Cozinha prática para homens preguiçosos

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 27 de junho de 2008

Em se tratando de gastronomia, sigo a seguinte regra: jamais gasto mais tempo cozinhando do que comendo. Imagino até que seja bacana dominar a arte da culinária, mas o meu lado Ofélia nunca surgiu à tona. Por essas e outras, no intuito de auxiliar aqueles que, feito eu, não têm a menor vergonha na cara de assumir que são especialistas na fina arte de apelar para o delivery na hora em que a fome bate até quase nos nocautear, decidi compartilhar aqui uma velha receita de minha própria lavra, testada e aprovada por quem não entende do assunto.

* * * * *

Miojo Cru

Ingredientes: 1 pacote de miojo.

Instruções: Abra o pacote de miojo, usando suas habilidades manuais. Se você for meio desajeitado, pode recorrer ao auxílio de uma faca, tesoura ou até mesmo dos seus dentes.

Separe de lado o saquinho com o tempero do miojo, que não será utilizado nesta receita (posteriormente, você pode reaproveitá-lo a fim de temperar o arroz ou a salada). Se bem que há quem aprecie turbinar seu miojo cru com o tempero; essa parte fica a critério do freguês.

A seguir, desfrute desta refinada iguaria quebrando-a em pequenos pedaços e enfiando-os em sua boca. É recomendável mastigar bem cada pedaço antes de engoli-lo, caso contrário sua garganta poderá se ferir durante o processo de deglutição.

Se você quiser pode incrementar seu miojo cru com mel, catchup, azeite ou queijo ralado. Meu amigo Orlando Tosetto, por exemplo, escreveu: “Sugestão: acrescente sal, e fique manducando com uma breja na frente da TV. Substitui o amendoim”. Eu particularmente prefiro apreciar esta fina iguaria em toda a sua crueza. Bon appétit!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Erica

    Rolando de rir.

  • bruno cassavilani

    humm eu adoro comer miojo cru e pratico demais

  • http://nodoadouniverso.wordpress.com Déborah

    Já viu aqueles négocio de fazer ovo em microondas!?É superpratico é só quebrar o ovo e botar um pouquinho de sal nele e depois é só botar no microondas :D *-*
    ÓÓ gostou!?

  • http://nodoadouniverso.wordpress.com Déborah

    Já viu aqueles negocio de fazer ovo no microondas!? (SE VC NÃO VIU VENDE EM MERCADO É BARATINHO)Só precisa quebrar o ovo e botar sAl e depois só colocar no microondas :D *-* É perfeito!!!

  • lisa

    heheheh
    gostei da receita! estou jantando exatamente isso, mas a minha receita vai com o tempero do miojo. Pena que 1 só não dá pra encher!

  • Hokage

    eita miojao quebra um galho danado hauhau…mas pra falar a verdade refiro comer cru…quando eu era moleque eu comia miojo com farinha hahahaha e mole rss…ainda bem q nao sou tao ruim de cozinha…ja aprendi a fritar um ovo fazer arroz e agora to aprendendo a fazer feijoada..tudo graças a internet hauhau abraços a tds

    R: Miojo com farinha? Hmm, isso me deu uma ideia: fritar miojo ao melhor estilo tempurá.

  • http://alternativocoisas.blogspot.com gabriel moraes

    eu tenho mais uma dica, coloque o miojo cru em agua fervente com o tempero e uma carne moída já quente e deixe aproximadamente 3 minutos. kkkkkkkk :)

    Moijo cru é o cúmulo da preguisa

  • Jose Henrique Rodrigues

    Otima receita… eu estou vivendo em Taiwan e aqui tem um miojo para ser comido esclusivamente cru, com tempero de sal e pimenta ainda… todo crianca aqui ama isso… otimo blog, descobri hoje e continuarei lendo sempre.

    R: Valeu pela leitura do outro lado do mundo, Jose Henrique. Em tempo: adoro pimenta. Esse miojo de Taiwan deve ser sensacional!

