Quadrinhos e a arte sequencial de Kioskerman
Por Alexandre Inagaki ≈ segunda-feira, 22 de junho de 2009
É quase inacreditável constatar que ainda há gente que acha que quadrinhos são leituras para crianças. A polêmica em torno da aquisição de exemplares da coletânea de HQs nacionais Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol para bibliotecas do governo do estado de São Paulo foi uma prova recente disso. Gian Danton em um artigo para o site Digestivo Cultural, descreveu bem a celeuma causada pela obra na mídia: “Datena sugeriu que ‘Dez na Área…’ era uma espécie de cartilha de libertinagem. Ratinho soltou palavrões. Até mesmo a Rede Globo (em reportagem do SPTV) saiu-se com essa inusitada chamada: ‘as histórias são em quadrinhos, mas o conteúdo não tem nada de infantil’, como se o fato de ser quadrinhos obrigasse o material a ser infantil”.
Lamento sinceramente por essas pessoas, que nunca leram um exemplar de revistas como Circo ou Animal e ignoram as obras de nomes como Moebius, Winsor McCay e Milo Manara. Ou que olham torto para histórias de super-heróis sem sequer terem lido uma página do Batman - O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. E que desconhecem, por exemplo, a inclusão de Watchmen na lista dos 100 melhores romances em língua inglesa desde 1923 elaborada pela revista Time, que colocou a graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons ao lado de livros de autores como William Faulkner, Virginia Woolf, J.D. Salinger e Ernest Hemingway.
E assim, por preconceito, desdém ou arrogância, não exploram um universo artisticamente riquíssimo e diversificado, em que há lugar para obras-primas como Lobo Solitário, o mangá de Kazuo Koike e Goseki Kojima que é uma verdadeira aula de narrativa, Sandman e diversas outras HQs escritas por Neil Gaiman, um dos autores contemporâneos mais premiados, ou Maus, o dolorido relato de uma família judia durante a Segunda Guerra Mundial tecido por Art Spiegelman, premiado com um Pulitzer especial em 1992.
Mas tergiverso, tergiverso. Pois, na verdade, comecei a redigir este post com o intuito de apresentar a obra de Pablo Holmberg. Quadrinista que nasceu em Buenos Aires em 1979 e assina seus trabalhos com o nome artístico de Kioskerman, é um dos talentos que justificam com sobras a definição que Will Eisner cunhou para as histórias em quadrinhos: arte sequencial.
Todo domingo Kioskerman envia, aos assinantes de seu site, uma nova tira da série Edén. Honrando a tradição da Argentina de legar ao mundo quadrinistas do quilate de Quino, Fontanarrosa, Oesterheld e, mais recentemente, Liniers (não à toa, descrito por Pablo como “un genio de esta época”), as tiras de Kioskerman são sutis, comoventes, melancólicas, desconcertantes.
No Edén de Kioskerman, somos transportados a um mundo idílico, mas não necessariamente paradisíaco, onde outras verdades são possíveis. Disse Fernando Pessoa: “A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta.” Máxima que se aplica também aos quadrinhos de Edén, que conciliam texto e imagens de modo a transcender as experiências do dia-a-dia de seus leitores.
Em entrevista concedida ao fanzine Carboncito, Pablo destaca a importância que a internet, na qual publica seus quadrinhos desde 2004, teve em seu trabalho. Por meio de blogs, fotologs, Flickr e outras redes sociais, passou a conhecer outros autores que acabam por formar um grande coletivo de talentos que usam a rede para expor seus trabalhos, independendo das restrições do establishment editorial, aproveitando a liberdade que a Web dá para fazer experiências criativas. Uma cena que, no Brasil, também ganhou merecida projeção graças a nomes como André Dahmer, Arnaldo Branco, Mauro A., Clara Gomes, Daniel Lafayette, Karlisson Bezerra, Raphael Salimena e Cadu Simões.
Além do seu site, onde disponibiliza Edén e seus trabalhos anteriores (a tira Señor del Kiosco, que desenhou de 2004 a 2006, e histórias para o fanzine “Flasia”), Pablo Holmberg mantém dois blogs: um pessoal e outro denominado 30 Preguntas con Señores/as del Comic, em que publica entrevistas que realiza com outros quadrinistas. Diria a você para incluir o quanto antes essas URLs em sua lista de sites prediletos, mas creio que seria redundante; as tiras de Kioskerman são mais eloquentes do que qualquer outro argumento.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://oguardiao.blogspot.com Nerito
-
http://www.woodenprivacyfence.org/wood-fence-posts-for-sale/ wood fence posts for sale
-
http://teatrosaladistar.com/diomondes/ Victor Diomondes
-
http://escapismogenuino.wordpress.com Adriana
-
http://juniorduarte.blogspot.com Rony Junior Duarte
-
http://www.kioskermanbr.blogspot.com/ Gubez
-
http://pulodgata.blogspot.com Lilian silva
-
http://Gabrielcaio.blogspot.com Gabriel Borges
-
http://quidquidd.blogspot.com Guilherme
-
http://nodoadouniverso.com Bruno Pedrassani
-
http://apaixonadosporseries.blogspot.com/ Cristal
-
Thalita
-
http://apontamentoseconfusao.blogspot.com Alexandre Macedo
-
http://www.patiovazio.blogspot.com Fernando Guimarães
-
http://www.msilustracoes.com.br Marcelo
-
http://catorzeblog.wordpress.com Ramon
-
http://quidquidd.blogspot.com Guilherme
-
http://www.lidifaria.com Lidi Faria
-
http://vozativa2.blogspot.com/ lugirão
-
http://www.jot.com.br Jot
-
http://divadiz.com/ Andrea Godoy
-
Alaide
-
http://poucaspalavras.wordpress.com Jazz
-
http://www.sovimpraescrever.blogspot.com Gabriela Silva
-
http://www.adrianaviaro.blogspot.com Dri Viaro
-
http://www.flickr.com/photos/factorlux/ Márcio Ramos
-
http://alfarrabium.blogspot.com Giane
-
http://www.interney.net/blogs/oescriba/ jorge
-
http://marcuspessoa Marcus
-
http://coisasdesonhador.blogspot.com Clauderlan
-
http://traversura.blogspot.com Manu
-
Alaide
-
http://mpadrao.blogspot.com Márcio
-
http://twitter.com/enanenes enanenes
-
http://anndixson.blogspot.com Adriana
-
http://corbata1982.blogspot.com corbata1982
-
http://apaixonadosporseries.blogspot.com/ Camila Telcontar