Petit gâteau à moda da casa

Por Alexandre Inagakiterça-feira, 27 de março de 2007

Reza a lenda que minha sobremesa predileta, gastronomicamente falando, foi criada por acidente. Se a história for verdadeira, isso quer dizer que Deus tirou a sorte grande quando estava jogando dados: petit gâteau é, sem sombra de dúvidas, guloseima das mais divinas.
Quando o assunto é agradável a gente não carece de pretextos para falar dele. Compartilho com os leitores deste blog, pois, a receita de petit gâteau cunhada por meu camarada Gustavo Weber. E constatem no que é que dá dois homens ficarem falando de culinária no MSN…
Petit gateau - Photo by Carolsawada
Inagaki diz: De francês só falo champagne, garçon, renault, isabelle adjani e olhe lá.
Gustavo diz: E eu bidé, abajour, mousse, crepe, petit gateau. E la buzanfã! Que definitivamente é uma palavra em francês. Detalhe: na verdade, não falo francês não. Mas, como bom Zelig, me ponha numa roda de franceses, e me acabo de tanto falar oui.
Inagaki diz: Adoro petit gateau. Mas essa frase soa tão metrossexual…
Gustavo diz: É verdade. E eu adoro la buzanfã. Oui, j’aime la buzanfã, bien sure. Ei, eu tenho uma receita simples de petit gateau. Se estiver interessado…
Inagaki diz: Ôpa, manda aí! Ou publique no teu blog, compartilhe essas informações importantes com seus leitores!
Gustavo diz: Hummm. Pode ser. Acho que sei de cabeça. Quer mesmo?
Inagaki diz: Claro! Eu adoro petit gateau!
Gustavo diz: Ok. Ingredientes: 100 gramas de manteiga sem sal. Meia barra (100 gramas) de chocolate meio amargo. Uma xícara de açúcar. Dois ovos inteiros - se bem que vc pode tirar a casca - e duas claras. E duas colheres de chá de farinha. Só. Agora vamos brincar. Preparo: derreta o chocolate e a manteiga em banho maria - sabe, aquele negócio de colocar uma panela apoiada em outra cheia d’água, fervendo. Importante, derreta os ingredientes em banho maria, nunca em banho, Maria. A não ser que a Maria goste.
Inagaki diz: Anotado. Mas, em todo o caso, vou ver se conheço alguma Maria que tope.
Gustavo diz: Enquanto vc derrete o chocolate e a manteiga, coloque numa batedeira o açúcar, os dois ovos - não os seus, seria realmente doloroso, os de galinha mesmo, e sem a casca. E duas claras. Podem ser a nunes e a averbuck. Bata. Mas bata mesmo. Espanque. Bata com vontade!
Inagaki diz: Encher de porrada como se eu fosse um cafetão ensinando minhas bitches a se comportarem direitim… Ok, ok, anotado!
Gustavo diz: Isso. Ina, é sério. Essa receita tem dois segredos, o primeiro é esse. Vc tem que bater pacas, deixar essa mistura crescer. Ficar numa consistência bem cremosa. Mas beeeem cremosa. Eu deixo bater no mínimo por quinze minutos. Às vezes chego a ajudar, rodando a cumbuca na direção contrária - sei lá, sou meio louco mesmo. Depois de bater e fazer crescer, reserve - adoro isso, reserve! Pegue a calda de chocolate - nessa hora, o chocolate e a manteiga devem ter derretido. Se quiser, antes, enquanto derrete, dê uma misturada.
Inagaki diz: Reserve. Essa palavra fica linda numa receita.
Gustavo diz: Verdade. Não confio em nenhuma receita em que não seja imprescindível reservar algo. Senão não vale, perde todo o charme. Bom, espere a calda esfriar um pouco. Coloque a calda num outro recipiente pra bater. Bata. A razão de bater a calda é deixá-la homogênea. Tirar os pedacinhos de manteiga e chocolate que não tiverem dissolvido. Depois de bater e perceber que a calda tá homogenea - é rapidinho -, retire da batedeira e pegue o creme que tinha batido antes. O creme que você tinha reservado (vou escrever um livro sobre a importância de se reservar na culinária brasileira)!
Gustavo diz: Coloque de novo na batedeira. e, aos poucos, com a batederia ligada, vá entornando a calda de chocolate na mistura - a que estava no outro recipiente. Vc vai ficar imediatamente desapontado. Porque aquele creme que tinha crescido pacas, bem, vai murchar. Não se preocupe. é isso mesmo. Aí, novamente, sessão espancamento. Bata, mas bata até doer.
Inagaki diz: Ah, eu gosto de bater. Mas com carinho, e só quando elas me pedem.
