O blog está morto mas juro que não fui eu

Por Alexandre Inagakisegunda-feira, 27 de julho de 2009

Steve Rubel, diretor da Edelman Digital, anunciou em junho que abandonaria o seu blog, trocando-o pelo Posterous, plataforma de lifestreaming de uso simples e desburocratizado: basta enviar seus posts para o e-mail [email protected] para que eles sejam publicados, dispensando o preenchimento de cadastros e a memorização de mais um login e senha.
No texto em que justificou sua decisão de trocar o blog pelo Posterous, Rubel escreveu: “O formato atual dos blogs precisa de um ‘reboot’. Creio que pessoas não têm tempo para ler tanto quanto costumavam ter. Além disso, blogs precisam estar conectados a hubs de redes sociais. O Posterous me permite fazer isso de várias maneiras, inclusive permitindo que meus leitores enviem seus comentários através de Facebook, Twitter, Backtype e Friendfeed.” Mais adiante, Rubel destaca a busca por formatos menos formais de se blogar, ressaltando que seu lifestream serve como um ponto de partida para os conteúdos que ele publica em outras redes sociais: YouTube, Flickr, Twitter, yada yada yada.

A ascensão de ferramentas como o já citado Posterous, o excelente Tumblr e o tupiniquim Yahoo!Meme, destinados a “blogueiros casuais” que não têm muito tempo e procuram por meios mais simples e descomplicados de se produzir e compartilhar conteúdos, é o reflexo de tempos em que temos perfis em diversas redes sociais e cada vez mais somos impactados por informações que vêm de feeds, Twitter, janelas do Messenger, inúmeras abas abertas em seu navegador. Quem lê tanta notícia? Quem tem tempo e saco para atualizar tantos perfis?
E ainda nem citei o maior “vilão” dessa história: o Twitter. Charles Arthur, editor de tecnologia do The Guardian, publicou um artigo em 24 de junho com o seguinte título: “A Cauda Longa dos Blogs Está Morrendo”. Seu texto menciona uma matéria do New York Times, também de junho, relatando que 95% dos blogs monitorados pelo Technorati não haviam sido atualizados nos últimos 4 meses, e imputando esse abandono à migração dos “traidores do movimento” para mídias sociais como o Facebook e, especialmente, o Twitter. Afinal de contas, o Twitter oferece conteúdo imediato (redigir posts de blogs é uma tarefa muito mais trabalhosa do que compartilhar palpites e insights em até 140 caracteres) e reações quase instantâneas, seja na forma de RTs, replies ou novos tweets amplificando conversas e debates.

Eu, que abandonei este blog por mais de um mês, creio que já deixei mais do que subentendida minha concordância com a opinião de Steve Rubel a respeito da necessidade de se repensar o formato da ferramenta. Ultimamente, tenho produzido ou sociabilizado conteúdos quase que diariamente em outros sites como Twitter, Tumblr, Meme e minha página de itens compartilhados no Google Reader; mais simples, informais e interativas. Mas não posso imputar o abandono deste espaço só a isso. Excesso de trabalhos e procrastinação também fizeram com que eu me tornasse um ex-blogueiro. Preciso reinventar esse espaço, torná-lo mais dinâmico e integrado a minhas outras atividades online, fazendo deste blog um lifestream; contratar um programador e um designer estão em minha lista de tarefas.
Não, não creio que os blogs vão morrer, do mesmo modo que a televisão não acabou com as rádios e a internet não chacinou a mídia tradicional. O caminho por certo está na integração de mídias. Particularmente, penso que a saída está em amalgamar a simplicidade do Tumblr com a dinâmica do Twitter, sem deixar de lado as novas possibilidades de multimídia, assim como a apuração e a consistência de posts que necessitam de mais do que 140 caracteres para se contar uma boa história. Resolver essa equação é o desafio que os blogueiros que não querem nem podem se acomodar devem enfrentar.
Uma leitura inspiradora é a entrevista que Scott Rosenberg, co-criador do site Salon.com, concedeu à revista Time, em uma matéria sugestivamente intitulada “The Evolution of Blogging”. Nela, Scott comenta as mudanças que o microblogging está impondo aos blogs sob um ponto de vista positivo: “O Twitter está redefinindo os blogs como lugares nos quais você expressa coisas que não consegue dizer em 140 caracteres. Ironicamente, está tornando o ato de blogar mais substancial. No começo, blogs eram considerados triviais, mundanos e repletos de posts sobre o que você tinha comido no almoço. Essas mensagens agora estão no Twitter - junto com outras coisas, é claro - enquanto blogs podem servir como uma esfera pública para a discussão de ideias, assim como um local onde pessoas exercem sua criatividade e autoexpressão.”
Bem, que assim seja. ;)

* * * * *

P.S. 1: O título deste post é uma paráfrase de um livro que José Paulo Paes, um dos meus poetas prediletos, publicou em 1988.
P.S. 2: Concedi uma entrevista à Revista Capitu falando de livros. Nela, falo de dedicatórias e anotações, revelo como (des)organizo minha biblioteca pessoal e divago sobre A Margarida Friorenta, primeiro livro que ganhei na vida. :roll:
P.S. 3: Hoje é meu aniversário. Talvez isso ajude a explicar este momento auto-reflexivo. B)

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://sparamaiores.blogspot.com birapcbira

    ótimo artigo valeu cara!

  • http://www.v4y.org/ discount ray ban sunglasses

    i thought you were going to chip in with some decisive insght at the end there, not leave it with 锟斤拷we leave it to you to decide锟斤拷.

  • http://ilias2010.com/enjoy-your-own-vacation-using-hawaii-vacation-packages Tawnya Noyd

    Astounding nevertheless Alaska’s individual international delegates just lately presented the bill inside The legislature that would exempt a couple of their particular many cherished nationwide woods through defense against logging as well as road-building. The woodlands not merely provide an environment with regard to animals just like grizzly holds, bald silver eagles, and also dull pups, they’re crucial for the nearby doing some fishing and vacation industrial sectors.

