Festival do Minuto: uma ideia em até 60 segundos

Por Alexandre Inagakiquinta-feira, 19 de março de 2009

Muito antes do advento do Twitter, o Festival do Minuto surgiu em 1991 com o objetivo de instigar nas pessoas a necessidade de serem sintéticas neste mundo repleto de informações, a ponto de conseguirem condensar suas idéias em vídeos com até 60 segundos de duração. A boa sacada foi logo disseminada no exterior; inspirados na ideia original do cineasta Marcelo Masagão, surgiram mais de 50 versões internacionais do Festival do Minuto.

Se antes os vídeos eram enviados em fitas VHS e mini-DVs, por meio de caixas enviadas pelo correio, a pequena revolução causada pelo surgimento do YouTube fez com que o maior festival de vídeos da América Latina naturalmente se adaptasse. Desde o final de 2007 o Festival do Minuto tornou-se permanente e online, passando a receber colaborações diretamente pela internet. Apesar de ainda promover constantemente exibições de vídeos em eventos culturais e universidades, o festival amplificou suas atividades online, mantendo um canal no YouTube e promovendo em seu site diversos concursos temáticos com premiações em dinheiro para os melhores trabalhos audiovisuais escolhidos pela curadoria.

Confiram a seguir cinco dos vídeos mais bacanas que encontrei no canal do YouTube do Festival do Minuto.

* * * * *

Na Vida de Um Homem Duas Coisas Podem Acontecer” (2000), de Flávio Andrade Meirelles - É bastante evidente a influência, neste vídeo engenhoso, de “Ilha das Flores”, o curta-metragem já clássico que Jorge Furtado dirigiu em 1989. Mas o minuto concebido por Flávio tem seus méritos próprios, a ponto de ter inspirado outras criações derivadas, como o hilário “Na Vida de Um Estagiário”, de Nuno Boggiss e Marcio Iunes.

* * *

Uma Vez” (1993), de André Abujamra e Jarbas Agnelli - Matar dois coelhos com uma “caixa d’água” só, “assustar” o cheque e antena “paranoica” são três das pérolas criadas a partir de expressões cotidianas que ganharam tradução audiovisual neste trabalho a quatro mãos de André, ator, músico (ex-Os Mulheres Negras e Karnak) e produtor, e Jarbas, publicitário e diretor de alguns dos melhores videoclipes já feitos no Brasil, como os de “Anormal”, do Pato Fu, e “Instinto Coletivo”, do Rappa.

* * *

Eva Jones” (1991), de Christiano Metri - De todos os vídeos premiados na primeira edição do Festival do Minuto, que foram exibidos em um especial exibido por alguma TV (Cultura ou Gazeta, não estou certo), este foi o que mais me impressionou. Pela montagem, pela fotografia, pela edição de som e, principalmente, pela narrativa nonsense, que dispensa palavras e trabalha habilmente os recursos audiovisuais a fim de descrever a relação sui generis entre uma lavadeira de roupas e uma barra de sabão de côco.

* * *

Air Guitar” (2005), de Ricardo Santini - Tive uma identificação imediata com este vídeo, embora deva dizer que sou melhor como air drummer. Mas a grande sacada mesmo foi o fato desta produção ter sido feita para participar de um concurso com o tema “Ctrl+Alt+Del”. É apenas uma piada, mas muito bem contextualizada. B)

* * *

A Vida é Uma Só” (2004), de Fernando Bianchi - Com o tema “Mínima Diferença”, Bianchi mostra diversos enquadramentos exibindo imagens que não são exatamente o que aparentam, ilustrando de modo criativo como a realidade é modificada dependendo do ponto de vista de cada espectador.

* * * * *

P.S.: Se você mora em São Paulo, recomendo fortemente que você dê um pulinho no MASP, onde está sendo realizada a mostra 1000 Minutos de 80 Países, organizada pela versão holandesa do Festival do Minuto, com uma seleção de vídeos brasileiros feita por Marcelo Masagão, e direção e produção executiva a cargo de Gustavo Steinberg. A exposição estará no MASP até o dia 29 de março.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.all-inclusive-resorts-vacations.com/ cruise vacations

    The other day, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive a 25 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and she has 83 views. I know this is totally off topic but I had to share it with someone!

  • http://www.guiademudancas.com.br Fernanda Cinver

    parabens pelo video..
    adorei
    bjos

  • http://samanthaabreu.blogspot.com Samantha Abreu

    ah, puxa… eu não moro em Sampa, que pena.
    Já tinha visto pelo Youtube o Canal desse Festival, sou fãnzáça da síntese em todas as artes. Só que eu ainda não tinha visto esse do Abujamra, e achei demais. O cara é phóda.
    E você tbém.
    Um beijO!

