O livro infantil mais perturbador dos últimos tempos

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 26 de setembro de 2007

Eu até imagino que esta deva ser uma paródia ao clima de paranóia e xenofobia que tomou conta de parcela considerável da população norte-americana, em especial após os atentados de 11/09. Aliás, quero acreditar que esta seja uma paródia. Porque é indisfarçável a sensação de incômodo que tive após ter encontrado esta animação em Flash supostamente voltada a crianças: “Por Que Os Terroristas Querem Me Ferir?”. Este “livro infantil” também já está no YouTube, disponibilizada dentro de um canal intitulado The Official Johnny Freedom Fan Club. Confiram o vídeo e me ajudem a chegar a alguma conclusão.

O autor desta pérola da pedagogia do medo, l, descreve a si mesmo como um bom cristão nascido em 1966 em Dallas, Texas. Conheceu a sua esposa, Vicky, durante uma convenção nacional do Partido Republicano. Abalado pelos atentados de setembro de 2001, Archibald teria se convencido de que era necessário “proteger” as crianças dos Estados Unidos das ameaças contemporâneas, e começou a criar uma série de livros com a intenção de passar a elas os “bons e velhos valores americanos”. Sua primeira obra, datada de 2003, foi esta: “A Bíblia Diz: Garotos Usam Calças, Garotas Usam Vestidos”.

Outra obra deste cidadão com nome de oficial britânico é esta: “Fronteira Fora da Ordem”. Um trabalho que, se tivesse sido escrito por um francês, certamente teria sido aprovado por Jean-Marie Le Pen.

Até agora não cheguei à conclusão se Archibald Campbell é um doido varrido ou um satirista talentoso. Mas, neste mundo superpovoado por analfabetos funcionais, não posso deixar de pensar que, neste mundo no qual um presidente com cara de modelo da Mad como é George W. Bush foi eleito para exercer dois mandatos graças ao voto popular, há muitas piadas que são levadas a sério até demais.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • aryanne

    isso e um absurvo ninguem merece jesus esta realmente voltando por isso devemos entregar nossas vidas nas mãos do nosso senhor jesus cristo para morarmos num de luz e cantarmos num coral lindo e maravilhoso junto com nossos anjos e querubins louvado e engrendecido e o nome de nosso senhor jesus cristo amem

  • Ricardo

    Gente!!! Alguém por favor, pelo amor de Deus, me diz que na verdade o cara é um humorista do tipo “casseta e planeta”, “CQC” ou “pânico” - Eu NÃO CONSIGO acreditar que o cara tava falando sério.

  • http://pensarenlouquece.com/2007/09/26/o_livro_infantil_mais_perturbador_dos_ul/ reginald adriano de oliveira

    Estou muito feliz de poder participar do blog de grande importancia no brasil.

    R: Obrigado pelo comentário, Reginald. Um abraço!

  • http://alessandromartins.com Alessandro Martins

    Não sei se eu sou bem humorado demais, mas achei uma tremenda de uma sátira. Claro que não deve ser mostrado para uma criança, no entanto… uma chave de boca pode ser usada para desatarrachar uma porca ou para fazer um galo na cabeça de alguém… tudo depende como se faz uso dela…

  • Camila Lins

    Isso é racismo, xenofobia e sexissismo tudo junto!!! Ele não tá satirizando, ele tá falando sério mesmo! Mas, o cara é tão doido que a gente tende a achar que ele tá brincando…

  • Diana

    To boba…
    Acho isso assustador…

  • http://catatau.blogsome.com Catatau

    No início do século XX os yankes criaraam um livro chamado algo como ‘Quando Tio Sam encontra John Bull’. Tratava-se de um livro infantil, que mostrava como os EUA se liberataram da inglaterra. Sem, porém - como diz o livro - querer ofender os ingleses, veja só.
    Em um século, as coisas não mudaram muito

  • http://www.alforria.org Rafael

    Isto é um vídeo humorístico, mas muito sem graça.
    ¬¬
    Impossível crer que uma criança possa assistir a isto.

