Segredos de liquidificador

Por Alexandre Inagakiquinta-feira, 08 de março de 2007

Em 1985 Cazuza gravou “Exagerado” seu primeiro álbum solo após a saída do grupo Barão Vermelho. Além da faixa-título, o grande destaque do disco foi “Codinome Beija-Flor“, música composta junto com Reinaldo Arias e Ezequiel Neves. Esta belíssima canção, além de surpreender os roqueiros da época com seu arranjo a la bossa nova, chamou a atenção por alguns versos que até hoje intrigam os ouvintes: “Que só eu que podia/ Dentro da tua orelha fria/ Dizer segredos de liquidificador“. O que cargas d’água Cazuza queria dizer com a expressão “segredos de liquidificador”?

Teses e teses a respeito do seu significado pululam pela Internet. Segundo Valdir Mengardo, é uma metáfora que pretende mostrar a “incompatibilidade entre a sociedade de consumo e a poesia“. Já Fernando Toledo considera que a expressão é o “equivalente urbano/industrializado para ‘segredo de polichinelo’“. E explica a sua viagem: “simplesmente não existem liquidificadores sutis. Os bichos fazem um barulho dos diabos quando acionados. Logo, seria um segredo que não seria um segredo“.

Os participantes do Yahoo! Respostas dão explicações mais, hmm, rasteiras. Um deles afirma: “faltou uma boa rima pra ‘beija-flor’. Parece um desses casos em que o poeta não está nem um pouquinho inspirado e doido pra acabar a letra. Tal como acontece (com todo o respeito a Gil), na letra de rimas ridículas de ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’“. Outro internauta sem muita noção (des)explica: “Acho que o Cazuza tava drogado quando disse isso, deve ter enfiado a mão dentro do liquidificador“.

Depois dessas abobrinhas, não há nada mais esclarecedor do que ouvir a voz do poeta. Pouco antes de cantar “Codinome Beija-Flor” em um dueto com Simone, durante um especial exibido pela TV Globo em 1989, o ex-vocalista do Barão diz que a expressão se refere a “uma coisa de língua no ouvido“, exemplificando, com a própria língua, os movimentos circulares que dão sentido à metáfora. Enfim: melhor assistir ao vídeo (thanks, YouTube!):

Mas enfim, como verso bom é aquele que permite as mais diversas leituras, independentemente das eventuais explicações dadas pelo próprio poeta, fico com a explicação cunhada por Luccia em seu blog Doce Luçidêz: “Segredos contados ao pé do ouvido que causam aquele tremor no corpo como um liquidificador“. Alguém arrisca tecer uma definição melhor?

* * * * *

P.S. 1: A metáfora de Cazuza é tão expressiva que foi reaproveitada na letra de outra música: “Carnalismo”, faixa 7 do álbum dos Tribalistas, dos versos “Me abraça e me faz calor/ Segredos de liquidificador/ Um ser humano é o meu amor/ De músculos, de carne e osso/ Pele e cor“.

P.S. 2: Considero um contra-senso cumprimentar as mulheres em apenas um dia do ano. Mas enfim, qualquer efeméride que sirva de pretexto para dar um abraço em uma mulher é mais do que bem-vinda. Não vou percorrer a estrada dos clichês e ser mais um a levantar todo o pó possível a respeito da importância fundamental das mulheres em nossas vidas, nem repetir a fala de um amigo meu que disse: “No Dia Internacional da Mulher minha patroa não cozinha. Hoje vou pedir pizza!“. O.o Atenho-me, pois, a dizer: muito obrigado a todas vocês!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Jeferson

    Todo mundo inventa uma tradução de uma coisa que ja está traduzida pelo próprio criador da frase. Isso que é vontade de perder tempo mesmo !!!

  • Elisabete Sebrao

    Para mim os “segredos de liquidificador” são aquelas coisas que sabemos que ouvimos bem dentro do nosso ouvido e que faz com que tudo se agite lá dentro do nosso corpo.

  • Pingback: 80 clipes brasileiros dos anos 80 (parte 1 de 8) | Pensar Enlouquece, Pense Nisso

  • http://3632523654854 juliana tavares lima

    consindero essa musica muito legal e espessifica!!!!!!