  • http://sopiinha.blogspot.com/ Alessandro P. B. Duarte - sopiinha

    Cara muito esse seu trabalho… Agora estou aqui pra lhe pedir uma ajudinha… estou com um projeto para mandar pro CNPQ sobre redes e educaçao e gostaria de sua ajuda! desde ja lhe agradeço caso interesse me mande um e-mail. vlw

  • http://mobilioo.blogspot.com Pedro Mobilio

    Manter um blog é quase impossível. Se puder, dê uma olhada no meu. Abraço

  • isolamento térmico

    muito bom

  • http://luisqueimado.zip.net José Luís Queimado

    Felicitações, Alexandre Inagaki! Felicito-o porque pude observar a sua grande capacidade de raciocínio e a sua facilidade em concatenar as ideias para expressá-las. Realmente, não o conhecia. Mas, fortuitamente, “caí” no seu blog - que já está “morto” -, e pude tirar muitas lições e pensamentos convincentes daqui. Eu não uso Twitter, nem tenho tempo para postar pensamentos em meu blog, mas sou fã desta nova tecnologia que nos proporciona uma inter-relação com os que estão mais distantes. O seu “blog cadáver” é uma das raras pérolas no mundo dos blogs, pois são poucos os que se interessam em partilhar o conhecimento! Esse é o motivo de você ser parabenizado por este desconhecido! Até mais!

    R: Olá José, obrigado pelos feedbacks. Diria que meu blog está em estado de criogenia, mas desperta em breve. B) Um abraço e valeu pela visita!

  • http://www.supertech-comp.com.br Supertech Componentes

    essa imagem retrata o vício que está virando a internet e o mal uso do pc.
    tem gente comprando pc só pra entrar no msn e copiar trabalho escolar … oh my god

  • http://www.supertech-comp.com.br Supertech Componentes

    Pensar enlouquece as vezes , mas muito bom o conteúdo deste blog :)

  • http://r4f4.eai.fm r4f4

    Fiquei surpreso com a franqueza, é fato essa confusão de ferramentas diferentes pra um fim semelhante podem dificultar um pouco as coisas, boa sorte nesse novo momento ;)

    R: Não creio que dificultem, r4f4. Penso que caminhamos para um processo de integração de todas as novas ferramentas que surgem. Um abraço!

  • http://lisosapiens.blogspot.com Murilo Lima (@unidadelivre)

    Inagaki,

    Realmente compartilho com você a idéia de que as redes sociais mudaram drasticamente a vida dos blogs. Mas de uma forma positiva (por enquanto). As redes sociais, principalmente o Twitter, são usadas em sua maioria para divulgação de notícias e debates sobre as mesma, contudo, é nos blogs e portais que estão estas notícias.

    O trivial e os comentários das notícias ficam nas redes sociais. Restando aos blogueiros a responsabilidade pela qualidade da notícia que circulará nas wikis.

    Trata-se mais uma vez do processo descrito por Darwin onde precisaremos evoluir e isto não significa se seja ruim. Muito pelo contrário.

    Ótimo post!

    Murilo Lima
    @unidadelivre

    R: Valeu pelo comentário e pelas boas observações, Murilo. Um abraço!

  • http://gehspace.com/arte-cultura Alexis Kauffmann

    Alexandre, meu primeiro Tweet foi em April 1st, 2008, de antes do “boom” no Brasil (o Twitter só foi descoberto tardiamente neste ano, pela revista Época). Então, o que eu disse não é “preconceito”, é coisa de quem está lá. Você não respondeu à pergunta: de cada 1000 tweets que você recebe, quantos são relevantes? É um muralzinho onde se cola post-its.

    Depois, dizer que algo ou alguém “morreu” é declaração séria demais para ser encarada como “brincadeirinha inocente”. Imagine que eu resolvesse dizer no meu blog: “Inagaki está morto, mas não fui eu”. Você poderia me processar.

    E olha que eu não sou um blogueiro com a importância que você tem sobre a formação de opinião em sua mídia! Se o Inagaki decreta a morte de alguma coisa, queira ou não, Alexandre, muita gente vai levar ao pé da letra e acreditar.

    Fora que essa balela está sendo espalhada por aí a sério. Por exemplo, Cora Rónai, hoje, do alto de sua tribuna formadora de opinião, publicou uma blogagem dizendo que os blogs são “espécie em extinção” com a bênção de Carlos Alberto Teixeira e da blogueirada que diz amém a tudo que ela diz.

    O fato é que todas as pesquisas mostram, ao contrário, CRESCIMENTO nos índices de leitura de blogs. Mais ainda: mostram que os blogs são visto como tendo MAIOR CREDIBILIDADE do que os jornais tradicionais.

    Então, qual é o interesse por trás dessa campanha movida por jornalistas brasileiros para dizer “o blog morreu”?

    Será que tudo não começou com este artigo aqui? Será que a Cora leu seu blog e não entendeu que era piada?

    Para não dizer que falei em pesquisa mas não citei fonte, vou dar uma referência para quem quiser dizer que “o blog morreu” como se isso fosse fato, em vez de conversa fiada de gente desinformada: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2009/06/26/mulheres-americanas-preferem-blogs-a-redes-sociais/

    Abraços,

    R: Caro Alexis, o mesmo questionamento que você faz a respeito de quantos tweets são relevantes pode ser aplicado a qualquer plataforma de publicação na Web. Quantos blogs, quantas notícias em portais, quantos sites são efetivamente relevantes?

    Outra coisa: vamos ter um pouco de bom humor, pôxa. Já foi escrito, por exemplo, um texto intitulado “A Morte de Alexandre Inagaki” em idos de 2002. Se eu fosse sisudo, carrancudo e levasse a ferro e fogo qualquer brincadeira ou discussão na internet, mesmo assim teria o bom senso de pensar duas vezes antes de sair processando alguém. ;)

    De resto, discussões sobre a suposta morte dos blogs já ocorrem no exterior há tempos. Recomendo que você, que diz ser especialista em SEO, fique mais atento às conversações que ocorrem há tempos no exterior. Em agosto de 2008 Sarah Perez escreveu o post “The Future of Blogging Revealed”, e em outubro de 2008 foi a revista Wired que publicou um artigo intitulado “Twitter, Flickr, Facebook Make Blogs Look So 2004″. No mínimo, é falta de informação (ou excesso de teorias conspiratórias) afirmar que estas discussões são uma “campanha movida por jornalistas brasileiros”.