  • http://temquemgoste.wordpress.com Isabella

    Alexandre, devo ter chegado aqui pela Fal, já não me lembro mais…
    Moro na América e pode acreditar que os livros acima são leitura obrigatória de muita criança americana… Infelizmente.
    Jena 6 e o jogador de futebol americano que tinha cães de luta, provam isso.
    Em época de uma guerra tão sem cabimento e um presidente como Bush, não dá pra esperar muita coisa não…
    Tem criança aqui que aprende em escola religiosa, paga pelos pais, que negros são cidadões de 2a classe…

  • http://leonardofarroco.blogspot.com Leonardo Farroco

    Alguém se lembra daquela miss teen americana que no mês passado disse algumas baboseiras ao ser pergutada sobre o sistema educacional americano?
    Acho que ela é a prova de que o método de educação de lá não é tão bom quanto parece.
    Aparentemente tem uma nova geração de Homers Simpson chegando por aí! Se bem que após ler um livro desses teríamos alguns Flanders…

  • Rafael

    Caraca, oque eles querem?
    Deixar o povo paranóico?
    Depois desse “Por Que Os Terroristas Querem Me Ferir?” eu acredito em qualquer coisa, os caras fazem de tudo mesmo pra fazer a cabeça do povo, fazendo parecer que eles são os mocinhos e quem é de fora, bandido.

  • Willian

    É lógico que uma gozação em cima da direita americana. Bastam os elefantes do partido republicano na cena final. Mas é lógico que daqui a pouco vão aparecer os e-mails: “o que está sendo ensinado nas escolas americanas”. É assim que começam os hoaxs…

  • http://incautosdoontem.blogspot.com Ulisses Adirt

    Sua postagem, Ina, acabou me lembrando de uma que fiz em agosto sobre um livrinho tão interessante quanto as obras citadas aqui. O link é esse: http://incautosdoontem.blogspot.com/2007/08/como-deixar-de-ser-gay.html

  • http://www.miguelmartins.wordpress.com miguel martins

    um livro muito louco também é “O triste fim do Menino Bolha e Outra Histórias” de Tim Burton.
    Só pelo fato de ser de Tim Burton, vc já imaginam a áurea que rodeia o exemplar.
    Esse livro foi lançado em 1997 e só agora em 2007 chega as livrarias do Brasil!

  • Mani

    Só de imaginar as crianças sendo criadas com esse tipo de literatura…me dá arrepios!

  • Mariângela de POA

    Não me pareceu um vídeo para ser irônico. Achei uma aberração. Criança não tem discernimento para entender o que está ali na íntegra, o universo infantil (digo, quando a criança é criada num ambiente saudável) não assimilaria tudo que está ali. Minha filha de 8 anos sempre teve atitude porém agora está começando a formar opinião, o que é bem diferente. Achei o fim dos tempos,coisa de mente doente. beijo!

  • Cíntia

    olha, depois de finalmente poder ver o vídeo do post, imagino que seja uma sátira, mas me dá muito medo porque a linha de argumentaçao deles é parecida com a e alguns políticos e realmente é xenófoba ao extremo, e sei de gente que realmente pensa beem assim. acho que sempre vai depender das circunstâncias (e do público) em que se apresente mesmo, porque para nós pode ser ridículo a o ponto de quase arrancar risos, mas pra quem já anda meio paranóico…sei nao.

  • http://www.helderdarocha.com.br/blog Helder da Rocha

    É difícil acreditar que não seja uma sátira. Se fosse há uns dez anos eu teria certeza. Loucos desse tipo sempre existiram, mas ninguém os levava a sério. O problema não é o autor nem sua obra, mas a sociedade que está perdendo o senso crítico e o senso de humor por causa do medo.

  • Anônimo

    Nossa, Ina, que coisa mais nonsense. Mas depois que inventaram o falecido personagem “Farfur” , não duvido mesmo de nada. Nadinha. :/

  • http://idelberavelar.com Idelber

    Eita, cumpadi, parabéns pela sua indicação merecidíssima como melhor e mais influente blog do Brasil, segundo pesquisa recente do Laboratório de Pesquisas de Opinião Pública e de Mercado da UEG/GO. Não consegui embutir o link, mas aí vai por extenso:

    http://www.revistabula.com/service35.aspx

    Valeu, cumpadi! O pessoal da Revista Bula me enviou um e-mail falando dessa citação. Escreverei algo ainda. :)

  • http://oritmodissoluto.blogspot.com Andre Bittencourt

    Pode até ser sátira, mas só de ficarmos na dúvida já significa que sabemos que há gente capaz de fazer uma coisa dessas, ou seja, não é TÃO absurdo assim, e que uma boa parcela da população americana levaria isso bem a sério. O que é igualmente grave.

