno ;]

    R: Oi Bruna, congratulações são diariamente bem-vindas, he he! Um abração e obrigado pelas suas palavras!

  • http://o2uisque.blogspot.com/ bituca

    olá, cara. bem, sabendo que tudo o que é ruim aparece, cá estou de novo. vim te avisar em deferencia e admiracao. um abraço.

    R: Bituca, ao menos um consolo para um ano no qual até a Dercy morreu! Mas me chamou a atenção o aviso do Blogger de que seu blog possui conteúdo adulto. Ivanhoé ressurgiu em cenas explícitas? Aquelabraço.

  • http://www.avidasemmanual.blogspot.com Patricia Daltro

    Rapaz, fazendo tanta coisa junta, fica a pergunta: será que aceitaria ser agraciado com o Prêmio Dardo? – estou em busca da origem dele, se souber, é só falar.

    De qualquer maneira, indiquei seu blog e mais alguns para o prêmio. Se aceitar, é claro.
    abraços,

    R: Olá Patricia, já houve uma vez na qual tive a pachorra de rastrear a origem de prêmios como esses que volta e meia são difundidos aqui na blogosfera, quando escrevi o post “O ‘meme’ do Thinking Blogger Awards”. Anyway, agradeço por você ter tido a generosidade de lembrar do meu blog. Um abração!

  • http://www.ouseseridiota.blogspot.com João Pedro

    Por alguns dias assustou seus leitores, Inagaki!

    Se esse blog aqui pára, o que será da Internet?

    Dammit!
    Se bem que cê tem 300 colaborações, né… enfim.

    R: João Pedro, o Pensar Enlouquece é meu recanto. Mas volta e meia me chamam pra participar de algum outro projeto bacana na internet, e não dá pra resistir a certos convites. Tô sempre por aí. :D

  • Ana Moutinho

    Inagaki, enfim de volta!
    Conheci teu blog tem pouquiiiissimo tempo. Estava esperando teu retorno pra poder deixar um comentário (tá certo que vc voltou já tem uns dias, mas tava sem tempo pra comentar aqui…)De qualquer forma me contentei em ler postagens antigas, e putz, SHOW DE BOLA! aeuhaeuha ;D
    Deve ser coisa de japoneses e afins hehe (sou uma Sato) =p

    Aaaanyway parabéns aee e continue com o teu sucesso!
    ;*

    R: Oi Ana, brigadão pelo seu comentário! Na falta de posts novos, você fez bem: tem bastante post nos arquivos para serem redescobertos, he he. Um beijabraço e valeu pela participação!

  • http://www.inspirarme.com/ Emanuel S.

    Eu tenho certeza que ainda tem mais histórias pra contar durantes esses dias… Esse texto tá parecendo Trailer de filme Asiático… LoL

    Um forte abraço,

    Emanuel S.

    R: Emanuel, às vezes acumulo mais histórias do que livro de conto de fadas. Mas, sacumé, nestes tempos de informações pulverizadas, elas acabam se espalhando por Twitter, Facebook, outros sites e redes sociais por aí. Aquelabraço!

  • http://www.crissimon.wordpress.com Cris Simon

    Concordo com a Aline, Inagaki. Tu tens naturalmente uma cara simpática : )
    A ilustração ficou bem bacana.

    E, ah, sobre pessoas QUERIDAS cantando “parabéns a vocêee…”. Bah, vontade de encolher, me esconder debaixo da mesa, fazer qualquer coisa que possa me tirar do recinto. Nessas horas o teletransporte seria uma excelente saída a francesa.

    Vim agraceder-te o link na seção Blogs da Semana. Sinto-me lisonjeada : )
    Beijo!

    R: Valeu pelas palavras, Cris. Ah, e o teu link foi mais do que merecido. Quanto a aniversários (e quaisquer outras ocasiões sociais), minha opção é sempre pelas saídas à francesa. ;)

  • http://carlosguitar1.blogspot.com carlos guitar

    Japaraguaio, já sei: Você deve estar nas Olimpíadas de Pequim e vai voltar com uma cobertura daquelas, fala a verdade !

    R: Quem me dera, Carlos. Um dia ainda realizo o sonho de ver os Jogos Olímpicos in loco!

  • http://www.cozinhapequena.com Leandro

    Ina, pensei até que havia acontecido alguma coisa!

