Ziriguidum, telecoteco, esquindô lelê?

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 01 de fevereiro de 2008

Alguém acessa blogs durante o Carnaval? Levante a mão quem estiver por aí! o/

Bem, como quem trabalha em casa não tem mais feriado, ficarei em Sampa City atarefado com mil e uma coisas que aparecem aqui e acolá. É possível que, em meio a uma e outra necessária pausa para sair de frente do computador, eu me depare com cenas na TV exibindo os mais de mil palhaços no salão, os peitos da Garota Globeleza da vez, os indefectíveis trocadilhos envolvendo a entrada da Mangueira na Sapucaí ou repórteres extraviados em Salvador ou Olinda que, diante das cenas dos foliões pipocando nas ruas, dirão pela enésima vez a frase “e a festa não tem hora para acabar!”.

Mas olhem, devo confessar que sempre gostei de assistir aos desfiles de escolas de samba. Aliás, lembro-me perfeitamente da primeira vez em que assisti a um desfile carnavalesco: eu tinha oito anos de idade, e atravessei a madrugada em frente à TV junto com minha mãe, admiradora entusiasmada das fantasias e carros alegóricos apresentadas pelas escolas de samba. Fora as noites de Natal e Ano Novo, foi a primeira vez em que pude ficar acordado a noite inteira sem precisar ligar a TV escondido ou temer uma bronca de meus pais. Não preciso dizer que adorei a experiência. Esse desfile, de 1982, também ficou marcado por causa da apresentação do Império Serrano, uma das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro, que naquele ano apresentou um samba-errado com o peculiar título “Bumbum Praticumbum Prugurundum”. Passei o desfile inteiro tentando cantar tal refrão sem errar; até hoje guardo essa expressão na cabeça.

Perdi o costume de varar a madrugada vendo todas as apresentações das agremiações cariocas, até porque chega uma hora em que as pálpebras finalmente sucumbem aos desígnios de Morfeu. Ainda assim, de vez em quando vejo os compactos que a Globo costuma exibir à tarde. E admiro, com os olhos boquiabertos, a imaginação de carnavalescos como Paulo Barros, Max Lopes e Rosa Magalhães, que ano após ano se esmeram na criação de enredos, alegorias, fantasias e carros alegóricos repletos de soluções da mais alta criatividade. É bóbvio que outro forte motivo para eu acompanhar as escolas de samba são as musas de todo carnaval, que desde pequeno fomentam a atividade de meus hormônios. Vanusa Spindler, Magda Cotrofe, Luma de Oliveira, Cláudia Raia, Isadora Ribeiro, Josi Campos, Monique Evans, Vanessa de Oliveira e inúmeras musas anônimas, que eram flagradas pelas câmeras das TV Manchete e Bandeirantes em suas coberturas dos bailes do Scala, Ilha Porchat Clube, Baile do Vermelho e Preto e outros mais zoneados.

Até hoje só vi um desfile ao vivo; foi em 2002, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Mas, por mais que o carnaval paulista tenha evoluído, não dá para negar que as escolas de samba do Rio estão a anos-luz das paulistanas. Aliás, Marina W. Beth, do blog Espelho Meu, cunhou uma frase sensacional sobre o assunto: “ver carnaval de Sampa é como transar de camisinha”. Sim, ainda verei in loco os desfiles da Marques de Sapucaí e levarei minha mãe a tiracolo. Só não me peçam pra sambar, porque nesse quesito meu jeito desajeitado de dançar honra minhas origens nipônicas…

* * * * *

P.S.: Já visitaram as novas aquisições do InterNey Blogs? 1 Milhão de Helicópteros, De Primeira, Imprensa Marrom e Melhores do Mundo botaram seus blocos na rua e pedem passagem!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://mybestebooks.org/forum/member.php?171871-toopIepsy Avery Jaure

    I got what you mean , saved to bookmarks , very decent website .

  • http://www.centrodeesteticasp.com.br Centro de Estética

    É nesse momento que vamos presenciar todo esforço realizado para manter a boa forma, beleza através de hábitos de vída saudável, tratamento estético etc…

  • http://www.telecoteco.net Karrero

    Opa! bom?
    Você me fez lembrar do carnaval de 1988
    onde me pagaram pra ficar a noite inteira gravando o desfile, em um videocassete.

    Eram várias fitas vhs, viRgens para eu gravar.

    A única parte ruím dessa historia é que eu não tinha o aparelho.

    Tive que varar a noite na sala da casa da família da madame que me pagou pelo serviço.

    Em 1989 eu já tinha o aparelho, mas nem quis saber de fazer isso de novo… never!!!!!!!!!!!

    valeu!

    R: Karrero, você ainda tem essas fitas VHS? Se você conseguisse digitalizá-las, seria sensacional. Um abraço!

  • Reinaldo

    adoro o carnaval. O meu sonho é pode um dia desfila numa comissão de frente, espero que não seja tarde……….

  • http://www.blowg.pixelzine.com/ marina w.

