Pílulas

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 22 de outubro de 2008

Basta ver as reações em blogs, fóruns e mesas de boteco sobre a campanha eleitoral para entender porque o futebol é o esporte quase monopólico neste país. É triste constatar que um tema tão sério como a política vira bate-boca digno de Fla X Flu ou Corinthians x Palmeiras. Mesmo entre pessoas teoricamente mais “esclarecidas”, as discussões descambam para o maniqueísmo mais rasteiro. Se você é de esquerda, está do lado do bem; se você é de direita, que nojo; e assim por diante. E dá-lhe bombardeios de insultos de ambos os lados: petralhas, mensaleiros, tucanalhas, os chororôs e blá blá blás habituais. Nesta tal festa da democracia para a qual somos compulsoriamente chamados pela instituição do voto obrigatório, creio que falta incutir em seus convidados um mínimo de noções sobre respeito às opiniões alheias. Tomo emprestadas as palavras de meu camarada Marcos VP: “Quem vota conosco é nosso par. Quem vota contra, ou é ignorante ou está com más intenções, ou seja, é de mau caráter. Pobre mundo repleto de tantas certezas individuais, pequenos paradoxos que quanto mais espaço tentam ocupar, menores se mostram”.

Sobre a terrível semana passada, o melhor resumo foi feito por Tutty Vasques: “Teve gente que perdeu dinheiro, torcedor que perdeu a paciência, marqueteiro que perdeu as medidas, seqüestrador que perdeu o juízo, policiais que perderam o controle, enfim, muito se perdeu desde o último domingo para chegar neste sábado e ainda ter que perder uma hora de sono assim, num estalar de dedos. Nada contra o horário de verão, muito até pelo contrário, mas porque adiantar o relógio justo no fim de uma semana como esta?”.

Queria entender porque as cerimônias de premiação da MTV brasileira são tão chochas e apresentam shows tão pífios. Enquanto no mais recente VMB tivemos “shows” (sic) de Nove Mil Anjos (a banda com nome constrangedor do irmão da Sandy) e Bloc Party fazendo playback (in)digno de Cassino de Chacrinha, quem assistiu ao Premios MTV da América Latina conferiu ao vivo de Julieta Venegas, Zoé (melhor banda mexicana da atualidade ao lado de Café Tacuba), Metallica e uma impagável performance de Katy Perry cantando “I Kissed a Girl” com direito a um tombo muito melhor do que o protagonizado por Kele Okereke no Brasil.

Katy Perry, diga-se de passagem, tem um Tumblr no qual registrou o dia em que ouviu pela primeira vez sua música numa rádio.

No dia 7 de outubro o major Roberto Cavalcante Vianna tornou-se o primeiro brasileiro a ser preso pelo “crime” de ter deixado um comentário em um blog. Alexandre de Sousa e Gustavo de Almeida escreveram sobre o assunto em seus respectivos blogs, e este foi um dos temas que abordei em minha coluna mais recente para o Yahoo! Posts.

Fala-se muito dos blogs como meios de democratização da produção de conteúdo na Web, mas recordo que, no cenário brasileiro, esse papel tem sido mais exercido pelo tão enxovalhado Orkut. O aspecto involuntariamente cômico de certas fotos e perfis é devidamente ressaltado em blogs humorísticos como Pérolas do Orkut e Grandes Tolices do Orkut, mas o fato é que a internet simplesmente reflete o mundo off line, repleto de analfabetos funcionais, palpiteiros de ocasião e pessoas que vivem em um país cuja qualidade educacional é pífia.

E o caso é que graças ao Orkut vivemos tempos em que quase todo internauta brasileiro possui uma página pessoal: seu perfil na rede social do Google. Basta entrar em uma lan house ou ver os terminais de computador num McDonald’s da vida para constatar que há sempre um ou mais computadores cujos monitores exibem a tela do Orkut. Trata-se da verdadeira democratização da rede, para o bem e para o mal. Não à toa, a cada novo fato que chama a atenção da imprensa, o Orkut é utilizado como fonte para que fotos e informações sobre anônimos repentinamente catapultados para as manchetes dos jornais, como no caso do seqüestro em Santo André, sejam posteriormente utilizados mídia afora.