    Não me lembro de uma sumida dessas…

    Notei que o Yahoo Posts! não tem uma categoria “culinária”… será que…

    ah, você já teria pensado nisso!

    Leandro
    http://www.cozinhapequena.com

    R: Leandro, a lista inicial de blogs do Y!Posts será ampliada, e certamente indicarei mais e melhores blogs para reforçar o time inicial, inclusive de culinária. Aquelabraço!

  • http://ideiasnajanela.blogspot.com Kandy

    Eu continuo sem palavras, mas, em se tratando de você, algumas eu resgato: que bom que voltou. Eu estava com saudades! :o)

    R: Que bom que você destinou algumas palavras para deixar este comentário, Kandy. :D

  • Anônimo

    eita, quanta coisa, meu deus! perdi a inauguração da nova empreitada, mas te deixo aqui todos meus desejos de boa sorte (como se fosse necessário…)

    um beijo!

    R: Simone, os desejos de boa sorte de uma pessoa querida como você nunca são desnecessários. :D

  • http://oleitoresseidiota.wordpress.com André

    Atrasadamente, desejo feliz aniversário. Agora, retomando o tema da postagem, ando meio assim em relação a meu blog. E olha que já teve gente perguntando quando vai ser a próxima postagem. É, parece que tem gente mesmo que quer ao menos um libelo novo que seja contra o tratar o leitor como idiota. O duro é que o escriba não tem idéia de como fazer essa. E olha que a última postagem teve até fotos inéditas e de autoria deste que escreve estas mal-traçadas linhas.
    Ainda nessas histórias de desenhos, acho que até agora, só mesmo eu consegui me retratar bem, e no caso, via South Park Studios. Todo mundo que olha o bonequinho que fiz acha que está minha cara. Em matéria de desenhos, notei uma coisa: não saio bem se me retratam em estilo mangá. Não sei o que é. Será que meu nariz é grande demais para ficar bem retratado como um risquinho? Ou meus olhos são fundos em excesso? Se alguém topar o desafio…

    Sobre aniversários, houve época que eu não gostava de reunir o pessoal. Aliás, muitas vezes fiz questão de que meu aniversário passasse incógnito. Hoje em dia é o contrário: sempre tento juntar as pessoas e chego a ficar chateado se elas não vão. Em meu último aniversário, convidei umas 20 e só umas três foram. Algumas deram desculpas convincentes. Outras me soaram como esfarrapadas e acabo ficando meio chateado de ouvi-las.
    Por fim, não vou querer jogar a auto-estima do dono deste blog para baixo, mas ontem vi um cara que era “como o pato, que é um animal aquático e gramático” (Vicente Mateus). Comandava as pick-ups, bem como um pequeno batalhão de gente dançando uns balanços black daqueles nervosos seguindo seus passos de incrível destreza. E ainda por cima, bailava um samba-rock na maior das finezas. Seu nome: DJ Yoshida, cujo físico fazia pensar como seria se Tim Maia tivesse nascido na Liberdade… sim, virou uma constante daquelas em minha vida eu ver nisseis, sanseis e não-seis bons de dança. A surpresa desta vez foi ver um cara dando aqueles passinhos que seriam típicos de Metrô São Bento. E eu não conseguia acompanhar os muitos saracoteios do cara. Chegou uma hora que desisti e só fiquei vendo a arte…

    R: André, de fato constatei que, em termos de atualizações no blog, você consegue ter um ritmo até mais bissexto do que eu; tudo na vida é uma questão de parâmetros. Vamos ver se o senhor consegue superar a barreira de um post por mês, hein? Com relação a aniversário, estou na fase de desejar que as passagens de ano permaneçam incógnitas, e creio que isso não mudará tão cedo. Quanto a japas mandando bem nas danças, desde meus tempos de colegial no Bandeirantes já via colegas meus de etnia com uma destreza e ginga invejáveis. O problema eu creio que é pessoal mesmo, fazer o quê? Talento é nato, com o tempo a gente até aprimora uma e outra coisa, mas looooonge de se tornar um Michael Phelps das pistas de dança…

  • http://ummetroquadradodearteporfavor.blogspot.com/ Patrick

    Olá…cheguei até aqui e gostei. Principalmente do título. Continuemos pensando, então! Abraço.

