Pílulas

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 05 de dezembro de 2008

Tom Zé e Caetano Veloso andaram discutindo feio em seus respectivos blogs, em um trelelê que repercutiu na Rolling Stone e no blog do meu amigo Gravatai. O imbróglio foi muito bem resumido pela Ericka: “Caetano e Tom Zé bancando Camus e Sartre via blogs”. E o Ronaldo Evangelista fechou esta discussão de boteco lembrando da faixa final do álbum Todos os Olhos (sim, é aquele mesmo da polêmica capa), gravado por Tom Zé em 1973. Trata-se da genial “Complexo de Épico”, cujos versos dizem:

Capa de Todos os Olhos, álbum de 1973 do Tom Zé

Todo compositor brasileiro é um complexado
Porque então essa mania danada
Essa preocupação de falar tão sério
De parecer tão sério
De ser tão sério
De se sorrir tão sério
De se chorar tão sério
De brincar tão sério
De amar tão sério?
Ah, meu Deus do céu
Vá ser sério assim no inferno

Alguma coisa há em comum entre compositores brasileiros e blogueiros. :P

A Defesa Civil de SC pede a suspensão de doações de alimentos e roupas por falta de espaço físico para armazenamento nas centrais de arrecadação e distribuição. Bom saber que, apesar da crise econômica, o espírito de solidariedade permanece entre os brasileiros. Mas, enquanto Santa Catarina busca sua reconstrução com o auxílio de todo o país, que tal lembrar que em Campos dos Goytacazes mais de 17 mil pessoas perderam suas casas por causa de fortes chuvas que também caíram no estado do Rio de Janeiro?

Se você já havia separado roupas e alimentos para doar para os catarinenses, por que não destiná-los para as vítimas das enchentes em Campos? Dê um pulo no blog coletivo Urgente!, escrito por jornalistas da região Norte fluminense, que informa endereços e telefones de diversos locais que recebem e encaminham doações para as milhares de famílias desalojadas e desabrigadas em Campos.

Em tempo: nos dias 6 e 7 de dezembro a Secretaria de Estado de Cultura de SP promoverá uma Virada Cultural em prol de Santa Catarina. Mais informações neste link.

Após uma conversa que tive no Twitter com a Lucia Malla, gravei um áudio no Gengibre no qual tergiverso sobre a estranheza de ouvir minha própria voz. Gostei da experiência de gravar um mini podcast, mas não do som da minha voz. |-|

A lista dos 40 melhores videoclipes de 2008 feita pela Pitchfork é boa, mas como toda lista que se preze cometeu alguma injustiça. No caso, esqueceram de citar a excepcional Amanda Palmer, vocalista do Dresden Dolls, cujo primeiro álbum solo, o saudavelmente anárquico Who Killed Amanda Palmer, certamente constará na minha lista de melhores do ano. Ao menos dois clipes mereciam menção: “Oasis”, ironicamente dedicado a Sarah Palin, e o vídeo a seguir, da música “Leeds United”, dirigido por Alex de Campi.

Eis alguns textos que andei publicando fora deste blog: Saudades antecipadas do trema, Títulos de filmes na vida real, Arquitetura, música, jóias e Oscar Niemeyer, A morte oficializada de Richey James Edwards, Capitu, os Mil Casmurros e a Globo na Web e Top 5 Começos de Romances.

Há um provérbio francês que afirma: “No mundo dos espertos, quem anda voa”. Prefiro contrapô-lo a um outro, de origem hindu, que diz: “O bem que se faz na véspera torna-se felicidade no dia seguinte”. Que assim seja.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • anyone

    Super, seu perfil no uolsites.O site do uolsite é super too!
    Congrats!

  • http://profbarcia.com Marcelo

    Muito legal esta dimensão social da Internet. Valeu!
    Att,
    Marcelo

  • http://waltercarrilho.blogspot.com Walter Carrilho

    E depois isso gera dias e dias de debate nos cadernos culturais. Céus, como é fácil gerar polêmica monga nesse país…
    abs

    R: Walter, este é definitivamente o país das polêmicas bestas. Vide o caso do Pedro Cardoso com a nudez, só pra citar o exemplo mais à mão.

  • http://languageglasses.blogspot.com/ Adriana Karnal

    Tom Zé desabafou e a mídia esquentou…
    http://anndixson.blogspot.com

    R: Adriana, creio que o Tom Zé citaria aquela música “Vá Tomar”, se fosse indagado sobre essa polêmica: “Meta sua grandeza no banco da esquina/ Vá tomar no verbo/ Seu filho da letra/ Meta sua usura na multinacional/ Vá tomar na virgem/ Seu filho da cruz”.