Gustavo diz: Pau na cara. Chama de vagabunda. Chama de contínuo! (Nelson Rodrigues, lembra?) “Contínuo!!!” “Eu sou contínuo, e o senhor é um filho da puta!”
Petit gateau - Photo by Missyasmina
Gustavo diz: Bom, depois de uns cinco, dez minutos batendo - depende da sua vontade, da sua preferência, tem gente que é mais sádica, se satisfaz só nessa parte, depois acende um cigarro e vai dormir - coloque, enquanto bate, as duas colheres de chá de farinha. É pouco, não se espante. Importante: não fique triste se não encontrar colheres de farinha no mercado. eu procurei, mas a Tramontina só fabrica de aço mesmo. Nesse caso, jogue apenas o ingrediente que jaz placidamente sobre a colher, ou seja, a farinha – não jogue a colher junto, eles nunca explicam isso nas receitas. Mais uma dica, não é necessário sujar duas colheres diferentes. Aprendi um segredo com um chef romeno: basta usar uma vez uma colher, esvaziá-la no recipiente, e usá-la novamente! Incrível o que esse pessoal do leste europeu inventa.
Gustavo diz: E uma reparação importantissima: é MEIA xicara de açúcar. MEIA! Se vc tem um medidor, use o medidor. Bom, eu sempre botava um pouqinho mais que meia, mas a receita é meia.
Inagaki diz: Ok. Anotado. Meia de estudante.
Gustavo diz: Terminando de incluir a farinha na massaroca que vc criou - e não precisa bater muito a farinha, só o suficiente pra ela se misturar bem na massa - está pronto! Mas, espere, ainda não acabou. Vc tem forminhas para o petit gateau?
Inagaki diz: Pensei que vinha agora a parte do sorvete. Existe isso, fôrmas pra petit gateau? Catzo.
Gustavo diz: Sim. Não pra petit gateau. Aquela fôrma de louça branca, redonda, com risquinhos verticais em volta. Acho que pra souffle. procure uma fôrma redonda. Bom, comprei dois tamanhos dessa fôrma. Um pequeno, de sete centímetros de boca, outro de nove centímetros. Embora pareça pouca diferença, o de nove é bem maior. E costuma ser o que eu utilizo pro meu petit gateau. Anotado? Sete, ou, preferencialmente, nove centímetros de boca. Forminha de louça branca.
Inagaki diz: Anotado. Ou melhor, copyandpasteado para ser posteriormente impresso.
Gustavo diz: Antes de colocar a massaroca na fôrma, unte-a com manteiga sem sal. Mas unte sem recato, unte como se fosse o anão costumeiramente usado em orgias - aquele besuntado de óleo.
Inagaki diz: Ôpa! Besuntar é comigo mesmo!
Gustavo diz: Deixe beeem untada de manteiga. Por quê? Porque o petit gateau precisa sair fácil, depois de assar. Já perdi alguns, que grudaram e sairam quebrados, tortos. Então se esbalde em untar. Depois de untar, coloque a massa nas forminhas. Essa receita dá pra quatro formas grandes - de 9 cm - e ainda sobra um pouco pra uma ou duas de 7cm. Detalhe importante. Não coloque, em hipótese alguma, a massa até a borda da fôrma. Na verdade, encha a fôrma até a metade, ou dois terços. Nunca, NUNCA algo mais que isso. Pq? Pq a massa cresce! Que nem um bolo! Mesmo sem fermento. Por que não explicam isso nas aulas de química?
Inagaki diz: Caraca. Quanto tempo vou levar pra fazer tudo isso?
Gustavo diz: Eu faço em uma hora sem pressa. Já fiz em meia, correndo. tem que ter espírito esportivo, Ina. E, bom, faz uma melecada da porra. chocolate, ovo, manteiga. Já viu. Agora vem o segundo segredo de Brokeback Mountain.
Inagaki diz: Já sei: o Jack morre no meio do filme. Assassinado.
Gustavo diz: Não, esse é o terceiro segredo de Fátima. O meu é: o tempo de assar. A receita diz para deixar as fôrmas por cerca de oito a doze minutos no forno, numa temperatura de 200 a 220 graus - ligue antes o forno, para esquentar. Qual o problema? Quatro minutos de diferença para um petit gateau é muito. Pq? Nós temos que tirar a forminha antes de o centro da massaroca assar. O centro da massaroca tem que ficar cru. Essa é a calda interna do petit gateau, nada mais nada menos que a massa que não assou.
Gustavo diz: E o que o cru tem a ver com as calças? Bom, oito a doze minutos é uma janela muito grande, vc pode perder o momento de tirar o bichinho, e ele pode assar por completo, perdendo a “calda” interna. Nada contra, não fica ruim, mas perde a graça do pequeno gato - tradução impecável.
Inagaki diz: Infante felino!
Gustavo diz: Lindo. Isso mesmo.

