“Rick Roll”, a pegadinha do Mallandro na Gringoland

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 26 de março de 2008

Internet tem dessas coisas. De quando em quando surge uma “febre” que incute nos desavisados navegantes a quase irresistível vontade de passar alguma inutilidade adiante. Foi assim com o Numa Numa do Gary Brolsma, o “sertanerd” do Ewerton Assunção, o vídeo do choque do Lasier Martins e a foto da menina-fantasma do corredor na Indonésia, só para citar alguns exemplos recentes.

Desde meados de maio de 2007, um meme que contagiou rapidamente os internautas na Gringoland consiste em repassar aos camaradas links que disfarçadamente levam para o videoclipe de “Never Gonna Give You Up”, hit que o cantor inglês Rick Astley emplacou em 1987. São links difundidos em blogs, fóruns de discussão e redes sociais, ao melhor estilo “pegadinha do Mallandro”, que prometem coisas deste naipe:

- Uia! Já viu as fotos que vazaram da Playboy da Mulher Melancia? Não? Putz, então clicaê!!!
- Descobri um meio de espiar scraps e fotos protegidas do Orkut! Basta visitar http://www.souxeretamesmoquesefoda.com!

Os incautos que clicam nos ardilosos links e acabam por ser direcionados ao clipe de Rick Astley logo recebem a merecida mensagem de seus amiguinhos: “You’ve been Rick Rolled”! A coisa se espalhou de tal forma que acabou por se tornar verbete no Urban Dictionary. Além disso, a expressão tornou-se gíria recorrente nas conversas cotidianas, em frases como “fomos totalmente rickroleados, não havia nenhuma gata naquela festa” ou “essa história do reverendo Jeremiah Wright com o Barack fez com que eu me sentisse meio rickroleado pelo Obama”.

Em entrevista concedida ao Los Angeles Times (através da qual enfim tomei conhecimento dessa história), Rick Astley, que aos 42 anos de idade lançou seu último álbum em 2005 e atualmente faz shows na Inglaterra ao lado de outros sobreviventes dos anos 80, como Bananarama e Paul Young, declarou que considera toda essa história “bizarra e engraçada”, e que sua única preocupação é de que sua filha não se sinta embaraçada com mais este típico meme de internet.

Em meio a toda essa história, que fez com que um velho sucesso gravado há mais de 20 anos virasse tema musical de site de protesto contra a Cientologia e chegasse à marca de mais de 7 milhões de visualizações no YouTube, eu me limito a fazer o mesmo questionamento de José Carlos, primeiro blogueiro brasileiro a comentar essa história, antes mesmo que o meme chegasse às páginas do New York Times: por que será que esse trote virtual não chegou ainda no Brasil, a terra de Luiz Pareto? José Carlos sugere que a versão tupinambá do Rick Rolled seja algo como “Sidney Magal pegou você”. Eu já acho que seria mais apropriado resgatar algum ícone musical dos anos 80, pra manter o espírito original. Minha sugestão: algum vídeo do Ritchie. B)

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://youtu.be/5_qCkaQhT0U Antioch Ca Real Estate

    OK !

  • http://www.yiwu-top-agent.com/ yiwu fair

    In order to become profitable in the penny stock industry you must treat your investing like a company. You ought to take the time to do your due diligence and you must understand the risks. Penny stock investing is very risky however it may also be incredibly profitable. The key to success is finding a method to limit your risk. I recommend creating your own list of penny stocks.

  • http://www.navegantes.org/index/2009/07/26/never-gonna-give-your-teen-spirit navegantes.blog

    Never Gonna Give Your Teen Spirit
    Se você juntasse Nirvana e Rick Astley?

    Algum maluco resolveu unir as músicas “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana com “Never Gonna Give You Up” do Rick Astley, esta última famosa por ser utilizadas na internet numa brincadeira chamada “Rick Roll”. …

  • Patrick dos Santos Mendes

    Este caso da menina Isabella morta na semana passada em circuntâncias misteriosas me faz lembrar um caso parecido que aconteceu ano passado com um conhecido meu, onde sua filha Beatriz foi brutalmente assassinada em sua própria residnecia na periferia de São Paulo em circunstâncias misteriosas como as do caso Isabella, me faz lembrar também o caso do assassinato de Fábio, filho de uma visinha amiga minha que aconteceu no ano de 1999 onde também morreu um amigo que estava junto com ele na hora do crime, os acusados foram absolvidos por falta de provas.