    Por fim, afirmei, tanto neste post quanto na entrevista que concedi ao Estadão, que os blogs ainda têm muita lenha a queimar. Abraços.

  • http://prosainterativa.wordpress.com Nanda Nogueira

    Querido Inagaki.
    1º Espero de verdade, que você tenha gostado do presente da Stefhany (#fuieuquefiz!kkkk!). De novo e sempre superparabéns.
    A respeito deste seu post reflexivo ele é muito pertinente acho que para todos que usam e trabalham na Internet. Eu mesma estou redirecionando o meu blog para um dominio e tem sido uma dificuldade visto que cada dia tem zilhões de coisas novas surgindo por aqui e as outras redes sociais mesmo sem querer (querendo) nos absorvem mto. Afinal, sinceramente, eu prefiro “passar” o tempo que passo no Twitter lendo, aprendendo, trabalhando, divertindo e lógico tuitando do que focando em nosso blog. Sem contar na velocidade das informações.
    Muitas pessoas dizem que essas redes não atrapalham os blogs, muito pelo contrário, auxiliam na criação de novos posts. Mas quando você pára para escrever sobre a gripe suina, por ex. já vem a Globo e a Record e resolvem “ficar de mal” explicitamente (patetico isso, mas enfim é noticia).
    Atrelado a isso temos novas redes sociais surgindo todo dia, mostrando seus diferenciais e implorando por um pouquinho de atenção.
    Para mim falta uma interatividade real entre estes meios e redes para que tudo que postamos seja uma unidade que pode ser “apreciado” e apresentado de forma mais dinâmica e prática para os nossos leitores.
    Abraços

    R: Olá Nanda, antes de mais nada parabéns: ficou bem bacana aquela ação com a Stefhany. B) Sobre o seu comentário, creio que uma das funções mais interessantes do Twitter é a retroalimentação que pode ser feita com blogs. No Twitter, encontramos pautas relevantes e o zeitgeist online das principais conversas que estão acontecendo na rede. Depois, com o post publicado, é no Twitter que teremos uma das principais fontes de divulgação e de feedbacks. De resto, creio que a implementação, nos blogs, de ferramentas de social media comments como o Disqus e o Chat Catcher ajudará a dar essa “interatividade real” citada por você. Um abraço!

  • http://www.portalmeira.com Hugo Meira

    Parabéns pelo texto e pelo aniversário =D

    O problema que vejo é que 140 caracteres resumem e tornam supeficial qualquer análise, por isto creio que os blogs não vão desaparecer, mas se tornar mais selecionados…

    R: Hugo, a dinâmica do Twitter não foi feita para análises mais aprofundadas. Twitter é para compartilhar informações de forma rápida e disseminar conversações como se fosse um MSN público. Blogs certamente não desaparecerão, mas terão seu papel modificado com o advento de novas ferramentas. Um abraço!

  • http://www.amalgama.blog.br/08/2009/a-estreia-de-sergio-leo-na-literatura-resenha-e-entrevista-com-o-autor/ Amálgama

    A estreia de Sergio Leo na literatura. Resenha e entrevista com o autor
    por Daniel Lopes - Os primeiros contos de Mentiras do Rio, principalmente, trazem boa dose de humor. Do meio ao final, nem tanto. Aposto que foi por causa do humor que o jornalista (repórter especial e colunista do Valor) e blogueiro Sergio Leo cati…

  • http://www.alfarrabium.blogspot.com Giane

    Oi, Alexandre!

    Então deixa eu ver…
    O blogueiro que acompanho há um tempão, um dos responsáveis por eu ousar postar minhas grafias no meio virtual, agora é “ex-blogueiro”? “Buáááááááááá´!!!!!”
    “Bão” e existe “ex-blogueiro”? Dúvido! ;)
    Em todo o caso - eu também ando “flertando” com o Tumblr e já estou “twittando” - seria inevitável que um garoto curioso como Você não partisse para novos rumos e no caso do meio virtual, novas ferramentas.

    Parabéns, Menino e como tudo por aqui, que Você se renove sempre.
    Esqueça um pouco o “momento auto-reflexivo”.
    Hoje Você comemora; amanhã Você contabiliza.

    Beijos mil e Feliz Aniversário!!!

    R: Oi Giane, brigadão pelos parabéns. :D Mas olhe, se antigamente eu até acreditava que ex-blogueiros eram tão raros por aí como encontrar anões albinos, hoje em dia vejo muita gente boa, como o Ruy Goiaba ou as Garotas que Dizem Ni, que desencanou dos blogs em um caminho até agora sem volta. Renovações são saudáveis, novas ferramentas têm mais é que serem experimentadas, a vida segue em frente e vamos que vamos! Um beijabraço pra ti!

  • http://www.floresnajanela.com Nathália

    Também duvido que os blogs desapareçam. Imagino que seja natural essa migração, ainda que parcial, para outras mídias e ferramentas. O que não vale é sumir de vez, viu? Beijos!

    R: Nathália, seja no Blip, no Tumblr ou no MSN, as pessoas acabam me encontrando por aí. B) Um beijo!

  • http://www.twitter.com/atilaVELO atila VELO

    Muito, muito, muito interessante. Descobrir seu post abriu minha visão, que estava perturbada após experimentar o Tumblr. A diferença entre o Twitter o Blog tradicional era clara, mas o Tumblr parece um meio termo… talvez seja o fruto desta revisitada. Outra coisa em que eu devo concordar é que cada vez mais o blog consistente torna-se fonte de informação e sabedoria, enquanto o microblogging acolhe o lifestream, pensamentos rápidos e memes.

    Enfim, parabéns pelo ótimo post (talvez o último, rs), com excelente reflexão e antevisão.

    Um abraço.

    R: Olá Atila, pode ter certeza de que este blog não acaba tão cedo assim. Vai se reinventar, porque a gente precisa constantemente se reciclar vida afora, mas ainda perdurará por muito tempo se depender da minha vontade. :D Um abraço!