Gustavo diz: Logo, a partir de oito minutos, vc tem que ficar esperto. Olhe para o bichano a todo momento, de minuto em minuto. Vai ter um momento em que a massa vai ter crescido perto da borda, e haverá uma depressão no meio. E, se vc prestar atenção, a massa vai parecer diferente tb. A parte que cresce lembrando mais um bolo mesmo, e a parte de dentro lembrando um mousse.
Inagaki diz: E é aí que o gato começa a miar?
Gustavo diz: Isso. Nesse momento - entre oito e doze minutos, dependendo do tipo do forno, da temperatura, da forminha, do chocolate que vc usou, do alinhamento de Júpiter e Netuno, da umidade do ar e da quantidade de raios gama na atmosfera - vc tira o petit gateau do forno. Cuidado. Não sei se vc sabe, mas, infelizmente, a forminha estará quente. Não pegue-a com a mão nua.
Inagaki diz: Anotado. Vou ver se acho na Tok & Stok uma luvinha do Garfield, que é pra manter esse clima felino.
Gustavo diz: Pois é, isso é um problema. Pq? Pois a parte interna está meio líquida, pode entornar. Mas as luvinhas de proteção são lisas, e a fôrma é de louça, pode escorregar. Já perdi pequenos gatos que entornaram dentro do forno, qdo eu tentei tirar.
Inagaki diz: Putz, uma verdadeira chacina de gatos. Que desperdício, por Tutatis!
Gustavo diz: Pois é. O bichinho pronto, vc doido pra comê-lo, e ele resolve se suicidar no forno.
Inagaki diz: Optaram por escolher a própria morte. Felinos com síndrome de lemingues.
Gustavo diz: Bom, tirando o bichano, pegue uma faca. passe a faca entre a massa e a borda da fôrma, para descolá-la-lha-la. Coloque, antes, embaixo da fôrma, um prato. Vai te ajudar. Pq? Pq depois de descolar a massa com a faca, vc põe um outro prato em cima da fôrma. Para quê? Para virar a forminha sem queimar os dedinhos! Vc segura o prato de baixo, o de cima, como se fosse um sanduíche-íche, e vira. Tcharan!! A forminha vai ficar com a boca virada para baixo. Eu criei esse procedimento totalmente original. Sou um gênio. Um gênio. Note bem, totalmente original. Se alguém faz isso por aí, me imitou.
Inagaki diz: Rapaz, eu tô te falando que vc precisa publicar essa receita no blog. Você já está fazendo um live posting aqui no MSN!
Gustavo diz: :-) Virada a fôrma, segure-a com delicadeza e a levante. Com cuidado. Teoricamente ela sairá, e o petit gateau restará lindo e belo no prato. O prato que vc colocar na boca da fôrma será o prato em que vc vai servir. Use um belo prato. Eu uso minha louça tailandesa, do dia a dia. :-)
Inagaki diz: Agora entra a parte do sorvete?
Gustavo diz: Sim. Sirva com sorvete. Pode ser de baunilha ou nata. Sugestão, se vc encontrar, use de tapioca. Fica muito bom. E, sim, para sua menininha se apaixonar: compre morangos. Bons morangos, realmente saborosos.
Inagaki diz: Morangos? Morangos. Ok!
Gustavo diz: E fatie-os-lhos. Beeemm fininhos. Delicadas fatias de morangos. Coloque-os no prato qual um leque.
Inagaki diz: Informação relevante: antes de se chamarem Kid Abelha & os Abóboras Selvagens, um dos nomes cogitados por Paula Toller e companhia para o grupo foi Morangotangos.
Gustavo diz: Putaquapareo. Abóboras selvagens é muito melhor. De um bom gosto incrivel. Bem, ok. Sirva. Lá estará seu petit gateau, servido com sorvete de tapioca e morangos fatiados. Por fim: sirva o bolinho quente, ou seja, leve logo à mesa.
Inagaki diz: DILIÇA!
Gustavo diz: Tenho uma receita de couli de laranja - ou de tangerina - que pode ser usada por cima de tudo, do sorvete, do bolo, fica foda. mas não te dou. :-) Couli é o nome gay pra calda.
Inagaki diz: Pô, mas eu queria tanto o seu couli… Uma coisa bem brokebackiana.
Gustavo diz: Meu couli é docim. Sirvo quente.
Inagaki diz: Ui!
Gustavo diz: Bom, é isso. A calda, sério, tenho receita não. Mas não precisa, com o sorvete e os morangos vc come quem vc quiser. Juro.
Inagaki diz: Ok. Não há nenhuma mulher que possa resistir ao meu charme japaraguaio e à sua receita de petit gateau!!!
gustavo diz: Sim, é verdade. Juntos, comeremos o mundo. Huahuahuahua - risada psicótica e tresloucada.
Inagaki diz: Boa é a risada do Pateta: iac, iac, iac!!!
Gustavo diz: Mas, se vc tiver realmente paciência, tente achar uma receita de couli de laranja na internet. Eu faço em casa, mas no olho. Não tenho coragem de te dizer como é. Sério. Tô te dizendo pq fica absurdamente bom. A combinação de calda de laranja, morango, sorvete de creme e petit gateau é o paraíso. Tô até emocionado, snif.
Gustavo diz: E, como diria o Gaguinho, é isso aí pe-pe-pessoal!
Petit gateau - Photo by Neechee
P.S. 1: Observações que Mr. Weber fez após nossa conversa pelo MSN: “Ina, esqueci de te dizer: antes de desenformar o pequeno gato, cubra as forminhas com filme e deixe-as descansar de meia hora a duas horas na geladeira. Depois disso, qdo for assar o gatinho, retire as fôrmas da geladeira uns quinze minutos antes – mais ou menos o tempo que vc deixar o forno pré-aquecendo. A massa pode ficar de três a quatro dias na geladeira sem estragar. Logo, se vc quiser, tenha a trabalheira toda uns dias antes do seu romântico jantar. Et bon ap!”
P.S. 2: Estive sábado no primeiro dia do BarCamp Sampa. Um evento muito bacana, pena que tive de sair às pressas de lá por causa de uma entrevista que fiz para uma matéria que será publicada em breve. Para quem perdeu a oportunidade de participar desta “desconferência”, fica aqui a dica: conferir a ótima cobertura que Tiago Dória fez do evento. Destaques especiais: as “frases inesquecíveis” e os “grandes momentos” do BarCamp. :>>
P.S. 3: Mr. Danzig, obrigado por ter indicado o Pensar Enlouquece como blog da semana no Tarja Preta!
P.S. 4: Recado deixado por Ernesto Diniz debaixo da minha porta: “Ina, nóis é pobre. Nóis iscrevi. Nóis é limpu e legalzin. http://naselva.com. ‘Cause publicity is never enough. Dá uma força? Abração!”