    R: Prossigamos pensando, Patrick. Na mesma levada do Leminski, que em outro poema escreveu: “Andar e pensar um pouco,/ que só sei pensar andando./ Três passos, e minhas pernas/ já estão pensando./ Aonde vão dar estes passos?/ Acima, abaixo?/ Além? Ou acaso/ se desfazem ao mínimo vento/ sem deixar nenhum traço?”

  • http://www.projeto123.com/blog Rafael Salomão

    Queria saber o que acha dessa matéria?
    http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082008/06082008-31.shl

    Abraço e Parbéns pelo blog.

    R: Olá Rafael, creio que essa história ensina algo importante: não aceite balas nem links misteriosos de estranhos. Em especial de perfis claramente fakes como o da Kelly Key retratado na matéria da Info. O problema, ao contrário do que o entrevistado afirma, não está nas redes sociais, e sim no comportamento de usuários que clicam em qualquer coisa que encontram, seja em e-mails supostamente enviados por um banco ou pela Receita Federal, seja no Orkut, Twitter ou Via6.

  • Bel

    Ale,

    Feliz aniversário!!!!
    Demorou, mas voltou…apesar de não gostar muito das tendencias tropicalhistas, incluindo o chico (um dos poucos da MPB que não gosto) gostei da forma anunciada da sua volta..
    No mais, parabéns pelo promoção e aproveitei para visitar entender/conhecer o POLVORA. Gosto de pesquisar tendencias da midia social e da difusão da informação interferindo na cultura….massssss, isso é papo pro dia inteiro!
    Feliz aniversário (atrasado)!!
    bjus

    R: Oi Bel, bacana saber que você andou visitando o site da Polvora! Querendo trocar mais idéias e informações sobre o mercado, basta escrever. :D Um beijabraço pra ti!

  • http://2009.ater.com.br ATer

    e essa sua caricatura aí? fez aonde? gostei dela..

    R: Ela foi feita pelo Richard de Almeida. Clique aqui para acessar seu perfil e entrar em contato com ele.

  • Ana Paula

    Isso é que eu chamo de um intervalo produtivo!
    Eu não sabia do aniversário, eu fiz alguns dias antes de você. De agora em diante, tá anotado. Quem sabe eu ainda canto parabéns pra você, um dia, em público? Hahahah, brincadeirinha!
    Parabéns, tudo de bacana pra vc, e muito sucesso pela frente.
    bjs

    R: Ana Paula, em vez de cantar em público, pode me mandar um presente em pvt que eu prefiro assim, ha ha! Valeu pelo comentário, um beijo!

  • http://saiadocubo.blogspot.com Fillipe – SaiaDoCubo

    Po, parabéns na sua carreira!

    Corre dpois lá no meu blog pra ver uma TV Online!

    R: Hmm, Bloomberg? Não interessa. Mas valeu ainda assim. :D

  • http://groselha.wordpress.com Bia Cardoso

    Julho é super normal tirar férias, até do blog ;-)
    E quantas boas iniciativas você esteve fazendo. Mostra ainda mais que você é uma pessoa criativa e dinâmica e não há nada melhor para os seu leitores. E lembro que mandei parabéns pelo twitter….rs.

    R: Srta. Bia, é verdade. Meio que sem querer, acabei acompanhando as férias escolares. Ah, eu até tentei responder a todos os agradecimentos que me fiz no Twitter um por um, mas houve uma hora em que parei de fazer isso porque senão meus seguidores não agüentariam mais ver as arrobas. Anyway, brigadão novamente!

  • Mariângela de POA

    Caro Ina,feliz aniversário mesmo atrasado! Que tu tenhas uma vida muito feliz! Olha,apesar de ser teu o aniversário devo te dizer que me sinto “presenteada” com seus posts tão bem escritos e cheios de humor,que me fazem sorrir na frente desta tela ! Desejo que tu continues assim ,sempre criativo e cheio de boas idéias.Beijo!

    R: Mariângela, brigadão pelas palavras como sempre gentis. :D Um beijabraço pra ti!

  • Monica

    Que bom que voltou!! Também nasci em um dia 27 e num mês 07. Parabéns para nós dois… Você é especial, e gentil em responder a cada um de nós.Beijos.

    R: Monica, você nasceu num dia iluminado, hein? ;) Um beijo e feliz desaniversário pra senhorita!

  • http://madmaxandrade.blogspot.com Tiago Andrade

    Também abro mão dos parabéns…e procuro uma garota que me presenteie com um iPod branco-Santos.