    Estes casos são parecidos más tomaram caminhos diferentes, o caso de Isabella está sendo averiguado graças a pressão da imprensa, já o caso de Beatriz e Fábio só tiveram uma pequena nota no Jornal e umas três ou quatro testemunhas ouvidas e todo o pouco caso do mundo por parte da Polícia e imprensa. Creio que a mãe de Isabella esta tendo “sorte” entre aspas, pois a imprensa esta noticiando todos os fatos, eu condeno a imprensa no aspecto de não cobrir e cobrar os resultado junto a polícia sobre outros casos que acontecem todos os dias em São Paulo, Agora condenar a imprensa por promover o caso eu não concordo com isto, a verdade tem que ser cobrada das autoridades, a busca pela verdade tem que ser mostrada, a justiça tem que ser promovida, se existe pessoas acusando outras de um crime, estas pessoas tem direito de falar e a Sociedade tem que saber, doa a quem doer, só desta maneira as pessoas iram pensar duas vezes antes de cometer um crime.

    R: Diga lá, Patrick: e se a imprensa passa a noticiar coisas com base em palpites e pistas inconclusivas, fazendo com que pessoas inocentes sejam previamente condenadas pela opinião pública? Por acaso você crê que as pessoas pensarão duas vezes antes de linchar gente que sequer cogitou cometer algum crime? Para a sua informação, leia o que aconteceu no caso Escola Base.

  • anubis

    Ahh.. 4chan eu te amo.

  • Arthur

    O Youtube do dia 1 de Abril rickrolled seus internautas colocando o link (oculto em outro video) da musica “Never gonna give you up” em todos os videos em cartaz no “Featured Videos”.
    Hehehehe. Fantastico! I`ve been rickrolled!

    R: Arthur, essa piada do YouTube foi DJENIAL! Até perdôo (em parte) o trocadilho infame Orkut/Yogurt que eles fizeram hoje. :D

  • http://klax.blogsome.com gi

    Já foi ver na front page do youtube qual o meulhor primeiro de abril de todos?

    Clique em qualquer vídeo dos featured. :)

    R: Gi, adorei a piada. Melhor, só se a versão brazuca homenageasse o Ritchie em vez do Rick Astley. ;D

  • http://www.escrevendoonthebeach.com Mahina

    Vai passar… está passando.. já passou!!!
    Oscar de interpretação pra ele!!! heheheh

  • a

    Que eu saiba isso ae tinha começado no board sobre videogames da 4chan…
    Inclusive o tal site de protesto contra Scientology (sei lah como se traduz isso) é uma bobagem de um bando de adolescentes nerds de lá.
    Mais claro que você não vai querer ter seu blog involvido com essa corja.

  • Luciana

    Preconceito e censura?????
    Cadê o post sobre o Estadão????????
    Xiiiiiiiiiii
    Acho que revoltou meu estômago…

    Com um pouco de humor a gente resolve…
    Aquele pessoal do Estadão está precisando de …. Bruce Willis Facts!

    http://www.brucewillisfacts.com.br/

    Não sou fã destas coisas mas às vezes a gente sonha que poderia dar uns sopapos em certas pessoas…
    Sonhos não podem ser censurados…ou podem?

  • Luciana

    Cadê o papo sobre o Estadão versus blogs que estava aqui???????????????????

    R: Olá Luciana, o post “Estadão Contra os Blogs?” está disponível nos arquivos do Pensar Enlouquece do mês de agosto de 2007. Em tempo: toda vez que você desejar procurar por algum post em específico, basta recorrer ao campo de busca disponível no menu lateral deste blog.

  • http://mesinhadeboteco.blogspot.com/ Bernardo Botelho

    Devia fazer uma lista ‘Quais os piores modos de ser rickroleado?’

  • http://klax.blogsome.com Anônimo

    http://www.rickmob.com/
    http://latimesblogs.latimes.com/webscout/2008/03/rick-astley-kin.html

    Coincidentemente o B3ta escreveu na nova newsletter deles sobre um flashmob (argh, tão 2004) do Rick Roll.

    “Here’s a date for your diary - Friday 11th April, Liverpool Street Station, the plan is to be there for 6 and sing the Astley classic Never Going To Give You - to effectively combine flashmobbing and rickrolling into one horrific combo, and rickroll an entire train station. BTW: We were invited to turn up by Alex ‘million dollar home page’ Tew, whose flat might be worth robbing seeing as you now know when it will be empty.”

  • http://www.miguelmartins.wordpress.com miguel martins

    Putz, da hora teu comentário kra… Good, good!!!