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • thayná

    fiz um em casa tudo da nestle e ficou uma delicia

  • india

    minha sobremesa favorita….sirvo-a com calda de chocolate bem quente e sorvete de flocos da Nestle…fica mto boummmm!!Não sou garota propaganda da marca viu…é preferencia pelo sabor mesmo!Me diverti muito com a receita desenvolvida com o diálogo viu…mto bacana mesmo!! vou até guardá-la em favoritos…um grande abraço!

  • http://escorts2hot.com/ Kiev escort

    very Nice web. I just now carried out my own i came to be trying to find near many different build strategies and one afflicted me with a few. Will probably since i find out individuals whether we made their website by way of you?

  • http://svior.com/business/used-auto-parts.html auto parts online

    making time and real effort to make a good article. Cool!

  • http://myarticle.com/Health/Supplements-and-Vitamins/amino-acid-and-cholesterol-lowering-vitamins-basic-and-crucial-individual-investments.html Laci Wei

    I ran across this info earlier today while at the office. Very useful. Sent the url to myself and will likely bookmark it when I make it home.

  • http://worldphotomodel.com 13 yo bra

    Hi there, just became aware of your weblog by way of Google, and discovered that it is truly informative. I am gonna watch out for brussels. I will likely be grateful in case you continue this in future. Numerous people will probably be benefited from your writing. Cheers!

  • Adriana

    Não sei se esta é mesmo a receita certa, mas desculpe, não dá nem pra acompanhar!…Nossa muito bla bla bla…

  • http://www.burr-coffee-grinder.com/conical-burr-coffee-grinder-reviews-2/ Conical Burr Coffee Grinder Reviews

    Only two things are infinite, the universe and human stupidity, and I’m not sure about the former.

  • http://www.xn--kpr22hcxm0wg84hwk5c.tw 機場接送

    I want to express appreciation to this writer just for rescuing me from such a setting. Right after surfing throughout the search engines and getting concepts which were not helpful, I believed my life was gone. Existing devoid of the solutions to the issues you have resolved through your good website is a crucial case, as well as those that could have badly damaged my career if I had not come across the blog. Your own personal talents and kindness in maneuvering everything was crucial. I don’t know what I would’ve done if I hadn’t come upon such a thing like this. I’m able to at this time look forward to my future. Thanks so much for the professional and amazing help. I will not think twice to suggest the sites to anybody who wants and needs direction about this matter.

  • http://www.candylie.com Sara

    Incrivel incrivel, preciso experimentar o coulin com petit e criar coragem na cozinha.
    O mais engraçado e incrivel é que vocês levam ao pé da letra as receitas, achava que só meu irmão fazia piadas e/ou trocadilhos com os termos de receitas.
    Ótimo post ;)

  • NILMA GONÇALVES

    Querida queria muito esperimentar a sua receita, mas devido a estença historia da sua relamente não foi possivel. srá q dava pra vc clocar a receita fora de comentarios?
    uma abraço
    .

  • Rita Barreto

    Vocês são hilários… vou fazer o petit gateau e digo como ficou. Uma curiosidade… Você chegou a fazer? ahahah um abraço Rita Barreto

  • http://www.lasercareestetica.com.br LetíciaDepilação a Laser

    Que vontade que me deu!

  • Elizete

    Boa noite.

    Adorei o modo como foi passado a receita. Este petit gateau deve ser relamente melhor que SEXO.

    beijos

    R: Elizete, também não chega a tanto, né? ;)

  • http://petitcahier.wordpress.com Ana Luísa

    Tava com planos de fazer um pequeno gato pra esse carnaval e a cozinha provavelmente vai estar cheia de gente que não tá lá fazendo nada além de beber e me ver cozinhar… Então vou imprimir a receita na íntegra pra distrair o pessoal.