  • robson

    eu estava ouvindo a radio cbn quando o locutor indicou este blog
    que e muito interessante e que poderiamos passar o dia olhando ele
    muito interessante msm vou tirar um tempo so pra isso rsrs

    R: Sério, Robson? Puxa, pena que não ouvi quem da CBN recomendou meu blog. :D

  • http://gehspace.com/arte-cultura Alexis Kauffmann

    O ano era 1974 e a musiquinha começava assim:

    “Não existe nada mais antigo
    Do que caubói que dá cem tiros de uma vez
    A vó da gente deve ter saudade do zing-pou
    Do cinto de inutilidades”

    Depois de falar sobre as maravilhas do novo mundo em que tudo era novo e colorido, a musiquinha terminava assim:

    “Morcego velho, bangue-bangue de mentira
    Vocês já eram
    O nosso papo é alegria”

    A expressão “já era” caiu em desuso, mas a mania permanece.

    “O blog está morto” ou “o blog já era”, é tudo a mesma balela. Veja o morcegão renascido nas telonas que não me deixa mentir.

    As coisas não funcionam assim. Tudo tem uma função própria.

    A função do site tradicional é expor idéias e conceitos de forma mais ou menos permanente - ou, pelo menos, durável. A função blog é facilitar a expressão do pensamento sobre temas atuais e prementes, de forma mais aprofundada. A função do Twitter é facilitar a expressão rápida de uma impressão superficial.

    Dizer que “o blog morreu” é besteira, é como dizer que a necessidade de se aprofundar morreu. O Twitter só faz tanto sucesso porque tanta gente não consegue se aprofundar em nada e odeia quem quer se aprofundar em alguma coisa.

    Quanto mais gente semianalfabetizada tiver acesso à internet, mais sucesso farão serviços como o Twitter, que servem apenas para emitir grunhidos.

    Ninguém sequer inicia um processo de pensamento em 140 caracteres. No máximo, redige slogans.

    Exatamente por isso os marqueteiros estão desesperados atrás de uma fórmula para ganhar dinheiro no Twitter. Que maravilha não precisar se aprofundar na argumentação para vender! Digite um slogan e, pronto, seu objetivo foi atingido!

    Da mesma forma, os veículos de comunicação, políticos e jornalistas em geral aaaadooooraaaam o Twitter. Imagine, você pode dizer a mentira que quiser e ninguém poderá refutar! Afinal, quem consegue refutar qualquer coisa em 140 caracteres?

    Fala sério, Inagaki, de cada 1000 tweets que aparecem no seu stream, quantos são relevantes, acrescentam alguma coisa de útil, realizam alguma tarefa, cumprem uma função, ajudam em alguma coisa? 1? 2?

    O blog não morreu. Apenas cede espaço para outros veículos que cumprem outras funções, como o rádio não matou o jornal impresso e etcétera, esses exemplozinhos lugares-comuns que você citou.

    R: Alexis, antes de mais nada é importante lembrar que o título do post é tão irônico quanto o nome do livro citado por mim no post-scriptum. É meio vergonha alheia ter de ficar explicando esse tipo de coisa, uma vez que eu imaginava que está mais do que subentendido que um post falando da “morte” dos blogs, assim como o livro de poemas do José Paulo Paes falando da morte da poesia, só poderia ser irônia, mas o tom do seu comentário me fez ver que nem sempre os destinatários captam o espírito de um texto a partir de uma leitura desatenta e arraigada de pré-julgamentos.

    Do mesmo modo, me espanta esse conservadorismo implícito em seu comentário, Alexis. Você age com relação ao Twitter do mesmo modo que, em 2001, jornais e revistas tratavam blogs como “diariozinhos virtuais”, usados para difundir confissões de adolescentes e bobagens cotidianas. A sua observação preconceituosa, de que “gente semianalfabetizada” está usando o Twitter, já foi feita há dez anos quando os blogs surgiram.

    Hoje, em 2009, está mais do que claro que as pessoas e instituições que menosprezavam blogs tiveram que dar o braço a torcer; os blogs tornaram-se mainstream. Virou lugar comum ver políticos, artistas, jornalistas de portais ou não, empresas mantendo os seus próprios blogs. Eles também “adoooooooram” a blogosfera, meu caro; mas, do mesmo modo, há escritores, ilustradores, jornalistas investigativos, artistas usando o Twitter. Criticar uma ferramenta achando que seu uso é restrito a “gente semianalfabetizada” ou “marqueteiros”, sim, me soa a uma besteira preconceituosa, antiquada e de uma obviedade empobrecedora e ululante; coisa de gente que sequer experimenta uma novidade e já a desdenha arrogantemente, por considerar-se um “expert”.

    Ferramentas tornam-se mais ou menos úteis de acordo com o uso feito por seus usuários. Assim como há pessoas que usam o Twitter (ou um blog, ou um bloco de anotações, ou qualquer outra interface) só para dizer o que comeu no café da manhã, há outras que aproveitam seus tweets para informar como anda o trânsito, divulgar links interessantes, reportar por meio de um celular ou smartphone a repressão no Irã ou uma prisão injustificada em Salvador, postar microcontos ou conversar sobre os mais diversos assuntos por meio de replies de tweets.

    Por fim, creio que desdenhar do Twitter, do Plurk, do Identi.ca ou de outras ferramentas de microblogging por conta da limitação de caracteres me soa como se um crítico menosprezasse formas de poesia como o hai-kai porque elas se limitam ao uso de 17 sílabas, enquanto poemas épicos têm centenas de versos. Desde quando é preciso ser verborrágico para passar uma mensagem relevante?

  • http://www.virtualz1.com/ AndersonZ1

    Inagaki, ñ creio que os Blogs morrerão com a chegada do Twitter, Tumblr e etc, acho apenas que com eles, os Blogs se tornarão melhores, e também que começarão a existir menos Blogs, porém, todos com muito mais qualidade…

    Pq eu digo isso:

    Pense comigo, com o Twitter e seus derivados, menos pessoas farão Blogs para mostrar seus pensamentos, isso pq poderão dizer tudo isso nesses serviços, deste modo, os Blogs apenas serão criados por aqueles que tem um projeto, e ñ por aqueles que querem dar suas opiniões… e com o Twitter, as informações correm muito rápidas, deste modo, os Blogueiros ficarão mais antenados com o assunto de seu Blog, sendo assim, os Blogs ficarão ainda mais ricos…

    -
    AndersonZ1.