    R: Tiago, boa sorte pra você: no amor e no futebol, já que a fase anda complicada lá pro teu alvinegro!

  • http://www.tudojuntoseparado.com Victor

    Que bom que voltou!!!! Estava preocupado com vc e com o pensar enlouquece.
    Aliás, parabéns. Eu fiz aniversário no dia 20 e por incrível que pareça, me fizeram uma festa surpresa e na hora me veio Luis Fernando Veríssimo à cabeça.
    Grande abraço e muita força.

    R: Victor, não se preocupe. Qualquer coisa, você me encontra facilmente no Orkut e no Twitter. Posso sumir daqui, mas tô sempre ativo internet afora. B) Um abração!

  • http://joaogrando.wordpress.com joao~grando

    Tem uma coisa pior que parabéns:
    “O Alexandre é tudo ou nada?
    É tudo!
    Então como é que é?
    É BIG, é BIG, é BIG, é BIG é BIG”

    Agora falando sério, o interessante das biografias de Jesus, Bashô e Tolstói escritas por Leminski é o elo de pureza e vocação que ele traça entre os três.
    A do Cruz e Sousa é interessantíssima também.

    R: De fato, João. E essa relação entre todas as biografias, originalmente publicadas na coleção Encanto Radical da Braziliense, fica ainda mais clara no livro que reuniu todas as produções de cunho biográfico do Leminski, intitulada “Vida”. Leitura recomendadíssima!

  • http://prosaico20mg.wordpress.com Celinho

    Fala Inagaki!
    Beleza? Parabens atrasado, eu tbm estou na correria por aqui e retomando escritas e bloguices..
    Por falar num post anterior seu, ontem comi maki de natô pela primeira vez.. pedi e o garçom(um japonês) disse:”vc conhece natô?” e eu perguntei, “deveria conhecer?” hahahaha..
    Abraçao!

    R: Celinho, relato sensacional! Em tempo: sim, deveria conhecer! :P Um abração!

  • http://postilti.blogspot.com vanessa

    vc nem acredita mas estava ouvindo chico quando li isso.
    chico…porque será que pessoas como você e eu adoram tanto…

    feliz writing!

    R: Vanessa, unanimidades não surgem à toa. Quem não gosta do Chico Buarque, sinceramente, precisa rever seus gostos estéticos. Um beijo!

  • Victor Rafael

    Primeiramente, muita felicidade e sucessos para você Dr. Inagaki! o/

    Não sou tão tímido, mas, pretensiosamente, pensei que depois de tanto tempo sem vir postar por aqui, pensei que o blogueiro tinha se dado ao mesmo direito de sumir da paisagem por uns tempos. Fortuitamente, me enganei!

    E como me enganei! Tantas frentes de trabalho distintas… Ih! Essa vontade de mostrar serviço… Seria o pleito eleitoral que se avizinha? heheehhe! =] Que nada! São as portas abertas diante do reconhecimento pela qualidade de seu trabalho, Dr. Inagaki!

    Reitero as felicitações! o7

    Victor R.

    Ps: Chico Buarque é o cara! Não sabia que ele tinha lançado outro álbum… Vou em busca! Vlws pela dica!

    Ps2: Que tal um post sobre as eleições Dr. Inagaki? Acho que o tema -enlouquecedor de qualquer cidadão – condiz BEM com o título do blog!

    R: Fala, Victor! Rapaz, até reeditei meu post porque percebi que, por não ter informado anteriormente que eu me referia a um disco que o Chico lançou em 1993, induzi meus leitores ao erro. Mea culpa, sorry! Em tempo: valeu pelas palavras. Quanto ao post sobre as eleições, tenho várias pautas no prelo. É questão de conseguir arranjar mais tempo para pô-las no papel com as devidas apurações.

  • http://senhoritarosa.wordpress.com Srta. Rosa

    Amore, yo soy blogueira, amo escrever, tenho ego, mas juropordeos que eu rezo pra não fazer tanto sucesso quanto você. E olha que eu sou hiperativa hein?
    Você consegue dormir?
    Eu já tava tendo alucinações com aquele passarinho do twitter.
    :)

    Bezzos, e parabéns!

    R: Srta. Rosa, não faço tanta questão do sucesso a não ser que o correspondente em vil metal surja na mesma proporção, he he! Um beijabraço!

