Sobre camisetas e blogs

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 12 de junho de 2009

Quem diria que, antigamente, as camisetas eram usadas apenas como peças de baixo, feito cuecas e calcinhas, para proteger o corpo das marcas de transpiração e mudanças de temperatura? Paulatinamente, a camiseta, feito um daqueles coadjuvantes que roubam a cena dos protagonistas em um filme, foi ganhando mais e mais destaque no vestuário cotidiano, com o auxílio de formadores de opinião como Coco Chanel, pioneira em fazer da camiseta marinière uma peça unissex, ou Marlon Brando, cuja imagem no filme Um Bonde Chamado Desejo tornou-se um ícone do sex appeal no cinema.

As camisetas deixaram de ficar escondidas sob qualquer outra peça de roupa. Tornaram-se sinônimos de conforto e liberdade e passaram a estampar sonhos e ideais, por meio de frases e símbolos estampados em modelos customizados. Cada um cria seu próprio modo de usar, expressando um pouco da personalidade de quem veste sua t-shirt. Contudo, é bóbvio que, ao transformarem-se em meios de comunicação, elas também começariam a ser apropriadas pelo establishment. Que atire o primeiro cabide aquele que nunca ganhou uma camiseta com a estampa de um produto, marca ou candidato a algum cargo político (nem que você tenha a transformado imediatamente em pano de chão).

Sua influência vai além do círculo da moda. Além de terem marcado presença em cenas clássicas do cinema protagonizadas por astros como Marlon Brando, James Dean e Sigourney Weaver, é inevitável pensar que as camisetas acabaram por se tornar os uniformes informais do rock, a ponto de motivar a publicação de um livro, “The Art of the Band T-shirt”, dedicado a contar a história da associação entre bandas e esta peça de roupa tão essencial no nosso dia-a-dia.

Creio que camisetas têm muito a ver com blogs. Do mesmo modo que em um blog você pode criar o seu próprio layout ou customizar um template existente de modo que ele possa refletir a sua personalidade, você também pode fazer a sua própria estampa, adquirir modelos com os quais você se identifica ou usar uma mesma camiseta de diversas maneiras, variando combinações e sobreposições de peças. E assim, deixamos transparecer um pouco do que somos, pensamos, apreciamos e sonhamos por meio de posts e estampas.

Refletindo estes tempos pós-modernos em que cada um constrói suas próprias convicções e ideologias, sem maiores utopias ou ideais coletivos, as camisetas, do mesmo modo que os blogs, espelham a multiplicidade de opiniões. Vestem pessoas das mais diversas idades e crenças durante as quatro estações do ano, alheias a modismos pontuais. Vieram, enfim, para ficar.

* * * *

P.S. 1: As camisetas que ilustram este post são da loja Chico Rei, que além de vender modelos com descontos especiais neste Dia dos Namorados possui blog, Twitter, Flickr e MySpace. Já as trilhas sonoras ficaram por conta de Justice (“D.A.N.C.E.”) e Wander Wildner (“Eu Tenho uma Camiseta Escrita Eu Te Amo”).

P.S. 2: Eis alguns dos posts que publiquei em meu blog no portal MTV: Uma breve história dos beijos no cinema, “Drês”, o novo álbum de Nando Reis e Anjos, demônios, teorias e conspirações.

P.S. 3: Bacana! Após a publicação deste post, o Bruno da Chico Rei me escreveu informando que está lançando uma nova coleção de camisetas nesta segunda-feira.

Mais bacana ainda: está rolando uma promoção especial inspirada por este post. B) Na aquisição de camisetas Chico Rei, use o vale-desconto PENSAR e garanta um desconto de 15%, válido até esta quinta-feira. Outra novidade bacana: está a fim de concorrer a uma camiseta? Basta entrar no Twitter e publicar o seguinte post: RT @chicorei e concorra a 1 camiseta: Use o vale-desconto PENSAR e garanta 15% de desconto no www.chicorei.com.br em qualquer compra! :D

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://planosdesaudesenior.com.br Planos de Saude

    Show de bola esse post…

  • http://www.planosdesaudesenior.com.br/prevent-senior/ Senior

    Eu me amarro em camisetas simples e modernas, com uma imagem que passa uma mensagem diferente de acordo com quem observa!

  • http://www.studiokee.com.br StudioKee

    Neste mês de novembro foi lançado um site fruto de uma pesquisa com mais de 10 marcas de sucesso! O StudioKee - Camisetaria Online! Cada camiseta é um projeto minuciosamente trabalhado desde o momento de criação da arte (com designers consagrados por concursos online) até o ato da confecção! Entre em http://www.studiokee.com.br e confira!
    Um abraço!

  • http://opensocialbr.com.br/ Jonas Thomaz de Faria

    Grande post ^^.
    Eu sinceridade era um adepto das camisetas lisas, sem nada, nadinha, de preferencia preta e branca ..rs^^.