    R: AndersonZ1, creio que ainda é cedo para profetizar qual será o futuro dos blogs. Se ficarão mais ricos ou se serão esvaziados por conta de outras ferramentas, não sei realmente. Posso até palpitar que, com a proliferação da banda larga e o acesso mais fácil a ferramentas de multimídia, mais e mais blogs usarão sites como Vimeo e Gengibre para postar áudios e vídeos, por exemplo. O Twitter, por conta de problemas de escala e segurança, poderá ser substituído pelo Identi.ca, por exemplo, um sistema de microblogging descentralizado, que pode ser instalado em seu próprio hosting. Mas quem sabe o que realmente virá? De qualquer modo, fico com essa convicção: é preciso não ficar estancado no tempo, experimentar as novidades e aproveitar o que há de melhor em cada nova ferramenta.

  • http://www.chocolatteaoleite.blogspot.com Lili

    Sinceramente? Do Twiter eu não consigo ficar fã. Não rola, não sei explicar.
    Acho que a linguagem dos blogs (dos bons sobretudo) tem vida garantida.

    Feliz aniver super atrasado, mas sincero.

    Abraço.

    R: Oi Lili, obrigado pelo comentário. E Feliz Desaniversário pra você! :D

  • http://www.sovimpraescrever.blogspot.com Petit.Gabi

    Não gosto nem de pensar em morte dos blogs… rs Logo agora que adentrei nesse mundo e estou gostando tanto!

    E esse Twitter, hein… Vicia MES-MO! Mas, eu, particularmente gosto dele mais porque fico sabendo de muita coisa bacana através dos twitteiros amigos/famosos/anônimos.

    Obrigada pela atenção, viu… Apesar de ocupado com tanta gente querendo contato contigo, você consegue ser gentil com todos (ou quase todos, ninguém é perfeito assim rs) e eu me sinto lisonjeada com sua reciprocidade!

    Bj! Bj!

    R: Gabi, com relação à reciprocidade devo confessar que aprendi valiosas lições com gente como o Maurício de Sousa, que no Twitter tem mostrado ter uma paciência exemplar buscando dar replies a quem o segue por lá. Se o Maurício, com todos os afazeres que tem e aos 73 anos de idade, consegue, a gente não pode se contentar com pouco, certo? Um beijo!

  • Anônimo

    Aeee, feliz aniversário então (um pouquinho atrasado)! Viva os leoninos!
    Quanto a mudança de blogs para outras ferramentas como Tumblr, não consigo entender uma coisa, qual a diferença substancial entre blogs e Tumblr? O esquema não é igual: login, senha, postagem, etc?
    E concordo que os blogs estejam sendo reservados para coisas mais substanciais.

    R: Ju, crie um Tumblr pra você sentir a diferença, desde o layout até a maneira facilitada de publicar conteúdos. Eu recomendo. :P Um beijo!

  • http://alcinea-cavalcante.blogspot.com Alcinéa Cavalcante

    Feliz aniversário, querido!
    Eu continuo apaixonada por blog. Aderi ao twitter, mas não largo meu blog de jeito nenhum. Estou dando uma repaginada nele, vamos ver como fica.

    R: Olá Alcinéa, é sempre bom encontrá-la por aqui! Sobre a bola da vez, creio que blogs sempre terão o seu espaço. Mas é bom sacudir a poeira de vez em quando… Um beijabraço!

  • http://anomia.blogueisso.com Emerson Damasceno

    O Twitter se aprimorará e talvez passe. Os blogs, ou qq outra plataforma que lhes incorpore a praticidade que nem o Twitter oferece (publicar coisas apenas nosssas), será mantido. O Twitter, ainda é um grande Hype. Vamos ver no que dará. Doido de quem cerrar as portas dos blogs antes :) É ou não é nossa melhor assinatura, à exceção dos que tem apenas a dizer tudo em 140 movimentos…
    abraços anômicos, Mestre Ina!

    R: Pois é, cumpadi Emerson. Blogs continuam sendo portfolios online bem mais interessantes que perfis no Twitter. Mas, para que mantenham a relevância de tempos atrás, precisam se reinventar… Aquelabraço!

  • André

    De fato, fazer blog é algo complicado, mas acho mais complicado quando é de um assunto muito específico. Blogs gerais são mais vivos justamente por poderem falar de qualquer coisa.
    Já os muito específicos acabam por ter problemas para serem atualizados com maior regularidade e, em alguns casos, quando a fonte cessa, cessa também a frequência das postagens. Em todos os casos, alguns podem até se tornar cult.

    Sobre Twitter, confesso não ter muito interesse no mesmo, até por meus pensamentos não caberem em 140 caracteres.
    Sobre o futuro dos blogs? É cedo para saber se acabarão, até por serem mídia mais ou menos solidificada. Porém, como a internet é de ondas, ninguém pode descartar uma possível ida para onde estão o Altavista e o Metacrawler, que outrora pareciam muito sólidos.

    Em todo caso, sinto não ter mais a empolgação que tinha com a rede em outros tempos, talvez por conta de sua vulgarização. Se era uma espécie de barato de ver os meteorinhos do Netscape caindo, não saberei. Talvez seja também aquele lamento de ver que o coletivo perdeu a mão de uma porrada de coisas boas.
    Em 2004, estava extremamente empolgado com o Orkut e, por causa dele, reencontrei amigos que não via há um belo tempo, bem como entrei em uma série de comunidades pra lá de interessantes. Atualmente, ao entrar no site azul, só tomo conta das comunidades que modero e olhe lá. Entrei no Facebook, mas juro que até agora não sei o que fazer lá, bem como o site, de tão parado que é, gera-me uma associação quase sinestésica com algum britpop daqueles bem deprês. Não acho por lá qualquer assunto que me interesse e que tenha comunidades com um quórum suficiente para gerar debates decentes.

    Ainda que desvirtuadíssimo, o Orkut ainda tem aquele quê de “Bebete Vãobora” que poderia ser revivido com mais força se houvesse um pacto coletivo entre os donos de comunidades para apagarem toda sorte de bobeira que prejudica o site como um todo (joguinhos, tópicos idiotas, expulsar sumariamente spammers, essas coisas). Tudo bem que o número de brasileiros no Facebook vem crescendo e o que notei por lá é que joguinhos são sumariamente reprimidos pelo coletivo, o que é ótimo. Porém, ainda falta alguma comunidade que consiga catalisar o pessoal. Tendo perfil no Orkut desde 2004, sou testemunha viva da existência da “Solteiros de Sampa City”, que por muito tempo foi um esteio dos mais seguros e classudos do site azulzinho, ainda que infelizmente tenha se degringolado, não por causa dos joguinhos idiotas, mas por outros fatores que considero serem decorridos de escolhas equivocadas, escolhas essas que me fizeram parar de participar da comunidade em questão. Estão faltando comunidades classudas e com um sentido de lugar agradável para se participar.

