O Dia da Pizza

Por Alexandre Inagakisegunda-feira, 10 de julho de 2006

Foto de Renata Diem.Ah, a pizza. A fim de celebrar a existência deste maravilhoso quebra-galho que, via delivery, sacia diariamente a fome de milhares de pessoas como eu (um cara que na culinária segue à risca a máxima de jamais gastar mais tempo cozinhando do que comendo), instituiu-se em São Paulo o Dia da Pizza, comemorado neste dia 10 de julho. Sim, eu sei que essa efeméride é mais uma invencionice de políticos que pouco fazem além de batizar ruas e criar comemorações esdrúxulas. Porém, há certo sentido em se comemorar uma data como esta, dedicada a este singelo prato que representa salvação dos inaptos de fogão, mote de congregação das famílias nas noites de domingo, motivo de perdição dos gulosos de plantão.

Para além do lugar-comum de se afirmar que em Sampa as pizzas são até melhores que as preparadas na Itália, as estatísticas da cidade são impressionantes: São Paulo possui cerca de 6 mil pizzarias, responsáveis pelo preparo de aproximadamente 43 milhões de discos por mês, que equivalem ao consumo de uma tonelada de massa por dia.

Pizza de camarão com jambu.Existe certa polêmica acerca da origem da pizza. Embora quase todos pensem que o prato é invenção italiana, registros históricos apontam os egípcios como pioneiros ao criarem uma massa à base de farinha com água. Babilônios, gregos e hebreus também assavam massas misturando farinha de trigo e água em fornos rústicos ou tijolos quentes. No entanto, foram os napolitanos os primeiros a acrescentar temperos como manjericão a um disco de massa assado.

A pizza, no formato que conhecemos hoje, surge no século XVI, quando os tomates, oriundos da América, são introduzidos na culinária européia. Considerado alimento dos pobres do sul da Itália, era preparado com ingredientes baratos como alho, peixes e queijo. No começo do século XX imigrantes italianos trazem para a América o disco que nunca sai das paradas. Em 1905, surge a primeira pizzaria nos EUA: a Lombardi’s. No Brasil, diversos nomes são apontados por historiadores como os primeiros pizzaiolos destas plagas, dentre eles o napolitano Carmino Corvino, que abriu sua Dom Carmenielo no bairro do Brás, o espanhol Valentín Ruiz e o também napolitano Giovanni Tussato, cuja pizzaria, a Babbo Giovanni, mantém atividades até hoje.

Após aterrissar na Terra Brasilis junto com os imigrantes italianos em tempos nos quais esta nação começava a se urbanizar, a pizza, típico alimento de cidades industrializadas, acompanhou as transformações pelas quais passou o país ao longo das décadas. À semelhança da miscigenação racial que caracteriza este país, as pizzas produzidas por aqui passaram a ser conhecidas pela incrível variedade de formatos e sabores que acompanham as características de cada região brasileira. Na Bahia, por exemplo, a Companhia da Pizza serve pizzas de rapadura. Em Curitiba, o Avenida Paulista Pizza Bar oferece a seus clientes uma versão coberta com farofa crocante, sorvete de creme e, creiam-me, pétalas de rosas. Em Belém, estabelecimentos como Santa Pizza e Xícara da Silva incluem em seus cardápios pizzas de jambu com camarão. Em Manaus, ingredientes como tucumã e cupuaçu entram na composição.

A pizza quadrada da Casa Buzzi, de Curitiba.As inovações não se limitam às receitas, que incluem ainda as indefectíveis bordas recheadas com ingredientes como catupiry, presunto, alho frito, gergelim, goiabada e doce de leite, dentre outras invencionices. Restaurantes como a Pop Pizza de Belém e a Casa Buzzi de Curitiba servem pizzas quadradas. O Pedal e Graminha vendem pizzas por metro. No Margherita, a atração principal é a double decker, pizza de dois andares.