  • Róger Lucas

    agora eu vou responder pra todos que ainda têm duvida sobre “SEGREDOS DE LIQUIDIFICADOR”
    lobão: no especial 20 anos sem cazuza falou o significado que ele perguntou ao grande poeta!
    nas palavras dele:
    cazuza mais o que quer dizer segredos de liquidificador “bem ingênuo” e o caju falou segredos de liquidificador significa vc pegar a pessoa e colocar a lingua dentro de sua orelha e lalalala entenderam??
    quem ainda têm duvida vai no youtube ou no site da mtv e escreve 20 anos sem cazuza ou especial 20 anos sem cazuza!!!

  • Elen

    Segredos de liquidificador são aqueles segredos que vc conta a alguém e ela sai contando prá todo mundo, segredos que se destróem, sao despedaçados…nada mais do que isso! e quem faz isso são pessoas frias, logo “dentro da tua orelha fria”. Ok??

  • mary shelley

    sempre entendi como segredos misturados e confuzos… o intendimento é mesmo do ouvinte…

  • Sil

    Sempre entendi o verso como aqueles barulhinhos que a gente faz no ouvido do(a) parceiro(a) quando estão “namorando”…

  • antônio barbosa

    Minha interpretação para segredos de liquidificador: Imagine que vc quer contar um segredo muito importante, mas só quer q uma pessoa ouça e mais ninguém. Então vc liga um liquidificador e, naquela barulheira toda, apenas seu interlocutor, ao pé do ouvido, poderá ouvir o seu segredo.
    Seria então: segredo que deve ser repassado com o máximo cuidado para não vazar!

    R: Taí, também faz sentido. Boa interpretação, Antônio. :)

  • maryana

    segredos de liquidificador hum
    o único sentido do barulho que o liquidificador faz é para o que esta dentro dele sendo consumido.
    QUANDO dua pessoas estão se consumindo de amor elas dizem segredos que só fazem sentido quando estão um dentro do outro!”

    R: Uau. Gostei da última frase do seu comentário, Maryana!

  • Luiz

    não acho uma metáfora das melhores, parece mais um esforço para completar a rima, mesmo.

  • Rejan

    ja que pediram uma outra definição eu diria que o sempre imaginei “segredos de liquidificador” é uma a mistura de de muitos segredos,referente,paixao,sexo,sentimento etc…tdo batido no liquidificador e transformado em desejo

  • http://muitomeagrada.blogspot.com/ Deise

    Só mais uma curiosa sobre a expressão quase sem explicação…todas elas me convenceram, fico com a do cazuza, gosot de versões originais…
    Na verdade estou fazendo minha monografia sobre o processo de antropofagismo cultural, viajo do modernismo de oswald de andrade, passando pelos tropicalistas, terminando nos tribalistas. Precisava saber do significado da expressão de cazuza que está na música do trisbalistas, como vc citou. Me ajudou muito! Obrigada! =)

    R: Olá Deise, fico contente em saber que auxiliei em sua monografia. E curioso para lê-la assim que for finalizada. :) Boa sorte com ela!

  • http://voeagora.blogspot.com c ,

    “e só eu que podia, dentro da tua orelha fria, dizer segredos de liquidificador”
    bom, ele já começa dizendo que é dentro da orelha, e diz do liquidificador(que já nos da a impressão do movimento da pá, helice, sei lá do liquidificador)
    pra mim dizer segredos de liquidificador, que só se pode dizer dentro da orelha; é aquele delicioso beijo, que alguém nos dá, dentro dela.

  • http://www.saberebomdemais.com Ester Beatriz

    Ahhhh, que delícia! Também sempre me fiz a mesma pergunta - o que seria essa coisa de “segredos de liquidificador”… e sem dúvida a explicação da Luccia é a que mais faz sentido. Definitivamente não há definição melhor!!! ;)
    Beijos!

    R: Pois é, Ester. Já ouvi muitas explicações sobre o significado dessa metáfora do Cazuza, mas nenhuma delas foi tão precisa e poética quanto a da Luccia. B)

  • http://kakamobile.blogspot.com Kaka Visconti

    Adorei o post!

    Meu amigo diz que o segredo de liquidificador, é impossível descobrir, pois tá tudo misturado la dentro! rs

    Bjão!
    @kakavisconti

    R: Olá Kaka, obrigado pelo comentário e pela observação bem contextualizada do seu amigo. :P Um beijabraço!