Dia 29 de outubro estarei em Salvador, participando da Primeira Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNEB, a convite do grupo Blogs BA, ministrando uma palestra sobre o tema “Mídias Tradicionais e Independentes em Tempos de Web 2.0″. Caso você esteja em Salvador nesse dia, inscreva-se aqui para participar. Em tempo: pela 4ª vez consecutiva Pensar Enlouquece aparece nas pesquisas da Revista Bula sobre os blogs mais populares dentre os universitários. Valeu!

Diálogo de “Nostalgia”, peça encenada pela Sutil Companhia de Teatro em 2001: “Eu não quero saber de novidades. Eu odeio as novidades! E essas pessoas que a gente pensa que iam mudar o mundo na verdade são como todos nós, e não fazem nada. Nada!“.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://xingatorio.blogspot.com Brog

    Bem, a referida prisão foi militar, portanto, um pouco sensacionalista a “notícia”.

    R: Discordo. Prisão é prisão, seja civil ou militar. Você desmerece o fato de que um cidadão brasileiro teve a sua liberdade revogada por dois dias só porque ele é um militar?

  • http://www.quadra747.blogspot.com Rogério

    Li o seu texto “É preciso estar atento e forte” no Yahoo! Posts, e confesso estar um pouco meio descontextualizado sobre este tal caso de comentários em blogs alheios. Mas imagine que, decretar que, o autor de um blog, tem que pagar alguns milhares de reais, porque algum leitor desavisado, e anônimo, resolveu escrever algo contra ou criticar uma outra pessoa, sei lá, acho uma espécie de absurdo desmedido. O que esta pessoa, no caso, quem processou, faria se este mesmo “ser criticante” gritasse alguma coisa ofensiva de dentro de um ônibus? Provavelmente ele anotaria a placa do “busão”, e mandaria recolher o elemento por calúnia e difamação! Mas a verdade óbvia é que ele, com certeza não faria isto.

    Talvez alguns estejam utilizando-se do jargão “Quem fala o que quer, ouve o que não quer” para criar uma nova espécie processual. Quem é responsável por falar? Quem é reponsável por ler, ou interpretar? Confesso que fico abismado com o ocorrido, mas imagino também que, pode ter sido uma calúnia sem pé nem cabeça, ou então, pode ter sido uma espécie de difamação inconsequente. Mas quem é responsável? Quem escreve, ou quem disponibiliza os comentários? Tudo bem que no vaso de um comentário anônimo, não seria possível encontrar o autor da calúnia. Mas quem oferece os serviços de comentários? Quem cria algo? Quem dita as regras neste caso?

    Desconhecer, aludir, informar, persuadir, difamar etc… Verbos incoerentes com uma realidade anônima, porque todos somos anônimos com assinaturas digitais neste grande mundo chamado internet. Talvez seja necessário implementar validação de CPF nos comentários das páginas, para que autores e críticos sintam-se seguros de não serem responsabilizados pela opinião dos outros. Uma nova era na internet? Ou um retrocesso? Não sei, talvez somente um absurdo descabido que ganhe asas com o tempo.

    R: Rogério, concordo que condenar alguém por um comentário em seu blog é algo que soa desmedido, e certamente a Justiça brasileira precisa aprender muito acerca da natureza da internet ainda. Mas há um ponto a ser analisado, e aqui vou dar uma de advogado do diabo: quando você abre espaço em seu blog a comentários, permite que usem o seu espaço para que se manifestem. E ao fazer isso, você está dando margem para que outros processem você por comentários que sejam ofensivos a terceiros, não? Escrevi mais a respeito no post “Porque os comentários deste blog passarão a ser pré-aprovados antes da publicação”.

  • http://prosaico20mg.wordpress.com Celinho

    Oi Ina!Lembrando que o orkut é o nosso mundinho ne? Aqui na França as pessoas so falam no facebook, em Portugal o que bomba mais é o hi5 e é interessantissimo ver o que pega mais em cada pais, como se apesar da globalizaçao da rede, as especificidades de cada pais ainda falam mais alto..