No entanto, não encontrei ainda nenhum lugar capaz de reunir tantos sabores e combinações inusitadas como a Pizzaria York, do Rio de Janeiro. Seu rodízio de pizzas ficou notabilizado pela variedade expressionante de sabores: a York oferece aos seus clientes pizzas de: lasanha, bobó de camarão, strogonoff de carne (e de frango), mousse de maracujá, coração de galinha, carne seca com catupiry, hambúrguer com fritas, morango com chantily, cachorro-quente (com direito a batata palha), churrasco, paçoca, queijo minas e, pasmem, Chokito (imagino que deva ser, pois, uma pizza coberta com leite condensado caramelizado coberto com flocos crocantes e o delicioso chocolate Nestlé). Pergunta que faço encarecidamente aos leitores deste blog: alguém que conhece a York poderia deixar seu testemunho nos comentários??

Para encerrar este post, nada mais adequado do que comentar esta típica expressão brasileira: “tudo acabou em pizza”. Reza a lenda que a origem dela remonta à década de 50, e envolve os diretores da Sociedade Esportiva Palmeiras, time criado pela colônia italiana paulistana. Certo dia, após calorosa discussão envolvendo os diretores do clube, todos acabaram indo parar em uma pizzaria no Brás. Muitos cálices de vinho e fatias de pizza depois, os envolvidos na briga acabaram por deixar a confusão para trás, sem maiores conseqüências. Provém daí o significado popular da expressão “acabar em pizza”: algo que desemboca em nada e não chega a lugar algum. Qualquer semelhança com fatos reais…

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Adriana Ávila

    Olá, acabei de conhecer a Pizzaria York. O que achei?? Valeu a pena!!
    Acabei de postar minha opinião:
    http://vivointensamenteascoisasmaissimples.blogspot.com.br/2014/02/pizza-york.html

    Abraços,
    Adriana Ávila

  • Pingback: Breve ensaio da pizza como alimento social - Pensar Enlouquece, Pense Nisso

  • Pingback: Dia Mundial do Rock? | Pensar Enlouquece, Pense NissoPensar Enlouquece, Pense Nisso

  • http://discountedpandoracharms.com/?p=105 Domonique Kittner

    I read your article a couple of time so I could be sure I took in all the points. I¡¯m in agreement with you on a lot of this content.

  • http://8090canada.com/home/space.php?uid=36214&do=blog&id=693613 Dominique Kuarez

    Normally I don’t learn post on blogs, but I wish to say that this write-up very forced me to try and do so! Your writing taste has been amazed me. Thank you, quite nice post.

  • http://superfries4.multiply.com/journal/item/1/Social_Networking_and_the_HTC_Freestyle Misti Golackson

    Great day, A actually occupying document. Continue it up.

  • http://www.acymca.net/story.php?title=motorcycle-glasses motorcycle glasses

    Thanks for your article on the traveling industry. I would also like to include that if you’re a senior taking into account traveling, it truly is absolutely vital that you buy traveling insurance for older persons. When traveling, golden-agers are at biggest risk of getting a professional medical emergency. Having the right insurance package for one’s age group can protect your health and give you peace of mind.

  • http://kelly-handbags-herme.blogoak.com/?blogname=kelly-handbags-herme&postarch=2 kelly Hermes bags

    hermes leather for Sale HermesKingBag.Com hermes designer,Greatest cost,Free shipping!

  • http://electronsmoker.multiply.com/journal/item/1/Features_of_an_E-Cigarette Pia Golberg

    lavenstein emotionally albalak louret annibal letter moller marpessa crooners

  • http://newtimesproducoes.vila.bol.com.br Billy Diamond

    Show de Billy diamond na Planet Pizzaria em Anchieta nesta quinta feira apartir das 19:00h. conto com vcs

  • http://newtimesproducoes.vila.bol.com.br Billy Diamond

    imperdível Show de Billy Diamond na Planet Pizzaria em Anchieta na Rua Caliandra 285 Prça Gramito rolando todos os estilos! pop rock,internacionais,mpb,pagode,etc… conto com vcs,abração!!

