Anos 80, a década que nunca termina

Por Clarissa Passossegunda-feira, 24 de setembro de 2012

Depois de uma semana que terminou com o anúncio não só da volta do Bozo como também do chocolate Lollo, faço um humilde pedido a partir desta democrática plataforma de comunicação: enterrem os anos 80.

Dançar Kid Abelha nas baladas anos 80 foi ótimo, eu sei. Sei porque estive lá.

Listar aqueles filmes fantásticos da Sessão da Tarde também.

E encontrar emuladores online para o Genius e o Atari foi de encher os olhos de lágrimas.

Mas, gente, não queremos continuar vivendo em uma década em que se falava “xoxota” em um programa educativo.

Ou em que o slogan de um creme dental era… “Ah!”.

Ou em que o gráfico do videogame era assim:

Ou em que a Claudia Raia se casava assim:

Ou que, bom, acabou há mais de 20 anos.

Não podemos chegar a 25 anos ininterruptos de revival, pelo amor de Serginho Mallandro. Ele mesmo já largou a apresentação de programa infantil, um clássico dos 80, e foi fazer reality show (quer coisa mais anos 00s?) e stand-up comedy (quer coisa mais anos 10s?).

Sério, gente, deixem a década descansar.

Até porque, se a gente não saísse dela, o Alexandre Frota continuaria sendo apenas o marido cafona da Claudia Raia, como visto acima, e jamais viraria o Frotinha, esse artista tão mais completo, que desde então já fez reality shows (quer coisa mais 00s?) filmes pornôs (idem, a não ser para a Xuxa?) e até… stand-up comedy.

Algo me diz que se insistirmos neste revival infinito, os anos 10s só poderão ser curtidos lá por 2030. E se até lá ainda não tivermos abandonado os 80, provavelmente o Bozo voltará mais uma vez. Mas para fazer stand-up comedy.

“Vocês já acordaram num bad hair day? E eu, que tenho uma bad hair life?”

* * *

P.S.: Confira mais textos da Clarissa aqui: http://satisfeitayolanda.tumblr.com.

Pense Nisso!
Clarissa Passos

Clarissa Passos já foi blogueira, já foi normalista e também já foi melhor. Hoje ganha uns cobres como jornalista e coleciona grandes pensamentos retirados de perfis de blogs. Seu favorito, tanto pela originalidade como pelos infinitos desdobramentos críticos dialéticos possíveis, é "Amo: brigadeiro. Odeio: falsidade". Mais Clarissa aqui: http://www.satisfeitayolanda.tumblr.com

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • kauany rafaela barros

    o bozo era uma figura!!

  • Luiz Perez

    Somos o que somos por conta do nosso passado. Há coisas boas e ruins em TODAS as gerações.. Não querem que eu enumere , né ? Alexandre Frota não era cafona. As roupas e o estilão talvez nos pareçam cafona, HOJE. Na época foi um casamento badaladíssimo. Hj a Cláudia gostaria de poder deletar esta fase. Porque você não fala dos anos 90 ? FOi em 90 que o Woody Allen se casou com a ENTEADA . Quer coisa mais escrota ? Concordo com a XOXOTA mal empregada ( fiquei surpreso ) , mas aquilo deve ter sido um deslize. Nós não éramos assim. E engatinhávamos no cinema ( até hoje ) , na TV e nas produções televisivas. Os meios e equipamentos não eram lá essas coisas. Acho uma sacanagem uma geração de LATINOS e RESTARTS tecerem comentários para os que com pouco fizeram muito.. Lástima. 

