Inverno é o mundo na geladeira esfriando o mar para a festa do verão

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Fim do ano. Época de matutar sobre as realizações obtidas e os projetos inacabados, tentar driblar os shoppings abarrotados de gente comprando presentes de Natal, reciclar e remixar a lista de resoluções do ano novo feita em dezembro passado, e, enfim, de pensar no futuro, essa misteriosa pauta em branco. Enfim, uma época que combinou maravilhosamente bem com o convite que recebi do pessoal da LiveAD, que me chamou para participar de um projeto, intitulado Inverse My Fridge, que amalgamou intervenções artísticas, festa com amigos, recriação de um móvel antigo e o recebimento um presente de Natal antecipado que ganhei para a minha casa: uma geladeira nova, a Brastemp Inverse.

A Inverse tem esse nome porque, ao contrário dos modelos usuais, ela tem o freezer embaixo e o refrigerador em cima, deixando as coisas que a gente mais usa frequentemente bem ao alcance das mãos, permitindo ainda que a área do freezer seja maior do que a das geladeiras habituais. Essa inversão da ordem entre geladeira e freezer é a típica idéia que faz a gente pensar depois: mas como é que não fizeram isso antes? História clássica: quem disse que é fácil enxergar as coisas mais simples, quando temos a mania besta de complicar ainda mais a vida?

Além da nova Brastemp, o projeto Inverse My Fridge incluiu ainda a visita de um artista à minha casa, com o objetivo de saber mais sobre meu estilo de vida a fim de transformar a geladeira anterior em uma obra de arte. A galera da Möve foi a responsável pela curadoria dos artistas, chamando dez nomes (Billy Argel, Estúdio Deveras, Luísa Ritter, Emerson Pingarilho, Geraldo Tavares, Yan Sorgi, Ana Helena Tokutake, Wagner Pinto, Fernando Chamarelli e Fernanda Guedes) para customizarem e transformarem as geladeiras velhas dos dez blogueiros convidados para a ação: Anita Cavagnoli, Chris Campos, Cláudia Midori, Gabriela Bianco, Leonor Macedo, Marcelo Costa, Marco Gomes & Gabriel Pires, Ricardo Cobra e Samantha Shiraishi.

Fim de ciclo, início de outro, renovação e transformação. Gostei das simbologias do projeto, em especial porque ele também prevê a realização de duas festas: uma por causa da vinda da Brastemp Inverse, e outra tendo como pretexto a chegada da nova velha geladeira remixada e remasterizada por Geraldo Tavares, o artista incumbido de fazer o trabalho sujo por mim. E assim foi feito: a primeira festa foi realizada sábado passado, a fim de coincidir com o aniversário da minha namorada. E, oras, mais do que a nova geladeira, minha participação no Inverse My Fridge já teria valido a pena por ver o seu sorriso durante a festinha que fizemos.

Ficamos incumbidos de fazer o registro da festa. Mas, putz, como todos devem saber, em um evento desses a gente cuida mesmo é de comer, beber, prosear, falar muitas bobagens, rir como se não houvesse amanhã e aproveitar estes momentos especiais junto com pessoas queridas. Fico devendo esta, pois: tiramos só algumas fotos do making of da festinha. ;)

Quero só ver como ficou o novo móvel para a minha casa, preparado pelo Geraldo. Fotos em breve por aqui. ;) Enquanto isso, um comentário final: outra coisa bem bacana da ação foram os ímãs que ganhamos. O título deste post foi uma daquelas típicas frases de pára-choques de caminhão ou mensagem de Twitter, que acabou por se tornar filosofia de porta de geladeira. :P

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.australiaghdsales.com/new-ghd-eras-new-wave-gift-set-p-13189.html ghd eras new wave new arrival

    I am so glad this internet factor works and your write-up truly helped me. Might take you up on that home guidance you.

  • http://forum.developers.facebook.com/profile.php?section=personality&id=248445 Marisela Hershey

    Gaga’s albums have garnered principally really good reviews,with critics pointing out her distinctive place in pop music

  • http://www.choppkremer.com.br chopp

    adorei o blog

    R: Ôpa, valeu pelo feedback! B)

  • http://www.eletricista24horas.com Paulo

    Parabéns webmaster
    Pelo post e também pelo blog que está excelente.

  • http://www.choppkremer.com.br chopp

    esse blog e o maximo adoro vcs,acho bem ecletico e diversificativo …

    bjs continui assim.

    cintia

  • http://annelym.0-up.com Anne Focuos

    Gostei muito mesmo, diferentes de todos blogs q ja visitei, e foi vendo alguns q me interessei em fazer, vc como é bem experiente (isso é percebido de longe) poderia me dar umas dicas no meu blog , novata entende?

    espero sua visita ! Obrigada

    R: Olá Anne, recomendo que você dê uma lida neste post:

    http://pensarenlouquece.com/2007/08/02/como_divulgar_melhor_o_seu_blog/

    Um abraço e boa sorte com o seu blog!

  • Alexandre

    Blog vendido.

    R: Interessado em dar algum lance?

  • Fernanda

    Assim como na Alemanha, como a Sandra disse, a geladeira aqui na Inglaterra tb é assim. Imagino que eles queiram uniformizar as geladeiras e com a campanha, educar a populacao brasileira. Afinal, ninguem gosta de mudancas, certo?