  • Giselle

    Olá..Sou de Bcabal-MA.Sou amAnte de pizza e estou até agora agua na boca p saborear as pizzas desse sit.Se possivel manda umas receita,EM ESPECILal a da primeira pizza ilustrada nesse sit p eu me acabar de comer aki..HEHHE.oBRIGADA.sUCESSO

  • http://ladyrasta.wordpress.com Flavia

    Eu sou da turma das pizzas normais. Pra mim, é pela mozzarella que se conhece a pizzaria… Quando li o post lembrei de um post do Ricardo Freire(que tá na Europa agora) em Nápoles que me deu água na boca (que nem esse seu aqui…).
    Bjs!
    Ah! Obrigada pela correção viu? ;)
    http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/93331_comentarios.shtml?1311328

    R: O Ricardo Freire sempre manda bem. :D Valeu Flavia, um beijo!

  • http://www.maestrobilly.com/podcast Maestro Billy

    Nao comi na tal da York, mas uma vez comi pizza de coração de galinha no Sul do Pais. Estranha, saborosa, mas que ficou na minha memória estomacal por dias. Tipo azia master. hahahaha.
    Bacana o post.
    Abraços.

    R: Maestro Billy, essa expressão “memória estomacal” foi sensacional, he he! Valeu pelo comentário, um abraço e melhores refeições das próximas vezes! :D

  • http://www.mariotacconi.com.br mario

    é muitas informaçãoes sobre as pizzas ,agora td bem che para crear sabores temo que usar a fantasia , mas tem gente que abusa conheço uma pizza que é nota dez de unm bufet que vai a domicilio tanto fazendo pizza , tanto fazendo massas ..agora essa si que são sabores Italianos … comprove ..atua no Rio e em Sampa , apenas serviços a domicilio ,consultorias e cursos …tem site tb , ta sendo atualizado
    http://www.mariotacconi.com.br
    Lembrando que hoe em dia a qualidade tem seu preço

  • VagnerFonseca Vacaria, rs

    olá, não vi nenhum comentário de um pizzaiolo gaúcho, mas eu tenho um à fazer! Báh tchê esse site é show de bola! Mas aqui em vacaria eu inventei 2 pizzas uma de ovino ou seja de carne de ovelha e outra de paçoca de pinhão que é de tirar o chapéu! Imagina chegar por aí esses sabores!!!!! Grande abrc à todos e viva à PIZZA….

    • Letícia Knaak

       Bah… agora tu me deu uma idéa daqueelasss, hehe. Como é época do famoso pinhão no nosso estado, eu aqui do interior vou inventar uma pizza desse sabor em casa… mas salgada! A sua de paçoca deve ser doce, né? Mas tá valendo!! Abraços.

  • SANDRA

    também ñ conheço outro lugar que ofereça tantos sabores diferentes, deliciosos e com qualidade como temos na YORK>

  • LU

    ola
    quero sabre o endereço da pizzaria em metro em curitiba…..potr favor urgente….comemorar niver HOJE

  • http://www.identidades-sm.blospot.com géssica

    Olá!
    Adirei o texto e o blog, principalmente!!!…estava pesquisando a história da pizza e achei-o. Dá uma olhadinha. Criamos um novo sabor de pizza: Pizza escabelada!
    Beijo

  • VITTORIA

    TEM PIZZA DE 12,00 REAIS

  • http://www.virtualtelecom.com.br dania pascoal nunes

    GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA A RESPEITO DE PIZZA….TERIA UMA RECEITA DE PIZZA DE SUSHI ? OU O SUSHI É UM ACOMPANHAMENTO DE ALGUMA PIZZA LIGHT OU NÃO…FICO AGUARDANDO EM BREVE A VOSSA MENSAGEM…MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA, DANIA PASCOAL NUNES

  • fabio jotta

    a york sem dúvida é a melhor do Rio. mas alguém ae já foi no planet pizza em anchieta? as pizzas são deliciosas em especial a baiana apimentada. recomendo!