  • Karol

    Bem, eu como a Yasmin tb estava a procura dessa “icógnita”, e encontrei o seu blog…
    1º Eu tenho a idéia q segredos de liqidificador, são segredos que mexem com nosso corpo e alma”

    2º Eu já tinha ouvido falar desse blog, ouvido não, lido, tem a seguinte frase na capa de um livro q eu tenho ” Pensar enlouquece. Pense nisso”. O livro é Frases genias que ocê gostaria de ter dito - Paulo B.

    P.s. Coloquei o “B.” pq realmente esqueci o sobrenome do autor…perdão!

    Parabéns..sinto-me realizada em diaer q esta a é a primeira vez que posto em um blog, até então eu era apenas uma “leitora assídua” rsrsrs

    beijos!

    R: Olá Karol, obrigado pelas leituras do meu blog. ;) O Paulo Buchsbaum, antes da publicação do livro, já havia me avisado que citaria o nome deste blog na capa. Em tempo: eu é que me sinto realizado por fazer uma leitora deixar um comentário pela primeira vez em um blog. Um beijabraço!

  • Andrey L

    A explicaçao de segredos de liquidificador é simples! Na época em que ele viveu os Liquidificadores vinham com pequenos poemas e cantigas de amor gravados em sua parte de armazenamento ou vinham papeis junto ao liquidificador com as tais cantigas!
    entao o nosso querido GENIO Extraordinario somente muda o nome cantiga ou poema para segredos!

  • Jhulana Yatra

    Há muito penso eu que ”segredos de liquidificador” seria nada mais do que segredos despedaçados…
    concorda?…chega a ser meio obvio…
    pelo menos em meus pensamentos…
    é só…

  • Valdir Mengardo

    Caros,

    Li a referência à minha “teoria” sobre segredos de liquidificador, postada no dia 8/05/2007.
    Infelizmente a internet tem dessas mancadas. A gente escreve uma coisa de maneira brincalhona e acaba virando “teoria”. Foi o que aconteceu naquele mais ou menos longínquo 2001. Eu e Fernando Toledo estávamos mandando recados irônicos pra Tribuna Samba & Choro, brincando com a inventividade do Cazuza.
    Se vcs. não entravam naquela lista de discussão lá pelos idos de 2001/3, procurem fuçar em seus rquivos e verão que lá se discutia música de uma maneira extremamente criativa, procurando ser sério quando o momento pedia ou ser debochado (característica fundamental do Fernando, infelizmente falecido precocemente).
    No caso do Cazuza, confesso que não era minha praia, apesar de respeitar sua criatividade, prefiro muito mais imagens como “você é o esparadrapo que não desgrudou de mim” (Hermínio Bello de Carvalho, em Doce de Coco)ou ainda “a cobra não morde uma mulher gestante, porque respeita o seu estado interessante” (Nelson Cavaquinho em Nome Sagrado).
    Sou mais do samba e do choro do que do pop, apesar de gostar muito de imagens como “ideologia, eu quero uma pra viver”.
    Abraços a todos achei o blog bem legal

    Valdir Mengardo

    Obrigado pelo comentário esclarecedor, Valdir. E lamento a morte do Fernando (como escreveu Luís Fernando Veríssimo, “toda morte é prematura”). Ótimos os versos citados por você, aliás. Um abraço e valeu mesmo pela visita!

  • http://www.mesapratres.zip.net Garçom

    Eu sei o que significa. Li uma entrevista do próprio Cazuza uma vez, sobre isso. “Segredos de liqüidificador” é uma metáfora para dizer que são segredos que você não pode contar para ninguém. Eu te conto, e você, como se fosse um liqüidificador, os tritura. Juro, não é piada.

  • José Sanches Neto

    “Segredos de liquidificador” significa falar no ouvido, enfiar a língua no ouvido de alguém de forma carinhosa mesmo que freneticamente-liquidificador. Não acredito que vcs todos não tinham sacado isso. Porém não posso falar muito mesmo pois eu jurava que “tocando BB King sem parar” era “tocando de bikini sem parar…”

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    O Zé Rodrix, como sempre, cheio de mumunhas. A felicidade de óculos é a primeira esposa dele, Lizzie Bravo, mãe da primeira criança dele, Marya Bravo, que canta e faz teatro musical.