  • http://lingado.blogspot.com/ jean carzola

    Puramente americano. Imagina os coleguinhas de classe árabes, que deixarão de ser coleguinhas e se tornarão terrorístas.

  • http://www.verbeat.org/blogs/stuckinsac Leila

    Que lixo, ne’, Ina? Mas felizmente esse tipo de coisa fica muito nas “fringes” da extrema direita religiosa. A maioria das criancas americanas tem acesso facil a livros maravilhosos, com belas mensagens de respeito e tolerancia pelo diferente e excelente texto literario.

  • Thaís Rocha

    Juro que precisei de um tempo para pensar no que dizer e acho que até agora as palavras não fluem muito bem. Na realidade me parece que é esse autor que está fazendo terrorismo com essas crianças. Ele é o terrorista.
    Como você disse eu gostaria de acreditar que se trata de uma sátira, mas temo que seja coisa séria.

  • caramelo

    Alexandre, o “Billy Bob Neck”, é um comediante americano chamado Paul Day. Tanto o blog dele quanto o “Shelley”, são sátiras, coisa que pouca gente sabe, incluíndo os que por lá comentam, o que se torna ainda mais hilariante. Veja aqui.

    http://www.boston.com/news/globe/living/articles/2007/05/11/he_gets_the_last_laugh_when_it_comes_to_right_wing_politics/
    Sobre esse tal que você aí colocou, não sei ainda o que pensar…

    um abraço

    Ainda estou torcendo para que o vídeo que eu postei seja coisa de um satirista a la Andy Kaufman, aguardando o pessoal se recuperar do choque para revelar a piada…

  • Amanda

    Nossa… se isso não for uma sátira, a situação é muito pior do que eu pensava… agora é esperar pra ver se o mundo vai acabar por causa de um colapso ambiental ou se vai ser por uma guerra nuclear promovida pelo ‘país do macaco’ com o apoio dos seus cidadãos ignorantes e de suas miniaturas loiras e pálidas… eu vou torcer pra ser numa manhã de domingo, pra eu sentar e rir, porque vai ser a única coisa a se fazer.
    E dizem que eu sou pessimista…

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    será que esse cara não é o TREY PARKER?
    :>)

    Ou o Matt Stone? ;D

  • http://mothern.blogspot.com Ju Sampaio

    O que será que o Ali Kamel acharia desses?

    Ju, também gostaria de ver um post do Reinaldo Azevedo sobre essas produções. ;)

  • caramelo

    And now, for something completely diferent (or not…)

    http://loljesus.com

    Seu blog é excelente, Alexandre, parabéns aqui da terrinha ;)

    Obrigado pelos links e pelo feedback, Caramelo. =) Um abraço!

  • caramelo

    genial… agora veja estes, Alexandre, e diga o que acha:

    http://billybobneck.com/

    http://www.shelleytherepublican.com/

    Rapaz… Taí dois sites que fazem jus à expressão clichê “rir pra não chorar”. |-|

  • http://liberallibertariolibertino.blogspot.com/ alex castro

    procurei, busquei, li, pensei… trocentas pessoas falaram sobre esse cara e ninguem sabe se eh serio…. pensei pensei. minha opiniao: eh satira, soh pode.