  • Cris

    A pizzaria Avenida Paulista, de Ctba, tem umas pizzas maravilhosas.
    Mas pizza doce, blargh…odeio todas, de qq lugar.
    Já a pizza salgada é sempre boa.Amo a de strogonoff….mas com batatinha, né, pq tem uns lugares insanos (aqui em Cuiabá) que vendem a referida pizza sem a batata palha. Quer coisa mais idiota?
    Gosto de pizza fria tbém. (pode fazer blargh, mas eu gosto, uai!)
    Bjos, caro oriental.
    Conheço gente que guarda pizza na geladeira e come fria mesmo. Eu já prefiro requentar os pedaços numa chapa a fim de comê-los COCRANTES. :)

  • Pedro H.

    Fala ae.
    Olhando lá pela revista epoca, recém lançada e tal, vi o link lah do seu blog…
    Poxa, se a revista coloquou na primeira capa, era uma coisa que eu tinha que ver com meus proprios olhos.
    Entrei entao no site e o que me chamou mais atençao foi mesmo esse “post”.
    Pizzas a parte, achei bem legal a parada de blog, logo vou criar o meu, tomara que fique bom^^.
    Um abraço pra você ae
    continua postando, que agente se ve pelo emaranhado dos blogs.
    Hehe, adorei esse nome
    fui!

  • sandro

    sou casado com a bisneta de Carmino Corvino onapolitano que troxe a pizza para o brasil

  • jaci simoes

    A expressão “acabar em pizza” ganhou forma no Palmeiras, clube da colônia italiana conhecido por uma política interna de desavenças e futricas. Mas tudo não passava de pirotecnia política a ponto de, como bons italianos, acabar ao lado de uma pizza, uma unanimidade culinária com capacidade de satisfazer todos os gostos.
    “A expressão aqui no Rio é outra”, diz a cientista política Lúcia Hipólito. “Aqui, as coisas acabam em samba. Na política, a frase foi inaugurada por uma secretária de nome Sandra Fernandes de Oliveira durante a CPI do Collor”. Sandra trabalhava para o empresário Alcides Diniz, amigo de Collor que ajudou a montar uma farsa para justificar a origem dos recursos gastos pelo presidente durante seu mandato.

  • http://www.pirao.blogger.com.br MarcosVP

    Ina, minha chefinha, aquela que é irmã da Ana paula Mattos, do “Homem é tudo palhaço”, sói em morar na Abolição, o mesmo bairro da pizzaria York. Pedi a ela um depoimento sobre o local e ela disse o seguinte: “Olha, é verdade… ali serve pizza até de chuchu com camarão. Para ter uma idéia, um dia meu irmão chegou lá e, de sacanagem, perguntou se tinha pizza de arroz com feijão. O garçom disse que não tinha no cardápio mas ele mandava providenciar. Fora isso, é um lugar horrivelmente barulhento, onde os garçons atiram a pizzas nas mesas e onde, sábado à noite, formam-se filas quilométricas para entrar, e que não tem nem estacionamento. O slogan deveria ser: “Pizzaria York, um pedacinho do inferno de Dante na Abolição”…”
    Quando voltar ao Rio, me avise que a gente vai lá…:-)

  • Drica

    1- Na contramão da maioria, amo pizza de massa grossa, bem fofa (que saudade da Pizza Hut, que não existe mais no Rio!…).
    2- Não entendo tanto espanto ante a variedade de sabores. Qualquer um pode pegar um disco de massa e colocar o que quiser em cima. A massa, no caso, vira um prato. Criação minha: massa, feijão, arroz, bife cortadinho e batata frita em cima. Nome: pizza sabor “prato feito”.