  • http://daniel-eloi.zip.net Daniel Eloy

    Acho que Cazuza como poeta e visionário estava prevendo o dia em que usarão piercings cortantes na língua. Daí a analogia entre a ‘língua’ cortante e o liquidificador…

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Nunca vi o Cazuza doente. Vi o Barão em comecinho de carreira. Soube dele mirradinho como múmia no final, seu carro cruzou com o da minha irmã em Laranjeiras. Tenho raiva desta doença que o levou e ontem vi como tem TB na África. Demais.

    Os elefantes dentro dágua? Não é pelo volume das figuras, é pelas trombas, as mangueiras para respirar, sacou? Eu saquei depois de ler tudo aqui nesta página, excelente como sempre, Alexandre Inagaki.

    Obrigado, Tina. Muy gentil, como sempre. ;)

  • http://butuca.blogspot.com Raphael Perret

    Não precisa ser necessariamente um “segredo” aquilo contado ao pé do ouvido para causar “aquele tremor no corpo como um liquidificador”… :)

  • desvendador de segredos

    Faciu essaé, o cazusinha tinha uma grande cumplicidade ca mai dele, aé pra contar pra ela suas “andanças” “namoros” “paqueras” “etceteras eteceteras” exemplo….”aí foi, mai foi qui rompiu a camisinha,….ui..ai..” ele ligava o liquidificador para que o pai não entendesse os dialogos se por acaso entrasse de repente na cocinha e moessi u muleque di pancada.

  • http://www.aroundvenus.blogspot.com Emilio

    Agora eu sei de onde uma professora picareta do primário, de portguês, tirou a definição sobre “segredos de liquidificador”. E eu crente que ela estava sendo genial…

  • http://bettyblue.weblogger.com.br Betty Blue

    como o cazuza era um cara que só pensava em sexo (nas preliminares e todos os gestos envolvidos)…
    minha interpretação dessa metáfora sempre foi que isso era o mesmo que LAMBER A ORELHA DE ALGUÉM.
    explicando:
    1 - segredo é uma coisa que se conta ao pé do ouvido
    2 - liquidificador é um utensílio com movimentos rotatórios.
    annnnn. convenci alguém?

  • http://pastelpinga.zip.net/ Juliana

    Parabéns pelo blog, tá muito legal!

  • http://diadefolga.com Lu

    Aulas de interpretação de texto foram gstas tentando desvendar esse verso!

  • http://www.amar-ela.com Daniela Mann

    Correcção, pode cumprimentar todos os dias do ano, mas este, o do aniversário, o da mãe, o de s. valentim, Natal, Páscoa e para os mais simpáticos até o dia da criança, trazem brinde, ou seja, um chocolatinho, umas rosas, etc!
    beijinhos

  • http://frodoblog.weblogger.com Frodo

    Pô, velho, dizer que o cara não estava inspirado e queria terminar logo a letra é, no mínimo, uma ignorância tremenda. Coisa de quem não conhece a obra do Caju. Esse verso é a cara dele…

  • http://subsolo.org/hermenauta Hermenauta

    Uía, mudou o template.
    Ficou bom! Abçs

  • http://www.somnoblog.com Anderson

    Eu não arrisco, acho que esses devaneios deviam ficar sem esclarecimento só pra se manterem mais instigantes e interessantes. Mas gostei das teorias.
    1abs

  • http://www.sweetragi.flog.oi.com.br r

    segredos de liquidificador sempre me pareceu muito óbvio;
    são segredos que liquidificam quem os compartilham; segredos intimos compartilhados por dois amantes que os fazem se excitar ao lembrar deles.

  • http://dublesdepoeta.zip.net Caiocito

    Engraçado. Não é saudosismo. Talvez porque a Simone está velha. Há dez anos tudo era, mais… a um ano. Ontem mesmo, tudo era mais delicado.

  • http://favoritos.wordpress.com/ Luiza Voll

    A melhor mensagem de feliz dia das mulheres que já recebi na vida foi a seguinte:

    “Faço votos de que nenhum patrão machista
    te prenda dentro de uma tecelagem em Chicago e taque fogo!”

    Não é demais? Beijos!!!

    Humor negro de primeira. :D

  • Cylene

    Segredos de liquidificador: segredos ditos entre quatro paredes, ouvidos pela vizinhança toda.

    Cy, adorei a sua definição! Quando é que a senhorita vai criar o seu blog, hein?

  • http://www.verbeat.org/blogs/miltonribeiro/ Milton Ribeiro

    Experimenta botar a língua no meu ouvido para ver o liquificador funcionar, seu Japa tarado!