  • erycka

    aaai miiojo cruu e muuito bom, vcs sabem me dizer se o miojo cru tem o mesmo efeito do que cuzido?
    Obrigada.
    beeijo !
    ;*

    R: Mesmo… “efeito”? Como assim, a que tipo de efeito você se refere? |-|

  • patricia

    essa é ótima… também adoro miojo cru. geralmente, depois de abrir a embalagem, fico em dúvida se realmente devo fazê-lo cozido. acabo comendo a metade enquanto espero a outra parte cozinhar…hehe. parabéns pelo blog

    R: Patricia, adorei o relato do seu dilema, he he!

  • http://nâotenho Nana Marques

    hum é né… tinha que falar do miojo… cru… uma delícia companheiro… meu me ensinou foi meu querido amigo Alemão Sthephan…

  • http://nâotenho Nana Marques

    Tenho apenas a comentar o bom gosto que ti tens e a qualidade de falar das coisas simples sem parecer querer chamar nossa atenção… mais já me chamando claro… essa é a primeira vez que navego em um blog… e fui de cara no melhor… um dos melhores da lista anunciada e recomendada… abraços caro companheiro… até pareçe que estou falando na época da revolução… nem farei rsrsrs… não faria sentido… hahahahah faz… adorei… até breve…

    R: Valeu pelo feedback, Nana. Obrigado mesmo, e espero que você continue navegando pela blogosfera, você pode ter a certeza de que encontrará muita coisa boa por aí!

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anny

    Adoro comidas práticas. Visitei o blog Panelinhas da Rita e adorei.
    Saber fazer comida, só precisa de interesse. Vondade de aprender. E isto vale para qualquer coisa. Sem essa de dom, para não incentivar as pessoas a irem por exemplo para a cozinha. Se interessar, vai fazer que dá certo. Com toda a certeza de quem não sabia nem cozinhar arroz…

    R: Anny, valeu pelas palavras inspiradoras!

  • http://www.merthiolatedigital.blogspot.com paula fernandes

    Confesso que miojo cru com o temperinho por cima é melhor que pipoca… mas minha receitinha é ele ( o miojo ) cozido com pouca ou nada de água, o temperinho por cima e uma fatia de queijo por cima pra derreter. Se vc for mais sofisticado gastronomicamente falando, pode picar uma fatia de presunto também. O toque especial é colocar um pouquinho de manteiga na água quando ele estiver cozinhando.

    rsrsrs

    Adorei o blog. Estou linkando ok ?
    bjs

    R: Paula, adorei a sua receita! Até me estimulou a fazer um miojo ao seu estilo, depois te conto como ficou o resultado. :p Um abraço!

  • ione

    minha colega juntava todos os pacotinhos de tempero e depois fazia uma super macarronada pra todas nós…hehehhe.adorei a idéia Catatau: quebrar todo o miojo e jogar o tempero e comer assim cru e temperadinho! abração Ina

    R: Ione, outro dia eu até tentei arriscar fazer algo diferente: juntei dois pacotes de miojo e fiz uma espécie de yakissoba usando óleo e pedaços de legumes. Até que ficou comível, mas deu muito trabalho. :P

  • http://www.crazydshow.blogspot.com vinícius

    sempre faço isso pra substituir o amendoim para acompanhar a cerveja. mas com o tempero, fica bem melhor.

  • http://blahblando.com Grasiani

    Eu gosto de macarrão cru u.u
    Aquele espaguete instantâneo da Nissim…..
    E eu não gosto dele cozido não

  • http://matinauniao.blogspot.com Programa Matina

    Na verdade esse post serve de utilização pública a todos que não tem o dom de fritar um ovo, fazer um suco daqueles em pó. Não necessariamente preguiçosos…

    É válido para mulheres que não sabem e/ou tem preiguiça e cozinhar.