  • acruz37

    Clarissa, não vale a pena lutar contra nostalgia. E estão sendo os anos 10 que nos possibilitam isso. Já viu o acervo de imagens desses tempos que temos agora disponiveis no arquivo? Eu estou descobrindo mais por você, está espalhando a nostaljo-dependência (vai assim mesmo).;). Não sei se é o seu caso, mas, no meu caso, não é por nada, é só nostalgia de quando eu tinha vinte anos, e quando eu tinha vinte anos, era assim, o que se há-de fazer? Lá atrás, nos anos 80, não era fácil ser nostálgico dos anos 50. Um dia organizei um baile rockabilly e tive de perguntar a meus pais como era.
    p.s. você apanhou um fá da Cláudia Raia bastante zangado ;)
    Saudações da terrinha

  • Mauro

    Ah vá… Bom é agora, né? tem funk com letras inteligentes e muita poesia, tem sertanejo universitário com muita bebedeira, tem música do latrino com muita putaria em sucessos de carona. Você não passa de um fã adolescente do Restart.

  • http://www.facebook.com/luiz.pais1 Luiz Pais

    Não vejo problema na nostalgia. Os anos 80 foram e continuarão sendo os melhores para muita gente, voce querendo ou não, cada um tem a sua opinião e voce foi infeliz em afirmar que todos querem que fique para trás, eu não quero e conheço muita gente que ainda prefere ver e ouvir os anos 80 do que muita merda e modinha que tem hoje.

  • http://www.facebook.com/people/William-Haddad/1222322920 William Haddad

     a década de 80 até que foi legal….eu era mais novo…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • http://twitter.com/naoacreditoblog Nao Acredito

    Nossa.concordo em genero numero e grau!

  • Torpedo Grátis

    anos magicos

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=546100907 Cesar Calejon

    Genial. hahahahahahahaha!

  • Giovana Gallo

    Vamos ter que pensar em coisas novas pra que assim elas sejam relembradas mais tarde…. Kkkk

  • Tatizinhaothon

    …é lamentável como vc perdeu seu tempo para postar esse lixo, sinceramente senti vergonha por vc …… e lembre-se “OPINIÃO É IGUAL A C…. ,CADA UM TEM O SEU!! idiota!!!!!

    • http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki

      Inacreditável ler um comentário agressivo feito esse, motivado por um post descompromissado. Mas enfim, o fato é que opinião é que nem cérebro, nem todos têm.

      • Rei

        Esse cara deve ser fam de restarte e sertalixo universitario pra postar uma merda dessa, anos 80 vai continuar por longo tempo até a midia tomar vergonha e começar a valorizar nossos verdadeiros artistas.

  • Mica Huertas

    Apoiado! Já enjoei faz tempo e me assusta ver a galera de 18-25 anos dizendo frases tipo “porque eu não nasci nos anos 80!?”

    • Gilson

      Dentre as faixas etárias que passaram pelos anos 80 explicamos algumas a seguir:

      Os que já eram velhos (corpo e espírito) durante, e, portanto, a década de 80 foi só mais uma, esta pode ser por eles considerada até chata.

      Os que foram adolescentes nos anos 80 (meu caso). Sem igual. Inenarrável, maravilhosa, tudo!!! As décadas que vieram após não se comparam.

      Os que nasceram durante os anos 80. Estes aproveitaram alguma coisa. Sim, podem dizer que chegaram a se divertir ou que estiveram lá.

      Os que vieram depois. Só lamento pra vocês!!! Não tem como explicar. É sério!!! Falem o que quiserem, reclamem, chorem, maldigam, mas morram de inveja.

      No mais… É isso…

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=655946500 Cíntia Citton

    Texto genial. Também acho que tem muita gente forçando a amizade no que se refere a revivals e releituras de modinhas que deveriam ter ficado enterradas nos 80, apesar de lembrar com nostalgia de algumas músicas da época em que eu ia às festas do cursinho pré-vestibular da minha tia e era feliz dançando a noite toda tendo consumido uma coca-cola.
    Mas tenho a impressao de que talvez nao tenha nada mais anos 10s do que explorar comercialmente qualquer assunto até a exaustao, e nesse caso, Nossa Senhora da Ombreira que nos proteja, porque esse revival ainda pode durar um bom tempo…

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.