    BTW, feliz aniversário ao dono do blog.

    R: André, de fato não consigo visualizar você entrosado com o Twitter. Do mesmo modo, diga-se de passagem, que não entendo como a sua loquacidade - muito bem-vinda em comentários, devo dizer - não encontra um repouso em um blog pessoal seu. Sobre o Orkut, acho uma pena que os usuários que gostam de criar tópicos, interagirem e debaterem ideias acabaram por fomentar rejeição pelo site; apesar das críticas já clichezentas de que a rede social do Google anda nivelada por baixo, volta e meia encontro muitos debates interessantes dispersos em uma e outra comunidade. Diga-se de passagem, ainda acesso o Orkut quase que diariamente, por conta da comunidade dos torcedores do Guarani Futebol Clube.

  • Anônimo

    Parabéns, Inagaki! Muitos posts pra gente!
    Sobre o twitter matar os blogs, na verdade você disse bem: são ferramentas que se complementam. É uma reclamação constante eu ler que pessoas abandonaram seus blogs porque passaram a twittar mais.
    Mas eu ainda não consigo imaginar os blogueiros parando de blogar. Com o tempo todo mundo saberá conciliar as coisas.
    Eu tô postanto super pouco mas não tem ver com outras plataformas de blogagem. Espero voltar em breve.
    Mais uma vez, parabéns!
    Um beijo!

    R: Pois é, Patrícia. Será tudo questão de balancear devidamente as ferramentas. A gente esmorece e balança, mas não cai! Um beijabraço procê e FORÇA SEMPRE, como diziam os encartes dos LPs da Legião!

  • http://www.ladybugbrazil.com Lucia Freitas

    Antes de mais nada: parabéns, Inagaki! Nada como ler um bom post teu pra lembrar de atualizar o posterous e largar os blogs só um pouquinho.
    beijo

    R: Oi Lucia, brigadão pelo pulinho aqui. Um beijão pra ti!

  • http://www.qualquerum.com Cláudio Rúbio

    Ô, moço! Que é isso… Muito obrigado pelas palavras. Imagina… Você é o cara! :-)

    Olha, seu Alexandre, parece castigo, mas o Twitter também tem seus gatos.

    Cheguei lá no comecinho, ajudei a testar umas coisas.

    E tudo ia bem com o @claudiorubio até que… o Twitter acabou com meu login. Matou meu usuário, cancelou minha conta e não tinha jeito de voltar.

    Criei outro usuário no fim de semana, @crrubio, adicionei 5 amigos (você está lá, claro, com a Cora, a Rosana…) e eu ia já colocar os outros de sempre, divulguei, já tinha três followers e…

    Hoje, às cinco horas, passaram a mão na minha listinha de followers. Isso mesmo. Surrupiaram meus três leitores. Ahahaha…

    Que sacanagem.

    Mas a gente ainda insiste.

    Como eu disse, ele é o ponto alto da internet que o povão conhece, em termos de ferramenta de comunicação, de diversão, de graça, mas, tá meio grogue.

    O coitado do passarinho está mesmo gordo, inchado, comendo toucinho em vez de larva. Espero que não tenha diarréia.

    E vamos nós.

    Que é a sina do internauta. Ehehehe…

    Abraços!

    R: Caro Cláudio, o Twitter às vezes tem desses bugs soporiferamente desmotivantes. Por vezes, me faz lembrar do Orkut em seus primórdios (fevereiro, março de 2004), quando ainda punia com “cadeia” suspendendo usuários sem maiores justificativas. Tecnologias são maravilhosas; quando funcionam. Mas enfim, por via das dúvidas estou lhe seguindo por lá nos dois perfis, até que o senhor equalize de vez essa esquizofrenia virtual. :D Abraços!

  • http://tchela.blogspot.com Tchela

    Primeiro, parabéns! Espero que tenha tido um aniversário feliz.
    Segundo, está mesmo complicado manter um blog, o meu não morreu (ainda), mas está em coma induzido. Eu estou no Twitter há pouco tempo e já achei ótimo, sem compromisso com textos longos e sérios, tudo a ver com meu momeno atual.
    Beijo

    R: Oi Marcela, o aniversário foi bom sim, obrigado! Quanto a blogs, você não crê que eles vivem ciclos? A gente pode até deixá-los em estado de criogenia, mas logo logo retomamos as atividades. Um beijabraço, e que seu blog volte em breve a manter o ritmo de antes!

  • http://anndixson.blogspot.com Adriana

    O twitter está para o blog assim como o msn está para o e-mail.Não acredito que irá morrer, mas deve segmentar mais.Espero que o seu não se vá, pois adoro oquando vc escreve.textos bons não são assim tão frequentes…Ah, e parabéns!!!

    R: Adriana, este blog será reinventado, para que mostre as atualizações diárias que faço em outros espaços online como o Twitter, o Tumblr e o Google Reader. Não vai morrer, pode deixar. ;)

  • http://cinemagia.wordpress.com/ Tommy Beresford

    Continuo com os blogs e nao abro.

    Alias, com meus varios blogs.

    Mesmo tendo Twitter e admirando muito a nova moda, prefiro ter mais de 140 caracteres para falar, mesmo que nem sempre com o conteudo que eu desejaria. :)

    Um grande abraço
    Tommy
    http://cinemagia.wordpress.com/
    http://somenteboasnoticias.wordpress.com/
    http://telemagia.wordpress.com/
    http://acasatorta.wordpress.com/

    R: Caro Tommy, o bom da blogosfera é que a renovação é contínua e novos nomes, chegando com motivação total, ajudam a oxigenar o cenário. Um abraço e permaneça com esse pique!

  • http://perolada.wordpress.com tati perolada

    parabéns, querido!!!! te desejo mujitos e muitos anos de amor, saúde, felicidade, grana e palpitagens ;)

    R: Brigadão, Tati! Vou procurar realizar item por item desse desejo bacana. Um abração!