    (íntegra ainda tem acento? eu nunca sei as regras novas… mas se tirar fica parecendo “integrar” conjugado… ah, sei lá. pra mim colhêr ainda devia ter acento diferencial pra não parecer colher…)

    Mas que coisa, não? Um post de 3 anos atrás que ainda recebe comentários…

    R: Pois é, Ana Luísa; o bom de posts de receitas como este é que são meio atemporais e não perdem tão facilmente o prazo de validade. Em tempo: a receita deu certo?

  • fernanda f.

    mesmo despois de tanto tempo já postada, essa receita em forma de bate-papo me encheu de bom humor (e de apetite).
    vou tentar agora e prometo recomendar, caso tudo dê certo.
    bjo,

    R: Olá Fernanda, obrigado pelo seu simpático comentário. :) Espero que você experimente a receita e, uma vez realizada, que você mande alguma foto pra conferir o resultado final. Um beijabraço e boas festas pra ti!

  • http://www.deeplaser.com.br Joana

    Petit gâteau é um pecado!
    Como todo pecado, faz mal!
    Beijos.

  • Ivete

    Muito legal , adorei ler tda a receita, e prometo usar apenas uma colher p agregar duas colheres de farinha rsss vou fazer o felino rssssssssss
    Depois conto se ficou bom mesmo
    bjs

  • http://google.com Alfonzo
  • Silvana

    Hilário,terminei minha noite de ótimo humor!

  • Edilson Siqueira Loureiro

    Rapaz, eu nunca vi nada igual!
    Eu gozo só de pensar.
    É como se você estivesse com a mulher dos seus sonhos na cama.
    Imagina: Juliana Paes, Sheilas Carvalho e mello, Isis Valverde, Camila Pitanga,Angelina Jollie…etc,etc,etc.

    Enfim, PETIT GÂTEAU é a guloseima das guloseimas.

    R: Excelente comentário, Edilson. Passarei a encarar petit gâteau como a Mariana Ximenes das sobremesas!

  • Priscilla

    Meu deus do céu e eu só tava querendo achar uma receita de petit gateau. O_o

    R: Mas, diga lá, Priscilla: o que você encontrou por aqui lhe satisfez? :D

  • wanderleia

    oi

  • Ismaria

    Estava procurando uma receita de Petit Gateau pelo google,e a primeira que entrei foi nessa rs mtu engraçado e algumas coisas fazem msm a diferença como o tamanho das forminha e a dica de aquecer o forno rsrs.
    Gostei,vou testar.

  • http://diderotedalambida.blogspot.com/ Raíssa Lima

    Impagável essa receita! Meus pequenos gatos, ainda que gostosos, não são hilários assim. Haha.

  • Natália

    Mas essa receita de petit gâteau tá demaaaaaaaaaaaaais!!! Inédito! Vou testar essa receita com muito gosto!
    Parabéns pela criatividade!!

  • marli

    Hummmmmmmm.deve ser uma delicia…
    amanhã farei.a tempos que estava atras da receita
    depois que preparar e saborear te direi se ficou legal.Ah. teu blog é legal

  • priscila

    kd a tal receita dos bolinhos de chocolate feitas nas forminhas de aluminio? karambam! queria fazer!

  • CLARA

    A melhor receita que já li.
    Nunca ri tanto!!!

  • lorrayne

    oi bzinha?Aq eh a Lo
    moru em Cba
    faço gastronomia!!!!!!!dai comu amu Petit Gateau vi aq sobre eli.mtu legal a materia!!!!!!!!!
    parabnssssss
    abço
    Lo

  • CaroLL

    Bah axei mtu legal essas comidas.
    tenho mta vontade de comer vlw ai pessoal
    bejOlLlLl
    ah si pude coloken no site o modo de preparo

  • clau

    ADOREI!!!! COISA DE SE COMER COM TODOS OS SENTIDOS!!! BJOS

  • Bia

    Inagaki, obg pelas dicas. Vou usar parte da receita num seminário que irei apresentar no curso de Francês. Bjs, e tudo de bom.

  • http://petitgâteau carolina

    petit gâteau

  • Carla

    Nossa, que delícia de post!!!

    Vou experimentar esta receita com certeza.
    A que faço sempre, é muito parecida, com a diferença que asso em forminhas de alumínio, daquelas iguais às de empada grande.
    Outra sacada que a minha irmã descobriu é que vc pode congelar o Petit gateau ainda cru e assar qdo for usar.
    É só comprar as forminhas descartáveis, tipo aquelas de embalagem de comida pronta, de alúmínio flexivel ( facilita o desenformar tbm). Podem ser levadas do freezer ao forno e depois de passados alguns minutos é só balançar a forma e ver se o centro continua mole com a borda já assada.

