A Sagrada Família de Gaudí pronta em 2026?
Por Alexandre Inagaki ≈ sexta-feira, 08 de novembro de 2013
Sabem aquele clichê de dizerem que sua vida passa diante de seus olhos um segundo antes de você morrer? Pois bem: posso dizer que viajei para muitos lugares fascinantes, mas o dia em que estive em Barcelona e visitei a Sagrada Família, obra-prima do arquiteto Antoni Gaudí, é um momento que certamente constará do Director’s Cut da minha cinebiografia caso essa história seja verdadeira.
A foto acima ilustra bem o fato de que o Templo Expiatório da Sagrada Família, obra iniciada em 1882, é o mais belo canteiro de obras do mundo. A construção ainda permanece inacabada por vários motivos, como um incêndio em 1936 que destruiu parte das plantas, a interrupção das obras por conta da Guerra Civil Espanhola, a falta de maiores recursos econômicos (a catedral é financiada por doações, contribuições privadas e recursos oriundos da venda de ingressos) e, claro, a complexidade do projeto, concebido por um gênio como Gaudí, de estilo arquitetônico único, baseado nas formas orgânicas, curvas e helicoidais da natureza.
Eu, que subi de elevador até o alto de uma das torres, me embasbacando com a riqueza de detalhes da Sagrada Família, tive que superar meu medo de altura ao descer os quase 400 degraus de suas escadas sinuosas em caracol. Claro, valeu a pena: avistar Barcelona do alto e constatar toda a grandeza da catedral é uma experiência que ainda hei de repetir. Mas encarar aquelas escadas sem corrimões, sentindo na cara o vento pelas janelas sem vidros, é algo que pessoas com labirintite ou problemas cardíacos não devem encarar. Achei incrível, pois, quando soube que essas torres majestosas representam apenas 8 das 18 previstas no projeto final. Sendo que a maior dessas torres, que representará Jesus Cristo, terá 170 metros (50 metros de altura a mais do que a maior das já construídas). Os infográficos logo abaixo, disponíveis no site oficial da Sagrada Família, ilustram melhor o que digo: as construções já prontas aparecem na cor marrom, enquanto as partes do projeto que ainda serão erguidas estão em cinza.
Um vídeo, divulgado em setembro, mostra uma simulação de como será a Sagrada Família em meio à cidade de Barcelona quando estiver finalmente pronta. Segundo o vídeo, as obras estarão prontas em 2026, ano que marcará o centenário do falecimento de Gaudí, que morreu após ter sido atropelado por um bonde, e cujo corpo foi sepultado em uma capela da própria Sagrada Família. Não sei se 13 anos serão suficientes para tanto; de qualquer modo, não pretendo esperar esse tempo todo para rever aquela que é uma das maravilhas arquitetônicas do mundo moderno.
P.S.: Um relato detalhado de como andam as obras na Sagrada Família, com diversas fotos e comentários, está disponível neste link.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Tags:
Artigos relacionados:
- O ponto de vista de Felix Baumgartner durante o salto
- Fotos, decorações e ideias para o Natal mais bizarro de todos os tempos
- Os nomes de ruas mais bizarros no Google Street View
- Coisas que Porto Alegre tem nos supermercados
- 21 palavras e expressões incríveis de outros idiomas que dão inveja à língua portuguesa