    E sobre a MTV, bem, ja ha algum tempo ela deixou de ser “modelo” de sucesso. Lembro de ver a primeira emisssao da MTV Brasil, de passar horas mexendo na antena UHF da minha TV pra ver o top 10 ou de ver programas com cara de autor, fenomeno que, infelizmente, tbm sumiu do dial das radios paulistanas.. Aqui tenho o VH1 e VH1 Classic e to feliz, mas sinto saudades dos tempos de ouro da MTV Brasil..

    Abraçao!

    R: Ah sim, Celinho! Enquanto a América Latina prefere o Sonico, e nos Estados Unidos o Classmates Online duela com MySpace e Facebook, o Brasil (e também a Índia) gostam mesmo é do Orkut. Quanto aos bons tempos da MTV… Rapaz, e não é que eu também mexia no UHF da minha TV pra tentar assistir à Music Television?

  • http://waltercarrilho.blogspot.com Walter Carrilho

    Houve uma época em que eu até me inflamava em discussões eleitoreiras. Hoje tenho vergonha. Posso até defender um candidato, mas só se ele me pagar. Afinal, se eles não fazem nada de graça, por que eu deveria?

    abs

    R: Walter, creio que suas palavras poderiam muito bem ter sido proferidas por algum militante petista desiludido com os rumos de sua legenda pós-mensalão.

  • http://saudementalgerais.blogspot.com/ MARCIO CANDIANI

    Meu blog havia saido do ar por motivos politicos… volto a escrever agora no http://saudementalgerais.blogspot.com

    MARCIO CANDIANI Psiquiatra Infanto Juvenil e de Adultos

    http://marciocandiani.site.med.br

  • http://www.passtell.blogspot.com Anne Daniele

    Ah, e mais uma coisa: não sei se vc viu, mas no programa SBT Realidade (com a Ana Paula Padrão) o tema foi a revolução da internet. Quando foram na empresa da Google daqui do Brasil, um dos entrevistados estava com a página da internet aberta em Alexandre Inagaki.
    :]

    R: Vi sim, Anne! Perdi a exibição no SBT, mas acabei assistindo ao programa na internet: http://blip.tv/file/1407667.

  • http://apombalivre.blogspot.com/ a pomba livre

    Depois de ter estado aqui lendo seu blog, devo dizer ( para alem de obrigada ) que e do melhor que ja li

    R: Puxa, obrigado pela leitura generosa, Maria Henriques. Um abraço!

  • http://www.passtell.blogspot.com Anne Danielle

    Oi, Alexandre! Tudo bem? Gosto tanto do seu blog! Sobre o Orkut, sempre observei que há muitas críticas a respeito do que as pessoas colocam lá. Dizem que nós conhecemos uma árvore pelos frutos. Então, como exigír um padrão de qualidade para o orkut nas condições em que se encontra o Brasil? Não dá pra arrancar laranja de uma macieira. O que se dá é o que se tem. E, além disso, penso que é muito positivo que se tenha um espaço para sermos completamente nós mesmos. Será que disposmos de tantos espaços livres assim? Infelizmente não :/.E sobre as discussões em período eleitoral, tb fico tão indignada com a falta de respeito para com as pessoas! Não é um debate no campo das idéias…é um debate que beira a necessidade de uma auto-afirmação, onde as pessoas tentam impor umas às outras sua maneira de enxergar o mundo…
    Bj!! :*

    R: Olá Anne, você resumiu bem a ópera bufa do ânimo acirrado que toma conta das pessoas em certos assuntos: monólogos travestidos na forma de debates, que mal escondem a necessidade de auto-afirmação e imposição das próprias idéias. Um beijabraço!

  • http://rostinhosbonitos.blogspot.com/2008/10/almofadas-bizarras.html NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BONITOS

    Esse diálogo de “Nostalgia’ parece talhado para os dias de hoje…
    Beijocas,

    R: Sim, é fato. Por isso resgatei esse diálogo, é impressionante como ele reflete bem os tempos atuais.

  • http://www.saberebomdemais.com Ester Beatriz

    Inagaki, outro dia eu até comentei num blog que no meu curso de inglês há uns computadores na primeira sala disponíveis ao uso dos alunos e quando ocupados, TODOS exibem a tela do Orkut e várias janelinhas do MSN piscando!!! E isso é uma constante.
    Parece que não conhecem outra finalidade para a internet…
    Isso deprime.