    Mas ultimamente, encontrei umas camisetas bem legais, na camiseteria, mumps (http://www.usemumps.com), tem muita coisa bacana.

  • Eduardo

    Para os entusiatas de Linux e nerdices como eu, redbug.com.br e linuxmall.com.br

  • http://www.grupoaugustoreis.com.br Carlos

    Legal como eu trabalho com brindes acho uma ideia criativa

  • Tau

    Caraca, Inagaki, se isto for um “publieditorial” é o mais bem feito que já vi!
    Muito bom.
    ———
    Na minha opinião você faz o certo. Publica menos posts, e no entanto, mantém a qualidade.

  • http://www.craniocamisetas.com Rafael Spoladore

    Há! Comentários moderados… É isso aí. Segurança em primeiro lugar, certo?

    R: Rafael, nota-se que você não é um leitor dos mais assíduos por aqui. Os comentários deste blog são moderados desde o dia 31 de agosto de 2006, e escrevi um post justificando o porquê dessa política de publicação. Caso você queira se informar a respeito: “Porque os comentários deste blog passarão a ser pré-aprovados antes da publicação”.

  • http://www.craniocamisetas.com Rafael Spoladore

    Diante essa multiplicidade toda que cita, que outras marcas indicaria para nós além da Chico Rei?

    R: Rafael, citei a Camiseteria e outras marcas neste post anterior.

  • http://www.iplanosdesaude.com.br Marcel Souza

    Este é o primeiro artigo que eu leio falando sobre camisetas e blogs sem citar o Camisetaria.

    Brincadeiras de lado, curti as camisetas. Parabéns pro pessoal ai do Chico Rei.

    R: HAHA! Valeu, Marcel. Aquelabraço!

  • http://blogbybruno.blogspot.com Bruno Rodrigues

    Amei seu post… Valeu…Muito Bom…

  • http://www.carlosguitar.com.br carlos guitar

    Ainda sinto falta de dois posts…
    Sobre os Jornalistas sem diploma, e agora a morte de Michael Jackson…Abraço !

    R: Carlos, na falta de um post sobre Michael Jackson, publiquei dois. B) Quanto à história do diploma, resumi meu ponto de vista em um tweet: “O STF não acabou com a obrigatoriedade de bom texto, bagagem cultural, triagem, apuração, credibilidade. Temer o quê?”

  • http://www.sovimpraescrever.blogspot.com Gabriela Silva

    Gostei bastante da comparação entre camisetas e blogs. Pena que minha criatividade não se estenda para a criação de imagens que se unam aos meus textos para estampar uma camiseta rs
    Ótimo post e vi em um dos comentários a idéia de você falar sobre as camisetas-clichês… Vai em frente que ficará bem legal. Já tô curiosa pra ver!
    Beijinho!

  • http://www.lauravive.blogspot.com Laura

    Estou caindo de sono, amanhã volto para ler o post de baixo, estou gostando.
    bj Elianne-Laura

    R: Bom descanso. :D

  • Fred

    Saudades do tempo em que esse blog tinha atualizações mais constantes. Era um sucesso e não estava inserido nesse contexto de post pago, gente sendo cooptada para cuidar de redes sociais para empresas que nada entendem de redes sociais e cujos blogs ficam relegados…
    Eu era fã dos seus textos!
    Tenta postar, mesmo que seja repostar (já que seu blog era ultra-atualizado, duvido que não tenha conteúdo MUITO BOM - como os que eu gostava - a ser repostado…)
    E outra: por que isso de moderar comentários?

    R: Caro Fred, não me parece que você seja leitor tão constante deste blog. Se realmente fosse, deveria saber que modero comentários desde agosto de 2006, ou seja, há quase 3 anos. As razões foram devidamente explicadas neste post: “Porque os comentários deste blog passarão a ser pré-aprovados antes da publicação”. Se eu dependesse de “fãs” desatentos como você, certamente passaria por apuros se tivesse que arcar com as despesas de uma ação judicial por causa de comentários ofendendo terceiros neste blog. Com relação a conteúdo, tenho publicado posts aqui, no meu blog no portal MTV, no Twitter, no Tumblr, nos meus itens compartilhados no Google Reader e na minha coluna na revista Pix, só para citar alguns dos sites e redes sociais em que transito. []‘s.

  • http://divadiz.com/ Andrea Godoy

    Adoro camiseta, principalmente com frases legais. Li uma matéria não me lembro aonde sobre uma pesquisa, algumas mulheres com frase provocativas em suas camisetas e o resultado disso ao longo da noite, foi bem legal, a reação que essas frases causaram nos freqüentadores do lugar foram as mais variadas possíveis

  • http://www.colouredsmile.blogspot.com

    eeu tenho uma camiseta daquela da wikipedia! :D
    (tá, ninguém perguntou, eu sei.)

    er, gostei do blog! ;)
    *:

    R: Jú, o modelo da Wikipedia é o que mais me chamou a atenção nesse nova coleção. B)

  • http://theartinquirer.blogspot.com José

    Olá,

    Com a avanço dos ecrãs/telas flexíveis, vai ser interessante ver t-shirts com publicidade em forma de vídeo.