  • http://anomia.blogspot.com Emerson Damasceno

    Ina, o pulinho foi dado até lá. Valeu pela ótima dica.
    Abraços anômicos de sempre :)
    P.S.: a execução são só 60 segundos, mas a idéia na cabeça dos criadores deve durar bem mais do que isso…sem dúvida nenhuma, leva mais do que gastam os responsáveis pelos longas comestíveis dos dias de hoje.

  • http://www.liawinter.wordpress.com Lia Winter

    compactar a criatividade num minuto. gosto disso.

  • http://feitoalapismarcadoaferro.blogspot.com/ Paola

    Olá…..
    Olha,vim avisar q você ganhou o selo;
    Esse blog vale ouro!
    Sei q vc nunca me viu aqui, nunca comentei…
    MAS…
    Sempre li, e tenho preguiça de comentar…
    ENTONCES…
    Dá uma passadinha no meu blog e veja os detalhes…
    Inté

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anny(Anna)

    Inagaki:
    Seu texto e links de hoje foram muito bons.
    Parabéns! “Os pontos de vistas que são diferentes” É muito, muito bom.
    Para quem sempre está pensando e considerando esta possibilidade, é um achado.
    Parabéns!
    Anny.

  • http://rostinhosbonitos.blogspot.com NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BONITOS….

    Alexandre,
    Esse festival do minuto é o pai do Twitter…rs!
    Já havia lido sobre ele e a idéia e genial mesmo, sobretudo para algo criado´há tanto tempo!
    Beijocas,

  • http://l-chaisethnicraft.blogspot.com LN

    Nice Blog. :)

  • luca

    oi gostei muito!!!!

  • http://www.urbanamente.net Ana Paula

    Ina, eu voltei pra fazer um jabazinho e um convite, com a sua permissão. É que depois de anos de relutância e insistência duns amigos malucos, eu sucumbi à tentação de abrir meu próprio blog, o link tá aí na minha identificação. Entre outras coisas, eu quero falar um pouco das questões que afetam as grandes cidades hoje. O dia que você quiser fazer uma visitinha será uma honra e uma alegria.
    Abraço

    R: Um ótimo convite, Ana Paula. Devidamente aceito, referenciado e comentado! ;)

  • http://saude.psicologiananet.com.br/ saúde.psicologiananet.com

    A dica do Masp vale a pena
    Quem ainda tiver tempo vá que não vai se arrepender!!
    Abraços

  • http://blogs.abril.com.br/lenidavid Leni David

    Olá Alexandre! Está rolando um meme lá na nossa plataforma e o seu blog foi citado por Hali, do “Fora do Ar”. Como ela é uma excelente blogueira, vim conferir e gostei do que vi.
    Prazer em conhecer!

    R: Olá Leni, obrigado pela informação e pela visita. []‘s!

  • Thiago

    Meu querido mestre Ina veja esse vídeo e divulgue por favor amigo

    O deputado Clodovil FOI ASSASSINADO

  • http://www.maobranca.bardoescritor.net mão branca

    participei em 2004 com o vídeo O MINUTO DOS MORTOS. um lixo. hehehe. tá no youtube.

  • http://www.mundosubliminar.xpg.com.br joão marcos

    gostei bastante deste festival 60seugundos
    isso nosmostra a importancia do meio ambiente para nossa fida para o futuro
    http://www.solendasurbanas.xpg.com.b

  • http://www.mundosubliminar.xpg.com.br joão marcos

    gostei muito desse vidio e bastante interesante
    parabens!!

  • http://fagga.blogspot.com/ Cristiane

    Boa tarde. Desculpe usar o espaço de comentário para isso, mas não sabia como entrar em contato com você.
    Acompanho seu blog já há algum tempo.Tenho lido e vejo que tem bastante gente que acompanha também, que lê assiduamente.

    Por isso, dessa vez, gostaria de te pedir sua ajuda para uma campanha que o instituto que frequento está fazendo.

    É uma coisa simples, não tem nada a ver com religião, seita, nem nada. Consiste em vibrar para que haja AMOR, COMPAIXÃO E PAZ entre todos os seres do Universo. Postei a mensagem no meu blog.

    Se você quiser compartilhá-la, dividí-la com o mundo, eu agradeço. Pode copiar, colar, postar no seu blog, mandar o email, o que quiser.
    Somente peço a gentileza de creditar os méritos ao TADASHI, que é o pai desta idéia.

    http://fagga.blogspot.com/2009/03/que-haja-amor-compaixao-e-paz-entre.html

    Acredito que, quanto mais pessoas lerem a mensagem, mais pessoas serão alcançadas por esta vibração. E o seu blog é um dos mais lidos que eu conheço.