    Ahhh, ia esquecendo…é bom fazer um teste antes de vc convidar a Maria…rsrs, pois cada forno tem um comportamento diferente, passados uns 5 minutos é melhor ficar de olho até achar a consistência ideal e, é claro, anotar o tempo!!

    Beijocas

    Obrigado pelas dicas, Carla. Pouco a pouco a receita, que já é boa, vai sendo aprimorada pelos leitores deste blog. :)

  • Dani Rachid

    kkkkkk. Meu hobby é colecionar receitas (algumas eu até faço!) mas esse post foi ‘sui generis’… adorei e recomendarei. Parabéns, querido. Deixe sua porta aberta que voltarei sempre.

    Ôpa! Com direito a cafezinho pras visitas! :D

  • http://www.viradapralua.blogspot.com Ju Lua

    Creio que um manjar dos deuses desse valha um bom sexo mas tenho a nítida impressão de quem vai lavar a louça será a mademoiselle né! rsrs…
    Receita anotada e blog de parabéns, voltarei sempre!
    Bj grande!

  • http://www.starving.blogger.com.br Jana

    Adorei sua receita. Finalmente consegui um infante felino com calda por dentro (e sem gosto de farinha!)

    Acho que vou descolar a receita de sorvete de tapioca pra vc em resposta! :)

    Ôpa! Trato feito, estou aguardando pela sua receita, Jana! :P

  • http://www.danielamatuskela.blogspot.com Dani

    O nível de dagem desse mundo vai aumentar consideravelmente se além de petit gateau, os homens começarem a revelar os bastidores como vc fez nesse post… Nada convence mais que chocolate e bom humor! To na fila, atrás da Carol Costa… deixem um pouquinho pra mim!!!

    Bem, não sei quanto ao meu amigo Gustavo, mas fique sossegada porque eu deixo um poucão para todas as leitores que estiverem na fila! :))

  • http://bananaetc.blogbrasil.com/ Helô

    Petit gâteau é pra tirar qualquer um do sério! Foi a receita mais divertida que já copiei, Ina. Mas sabe de quem me lembro toda vez que alguém fala no pequeno gato? De Mademoiselle Hong :) Sei que ela adora.
    Beijos.

  • http://www.obolofofo.blogspot.com Manú

    Hahahaha!!!
    Hilário! Adorei os blogs de vocês, vou voltar sempre!
    Um abraço,
    Manú

  • http://ideiasnajanela.blogspot.com Kandy

    Amei essa conversa, dei muita risada com a forma espirituosa do diálogo e, sim, vocês conseguiram me torturar. Não só porque petit gateau também é a minha sobremesa predileta como porque eu não pude almoçar hoje e estou aqui, azul de fome, lendo o Pensar Enlouquece com dois elefantes coincidentemente azuis no logo e com todas essas fotos maravilhosas de peitit gateau. Vê-los conversar deu vontade de vê-los cozinhar. Isso deve ser divertidíssimo! Ah, e eu concordo com a parte dos morangos… Bjos

  • http://aventurasculinarias.blogspot.com/ Maria Helena

    Olá, cheguei aqui “via” Dadivosa. Amei e me acabei de rir.
    Um ótimo final de semana.

    Obrigado pela visita, Maria Helena. Servimos bem para servir sempre! :D

  • Isa

    Vocês estão brincando ao chamar petit gâteau de “pequeno gato”? Porque gato em francês é “chat” (a pronúncia é chá ) e gâteau é doce ou bolo. :)

    Você leu o nosso primeiro diálogo, Isa? Idioma francês não é exatamente nosso forte… :P

  • http://www.dadivosa.com.br Dadivosa

    Homens na cozinha agradam sobremaneira. Com todo esse bom humor, então, estou certa de que vossas pretendentes sucumbirão em segundos!

    Adorei a receita, vou fazê-la em breve e recomendar que meus leitores por aqui passem para espreitar esse espetáculo de relato!

    ;***

    Puxa, muito obrigado por sua visita, Dadivosa! Sou leitor e fã das suas receitas! :D

  • Diego Goes

    Alexandre, parabéns pela receita antologicamente deliciosa que acabei de ler…Timing (tanto cômico quanto culinário), comentários sarcásticos (o meu couli é docim) e detalhes que fazem toda a diferença (pode-se usar mesma colher pra colocar a farinha). You made my day,rsrsrs.
    Abraços!

  • http://terapiadapalavra.googlepages.com rachel

    huahuahua. adorei até onde eu guentei ler. mas deu preguiça, são 10 pra uma da manhã e eu ‘levanto’ a las siete. voltarei. adorei o contínuoooo.
    boa quinta. bien sûr.

  • http://www.stellapsicanalise.blog.uol.com.br Stella

    Hilário Ina,
    Adorei! Não sabia que vc não tinha noção alguma de culinária. Vou tentar o petit gateau e o Couli me deixou com água na boca.
    Beijo Stella

  • http://www.azaroseuquerida.wordpress.com ju

    vamos combinar um jantar?
    preciso dizer quem vai fazer a sobremesa?