    Ah, esses gaúchos…

  • http://luzdeluma.blogspot.com Luma

    Ina, nunca pensei no sentido dessa expressão. Até porque, pelo sentido da música toda, leva a crer que está ligada aos segredos de alcova. Se não conta, faz!! Contanto que não seja como o barulho de liquidificador! Beijus

  • http://blogdatinalopes.zip.net Cristina L.

    Isso tudo me lembrou aquela história da letra do Zé Rodrix para a música Casa no Campo: tem a parte que fala “eu quero a esperança de óculos”. E todo um discurso acadêmico foi feito sobre esse termo, do fim da ditadura à luta entre razão e emoção etc.etc. E um dia o autor explicou que a Esperança era uma amiga dele que usava um óculos tipo fundo de garrafa. Já ouviu falar disso? Bjs

  • http://www.minhaduplavida.blogspot.com amanda

    Adorei o post! Além de ser super fã da Simone, adoro essa letra. Principalmente a expressão “segredos de liquidificador”, ela é muito interessante… huahuahua.
    Tu já viu a comunidade no orkut “Caetano, o que é vaca profana?”, lá tem um tópico sobre isso.
    Ah, e obrigada pela homenagem pelo dia internacional do mulher, apesar de eu ter lido com um certo atraso… :)
    Beijo

  • Cris

    Minha interpretação de “Segredos de liquidicador” : segredos que bagunçam e misturam tudo na cabeça do ouvinte.
    Ah, Ina…vc é um rapaz discreto, então perdoe a indiscrição desta sua leitora, (indiscreta mas muito atenta): este e alguns posts recentes possuem todos, uma caracterítica em comum: todos parecem que foram escritos por alguém que está com o coraçãozinho aos pinotes:):):). Não expressamente, mas, nas entrelinhas.. dá p/ sacar. Espero que sim, Ina, e que vc esteja quebrando sua teoria das “pessoas interessantes são comprometidas e/ou moram longe”!
    Bjin

    Cris, a senhorita anda lendo coisas demais nas entrelinhas. :P

  • silvia maria

    Este é o meu blog favorito ,mas é a primeira vez que dou minha humide opinião.Acho que “segredos de liquidificador “;são segredos triturados e esquecidos falados e lembrados ao pé do ouvido depois de uma longa noite de amor.

    Obrigado pelo comentário, Silvia! Boa interpretação, mas creio que esses segredos também são sussurrados durante essa noite de amor. ;)

  • http://www.renatasim.blogspot.com Renata Nilda Simões

    Adorei a cara nova do P.E., e imagino o quanto enlouqueceu o seu criador, pensar em tudo isso ;)
    talvez não mais que os segredos de liquidificador, que sempre me pareceram claros, acredita?

    Loucura pouca é bobagem, Dona Nilda. ;)

  • http://www.ofimdavarzea.com j. noronha

    Nunca consegui ser um grande fã de Cazuza, gosto de algumas letras, mas é só. Descobri a música brasileira com Legião Urbana, fui um dos primeiros que conheço a comprar o saudoso vinil com capa branca e os dizeres “ouvir no volume máximo”. 80′s, vinil, e la nave vá…

  • http://samanthaabreu.blogspot.com Samantha Abreu

    eu fico com a fusão entre o beijo de língua em movimentos circulares + o segredo barulhento, deixando de ser secreto.
    no que resultaria isso?
    acho que em um beijo na orelha barulhento… daqueles sem qualquer pudor!
    e explicações à parte, é um dos versos mais bonitos da música brasileira! Dá-lhe Cazuza!

  • http://postesia.zip.net Luiz Patriota

    Para exemplificar o dia Internacional da Mulher, prefiro usar os versos da minha amiga poeta e livreira Dalila Teles Veras, proprietária do sebo-livraria-espaço cultural Alpharrabio (http://www.alpharrabio.com.br):
    “Deram-te apenas um dia quano te devem séculos!”
    Abraços blogueiros. Luiz.
    P.S. Parabéms pela sua nova casa.

  • Jr

    “segredos de liquidificador” tem o seguinte significado: BEIJO DE LINGUA NA ORELHA…………

  • Pati

    Amei o post.
    Tudo que se relacione à Cazuza me encanta.
    Fico com a definição de que seria um segredo que não é segredo… hehehe…
    Adoro esse blog, parabéns!
    :*

  • http://www.azaroseuquerida.wordpress.com ju

    sempre quis saber o que siginifcava isso. vc é o melhor, inagaki.