    Querido Ina, a frase ótima sobre o carnacal em SP não é minha, mas da Beth, do blog Espelho meu. Um beijo, teu blog sempre bacaníssimo.

    Obrigado pelo gentil e necessário esclarecimento, Marina. A senhorita é definitivamente uma lady. ;)

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    Olha, eu também tinha o hábito de virar a noite para assistir aos desfiles das escolas cariocas. Ele começou num domingo de carnaval que coincidiu, naquele ano, com meu aniversário. Foia primeira vez que ouvi falar de Joãozinho Trinta e da Beija-Flor, creio que era a primeira vez deles juntos no então Primeiro Grupo.

    Os desfiles não tinham limite de tempo. As escolas começavam às sete, oito da noite; algumas atrasavam bastante, outras não terminavam nunca de desfilar. Era lindo. Era absolutamente lindo. Naquele tempo, eles até sambavam! Imagina uma coisa dessas? Passistas sambando… Faz tempo!

    E o desfile ia, ia, ia… Dava oito da manhã; nove, dez, onze… dava meio-dia e o desfile continuava. Era um sonho. Eu ia dormirtodo quebrado e ainda acordava para assistir ao compacto.

    De repente, acho que envelheci.

    O último desfile ao qual eu assisti inteiro foi naquele ano em que a Beija-Flor, ainda com o Joãozinho, veio com o genial Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia.

    Eu quase morri, sem perceber, porque tinha parado de respirar. Já estava roxo quando minha mãe me disse: respira! Joãozinho estava doido, genialmente doido. Aquela abertura de desfile dizia tudo: a obra-prima. Depois daquilo, eu não veria nada tão revolucionário. Naqueles anos todos, Joãozinho tinha começado e acabado toda a obra: ele construiu todo o carnaval. E fez os filhotes brilhantes, mas menos geniais, do tipo que transforma a invenção em produto comercialmente aceito; a turma do acabamento.

    Logo depois, morreu minha avó materna, no começo do ano, e as festas perderam a graça. Aniversários, carnavais, páscoas, natais… tudo envelheceu.

    Hoje em dia não acompanho mais. Até tento, mas não tem cor, não faz diferença.

    É, acho que envelheci.

    Abraços!

    Pois é, caro Cláudio. Como escreveu T. S. Eliot, envelhecemos, envelhecemos. Ou, parafraseando aqueles versos do Machado inspirados originalmente no Natal: mudou o Carnaval ou mudei eu? Aquelabraço!

  • http://www.riotemporada.com.br Thiago Velloso

    Alguém acessa blogs durante o carnaval?! Sim!

    Bati meu recorde de visitação na sexta, que foi superado no sábado, no domingo, na segunda e na terça - e como se já não bastasse hoje tive um link no ueba ;)

    Isso que dá ter no blog a programação do carnaval =D

    Abraço!

    Show de buela, Thiago. Parabéns pelos recordes de visitas! :D

  • http://www.nossanoite.com.br/divadomasini Masini

    Existem 15 comentários para aprovação? Ei, vc acessa o blog na época de carnaval? ..rsrs… Eu não acesso, pois só entro nos blogs do trabalho. Estou sem NET em casa há tempos. Acho que devo continuar sem ela, é a famosa acomodação por ficar on line o dia todo do trabalho. Mas em feriados prolongados, a mardita faz falta.

    Masini, fiquei um tempinho sem acessar nenhum blog, inclusive o meu. Me surpreendeu, aliás, a quantidade de comentários deixados neste post. Quem diria!

  • http://casadagabi.tabulas.com/ Gabi

    Eu não só acesso como dei até uma postadinha de leve no domingo. E nem foi sobre carnaval!

    Quanto ao carro do Holocausto, acredito que tem coisa que tem que proibir sim… um carro com corpos e um Hitler sambando em cima? O que a morte de 6 milhões de pessoas ia fazer na Sapucaí… Bom, isso é pano pra manga. Vou fazer um post-resposta… (aproveita pra fazer um spamzinho báááásico).

    beijo

    Gabi, acabei de deixar um loooongo comentário-tréplica em seu blog. ;) Um beijo!

  • http://eeepa.blogspot.com Lu Farias

    Eu ainda vejo desfiles, mas acho que antigamente eles eram mais emocionantes. Se bem que, com as besteiras que o pessoal fala nas transmissões fica difícil de agüentar. Mas também tenho vontade de ver um desfile ao vivo, porque aí eu acho que ainda emociona…

    Beijão!!!

    Lu, você tem razão. Neste ano foi dose paquidérmica ter de agüentar as duvidosas piadas do Cléber Machado toda vez que a TV exibia alguma peladona nos desfiles. Pena que se eu tirasse o volume da TV ficaria também sem ouvir as baterias…

  • http://blogdohiroshi.com Daniel Morine Martins da Silva

    Grande Inagaki, também sou
    um mestre do estilo nipônico de sambar. heheh… As dicas sobre os novos hospedes são boas. Já acompanhava o MdM antes deles mudarem de canto.