  • http://rostinhosbonitos.blogspot.com NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BONITOS

    O segundo é profundo o suficiente para ser repetido como um mantra…
    Beijocas,

    R: De fato, Tânia. Mas eu já tenho o meu mantra pessoal. B)

  • http://www.mejoana.blogspot.com Vivien

    Alguns comentários sobre as curtinhas:

    cada vez que vejo algo sobre Santa Catarina me dá um troço. Vi a entrevista com uma senhora que perdeu parte da família e sentiu a mão da filha se desprender da sua, levada por um puta mar de lama. Acho que nunca vou me esquecer disso.

    Caetano brigando? Vixe, que meda.

    Assim que der vou ler os outros textos, publicados em outras paragens.

    té mais.

    R: Pois é, Vivien. Sentados diante de nossos monitores, nem sempre nos conscientizamos da gravidade de certas situações. E a gente corre o sério risco de, em meio a tantas tragédias que ocorrem cotidianamente, passar batido por elas, como se não tivéssemos nada a ver com essas coisas. Até chegar o dia em que necessitarmos da solidariedade dos outros…

  • http://saudegerais.blogspot.com Marcio Candiani

    Achei muito interessante a disputa de Tom Zé com Caetano, principalmente com o texto citado.

    A capa foi polêmica por que parece uma bola de gude digamos, alojada num local inapropriado? (fiquei curioso)

    Márcio candiani Psiquiatra

    http://saudegerais.blogspot.com

    R: Pois é, Márcio. Phydia de Athayde, em uma matéria intitulada “Não é o que Parece”, publicada na Carta Capital, revelou que o olho na capa de “Todos os Olhos” não é exatamente aquele que todos pensavam que era, localizado em uma parte, hmm, mais íntima do corpo humano. O fotógrafo, Reinaldo Moraes, e a modelo, uma namorada dele, até encaixaram a bolinha de gude lá, mas os resultados das fotos não foram satisfatórios. Fizeram, então, o que era mais simples. Na descrição da matéria: “Vera tem a boca grossa. Lábios cheios de carne bem rósea. Vale tentar. Ela topa. Prefere. Senta-se no chão com a cabeça jogada na cama e faz biquinho. Uma bolinha é colocada e dali não sai. Os lábios contraídos formam frisos que em muito se parecem com o que devem parecer”. E foi assim que a boca de Vera se passou por uma outra região do corpo humano por todos esses anos, até que a matéria da Carta Capital revelasse a verdade dos fatos.

  • http://www.forrestvox.blogspot.com Tiago

    Perfeito suas Pílulas, elas devem ser diárias, sem tarifas e receitas médicas, é sempre bom tomar uma doze de conhecimento. :)

    Abraços

    R: Valeu, Tiago. Na real, já receito umas pílulas diariamente na minha conta do Twitter. :p Aquelabraço!

  • http://www.dabusca.blogspot.com Fabio Rocha

    “TelcineCult (minha TV vive ali)” - blog do Caetano Veloso. Bom saber que não estou só eu vendo esse canal. Tem eu e Caetano. :) Agora, treco que ninguém comenta e acho genial é o Café Filosófico da TV Cultura. Só não achei a dita briga no blog do Caetano… Quando minha internet discada permitir, procuro mais. :)

    (Inagaki, tô postando aqui pra variar, em vez de mandar email :D )

    R: Mr. Rocha, os links do entrevero Caê/Zé estão devidamente referenciados no post. Quanto ao café da Cultura, confesso que nunca o vi. Escreva um post sobre ele no teu blog. Isto é, se tua internet discada permitir. :roll: Em tempo: bom te ver aqui, mermón! Mais prático do que por e-mail, he he!

  • http://www.sembolso.blogspot.com Daniel

    Oi, Alexandre, tudo bem?
    O seu blog esta cada dia melhor!!!!
    Dan
    http://www.sembolso.blogspot.com

    R: Valeu, Daniel.

  • http://alfarrabium.blogspot.com Giane

    “O bem que se faz na véspera torna-se felicidade no dia seguinte”.

    Oi,Alexandre!

