Quem é vivo sempre desaparece

Por Alexandre Inagakisegunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O hino oficial de todo membro da confraria dos possuidores de déficit de atenção e hiperatividade deveria ser “Nada Tanto Assim”, composição de Leoni e Bruno Fortunato cujo refrão diz: “Eu tenho pressa/ E tanta coisa me interessa/ Mas nada tanto assim”. Não à toa, essa canção do Kid Abelha batizará um dos meus novos projetos que entrará no ar em breve.

Sei que há tempos estou acostumado a abrir inúmeras abas e janelas do meu Firefox, pesquisando diversos assuntos simultaneamente. O resultado é que, no meio do processo de criação de um post para o Pensar Enlouquece, me deparo com um assunto que se encaixa perfeitamente no Nokia WikiTrends, um link interessante para ser compartilhado no Twitter, e assim por diante. Um comportamento típico de quem está imerso no universo TDAH há tempos, e convive cotidianamente com a avalanche de informações a que somos submetidos em enésimos sites, canais de TV, revistas, bate-papos.

Muito antes da internet eu já era um tanto quanto agitado e disperso, uma espécie de membro da geração Alt + Tab avant la lettre. Em vez de comer refeições na mesa da cozinha, ia até a sala para almoçar ou jantar em frente da TV, ao mesmo tempo que folheava os quadrinhos ou a página de esportes do jornal, e isso, creiam-me, com nove anos de idade. Na época em que ainda mantinha o hábito saudável de ler quatro a cinco livros por mês em vez de passar horas em frente ao computador, sempre lia vários volumes simultaneamente, revezando capítulos de um e outro livro. Posso dizer, pois, que antes de inventarem a navegação por abas, eu já fazia isso com minha pequena biblioteca.

Mas tergiverso, tergiverso, como de habitual. E quase me esqueço de escrever sobre o motivo principal deste post: dar um sinal de vida aos leitores deste blogs antes que pensem que eu já tirei férias antecipadas de final de ano. ;) Só que, em vez de remover a fina camada de pó que já se acumulava sobre os posts do Pensar Enlouquece, publiquei textos em diversos lugares por aí. Por exemplo, tive a honra e o prazer de escrever “Os Tempos, Eles Estão Sempre Mudando”, reportagem de abertura da revista Continuum Itaú Cultural deste mês, em que falo das transformações da difusão da arte e cultura nos últimos 20 anos graças aos avanços tecnológicos. Também estreei um novo blog que desenvolvi para o portal Blogamos, projeto que visa agregar conteúdos de qualidade na blogosfera brazuca. Trata-se do Pop Cabeça, que inicia atividades com posts sobre Gugu Liberato e a Semana do Presidente, a revolta de Johnny Cash e a música mais triste de todos os tempos, dentre inúmeros assuntos ligados a cultura pop.

No Nokia WikiTrends, site do qual sou responsável pela editoria de arte, escrevi sobre fotos encontradas e caixas de leite customizadas. No blog da Samsung, falei da volta do Portishead, o descarrilhamento do Bonde do Rolê e o Rock in Rio em Madrid. No Virunduns, meu post mais recente é sobre os 60 anos de Rita Lee.

Se eu acho ruim escrever em tantos lugares? Muito pelo contrário. Algo que estive comentando com o Edney outro dia foi o seguinte: não entendo quando vejo algum blogueiro se queixar da falta de assunto para postar. Comigo ocorre o contrário: há tantas coisas curiosas e instigantes neste mundo que o problema é arrumar tempo para pesquisar tais temas e escrever algo minimamente relevante sobre elas. Felizmente hoje em dia posso me dar ao luxo de trabalhar full time em casa e pagar as contas com meus escritos. É claro que, nesse tumulto todo, um e outro blog acaba sendo temporariamente abandonado. :roll: Mas aos poucos vou aprendendo as manhas de manter vários sites ao mesmo tempo com o mestre Nick Ellis

* * * * *

P.S. 1: Pensar Enlouquece foi eleito o Melhor Blog de 2007 e o Melhor Blog Pessoal pelos eleitores que participaram das votações promovidas pelo Best Blogs Brazil. Agradeço a todos que votaram em mim, mas com dedicatórias especiais a Cynara Peixoto, idealizadora da premiação, e à implacável Liga dos Blogueiros de Saco Roxo.

P.S. 2: A ilustração deste post, uma tira da série Piled Higher and Deeper, de Jorge Cham, foi uma sugestão deixada nos comentários por Marcela Ortolan. Obrigado! ;)

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.oitopassos.com Tonobohn

    Eis aqui mais um DDA que te entende perfeitamente, meu caro.

    Aliás, essa blogosfera está replete de semelhantes :-)

    Parabéns pelas conquistas em 2007. Tenho certeza que em 2008 você terá muitas outras

    Abraço

    Grande Tonobohn, 2007 foi só o prelúdio de tudo que ainda haveremos de vivenciar em 2008 na blogosfera brasileira. ;) Um abraço e boa sorte para todos nós!