  • http://www.blogdanaka.zip.net patricia nakamura

    A York deve ser a versão carioca do rodízio de pizza do finado “Grupo Sérgio” ou daquele estabelcimento perto do Etapa da Rua Vergueiro. Reza a lenda que numa ocasião uma fatia veio (acidentalmente) com cobertura de … ui… barata.

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    Gozado, eu era viciado em pizza. Bem, eu era um gordo viciado em comida de todo tipo, especialmente em pizza. Desde que aquele meteoro caiu sobre minha cabeça e me fez ressuscitar ao me despir do meu casaco de gordura que não sei nem o que é uma pizza. Sei lá… Coisa de outra vida. :) Aquele abraço, senhor!

  • http://marmota.org/blog Marmota

    A Dani tem razão. Vá ao Charles e peça a pizza de picanha com cheddar. É muito bom.

  • http://www.luaempoemas.zip.net Nancy moises

    Amo amar alguém e você?
    Veja o Verbo Amar em poesia no Lua em Poemas.
    Bjs
    Ps..Adorei seu blog estas pizzas estão demais.

  • http://www.escravosdejo.myblog.com.br Alana

    No Pizza Grill ainda tem pizza que vem com sorvete (sabor banana com sorvete debaunilha é o melhor); um rocambole com massa de pizza recheado de chocolate, morango e leite condensado; calzone doce e salgado; e pizza Prestígio (como o chocolate).
    Semana passado, em outro rodízio, experimentei uma pizza “baiana” ( nome é esse), com cebola, calabresa, tomate, ovo e muita, mais muita pimenta.

  • Dani

    Ina,
    Tem uma pizzaria aqui em Sampa, chamada Charles (fica no José Maria Whitaker, não me pergunte o número), que fora as bizarrices de choquito, paçoca e afins, tem n sabores de pizza (se não tiver, você pede e o dono faz) e a pizza é show (detalhe, é rodízio de pizza).
    Vale muito a pena.
    Beijos

  • Carol

    A York tem 60 sabores de pizza, ou pelo menos é o que a propaganda diz. A pizza mais estranha que já comi lá foi de Bacalhau ao Zé do Pipo… Nesse momento penso seriamente no comentário que alguém fez acima: só pode ser sobra do almoço. Mas que fica bom, fica! E realmente, tem essa pizzaria do Largo do Machado que tem muitos sabores, mas não tantos quanto a York. Tem poucas opções de pizzas doces…

  • http://fudeblog.zyakannazio.eti.br Cesar Cardoso

    Viva, me tira uma dúvida de carioca que, nos últimos 3 anos, só consegue ir à cidade em feriado e aniversário de parente: o Zona Sul que tem pizzaria é aquele da Visconde de Pirajá?

  • http://cecilianorton.blogspot.com Cecilia Norton

    E tem até revista especializada: http://www.pizzatoday.com/
    :-)

  • http://www.dreaming.blogger.com.br Vivian

    A York serve almoço a quilo no horário de almoço. Nada, mas nada me tira da cabeça que as pizzas são feitas com os restos de comida do buffet… Lucro na certa! E tb tem o esquema de servir fatias da largura do meu dedo mínimo… Pelo menos assim vc consegue provar pelo menos 50% dos sabores.
    A primeira vez que eu fui lá, o restaurante contava com mesas de ferro, aquelas dobráveis de festa de aniversário. Hoje eles contam com cadeiras acolchoadas, ar condicionado, um anexo no quarteirão na frente e, filas, muitas filas.
    A York é a pizzaria dos grupos de estudantes, dos trabalhadores de 3 a 5 salários mínimos, dos curiosos que vão pela fama do lugar, e principalmente, das comemorações de aniversário, verdadeiras ou não. Pq sempre tem um grupo de engraçadinhos que puxa um “Parabéns pra vc” a plenos pulmões, pelo simples prazer de fazer graça, e quando vc vê, (quase) todo o restaurante está batendo palmas numa algazarra sem fim. Até a ultima vez que eu fui lá (o q já tem um tempo), havia vários avisos espalhados de “por favor, não cantem parabéns”. Hj isso acontece em qualquer rodízio popular do Rio, mas aposto que a moda começou lá…
    E se dedicaram um dia só pra ela, acho que eu vou desejar um “feliz dia da pizza” pra vc. =D

  • http://bloggete.blogspot.com Ângela

    sou conservadora. marguerita e só.