    Beijão!!!

    R: Pra você ver como são as coisas, Ester. Vivemos uma era privilegiada na qual milhares de séculos de conhecimento estão acessíveis na internet, e no entanto usamos tão pouco de todo esse potencial. Bem, dizem que não usamos nem 10% de nosso cérebro, então… :|

  • http://www.filigranademim.blogspot.com Carol

    Que maravilha de post! Muito bom ler isso às 9 da manhã de domigo! :D

    Sabe, tava pensando aqui estes dias: as eleições no Rio ganham as cores de … torcida de escola de samba!!! Olha que tristeza. Ainda mais agora, que o Paes entrou numa de “acusar” o Gabeira de “Zona sul” e nós, os “suburbanos” devemos votar nele porque ele não discrimina. É o fim da picada.

    O resumo feito pelo Tutty Vasques foi maravilhoso. Adorei.

    E a última: muito provavelmente estarei em SP no final de semana que vem. Se vc tiver voltado, vamos tomar um chopp com mais aquele monte de gente legal? :D

    Beijão!
    PS. Por estes posts e outros que tô muito orgulhosa de estar linkada ali em cima! \o/

    R: Ôpa! Bom saber que você gostou do post, Carol. Servimos bem pra servir sempre! E, hey, se você vier mesmo pra Sumpaulo escrevaí! [email protected].

  • http://www.mochileiro.net Philipe

    Quem vai engolir essas pílulas?

    R: Depende. Com água ou a seco?

  • http://tchela.blogspot.com Tchela

    Educação é tudo e é online que vemos o quanto ela está escassa. O pior, Ina, é que não adianta culpar só as escolas, hoje, são raros os pais que educam seus filhos. Pobres crianças…
    Estava com saudade de te ler.
    Beijocas

    R: Acertou na mosca, Tchela. Pais têm papel fundamental e imprescindível na educação dos filhos. Lamentavelmente muitos acham que basta “terceirizar” essa tarefa. Bom te reencontrar por aqui, Tchela! Um beijabraço pra ti!

  • http://www.sabrinamix.com Sabrina Mix

    Oi, Alexandre!

    Minha primeira vez no seu blog. Mas já te conheço de longa data, pelo menos de nome.

    Adorei suas pílulas, algumas desceram sem água nem nada, mas outras só com muito esforço.

    Beijos e sucesso!!!

    R: Valeu pela visita, Sabrina! De fato, certas pílulas provocam efeitos colaterais dos mais indesejados…

  • http://joaogrando.wordpress.com joao~grando

    Porque você colocou FlaFlu, Palmeira (sic.) e Corinthian (sic. também) s e não colocou o GRENAL? O GRENAL é melhor!
    Viu? Este é o espírito político que você falou. E este tipo de coisa acontece mesmo.

    Internet: acho uma maravilha as bobagens que há por aí, porque também há as genialidade, basta procurar.
    Mas às vezes eu receio que a liberdade total acabe, especialmente por este método de empresas verem Orkuts de funcionários e coisas do tipo. Tira toda a graça da fomentação de hiper-realidade, da liberdade do anonimato, que tem de ser uma opção.
    A Internet puramente verdadeira perde a graça.
    E por causa disso já tem lá suas censurinhas. Eu fiz um perfil falso no Orkut para me divertir e, de tanto pôr bobagem, baniram-me dizendo que eu violei os termos.

    R: João Grando, note além do Grenal omiti o grande clássico do futebol do interior: GUARANI FUTEBOL CLUBE vs associação atlética ponte preta! ;) Quanto a liberdade total, convenhamos: ela não existe, independendo de internet ou não. Creio que foi o Veríssimo quem afirmou que a única pessoa que possui total liberdade é justamente um ditador, que pode violar leis à vontade e a seu bel prazer.

  • http://www.avidasemmanual.blogspot.com Patricia Daltro

    Realmente, o Tutty foi ótimo: péssima semana para se perder uma hora.

    Quanto a questão do Orkut, também acho que é apenas uma ferramenta, e como uma ferramenta tem que saber usar. Muitos sabem, gosto de pensar que são a maioria, mas outros, não.