  • http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com Lola

    É, vc andou sumido mesmo, mas pelo jeito também andou ocupadíssimo. Eu não faço tudo isso em um ano!
    Aproveitando, feliz aniversário atrasado.
    Bom, falou de Chico Buarque, eu tenho que perguntar: vc já leu sobre a minha fabulosa história de amor(correspondida) com o Chico?
    http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2008/05/amo-o-chico-de-paixo-e-sou.html
    Meu Chico! Abração.
    P.S.: Eu ia falar: “Viu que aprendi a fazer link em comentários? Demora mas a gente evolui…” Mas não consegui linkar aqui! Chuif.

    R: Lola, basta deixar o seu link aqui que eu faço as devidas edições de HTML! Em tempo: ótimo o seu texto. Concordo absolutamente com o que você escreveu: “Músicas podem moldar nossas vidas”.

  • Alexandre

    Li certa vez mas não me lembro onde que o tímido é o tipo de pessoa mais pretensiosa que existe, pois ele tem certeza que uma gafe cometida hoje será lembrada por todos daqui 10 longos anos. Concordo em certo ponto, pois meu irmão que tem uma timidez patológica confessa que este é um dos seu grande medo, ser lembrado pelas mancadas que deu.

    R: Caro xará, foi o Veríssimo, no mesmo texto que eu cito, quem escreveu: “O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma platéia, o tímido não pensa nos membros da platéia como indivíduos. Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a platéia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.”

  • http://canseidexuxu.blogspot.com Xu

    Não te preocupa, também conheço leonino tímido! O que não escapa é ter a mania de fazer tudo bem feito. :)
    Parabéns pelo ano novo e pelo blog, que é realmente tudo que ouço falar.
    Sucesso sempre!

    R: Xu, com essa mania de tentar fazer tudo de acordo com um certo padrão ISO 9001 eu me identifico. :P Obrigado e um abraço!

  • http://f4lh4critic4.wordpress.org Rodrigo

    Fala Ina!
    Mai uma vez, feliz aniversário! como disse no plurk, cantar parabéns pra você alto é a chance de uns timidos deixarem outro timido mais encabulado, hahaha.
    Parabéns pelo cargo na polvora! juro que fiquei com vontade de uma daquelas canecas. ficaram excelentes.
    rapaz, como tu tá conseguindo fazer tanta coisa ao mesmo tempo? eu que mudei de um clima academico pra corporativo estou quase morrendo de tanta coisa pra fazer, isso em uma só empresa.
    eu não vou poder ir (festão do pessoal da faculdade no mesmo dia), mas desejo desde já sucesso na mesa redonda no meiobit expo!
    abraços

    R: Rodrigo, basta você deixar de fazer coisas supérfluas, como almoçar ou dormir, que você dá conta de tudo que precisa fazer, he he! Valeu, mermón. Aquelabraço!

  • http://nodoadouniverso.com Bruno Pedrassani

    Bixo, demorou pra atualizar isso, senti falta.

    No teu aniversário, o mais engraçado era ver no Twitter você tentando responder a todos os parabéns. Meu senhor. Você deve ter passado o dia só respondendo, até resolver não responder mais um por um ;)

    R: Podiscrer, Bruno. E no final das contas, desisti de citar todas as arrobas, porque o meu Twitter ia ter mais agradecimento que discurso de atriz premiada no Oscar, he he!

  • http://carlosguitar1.blogspot.com carlosguitar

    Ora, quem está vivo sempre desaparece…
    Mas está perdoado…Você esteve em muitos outros lugares, e não foi tão dificil de encontrar algum rastro seu…ou melhor algum post. Feliz Aniversário atrasado, abraço !

    R: Gracias, Carlos! Pois é, quem procura acha até o que não sabia que estava perdido. B)

  • http://www.patriafc.blogspot.com Bruno Ribeiro

    Sentimos sua falta, Mestre!

    R: Valeu, Bruno. Em tempo: aleluia que o nosso Bugrão venceu hoje do Ituano fora de casa, hein? Ufa!

  • http://focozero.blogspot.com Marcio

    Inagaki, o Chico Buarque da blogosfera brasileira, rsrs!
    Que bom que vc voltou, cara, já sentia falta do blog. Um abraço!

    R: Vixe Marcio, pobre de mim! Chico é Chico. Sou um mero mortal. :) Aquelabraço!

