Pílulas

Por Alexandre Inagakisegunda-feira, 03 de dezembro de 2007

TV digital com a mesma programação medíocre de sempre? Essa história toda me fez lembrar de um tio que se recusava a usar óculos recorrendo ao seguinte argumento: “Por que desejaria enxergar melhor esse mundo horroroso lá fora?”.

Michel Gondry é conhecido por muitos como o diretor de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, mas o fato é que ele também é o maior diretor de clipes de todos os tempos. O vídeo de “Sugar Water”, do Cibo Matto, uma tour de force composto por dois planos-seqüência sem cortes que se entrecruzam no meio da narrativa, é uma prova bem convincente do que afirmo.

Em tempo: confiram também o making of do clipe.

Há uma semana estou fazendo a tal dieta dos carboidratos, que, diga-se de passagem, não recomendo a absolutamente ninguém. Após sete dias sem comer arroz, feijão, batata, pães e massas, eis o saldo: perdi três quilos e a minha alegria de viver.

Ainda sobre o tal regime, outro dia a Aninha me perguntou: “essa dieta não te dá fome?”. Respondi: “Não. Só desgosto”.

Você conhece a obra de José Luiz Benício, artista gráfico que ilustrou os cartazes de 31 filmes dos Trapalhões, diversas pornochanchadas (dentre elas O Bem Dotado - o Homem de Itu, Histórias que Nossas Babás Não Contavam e Os Garotos Virgens de Ipanema) e outros filmes renomados como Dona Flor e Seus Dois Maridos e Independência ou Morte? Se a resposta for negativa, recomendo fortemente que você confira meu texto no Nokia Trends. ;)

Devo um agradecimento a Nelson Moraes. Ou melhor, dois. O primeiro, por ter me indicado um artigo no Overmundo que me inspirou a escrever sobre J.L. Benício, o Norman Rockwell brasileiro. E o segundo, por ter publicado em seu blog “Sax, Flauta e Cavaquinho”, um conto ge-ni-al que integra o livro Blog de Papel, do qual participei com o texto “Bons Amigos”.

Você já conhece o BlogAID, iniciativa de André Luis Suaide que no dia 22 de dezembro irá ao Centro Comunitário e Creche Sinhazinha Meirelles doar alimentos não perecíveis e brinquedos às crianças do local? Se está naquela fase complicada de escolher os presentes de Natal para amigos e parentes, que tal conferir as belas opções do Papel de Pão, blog do fotógrafo Sergio Fonseca? Já viu o Curitibocas, blog do livro que será lançado no dia 7 de dezembro, reunindo personalidades e figuras folclóricas da cidade de Curitiba?

Gostaria de sofrer de uma amnésia controlada, que me fizesse esquecer de certos livros e filmes. Algum artifício prodigioso, que me permitisse assistir a Casablanca sem saber o que vai acontecer no final. Ou ler Cem Anos de Solidão e me deslumbrar da mesma maneira que da primeira vez. Ou gargalhar com uma gag dos Irmãos Marx ou de Woody Allen com prazer sempre renovado. Ou ser surpreendido, punch no estômago, com o assassinato no chuveiro de Psicose, a revelação da identidade de Keyser Soze em Os Suspeitos, o turning point em Um Corpo que Cai. Que me permitisse sentir novamente o orgasmo literário de quando li pela primeira vez O Jogo da Amarelinha de Cortázar, romance que me obrigou a soltar um impropério escandaloso no meio da biblioteca do Bandeirantes: “- Porra, quero escrever que nem esse filho da puta!“.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Ricardo

    Morda-se de inveja, eu nunca li o Jogo da Amarelinha.
    []s

  • http://vendaproibida.blogspot.com/ Vivi

    Sorte que nunca precisei de dieta, como de tudo e sempre continuo igualzinha rsrsrsrs

    Isso, Vivi. Humilhe e mate de inveja este pobre incauto que vos escreve! :P

  • http://pablocasado.blogsome.com Pablo Casado

    Alexandre, faltou citar aqui a personagem que ilustrou a parte do post destinada ao Benício: a agente Baby. =)
    Mas lá no site da Nokia cê destrinchou direitinho a parada.
    As capas dos meus poucos pulps surrados da Brigitte são sensacionais!
    Abraço

  • http://www.design.com.br Jonas Rafael Rossatto

    Gostaria de saber se é possivel você me enviar o Coolnex Card do Blog seu, pois estou montando minha coleção hhehehhe, abraço!

    Mande seu endereço para [email protected] que a gente conversa, ok?

  • http://missbusybody.wordpress.com Mariana

    Eu sofro de um problema, que pra vc seria uma benção. eu esqueço do final de filmes, livros, etc.
    Eu tô lá vendo o flme de novo, e pensando: “mas como é que termina mesmo?”. amnésica filmica graaave.

    E não faz esse negócio de dieta, por que isso acaba com a alegria da vida da gente.