    O que as vezes sinto é que estamos vivendo um grande reality show, viver não tem valor, mas sim o espetáculo que ela proporciona, não importa se este espetáculo seja o estúpida assassinato de uma adolescente, quase em rede nacional, ou se frases preconceituosas ditas por uma candidata que se diz contra o preconceito. O importante é estar na mídia. A qualquer preço…

    R: Pois é, Patricia. Para mim o Orkut é uma ferramenta, assim como o blog ou outro meio de comunicação, que pode ser extremamente bem utilizada dependendo dos seus objetivos e do modo de usar. Simples. Feito uma caneta, que pode ser usada para escrever um poema épico ou para se coçar o ouvido. :) Quanto ao grande reality show no qual estamos todos envolvidos, recomendo a leitura deste post de Vicente Escudero para o Digestivo Cultural: “Na CDHU, o coração das trevas”.

  • http://giseleh.com Gisele

    Um tombo não, uma sequência de tombos patinantes.. hahaha. Ruinzinha ela ao vivo, hein?

    R: Rá! Verdade, Gisele. Uma série de tombos pra videocassetada nenhuma botar defeito. :P

  • http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira

    Pois é, o major foi punido com a pena de detenção por comentar no blog de outro major, Wanderby. É triste ver que os responsáveis por garantir a cidadania da sociedade são os que primeiro têm sua cidadania cerceada. Esse é um “risco” que todo blogueiro policial militar corre. A idéia é usar os blogs policiais justamente para mudar essa visão nas nossas corporações.

    Quanto ao evento aqui em Salvador, tinha uma viagem para Brasília no dia, por isso não me inscrevi. A viagem foi adiada, mas as vagas acabaram. =/

    Grande abraço!

    R: Danillo, se você estiver em Salvador nos dias 28 ou 29 avisaí pra gente se encontrar e aproveitar pra trocar idéias sobre a blogosfera policial. Aquelabraço!

  • aninha

    Sobre a sua coluna no Yahoo Posts: agora com todo mundo entrando, todo mundo conectando, eu acho que muitas e muitas leis idiotas serão sugeridas e até votadas. E, talvez, muitas delas aprovadas - para adoçar o gosto popular.

    R: Aninha, adoçar ou amargar, dependendo do condimento e da dose. Que, geralmente, é de leão. |-|

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    orkut: minha filha tá morando nos eua, falo com ela por telefone: pô, vc não responde meus e-mails! ela: e-mail tá fora de moda, agora a gente faz scrap ou testemunho no orkut.
    tem gente que deixou o msn pelo twitter.
    esse mundo está muito louco!
    ;>)

    R: Bia, avise a tua filha que ela também precisa se reciclar: em vez de scrap de Orkut, o povo mais antenado está usando Twitter pra se corresponder, he he!

  • manoela

    poo,mas o vmb foi ótimo!!!vc viu o marcelo adnet???estava impecável!!!Bom,mas eu concordo com sua critica sobre o nove mil anjos…Mas tambem,o q vc esperava da sandy e junior??
    Outra coisa:danilo gentili.Ele foi pessimo,podia fazer mais!!!

    R: Manoela, livro a cara do Marcelo Adnet e da apresentação do Marcelo D2, e só. Até Chitãozinho & Xororó foram prejudicados com aquela banda tétrica os acompanhando em “Evidências”. XX( Em compensação, o que dizer das piadas constrangedoras, das premiações para o NX Zero, do momento mico protagonizado por aquela guria do Bonde do Rolê, do Marcos Mion tirando a roupa pela segunda vez, yada yada yada?

  • http://www.gabrielferreira.com.br Gabriel Ferreira

    Ahn, como é difícil encontrar um convite à reflexão ao invés de aporias polarizadas. Mesmo entre os blogs ditos politizados o que ocorre é uma coleção de bizarrices de ambos os lados como que para desmoralizar o oponente. E nem sombra de espessura crítica de verdade. Coisa que também acontece na nossa blogosfera em relação à eleição americana.
    Absolutamente necessário seu post, Ina.

    Um abraço.