  • Bia

    Mta gente le blogs no carnaval… rsrs

  • Guilherme

    Acho carnaval (pelo menos esse do modelo RJ) uma coisa abominável. Carnaval nunca foi isso e se hoje a referência é essa é simplesmente pela influência do espetáculo do consumo.
    Carnavais de verdade ainda existem no Maranhão e em outros pontos isolados no nordeste, alguns interiores do sudeste também, com marchinhas e boa gente. Acima de tudo, são participativos, e não exclusivos, como esse da Sapucaí que obriga o participante a curtir o carnaval como um personagem alheio, nos guetos da arquibancada, a não ser que seja a celebridade gostosa que puxa a bateria, ou então alguém com cacife para bancar o passe para vestir a fantasia no desfile milionário.

    Pode se excesso de má vontade (e não descarto que possa ser), mas eu acho que, de momento, e brilhantemente, a estrutura brasileira matou mais uma referência cultural. Não extinguiu, mas colaborou para que se tornasse consideravelmente patético.

    Mocidade Independente de Padre Miguel… … … … … 9.8.

  • http://freakast.blogspot.com Helter

    Oi Alexandre,
    O Freakast, podcast dedicado a música, colocou no ar uma hilária análise das músicas de carnaval. Depois dá uma passada por lá e se gostar, ajuda a gente a divulgar o projeto.
    Abraço e muito obrigado
    Helter

  • http://maroma.wordpress.com Marília

    Ano passado fui ao Anhembi, e amei ver os desfiles ao vivo!
    Esse ano desfilei numa das alas da Vila Maria_ e foi muito bom tb!
    Os comentários são de que o carnaval de São Paulo é um antes de 2008 e outro a partir desse ano! A coisa tá mudando, tá evoluindo!
    Ano que vem, quem sabe, verei o carnaval da Sapucaí…

    Marília, t’invejei. Um dia ainda desfilo por alguma escola, mesmo não sabendo sambar, só para sentir o gostinho. Mas não compartilho do seu otimismo a respeito do carnaval paulista. Ainda falta muita coisa pra gente chegar ao nível das escolas de samba do Rio, por mais que a Globo faça sua parte transmitindo os desfiles do Anhembi em rede nacional…

  • http://anjobaldio.blogspot.com Nelson Magalhães Filho

    Realmente, teu blog é maravilhoso. Grande abraço.

    Valeu, Nelson. Aquelabraço!

  • Te

    Olha eu aqui, que além de não gostar de viajar no Carnaval pra não enfrentar estrada e locais lotados, está achando essa chuva bem a calhar. Lamento por quem queria ir à praia, mas pra mim está muito bom!

  • Rapha

    \o/

  • http://www.japublicidade.com/blog Japublicidade

    Inagaki,
    Tambem estou no mesmo time que vc companheiro de Bloger!
    Porem acredito que carnaval e sinonimo de:
    Bebidas,
    Drogas,
    Doencas Venereas,
    Traicoes,
    Acidentes de Carros,
    Gravidez,
    Abortos e uma serie de desgracas infindaveis!
    Agora o que fazer? Fico com medo de tirar o carro da garagem por que tem muito foliao vestido de palhaco de transito por ai fazendo das ruas um palco p/ as mais idiotices do mundo!
    MInha revolta companheiro e tao grande nesse periodo do ano! Quando o ser humando deixa “entre aspas” “DE SER HOMEM P/ VOLTAR AS ORIGENS SELVAGENS, EM NOME DE UMA ILUSAO DE UMA FESTA! DITA POPULAR!”.
    o que fazer? Pensar enlouquece!

    Japublicidade, o mundo lá fora está repleto de desgraças em potencial. Mas, até aí, quem garante que não vai cair um avião em cima do refúgio teoricamente seguro que é a sua casa? Ano passado nós vimos que isso pode perfeitamente acontecer. Pensar enlouquece, mas loucura pouca é bobagem, meu caro.

  • http://www.torcidaflamengo.net Thiago

    A verdade é que sempre ‘gostei’ dos desfiles. Mas nunca tive paciência pra assistir mais de 2. Ou seja, eu gostava mas não gostava. Queria gostar.

    Gosto de ir em blocos e pular carnaval. Ficar feliz, alegre, criar amigos.. Isso é que é legal. Isso me diverte no carnaval.

    Não li esse blog imprensa marrom mas pelo nome deve ser muito bom. Gosto de ler o Paulo Henrique Amorim quando usa a expressão PIG - Partido da Imprensa Golpista.

    Muito bom!

    //Espelhando: http://www.spfc.net/blog

  • http://www.caixinhasecreta.zip.net Camilinha

    Sem querer ser cri-cri, mas já sendo, os bailes em S. Vicente aconteciam na Ilha Porchat sem o “s”

    Abraço!!!

    Valeu pelo toque, Camila!