  • http://www.serbon.blogspot.com Serbão

    Ina, acho que isso dá idéia para outro post: dos sujeitos no ostracismo que acabam voltando à mídia de uma forma, digamos, ‘não-convencional’ -
    além do Rick Astley, tem o Kevin Bacon, mais famoso pelo Oráculo Seis Graus de Separação; e o Chuck Norris e seus Facts…

    Ritchie com Menina Veneno é o mais apropriado pra versão brazuca. gostei! :)

    R: Grande Serbão, por falar no assunto, em setembro de 2004 escrevi um post intitulado “Celebres Anônimos”, no qual comentava os destinos de celebridades que haviam sido esquecidas pela mídia, como Narjara Turetta, Josi Campos e Duda Little. Fama é algo deveras volátil…

  • http://www.blognatv.com Gisele

    Uma salva de palmas para o charme e a malemolência de Rick Astley!
    (adoro essa música… não ia me importar com a pegadinha)

  • http://levantacreuza.zip.net Renata

    Nossa, acho que eu ainda não tinha visto isso! Nunca fui “rickroleada” hehe
    Bjocas

  • http://aleatorioealienado.blogspot.com Priscilla

    Ai, que saudade dessa época em que Ritchie se achava o David Bowie tupiniquim…

    Pontos altos do clipe: A mulher fazendo “Adivinha quem é?” sem encostar no rosto do Ritchie, pra não estragar o make-up; o palhaço boxeador figuuura e o marinheiro figurante dançando todo boneco.

    Mas achei que faltam as dancinhas empolgadas engraçadas que tem no Rick Roll!

    =*

    R: Priscilla, pra compensar a falta das “dancinhas empolgadas” (em especial, aquele salto a la Cirque de Soleil do barman no clipe do Rick Astley), o vídeo do Ritchie tem muito mais coadjuvantes bacanas, não? B)

  • http://ohermenauta.wordpress.com Hermenauta

    Pô Inagaki, em pleno país do créu e você me vem falar em Ritchie como trote? :)

    R: Caro Hermenauta, ninguém mais merece a Dança do Créu, nem mesmo na velocidade cinco!

  • http://klax.blogsome.com gi

    http://www.b3ta.com/board/8176946

    Os engraçadões do B3ta também tiraram sarro disto em um dos image challenges. :)

    R: Ótimo gráfico, Gi! Mas ainda prefiro a do http://www.yougotrickrolled.com. :P

  • http://rosebud-nyc.blogspot.com Andrea N.

    Hahahaha, muito engracado. Pelo menos eh uma pegadinha branca, neh? Nao tem virus e porcarias do tipo.

  • http://senhoritarosa.wordpress.com srta. rosa

    Cara, a volta de certas coisas dos anos 80 me dá medo. Muito medo (rs).
    Rick Astley!
    Deus, me teletransporta! (rs)
    Bezzos querido,

  • http://inventorama.nu Renato Ourinhos Russo

    Hahahah,
    Esse é fantástico mesmo, baita zaganagi.
    Pena que em português esse tipo de expressão fica estranho, né? Meio Tabajara, não a orquestra, e sim as organizações =P
    Abs
    PS: valeu pelo link!

  • http://www.gebh.net/oprimo O Primo

    Acho que o problema do rick roll brasileiro é a quantidade de boas opções: Dominó, Sidney Magal, Wando, Sérgio Mallandro… fica difícil escolher assim :)

  • http://neuroticos.wordpress.com Agatha

    Oi alexandre,
    Valeu pelo link aos neuróticos. O nosso blog é pobre, mas é limpinho e é uma honra pra gente estar nos blogs da semana, principalmente porque somos leitores de sempre…
    Bjão!

  • http://twitter.com/FabioMuniz Fabio

    Caramba, só o fato de desencavar o Rick Astley já é mérito suficiente nessa história, a “pegadinha” é, como diz o outro, “um plus a mais”…
    Eu confesso que, na época, adorava o Rick Astley, mesmo achando meio cafonão. Agora, então, só consigo adorar mais ainda e achar mais cafona ainda.
    Mas no final das contas o Rick é um cara maneiro: Nessa entrevista (http://youtube.com/watch?v=sAM5qjaUAYo) que ele deu ao canal VH1 (em um especial justamente sobre astros dos anos 80 que não emplacaram as décadas seguintes), você vê que a atitude dele diante da fama —e da efemeridade da fama— é exemplar. Ele deixa claro que aproveitou muito bem a evidência que teve, e vive hoje sem mágoa nenhuma da despedida dessa pretensa glóriu. Certamente, uma lição para os futuros Rick Astleys de hoje em dia…

    R: Pois é, Fabio. E a entrevista que o Astley deu pro Los Angeles Times também foi bacana, gostei da postura dele diante do fenômeno “rick roll”. Em tempo: valeu pelo link pro vídeo da matéria da VH1!

