Retorno em grande estilo
Por Alexandre Inagaki ≈ terça-feira, 18 de julho de 2006
Superman - O Retorno é uma obra que respeita o legado dos quadrinhos e dos dois primeiros (e excelentes) filmes da série, dirigidos por Richard Donner. Desde os créditos iniciais, ao melhor estilo dos anos 70 e com uso magistral do tema musical composto por John Williams, até as inúmeras citações (por exemplo, uma cena que reproduz a primeira aparição do Super-Homem, na capa da revista Action Comics) e a boa atuação de Brandon Routh, que é praticamente uma reencarnação de Christopher Reeve, com direito à clássica ajeitadinha nos óculos de Clark Kent. Ao mesmo tempo, é uma adaptação que surpreende pela ousadia com que apresenta uma hipótese jamais trabalhada a sério pelos quadrinhos da DC: Lois Lane noiva e com um filho.
Não posso dizer que Superman - O Retorno supera os dois filmes de Richard Donner. Mas é um belo trabalho de Bryan Singer, que honra o currículo do cineasta de Os Suspeitos, X-Men e X-Men II, confrontando o personagem criado por Joe Shuster e Jerry Siegel com novos dilemas entre seus deveres e responsabilidades de super-herói e os sentimentos que nutre por Lois Lane. Kevin Spacey cumpre as expectativas ao personificar um Lex Luthor falastrão, ao mesmo tempo ameaçador e divertido. Parker Posey, no papel de Kitty Kowalski, a namorada do vilão, rouba cenas ao ser responsável pelos momentos mais engraçados do filme. Embora considere que Kate Bosworth não possua o physique du rôle ideal para interpretar Lois Lane (a personagem pedia por uma intérprete mais velha e, hmm, carismática), sua atuação é correta. Quanto a Routh, ao longo do filme ele prova que o mesmo Bryan Singer que já havia surpreendido fãs ao escalar um outrora desconhecido Hugh Jackman para interpretar Wolverine fez outra aposta acertada.
Colegas que também assistiram ao filme, como Rafael Galvão e Luiz Biajoni, criticam a unidimensionalidade e até mesmo o “bom-mocismo” do personagem. Mas, oras, o que esperar de um super-herói que desde a sua criação representa o arquétipo da justiça e da bondade? A citação que o filme faz do deus grego Prometeu não foi inserida à toa. Porque Kal-El não é gente como a gente, e sim uma espécie de semideus “condenado” à missão de velar constantemente pela humanidade pra lá de imperfeita que habita este planeta. E se o personagem aparenta ser correto demais, resvalando nos limites da chatice, o “erro” está menos em suas atitudes do que nos padrões morais de uma sociedade que se entretém mais com heróis homicidas como Lobo e Wolverine, ama odiar vilões como Bia Falcão (que saiu impune ao final da telenovela de Sílvio de Abreu sem que ninguém visse algo de errado isso) e exercita seu voyuerismo ao acompanhar como se fosse reality show casos como o julgamento de Suzane von Richthofen.
E, embora a maior parte das resenhas tenham destacado a impactante seqüência em que o Super-Homem evita um desastre aéreo, a mais marcante do filme, ao menos para mim, é a penúltima. Nela, o sobrevivente de Krypton deixa por alguns instantes sua faceta de protetor da humanidade a fim de tratar de sua vida pessoal, dando ao Homem de Aço um desfecho que remonta ao conceito, popularizado por Joseph Campbell, de que a jornada de todo herói passa necessariamente por alguma espécie de sacrifício pessoal. Tão difícil quanto descrever esta seqüência sem cometer spoilers é não se comover com as palavras proferidas pelo personagem de Routh durante a cena.
P.S. 1: Bianca Kleinpaul, em seu texto Memória afetiva do Superman, disponibiliza um precioso vídeo para a seqüência mais marcante do primeiro filme da série: o momento em que o kryptoniano descobre que Lois Lane morreu soterrada e, desesperado, voa diversas vezes em torno da Terra na direção inversa à sua rotação, cada vez mais rapidamente, até fazer com que o planeta gire em sentido contrário, retrocedendo no tempo. Retomando o que escrevi dois parágrafos acima, uma explicação para que justamente essa seqüência tenha marcado as lembranças de tanta gente talvez seja o fato de que nela o Homem de Aço abandona sua aura de escoteiro e age por impulso, deixando-se levar pelas emoções, em uma atitude demasiadamente “super-humana”. Para fazer o download desta cena, que inspirou Gilberto Gil a compor Super-Homem - a Canção, clique aqui com o botão direito do mouse e selecione a opção “salvar destino como”.
P.S. 2: Post relacionado: A diferença entre Super-Homem e Clark Kent.
P.S. 3: Confira os trailers dos três filmes mais aguardados (ao menos por mim) do ano: The Science of Sleep, de mestre Michel “Brilho Eterno” Gondry, The Prestige, de Christopher Nolan (além de um elenco que conta com nomes como Christian Bale, Hugh Jackman, Scarlett Johansson, Michael Caine e David Bowie, todos os textos que comentam o livro que deu origem ao filme, escrito por Christopher Priest, destacam que o final é não menos que sensacional), e Lady in the Water, de M. Night Shyamalan, diretor de dois dos mais impressionantes filmes que vi nos últimos dez anos, A Vila e O Sexto Sentido.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://spaces.msn.com/members/saviochristi Sávio Morais Cristofoletti
-
http://www.joseoliveira.com/blog José Oliveira
-
http://www.alexmaron.com.br Alexandre Maron
-
http://www.literatus.blogspot.com Angel
-
http://megalopolis.blogarium.net Fabiane
-
http://querem_me_enlouquecer.blogger.com.br Claudia Draper
-
Carla
-
http://www.clemato.blogspot.com Nathália
-
http://cinemacuspido.blogspot.com Marcelo V.
-
http://www.papofino.blogspot.com Georgia
-
http://www.loucuraeinsanidade.blogger.com.br Angell
-
http://www.gravataimerengue.com Gravatai Merengue
-
Patrícia Köhler
-
http://www.verbeat.com.br/blogs/eporaqui Marco Aurelio Brasil
-
http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni
-
Carla
-
http://www.cracatoa.com.br Alessandro Martins
-
http://www.quecoisa.com Jacqueline
-
http://naminhahumildeopiniao.blogger.com.br Rafael Batata
-
http://www.nos-por-nos.blogger.com.br Yvonne
-
rodrigo
-
http://www.bardochico.blogspot.com Chic0
-
http://cecilianorton.blogspot.com Cecilia Norton
-
http://www.enloucrescendo.com Ian.
-
http://avessoedireito.blogspot.com Clarice
-
http://jccbalaperdida.blogspot.com Julio Cesar Corrêa
-
http://meninaprodigio.blogspot.com Menina-Prodígio
-
http://www.eunaosoulinus.blogspot.com Edd. Caulfield