    R: Pegou o espírito da coisa. Serviço de (in)utilidade pública! :p

  • http://ladyrasta.wordpress.com Flavia

    Eu ia falar que isso não é jeito de se viver (eu detesto Miojo). Mas aí lembrei que:
    a) sou a rainha da dieta do pão de queijo com capuccino no almoço e queijo quente com Nescau (LIGHT…hehehe) no jantar;
    b) uma vez um amigo meu abriu a geladeira da minha casa, ficou horrorizado que só tinha bebida e uns queijinhos e decretou:sua geladeira é pior que a minha;
    c) quando meu filho não está comigo, minha geladeira vira um local mal assombrado…
    Então…o que é de gosto regala a vida (mas que eu quase passei mal só de pensar nesse bagulho com maionese ou catchup, ah, isso sim…). XX(

    R: Flavia, eu particulamente considero uma heresia conspurcar o sabor original de miojo cru com catchup (é quase como catchuparem pizzas). :P

  • Thaysa Fernandes

    Oiii. não costumo acessar blogs e ficar lendo-os por horas, prefiro ler algo que não seja no computador, pois fico menos cansada. Mas estava eu no pc de madrugada, (tédio), resolvi acessar os blogs mais visitados, encontrei uma pesquisa que mostrada o “ranking” entrei no seu e confesso que gostei bastante. Gostei principalmente qndo vi que vc deu a dica do livro “o verão do Chibo”. Bom.. resumindo. só estão comentando para te dar os parabéns pelo ótimo blog. Me mande um email, gosto de dicas sobre livros. hehehe! vou aguardar eim? beijo!

    ps: não tenho 15 anos como meu email indica! hahaha

    R: Obrigado pela visita, Thaysa. Volte mais vezes. A casa é simples, mas é limpinha! :P

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    Depois dessa refeição farta, uns minutos para meditar sobre duas citações.

    “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” (Hipócrates)

    “O pobre prefere um copo de vinho a um pão, porque o estômago da miséria necessita mais de ilusões que de alimento.” (Georges Bernanos)

    Abraços, senhor! :)

    R: Cláudio, só você mesmo pra incutir uma dose de filosofia em um post como este. Obrigado por mais uma valiosa contribuição!

  • http://benditagula.blogspot.com argel

    prá vc q gosta de crus, pode se inspirar no blog da ines - diário de uma krud, tem umas dicas mt legais e fotos apetitosas de pratos totalmente crus e com certeza mais gostosos do que kinojo - ver em http://www.inesense.blogspot.com/

    R: Uau, excelente dica de link! Valeu pela informação, Argel.

  • http://www.verbeat.org/blogs/eporaqui Marco Aurelio Brasil

    Seu lado Ofélia não floresceu, é? Sei, sei.

    R: Marco, estou mais pra Fernandinho (lembra daquele casal interpretado por Berta Loran e Lúcio Filho?).

  • Katherine

    Adoro miojo cru…. ainda de galinha caipira, mas sem colocar o tempero.. apesar de ser igual…
    Segredinho : Cru é melhor que cozido né.. hummm

    R: Taí, Katherine. Experimentarei esse de galinha pra ver se há alguma nuance no sabor. :p

  • http://www.updatebox.blogspot.com Geraldo

    Não reze pelo pão, mas sim pelo miojo cru de cada dia.

    Quando é que você vai postar a receita do ovo frito? Estou esperando!

    R: Geraldo, a receita é muito complexa. Já fiz umas 7 tentativas e não consegui acertar o ponto do ovo frito. Quando eu conseguir fritá-lo decentemente… :roll:

  • http://www.todascifras.com.br/ Amanda

    é bom comer uns pedacinhos (metade) enquando esperamos a água da panela ferver!
    bom mesmo é aquela miojo “talharim” sabor brócolis ao molho branco.
    HHHHHHHHHHHHHHHm

    R: Amanda, e aí você come tudo antes da água ferver e aproveita pra usá-la num chazinho?