  • http://bloggete.blogspot.com Ângela

    putz, sou conservadora com pizza. marguerita. e só.

  • http://slove999.blog.terra.com.br Cris Crocce

    Oi Alexandre!
    Parabéns pelo post… quase uma aula, adorei. Morei no Rio, mas nunca fui à York - deve ser porisso que detesto as pizzas de lá :)-
    Sempre leio seu blog (cheguei via Drops da Fal)e hoje resolvi falar. Continue assim, muito bom!
    Um abraço,

  • http://vistadacidade.zip.net Didi

    Pizza… não sabia do dia, nem da máxima que você leva com você. Não sei de qual gostei mais! Um abraço!

  • http://e-realidade.blogspot.com Guilhermesjrp

    .:
    .:
    .: poutzzz… amanhã vou fazer uma
    .: deu vontade…
    .:
    .: eu achava que era pra agradar aso envolvidos, ja que é dificil encontrar alguem que nao goste de pizza.
    .:
    .: mas aceito essa sua hipotese como n°2
    .:
    .:
    .: um abraço.

  • http://bowl-of-oranges.blogspot.com/: Lori

    Só pela curiosidade:
    Aqui em Bh tem pizza de feijão tropeiro.
    Quase seria perfeita se o torresmo não virasse uma pedra qdo vai ao forno.

  • http://eupensando.blogspot.com Magaly

    Inagak
    Que disposição, hein? Você não acha que fez sofrer um bocado de gente? Eu, por mim, estou suada, exausta e faminta. Ler tudo isto, a mobilizar meus sucos gástricos e, no fim… são 12:59 PM e não tenho, no meu bairro, como ir buscar uma pizza pelamordedeus.
    Vou dormir inconsolável.
    Té mais.

  • http://www.esdruxula.blogger.com.br/index.html esdrúxula

    Olá, adorei o nome do blog e concordo hehe…apenas conhecendo, espero voltar mais aqui…olharei com calma…no momento vc me deixou com fome! até mais

  • http://marcuspessoa.blogspot.com Marcus

    Queria apenas acrescentar que a pizza de jambu e camarão, especialidade paraense baseada no tacacá, foi criada no bar Café Imaginário, ponto boêmio de Belém, e só depois copiada por outros estabelecimentos.

  • http://objetoabjeto.blogspot.com/ eu mesma, Rê

    pizza, ai que coisa mais gostosa.
    não tem jeito, aqui em casa a gente passa no máximo 15 dias sem comer uma boa pizza e já começa a ter crise de abstinência.
    desde pequenininha, dia de comer bem pq o pai tinha recebido o salário ou pq tinha alguma data comemorativa, era dia de ir na pizzaria.
    hoje em dia a gente aproveita mais o sistema de entregas, mas ficou na memória a eterna associaçãoentra um jantar com pizza e os bons tempos.
    bjo, Ina.
    :)

  • http://marriedinny.blogspot.com fernanda

    Oi, esse post da pizza abriu meu apetite. Muito interessante seu blog, certamente voltarei para ler com mais calma. Agora eu vou jantar. Um abraço,
    Fe.

  • http://www.ouvidopenico.blogger.com.br Costello

    Me botaram no meio da conversa, então esclareço que a pizza do Guanabara tem uma qualidade única no Rio: É servida até umas 5 da matina, quando toda a cidade já fechou. Pelo menos na matriz ali do Baixo Leblon. E numa hora dessas qualquer coisa que forre o estômago é fina iguaria.

  • http://meninaprodigio.blogspot.com Menina-prodígio

    OLHA A PIZZA DE TACACÁ!
    nham, deu até vontade…
    E essa de morango com chocolate? hum…
    INagaki, isso não se faz.

