Orkut, dor-de-cotovelo e música sertanerd: conheça Ewerton Assunção

Por Alexandre Inagakidomingo, 29 de janeiro de 2006

Volta e meia a Internet cria celebridades instantâneas, que desfrutam de seus 15 bytes de fama e depois somem na memória volátil da rede. Gizele Silveira (a “Madonna capixaba”), Fabíula Rodrigues (a “Darlene de Brasília”), Neisa Pantera e Ruth Lemos são alguns dos exemplos mais conhecidos de figuras que se tornaram notabilizadas por citações em blogs, sites e e-mails, para serem esquecidas pouco depois. Pois bem, a nova personalidade mais famosa de todos os tempos da última semana na Web brasileira é o cantor paranaense Everton Adroal, 24, melhor conhecido através de seu nome artístico, Ewerton Assunção.

Com a rapidez com que informações são disseminadas no ciberespaço, em menos de duas semanas os internautas brasileiros ouviram, divertiram-se e reencaminharam para os amigos o arquivo mp3 de uma singela balada intitulada “Vou te Excluir do Meu Orkut“, possível marco de um novo gênero musical, o “sertanerd”. Os créditos de seu efusivo sucesso virtual vão para a letra, que transpõe para o universo das canções de dor-de-cotovelo (vulgo “músicas de corno”) termos informáticos, vide o seu refrão:

Eu vou te deletar, te excluir do meu orkut

Eu vou te bloquear no MSN

Não me mande mais scraps nem e-mail Power Point

Me exclua também e adicione ele

Contudo, Ewerton pretende ser mais do que uma celebridade instantânea e logo esquecida. Para escapar da alcunha de “one-hit wonder“, possui um repertório próprio com possíveis hits potenciais como www.com.muitoamor e Coração de Silicone. Será que o intrépido curitibano conseguirá repetir no Brasil os feitos de grupos como Arctic Monkeys e Clap Your Hands Say Yeah, que usaram a Internet como meio de divulgação de suas músicas e lançaram seus álbuns de estréia com grande sucesso? Em entrevista exclusiva para este blog, Mr. Assunção conta como surgiu a inspiração para a letra de “Vou te Excluir do Meu Orkut”, revela que já foi procurado por uma grande gravadora e fala de sua breve participação em “Ídolos“, versão brasileira do programa “American Idol” que será exibida a partir de março no SBT.

* * * * *

Há quanto tempo foi feita a gravação de “Vou te Excluir do Meu Orkut”? Você tem idéia de como a sua canção foi parar na rede e tornou-se tão conhecida nas últimas semanas?

Criei a letra da música em outubro de 2005. Gravei-a logo em seguida, pra ver como ficaria e também pra não esquecer da letra. Depois, mostrei o resultado para os meus amigos. Um deles enviou para alguém, que enviou para outro alguém e assim por diante, até que um deles criou uma comunidade, que tem nome um pouco diferente do título da música (nota: a comunidade “Eu Vou te Deletar do Meu Orkut“, criada em 28 de dezembro de 2005, passou de 750 para mais de 2.500 membros em apenas 3 dias).

De onde veio a inspiração para a música?

A história aconteceu quando eu ainda trabalhava de atendente de telemarketing. Dois colegas de trabalho, o Thiago e a Fran, começaram a ter algumas briguinhas. Como sempre nos comunicávamos por instant messenger, o Thiago acabou bloqueando a Fran. Logo em seguida ela o excluiu do Orkut, e assim por diante. Os dois fizeram até uma aposta para ver quem é que desbloquearia primeiro o outro do MSN. A parte da música que fala de Power Point surgiu porque eu sempre recebia um monte de e-mails assim deles mas nunca os abria. Já o trecho que fala do ex-namorado é pura ficção…

Até pouco tempo atrás, antes do seu estouro na Internet, você recebia pedidos por intermédio do seu site e enviava seus CDs gratuitamente a quem os solicitasse. Agora que o número de pedidos aumentou, você pretende pôr seu álbum à venda? Já foi procurado por alguma gravadora?

Quando eu oferecia meu CD independente na Web, estava pensando em achar um patrocínio. Mas recebi nesta semana um e-mail da gravadora EMI, e quem sabe pode dar certo de eu gravar meu álbum com eles?

Você já teve que excluir alguém do Orkut ou bloqueá-lo no MSN?

Não, eu não excluí ninguém ainda (risos)! Mas bloquear às vezes tem que bloquear, quando o cara é muito chato ou quando quer cobrar alguma dívida (risos)!

Você deve estar consciente de que boa parte desse hype virtual surgiu porque muitos acham a sua música engraçada. Incomoda o fato de sua canção ter estourado por causa desse lado involuntariamente cômico?

Isso eu quero esclarecer. Eu não fiquei chateado, adorei saber que todos acharam minha música engraçada. Minha intenção inicial é de que fosse uma música romântica, mas beleza, a vida é assim mesmo.