    Obrigadinha,

    R: Cristiane, concordo plenamente com a mensagem a ser passada. Mas há um texto, literariamente muito superior, que passa esse mesmo recado de maneira mais incisiva e inspiradora: “Desiderata”.

  • http://www.cafofodaanna.blogspot.com Ana Six

    Adorei seu blog. Também estou lendo o livro da Rosa Montero e também leio o blog “acordei que sonhava”. Um abraço, Ana

  • http://www.carlosguitar.com.br carlos guitar

    Interessantíssimo os vídeos. Parabéns pela garimpada. A exposição dos vídeos deverá ser muito show de bola. Pena eu não poder ir, mas com o advento da internet, creio não ser difícil apreciar alguns deles.
    Na vida de um homem, duas coisas podem acontecer: Ele pode morar em São Paulo, ou não… Se ele morar em São Paulo, beleza. Se ele não morar, duas coisas podem acontecer: Ele não vai ver a exposição dos vídeos e vai ficar se mordendo em casa tentando achá-los…Se ele não ver os vídeos, beleza… …
    Abraço !

    R: Carlos, excelente comentário. :D Aquelabraço!

  • http://nodoadouniverso.com Bruno Pedrassani

    Cara, não sei de onde você arranja essas “raridades”, mas muito bons os vídeos.

    R: Bruno, felizmente sou um cara que se interessa por muita, muita coisa mesmo. Da quantidade a gente extrai a qualidade, certo? ;)

  • http://languageglasses.blogspot.com/ Adriana Karnal

    O tempo é artigo de luxo, e esses vídeos pérolas raras…muito bom!!!

    R: De fato, Adriana. Tempo, assim como silêncio, vale ouro. ;)

  • Mariângela de POA

    adorei Ina,não conhecia,especialmente o divertido Uma vez e o A vida é uma só.
    Não conhecia o Festival do Minuto,teu ótimo blog como sempre me informando sobre tanta coisa legal! Bom finde para ti!

    R: Coisas bacanas merecem ser divulgadas, certo Mariângela? :D Bom fim de semana pra ti também!

  • http://senhoritarosa.wordpress.com Srta. Rosa

    Pôxa Ina, fiquei com vontade de ver o festiva. Mas só devo ir a SP no primeiro findi de abril. Snif.

    R: Putz, que pena. Menos mal, Srta. Rosa, que boa parte dos curtas está disponível no site do Festival do Minuto. Ainda assim, é aquela história, né? Tem filme que a gente só consegue vislumbrar em sua totalidade assistindo-o no telão de um cinema…

  • http://lioness-tocadaleoa.blogspot.com/ Lioness

    Muito bons os curtas. Gostei da produção. Vale a pena investir nisso.

  • http://www.floresnajanela.com Nathália

    ok, o do air guitar foi impagável! kkk
    mas foi genial esse “A Vida é Uma Só”! aliás, tem muita gente inteligentíssima por aí que não teria chance alguma de brilhar não fosse pela internet. ótima iniciativa, parabéns aos desenvolvedores. e obrigada pela dica - excelente, como sempre.

    pena que às vezes eu saio daqui com “água na boca” de vontade de ir a São Paulo, revisitar a civilização - porque aqui não tem nada disso =/

    um dia, quem sabe.

    R: Nathália, o Festival do Minuto já revelou muita gente boa, e trata-se de uma porta de entrada preciosíssima para que novos cineastas possam exibir seus talentos. E isso muito antes de a internet se popularizar!

  • http://www.monthiel.com Monthiel

    Tanto é interessante a idéia do festival quanto a produção dos filmes. Esses que você postou, por exemplo, mostra o quanto o pessoal captou a idéia. Será se algo assim no Brasil funcionaria?

    Abs,
    @monthiel

    R: Ué Monthiel, não entendi seu comentário. O Festival do Minuto é uma ideia original brasileira, concebida pelo cineasta Marcelo Masagão, diretor de filmes como “Nós Que Aqui Estamos por Vós Esperamos” e “Otávio e as Letras”. Concepção brasileira, que posteriormente foi disseminada para outros países.

  • Ana Paula

    Esse último, do Bianchi, eu vi duas ou três vezes, sorrindo a cada vez. Muito legal mesmo. Uma idéia que nem é tão orginal (alguma é?), mas que ficou muito bem explorada, com amor, humor e até suspense. Adorei.

    R: Ana Paula, pra mim esse curta do Bianchi é uma bela prova das coisas bacanas, originais e criativas que podem ser concebidas em até 1 minuto. Vale mais do que muito blockbuster de 3 horas de duração.

  • http://twitter.com/diegogoes Diego Goes

    Nossa, seleção fuderosa de curtas, Inagaki.