  • http://www.verbeat.com.br/blogs/eporaqui Marco Aurelio Brasil

    Ina, esse post tá parecendo rodízio de pizza. Começa com pizza doce, depois vem uns negócios estranhos e a boa e velha mussarela que é bom, nada. Mas, a despropósito, ocorreu-me uma dúvida que creio que o senhor pode tirar: como é que a gente faz para saber quais são as palavras que atraem os leitores a nossos blogs? Manjas??
    Rapaz, que rodízio esquisito é esse que você freqüenta que começa com pizzas doces?? Eu particularmente recomendo o rodízio do Viena. Sobre a sua pergunta: eu uso as estatísticas do MyBlogLog e Extreme Tracking em meu blog e elas têm me quebrado o galho.

  • http://appothekaryum.blogspot.com Carol

    Eu moro há 10 minutos da York. Eu lembro quando era uma padaria ainda. Meu avô ia sempre comprar pizza pra gente lá. Ahhhhh… Depois cresceu, cresceu… comprou a pizzaria da frente e o rozidio é servido lá e um galpão do lado para estacionamento. Desde que voltei a morar no Rio nunca fui lá, mas sempre alguém me diz que é bom.

  • http://pitacando.blogspot.com Ygor Helbourn

    A York é a melhor pizza do Planeta… Desculpem, paulistas… vcs podem ganhar na quantidade de pizzarias e na quantidade de italianos por metro quadrado, mas a York ganha. Nada contra São Paulo, mas vcs poderiam abrir uma filial da York aí… Hm… Ir a São Paulo ficaria melhor do que já é!

  • http://www.talhoseretalhos.blogspost.com Keila

    Que isso. No Rio não é só na York que encontramos essa variedade de sabores. Tem uma pizzaria no Largo do Machado (desculpe se esqueci o nome), que serve até pizza de Sushi..além de todas as que você listou. Não colocam molho e as pessoas adoram um catchup..mas primam pela invenção de composições.

  • Liliane

    Impossível imaginar a cariocada hoje comemorando o Dia da Pizza. E a da Guanabara não é lá essa cocada, não. Pergunte só ao Costello.

  • Clarence

    Aaah pizza….
    Quem nunca comeu pizza com os amigos,com a namorada, com a familia ?
    Aquele sábado a noite e a tradicional pergunta: “- Vamos comer uma pizza ? ”
    Quem nunca se perguntou: “- Será que as pizzas na Itália são tudo isso mesmo ?”
    ” - Poxa, agora tem pizza doce!? Nossa, que mais esses caras vão inventar !? ”
    Ah pizza, que delicia!!

  • http://www.peganagrandona.blogspot.com Gabi

    A pizza que comi na Itália, ao lado da Torre de Piza (não a de Pizza..há!) foi uma decepção tão grande!!!
    Era dura feito pau, parecia um big-biscoito de água e sal com um tico de molho de tomate, algumas fatias de queijo e umas folhinhas de manjeiricão…
    Rrrridículo

  • http://www.ideiasmutantes.com.br Muta

    Pizza!!!!
    Viva a Pizza!!!
    Hoje o meu dia TEM que acabar em pizza! :D
    Boa Ina, muito boa a homenagem.

  • http://avessoedireito.blogspot.com Clarice

    Ótimo post! Detalhes saborosos!
    Como neta de italianos prefiro as tradicionais. Doces só podem ser sobremesa e quase me ofendem. Palavra!
    O tomate entrou lá pelos idos de l700, mas o que eles fazem com o pommodoro é o seguinte!
    Dica: se você não conseguir segurar a fatia com a mão, alguma coisa está errada.
    Beijo e muita pizza!

  • Rubem Gandres

    A Pizza com tomate não pode ter surgido no ano 1000 pois o tomate é de origem americana e só foi levado para a Europa depois do descobrimento…
    Obrigado pela observação, Rubem! Já tratei de corrigir a informação no post.