  • http://f4lh4critic4.wordpress.org Rodrigo

    Acabei de ver pela TV o desfile da Viradouro e o que fizeram com o carro que era pra ser do holocausto, achei uma forma de protesto muito bem feita e que ainda menteve o mesmo clima das outras alegorias, não aprecendo estar tão desgarrada ao tema da escola de samba. aliás, se tem algo que causa-me arrepios é a falta de liberdade de expressão. além disso, todo a exibição foi maravilhosa, vindo de uma idéia tão abstrata qto “arrepio” poderia sair tantas idéias interessantes.
    para minha opinião foi o melhor que eu vi, mas como não vi todos, posso não etr visto algo melhor, hehehe
    abraços

  • http://www.nelsoncorrea.com/wordpress Nelson

    Presente… o/
    :-D
    []ão,

  • http://anacranes.wordpress.com/ Ana

    Só pra levantar a mão e dizer que passei por aqui!

    Ainda não escrevi meu post de/sobre carnaval, mas peraí que eu já escrevo!

    Até terça é carnaval!

    Eu acho que a maioria dos carros é linda. O foda é que a tv só mostra os 3 primeiros carros os demais é vapt vupt e fora as peladas e/ou famosas que ganham mais “destaque” do que merecem!

    Além da trilha sonora! Não é uma questão de preconceito eu até ouço samba, mas samba enredo é cansativo!

    Beijos e bom feriado

    Ana, um assunto que renderia outro post são as perguntas idiotas que os repórteres da Globo fazem em meio aos desfiles. Do tipo: pegar um folião no meio da escola de samba e perguntar: “E aí, você gosta de Carnaval?”. Adoraria se alguém respondesse algo como: “Ih, eu detesto! Na real, estou fantasiado aqui pagando uma promessa, tenho depressão aguda e só aqui à base de Zoloft e Efexor. Preferia estar ouvindo Joy Division enfurnado no porão da minha casa!”.

  • http://www.agenteaindanaosabe.blogspot.com Leandra Postay

    A única parte do carnaval que me agrada é a beleza dos desfiles. Mas pelo menos é algo que agrada muito bem!

  • Juju

    o/

  • http://www.aroundvenus.blogspot.com Emiliano

    “Bumbumpaticumbumprugurumdum” é de Aluisio Machado, coroa sensacional, malandro sangue bom que faz parte hoje da velha guarda da Império Serrano. Esse samba é antológico mesmo, né? Foi o campeão de 1982. Você precisa ouvir o disco “Império Serrano, um Show de Velha Guarda” que saiu pela Biscoito Fino. Tem vários sambas antigos lindos. Há um do Aluiso Machado chamado “A Humanidade” que foi considerado subversivo e, por isso, proibido na década de 60. Somente em 2006 ele pôde gravar a música em disco. Sente um trecho da letra:

    “Quem tem muito quer ter mais
    Quem não tem resta sonhar
    Quem não estudou é escravo
    De quem pôde estudar

    Os direitos humanos são iguais
    Mas existem as classes sociais

    Eu não sou de guerra, sou de paz
    Quero trabalhar para poder ter
    É dando que a gente pode dar
    Eu quero ser livre e liberar
    Eu quero estudar e aprender
    Eu só quero aprender para ensinar”

    Falar o quê, né? E ainda tem gente que acha que samba é alienação.

    Abraço!

    Emiliano, valeu pelo excelente resgate da obra de Aluisio Machado!

  • http://www.sacanagem.art.br sacanagem

    Tem gente que lê blogs no carnaval sim!
    Mas eu discordo da parada de que ver o carnaval de São Paulo é transar de camisinha… Acho que é tipo ficar olhando uma mulher meia-boca de maiô na praia. :-P

  • http://mundodek,blogspot.com Alexandre Kovacs

    Declino do carnaval!
    Continuarei discutindo e divulgando a literatura no meu mundo.

  • http://dperdido.blogspot.com Gisele Amaral

    Ei, Ina!
    Passando só para mostrar que ainda estou viva! Mas não é de pular carnaval, infelizmente… é de cobrir carnaval, sabe como é vida de jornalista! Beijosss, bom carnaval!
    =*

    Vixe, Gisele, que profissão que você foi escolher, hein coleguinha? ;) Força aí!

  • http://www.cozidocompapricas.com Natanael mahon

    Eu leio blogs no carnaval sim. Só não publico nada… Ontem botamos o Maracatu Nação Matingueiros(http://www.matingueirosblog.com) na rua, aqui em Petrolina. Foram mais de trinta alfaias batendo forte nas ruas do centro histórico.Não é Olinda, onde costumava passar os carnavais, mas tá ficando bem divertido! Devias vir a Pernambuco num desses carnavais Alexandre; Morfeu, depois de um azougue e um baque virado, marcaria o toque de Luanda ao teu lado a noite inteira, é certo!
    Abraço grande!