O filão do “sertanerd” voltará a ser explorado com canções do tipo “Não Comente Mais em Meu Blog” ou “Downloads da Paixão”?

Boa dica, “Downloads da Paixão” pode virar hit (risos)! Na verdade, se surgir a inspiração de uma nova letra, com certeza eu vou fazer sim.

Você participou recentemente do processo de seleção de “Ídolos” mas foi “deletado” pelos jurados, apesar de ter feito sucesso na fila de candidatos com sua canção do Orkut. Qual foi a justificativa dada?

Não me apresentaram justificativa, apenas falaram: “não foi desta vez, ano que vem você tenta de novo”.

* * * * *

P.S. 1: Confira aqui e aqui dois vídeos caseiros com a música de Ewerton como trilha sonora.

P.S. 2: Rodney Dy, cantor que fez relativo sucesso com o “Funk da Pamonha“, também buscou inspiração na rede virtual de relacionamentos para suas composições. Confira, pois, “Música do Orkut“, dos singelos versos “Eu hoje vou fazer uma prece/ Eu espero que você me escute/ Eu quero ser convidado pra entrar no seu Orkut“.

P.S. 3: Posts relacionados: All your memes are belong to us e Ruth Lemos, Gary Brolsma e Adolar Gangorra.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Pingback: Dez curiosidades sobre o Orkut nos 10 anos daquele que foi o maior site do Brasil - Pensar Enlouquece, Pense Nisso

  • Maria de lourdes

    quero excluir  Luiz Doria do meu messenger por ser um  indíviduo,inconveniente,sem respeito e mostra cenas obcenas  no messenger ,falta de respeito.ou é um vírus, um racker ou um pirching

  • http://ALEXANFRE ALEXANDRE

    EU QUERO O MEU ORKUT DE VOUTA AGORA

    Boa sorte!

  • http://www.adolargangorra.com.br Adolar Gangorra

    Prezado Alexandre,

    parabéns pleo seu blog! Muito bem feito e com um ótimo conteúdo!
    Obrigado por ter feito a “ponte” com o pessoal do Scream & Yell! Há um bom tempo estava tentando agradecer a eles pela publicação de um texto antigo.

    Um abraço e, mais uma vez, parabéns pelo seu excelente site!

    Adolar Gangorra

    Olá Adolar, muito bacana receber um comentário seu em meu blog. Eu, que repassei a muitos de meus colegas crônicas que você escreveu, como aqueles sobre Eduardo e Mônica ou o show dos Los Hermanos, fiquei realmente feliz em receber sua visita em meu blog. Valeu pela visita: servimos bem para servir sempre. :D

  • Cris

    Alexandre!
    Sobre o post:
    Achei legal a música…a maioria das musicas cornescas fala de coisas bobas mesmo, que todo mundo faz ou sente quando ama.Por isso o apelo popular.
    Eu gosto…muito. Não só a sertaneja raíz, mas a de corno propriamente dita.
    Ps- Ei, vc é curitibano, é? Morei em Ctba muito tempo…faz dois anos que tô aqui no MT.
    Muitos beijins!
    Também gosto bastante de músicas consideradas “bregas” ou “de corno”. Até porque falam diretamente ao coração, dispensando firulas de linguagem. Nasci em Campinas e moro em São Paulo desde 1977. Mas conheço Curitiba; belíssima cidade!

  • http://www.joseluiz.com jose luiz

    parabens pelas musicas rararara,,abrassos.

  • gabi

    quantos anos ocê tem meu amigo legal quando quiser falar comigo me da um grito
    ta tri shom de bola

  • Rodolfo

    Já ouvi gente cantando e achei massa pacaralho!!! Na boa, ele ta enfiando termos “técnicos” do computador na cabeça da galera. Tomara que ele lance como o Sid Moreira ao invés da biblia inteira um curso de photoshop, corel. Eu nem conhecia a cara dele. Agora vim aqui pra falar bem da figura. Parabéns Frank, ei, lança aquela do Paint Brush pô! ‘Eu vou te desenhar com o spraaaay’ (pior que gostei memo)

  • http://www.pensarenlouquece.com Inagaki

    E agora Ewerton voltou a atacar com seu mais novo candidato a hit: Tardes Jogando Playstation.

  • http://www.gardenal.org/inagaki/2006/07/breve_compilacao_de_links_inut.html Pensar Enlouquece, Pense Nisso.

    Breve compilação de links inúteis (parte I)
    Depois de “Vou te Excluir do Meu Orkut”, e não é que Ewerton Assunção ressurgiu com um novo candidato a hit, “Tardes Jogando Playstation”? Dê um desconto nos erros de concordância da letra e confira o refrão de sua…

  • GiLbertoW

    Totalmente idiotizante. Meu julgamento: joguem-no aos porcos!
    Sucesso sem trabalho é doença.