    Que puxa. Eu aqui querendo esquecer de certos filmes, e outros achando que isso é um problema. Como este mundo é injusto. ;) Sobre dieta, se você souber de alguma pílula que remove magicamente dez quilos a mais, agradecerei solenemente sua dica, Mariana. ;D

  • http://impressionante.vai.la Celso

    Adoro o Goundry, desde os videoclipes até o maravilhoso Brilho Eterno..
    Quanto a dieta, não sou o mais adequado pra falar sobre isso, peso 56kg e tenho 1,80… sim, magrelo e tonto..
    mas, no mais…
    estou indo embora..
    Abração e vê se dá uma passadinha no Impressionante!

  • http://senhoritarosa.wordpress.com senhorita rosa

    mmm. o jogo do amarelinha é tudo né? agora, eu nem desconfiava que você era rechonchudinho, menino!
    bjbj e boa sorte aí. e por favor, não enlouqueça, mais. :*)

  • http://www.blogueisso.com Leonardo Fontes

    Ih Ina, essa amnésia ainda também eu queria. Embora sempre tenha o deslumbramento quando leio Cem anos de Solidão ou qualquer coisa do Borges. O Asterion do cego Jorge até hoje me deixa besta. Mas, poxa, não ter a surpresa da identidade de Keyser Soze é covardia.

  • http://blogjaviu.blogspot.com Kellen

    Me manda essa dieta aííí hehehe eu aguento o tranco, ou pelo menos posso tentar né? hehehehehe. Tô perando!

    Kellen, antes de você se arriscar a fazer essa dieta, recomendo que você leia os textos desta página. Se ainda assim você quiser fazê-la…

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Vim dar uma olhadinha nas tuas pílulas e voltarei depois de ir dormir. Estou exausta.
    Os posters são legais, os links visitá-los-ei mais tarde. Só uma recomendação de uma pessoa que foi macérrima e hoje ainda é gorda.
    O segredo de tudo na vida, exceto o sexo, quanto mais, melhor, é a moderação. O álcool engorda muito. Ainda acredito numa dieta balanceada, à base de proteínas, carbohidratos. Apenas modere as porções. Se puder viver sem seu gateau de chocolate, faça-o.
    A dieta mais eficaz que fiz foi com as Vigilantes do Peso, com reuniões semanais de grupo. Carbohidratos fazem as pessoas felizes, no sério. Dieta de moda não resolve. Adote uma dieta balanceada, faça opções razoáveis de ingestão de umas 2.000 calorias/dia. Vigilantes é baseado na dieta do diabético, sabia? E cada 3.500 calorias não utilizadas se convertem em meio quilo que ganhamos.
    Cuide da sua saúde agora. Dieta balanceada, exercício, a dois melhor ainda, e seja feliz. Boa tarde, Alexandre Inagaki. Eu voltei para grupo de dieta por causa do diabetes.

  • Mariângela de POA

    Regime é algo abominável,eu mesma tenho que perder 5 kg por recomendação médica( e nem é muito) e não consigo começar porque eu amo comer e cozinhar ,é uma situação chata esta,por enquanto repito o mantra de uma amiga minha “não sou candidata a Miss RS” e como o que me der na telha mas estou consciente que esta mamata não pode continuar sob risco de virar uma jaca em alguns anos e isto eu me recuso, penso que uma ótima alternativa é começar alguma atividade física(eu caminho diariamente) pois a vida sedentária é o maior inimigo da saúde e agora que chegaram os 40 estou fixada nesta idéia de me movimentar mais, além de liberar mais aquele ranguitcho extra,beijo e sorte!

    Pois é Mariângela, a chave de tudo é atividade física. Ao menos caminhar é algo que faço com prazer. Mas academia… pfuf. Da última vez em que cometi o despautério de me matricular em uma, resolvi pagar 6 meses adiantados para demonstrar meu “compromisso”. Resultado: deixei a academia após freqüentá-la por… 3 dias. :P

  • http://www.literatus.blogspot.com Andrea

    Regime? Vc??? Fala sérioooo!! Agora que vc esta ficando normal vai fazer regime, Alexandre??? Lembro de umas fotos que vc era tão magrinho, tinha a síndrome de Sandy, era só cabeça, rsss Depois “encorpou” e ficou legal, agora regime…é… só pode ser final dos tempos, viu?
    Pára com isso, rapaz, vc tá ótimo do jeito que é. :)

    bjimm

    Agradeço pelas observações, Andrea, mas estou realmente precisando perder uns quilinhos pra ficar mais elegante, sacumé. :P

  • Fernanda Silveira

    Sei que voce como blogueiro antenadissimo sabe tudo antes de todos.

    Vc viu esse video abaixo?
    Gostei muito qdo vi na TV e gostaria de baixar a musica. E olha que nem fa da Beyonce eu sou!

    Beijo

    Oi, Fernanda. Sinceridade? Achei essa versão curiosamente parecidíssima com a “Irrepleceable” versão forró que o pessoal dos sites Danosse e Mução criou. E prefiro a versão forrozeira. B)

  • Rogerio

    Bom dia, vendo o titulo me deu vontade de saber se o dono do blogdobriguilino.blogspot.com é louco. Imagina que ele mandou para o Google a idéia da empresa fazer parcerias com outras grandes empresas para vender produtos com a marca das duas exemplo: Pepsi-Google, Ford-Google, Levis-Google e por ai vai. É uma boa idéia ou será que ele enlouqueceu?
    O post é: Marketing é isso

    Tá. Você realmente levou isso a sério?