    Obrigado pelo elogio hiperbólico, Ju. Um dia eu chego lá. Não sei aonde, mas chego! :P Beijo.

  • Luiz Silva

    Segredos de liquidificador = segredos espalhados aos quatro ventos gerando grandes perturbações na vida das pessoas, ou seja, segredos não guardados.
    Ou não !!!!

  • http://rosebud-nyc.blogspot.com Andrea N.

    Valeu, Ina!

  • http://www.vivasantarita.com.br/blog Leia Beigler

    Coloquei link pra voocê em meu blog.Há duas semanas atrás amigos conver’svamos sobre os segredos de liquidificador.
    Deve ser a conversa entre Lula e Bush enquanto atrapalham ainda mais o trânsito.

  • http://www.eddcaulfield.wordpress.com Ed

    Alexandre, posso estar atrasado, mas não a ví nos seus links. Você viu isso: http://flabbergasted2.wordpress.com/ ?

    Vi sim, Ed. Já tratei de atualizar meu blogroll!

  • http://blogmegazona.blogspot.com Nego Lee

    O blog MegaZona acaba de ressucitar em novo endereço: http://blogmegazona.blogspot.com. Atualize seus favoritos e faça uma visita. Valeu, xará. ; )

  • Diego Goes

    Sempre soube que segredos de liquidificador era o movimento feito com a lingua dentro do ouvido. Nada demais…Mas Inagaki, espero que vc não fique com ódio mortal de mim,rsrsrs…Sou um grande fã teu. Você é dono da melhor escrita de todos os blogs que conheço e visito. Porém, creio que todos fazem uma veneração exagerada a Cazuza. As letras dele não tem o encantamento de um Vinícius de Moraes, muito menos a voz dele tem a potência de um Ney Matogrosso. Sempre o vi - e vejo - como um artista fake e fabricado, como, com o perdão da comparação, a Avril Lavigne. Ambos tem em seu cerne o fato de quererem passar uma imagem de rebelde, mas um rebelde calculado:”só sou revolucionário daqui até ali. A partir daquele ponto eu sou comportado” e estas baboseiras todas. Respeito, obviamente, a opinião de todos. Mas esta é meu ponto de vista sobre o cantor.
    Abraços!

    Diego, desencanai-vos: todos têm direito às suas opiniões. Mas eu pessoalmente considero um absurdo tentar equivaler um compositor responsável por músicas do naipe de “Todo Amor Que Houver Nessa Vida” (“Eu quero a sorte de um amor tranqüilo/ Com sabor de fruta mordida/ Nós na batida, no embalo da rede/ Matando a sede na saliva”), “Minha Flor, Meu Bebê” (“Dizem que tô louco/ Por te querer assim/ Por pedir tão pouco/ E me dar por feliz/ Em perder noites de sono/ Só pra te ver dormir/ E me fingir de burro/ Pra você sobressair”) e “Blues da Piedade” (“Vamos cantar o blues da piedade/ Porque há um incêndio sob a chuva rala/ Porque somos iguais em desgraça”) a Avril Lavigne. As canções de Cazuza têm relevância não apenas poética como comportamental, e prova disso foi o tremendo sucesso que a regravação de “O Tempo Não Pára”, feita pelo grupo Bersuit Vergarabat, fez na Argentina, graças ao teor crítico da letra que já expressava com precisão o estado de coisas no Brasil no final dos anos 80, mas também serviu como luva para descrever a crise da sociedade portenha em 1992, ano da cover do BV. E foi curioso foi citar Ney Matogrosso, aliás: uma de minhas interpretações prediletas dele é “Poema”, composta justamente pela dupla Cazuza e Frejat. []‘s.

  • http://promocoesnainternet.wordpress.com/ Sergio Quintela

    O brasileiro/Brasil é como um liquidificador, absorve tudo, bate e cria algo novo. Penso que talvez possa ter vindo algo daí.