  • Mariângela de POA

    feliz aniversário atrasado e muitas felicidades.Espero sinceramente que meu blog preferido da rede,este aqui, não desapareça! Um grande abraço!

    R: Obrigado, Mariângela! E pode deixar; este blog esmorece, mas não some! ;)

  • Ana Karina

    Feliz Aniversário! E parabéns pelo momento reflexão, é sempre bom fazermos isso as vezes (ou quase sempre).

    R: Obrigado, Ana Karina. Ah, e é sempre bom apertar a tecla “pause” para fazer uma reflexão. Pense nisso. ;)

  • http://www.twitter.com/diegogoes Diego Goes

    Opa, Ina.

    Mais um texto saborosíssimo, né? Hehehe.

    Concordo contigo quando refuta que o Twitter vai acabar com os blogs. Pura balela. É só medo do desconhecido, mesmo. Como você falou: a tv não matou o cinema, a internet não matou a tv e por aí vai. Não vai ser um site que “limita” o pensamento que vai acabar com os blogs.

    Na verdade, eu considero o Twitter algo extraordinário. Ele dá oportunidade a pessoas como eu que sempre sonhou (hahahahahahaha) em ter um blog, mas nunca tinha assunto suficiente que ultrapassasse uns 140 caracteres.

    Abraços!

    R: Diego, creio que você se daria bem com o Tumblr. Ferramenta simples, minimalista, que permite a postagem de fotos, vídeos e textos com mais de 140 caracteres. Uma versão remixada e remasterizadas do Pensar Enlouquece certamente terá bastante do meu Tumblr. :D De resto, é isso que você escreveu: Twitter é um recurso a mais que pode e deve ser utilizado para tornar blogs mais dinâmicos. Aquelabraço!

  • http://inovavox.com sampson moreira

    Feliz aniversário, grande Inagaki! Que Deus te abençoe. Abraços desde Recife.

    R: Ô cumpadi Sampson, espero que você um dia repense a decisão de parar com o blog. Um abração pra você e muita saúde pra tua família!

  • http://www.ronaud.com Ronaud Pereira

    Parabéns Inagaki! Pelo aniversário e por seus excelentes textos e observações!

    R: Brigadão, Ronaud. Um abraço e valeu pelas leituras!

  • http://www.qualquerum.com Cláudio Rúbio

    Nasceu a internet - todo mundo poderia navegar, mas o mais legal era a capacidade de todo mundo poder também ter na rede seu site para dizer tudo o que queria. Bum!

    E todo mundo fez o primeiro site pra descobrir que… tudo o que queria dizer não vinha à cabeça e, pior, não enchia uma página.

    De repente, nasceram os portais e todo mundo viu a luz - bum! Todo mundo quer criar um portal mas… tudo o que queria dizer não enchia uma página.

    E vieram os foruns correndo por fora. Morreram, viraram os sites de comunidades virtuais. Morreram.

    E havia as Geocities - a revolução. Todo mundo podia ter um site. Mas queriam comunicação dos foruns, queriam montar comunidades.

    E nasceu o Blogger. E os blogs. E depois as ferramentas de comments para os blogs. E todas as ferramentas de publicação de áudio e vídeo e multimídia para… blogs.

    E o blog, que era a ferramenta, virou o padrão.

    E os blogs flertatam com comunidades de… blogueiros.

    E todo mundo tinha ferramentas e espaços e independência ma… queria ficar junto.

    E nasceram as redes sociais baseadas nos formatos anteriores, todos juntos. Tudo para todos e… ficou chato.

    Porque tudo o que todo mundo tem a dizer, quando pode, de repente parece nunca encher… uma página.

    E veio o Twitter - tum!

    Na contramão: posts limitados, só texto, sem comentários, mas… todo mundo junto - bingo!

    O Twitter é só… um blog.

    Um blog pra todo mundo, mas só um blog.

    E é mais do que suficiente porque… por mais que você relaxe, nunca pára. Não tem pressão. Está todo mundo lá. E você lê, escreve, conversa, comenta… totalmente livre. Livre até pra não fazer nada disso.

    É o auge da internet - pelo menos até onde a conhecemos.

    É blog, é comunicador instantâneo, é site, é forum, é comunidade virtual, é chat, é rede social, e é só… 140 caracteres: é tudo o que a gente quer dizer quando quer dizer tudo.

    Alexandre, obrigado! Que a vida lhe sorria sempre feliz, saudável e afinada com os bons projetos. Você é um camarada especial nesse espaço virtual, porque se mostra um cara de verdade, um sujeito real, e é isso o que importa.

    Parabéns!

    R: Caro Cláudio, seus comentários são posts com vida e luz própria. Obrigado por iluminar meus posts com suas observações argutas; leitores como você são a verdadeira razão de ser de um blog. Um abração!

  • http://verbeatblogs.org/bereteando tiagón

    blog semiabandonado é mato, nessa santa blogoseira de jesus zumbi da sétima edulcorância. a vantagem do efeito na chancela “inagaki” é que aí se transforma em estudo de caso ;)

    longa vida! [2x]

    R: Grande Tiagón, bem sabes que é de certos matos que saem os coelhos mais férteis. :P Vida longa e próspera pra todos nós!

  • http://macaxeirageral.net Bruno Alves

    Eu ia te dar os parabéns pelo twitter, mas achei mais legal fazer isso do modo mais antigo: comentando no seu blog! (antes que vá tudo pro espaço)! :)
    Então, parabéns, felicidades, sucesso, saúde, muitos anos de vida, vida longa e próspera e tudibão!!!!
    P.S.: Também não acredito na morte dos blogs, e sim numa mutação secundária. Tomei sustos com os “vazios’ de gente como você, Interney e Cardoso mas depois entendi que um novo cenário se desenha e tudo ainda é meio nebuloso, mas sem motivo para pãnico - é a velocidade do século XXI! Mas não acho que o Twitter (pelo menos na encarnação atual dele) vá substituir os blogs - em alguns momentos, o twitter parece um msn um pouco mais lento.
    Grande abraço!!!