  • http://yamimi.wordpress.com sandra

    Espero um dia conseguir atingir o mesmo nível de organização que você! Tenho só um blog e mal atualizo, pois nunca termino todos os rascunhos dos meus textos :P Saudades dos tempos em que “perdia” todo meu tempo desenhando, ou devorando livros.
    Parabéns pelos prêmios!

    Obrigado, Sandra. Um beijabraço pra ti!

  • http://www.oficinadeestilo.com.br/blog Fernanda

    as palavras dos seus textos são tão precisas, tão bem escolhidas (todas!), que o texto escorrega, sabe como? adoro porque também sou do grupo do dda e nunca deixo de ler no meio, as palavrinhas sempre me levam até o final sem distração. =)

    Fernanda, é sempre um prazer ler um comentário seu por aqui. Um beijão!

  • Cris

    Oi, Ina, adorei o post.
    Ritalina na cabeça!

  • http://mcempada.wordpress.com Fernando Max MC Empada Ferreira

    Pop Cabeça? Será que eu tenho direito a participação nos lucros? rsrsrsrsrs

    Sucesso em mais essa empreitada.

    Grande MC Empada, se os lucros forem volumosos darei participação a você com prazer! Se bem que acho que o Lulu Santos e os Engenheiros do Hawaii também andaram usando esse trocadalho… B)

  • http://www.soseriadosdetv.wordpress.com Simone Miletic

    Hehehe
    Não sou a única multifuncional!
    Si

  • http://pontuando.wordpress.com _Maga

    Adorei o post Ina - mesmo ele sendo mais um hiper link para outros blogs… rs. A música que você cita no começo casa perfeitamente com a situação, muito perspicaz a observação!

    Lembrei de uma tirinha, acho que tem a ver com o post:
    http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=948

    também ando pluralizando as minhas atividades blogueiras… (depois de 4 anos de blog, a gente começa a querer mudar um pouco de assunto, né? rs)

    Um abraço

    Excelente dica, Marcela. Definitivamente tem tudo a ver com que escrevi, se bem que creio que minha produtividade ainda é um pouco melhor que a do personagem da tira. ;) Thanks pela sugestão! :p

  • http://groselha.wordpress.com Bia Cardoso

    Se você gosta, mas não consegue ficar sem assunto, imagine nós que ficamos loucos com tantos blogs de inagaki, haja feed para acompanhar tudo…rs. Será que daqui a pouco vem um livro?
    Parabéns pelos prêmios. Parabéns pela mente ativa e ilimitada. E obrigada pelo link ali do ladinho, no ‘melhor da blogosfera’, adorei!

    Bia, livro meu? Vixe, só se for coletânea de textos, porque ando sem tempo pra produzir coisas inéditas. Mas, se um dia eu levar a cabo essa idéia de publicar um livro, farei uma edição exclusivamente para presentear os amigos. ;) Um beijabraço!

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com Anna

    Oi Alexandre:
    Que bom encontrar alguém que é incapaz de ler um livro de cada vez. Li coleções ineiras assim.Agora estou só 2. Mania besta, mas que continua pela vida afora…
    Não ganho pra escrever, mas mesmo assim goto muito de escrever, embora esteja aprendendo ainda. E vc escreve um bocado.
    Vi foto sua no Querido Leitor. Acho que cheguei atrasada. Ainda posso fazer me cadastrar?
    Abraço.
    Anna

    Atrasada para se cadastrar no quê, Anna? No RadarCultura? Ah, lá não tem prazo de validade não. Cadastre-se djá!

  • http://semvirgulas.blogspot.com AnaRi

    muitas abas sempre!
    e também muita ritalina… ;D
    te entendo perfeitamente. e espero um dia chegar lá (a.k.a viver dos meus escritos e trabalhar em casa).
    beijo!

    Xi, Ana. Já tomei ritalina duas vezes, e em ambas as ocasiões não notei nenhuma mudança no meu jeito TDAH de ser… 88|

  • http://netocury.com Neto Cury

    Caraca, sou igualzinho, to escrevendo uma coisa, aí já vejo outra coisa legal, dessa coisa legal, lembro de pesquisar sobre um programa ou plugin e assim vai… doidêra total.
    Abração

    Pois é, Neto. É como sempre acontece quando procuro por algum objeto na zona que é o meu quarto. Invariavelmente acabo encontrando uma coisa que eu nem estava procurando e, diga-se de passagem, sequer sabia que eu a havia perdido. B)

  • http://maroma.wordpress.com Marília

    Olha… algumas características de TDAH são meu marido escrito!!!!

  • http://http://rockerspace.net Fabiana

    Também não acho ruim escrever em vários lugares não. Com um pouquinho de organização, com certeza conseguimos manter a qualidade em todos os trabalhos.
    E com certeza, no final, o retorno vale muito a pena. :)

  • http://www.blogadao.com Alexandre Rauta

    Parabéns pela vitória como melhor blog de 2007.
    sucesso.
    abração

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.