Breve ensaio da pizza como alimento social

Por Publieditorialsegunda-feira, 25 de novembro de 2013

Uma pizza poderia ser definida como um disco de massa assado, aquecido num forno com alguns ingredientes em cima. Mas é uma definição fria, que não faz jus a um alimento que é comido e apreciado pelos quatro cantos do mundo e por todas as classes sociais, e que em cada região ganha ingredientes típicos que fazem com que a pizza seja um alimento universal e, ao mesmo tempo, local.

Sempre que penso em pizzas, lembro das noites de domingo em que toda a minha família se reunia para se deleitar com triângulos recheados de mussarela e calabresa. E assim, no meu imaginário pessoal, comer aquela massa achatada acabou virando sinônimo de congregação, de pessoas reunidas para dividir fatias enquanto riem e colocam os papos em dia, tendo aquela iguaria saborosa como pretexto para que se unissem ao redor de uma mesa. Afinal de contas, são poucas as pessoas que encaram comer oito fatias em uma só refeição: acabam sobrando alguns pedaços, e nem todos são entusiastas da arte de apreciar uma pizza requentada na chapa no café da manhã do dia seguinte. Meus pais, por exemplo, não pedem delivery sem que eu, meu irmão, outros parentes e amigos estejam na casa deles para ajudá-los a deixar apenas restos de cebola e azeitonas ao fim de uma refeição.

O vídeo acima, da campanha de lançamento da Pizza Grandiosa da Dr. Oetker, é uma boa demonstração do que digo: pizzas são alimentos sociais, que agregam pessoas que se reúnem com o nobre intuito de devorá-las por completo, deixando poucas provas do saboroso delito da gula. Eu, por exemplo, já dividi fatias de uma pizza de aliche com colegas recém-conhecidos de um albergue no centro de Buenos Aires, sentados na calçada de uma rua, em meio a dicas de viagem e reclamações de como era complicado paquerar uma argentina, trocando ideias com gente que morava em João Pessoa, Porto Alegre, Paris e Lima. E assim, seja fazendo novas amizades ou reencontrando amigos e parentes, pizzas acabam proporcionando bons encontros que rendem uma pausa muito bem-vinda no cotidiano esbaforido.

* * *

P.S. 1: Quer experimentar a Pizza Grandiosa da Dr. Oetker, que tem três sabores (Calabresa, Lombo e Baiana), massa média levemente crocante, borda macia e saborosa e sabor de feita na hora? Confira o vídeo no YouTube, veja como uma boa pizza é capaz de promover um saboroso momento entre amigos e acesse o aplicativo do Facebook.

P.S. 2: A campanha da Dr. Oetker Brasil foi realizada pela Agência de Comunicação 3tom Digital, e o vídeo foi produzido pela Sweet Suit Filmes.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.