  • Fabi

    Amo comer macarrão cru.
    Mamãe diz que é doença, mas virou um vicio.
    =/

    R: Fabi, faz sentido. “Doença” e “vício” são duas palavras que expressam bem os sentimentos de quem deglute tal iguaria. :D

  • Keila

    Ha, ha!!Eu mesma já provei do miojo cru, num desses momentos em que a fome não quer esperar a água ferver, a princípio concordo ser realmente crocante e saboroso mas… rsrs, algum tempo depois mostrou-se uma opção digamos um pouco indigesta pois meu estômago reclamou com uma “dorzinha” desagradável.Espero q com vc não tenha acontecido isso caro Alexandre.;)

    R: Keila, por enquanto desarranjo não foi um dos defeitos colaterais do miojo cru. Nem obesidade posso imputar à massa, uma vez que há muitos outros motivos para que eu adquirisse minha atual forma física. ;D

  • http://www.insoniasa.blogspot.com Biani Luna

    Mermão, meu primo come Miojo Cru com Catchup, o cúmuloooo!
    Quando eu vi o link da receita abri com gosto pensando que fosse de fato uma receita ¬¬
    Beijos

    R: Biani, é uma receita. Não das mais complexas, mas enfim… ;)

  • http://ajudaeu.blogsome.com Samantha

    Sério, como vocês conseguem comer isso? Homens, em geral, têm estômagos de avestruz. O pior é que conheço muita gente fã dessa iguaria. Mas em mim não desce! Na verdade, nem miojo preparado desce. Só nos momentos de desespero… e olhe lá.

    R: Samantha, não nutra preconceitos gastronômicos. Pessoas comem cachorros, gafanhotos, grilos, samambaias, cérebros de macacos. Por que não miojos?

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Hahahahaha!!! Essa do Miojo é muito boa. Lembrei-me dos `bons´ tempos de camping. Muita precariedade e comida ruim, mas não deixava de ser divertido.

    R: Jackson, é verdade. Nunca precisei de escargot e patê de foie gras pra ser feliz na mesa.

  • http://iara-alencar.blogspot.com/ Iara Alencar

    Inakaki, o que?? lata de sardinha a moda??hun…não é possible!!
    Aquilo não tem segredos, é só colocar na panela e esquentar!!!
    :)

    R: Iara, cada um tem a sua receita e os seus segredos culinários. B)

  • http://alguemmaisviu.blogspot.com Renata

    Cara, tb sou adepta do miojo cru! Gostei tanto da sua receita que me inspirei e postei sobre a iguaria lá no alguemmaisviu :-)

    http://alguemmaisviu.blogspot.com/2008/07/mas-eu-no-como-mais.html

    R: Sra. Turista, é sempre bom encontrar mais alguém que sabe valorizar a fina arte da degustação de miojos crus. :D

  • http://www.quadra747.blogspot.com Rogério

    Miojo… Me lembro disso… Uma vez fui acampar com alguns amigos… Prato de todos os dias… Miojo… Cru, cozido, com tempero, sem tempero… Enfim… No último dia um dos fulanos disse que ia fazer um prato especial… Fez o miojo e colocou um ovo cozido no meio…

    Cozinheiros de primeira linha… Voilà…

    R: Rogério, você e meus amigos merecem meus parabéns por sua versatilidade miojal!

  • Ed

    Ora! Pensei que só eu desfrutava dessa iguaria!

    R: Ed, internet tem dessas coisas: encontra-se de tudo por aqui, inclusive gourmets de miojão!

  • Te

    Pensei que eu fosse preguiçosa na cozinha, mas ainda tem quem me supera! Eu gosto de miojo, mas saber que um pacote tem 300 e poucas calorias e assustada pela lenda de que seu tempero acumula no fígado me fez dar um tempo nele. Detestei o miojo light.

    Quando vejo as lindas fotos de livros de receitas me dá vontade de fazer igual pra comer. Mas quando leio a receita e aparecem coisas como temperar e reservar, flambar, deixar descansar por tantos minutos desisto e vou ou pro restaurante a quilo da esquina ou tomar café com pão :-).

    R: Te, nem me faça lembrar da megabomba calórica contida em um miojo. A forma arredondada de meu abdômen já faz isso por mim. ;)

  • http://bblocodenotas.blogspot.com Bruna

    Comédia!
    Não que o miojo cozido seja muito difícil, também, né?

    R: Bruna, no caso em questão estamos falando de homens muito preguiçosos na cozinha… :roll:

  • http://vozativa2.blogspot.com lugirão

    O post foi excelente, mas os comentários estão uma delícia.