  • http://alcilene.zip.net Alcilene Cavalcante

    Já te linkei lá no Repiquete. Agora você está mais forte tamém no meio do mundo.

    Ôpa, valeu Alcilene!

  • http://www.calcinhasnobox.blogspot.com Cruela

    a tv digital é para assistir o faustão com maior nitidez.. se bem que no caso dele tem é que aumentar as polegadas e diminuir o volume.

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga

    Eu quero a vida densa - de light já chega a margarina sem graça de todas as noites…
    Adorei a história da aminésia!
    boa sorte com o regime… espero que a restrição de calorias resulte em uma abundância de saborosas palavras ;)
    beijos!

  • http://maroma.wordpress.com Marília

    Ei, às vezes eu e o Rodrigo fazemos uma dieta dos carboidratos mais recente, reformulada, digamos… chama-se South Beach. Não acho tão ruim, pq adoro salada e carne… (embora seja louca por pães, faço esse sacrifício em prol de menos peso). E vc pode comer feijão, viu? Não tem carboidrato!! É pura proteína!

  • http://www.falandonisso.com Bruno Delfino

    hum…
    Interessante essas pípulas!
    Muito bom mesmo!
    hehehe
    Abs

  • http://www.redlavor.blogspot.com Milton Lavôr

    Vejo muita gente achando que a TV digital será algo maravilhoso que melhorará suas vidas e trará uma infinidade de benefícios “de grátis”. Quero só ver quando começarem a gastar dinheiro sem planejar com pay-per-view, votos em enquetes bestas e big brother’s. Ainda não vi ninguém questionar as razões dessa bonança.
    Abraços a todos

  • http://grandeabobora.com/ marcus

    Acho ótimo Denial Twist, clipe dos White Stripes dirigido pelo Gondry. É perturbador de um jeito muito engraçado.

  • http://terparpratrepar.wordpress.com Ericka

    Michel Gondry é mais conhecido como “o” cara que soluciona o cubo de rubik com os pés
    espia:

    Ericka, achei mais bacana ainda o vídeo em que Gondry resolve o cubo mágico com o nariz:

  • http://www.saberebomdemais.com Ester Beatriz

    Dieta dos carboidratos? Deus me livre!!!
    Inagaki, faço dieta numa boa quando preciso, mas desde que não me peçam pra abolir as massas e o meu pãozinho da manhã…
    Meu marido é que morre de raiva de mim, porque sou igual uma avestruz quando se trata de comer e eu como muito mais do que ele, proporcionalmente falando, mas perco peso com muito mais facilidade. Ele fecha a boca literalmente e perde a alegria de viver, como você mesmo disse, e mesmo assim é um parto pra perder os quilinhos excedentes.
    Sou da opinião de que devemos prezar a restrição da quantidade e não a restrição da qualidade. Pense nisso! ;)
    Abração!

    Ah, eu estou ciente disso, Ester. Mas, digamos assim, estou passando por um “tratamento de choque”. Já já adotarei uma dieta bem mais saudável. ;)

  • http://rodrigosantiago.net/blog Rodrigo

    Michel Gondry é um dos cineastas mais criativos de todos os tempos. Quando ele se “mistura” com o Charlie Kaufman então… Em janeiro estréia “Be kind rewind” nos EUA, espero que não demore muito a ser lançado aqui.

  • http://blog.biss.com.br Biss Lee

    Então, foi o melhor regime q eu ja fiz.
    Comer picanha com cobertura de provolone e pra acompanhar um omelete!
    Fala sério?!? Isso é q é regime.
    Afinal vc pode ir almoçar todo dia na churrascaria.
    Agora, eu to fazendo um q me faz comer um pouquinho de nada… Me da uma saudade de batata frita!!!!
    Pq o q é gostoso engorda??
    Pq?

    Biss, meu reino por um metabolismo mais eficiente!

  • http://diariodelaxitocina.blogspot.com Cíntia

    Que genial esse clipe do Gondry!!! Realmente o cara é demais, já gostava dele desde os clipes da Björk (bachelorette, por exemplo), mas esse me surpreendeu.

    Ah, e, sem querer te desanimar na dieta, eu nunca tive a disciplina para seguir uma assim sem carboidratos, mas uma amiga que seguiu e emagreceu disse que o problema é que depois o corpo dela reagia mal aos poucos carboidratos que ia podendo consumir, engordava muito mais fácil que antes. Já ouviu falar do teste de alcatt? talvez seja bem menos restritivo e me disseram que os resultados sao mais modestos mas mais duradouros.

    Sorte e cuide-se.

    Abraço

    Cíntia, adoro o clipe de “Bachelorette”. Um outro que aprecio bastante é o de “Isobel”:

    Ah, e pode deixar que eu me cuido sim. ;)

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.