Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World
Por Alexandre Inagaki ≈ quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007
A primeira vez em que ouvi este medley de “Somewhere Over the Rainbow”, tema imortalizado por Judy Garland no filme O Mágico de Oz, com “What a Wonderful World”, sucesso de Louis Armstrong, foi em uma comédia simpática que Adam Sandler protagonizou ao lado de Drew Barrymore: Como Se Fosse a Primeira Vez. Logo após retornar do cinema, vasculhei a Internet em busca de informações: de quem era a voz daquela música que não conseguia mais tirar da minha cabeça?
Algumas buscas no Google me deram a resposta, assim como a história do artista responsável por uma das gravações mais cativantes que eu já ouvira em toda a minha vida: um cantor de sobrenome impronunciável, Israel Kamakawiwo’ole (melhor conhecido, por razões óbvias, pelo apelido de “Bruddah Iz”).
Iz, nascido em 1959, foi o mais popular cantor havaiano de todos os tempos. Iniciou sua carreira musical como integrante do grupo Makaha Sons of Ni’ihau. Em 1993, gravou o seu maior sucesso, “Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World”, no segundo álbum de sua carreira solo: “Facing the Future”. Infelizmente Israel não gozava de boa saúde; por sofrer de obesidade mórbida, chegou a pesar mais de 300 quilos. Em 1997, aos 38 anos, Iz faleceu devido a complicações cardíacas e respiratórias oriundas de sua doença, causando comoção geral no Havaí, que decretou estado de luto oficial. O vídeo a seguir, produzido por sua gravadora Mountain Apple, exibe cenas de seu velório e também da emocionante cerimônia na qual as cinzas de Israel foram lançadas ao mar, acompanhada por milhares de fãs que foram até Makua Beach a nado, botes ou barcos, a fim de poderem dar o último “aloha” ao seu ídolo.
Embora já fosse relativamente conhecido no exterior, o nome de Israel Kamakawiwo’ole estourou mesmo a partir do momento em que seu antológico medley foi descoberto por Hollywood. Encontro Marcado, filme de 1998 com Brad Pitt e Anthony Hopkins, foi apenas a primeira de muitas produções que viriam a resgatar a regravação de Iz, sendo que uma das mais marcantes foi o episódio de E.R. no qual o Dr. Mark Greene, interpretado por Anthony Edwards, morre em uma praia no Havaí, em 2002.
No total, a gravação de “Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World” foi aproveitada por 17 filmes hollywoodianos e 32 seriados de TV. Não é de se admirar. Quem ouve a voz de Israel nesta música acaba por se render ao seu talento. Clique aqui para conferir a letra, e aqui para ler a tradução desta belíssima gravação de “Bruddah Iz”.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Pingback: Feedback de viagem: o Havaí da Lucia e sua família - Uma Malla Pelo Mundo