Uma foto e algumas camisetas

Por Alexandre Inagakidomingo, 04 de novembro de 2007


Domingo frio, nublado e chuvoso em Sampa City, daqueles que não animam a gente a sair de debaixo das cobertas, e no qual aviões e helicópteros deveriam evitar deixar o solo. Mas quando esta cidade monstrenga é fotografada por um cara como Henrique Manreza, da agência de fotografia e design Luci04, não é que São Paulo aparenta ser mais bela?

* * * *

Afirmou Constanza Pascolato: “A camiseta é uma tela em branco”. Digo mais: camisetas são como outdoors pessoais. Fáceis de serem customizadas, servem para que passemos mensagens que elucidam um pouco de nossas personalidades, para o bem e para o mal. Um exemplo negativo: o ex-presidente Fernando Collor, que, durante sua catastrófica passagem pelo Palácio do Planalto, usava em suas corridas matinais camisetas que estampavam frases marqueteiras. Alguns exemplos extraídos do Guia dos Curiosos: “Collor - Apoio ao Esporte”, “Roxo de Paixão Pelo Brasil”, “Deixe Meu Ozônio Livre” e “Não Fale em Crise, Trabalhe”. E assim, as camisetas, que antigamente eram vistas como sinônimo de rebeldia nos anos 50 e 60, foram melancolicamente apropriadas pelo establishment neoliberal.
Contudo, é bóbvio que um ex-presidente sozinho não seria capaz de conspurcar o fascínio das camisetas, e muito menos o seu aspecto mais bacana: a capacidade que elas possuem de deixar vislumbrar pistas do que somos, sentimos, pensamos. Este blogueiro nerd que vos escreve admite, por exemplo, que adorou as estampas encontradas neste link encontrado por Luiza Voll: top 11 camisetas geek.


Aproveitando o mote da última camiseta, que tal conferir um vídeo no qual um incauto usa um botão “digg me” que efetivamente funciona, e um site com um tutorial que ensina como instalar esse kit Digg em qualquer t-shirt?

* * * *

Ainda sobre o assunto, eis um link deixado por Cris Del Nero no Update or Die: as diversas galerias de presos usando camisetas com mensagens edificantes (ou não) do The Smoking Gun.



* * * *

Para encerrar, que tal (re)ver o sensacional vídeo de “D.A.N.C.E.”, do duo francês Justice?

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • jessica

    quero mandar fazer uma casite pra nos ( meninas)ir nas arrancadas(arrancadão)…
    alguem pode me ajudar

  • http://www.igpromo.com.br/mudancas/ Mudanças

    Adorei este site as frases das camisetas dessas camisetas e3stão o máximo!
    Oberigado

  • http://finegrafic.com/blog david.snege

    Aqui tem camisetas Nerds que podem ser compradas no Brasil
    http://finegrafic.com/blog/index.php/camisetas-tecnlog/
    Abraços

  • Cléo Tenório

    Adorei este site, estava navegando na net desesperadamente a procura de muitas coisas relacionada a frases de camisetas, estou concluindo o curso de Letras, e pretendo fazer a minha monografia(TCC)relacionada a esse tema, ou seja alguma tese. Ficarei grata se puderem colaborar. Obrigada.
    Cléo - Jardim - Mato Grosso do Sul

  • kelly oliveira

    Bom dia!
    Preciso fazer camisetas com fotos de uma dupla sertaneja, mas a foto foi tirada de celular mas ficou perfeita como uma maquina fotografica.
    sem mais agradeço a atenção
    obrigado

  • http://www.ecamisetas.com.br ecamisetas

    Convido voce a conhecer este site : http://www.ecamisetas.com.br
    Abraços

  • http://www.casajamil.com.br Casa Jamil

    Bom, já que o assunto é camisetas personalizadas, convido vocês a conhecer nosso site : http://www.casajamil.com.br
    Abraços

  • márcia

    Oi Alexandre,
    achei seu site divulgado no Kibe e resolvi dar uma olhada. Este fala que eu te escuto deve ser um momento de “respiração”: se vc fala como escreve…quem vive ao seu redor deve usar tampão!
    Sua sorte é que vc é coerente no que diz e tem senso critico.
    Parabéns pela indicação e sucesso…

    Márcia, saiba que eu gosto muito mais de ouvir do que de falar. []‘s!

  • http://oleitoresseidiota.wordpress.com André

    Falando em camisetas interessantes, quando é que veremos uma do “dois vezes um”, famosa cena de “Tretas de Hong Kong”?

