O Clipe da Sua Vida (publieditorial)

Por Alexandre Inagakiterça-feira, 18 de outubro de 2011

Músicas são máquinas do tempo simples e eficazes, que nos transportam para outros momentos no exato instante em que somos tocados por certas melodias, timbres e acordes que marcaram lembranças de nossa vida.

Namoros, festas de formatura, almoços de família, dores de cotovelo, reminiscências da infância… Que atire o primeiro Mp3 player aquele que não tiver trilhas sonoras associadas a momentos especiais da vida, agindo como DeLoreans musicais que levam seus ouvintes a viajar sem sair do lugar (pense em uma pessoa que, capturada por uma certa canção no meio do dia-a-dia, devaneia alto e se imagina no meio de um videoclipe).

Imagino, pois, que uma das inspirações da nova campanha da Nextel tenha sido justamente essa capacidade quase mágica que algumas músicas possuem de virarem trilhas sonoras que transformam uma rua comum em uma locação digna de filme. Vide o vídeo “Clipe da Sua Vida”, dirigido pelo cineasta Marcus Baldini, criado para o lançamento da nova identidade visual da Nextel, que usou “Come Together” dos Beatles e cerca de 300 participantes para fazer do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro o cenário de uma festa ao ar livre. E que, na versão interativa devidamente integrada com o Facebook, aproveita fotos e contatos para criar vídeos customizados em que cada usuário vira o protagonista do videoclipe.

Quem assistiu a O Pescador de Ilusões, filme com Jeff Bridges e Robin Williams dirigido por Terry Gilliam em 1991, certamente se lembra de uma cena na qual o personagem de Williams vê a mulher pela qual está apaixonado em meio à multidão de pessoas caminhando por uma estação ferroviária. E, graças a essa visão, a estação se transforma em um enorme salão de baile. Esta cena, disponível no YouTube, é para mim a melhor e mais bela descrição audiovisual de como um momento cotidiano pode se tornar especial graças a um olhar diferenciado.

Fica aqui o convite, pois, para que você conheça a ação e o clipe de http://www.nextelseumundoagora.com.br que pode ser customizado ao integrar o site da Nextel com seu perfil no Facebook. E que me fez lembrar de uma outra metáfora, cunhada por José Miguel Wisnik, que também fala do poder que certas canções possuem: “A música é um espaço limitado, como uma tenda na qual, quando você a ouve, mora dentro desta música pelo instante que ela durar”.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Tommy Beresford

    Tudo a ver (na minha cabeça estranha) com a nota que li hoje na coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo deste 14.02.2012:

    “Domingo, na reestreia de “Sassaricando”, no Rio, uma mulher de 78 anos,
    com Alzheimer, cantou todas as marchinhas e, no fim, ainda dançou à
    frente do palco, chorando, emocionada.”

    A música como meio transforma-a-dor, sempre, inclusive do detalhe mais grão de areia do cotidiano.

    Um abraço sempre musical,
    Tommy
    http://spmusica.wordpress.com

  • http://comotomarcreatina.com Jonas Santos

    Excelente clipe, muito bem dirigido e realizado.. Parabéns aos criadores deste clipe

  • http://www.sualista.com.br Maria Edjane

    Música é a essência da minha vida…sem música não dá pra viver.

  • http://www.mochileirodigital.com.br Ubiratan

    O que eu gosto nas campanhas da Nextel é elas saem do comum e conseguem vender o produto sem nem precisar falar dele. O enfoque é no usuário. Sempre bem criativo.

  • http://wordsfeliperey.wordpress.com/ Felipe Rey

    Quem é que não tem uma música que relembre grandes momentos, não sei se vc conhece,mas para mim a música mais bonita e que mais mexe comigo é La Aurora do Eros Ramazzotti.Escuta, tenho ctz que vai adorar.

  • http://www.lumis.com.br Ju Alves

    Muito legal essa campanha! Empolgante, ainda mais com essa música dos beatles!

  • http://tchumidjo.blogspot.com/ Thiago

    Legal seu blog, vamos trocar conhecimentos?
    Abraços

  • http://lacodoinfinito.blogspot.com Tathiana

    Linda metáfora do José Miguel Wisnik!
    Bjs

  • http://neidematsumoto.zip.net Neide Matsumoto

    Inagaki,é uma honra para mim voltar aqui para beber dos seus escritos.Gostei do clip e acredito mesmo que seja verdade que a nossa vida tem trilha sonora,é só ter a sutileza de observar.Tem sim!…

    Bjs

    R: Neide, que bom te rever por aqui. :D Um beijabraço pra ti!