    R: Pois é, Gabriel. Creio que um dos principais problemas nas discussões que tem rolado aqui e acolá é o fato de que as análises são por demais apaixonadas. Muitos petistas, ao fomentarem a polarização direita x esquerda, ignoram solenemente o fato de que, por exemplo, o PP, novo nome para o antigo PDS (e ex-Arena) e atual partido de nomes como Paulo Maluf, Francisco Dornelles, Jair Bolsonaro, Espiridião Amin e Celso Russomano, integra a base de apoio do governo Lula, detendo inclusive o Ministério das Cidades. E de que Marta, em sua gestão na prefeitura, governou com o apoio do “centrão”, grupo de vereadores filiados a partidos como PP, PMDB e PTB costumeiramente associados à tal da “direita”. E de que o atual presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, foi do PSDB goiano e é um dos principais responsáveis pela elogiada política econômica do governo Lula. Acho muito empobrecedor para o aprofundamento das discussões políticas ficarem insistindo nesses maniqueísmos ideológicos sem a citação dessas nuances. Quer dizer que, por exemplo, o Eduardo Paes tornou-se bacana, após ter sido líder da bancada do PSDB na Câmara, só porque virou casaca, pediu desculpas ao Lula e agora pertence à base de apoio federal?

  • http://monthiel.blogspot.com Monthiel

    Olá,

    Muito bom o seu texto. Gostei. Realmente essa semana foi trágica para todos, todos.

    Abraços,

    R: Valeu, Monthiel. E pra coroar a semana, ainda perdemos uma hora do nosso precioso fim de semana. Haja! XX(

  • http://iara-alencar.blogspot.com iara alencar

    primeira a postar!!

    Porque a “terrivel semana passada”??nao entendi a correlação.
    sabe porque eu adoro o orkut??
    porque dá pra encontrar de tudo por lá, qualquer coisa, qualquer coisa mesmo;
    musica, filmes, dvds, moda, culinaria, dicas, videos, shows, tudo!

    R: Ah, é que grande parte dos acontecimentos atribulados na semana passada foi localizada em São Paulo, Iara: o desfecho trágico do seqüestro em Santo André, o comercial polêmico da campanha da Marta Suplicy à prefeitura, produzido por seus marqueteiros, a greve dos policiais, que colocou em confronto policiais civis e militares nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes, e ainda a crise econômica mundial, deflagrada com os problemas de crédito imobiliário nos EUA. De resto, eu gosto bastante do Orkut também; como tudo na vida, basta saber utilizá-lo para perceber que é muito mais do que um site onde pessoas fofocam e espiam as vidas alheias.

  • http://www.leobaiano.com Leo Baiano

    Seja bem vindo a terra de todos os santos Inagaki, mais uma vez obrigado por aceitar o convite.

    R: Valeu, Leo! E brigadão pelo convite, será um prazer conhecer pessoalmente a galera da Bahia.

  • http://catatau.blogsome.com Catatau

    Eu perguntaria sobre se o orkut “democratiza” a rede, ou a “demotiza”: democratizar implica conceder voz ativa a todos, o que de fato ocorre, embora não de maneira geral (e aí não se democratiza); demotizar implica o que você escreveu no parágrafo anterior, a simples popularização e massificação. Estaríamos entre esses dois termos? E em que termos? ;)

    R: Olá Catatau, impressão minha ou você cunhou um neologismo aqui? Porque o verbo “demotizar”, além de não constar no dicionário Houaiss, aparece em apenas quatro buscas no Google, sendo que as duas primeiras referem-se a textos escritos por você. :) Precisaria entender melhor o que você quer dizer com esse verbo a fim de respondê-lo mais adequadamente, pois. De qualquer modo, creio que o Orkut democratiza, sim, a produção de conteúdo e a presença online dos internautas brasileiros, que atualmente sequer blog necessitam criar para terem suas próprias páginas pessoais, e usam o Orkut também como meio de expressarem suas opiniões. Do mesmo modo, também “demotiza”, no sentido de popularizar a Web por meio de uma rede social de fácil entendimento e acesso a todos os usuários da internet.

  • http://www.imagempress.com Ana Gissoni

    Olá, tudo bom?

    Tenho um material sobre o evento “Eco Power”, que irá ser realizado em Novembro, em Florianópolis, e gostaria de saber para qual e-mail posso mandar!

    Obrigada,
    Ana

    R: Olá Ana, escreva para [email protected], ok? Um abraço.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.