  • http://www.mentalidade.com MENTALIDADE

    Pensar é fundamental, mesmo que leve à loucura; pois, sem pensar, quase não existimos na internet!

    R: Aproveito seu comentário para citar Akira Kurosawa: “Neste mundo louco, loucos são os sãos”.

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    Bacana de conhecer você é o prazer que me dá saber que você vai bem – vendo essa atividade e o envolvimento em projetos legais, fico feliz de dizer: “o Inagaki? ah, claro que eu sei! conheço faz tempo!”… ehehehe… É virtual, mas é bem de verdade, pode crer. Um abraço, senhor! (Some não, sô!)

    R: Valeu, Cláudio. Aliás, volta e meia apareço em algum evento por aí, vamos ver se você surge num desses encontros in loco, rapaz!

  • Carol Mendes

    Saudades de seus textos, mas também… quanto trabalho!!
    Primeiro: parabens pelo seu aniversario! Tudo de bom meesmo (e o que sempre falam…) de coração. Segundo: parabens pelo sucesso que você alcançou! Incrível o quanto você produz!!! Que tudo continue fluindo dessa forma…
    (Desculpe pelo excesso de pontos de exclamação, mas achei que seria a unica forma de deixar claro o quanto fiquei feliz com sua volta e espantada com a produção intelectual – e eu deseperada com um simples relatorio de Iniciação Científica!rs)
    Abraços

    R: Carol, espero que da próxima vez que os freqüentadores deste blog perceberem meu sumiço, recorram a este post pra saber onde é que eu ando escrevendo por aí. ;) Obrigado pela gentileza de suas palavras, e boa sorte aí com o seu relatório. Um beijabraço!

  • http://blogjaviu.blogspot.com Kellen

    Caramba Inagaki, vc quer dominar o mundo intenético mesmo né :P

    Ta trabalhando horrores hein hehehe
    Gostei do desenho simpático do Richard, ficou parecido né? :D

    Mas então tá.
    Vou deixar vc ler os outros comentários
    Beijos!

    R: Kellen, dizem que o trabalho enobrece o homem. Mas sou mais adepto da corrente que diz que o trabalho enlouquece o homem; quase tanto quanto pensar em excesso. ;D Beijos!

  • http://twitter.com/mauromartini Mauro Martini

    Não é um comentário é uma correção.
    Mestre, “desabituado ao hábito” lá em cima tá muito feio! Muda aí que o post tá bala, como sempre :)

    R: Mauro, valeu mesmo pela correção! Nada como ter uma outra pessoa revisando os textos que a gente escreve pra conseguir enxergar as falhas que a gente deixou passar. Um abraço!

  • http://cantodovladimir.zip.net Vladimir

    Ina, tá ocupado mesmo, heim? Espero que ache tempo para atualizar aqui!

    Sobre passar a palavra ao “tímido” lembrei da melhor tirada de Seinfeld, sobre a pesquisa que diz que o medo número 1 do americano é falar em público, e número 2 é morrer! O que quer dizer, comenta, que, se estiver num velório, o americano médio prefere estar no caixão do que ter de fazer o discurso. rs

    Abraços e feliz aniversário!

    Vladimir Batista

    R: Vladimir, eu não sabia que tinha tanto em comum com os americanos, he he!

  • http://borboletapequeninanasuecia.blogspot.com/ Somnia

    Eu simplesmente adorei a comparação poética do início com o Chico… adorei saber as novidades dele e ver que havia um post novo aqui!

    R: Somnia, obrigado pelo comentário. Não vou dizer que deixarei os leitores daqui a par das novidades porque eu me conheço bem e sei que sou pau torto que não se endireita, mas é sempre bom receber feedbacks bacanas como o seu. Um abraço!

  • http://www.30ealguns.com.br Veridiana Serpa

    belo presente. ;)

    R: Veridiana, de fato! Pra você ver que nem sempre os melhores presentes são os mais caros. :p

  • http://rosebud-nyc.blogspot.com Andrea N.

    Welcome back!

    R: Thanks, Andrea!

  • http://www.smeagoland.blogspot.com Guilherme

    que tal uma parceria ?

    aguardo um e- mail

    R: Guilherme, como diria meu colega Carlos Cardoso, “link não é esmola”. De qualquer forma, boa sorte a você!