  • rafaeldfmelo

    po inagaki, vc no blog da gyselle bbb8! caiu no meu conceito… ;P

    Cara, se você não tivesse deixado esse comentário nem teria visto o post da Gyselle. Sensacional, depois vou cobrar meu exemplar autografado da Playboy! :P

  • http://macaxeirageral.net Bruno Alves

    Apesar de morar em Recife {e já ter morado em Olinda} não sou um folião. Acho carnaval uma festa bonita, gosto de ver a alegria do povão frevando no meio da rua.
    Aqui em PE a festa é democrática, tudo é grátis, e a diversidade impera. É essa diversidade que me faz sair de casa, pois temos desde apresentações de troças , maracatus e blocos tradicionais de frevo como atrações de mpb {marisa monte, chico césar, lenine, elza soares, milton nascimento}, eletrônica, rock e pop {pato fu, nação zumbi, paralamas…}, do país e de fora {esse ano tem banda do Canadá, do Chile e tem o Mano Chao}
    Mas não há emoção maior do que ouvir aquele batuque do maracatu ao vivo, quando todo o seu corpo vibra no ritmo dos tambores.
    Cê precisa vir passar um carnaval aqui, Alexandre.Tenho certeza que vai adorar.
    Então, como não sou folião, também estou navegando e vendo se algum blogueiro colocou coisa nova no ar. Como trabalho até hoje, só amanhã é que vou postar alguma coisa sobre o carnaval.
    Quanto às escolas de samba, só não tenho muita paciência de ouvir os sambas enredos, que já tiveram dias melhores - mas ver aqueles carros alegóricos gigantescos e cheios de detalhes, a coreografia, o abre-alas, o mestre-sala e a porta bandeira…rapaz, isso é demais, mesmo pela tv - e vi que hoje vai ter um carro alegórico com uma pista de esqui na neve! Só no Brasil mesmo :)
    Alexandre, bom carnaval e um grande abraço.

    Bruno, valeu pelo cenário do Carnaval pernambucano. Um dia ainda passo uns dias aí pra conferir essa festa in loco. Bom descanso aí, rapaz!

  • http://www.mariafro.blogspot.com Frô

    Eu tô e tô pra descobrir o que o está impedindo de visitar nosso barraco coletivo, te mandei todas as coordenadas por mail, vc não recebeu? Humpf!
    Tá super bonitinho e tem gente que tenho certeza vc vai ter saudades
    http://www.poetas-lusofonos.blogspot.com
    Dê sinal de vida
    beijos

    Oi Frô, pode deixar que eu darei sinal de vida por lá sim. Aquelabraço!

  • http://ecodesenvolvimento.blogspot.com Claudia

    Alexandre, vc vai participar do Campus Party?

    Sim, Claudia. Estarei lá! B)

  • http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/18012 Jaci

    Simmm!!! Tem gente que lê blogs no Carnaval… e sente-se menos sozinha no mundo! ;)

  • http://www.blogdeviagem.globolog.com.br Marcella Centofanti

    Querido Inagaki, como na India nao tem carnaval, ca estou eu na frente do computador a xeretar blogs alheios. Adorei curtir um pouquinho de ziriguidum por meio do seu olhar.

    No ano passado, fui a Sapucai pela primeira vez e assisti o desfile literalmente de camarote. No da Brahma! Inesquecivel.

    Beijos da India

    Ms. Centofanti, gente coisa é outra fina! Um dia ainda hei de ziriguidunar num desses camarotes aí. :roll: Um beijabraço tupiniquim pra ti!

  • http://poesiasecasos.blogspot.com dalva

    Oi Ina: eu acesso blog no carnaval. E você, já conhece os meus três (putz!) blogues? Comece pelo http://www.palomadawn.blogspot.com e boa viagem.

    Abração da Dal.

    Dalva, recado dado. Um abraço!

  • http://sergioflima.pro.br/blogs/index.php/sergio-blog/2008/02/03/3-programas-nao-obvios-para-quem-na Sergio Blog 2.4

    3 Programas (não óbvios) para quem não gosta de Carnaval
    Introdução (rápida)Ok, você não gosta de carnaval, não viajou porque quis economizar para ir ao FISL e ao Campus Party e não gosta de assistir carnaval pela TV (aliás, você não gosta de carnaval!).

    Seguem então, 3 dicas não óbvias, de programas para…

  • Luh

    presente o/

    aproveitar o feriadão e ficar em casa com a família assistindo TV e filmes =D

    concordo, a criatividade do brasileiro é bem exposta nestes desfiles de Carnaval..tens umas coisas tão lindas e outras interessantes..e os temas sempre criativos =]

    muito bom o blog =D

    Só uma ressalva: mais ou menos criativos, Luh. Neste exato momento estou vendo o desfile da Portela na TV, que enfoca o meio ambiente. E, sinceramente, achei o samba-enredo fraquíssimo, com versos colegiais como “É hora de darmos aos mãos/ Lutarmos pro mundo mudar/ O líder de cada nação/ Precisa parar pra pensar/ A palavra é união/ Pra reconstruir o nosso lar”. Fantasias usando plumas de pássaros em um enredo teoricamente ecológico também não soaram nada bem aos meus olhos. Enfim, ainda aguardo pela Viradouro. Um beijabraço, Luh!