    R: Pois é, Fernanda. Essa inércia é o que mata. XX(

  • http://catatau.tk Catatau

    Eu sempre pensei que o freezer ficava em cima para economia de energia e maior equilíbrio térmico, quer dizer que isso é mito?

    R: Catatau, isso vale no caso de modelos de geladeiras em que não há isolamento térmico entre o freezer e o refrigerador. Em modelos mais modernos, como no caso da Inverse, não há comunicação de ar entre as duas partes (vide explicação mais completa aqui).

  • Hugo

    Aeee jabá!

    R: Puxa vida, Hugo, você é muito perspicaz!

  • http://incautosdoontem.opsblog.org/ Ulisses Adirt

    Ina, aprendi na escola q o freezer ficava na parte de cima pq o ar frio desce e, assim, era mais barato/econômico para manter a geladeira fria. O motor funcionava forte para deixar a parte de cima congelada e parte do ar frio de cima era destinada a deixar a parte de baixo fresca.

    Não me pergunte se está correto, sou historiador. Só contei uma curiosidade q me lembro da aula de Ciências do colégio. Mas, sendo isso correto, essa geladeira Inverse não se torna mais dispendiosa já q precisa de um motor forte para a parte de baixo e outro para fazer a parte de cima ficar fresca?

    R: Ulisses, se a Brastemp Inverse fosse uma geladeira convencional, você estaria absolutamente correto em suas observações. Mas, no caso da Inverse e dos modelos mais modernos, o compartimento do freezer é totalmente isolado do compartimento do refrigerador. Assim, como as duas partes da geladeira são isoladas entre si (e o freezer, portanto, fica em um ambiente separado termicamente da área do refrigerador), o ar não se comunica entre as mesmas, não provocando, pois, o efeito de convecção. Quanto ao consumo, o site do Inmetro informa que a geladeira que ganhei (modelo BRE49, com capacidade total de 425 litros de armazenagem) recebeu a classificação A (a melhor possível) com relação à sua eficiência energética. Posso ficar tranquilo, pois, com relação ao consumo da minha geladeira nova, certamente muito mais eficiente do que a do meu modelo anterior, que estava em casa há mais de cinco anos. B) Um abraço!

  • http://metamofosepensante.wordpress.com _Maga

    Caro Ina, que legal!!!! Olha só, antes as geladeiras tinham o congelador em cima por um motivo puramente fisico: como o congelador era integrado a geladeira, deixava-se a parte mais fria por cima para que um processo conhecido como convicção pudesse acontecer, fazendo a geladeira funcionar. É que o ar frio desce e o ar quente sobe, se a parte fria da geladeira fica em cima, o ar frio está sempre circulando… simples, né?

    Adorei o titulo do post!

    Um abraço

    R: Bem lembrado, Marcela! E como a Inverse, seguindo a tendência dos modelos mais avançados, possui o compartimento do freezer totalmente separado da parte da geladeira, permite que este seja localizado na parte de baixo, tornando-se ergonomicamente melhor. Valeu pelo comentário, um beijabraço pra ti!

  • http://contoscorporativos.wordpress.com Thiago S, Rosa

    Qual sera a proxima coisa que ele sera invertida? Eu olho para minha casa e nao vejo nada assim, que simplificasse tudo que de maneira tao inteligente como foi esta linha de geladeiras.

    R: Thiago, algo que eu adoraria ver é uma linha de celulares cujas baterias fossem recarregáveis com energia solar ou cinética. Torço pra que surja algo assim a curto prazo, porque a bateria dos meus smartphones não dura mais do que um dia… XX(

  • http://www.mineirinhanalemanha.de Sandra

    Minha geladeira aqui na Alemanha é exatamente desse jeito da inverse: geladeira em cima (60% do espaco), freezer em baixo. Aqui os brasileiros só costumam reclamar que as geladeiras alemas sao pequenas demais, e isso é quase sempre verdade. Adorei esses imas, eu escreveria toda semana uma coisa nova na minha geladeira! Estava sentindo falta dos seus posts frequentes. Apesar de Twitter & Co. nao sou da opiniao de que é desenvolver uma linha de pensamento baseada em 140 toques e prefiro os textos mais longos, complexos, lógicos e simpáticos, como este! :)
    Um beijo,
    Sandra

    R: Sandra, seu relato mostra que, pelo jeito, realmente ganhei uma geladeira de primeiro mundo. :D Ah, obrigado pela observação sobre a frequência dos meus posts! Assuntos não faltam para serem desenvolvidos; comentários como o seu são o melhor incentivo para que eu tome vergonha na cara e me discipline mais pra não deixar este blog ser atualizado só uma ou duas vezes por mês. Em tempo: é viciante ficar escrevendo na geladeira com os ímãs, que viraram uma espécie de Twitter analogico aqui em casa, he he! Um beijo!

  • http://popnutri.blogspot.com/ JosiWoodstock

    Um projeto bacana para a divulgação do produto e devo admitir de uma forma bem humilde: o “trecho literário” composto por imãs rendeu mais um post divertido.

    R: Olá Josi, obrigado pelo feedback quanto ao post. E creio que o forte dessa campanha foi, sem dúvida nenhuma, sua concepção criativa, que fugiu ao lugar-comum dos publieditoriais, de uma maneira muito bem integrada com o novo produto da Brastemp. Um beijabraço!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.