  • http://www.uhbaby.blogspot.com Lucila

    Pizza é igual sexo, mesmo ruim é bom, hehehehe

  • http://hopes-and-fears.blogspot.com Priscila

    Pizza é como carinho pro estômago.
    O meu sempre pede mais.
    É, digamos que seja ele quem pede.
    :D
    Quanto a foto, fui eu quem a tirei.
    Representa aquele fim de verão, que pra mim é tedioso.
    Abraço!

  • http://flabbergasted.blogspot.com Meg (subrosa)

    Inagaaaakiiii!
    O que é aquela pizza de camarão?
    Será de onde estou pensando?
    Por favor, diga, digue, digue:-)
    ===
    Olhe, com medo que não leias , repito aqui o email que deixei ali abaixo das perguntas inexistentes e respostas atraentes:
    ****
    Voilà:
    Querido Inagaki:
    Sim, realmente eu devo estar por fora do mundo, devo estar longe, “muito além do jardim”
    Ué, onde estão as perguntas?
    Será que só eu não enxergo?
    Eu sou lenta e só agora vim responder.
    Já você, não respondeu meu email :-((( buááááá e sniffff! e eu estou tremendo, temendo que algum desencontro em nossa correspondência, possa colocar em risco a nossa comunicação, já que amizade, ahá esta não, esta nada nem ninguém conseguirá abalar a não ser Deus, mas Ele é bom.
    Recebe beijos da amiga que te adora e que quer mandar-te um livro por teres acertado o meu *mixuruca* teste sobre a Barbara Stanwick , e até tenho medo que não gostes do livro e queria acertar primeiro se gostarias do ou já terias o livro.
    Era isso o que desejava falar contigo, querido e precioso Amigo.
    Acertar detalhes de como te mandar o livro.
    Reafirmando assim o quanto me é importante, mais que importante, vital para mim, a nossa Amizade
    beijos
    Meg
    Digo, digo, digo: é de Belém sim. :) Em tempo: mandei e-mail procê, viu? Aguardo feedback!

  • http://fudeblog.zyakannazio.eti.br Cesar Cardoso

    Bom, a pizza da York é bem honesta. Não é uma maravilha, mas é bem honesta. E o preço é bem camarada :)

  • http://www.eunaosoulinus.blogspot.com Edd. Caulfield

    Engraçado, antes mesmo de entrar no teu blog, eu já havia comentado no meu blog, num post curto, que a copa havia terminado em pizza: a Itália vencera! E vc me vem dizer que hoje é o dia da pizza! hahahah!

  • http://www.nos-por-nos.blogger.com.br Yvonne

    Caramba!!! Estou babando em cima do teclado, rsrsrs. Eu sempre soube que paulistano adora pizza, mas agora eu me dei conta que isso já virou doença porque instituir o dia da pizza foi além da imaginação de qualquer um, rsrsrs. Vocês humilharam os italianos. Beijocas com sabor de catupiri com frango.

  • http://decarapralua.zip.net Susan

    Vixe! Este post dá vontade de sair correndo e comer uma bela pizza de café da manhã. Em dias de derrota francesa, quem sabe com muito queijo camembert e pão frances cortadinho em forma de torradas?…rs… Moro no Rio, mas não conheço a Pizzaria York, conheço a Guanabara que é badalada há muitos anos. Vou procurar ir lá e depois te conto.
    Susan, diga-se de passagem, quase tão bom quanto comer pizza num sabadão à noite é degustar um pedaço requentado na chapa no café da manhã do dormingão. :)

  • http://universoanarquico.blogspot.com tina oiticica harris

    Aqui em casa é pizza quase todas as noites. Yikes essas pizzas estranhas. Gosto da pizza de muzzarela com tomate cozido e basilicão ou orégano. Massa fina, de preferência.
    Obrigada pela explicação da origem da expressão “terminar em pizza.” Não moro mais aí e agora sei.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.