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    Veja como concordo com seu texto, Inagaki: neste momento (cerca de três e meia da matina de sábado para domingo de Carnaval), enquanto acesso a Internet, estou assistindo ao desfile do Grupo de Acesso do Rio (farei-o até que a última escola, por coincidência o Império Serrano, encerre seu desfile, o que deve acontecer lá pelas seis e meia) e gravando o desfile de São Paulo, para assistir na tarde de domingo. Nem precisa dizer que tenho alguma simpatia por desfiles de escola de samba…

    Daniel, na época em que a Manchete ainda estava no ar, gostava bastante de assistir também aos desfiles do grupo de acesso do Rio. Hoje em dia não tenho mais essa opção, uma vez que a Globo opta por exibir aqui os desfiles do Carnaval de São Paulo. Em tempo: também gosto de ver o desfile das campeãs do Rio, que a Band exibe há vários anos no sábado após o Carnaval. :D

  • http://www.universo-do-meu-ser.blogspot.com/ Abel

    Isso me fez lembrar que quase fui VIP uma vez, ia ver tudo de camarote rsrs Mas, briguei com a pessoa às vésperas do desfile =/// rssr Coisas da vida…
    =)

  • Anne Caroline

    Também estou trabalhando no carnaval, como você e outros que comentaram aqui.
    Neste ano, batuque pra mim só se for o do teclado do computador…
    No começo fiquei triste com a situação, mas agora já estou até conseguindo ligar a televisão sem me deprimir! E por falar em televisão, o que está me deprimindo mesmo é ver o caos que se estabeleceu na BR-101 aqui em Santa Catarina neste carnaval. O movimento típico do carnaval foi agravado por uma série de desmoronamentos na rodovia decorrentes do dilúvio da última quinta-feira. Como se já não bastasse a zona que a estrada está com as obras da “sonhada” duplicação… E sinceramente, meu carnaval em frente ao computador está um milhão de vezes melhor do que o dos turistas parados na estrada por horas. Neste momento, no trecho que passa aqui por Floripa a BR apresenta um engarrafamento de 90 km…isso mesmo….parado. Uma amiga minha saiu ontem de Araranguá (sul do estado) em direção ao suposto super carnaval de Florianópolis as 13:30 e chegou aqui na madrugada de hoje. Um trecho que ela normalmente faria em 4 horas. Perdeu a festa, a paciência e o bom humor…

    É isso….bom carnaval pra todos nós! Para os que trabalham, os que viajam, os que desfilam e curtem….e boa sorte para quem vai pegar as estradas daqui!

    Anne, é por essas e outras que procuro evitar a diáspora dos paulistanos que buscam fugir a qualquer custo de Sampa City em vésperas de feriados. Pois é justamente nesses períodos em que a metrópole fica um pouco mais suportável e com menos filas e engarrafamentos por estas bandas. Aleluia, irmãos! :>

  • http://mizlilian.wordpress.com MizLilian

    Sabe que eu tb me lembrei de Ratos & Urubus? Vai até rolar algo parecido, já que o carro foi desmontado e vai virar uma alegoria de protesto… Pra mim, Ratos e Urubus foi o melhor desfile jamais feito… Meu mano, mais fanático que eu, tem o DVD desse desfile, na boa e velha transmissão da Manchete! :D
    Adorava as comissões dos bons tempos da Imperatriz, mas o Carlinhos arrasa mesmo.

    Boas folias a todos, rs…

    Podiscrer, MizLilian: os bons tempos da Manchete, com Paulo Klein fazendo a narração dos desfiles, e comentários de Fernando Pamplona e Haroldo Costa!

  • http://oleitoresseidiota.wordpress.com André

    Sobre japonês no samba, tem sim, e um monte. O mestre-sala da Império de Casa Verde é da terra do sol nascente (o nome dele é Tsubasa, mas o sobrenome não me lembro. O que sei é que ele aprendeu a arte de ser mestre-sala ainda no Japão e só de olhar para os caras nos desfiles televisados. Depois, bastou uma lapidação e ele ficou cobra na coisa). No primeiro dia do desfile deste ano, teve a Unidos de Vila Maria falando dos 100 anos de imigração japonesa. Um dos carros alegóricos tinha 136 m de comprimento e reproduzia um templo xintoísta e outras coisas. Coisa tão linda que o Joãosinho Trinta (convidado do ano) ficou impressionado.

    A madrinha de bateria da Unidos também era japonesa, a Yuka Chan, que já desfilou sete vezes no Brasil desde 2003.
    Como alguém que já desfilou em escola de samba (Tom Maior em 2005), digo que o desfile paulistano tem uma vitalidade que surpreenderá a muitos. O pessoal veste a camisa mesmo e o que para muitos parece surpresa, para quem acompanhou os bastidores nada mais é daquilo que já sabíamos muito antes da mídia falar qualquer coisa.

    André, quer dizer que você já andou sambando em escola de samba? Sensacional! Sobre japoneses, há tempos que a Barroca Zona Sul tem uma ala só de nipônicos. Mas eu faço mais jus aos meus antepassados do que às novas gerações transgênicas de japas que usam dreadlocks, pintando o cabelo de roxo e sambam com uma ginga de não fazer feio frente à Mulata Globeleza. :P

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anna

    Alexandre:
    Nunca vi uma escola de samba ao vivo, no Rio de Janeiro nem em São Paulo. Deve ser maravilhoso. Sei que uma batucada é muito boa, pois sou mineira e lá tem escolas de samba. Pequenas, mas têm. Quanto a ver desfile pela TV, até já vi mas não gosto muito. Bom para os homens, como disse você que são altamente visuais e encontram prazer em ver as sambistas com pouca roupa ou nenhuma.Rs!