    Já tinha visto o “Na Vida de Um Homem Duas Coisas Podem Acontecer”, mas os outros foram novidades excelentes para mim. Achei massa demais os curtas “Uma Vez” e “A Vida é Uma Só”.

    Bem que o Festival do Minuto poderia tentar uma vaguinha no iTunes Store- me lembro que alguns curtas do Festival de Sundance foram disponibilizados gratuitamente no período do festival. Não sei como funciona a seleção para entrar no iTunes Store, mas isso seria bem bacana para o festival do minuto - pelo menos eu acho, rs.

    Sem querer puxar a sardinha para o meu lado, mas e os comerciais, Inagaki? Eles também condensam (e vendem) ideias em 30, 60 ou 90 segundos.

    Abração!

    R: Taí, Diego: dica interessante essa que você deu sobre o iTunes Store. Quanto a comerciais, pauta registrada; um dia faço um post reunindo meus filmes publicitários prediletos.

  • Giovanna

    Sobre o primeiro video… seria interessantes saber o que veio antes… os videos que vocês postou ou esse comercial da Discovery!

    http://www.youtube.com/watch?v=yM10iDxE0_k

    Bjos,

    R: Resposta simples, Giovanna, e dada pelo próprio campo de descrição do vídeo no YouTube que você citou: “Comercial baseado no curta ‘Na Vida de um Homem duas coisas podem acontecer…’ de Flávio Andrade Meirelles, premiado no Festival Mundial do Minuto em 2000″. Um beijo!

  • http://www.todomundojafalou.blogspot.com Adriana Calábria

    E o que se faz pra ver esses filmes quando se tem em casa uma conexão jurassicamente discada?

    A solução é queimar aula na faculdade e ir ver no laboratório de informática.

    Detalhe: levando o fone de ouvido de casa, pq lá não tem!

    Bjsss

    R: Adriana, nesse caso é preciso ter paciência, deixar o vídeo no “pause” e folhear uma revista ou jornal enquanto isso. Fazer o quê, né? Como diz a música do Raul, “quem não tem colírio, usa óculos escuros”. B) Em tempo: você me fez lembrar da época em que eu tinha conexão discada, usava Napster pra baixar arquivos Mp3 e deixava o computador ligado a madrugada toda, torcendo para que a internet não caísse no meio de algum download. Com sorte, na manhã seguinte, tinha conseguido baixar umas 4 ou 5 músicas completas. :P Um beijo!

  • http://www.alforria.net Rafael Porto

    Achei genial o vídeo do Flávio Meirelles. Reassisti à trilogia De Volta Para o Futuro no último fim de semana e conversava sobre isto com amigos: o ciclo da vida.

    Este curta-metragem e os longas do Zemeckis brincam com esta ideia de que sempre estaremos fazendo a mesma coisa de nossos pais, repetindo erros e acertos.

    Genial!
    :)

    R: Rafael, seu comentário me remontou ao conceito filosófico cunhado pelo Nietzsche a respeito do eterno retorno. Já leu “A Gaia Ciência”? Eis um dos trechos mais conhecidos desse livro, e que se trata do fundamento dessa tese:

    “E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: ‘Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e seqüência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!’ Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: ‘Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!’ Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: ‘Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?’, pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?”

    E ainda tem o Karl Marx que dizia que a História sempre se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa. Citando aquele quadro do Rá-Tim-Bum: e senta que lá vem história… :roll:

  • http://www.ideiasmutantes.com.br muta

    o festival do minuto é mesmo mto interessante… e, falando nessa mídia, logo terei os meus primeiros curtas na rede, hehe.

    ah, quanto a sínteses, vc se lembra d’A Casa de Mil Portas? (http://nemonox.com/1000portas/)

    Abs

    R: Fala Muta! Quer dizer que em breve veremos o Ideias Mutantes em versão audiovisual? :D Quanto à Casa das 1000 Portas, claro que me lembro. Pudera: fui um dos primeiros autores do site. Quem zanzar por lá poderá se deparar com alguns microcontos que cometi, como este: “Buscou por amor no Google. Nenhuma página foi encontrada.” Aquelabraço!

  • http://abordagempolicial.com Danillo Ferreira

    Na dinâmica da vida atual, tudo que se propõe a tomar pouco tempo, e expressa algo de relevante, é interessante - até o “se vira nos 30″, do Faustão.

    R: É verdade, Danillo. A história do zapping, que começou com o controle remoto da televisão, expandiu-se para outras esferas na mesma proporção em que o dilúvio de informações que nos bombardeia em revistas, canais de TV por assinatura, feeds e as diversas janelas e abas de nossos browsers nos quais alternamos nossas navegações na base do Alt + Tab faz com que tenhamos cada vez menos tempo para assimilar tantas novidades.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.