  • http://www.obusilis.com Moziel T.Monk

    Esse final de semana promete. Ou subo no conceito da patroa ou serei proibido de entrar na cozinha por um mês, a depender do resultado.
    Mas só um pequeno adendo: o diálogo nelsonrodriguiano (“contínuo de merda!”) citado é do filme “Bonitinha mas Ordinária”.

    Ôpa! Valeu pela correção, Moziel. Conversas de MSN não têm a mesma exatidão exigida em um post. Vou dar uma editada no texto. Um abraço e boa sorte em sua experiência culinária!

  • Cristina Vieira

    Hum….o Petit Gateau parece realmente delicioso, mas… vamos falar o que é?? Esse texto me deu vontade mesmo de saborear o Ina ou o Gu…. pedacinho por pedacinho…com queijo.rsrs
    Auguri!!! Um brinde ao bom humor e à inteligencia!!

    Ôpa! E pensar que nem precisei cozinhar ainda… Sensacional! :D

  • http://duasfridas.blogger.com.br Monix

    Esse post deve ser um sinal do Apocalipse próximo. Me diverti horroresch com essa troca de receitas dos meninos! :-)
    Bjs

  • Catarina Azevedo

    Ina (posso chamar-te assim?) vou ter de deixar de ler este blog no trabalho. Tive de correr até à mercearia mais próxima a comprar chocolate preto.
    No próximo fim-de-semana vai haver jantarada aqui, por terras minhotas, e o pequeno gato vai fazer parte do experimentalismo gastronómico!
    beijinhos

  • http://pequenascoisasetc.blogspot.com Gustavo Weber

    Quanto ao comentário da Viva…
    :-))))
    Ina, posso comentar sobre isso aqui?
    Bom, só me vieram à mente dezenas de letras do Wando, e inseri a palavra chocolate aqui e ali. pensando bem, melhor ficar mudo por ora.
    por ora.
    meanwhile, já to preparando uma fornada de pequenos felinos.
    nunca se sabe.

  • http://olivrodasmanhas.blogspot.com Vinicius B

    Hummmmmmm. Muito, muito bom. Há muito procurava uma receita confiável desse legendário prato.
    Vou aprender a fazer… e esperar alguma pretendente… e esperar um jantar romântico… Enfim.

  • http://www.ideiasmutantes.com.br Muta

    Ina, seu japonês dos infernos!
    Hahaha, eu me matei de rir e ainda fiquei lendo pra minha irmã que queria fugir, mas ficou presa pelas risadas tbm…
    Essas conversas no MSN podem gerar conversar impressionantes! Hahahaha.
    Sensacional!

  • http://www.justlia.com.br Lia

    Melhor Petit Gateau que eu já comi ERA o do Galetos, com calda de frutas vermelhas. MUITOOO DILÍIÇAA!
    Mas daí eles resolveram mudar e trocaram a calda fabulosa por uma simples de chocolate.
    Já tentei subornar gerente e cozinheiro… não tem jeito, mudou o cardápio mesmo.

    Eu tava laáá no StudioSP, mas vc nem mexeu a sobrancelha pra me cumprimentar!
    Eu era a loira do cabelo comprido, alta… Bom, não tinha mta mulher, força a cabeça q vc lembra!

    Fiquei perto da janela, fui embora cedo, assim q o Danzig me largou pra te perguntar do ATARI.

    Pô, Lia… Você me viu lá no StudioSP e nem me deu um “oi”… Tudo zen, nada que alguns meses de terapia não resolvam… :crazy:

  • Daniela

    Só você, pra me fazer rir depois de 8 horas de aeroporto e 37 horas sem dormir…

  • http://pequenascoisasetc.blogspot.com/ gustavo weber

    Mestre ina,
    o senhor não vale o chambinho que come!
    :-)))
    Agradeço por resgatar nossa conversa. Não imaginava que vc lembrava. Agora, olhe só, sacripanta mór, o que vc aprontou: vou ter que voltar a publicar com mais frequencia no meu blog! (mas, cá pra nós, já era hora, por tutais!)
    Fada madrinha ina, sempre ajudando os frascos de comprimido, os bascos empedernidos, os braços e ombramigos - enfim, fique à vontade e complete como quiser - lembranças aos seus e parabéns mais uma vez pelo novo site.
    grande abraço
    ps. te mando um imeiu sobre meus planos maquiavélicos de dominação do mundo, a começar pela flip desse ano.
    ps2. Luana, vc achou esse post longo. Bom, se vc passar pelo meu blog, prepare-se. Mas sinta-se convidadíssima para esbravejar pelo tamanho dos posts por lá.

    Caro Grande Pequeno Gafanhoto, espero mesmo que voltes a escrever mais assiduamente no blog. E me ponha a par de seus planos na Flip, mermóm. Projetos de conquistar o mundo sempre interessam. Amplexos bugrinos!

  • Miho

    Ina,
    E quantas vezes o moço que come miojo cru preparou essa receita maravilhosa????

    …………..