  • http://www.metamorfosepensante.blogger.com.br _Maga

    Olá Ina, obrigada pela parabéns!
    Eu adorei as explicações, mostraram pontos de vista novos para mim.
    Pensando na rima bolei duas “explicações”:
    - segredos ditos enquanto o liquidificador faz barulho dificilmente serão ouvidos por mais alguem a não ser a pessoa a qual estamos “ao pé do ouvido”… (bem estilo programa de culinária a tarde… rs)
    - liquidificador lembra receitas, cozinhas, conversas de comadre, coisas bem cotidianas mesmo. Um segredo de liquidificador seria um segredo corriqueiro, um segredo sem importancia, assim como quem conta que o segredo da torta está em colocar oregano…. (continuo no mesmo canal… rs)
    … acho que era isso - pelo menos por enquanto! rs
    beijos

  • http://www.plasticsurprise.com karla nazareth

    e que no dia das mulheres o presente liquidificador saia da cozinha e vá parar na orelha. tenho dito.

  • http://www.urbanopolis.blogger.com.br MizLilian

    Ina, eu SEMPRE entendi essa frase como as palavras que se dizem ao nosso ouvido e que abalam nossas estruturas. SEMPRE. Muito me admira esse povo entender qualquer coisa que não seja isso. Pra mim sempre foi tão óbvio…

  • http://www.bion.blogspot.com Bion

    Prezado Ina
    Muito boa sua tentativa de elucidar os segredos de liquidificador!

  • http://tomecalcio.blogspot.com Cálcio

    Eu vi esse programa e lembrava disso. Agora me dou conta de como os anos correm. O pessoal que hoje tem 16 anos nasceu em 1989. Nossa…

  • http://www.obusilis.ueuo.com Moziel T.Monk

    Essa explicação da língua no ouvido já ouvi diversas vezes. Mas realmente isso de interpretar letras de músicas e poemas é um assunto deveras espinhoso. E, às vezes, é só uma questão de rima, métrica e som. Uma vez o Chico Buarque declarou que o título de uma música dele (cujo nome não lembro, só sei que era o nome de uma mulher), para decepção daqueles que fantasiassem algum caso passado do cantor, foi escolhido apenas pela sonoridade do nome.

  • http://www.lauravive.blogspot.com Laura

    Tks :)
    um bj Laura

  • Nelma

    Me sinto presenteada com esse clipe pelo Dia Internacional da Mulher,até porque não tem ninguém pra me pedir uma pizza hoje! :*((
    By the way,sempre pensei que o tal “segredos de liquidificador” fosse um segredo meio que gritado ao pé do ouvido,tipo assim: TE AMO,PÔ! Vá entender…

  • http://www.danielaraujo.net Daniel

    Quanto à promoção da Fiat:
    Parto não se marca, acontece quando tiver que acontecer. O máximo que pode ocorrer é haver uma data provável de nascimento e essa data ser em setembro. O que se marca é cesárea, prática condenável na qual o Brasil é campeão. E, quanto a isso, repito aqui as sábias palavras do post do autoPerformance:
    “Mas atenção às senhoras e senhoritas que estiverem lendo esta postagem: mais importante do que um carro zero na garagem é a saúde do filho que vier a nascer. Por isso, não façam cesarianas desnecessárias e muito menos contribuam para nosso país permanecer como campeão nesse tipo de procedimento. Também fiquem atentas a seus obstetras, pois há os que recomendam cesarianas ou induzem partos com oxitocina apenas para que seus filhos nasçam em determinada data. Este blog recomenda: a natureza é sábia e, na maioria das vezes, não precisa ser ajudada de maneiras extremas.”
    Lembra-se da discussão sobre Casas de Parto? A prefeitura de São Paulo extinguiu o programa de Saúde da Família, demitindo 600 funcionários, deixando inúmeras pessoas sem atendimento e extinguindo várias unidades de saúde, entre elas a Casa de Parto de Sapopemba. Vergonhoso acabar com esse serviço no país campeão de cesáreas desnecessárias. Até o fim do mês o programa estará totalmente extinto. Tem um abaixo assinado rolando, mas até agora não achei o link para ele. Enquanto isso, há o endereço e fone da Secretaria de Saúde:
    R. General Jardim, 36
    01223-906 - São Paulo – SP
    PABX: 0 XX 11 3218-4000
    E-mail: [email protected]

  • Anna

    Muito bom o seu blog.Bom mesmo.E obrigada pelo comentário a respeito do Dia Internacional da Mulher.