    Diga-se de passagem, pra quem ainda não conhece a “famosa cena” da redublagem da Tela Classe cometida por Hermes & Renato, ei-la:

  • http://locutorius.blogspot.com simone iwasso

    valeu pelo link das fotos! tenho uma paixão por fotos ou imagens de são paulo! até vejo filmes que não veria só porque foram filmados aqui… vai entneder. talvez seja a tentativa de buscar um outro olhar pra uma cidade que a gente já vê tão degradada todos os dias!
    beijo,

  • http://www.kasadakamiseta.com.br sonia

    Pois é Alexandre, foi “pensando” na loucura das palavras e dos pensamentos que criei o site kasa da kamiseta, com frases inteligentes e estampas retratando a poesia concreta. Tudo em preto e branco. Adorei sua página e os arquivos.
    Bjs.

  • http://oleitoresseidiota.wordpress.com André

    A foto do Manreza é simplesmente sensacional. Outros fotógrafos brasileiros deveriam explorar a beleza da chuva e aproveitaram a estética legal que fica nesse tempo. Já vi uma porrada de ensaios em revistas automotivas estrangeiras usando a chuva como elemento agregador de estética.
    Sobre camisetas, ainda que não ligue tanto assim, gosto de usar algumas em especial. Tenho duas que amo de paixão usar: uma com o lema Mussum Forevis (da série que inaugurou a onda, com uma tipologia forte em itálico) e a foto do trapalhão mais querido e outra que tem simplesmente a imagem do Seu Madruga em branco sobre um fundo preto, estilo Dream Theater.

    Sobre o clipe do Justice, simplesmente sensacional. Passou-me a impressão de que esses caras são meio que os sucessores espirituais do Pet Shop Boys. Além disso, a letra da música indo nas camisas lembra-me um clipe do Bob Dylan em preto e branco em que ele vai soltando cartolinas com os trechos da letra.
    Além disso, as camisas mudando constantemente de cor e formas (ainda que efeito especial) lembram-me muito aqueles tecidos que mudavam de cor com o calor e que em minha opinião, são simplesmente sensacionais.

    André, o clipe do Bob Dylan a que você se refere é o de “Subterranean Homesick Blues”. Um clássico.

  • http://netocury.com Neto Cury

    MUITO BOAS, ambas as seções hehehehe
    Abração

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Foto maravilhosa, histórias de camisetas muito divertidas, YTube pra completar. Minha conclusão é de assinar o “Update or Die” pois meu índice nerd está no menos infinito. Fora isso, minhas camisetas são em maioria camisetas de camelôs de shows de rock, campanha polítca USA, turísticas, estas de boutique, e de presente, o melhor de tudo.
    Boa noite, Alexandre Inagaki

  • http://www.manreza.com.br/blog/ Henrique Manreza

    Opa, valeu pelo link Inagaki, e que legal que curtiu a foto :)

    Abração,
    H.

    Mr. Manreza, depois precisamos combinar uma nova rodada de chops no Opção. B) Aquele abraço!

  • http://blogafora.blogspot.com Márcia W.

    Ina,
    adorei uma cmiseta onde vi escrito:
    Detesto camiseta com coisa escrita.
    Mas um dia no trem, caí na risada depois de ver um cara totalmente nerd com uma camiseta assim:
    I AM NOT A COMPLETE IDIOT
    s me par s of are mis ing.

    beijocas

  • Társis

    Como grande admirador e assíduo usuário de camisetas, sugiro que vc faça suas próprias camisetas “nerd”, quando estas não existirem para comprar. Éfácil, rápido e bacana (:D
    Abs! T§

  • http://giseleh.com Gisele H.

    eu odeio ser tão óbvia, mas eu adorei as camisetas geek… eu quero!!
    eu tinha uma amiga que estampava camisetas, a minha frase preferida em uma camiseta feita por ela era “camiseta emprestada”.

  • http://terparpratrepar.wordpress.com Ericka

    em breve to fazendo uma camiseta disso aqui:
    http://www.felipeguga.blogger.com.br/bale7.jpg

    Uia, Camiseteria que se cuide! =)

  • Giane

    É maravilhoso como coisas simples quando bem revistas e bem descritas encantam a gente.
    Há braços, Alexandre!

  • http://terparpratrepar.wordpress.com Ericka

    Que tal essa camiseta?
    http://media.threadless.com//product/1015/zoom.gif

    Sensacional! é da Threadless
    http://www.threadless.com/product/1015/My_Rules

    Putz Ericka, estampa expressionante! :P

  • http://catatau.blogsome.com Catatau

    Adoro esse negocio de camisetas, e sou até chato para não comprar essas de estampas chatas. Acabo sendo chato por comprar camisetas sem estampa ;p
    Mas já o Paulo Leminski dizia algo sobre como as camisetas deveriam servir também como modo de expressão, não apenas de moda, mas de vida
    abração,

  • aninha

    E por falar em camisetas nerds,o responsável pela rede no meu ex-emprego usava uma camiseta que dizia: “eu leio seus e-mails”. :]

    No meu caso pessoal, pior seria se o (ir)responsável pela rede dissesse: “eu leio seu histórico de MSN”. :roll:

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.