    R: De fato, Lugirão. E nada melhor do que uma belíssima sobremesa após as refeições. Tem iguarias pra todo mundo!

  • http://twitter.com/marciamm Marcia Midori

    Miojo cru me lembra um petisco que minha mãe sempre comprava na Liberdade, que levava iriko (peixinho seco), amendoim e nori. Até achei uma receitinha: http://www.nippojovem.com.br/4.culinaria/lamen_20071123_vence.php

    R: Marcia, obrigado pela receita. Essa me deu água na boca, só falta encontrar alguém para prepará-la pra mim. :P

  • http://certezasmutantes.wordpress.com Marina Meira

    Nada melhor na cozinha do que os fast-junkies!!
    Altas receitas, acho que dá um livro: biscoito cream craker com catchup; arroz do dia anterior com requeijão e oregano no microondas; biscoito d’agua com banana amassada…
    coisa e tal.

    R: Marina, e eu que pensava que o máximo de excentricidade gastronômica fosse comer sorvete napolitano com catchup (não invento - eu vi um amigo meu fazendo isso!)…

  • http://vozativa2.blogspot.com lugirão

    Nossa, adorei o post, só não consigo entender como uma pessoa inteligente como você consegue viver comendo um cardápio desses, se morasse perto de você, ia te adotar. Você já ouviu a expressão: “Você é o que você come”, se realmente tiver fundamento, você está como a gente costuma dizer aqui em Fortaleza: Lascado,kkkkkk
    Miojo cru, tem cada uma que dá dez,rs.

    beijos

    R: Lugirão, o cérebro poucas vezes combina com outros órgãos do corpo humano como o coração e o estômago. :P

  • http://diadefolga.com Lu Monte

    Miojo cru é um clássico para quem mora/morou só. Eu prefiro o meu com o temperinho - esmago o miojo com o pacote fechado, abro o pacote e despejo o tempero. Prendo a boca do pacote, sacudo e pronto. :)

    Ah, também me valho da regra do início do post, exceto quando cozinho para outras pessoas.

    R: Lu, felizmente meus amigos são pessoas esclarecidas que sabem que se eu fosse cozinhar para eles, seriam obrigados a pedir uma pizza logo em seguida a fim de salvar o jantar. :p

  • http://www.umgrama.blogspot.com juliana cruz

    hauhauahuahuahauhauhauahua

  • Anderson

    Visitem o site -> http://www.maradi.com.br
    GPS, Sondas de Pesca e Rádios VHF

    R: Tsc, tsc. Cada spam que me aparece… |-| Essa vou deixar passar só por causa da excentricidade.

  • http://luecompania.blogspot.com/ Lucimar

    Bom
    Falar em comida, requer experimentar, só de falar já abre o apetite, mas não se esqueça, que ainda há muitos passando fome. Ainda assim valeu sua iniciativa em criar algo diferente.
    Obrigado
    blog neutro - blogblogs.com

    R: Lucimar, há pessoas passando fome, se matando, combatendo em guerras, roubando, mentindo. Ainda assim valeu sua iniciativa em deixar este comentário de cunho social um tanto quanto descontextualizado. Ou não, como diria Caê.

  • @anarina

    Eu sou total econômica na hora de sujar louça. Ontem, fui correndo no shopping, comprei comida grega pra viagem e sentei no meu sofázinho com aquele contêiner de isopor assistindo a final da Eurocopa. Depois, joguei tudo fora e só lavei o garfo e a faca!

    (ok, ok, ainda preciso lavar, tá tudo lá de molho na pia!)

    R: Anarina, uma das melhores coisas da gastronomia japonesa são os bentôs, aqueles pratinhos de isopor que vêm com sushis, salgadinhos e pequenos pedaços de frango ou carne à milanesa. É comer tudo no pratinho de isopor e depois só jogar fora… :P

  • http://perolasdasassessorias.wordpress.com Edu Vasques

    Cara, miojo ninguém merece em nenhum formato.