    Depois da sua respota, minha tréplica:Ah, mas nem para conquistar uma gatinha charmosa??? :)

    Bjs, queridón!!

    Srta. M., você me conhece bem até demais, HAHAHA!!!

  • http://www.esteticaguia.com.br Juju

    Ina, genial, genial, genial!!! Assim nao tem programa de receita nenhum que valha a pena assistir! adorei! vou ate fazer petit gateau (ou peido de gato, lá em casa).
    Uma dica legal para assar e nao ter problema na hora de tirar e colocar todas as forminhas pequerruchas, dentro de uma assadeira, dessas baixinhas, tipo de pizza ou de cookies. E se voce nao achar as forminhas brancas que ele falou, aquelas forminhas de empada (que acha em qq feira) tb servem!
    ah, e na dica pós conversa, é pra por na geladeira antes de ASSAR e nao de desenformar!
    Beijocas
    Juju

  • http://felipediesel.net Felipe Diesel

    Sensacional…
    A receita deve ser ótima, e o texto é sensacional!!!

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Você acha que só sabe três ou quatro palavras de francês. Foi divertido ler o post com todos os double entendres. Dr. Rouquette já queria dar palpite no nome do gâteau antes de saber toda a receita. Primeiro disse que era um quatre-quatre. Não é o Bob, Ted, Carol and Alice ao dobro. É bolo de proporções de 1:4 dos quatro componentes. Mas não é isso o gâteau.
    No final das contas, sei que aqui nos EUA, em alguns restaurates há esse bolo e se chama “flourless chocolate cake.” Nomezinho sem graça, né? Os morangos fatiados dão um tchã e um visual. O molho de laranja com açúcar, há quem goste, há quem não goste. Se você gosta de chocolate com laranja, vá à luta.
    Finalmente, je suis desolée: não tem petit gateau como definição de flourless chocolate cake na Google fr. Deve ser um galicismo. Nem Nicolas nem a belle mère sabem o nome do bolo desta receita.
    Mais tarde ligo pro restô que não é um MacDô.
    Parabéns pelo reconhecimento de outros profisionais e pelo post, muito divertido, Alexandre Inagaki.

  • Luana

    Puta post long do caralho, hein?

    De fato, minha leitora desbocada! Creio que deve ser o post mais longo que publiquei nesta fase InterNey Blogs.

  • Anônimo

    Noooooossa, ok, eu dou para os dois em troca de uma colherada de pequeno gato!!! Pliiiiiiiis!

    Carol, é isso mesmo que eu li? Uau, se eu entendi a frase da maneira correta, tô saindo agora pra comprar os ingredientes no supermercado! :lalala:

  • http://www.melianteaspalavras.blogspot.com Meliane Moraes

    Adorei a receita e alguns comentários trocaria o gênero. Agora fica um pensamento… Será que vou viver pra ver um Homem fazer um Petit Gateau pra mim? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    A idéia é boa, hihihi.

  • http://papelpop.com Phelipe

    Que maravilha! Vou fazer no fim de semana. Isso que eu chamo de matéria gostosa.

  • Mauricio Desiderio

    Só uma dica importante pra quem for à França e quiser comer o Petit Gateau original: o nome disso lá é “moelleux” ou “mi-cuit”.

    Se vocês ficarem procurando por Petit Gateau, o máximo que vão comer é um bolinho pequeno qualquer…

    Valeu pela informação, Mauricio!

  • http://cynthiasemiramis.org Cynthia Semíramis

    Depois vou testar a receita (eu adoro testar receitas de petit gateau), mas já te adianto alguns truques das minhas experiências culinárias anteriores:
    - coloque as forminhas num tabuleiro, que o risco de “suicídio” dos bolinhos diminui.
    - é bom esperar um ou dois minutos antes de desenformar, pois a superfície esfria levemente, diminuindo o risco do bolinho espatifar na hora de transferir pro prato
    - já vi no terra uma receita pra duas porções. Fica parecida com a receita clássica, e não tem muita frescura, já fiz até sem batedeira!

    O bom de postar receitas em blog é que elas ganham esse caráter colaborativo. Cada um dá uma dica, e a gente dá aquela aprimorada fundamental. :D Obrigado pelos truques, Cynthia!

  • http://www.morroida.com.br Fabião Morróida

    Bugrino, blz?

    Tem um amigo meu que diz que pra ele Petit Gateau é melhor que sexo!

    Neste nível num sei se chega, mas que o negócio é realmente bom é viu! :) Patcha que pariu!

    Pontepretano, esses teus amigos… Tsc, tsc. |-|

  • Renata

    Inagaki,
    Agradeço infinitamente a você, que perdeu 10 minutos de seu tempo com a minha entrevista, e mais uma vez, peço desculpas pelo mau jeito e nervosismo. Até então, meus únicos entrevistados foram minha mãe e o Rodrigo, que foram minhas cobaias prá testar o gravador!
    Adorei falar com vc !
    Abraço

    Ôpa, sempre às ordens, Renata! Precisando de mais algum help, é só falar. Um abraço!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.