  • http://marioav.blogspot.com Mario AV

    Assustador de verdade é alguém colocar aqui um comentário dirigido diretamente ao cantor, como se aqui fosse o site dele e não um artigo do Inagaki. Efeito colateral do uso sem critério do Google, aposto.
    A letra de “Coração de Silicone” comprova que o Ewerton teve, sim, intenção cômica desde o princípio.

  • http://www.gardenal.org/inagaki/2006/03/a_quem_interessar_possa.html Pensar Enlouquece, Pense Nisso.

    A quem interessar possa
    a) é uma redundância pleonástica dizer que este blog passa por um período de stand by. Mas é mero compasso de espera: novidades megalomaníacas vêm por aí. b) enquanto isso, publiquei um poema no Cracatoa Simplesmente Sumiu e uma coluna…

  • Greg

    Eu vou te morder todinho.

  • http://www.alexandresena.jor.br Alexandre Sena

    Eis o grande sucesso trash da temporada. A Internet vai acabar tirando da música baiana e do funk carioca a prerrogativa de lançar porcarias de verão.

  • http://parafernaliasbizarrescas.zip.net Angela Achcar

    Inagaki, e essa música toca na Trash 80′s. E sempre causa polêmica, muitos vaiam, outros aplaudem. É sempre um sucesso! Você precisa ir na trash!Urgente!
    Beijo.

  • http://www.fabiorocha.com.br Fabio Rocha

    Cruz credo… Que que o Cumpadi Washington vai achar diisso? Abs :)

  • Te

    Não duvido que ele fique mais famoso que os tais Í­dolos.

  • http://www.crisemcrise.blogspot.com Cristiane

    Ué.. eu acho que comecei 2006 muito fora do ar. Apesar de ter lido a letra em outro site, não tinha ouvido a música ainda. E olha que eu ouço música sertaneja.
    Bela entrevista, heim? Agora cá entre nós, ele é meio desafinado, não acha?
    Vou mandar um e-mail para a Tupu FM - a sertaneja de São Paulo e perguntar porque ainda não tocaram esta música…huahuahua!
    Um beijo!

  • http://marmota.org/blog Marmota

    Ele é um “Odair José” do Século 21, só que usou orkut ao invés de pílula! Hehehehe! Pior vai ser ver o pobre Everton no Luciano Huck, no Gugu, no Raul Gil…

  • http://cabecademaracana.zip.net rosa

    a melhor parte é quando ele capricha na rrrebeldia pra falar “powerrr point”.
    a pior parte é que vou cantar esse refrãozinho chinfrin o dia todo

  • http://www.frankamente.blogspot.com lucia carvalho

    hummm … vai durar um mês, dois no máximo.
    oi ina, tudo bem?

  • http://www.ligeirinhorj.blogger.com.br Ligeirinho

    Opa! Tô de volta! .. Baixei , ouvi e ri ! (Rá!). Abraços Ina.

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    NINGUÉM MERECE!
    ;>)

  • http://www.eunasentrelinhas.blogspot.com erica

    pelamordedeus!!!!!!!!!!

  • Dona Dal

    Sensacional: só tenho isso a declarar. Ah, Adolar Gangorra ixeste. Eu vi.
    Qualquer coisa, grite. Já sabe. Beijos neurológicos.

  • http://www.verbeat.org/blogs/miltonribeiro/ Milton Ribeiro

    Será que daria para baixar o Ewerton de forma a receber um “Overflow de Carinho”?

  • http://anamariagoncalves.blogspot.com Ana

    Ina! Que bom ver posts novos por aqui! Essa internet dá samba, ou qualquer outro gênero. Viu que tem concurso literário do MEC em que uma das modalidades é texto escrito com “linguagem de blogs, e-mails, listas de discussão e comunidades virtuais”? As histórias deste post poderiam ser boas fontes de inspiração. ;-)
    Beijos,
    Ana

  • http://prosaico20mg.blogspot.com Celinho

    Hahaha..Parabens pela entrevista! Abraço!
    =D

  • http://afrasedodiae.blogspot.com Angel

    Eu achava q essa música era zoação, q fosse tipo aquele clip do Vai vc produções, com a Festa no apê do Latino, mas feito em casa, sei lá…
    O fato é: a música é hilária!
    O pior de tudo foi qdo eu mandei a música prum amigo e ele me perguntou todo assustado: “quem te mandou isso?” e qdo eu disse q era um amigo do trabalho ele perguntou: “amigo?”… Aí eu desandei a rir…
    Hahahahaha!!!

  • http://www.lombaxomba.com Pedro Victor

    Eu já tinha escutado a música, mas estava curioso em relação ao compositor, valeu pelo esclarecimento. Espero algum dia também fazer sucesso virtual com alguma música minha, nem que seja por 15 bytes.
    PS: Alguém devia criar um artigo pra ele na Wikipédia.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.