  • http://digitaldrops.com.br/ Nick Ellis

    Feliz Carnaval, mestre Inagaki! \o/

    Muito confete, serpentina e botecos pra ti, cumpadi, Nick! B)

  • http://WWW.FORRESTVOX.BLOGSPOT.COM TIAGO

    \O/
    Como um humilde blogueiro e um ser esquisito, vou ficar em casa, escrevendo, lendo e ouvindo aquelas músicas do tempo do “êpa”. hehehe
    E pensando em achar algum trabalho na net… falando nisso vou lá rezar pra aparecer um.
    Aquele’abraçO!

  • http://leveimpressao.blogspot.com/ Renata

    É estranho, antes virava o noite assistindo os desfiles, hj, nao consigo, os valores mudam…
    O carnaval, pra mim já nao tem aquele gostinho de festa, sei la, talvs eu mude de opiniao, dependendo desse carnaval agora!
    Beijinhos

  • http://ligeirinhorj.blogspot.com Ligeirinho

    \o/

    Tô na área, mesmo estando na “cidade do samba”, tirei um tempinho para ler os blogs, antes de cair na folia :)

    Bom Carnaval ae cumpadi e as portas (do sambodromo) estão abertas para você e todos os seus! É só vir que será bem recebido :)

    Show de buela, Ligeirinho. Programação (a)normal e o melhor do Carnaval! :P

  • http://www.poltrona.tv Ale Rocha

    Estou pra ver um japa sambando, risos.

    Espero que as pessoas leiam blogs no carnaval, pois eu atualizarei o meu regularmente durante o reinado de Momo.

    Ale, japa boa mesmo de se ver sambando é a Sabrina Sato. O resto é dispensável. B)

  • http://www.casosneurasmaniasevicios.blogspot.com Mariana

    Não gosto de carnaval, pensando nisso descobri que nem sabia o que se comemorava no carnaval,e ja tava atoa fui buscar o significado, encontrei, mas uma duvida ficou de onde surgiram as escolas de samba? quando li seu post, pensei, sera que ele sabe?
    Acho que nem domirei direito pensado nisso…de onde surgiram as escolas de samba???
    bjoss…fui

    Mariana, eu também não sabia a origem das escolas de samba, mas o Guia dos Curiosos tratou de sanar essas dúvidas pra gente: clique aqui, aqui, aqui e aqui. ;)

  • http://www.nataliaregina.blogspot.com Natalia Maciel

    Pode ter certeza que não é o único a “passear” na internet no carnaval. Como você, estou cheia de trabalho para fazer no carnaval.
    Gostei do seu blog, pretendo votar sempre!
    Bom carnaval

    Putz. Então bom expediente pra você também, Natalia! B)

  • Vanessa

    Verdade!
    Você tocou num ponto bem interessante.. Será que tem alguém além de mim que fica rodando nos blogs no carnaval… rsrsr.
    Bom, eu leio. Porque, afinal, eu gosto muito de ler.. E nos carnavais, anyway.. O que mais alguém pode fazer no tempo vago.rsrs.

    Pois é, Vanessa. Carnaval, de fato, é uma boa época pra botar as leituras em dia. Pena que não terei tempo pra fazer isso. Mas enfim, trabalhar também é bão. Ou não, como diria Caê. ¬¬

  • Diego Goes

    Estou aqui de malas prontas para ir a Olinda mas antes da viagem, resolvi dar uma passada aqui no Pensar Enlouquece. Acho muito bacana o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, principalmente a comissão de frente das escolas. Acho super interessante demonstrar o enredo através apenas da dança e da interpretação (em alguns casos) de seis ou sete pessoas.
    Abraços e bom carnaval!

    Boa viagem pra ti, Diego! Um dia ainda hei de ver os bonecos gigantes de Olinda e ouvir frevo e maracatu in loco…

  • Érica

    \o

    Tbm vou ficar pela minha cidade - Jundiaí - Sp! Não sou fã de pular carnaval, mas adoro ver os desfiles tbm! Ainda não tive a oportunidade de ir ao anhembi, mto menos na sapucaí. Mas ainda irei! =D

    Adoro o blog e sempre leio, mas este é meu segundo comentário (ohhh) ! Eba!! =D

    “e a festa não tem hora para acabar, Inagaki!”. rss

    Beijoooo + Abraço de urso! Bom trabalho a vc!

    Ôpa, a festa não tem hora pra acabar e continuará pelo menos até que você deixe seu terceiro comentário, u-hu! :P

  • http://www.verbeat.org/blogs/stuckinsac Leila

    Acho que transar de camisinha é bem melhor que ver Carnaval de Sampa. Enfim, nunca é tarde, Ina, para você ir assistir ao desfile carioca. Quem sabe numa cobertura ao vivo online?