  • http://www.crazydshow.blogspot.com vinícius

    bem vindo de volta. os posts estavam fazendo falta…

    R: Valeu, Vinícius. Vou ver se consigo manter um ritmo mais decente de atualizações por aqui!

  • Felipe Medeiros

    Que bom que voltou!!!

    =D

    Parabénss pr….err..não!

    R: Felipe, valeu por me poupar dessa, he he!

  • http://www.namoradoimaginario.com Flávia Stefani

    Soube que Leminski viveu com a ex-esposa, a esposa seguinte e o marido da ex na MESMA CASA! Tipo, se a excelente escrita já não fosse motivo suficiente para admira-lo, eu juro que teria nesse fato sozinho razões de sobra para ser fã de carteirinha.

    :)

    Em tempo: Inagaki, \o/!

    R: Flávia, você chegou a ler a biografia que o Toninho Vaz escreveu do Leminski? Embora seja um tanto quanto caótica, traz uma catadupa de informações bacanas sobre a vida dele. Além disso, creio que o Leminski foi um biógrafo de primeira, tão bom quanto Ruy Castro ou Fernando Morais; menos jornalístico, porém impecavelmente analítico. As biografias que o Leminski escreveu de Jesus Cristo, Leon Tolstói e Matsuo Bashô são leitura de primeira.

  • http://casadocacete.blogspot.com Aline T. H.

    Você voltou, ótimo. Eu ando tentando também…

    Mas uma coisa me chamou a atenção no texto: você TEM uma simpatia natural, Ina… sempre achei nas fotos!

    Ah, e feliz Aniversário atrasado, sem parabéns pra você ;-)

    Beijocas.

    R: Aline, ao menos nos comentários do Braincast TV disseram que eu tenho cara de mau… :> Quanto ao seu blog, pô, teu ritmo de atualizações está ótimo, com vários posts bacanas publicados neste mês. Quero ver se eu chego a esse ritmo! Em tempo: obrigado atrasado! :D

  • http://nomeimproprio.blogspot.com Ivan Niero Miranda

    Finalmente hein Inagaki! Tava sentindo falta do seu feed piscando no meu agregador! Só sabia que você estava vivo graças ao Twitter!

    R: Pois é, Ivan. Ainda bem que ao menos você me seguia no Twitter!

  • http://maroma.wordpress.com

    A ilustração ficou excelente! :D

    R: Pois é. O Richard fez milagres com o modelo que tinha à disposição! :D

  • http://flabbergasted2.wordpress.com Meg

    Oi, Inagaki:
    Como você bem sabe, sempre torci pelo seu sucesso e já era tempo de você ter e a gente ver seu talento reconhecido e valorizado.
    Meg

    R: Obrigado, Meg. Sei bem da verdade contida em suas palavras. Um beijabraço!

  • http://rostinhosbonitos.blogspot.com NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BON…..

    NOSSA, COMO ESTAMO FELIZES COM A SUA VOLTA!
    NÃO PRECISA DE EXPLICAÇÕES, NEM JUSTIFICATIVAS POIS, TAL QUAL NOSSO AMADO CHICO, O IMPORTANTE É QUE VOCÊ VOLTOU E QUEM SABE, NÃO FARÁ DESSA VOLTA NÃO UM “ESTORVO”, COMO FEZ O CHICO, MAS UM RETORNO DELICIOSO!
    SEJA BEMVINDO À SUA PRÓPRIA CASA!
    BEIJOCAS

    R: Puxa, obrigado pela saudação gentil em caps lock! Um abração e VALEU! :P

  • http://alfarrabium.blogspot.com/ Giane

    Esse comentário vai “soar” famíliar…
    Feliz Aniversário hiper-ultra-super-atrasado!!!
    Mas cá entre nós, Alexandre, o último post tava tão bom que quase (vou frisar bem) “quase” não senti sua falta – rsrsrs!!!
    Chico é único e sobre Leminski fica aqui uma sugestão; que tal um post sobre ele?
    Dele quase nada sei.
    Pois é. “Tu” que faz aniversário e eu que fico pedindo “presente”…tsc,tsc…

    Felicidades e beijos mil!!!

    R: Giane, ótima sugestão! Leminski certamente faz por merecer um post dedicado à vida e obra dele, e eu só espero espremer um pouco de tempo livre para fazer as devidas pesquisas e apurações. Em tempo: obrigado pelas suas palavras, viu? Um beijo!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.