  • Cíntia

    Sabe Alexandre, várias vezes eu me vi tentando descifrar o que um artista quis dizer com algum verso, etc. O que acontece é que às vezes a gente acaba se decepcionando com a resposta que vem do dito cujo, porque a versão à qual nossa “viagem” encontrou nos parece tão melhor…
    Ultimamente, acho que isso é o que me ajuda a definir um bom verso: que você possa torná-lo seu dando um significado pessoal.
    Apesar de que, depois dessa versão da Luccia, tenho que confessar que nem me lembro mais o que a minha viagem tinha interpretado do verso do Cazuza (provavelmente se parecia mais à explicação do Fernando Toledo), achei a explicação dela genial.
    Quanto ao Dia da Mulher, espero que algum dia nao seja mais necessário, ou que pelo menos passe a ser melhor aproveitado para impulsar mudanças reais (e evitar comentários como o do seu amigo)…
    Abraço

  • http://catatau.blogsome.com catatau

    quem sabe… talvez dizer coisas banais, cotidianas, simples, sobre o dia-a-dia? ;)

  • Fábio Sena

    Poesia marginal é totalmente cotidiana. Como o próprio instrumento doméstico citado. Acredito que seja um segredo do dia a dia que você só conta as pessoas íntimas. Tão íntimas que se sabe a temperatura da sua orelha. E no caso uma pessoa sem calor, uma pessoa fria, sem carinho. Isso é um lamento poético e mais nada.

  • Julia Borges

    Ina,
    Em relação ao post.. Muito ótimo como sempre. Em relação à homenagem ao Dia da mulher, eu já te disse isso, mas gostaria de deixar como comentário para as outras pessoas lerem.
    Sinta-se acima dos outros, pois não é todo homem que pensa como você. Alguns até dão parabéns hoje. Mas só. Enfim… Nós que agradecemos pelo Pensar Enloquece de hoje.
    Muito Obrigada!

    Ôpa, obrigado pelo comentário, coleguinha! :D

  • Natália

    Eu, como admiradora do poeta, já me vi viajando a respeito dessa expressão… tendo nunca chegado a uma conclusão decente que não fossem devaneios.. Mas sou obrigada a concordar que essa definição da Luccia é uma ótima hipótese, mesmo porque faz sentido se posto no contexto da música.. e não há nada melhor do que segredos ao pé do ouvido que nos façam tremer….
    e nesse dia da mulher… aii como eu queria um segredo desse! rss…
    Obrigada pelos Parabéns!
    =)
    Beijoss!

  • http://pirao.wordpress.com MarcosVP

    Ah, cumpade, antes tarde que mais tarde: o leiaute novo do “pensar” ficou duca. Parabéns ao Marcelo e à Tata e à sua escolha.

    Ôpa, a César o que é de César: méritos totais à Renata Maneschy (que,diga-se de passagem, acabou de fazer um trabalho magistral na reformulação gráfica da Revista do Globo) e ao Marcelo Expedito Soares, a quem agradeço pela elaboração deste template batuta. :D

  • http://www.ignoranciaefogo.blogspot.com Felipe

    Já cheguei a pensar no assunto algumas vezes e, sinceramente, concordo com a versão mais simplista de que ele simplesmente não achou uma rima melhor para “beija-flor”.
    Quando falo isso para os meus amigos, costumo ilustrar com um exemplo histórico:
    Creio que todos aqui conhecem aquela famosa foto em que Freud aparece com uma mão no bolso, segurando um charuto-com a outra mão, diga-se de passagem antes que surjam comentários maldosos sobre essa ambiguidade!
    Sobre essa foto, certa vez ele foi perguntado se o charuto seria um símbolo fálico e qual seria seu significado naquele contexto.Sua resposta:”Às vezes, um charuto é apenas um charuto”.
    Espero ter ajudado.
    Até.

  • http://garotadpi.com/blogdpi fernanda

    Liquidificador não mistura tudo? É aquele cara que fica falando mil coisas no teu ouvido e nenhuma faz muito sentido ou tem conexão uma com a outra.

  • Laise

    Olá, estou sempre por aqui, mas é a primeira vez que faço um comentário, e além disso sou a primeira do dia (aplausos..rs..).
    Parabéns pelo blog, e quanto ao post acredito na interpretação da Lúcia. Atirem um liquidificador rs quem não gosta de palavras ao pé do ouvido, aquelas que fazem nosso corpo e nosso sentimentos se remoerem como num liquidificador.
    Um beijo…

    Obrigado pelo comentário, Laise. Todo leitor que sai de sua condição usualmente passiva e dá um passo à frente manifestando-se nos comentários é mais do que bem-vindo. :D

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.