    R: Queisso, Edu. Eu não valho nada mesmo, a não ser no FriendsForSale do Facebook… B)

  • http://maroma.wordpress.com/ Marília

    Ah vá!
    Miojo cru???
    tsc.. tsc…

  • http://www.portalcab.com/nerd/adicione-feeds-no-seu-live-messenger.php PortalCab.com

    Notí­cias Delivery no seu Messenger
    Aprenda a receber notí­cias assim que são atualizadas pelo Windows Live Messenger ou fazer com que os leitores do seu blog saibam de suas atualizações por ele

  • Andrea

    Meu Deus! E’ serio? Tem gente que come miojo cru de verdade?? :0
    Quando comecei a ler o post achei que voce estivesse de gozacao, mas ai’ vi a foto: tem uma comunidade no Orkut pra isso!!! To chocada.
    Tudo bem, vivendo e prendendo! :)

    R: Andrea, o fato é que tem gosto pra tudo neste mundo. Vide os mais de 129 mil membros da comunidade sobre miojo cru no Orkut! :P

  • http://www.cozinhapequena.com Leandro

    Eu estava lá, mas fiquei tímido ao querer me apresentar… droga!

    Um abraço!

    Leandro
    http://www.cozinhapequena.com

    R: Ah, o meu problema nesses eventos (e que talvez seja o seu muitas vezes) é sempre a dúvida. “Será que aquela pessoa é quem eu estou pensando mesmo?” Na dúvida, muitas vezes acabo sem cumprimentar. Shame on me. XX(

  • smx

    Que porquera do kra****

    Colocar catchup em miojo cru?eca!

    R: E olha que eu nem citei o caso de uma amiga minha que come miojo com maionese…

  • http://hitnarede.com Cler Oliveira

    Eu comi miojo cru uma vez, na pressa de ir para o trabalho. Três minutos era um ônibus perdido ou 45 minurtos de atraso. Pensei que fosse a única. Mas é mais gostoso do que se a gororoba passa do ponto.

    Mas espero que esse evento te ensine alguma coisa, nem que seja como agradar a atendente da tele-entrega e fazer com que o rango chegue mais rápido. :)

    R: Cler, o evento da Brastemp foi excelente e os risotos preparados pela chef Luciana Mastrorosa estavam deliciosos! Mas te confesso que fui lá mais pra comer do que pra aprender qualquer receita… :roll:

  • http://do-tira-gosto-ao-prato-principal.blogspot.com/ Jaqiuelina

    Antes de abrir seu miojo com os dentes, limpe a embalagem, aquela coisa de leptospirose…já a opção por abrir a embalagem com faca ou tesoura justificaria o uso da cozinha…

    []s

    R: Xi Jaquelina, você me fez pensar: será que eu peguei leptospirose ao tomar aquela Coca diretamente da lata? |-|

  • http://dellasnoites.blogspot.com Adilson Bragança Cápua Júnior

    Hahahahaha!
    E eu que pensava que só eu gostava de comer miojo cru… Prefiro muito mais ele cru do que cozido!
    Hahahahaha!

  • http://jardelscorner.com.br jardel

    acho q faz parte sim, até pq o estomago tem liquidos e esses miojos cozinham com uma facilidade enorme!

    R: Jardel, como sempre digo, eu definitivamente morro, reencarno várias vezes e ainda assim não vejo tudo!

  • http://www.superfluo.com.br Jot

    Tem que ser MUITO preguiçoso pra comer miojo cru! hehehehe Cru não desce não. Po, são só 8 minutinhos (5 pra água ferver, 3 pra cozinhar a bagaça).

    R: O miojo cru, Jot, além de todo o seu incomparável sabor, ainda me dispensa de lavar pratos e panelas, he he!

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    O macarrão instantâneo deveria ser considerado patrimônio mundial da gastronomia alternativa. Hoje mesmo ele quebrou um galhão na hora do almoço. Com queijo ralado e carne moída, então, é o Nirvana.

    R: Daniel, sua receita de miojão, apesar de me parecer um tanto quanto trabalhosa para os padrões inagakianos, me deu água na boca!

  • http://iara-alencar.blogspot.com Iara Alencar

    Oi, :)
    Não é possível que você não consiga fazer uma carne moída com batatinha??