    Pois é, Alex. Também fiz minhas pesquisas, e tendo a pensar que é realmente sátira. Mas o que vai ter de pai texano levando isso a sério e mostrando aos filhos…

  • http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia

    A pedagogia realmente é uma arma muito potente, nesse caso, de destruiçao massiva. O que acontece com a maioria das ferramentas, diga-se de passagem, podem ser usadas para criar, aproximar ou para destruir e afastar as pessoas.
    As historinhas sempre tiveram um papel importante na formaçao da idéia que a gente faz do mundo (falando nisso, que bom seria se nos contassem menos historias de cinderela, e outras princesas salvas pelo príncipe encantado)e me parece quase criminosa a maneira como esse sujeito as está usando. Mas vai saber que historinhas andaram contando para ele, né?
    Eu prefiro as historinhas da Adela Turin, recomendo em especial a da Tartatuga Clementina e a dos macacos. Pena que só fui ler depois de adulta.

  • http://sorelaxo.blogspot.com Rafael

    Olha, tô achando que é a sério cara, infelizmente. Ridículo.

  • http://www.laedevolta.com.br/blog Ricardo

    Olha Ina, acho que o sujeito é doido varrido mesmo. Vindo dos EUA, principalmente do Texas, não tem como negar…

  • Simone

    Me fez lembrar de Jesus Camp..

  • http://cafedodom.blogspot.com Dom

    A palavra “terrorismo” está pervertida. Este vídeo me deixou absorto, de maneira que não sei quão menos nociva é tal tipo de pedagogia quando comparada com a nazista. Ou melhor, em que aspectos é que elas se fundem ou se separam. Um absurdo…

  • http://andreum.blog.br/pt/ André Uratsuka Manoel

    Oi, Ina

    A Bibi postou sobre posters de propaganda da direita americana na semana retrasada. Mas na verdade eram fake, com textos falsos em cima do poster real. Mesmo assim, imperdíveis. O link é este aqui:

    http://www.bibi.org/box/archives/2007/09/christian_right_propagand.html

    P.S. Eu achei interessante mandar para você, mas se você achar que é muito spammy, não aprove, mas visite que vale a pena.

    Ótima dica, André: comentário aprovado e recomendado. Obrigado pela contribuição!

  • http://pirao.wordpress.com MarcosVP

    Numa boa, eu não acredito que isso seja uma sátira não… Bons cristãos texanos são criaturas absolutamente desprovidas de senso de humor. Bush é um, por exemplo. Ele é uma piada que se leva a sério.

    Marcos, eu gostaria de descobrir que o autor desses livros é um humorista a la Andy Kaufman, que provoca um riso desconfortável até raiar o limite do insuportável. Porque, se for constatado que essas obras foram produzidas a sério, o mundo definitivamente precisa parar porque vou desejar descer.

  • http://pensitivo.wordpress.com Santaum

    O link do oficial britânico foi ótimo, hahhahahahhahaa…
    Mas é assim mesmo caro Inagaki, infelizmente não existe educação imparcial, ou não manipulada. E foi essa a atitude do “oficial britânico”, hehehe. Tem até uns que aproveitam a parcialidade e criam lendas, como aquela de que os imperialistas querem tomar a amazônia brasileira, focado em um fictício livro de geografia para as crianças americanas.
    Tem de tudo por aí, hehehe
    Grande abraço.

  • aninha

    Você viu aquele filme Arquitetura da Destruição? Mostra um comercial de 40 e poucos, esclarecendo ao público sobre “quem são os judeus”. Só que não era piada.

    Lembrança extremamente apropriada, Aninha. E assustadora.

  • http://www.fumacaninja.blogspot.com Gabriel Mendes

    Creio que não seja necessário comentar essa verdadeira aberração que esse sujeito escreve. De qualquer forma, ainda prefiro idiotas livres para publicarem essa indecência e as próprias crianças decidirem se concordam ou não com o que está lendo, do que sujeitos mais idiotas ainda pedindo censura a um livro didático de história aqui no Brasil. E que ninguém venha me dizer que devemos ter cuidado com o que se ensina a crianças. Nos EUA, ao que parece, eles não são educados para contestar informação nenhuma, e mesmo velhos não sabem ter discernimento. Nâo é a toa que elegeram Bush duas vezes.

    Diga-se de passagem, Gabriel, aproveito as suas precisas observações para recomendar a leitura de um post de Idelber Avelar, “Ali Kamel e seu mais recente delírio”, que fala justamente sobre o episódio da censura do livro “Nova História Crítica, 8ª série”.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.