  • http://www.classeaflex.com.br Ramon

    Parabéns, pelas interessantes postagens

  • http://www.boaputaria.com/ julia

    Minha vida é uma trilha sonora… adorei o post!

  • http://www.aluguelcadeirasderodas.com.br Breno Aguiar

    Sempre gosto dessas iniciativas de trazer uma certa personalização para o marketing de massa.
    Isso é muito complicado de fazer, porém algumas empresas tem conseguido fazer isso muito bem…

  • http://www.lojatensordin.com.br/ J. Gomes

    Sem a música o ser humano não é ninguém, curti muito essa campanha da nextel.

  • http://www.creditopessoal.ws/ Joao Crawford

    Gostei!

  • http://www.baixarmsn.com.br Joana

    Legal, a Nextel deu uma reviravolta em seu marketing depois do lançamento do vivo direto. Bom para o cliente!

  • http://dinamicaglobal.blogspot.com Rodrigo

    Parabéns pelo blog e as matérias contidas nele, há conteúdo interessante de se ver e ler. Gostaria de solicitar uma parceria com o seu blog. Isso se daria adicionando um link na página principal de ambos os blogs indicando o blog parceiro para os visitantes. O endereço do meu blog é dinamicaglobal.blogspot.com. Aguardo sua resposta.

    Rodrigo.

    R: Não, obrigado. A propósito, recomendo a leitura deste post do meu amigo Edney Souza: “Linkar é diferente de trocar links”.

  • http://renatagmorais.blogspot.com/ Renata Morais

    Eu, particularmente, sempre digo que tenho uma vida marcada por trilha sonora. Que me recordam os melhores momentos, pessoas especiais, etc. Sabe quando você sente um perfume, um cheiro, e isso lhe remete à alguém, alguma lembrança? Algumas músicas são assim. E quantas vezes, dentro de um carro, escutando uma música, já me senti parte de um clipe, desses que a mocinha canta olhando pela janela, admirando a paisagem passar, pensando naquele cara…inúmeras vezes…rsrsrsrs!! E não vejo forma melhor de descrever ou marcar certos momentos, se não uma boa trilha sonora!

    R: Renata, você tirou as palavras da minha boca. :)

  • http://www.carstation.com.br Anita

    Eu achei esse clip muito bem mesmo, mas não tinha grande expectativa.

    R: Anita, na real, o fato é que tudo na vida é uma questão de expectativas. Quem marca encontro com uma amiga de chat esperando encontrar uma Scarlett Johansson vai ter altas chances de sair decepcionado.

  • http://semsugestaodenomes.blogspot.com Eduardo

    Sinceramente dizendo, achei a interpretação da música bem abaixo do que ela merecia. Agora, em qualidade de vídeo, é o comercial é perfeito. Muito bem realizado. Parabéns a quem fez. Só os cantores “estragaram” um pouquinho.

    R: Eduardo, sou forçado a concordar contigo: podiam ter feito uma versão melhor dos Beatles…

  • http://www.bigformat.com.br Tarina Big

    Oi,

    Muito bom esse seu blog, e me fez recordar trilhas sonoras que já à muito que não ouvia! Obrigada por nos fazer pensar nisso!

    R: Valeu pelo comentário, Tarina!

  • http://www.o-cercadinho.blogspot.com Iberê

    Seguido leio o teu blog, interessantes teus posts.
    Te escrevo pra divulgarmos nosso blog, que ainda está em processo de expansão. rsrs
    Se quiser nos acompanhar e dar umas boas risadas de vez em quando:
    http://www.o-cercadinho.blogspot.com
    Será um prazer te ter nos visitando lá, viu?
    Abração,
    Heitor, Iberê e Wanderlei
    O que é O Cercadinho? Segue uma apresentação para te situares…
    Em cada relacionamento afetivo, os envolvidos ficam restritos a um espaço, O Cercadinho, onde acontecem as interações. Em algumas fases, está cheio de “queridas” (como diria nosso amigo Iberê), mas em outros, quase vazio. O Cercadinho é o resultado das conquistas amorosas, onde cada um preenche à sua maneira e gosto. Pode ter o critério de cotas e uma de cada: loira, morena, mulata, ruiva e/ou japa. O estilo Censo do Ibope, com faixas etárias e tipos variados. Até monogâmico com apenas uma mulher selecionada.
    Neste blog, somos três homens escrevendo relatos e histórias, sem pretensão literária sobre O Cercadinho. Heitor faz o estilo confuso e rebuscado. Apaixonante e cafajeste, este é Wanderlei. Seco, direto, objetivo e um pouco bagual com sentimentos, assim é Iberê.
    Nos textos, contraste de jeito, forma de escrita, mas em todos a disputa, competição em cativar mais devotas para O Cercadinho pessoal. Não haverá limites, pudor e senso, vamos querer duelar pela conquista de cada leitora.
    Entre no nosso Cercadinho e boa leitura.