    R: Iara, numa outra ocasião discorrerei sobre outra de minhas muitas especialidade gastronômicas: lata de sardinha à moda da casa. :P

  • Ana Lucia

    Vc tem sorte, aqui por essas bandas não basta cozinhar a gente ainda tem que “arear” a panela.

    R: Pra você ver, Ana Lucia, outra incontestável vantagem do miojo cru: não suja panela, nem prato ou talheres. E por não gastar água nem para lavar utensílios nem para ferver o macarrão, ainda por cima é uma iguaria ecológica! :roll:

  • http://luecompania.blogspot.com/ Lucimar

    Ótimo,
    Seu blog é muito organizado e merece ser divulgado
    blog neutro - blogblogs.com
    http://luecompania.blogspot.com/
    Valeu a pena
    Lucimar

  • Mariângela de POA

    Ina de Deus, não faça isso com o seu corpo não guri,tô boba,mesmo,de verdade!
    Por que não tentas um curso de culinária para principiantes,ou até mesmo para pessoas que moram só(nem sei se moras mas enfim,para quem não maneja as caçarolas a contento é muito válido).
    Procura te alimentar adequadamente senão teu corpo cedo ou tarde irá reclamar..veja bem,não quero ser pentelha ,deve ser o meu lado “mãe” falando alto e sendo inconveniente rsrsrs ,beijos e boas refeições para ti!

    R: Mariângela, obrigado pelas suas preocupações. Mas, creia-me, apesar de tudo até que não sou um cozinheiro tãããããão ruim assim. Sou eclético: faço ovo frito, ovo cozido, ovo mexido e até, pasme, omelete! 88|

  • http://catatau.blogsome.com Catatau

    Uma receita de exploradores: leve vários sacos de miojo na mochila. Quando bater a fome, antes de abrir o pacote triture todo o conteúdo. Abra então o pacote, despeje o tempero, feche a abertura com a mão e sacuda o pacote até o tempero misturar com o miojo fragmentado.

    Pronto! Pode ser servido à mão, ou diretamente com a boca no pacote ;)

    R: Catatau, nada como a sabedoria da experiência! :P

  • ione

    então…pois é, eu confesso que roía miojo cru na faculdade. qué o quê, eu num tinha tempo de ir almoçar!!! comprava o miojo, guardava o tempero pra uma colega e roía ali no banco do jardim. bons tempos aqueles…
    abração

    R: Curioso, Ione. E a sua colega, o que fazia com os temperos? Beijo!

  • http://www.ocabulosodestino.net Israel Barros

    Engraçado voce falar em miojo. Eu estava pensando estes dias sobre colocar minha receita secreta de miojo sob a licença Creative Commons.
    T’ai, boa ideia! Vamos colocar nossas receitas de miojo em linha!!!

    R: Israel, é isso aí. Compartilhe aí a tua receita secreta de alta gastronomia com o bom e velho miojão!

  • http://alessandrasouza.blogspot.com Alessandra

    Ina, conhece esse site? http://www.mattfischer.com/ramen/

    Infinitas receitas com miojo! Tem salada de miojo, nojeiras do tipo miojo com pão, receitas de presídio e até receitas doces.

    Mas fiquei com uma dúvida sobre a sua regra. O tempo cozinhando é só o tempo que você está fazendo alguma coisa ou o tempo total? Por exemplo, se você leva 5 minutos para temperar um frango e colocar ele no forno, mas ele tem que assar por uma hora, contam os 5 minutos ou a uma hora? E se tiver que deixar marinando? Fiquei confusa!

    R: Alessandra, obrigado pela preciosa dica de site! Dar uma olhada pelas invenções gastromiojônicas do link que você me passou me fez pensar na possibilidade de bolar, por exemplo, lasanha de miojo. Pensar enlouquece, cozinhar também… Quanto à minha regra, a contagem de tempo diz respeito ao tempo que eu levo botando a mão na massa. Por exemplo, fazer arroz na panela elétrica de casa. Não demoro mais do que 3 ou 4 minutos lavando o arroz antes de botá-lo para cozinhar. Para mim, é esse o tempo que levo em consideração dentro da Regra Inagaki de Preparo de Gororobas. ;)

  • http://madmaxandrade.blogspot.com Tiago Andrade

    Miojo cru foi sensacional…bwahaha!