    Bom fim-de-semana,

    José

  • http://smokingpot.org cassiano

    É algo interessante!!! Preciso parar um pouco para pensar no assunto!!!
    Achei as camisetas do site divulgado bem bacanas!!!

  • http://suburbanismos.blogger.com.br R. Paschoal

    Adoro camisetas espirituosas! Quando são handmade, então, fica mais supimpa ainda!

    R: Pois é, R. Paschoal. O que seria da vida sem senso de humor, não?

  • http://www.sujinsgrado.blogspot.com Bolzan De Luca

    Vai me desculpar Alexandre, mas minha versão videoclíptica para esta música do Wander seria um exemplo bem melhor para ilustrar o seu post.

    Diz ae?

    R: Taí, sensacional clipe. Parabéns, Bolzan!

  • http://anlenedmadrid.blogspot.com/ anlene

    aqui nos madriles a camiseta está na moda outra vez. é tudo novo de novo outra vez.

    R: Mas, Anlene, quem disse que a camiseta um dia chegou a sair de moda? ;)

  • http://www.adrianaviaro.blogspot.com Dri Viaro

    Passando pra conhecer o blog, e desejar boa semana
    bjs
    aguardo sua visita :D

  • http://www.mafaldacrescida.com.br Karina

    Camisetas, blogs, arte, literatura, olhares, gritos, sussurros, protestos, afagos… Pessoas nunca cansam de tentar mostrar quem são, como pensam, o que desejam, e nessa “amostragem” toda, se afinar com outros parecidos.
    Ainda bem.
    Um post sobre camisetas ir tão longe…
    Você tira leite de pedra, caríssimo. :-)
    Beijoca!

  • http://www.deposito02.blogspot.com Leo.

    Texto bem feito. Conseguiu deixar feliz o patrocinador e ao mesmo tempo ser interessante. Nada como unir o útil ao agradável. A discussão a respeito do que veio primeiro, se o anunciante seguido do texto (como num informe publicitário), ou vice versa, assim como na questão do ovo ou da galinha, não faz lá muita diferença. Parabéns pelo resultado.

  • http://www.twitter.com/diegogoes Diego Goes

    É ótimo quando a gente tem criatividade para customizar nossas camisetas. Mas na maioria das vezes a gente tem que vestir aquelas que fazem a gente se sentir único e especial, mas é só dobrar a esquina e ver outra pessoa usando a mesma camiseta mostrando que de especial e único a gente não tem é nada, rsrs. Só me lembro de Drummond se perguntando: “Onde terei jogado fora/ meu gosto e capacidade de escolher, minhas idiossincrasias tão pessoais, tão minhas que no rosto se espelhavam”.

    E neste negócio de se sentir único e especial sem motivo ou razão, só me lembro de Tyler Durden - que por sinal, virou ícone e motivo de várias camisetas por aí.
    :P

    Abraços!

    R: Diego, assim como existem inúmeros blogs usando os mesmos templates padrão de WordPress ou Blogger, mas que acabam por adquirir personalidades próprias graças a seus conteúdos, creio que camisetas também expressam a individualidade de quem as veste dependendo de como o seu dono a combina com outras peças de roupas, né não? :D Aquelabraço!

  • http://dafnesouzasampaio.blogspot.com/ dafne

    olá inagaki
    valeu pela indicação aí no ‘blog da semana’. abrazzo.

    R: Indicação mais do que justificada, Dafne. []‘s!

  • http://ocio-felino.blogspot.com/ Naiara

    E como uma camiseta reflete a personalidade de uma pessoa! Este post me fez lembrar de 3 tipos comuns, que eu costumava ver na universidade: as pessoas que usam camiseta do Che, típico de movimento estudantil, os nerds que usam aquela estampa com a evolução da espécie, que acaba com o Homo Sapiens em frente ao pc, e por último, aquelas que usam camisetas com coisas escritas em “inglês”, sem terem ideia do que está escrito lá, podendo ser até um chingamento! hehehe

    R: Naiara, taí: seu comentário já dá ensejo para a criação de um novo post elencando os mais clássicos clichês em camisetas, não? ;)

  • http://tudosobreminhamao.blogspot.com Edson

    hummm
    curto comprar camisetas pela internet. Tem as melhores estampas ;)
    Alguns Tormentos, Mädels, Revebercity, Nonsense, etc…

  • http://coisasdesonhador.blogspot.com Clauderlan

    Gostei da associação feita entre camisetas e blogs. Texto inteligente… Segundo seguido que leio, com pretensão de me tornar seu leitor (para aprender com quem entende)… Até o próximo!