  • http://www.livrarianobre.com.br Vicente Breslau

    Na realidade achei o clipe um pouco desprovido de certas qualidades. Não sei se me expressei muito bem, quero dizer algo que te toca. Porém esse algo que te toca é muito relativo a fatos , circunstância e acontecimentos momentâneos, além do fator ambiente. Porém a proposta do clipe é muito interessante. O fator determinante para que algum clipe ou música se eternize em sua vida, nem sempre tem a ver com a qualidade dos mesmos. Ainda mais quando lembro que a trilha sonora de Rocky o lutador já fez parte das minhas preferidas.

    R: Verdade, Vicente. A percepção que temos de certas músicas, filmes e obras de arte em geral é muito subjetiva e influenciada pela memória afetiva.

  • http://neoquiproquo.wordpress.com/2011/06/04/vale-a-pena-ver-de-novo/ Neo Charles

    Ótimo post,a cena que o lendário Terry Giliam armou é mesmo incrível, nos passa uma imagem da mente do cara, o que ele estava pensando e sentindo no devido instante… sem palavras…

    R: Pois é, Neo. Essa cena concebida pelo Gilliam é uma das minhas prediletas de todos os tempos. Cineasta genial. :)

  • http://www.ocrepedesuzette.blogspot.com Rachel

    Confesso que fiquei impressionada. Sozinha em frente ao computador, moradores da casa já dormindo, me senti acarinhada com aquela festa “só pra mim”. Pra quem costuma chorar com propaganda de seguro de vida, cai como uma luva!…rs

    R: Rachel, eu não cheguei ao ponto de chorar, mas me diverti bastante vendo como meus dados do Facebook e as fotos dos meus amigos foram aproveitados na versão customizada do comercial. :)

  • http://www.sampexdesentupidora.com.br/ Sampex Desentupidora

    Eu acho esss ações da Nextel incríveis, estão de parabéns. A operadora poderia levar o sinal para outras cidades do interior também, com certeza seria um excelente negócio para o resto da população. E a música também é tocante, Beatles sempre clássico e agradável. Me lembro também da ação anterior que envolvia Fábio Assunção e os seus amigos do facebook. Muito bom!

    R: Só não digo que os Beatles vão sempre bem porque me lembro da versão cometida pelo Kiko Zambianchi para “Hey Jude”. :P

  • http://www.magazinedacasa.com.br José Guedes

    Eu achei a intenção do clipe muito boa, mas na verdade achei a interação meio fraca. Acho que estava com a expectativa meio alta.

    Sobre o comentário abaixo, acho legal no Vannila Sky quando aparece ele se imaginando na capa do Bob Dylan!

    R: José, valeu pelo seu feedback! Ah, e boa lembrança: aquela citação da capa de “The Freewheeling Bob Dylan” no filme ficou bem legal.

  • Igor Viana Müller

    Que ridículo! A prova cabal de que publicitários e atores brasileiros bebem água de esgoto, a exemplo de seus pais, quando de suas concepções.

    R: Igor, a fim de complementar sua crítica construtiva, você poderia dar um exemplo de boa propaganda? Ou você crê que absolutamente nada se salva na publicidade e na arte dramática brasileira?

    • Igor Viana Müller

      Segunda opção. Refiro-me também a toda a lusofonia. O português não passa de um dialeto do castelhano, o que condenou a todas as colônias sob seu jugo ao atraso. Todos os aspectos da cultura lusófona não passam de plágio mal-feito e o melhor para todos é que ela cesse de existir.

      “No great artist ever sees things as they really are. If he did, he would cease to be an artist.” ― Oscar Wilde.

  • http://anndixson.blogspot.com AdrianaKarnal

    Inagaki,
    já que vc falou em trilhas sonoras da vida, lembra do filme Vanilla Sky? achei o filme meio babaca, pseudo-intelectial, mas a trilha, que trilha!!! Peter Gabriel cantando Solburry Hill é de arrasar quarteirão,rsrsr

    R: Adriana, e olha que esse filme tem ainda o Paul McCartney cantando a música-tema. Podem falar o que quiser de “Vanilla Sky”, mas da trilha sonora não dá pra reclamar. :)

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.