  • http://presencadianinha.blogspot.com/ Ana

    Ah, do Ritchie a melhor é Menina Veneno, ícone dos anos 80, embalou todas as minhas festinhas na infância, hehe. Mas ainda acho q Santa Rosa Madalena, Amor e Poder (Como uma Deusaaaaaa) ou mesmo O Rap do Ovo ou Capeta em forma de Guri seriam as mais indicadas para a pegadinha brasileira…

    Abraços!

    R: Ana, creio que outra boa opção é a versão em espanhol que o Ritchie gravou de “Menina Veneno”!

  • http://www.fisicomaluco.com Daniel RIzzo

    Pois é, esses dias eu fui um contemplado ao cair na pegadinha do malandro, fiquei horas rindo do vídeo, rs….

  • http://www.aperteoalt.blogspot.com Renato Alt

    Hahaha… espetacular!
    Quem diria que Rick Astley, no final, poderia acabar se tornando alguma coisa boa… (“coisa” é a melhor forma de defini-lo, convenhamos…)
    Abraços!

  • http://viagemaleatoria.blogspot.com Joao Carlos

    RÀ… got rick rolled hahaha..
    essa musica é meio insana .. ainda assim prefiro a-ha ;D
    mas de resto só metal só metal hehehe

  • Swan Yuki

    Ao ler a frase “fomos totalmente rickroleados”, me senti lendo um trecho de “Laranja mecânica”

  • http://wendel.scardua.net Wendel

    Ah sim, como pude esquecer ? Tem também o banco de dados de limericks do xkcd!

    http://www.limerickdb.com/?383

    There once was a man named Bertold /
    Who drank beer when the weather grew cold /
    As he reached for his cup… /
    “NEEEEVER GONNA GIVE YOU UP!!!” /
    Oh, snap! You just got limerickrolled!

  • http://wendel.scardua.net Wendel

    Eu acabei aprendendo sobre rickrolling através do xkcd ^^;;;

    Rickrolleando o próprio Rick Astley - http://xkcd.com/351/

    Quem tentou interpretar a partitura se arrependeu, rs… - http://xkcd.com/389/

    The Ring / O Chamado - http://xkcd.com/396/ - que deu origem a esse vídeo:

    Agora, eu prefiro infinita vezes mais essa pegadinha de Rickroll àquela coisa de Goatse que costumava ter no slashdot… (é o tipo de coisa que [a] queima sua retina, neurônios e afins, mas [b] te ensina a tomar cuidado com links)

    R: Wendel, bem lembrado (ou não). Aquelas pegadinhas do Goatse… Pelamordedeus. Melhor nem comentar muito que é pra não ficar dando idéias pra galera. XX( Ei, valeu pelos ótimos links!

  • Maíra

    Eu estava aqui pensando no nome do seu blog
    talvez todos nós já sejamos doidos de alguma ou outra forma e só nos damos conta disso quando estamos pensando
    por mais clichê que isso pareça

    R: Maíra, costumo citar uma frase do Akira Kurosawa, o cineasta de obras-primas como “Os Sete Samurais” e “Rashomon”, que afirmou o seguinte: “neste mundo louco, loucos são os sãos”. Não poderia concordar mais.

  • http://twitter.com/fla_fg Flavia

    Esse grafico eh tudo!!!

    Eu adooooro NGGYU! Tenho na minha playlist ha anos!
    Ha uns dois anos atras, li na diagonal a noticia sobre o Rick Astley não ter podido vir se apresentar nos USA porque foi-lhe negado o visto. Pesquisei pela noticia mas nao encontrei.

    R: Flavia, do Astley eu prefiro “Hold Me in Your Arms”, baba clássica dos 80s. Ouvi tanto NGGYU pra escrever este post que acabei recordando o motivo pelo qual não agüentava mais ouvir essa música, he he!

  • http://videosoriginais.blogspot.com theleon

    Vereador dormindo na Câmara leva tapão
    http://br.youtube.com/watch?v=7DlMkNh3K60

  • http://www.modasemfrescura.com biti

    I’m fucking Ritchie! rsrrssrs

  • http://www.patriafc.blogspot.com Bruno Ribeiro

    Ina, meu irmão verde, vou te mandar o texto por e-mail. Mande-me seu e-mail através do meu, que está logo aí no comentário. Como é que você ficou sabendo? Esse mundo é mesmo um ovo de codorna!