    R: Valeu, Clauderlan. Um abraço!

  • Julio Baptista

    A camiseta se tornou um outdoor em nosso corpo, forma de expressão absoluta e rápida. Parabéns por mais um post sensacional. A dica da Chico Rei é fantástica.

    R: Bem dito, Julio. Ou, como disse Constanza Pascolato, “a camiseta é uma tela em branco”. Um abração!

  • http://www.jot.com.br Jot

    Eu troco 100 ternos por uma camiseta :D

    E, felizmente, no meu trabalho não reclamam das roupas que eu uso no meu dia-a-dia.

    E como entusiasta de camisetas, há quase 5 anos eu ajudo no projeto SambaClub:
    http://www.sambaclub.com.br/club/index.php?pagina=colecao

    Esse foi um projeto que eu ajudei desde o início (programei toda a loja) e a maioria das minhas camisetas vêm de lá.

    R: Jot, belo site o do SambaClub! Bacana ver outras boas opções de lojas online de camisetas além da Chico Rei e da Camiseteria.

  • http://alfarrabium.blogspot.com Giane

    Oi, Alexandre!

    Como o jeans, a camiseta não pode faltar em nosso guarda-roupa.
    Lembro quando adolescente, que tinha mania por camisetas brancas (tenho até hoje) só para poder “espelhar” minhas idéias nelas…

    Ando com tempo muito curto, mas em breve saio em férias e poderei acompanhar seus textos - portal MTV, aqui vou eu!

    Beijos mil e saudades de comentar aqui (porque ler, estou sempre lendo)!!!

    R: Oi Giane, brigadão pelo seu ibope e também pelos comentários! :P

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anny(Anna)

    Inagaki:
    Adoro camisetas. Pretas de preferência. Mesmo morando em Salvador.
    E elas são mesmo confortáveis e não sei viver sem elas…

    *Não sabia que já tinha morado por aqui.
    Não me diga que é soteropolitano.
    Abraços.
    Anny

    R: Oi Anny, na verdade só a minha irmã é que é soteropolitana. Eu nasci em Campinas. Mas adoro a sua cidade!

  • http://www.avidasemmanual.blogspot.com Patricia Daltro

    Juro, nunca teria associado blogs e camisetas, muito menos de maneira tão exemplar.

  • http://metamofosepensante.wordpress.com _Maga

    Bem observado ,Ina, bem observado.

    Eu ainda uso camisetas por baixo para trabalhar e descobrir que essa utilidade dela é bem interessante… rs Mas adoro mesmo são as camisetas com poemas, ou que tem algo de original… Talvez nem todos tenham descoberto isso, mas sair com uma camiseta que tenha alguma mensagem é garantia de chamar atenção. Podem até ser uma forma de se iniciar uma saudável conversa.
    Em materia de camisetas customizadas, tenho duas recentes com as seguintes frases: “Amar e mudar as coisas me interessa mais” (Belchior) e “A vida, apenas, sem mistificação” do Drummond.
    Um abraço gostoso como uma confortável camiseta

    R: Hmm. Marcela, você me fez lembrar que preciso seguir adiante com os meus planos de fazer camisetas ligadas a este blog. Um abraço!

  • http://www.floresnajanela.com Nathália

    Eu não poderia concordar mais. E, cá pra nós, não há trombone melhor que uma camiseta: bom, bonito e barato. Adorei as do Chico Rei, muito criativas! Mas, por enquanto, vou ficando com o meu blog mesmo - ele já tá pago =)

  • aninha

    Eu tenho uma camiseta escrito: Feliz Dia dos Namorados e Feliz Vida Há Dois Anos :]

    R: Hi hi! ;)

  • http://www.modasemfrescura.com Biti

    Adorei o post fashion! Quer colaborar com o Moda Sem Frescura? ;-P
    beijão!

    R: Biti, escrever sobre moda é um arte que prefiro deixar para especialistas como você. B)

  • Anônimo

    Não sei de quem é a primazia. Mas o primeiro registro de que tenho notícia fica por conta de “Baby”, de Caetano Veloso.

    A pedido de Maria Bethânia, ele fez uma canção cuja base deveria ser uma camiseta com a inscrição “I Love You”.

    O resto ficou por conta do compositor: a música do Roberto Carlos, a lanchonete, a margarina etc.

    R: Excelente lembrança, Gravz! Que merece um vídeo a ser embedado aqui, com a versão definitiva de “Baby”, gravada por Caetano e Gal e registrada naquele que considero ser o melhor disco de música popular brasileira de todos os tempos: “Tropicália ou Panis Et Circencis”, de 1968.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.