    Bem, eu estou por aqui, afinal nos EUA não se comemora o Carnaval.

    Leila, o Carnaval de Sampa não é tãããão ruim assim. Mas sou forçado a concordar, transar, ainda que de camisinha, é bem melhor. :P

  • Anônimo

    Q coincidência, Ina! 1982 foi meu primeiro carnaval marcante tbm exatamente por causa do bumbumpratigunbumprugurundum (“o nosso samba, minha gente, é isso aí, é isso aí!”). Meu pai tinha o LP das escolas de samba e não saía da vitrola nem por decreto-lei. Viramos a noite assistindo às escolas… Ler as suas palavras me deu saudade de um tempo inocente, pelo menos aos meus olhos de criança.

    Tbm estarei em Sampa nesse carnaval pelo mesmo motivo q o seu. Se quiser marcar um café ou algo do gênero, é só falar. A gente até pode compor um samba moderno tipo: “A marcha dos que sobraram em São Paulo no esquindô do rei”. :D

    Beijos, Ina, e bom feriado!

  • Kelli

    Ei, Ina, para você que gosta tanto de virunduns:

    http://www.comics.com/comics/soup2nutz/archive/soup2nutz-20080201.html

    Ei, obrigado pela tira, Kelli! :D

  • http://www.laedevolta.com.br/blog Ricardo

    Carnaval pra mim só na Internet.

    Aqui na Índia carnaval é a única coisa além de futebol que vem à cabeça dos indianos quando falo que sou do Brasil.

  • http://mizlilian.wordpress.com MizLilian

    Puxa, finalmente alguém que, como eu, tb curte um desfilezinho de escola de samba. (Ainda que não tanto quanto eu, rs…)
    Porém, devo passar algumas horas segurando o sono… principalmente na hora de ver a minha Beija-Flor atravessar a Sapucaí.
    Apesar do preconceito de algumas pessoas, os desfiles são algo mais que mulher (quase) pelada e celebridades fingindo que sambam… ;-)

    Sábias palavras, MizLilian! Eu sou fã das comissões de frente criadas pelo Carlinhos de Jesus e dos carros com alegorias vivas do Paulo Barros, do mesmo modo que admirava a criatividade das fantasias e carros alegóricos criados por carnavalescos como Renato Lage, Fernando Pinto ou Joãosinho Trinta.

  • http://documentotupiniquim.com/ Fernando Cury “o Pandão”

    Então, um ótimo carnaval!

    Eu na verdade gosto pelo feriado. E sim, leio blogs e posto também nos feriados… é o meu trabalho que faço por prazer, pois então não se trata de algo que seja uma obrigação…
    É! cada um faz o que gosta e quer no carnaval… Porém ao menos um porre estou planejando. Sabe? Isso é tradição…

    []s

    Fernando, tomo emprestados os versos daquele samba-enredo da União da Ilha: “Eu vou tomar um porre de felicidade/ Vou sacudir, eu vou zoar toda a cidade”. Mas, hey, se dirigir não beba! B)

  • http://entaoqp.blogspot.com Elton Luciano

    Olá…. estou começando meu blog e estou em busca de parceiros….
    como não achei seu email aqui no blog vim por meio deste.
    Sem mais e obrigado pela atenção.

    Olá Elton, meu amigo Edney escreveu um post que vale a pena ser lido, intitulado “Linkar é diferente de trocar links”. Por meio da leitura desse texto, você compreenderá que fazer “parcerias” não é exatamente o melhor meio de tornar seu blog mais conhecido. De qualquer modo, um abraço e boa sorte!

  • http://f4lh4critic4.wordpress.com Rodrigo

    carnaval tem sido quase sempre pra mim uma época de trabalho: sempre tem algum serviço para realizar nestes dias de felicidade geral. ano passado consegui sair e neste ano vou viajar… para sampa. ver meus amigos e família.
    eu via os desfiles de relance para em manter acordado para qualquer provlema que tivesse que arrumar. mais por causa das beldades, é claro.
    falando em carnaval, viu o carro sobre o holocausto que teve que ser retirado? acho isso uma forma de censura absurda, coisa que neste país (vide caso do CS e Everquest, além do senhor sarney ter impedido blogs de falarem mal deste coronel) é confundida com defesa da moral e outras coisas…
    nessas horas vejo como a liberdade de expressão aqui é apenas um conjunto de palavras, não uam realidade.
    bom carnaval pra ti.

    Rodrigo, esse episódio da proibição do carro do holocausto da Viradouro me lembrou muito o da censura ao carro do Cristo Redentor criado por Joãosinho Trinta para a Beija-Flor naquele que talvez tenha sido o desfile mais impactante que já assisti: “Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia”, enredo que a escola de Nilópolis apresentou em 1989. Infelizmente sempre haverá quem ache que deva proibir as pessoas de formarem suas próprias opiniões acerca de algo que sequer poderão ver. Aquelabraço!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.