  • Ana Paula

    Vivendo e aprendendo, Sr. Inagaki. Eu jamais imaginei que miojo pudesse ser comido sem cocção prévia, veja só. Tenho em casa dois adolescentes que provavelmente se beneficiarão desta informação altamente relevante!
    :-)

    R: Vixe, Ana Paula. Cá estou eu dando maus exemplos para a juventude brasileira… :oops:

  • http://jardelscorner.com.br jardel

    ouvi falar que o miojo “cozinha” (incha) no estomago. E eu acho q é verdade, qdo como sinto uma pequena indigestão. Eu jah acho que ele substitui os salgadinhos, amendoim não!

    R: Jardel, não sabia dessa informação a respeito da “cozinha” estomacal. Não faz parte do processo digestivo?

  • http://www.somanypiecesofme.blogspot.com Ju Dacoregio

    Eu também “tô muito aí” pro miojo cru!!! Mas é melhor que seja da Lámen, é o melhor para ser degustado cru!

    R: Falou e disse, Ju. Concordo contigo!

  • http://www.michelleiglesias.com.br Michelle

    Sei q, qndo a gente não quer cozinhar, não tem Cristo q faça a gente achar graça na coisa! Mas, procura dar uma olhada em receitas de microondas q são tão práticas qndo miojo! hehehe
    Abraços, adoro seu blog!

    R: Oi Michelle, de vez em quando compro um daqueles pratos prontos de se esquentar no microondas. Mas nada substitui a crocância de um bom miojão, he he! Um abraço!

  • http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira

    Como sou um notívago, passo pela triste carência de ter alguém para fazer algo pra mim quando a fome bate - e olha que de madrugada a fome geralmente vem, digamos, faminta. Daí, surgem os recursos: ovo, miojo, sardinha, salsicha, farinha… Tudo no melhor estilo “mistureba”. Invento receitas às vezes, o problema é que nunca consigo fazer igual no outro dia.

    R: Danillo, aqui em casa temos uma panela elétrica de arroz, que quebra um galho tremendo: basta lavar o arroz, colocar água até a medida indicada, ligar a panela e aguardar. O que eu já fiz muitas vezes? Pegar um daqueles pacotes de batata Ruffles (Pringles até serve, mas Ruffles é mais “quebrável”), jogar arroz quente em cima e botar tudo pra dentro. Um maravilha! Ou não.

  • http://www.novoaemfolha.com christiana

    Nossa, fiquei com água na boca! (quero dizer que tive que beber 1 litro d’água pra conseguir engolir o miojo entalado no meu esôfago…)
    Boa sorte hoje lá e bom apetite!
    Ah, se sobrar um tempinho, passe pra degustar os acepipes do sarau. Poesia é nutritiva e não engorda ;)

    R: Christiana, você é daquelas que apelidam o miojo nosso de cada dia de “ki-nojo”? Que injustiça, pô. ;D Em tempo: tem sarau no Nóvoa em Folha, gente!

  • http://canadabrasileiro.wordpress.com Canada Brasileiro

    Olá Alexandre,

    Estava olhando seu blog, e achei super interessante, e inclusive, gostaria de fazer uma troca de links contigo.

    Me escreva para conversarmos a respeito.

    Obrigado.

    Thanks… e sucesso para ti ;)

    R: Canada, se você realmente acompanhasse meu blog, saberia que creio que links jamais devem ser trocados. Se um blog é bom, merece ganhar link sem qualquer exigência de recíproca, certo? De qualquer modo, boa sorte pra ti.

  • http://nodoadouniverso.wordpress.com Bruno Pedrassani

    HAUHAUA, meu, a receita de miojo cru foi muito boa. Até fiquei com vontade de apreciar um.

    R: Recomendo, Bruno. Culinária quebra-galho de primeira! :.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.