    Aliás, por que seu blog, que é minha leitura quase diária, ainda não está linkado no meu? Tratarei agora mesmo de corrigir o lapso indecifrável.

    Abração de um burgino já sem esperanças.

    R: Grande Bruno, soube do seu artigo pela comunidade do Bugrão no Orkut. :D Tô te mandando um e-mail pra cobrar o envio do seu texto. Mas, hey, não esmoreça: na vitória ou na derrota, hoje e sempre Guarani! :’( Amplexos bugrinos!

  • aninha

    Minha sugestão é a Pegadinha do Dominó: Você foi Endominado! Aí você manda aquele vídeo do Manequim ou um mais temático, tipo “Tô P. da vida” ;)

    R: Aninha, ótima sugestão! “Tô P… da Vida” tem tudo a ver com esse meme. ;)

  • http://www.gardenal.org/lounge Lia

    Meu deus, Ina… Ritchie e Rick Astley têm tudo a ver!

    Ainda assim, eu sugeriria esse aqui, ó:

    Acabaria com a idéia inicial do Meme, verdade, mas a Polêmica do Momento - de 1978 - é um link e tanto pra mostrar pros outros, indiscriminadamente.

    R: Lia, outro resgate deveras apropriado! Carlos “deisch, nota deisch” Imperial é um nome que merece ser constantemente recordado. ;)

  • http://revistaerrata.blogspot.com/ [ dr JEKYLL ] revista ERRATA

    Aquela campanha Luis Nassif vs. Revista [link]Veja[/link] pode ser considerada um “Meme Pegadinha” com propósito relevante?

    R: Pois é, Dr. Jekyll, aí você se refere a um Google Bomb com propósitos beeeeem distintos dessa piada com a música do Astley. Enquanto o “Rick Roll” é um caso clássico de humor non sequitur totalmente anárquico, a campanha pela divulgação do Dossiê Veja tem como objetivo fazer com que as buscas no Google por “Veja” descambem no dossiê precioso escrito pelo Nassif.

  • http://netnografando.wordpress.com Orlando

    Ooops, foi mal troquei os nomes. Sem pró né Alexandre?!

    R: Sem nóias, Orlando! Afinal de contas, de Ian pra Ina a diferença está apenas na ordem das letras. E eu considero o Ian meu irmão pra toda vida.

  • marcos

    O melhor rickroll (disparado!):
    http://finalbossform.com/post/29118137

    Abraço

    ps: não entendo essa mania de “primeiro blog brasileiro” yada yada yada… pô, estamos na internet, falando assim, parece até que é uma corrida para ver quem traduz primeiro tudo que é .com

    R: Marcos, só fiz questão de dar os devidos créditos a quem falou primeiro desse meme no Brasil. Tem umas coisas na Gringolândia que eu considero muito imbecis, mas essa parada do Rick Astley me divertiu pacas. B)

  • http://netnografando.wordpress.com Orlando

    Ian,
    de repente fiquei me questionando o quanto disto é emergente ou deliberado. Vc com sua experiênica você vê criação de valor para alguém (organização, entidade) neste contexto?

    R: Orlando, creio que é o caso de um fenômeno catalisado por uma piada descompromissada, inspirada em um outro trote virtual anterior (o Duckroll), e que ganhou força exatamente por causa da sua natureza espontânea. O tipo de “campanha” que se viraliza espontaneamente, por estar desatrelada a quaisquer propósitos publicitários ou motivações nobres. É uma piada besta, e nada mais do que isso. Mas que, exatamente por sua gratuidade, é irresistível de se propagar adiante para os amigos. :>

  • http://fudeblog.zyakannazio.eti.br Cesar Cardoso

    Bom, o nível de tosqueira ao usar “Mulher Invisível” pra fazer pegadinha é o mesmo. Se bem que o ideal seria alguma música do Sérgio Mallandro. RÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!!!!! :P

    R: Cesar, o “Rap do Ovo” cairia bem pra essas ocasiões, não? :P

  • http://eugostodeumacoisaerrada.wordpress.com Rachel

    Ou alguma música do WANDO, o nosso Julio Iglesias tupiniquim!

    R: É uma pena que os clipes que o nosso mestre Ui-Wando de Paixão gravou para o Fantástico não estejam dando sopa no YouTube. Uma música como “Amor Filho da Puta” seria bastante apropriada para esse tipo de pegadinha.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.