Festival do Minuto: uma ideia em até 60 segundos
Por Alexandre Inagaki ≈ quinta-feira, 19 de março de 2009
Muito antes do advento do Twitter, o Festival do Minuto surgiu em 1991 com o objetivo de instigar nas pessoas a necessidade de serem sintéticas neste mundo repleto de informações, a ponto de conseguirem condensar suas idéias em vídeos com até 60 segundos de duração. A boa sacada foi logo disseminada no exterior; inspirados na ideia original do cineasta Marcelo Masagão, surgiram mais de 50 versões internacionais do Festival do Minuto.
Se antes os vídeos eram enviados em fitas VHS e mini-DVs, por meio de caixas enviadas pelo correio, a pequena revolução causada pelo surgimento do YouTube fez com que o maior festival de vídeos da América Latina naturalmente se adaptasse. Desde o final de 2007 o Festival do Minuto tornou-se permanente e online, passando a receber colaborações diretamente pela internet. Apesar de ainda promover constantemente exibições de vídeos em eventos culturais e universidades, o festival amplificou suas atividades online, mantendo um canal no YouTube e promovendo em seu site diversos concursos temáticos com premiações em dinheiro para os melhores trabalhos audiovisuais escolhidos pela curadoria.
Confiram a seguir cinco dos vídeos mais bacanas que encontrei no canal do YouTube do Festival do Minuto.
“Na Vida de Um Homem Duas Coisas Podem Acontecer” (2000), de Flávio Andrade Meirelles - É bastante evidente a influência, neste vídeo engenhoso, de “Ilha das Flores”, o curta-metragem já clássico que Jorge Furtado dirigiu em 1989. Mas o minuto concebido por Flávio tem seus méritos próprios, a ponto de ter inspirado outras criações derivadas, como o hilário “Na Vida de Um Estagiário”, de Nuno Boggiss e Marcio Iunes.
“Uma Vez” (1993), de André Abujamra e Jarbas Agnelli - Matar dois coelhos com uma “caixa d’água” só, “assustar” o cheque e antena “paranoica” são três das pérolas criadas a partir de expressões cotidianas que ganharam tradução audiovisual neste trabalho a quatro mãos de André, ator, músico (ex-Os Mulheres Negras e Karnak) e produtor, e Jarbas, publicitário e diretor de alguns dos melhores videoclipes já feitos no Brasil, como os de “Anormal”, do Pato Fu, e “Instinto Coletivo”, do Rappa.
“Eva Jones” (1991), de Christiano Metri - De todos os vídeos premiados na primeira edição do Festival do Minuto, que foram exibidos em um especial exibido por alguma TV (Cultura ou Gazeta, não estou certo), este foi o que mais me impressionou. Pela montagem, pela fotografia, pela edição de som e, principalmente, pela narrativa nonsense, que dispensa palavras e trabalha habilmente os recursos audiovisuais a fim de descrever a relação sui generis entre uma lavadeira de roupas e uma barra de sabão de côco.
“Air Guitar” (2005), de Ricardo Santini - Tive uma identificação imediata com este vídeo, embora deva dizer que sou melhor como air drummer. Mas a grande sacada mesmo foi o fato desta produção ter sido feita para participar de um concurso com o tema “Ctrl+Alt+Del”. É apenas uma piada, mas muito bem contextualizada. B)
“A Vida é Uma Só” (2004), de Fernando Bianchi - Com o tema “Mínima Diferença”, Bianchi mostra diversos enquadramentos exibindo imagens que não são exatamente o que aparentam, ilustrando de modo criativo como a realidade é modificada dependendo do ponto de vista de cada espectador.
P.S.: Se você mora em São Paulo, recomendo fortemente que você dê um pulinho no MASP, onde está sendo realizada a mostra 1000 Minutos de 80 Países, organizada pela versão holandesa do Festival do Minuto, com uma seleção de vídeos brasileiros feita por Marcelo Masagão, e direção e produção executiva a cargo de Gustavo Steinberg. A exposição estará no MASP até o dia 29 de março.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.all-inclusive-resorts-vacations.com/ cruise vacations
-
http://www.guiademudancas.com.br Fernanda Cinver
-
http://samanthaabreu.blogspot.com Samantha Abreu
-
http://anomia.blogspot.com Emerson Damasceno
-
http://www.liawinter.wordpress.com Lia Winter
-
http://feitoalapismarcadoaferro.blogspot.com/ Paola
-
http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anny(Anna)
-
http://rostinhosbonitos.blogspot.com NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BONITOS….
-
http://l-chaisethnicraft.blogspot.com LN
-
luca
-
http://www.urbanamente.net Ana Paula
-
http://saude.psicologiananet.com.br/ saúde.psicologiananet.com
-
http://blogs.abril.com.br/lenidavid Leni David
-
Thiago
-
http://www.maobranca.bardoescritor.net mão branca
-
http://www.mundosubliminar.xpg.com.br joão marcos
-
http://www.mundosubliminar.xpg.com.br joão marcos
-
http://fagga.blogspot.com/ Cristiane
-
http://www.cafofodaanna.blogspot.com Ana Six
-
http://www.carlosguitar.com.br carlos guitar
-
http://nodoadouniverso.com Bruno Pedrassani
-
http://languageglasses.blogspot.com/ Adriana Karnal
-
Mariângela de POA
-
http://senhoritarosa.wordpress.com Srta. Rosa
-
http://lioness-tocadaleoa.blogspot.com/ Lioness
-
http://www.floresnajanela.com Nathália
-
http://www.monthiel.com Monthiel
-
Ana Paula
-
http://twitter.com/diegogoes Diego Goes
-
Giovanna
-
http://www.todomundojafalou.blogspot.com Adriana Calábria
-
http://www.alforria.net Rafael Porto
-
http://www.ideiasmutantes.com.br muta
-
http://abordagempolicial.com Danillo Ferreira