    A frase não é só teórica e bela.
    É na prática Amorosamente Verdadeira.
    Campos dos Goytacazes - vamos ajudar!
    E assim que tiver um tempinho, vou ouvir o podcast (curiosa para ouvir o som da sua voz - hehe) e ler os seus textos.
    E Amigo de Boas Palavras…Eu Agradeço.

    Beijos mil!!!

    R: Giane, toda vez que ouço minha voz, é como se eu lesse um novo lembrete do porquê da minha sonhada carreira musical ter fracassado antes mesmo de começar. :P Um beijo!

  • http://www.perdidanatraducao.wordpress.com Nathália

    Oi Inagaki!
    Olha, que legal o clipe da Amanda Palmer! Nem sabia que ela tinha lançado disco solo! Eu gosto bastante do Dresden Dolls, devido, principalmente, à voz única da Amanda. Muito bem dirigido o clipe!

    Mas, mudando de assunto… que criancisse essa troca de insultos do Tom Zé e do Ceatano, hein? É tempo sobrando, isso sim.

    Eu li a sua coluna sobre os melhores começos de romances, e concordo: o começo de Jardim do Diabo é mesmo excelente. Sou fã declarada do Verissimo, sou até suspeita para falar!

    Ah! Te adicionei no Facebook, ok?
    Beijos!

    R: Nathália, creio que todo mundo comete lá as suas infantilidades. Algumas mais lúdicas, outras simplesmente bobas mesmo. Mas os caras têm créditos de sobra. Assim como a Amanda e o Veríssimo. :D Um beijo, e bem-vinda à minha página no Facebook!

  • http://joaogrando.wordpress.com joao~grando

    Sabe que eu tinha feito um comentário bem interessante sobre o Tom Zé estudar a música enquanto outros a faziam simplesmente, numa relação de trabalho vs. inspiração, sendo o Tom Zé trabalho e o Caetano inspiração. Mas aí por motivos obscuros não aprovaram meu comentário. Caí na malha fina. Mas talvez tenha sido melhor, pode ser que o comentário acirrasse a discussão, que pelo que vi é mais pessoal do que eu pensara.
    Quanto aos clipes, tinha visto já através do teu Twitter, que aliás é um modo legal de ver um certo rascunho ideológico (ou simplesmente pauta) de um blog.
    E é interessante ver como todos nós temos um pouco dos top 10 para deixar de seguir (mas, claro, o que condiciona isso é o exagero). Enfim, paro para não fugir do assunto se não vou dar eu pílulas por aqui.
    Aliás, bem bom o texto “Títulos de filmes na vida real”, um problema perene no Brasil (Sideways “entre umas e outras…” ou o mais ou menos spoiler “Beijo roubado” do Wong Kar Wai… bá!).
    Mas exemplos é realmente o que não falta.
    Abraço, fera.

    R: Uia. Esse teu comentário não aprovado foi deixado no blog do Caetano, João? Com relação ao Twitter, sabe que se encaixou feito luva aquela observação da matéria do NY Times (não à toa, citada por mim primeiramente lá, depois aqui) sobre “blog to reflect, tweet to connect”? Twitter é uma ferramenta e tanto de comunicação, mas 140 caracteres são insuficientes para que certos tópicos e assuntos sejam aprofundados. Você está certo: meus tweets meio que se tornam rascunho de certos posts daqui. Um abraço!

  • http://eumeuoutro.blogspot.com/ Fred Matos

    “Alguma coisa há em comum entre compositores brasileiros e blogueiros.”

    Não apenas, meu amigo. Levar-se a sério é uma doença contagiosa.

    Grande abraço

    R: De fato, caro Fred. Quando uma pessoa perde a capacidade de rir de si mesma, começa a se perder. Um abração!

  • http://blogdogigante.blogspot.com Pandorf

    Inagaki, ontem deu num desses jornais do começo da madrugada que já podem receber mais doações. Pesquisaê!

    R: Pandorf, se você ler atentamente o post verá o link para esta matéria: “Defesa Civil de SC pede suspensão de doações”. Sim, o governo catarinense está utilizando a estrutura de outras centrais de arrecadação, mas creio que, em vez de obrigar a Defesa Civil a ampliar sua logística acarretando gastos adicionais, podemos auxiliar melhor os desabrigados efetuando doações em dinheiro nas contas anteriormente informadas neste post. Além disso, neste momento em que toda a mídia fala de Santa Catarina, é importante lembrar que há gente no Rio precisando também de ajuda, não? Um abraço.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.