    R: Rá! Valeu pelos parabéns à moda quase antiga, Bruno. ;) Mas, sobre o Twitter, penso que ele é um MSN mais dinâmico; em especial por causa da interatividade com milhares de outros usuários que amplificam e aceleram a velocidade da troca de informações em real time. Um baitabraço!

  • http://corromesmo.blogspot.com Leandro Turbino

    Alexandre, conheci seu blog hoje e já virei seu fã. Parabéns pelo conteúdo e também pelo aniversário!
    Concordo com você que os blogs estão em “maus lençois”. Não acredito que irão morrer, mas o conceito certamente mudou, principalmente depois do Twitter. Concordo também que as coisas mais dinâmicas e integradas fazem mais sentido que blogs com longos textos que ninguém tem paciência em ler.
    Abraços,
    Leandro.

    R: Valeu pelo feedback, Leandro! Seja bem-vindo. :D

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    pronto: ganhou um livro.
    aparece no Canto.
    :>)

    R: Uêba! \o/ É nóis, mano!

  • Alaide

    Parabéns Alexandre!! Desejo muita paz e muitas alegrias pra ti! :)

    Tentando parafrasear Antoine Lavoisier: “Na comunicação, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” rsrs E termino com Patu Fu dizendo que “…tudo se encaixa”. rsrs

    Beijos!

    R: Alaide, é isso aí: é divertido e instigante tentar encaixar as peças do quebra-cabeças extremamente dinâmico da comunicação online. :D Um beijo!

  • http://twitter.com/romullopontes Romullo Pontes

    1º.: feliz aniversário, Inaga! tu merece tudo de bom sempre. muita saúde, sucesso e sexo. tudo isso eu quero para mim também!

    2º.: que texto, hein. sofria de tudo isso e nem sabia… também tenho que pensar numa forma de resolver este problema. além de não ter tempo para manter meu blog, também não leio e participo da blogosfera mais ativamente como gostaria. aliás, blogosfera sim, ao contrário dos blogs, acho que é um termo morto. Assim como o termo Twitosfera nem deveria ter nascido. creio que estamos vivendo na era da “socialsfera” ou algo do tipo, muito mais abrangente. será por acaso que juntamos tudo no meadiciona?

    bom, este seu post me fez abrir os olhos.

    Obrigado!

    Abraço, amigo!

    R: Grande Romullo! Nada como encontrar um ex-blogueiro que traiu o movimento feito você, rapaz! :P Pois é, cumpadi; “socialmediosferas” à parte, creio que o Me Adiciona é um excelente cartão de visitas virtual. Mas não resolve a parte da interação com os leitores, e a necessária integração que só uma boa ferramenta de lifestreaming pode resolver. Um abração e, hey, ótima essa tríade de esses, hein? Muita saúde, sucesso e sexo pra quem merece e güenta a óia! :D

  • http://www.chatagata.blogspot.com Marcia Câmara

    Muito bom seu post!

    Semana passada mesmo tava pensando sobre esse assunto. Meu blog tbm tá entregue às baratas - literalmente, como mostram meus dois últimos posts - e eu me peguei perguntando até onde isso tem a ver com falta de tempo e começa a ser procrastinação.

    Mas, realmente, a facilidade e rapidez do Twitter são tentadoras… Apesar disso, 140 caracteres não ajudam muito, em algumas ocasiões. Afinal, o novo ditado “para bom entendedor, 140 caracteres bastam” não funciona sempre… Nada com alguns caracteres a mais…

    P.S.1: Achei teu blog vai Twitter! =D

    P.S.2: Meu blog tbm tá precisando DEMAIS de um programador e designer… =P

    Parabéns, ÓTIMO texto! Ah, e feliz aniversário, tbm!

    R: Marcia, outro dia mesmo o mestre Nelson Moraes (blog aqui, Twitter acolá) soltou esta pérola: “Para bom entendedor, tweet com 70 caracteres basta.” :D Mas o fato é que, esforços de concisão à parte, é bom ter um espaço como o nosso blog para a gente escrever à vontade, não? Um beijabraço e brigadão pelo comentário!

  • Norma

    parabéns!!!!
    pelo aniversário e muitos posts de vida ;-)
    pelo texto. talvez seja por isso que te acompanhe (seguir é coisa de seita, não? rsrsrs) no twitter: simples, direto e muito claro.
    @enebe

    R: Norma, concordo absolutamente com você: “seguidores” é um termo muito bizarro. :p Um beijo e obrigado pelas palavras!

  • http://www.lauravive.blogspot.com Laura

    Belo post!
    eu não consigo abandonar o blog, gosto do meu espaço, é criativo e eu acho bonito, é meu cantinho. Twitter é tipo festa, reunião de amigos, trocas de afeto, informação-bom demais- vicia.
    Bjs
    e de novo:
    @inagaki Querido Ina que a vida lhe sorria. Todas as alegrias para vc, pequenas e grandes. E muito afeto:)

    R: Laura, tanto o blog quanto o Twitter, o Tumblr, o Facebook, o Orkut e outras mídias sociais têm seus encantos peculiares. Mas haja vício (e tempo livre) para tantas possibilidades, né? Um beijão e obrigado pelas suas palavras sempre carinhosas!

  • http://blogafora.blogspot.com/ Márcia W.

    Nossa,Alexandre,
    que intro só para contar que é seu aniversário ;=>)
    Ótima revolução solar com os 140 caracteres regulamentares e muitos mais!

    R: HA HA! Márcia, o bacana de blog é o espaço livre que a gente pra tergiversar à vontade, né? ;) Brigadão, um beijo!

  • http://ephemera.blog.br Lia Caldas

    Parabéns! Feliz aniversário!

    R: Brigadão, Lia! :P

  • http://colecionadoradepalavras.blogspot.com/ Cristiane

    Inagaki, esbarro com você no mundo dos blogs há pelo menos 6 anos, não com tanta frequência - confesso - e não creio que os blogs vão acabar. A grande multidão que segue as ondas muito provavelmente vai continuar seguindo, migrando para outros espaços. Estou no Twitter e não achei muita graça o que não quer dizer, de forma alguma, que outros não achem. O formato dos blogs vai mudar, aliás, já mudou faz tempo, aliás, está sempre mudando. Você é um dos poucos que encontro sempre no mesmo espaço. Muitos, você sabe, mudaram de endereço, de nickname, de avatar, mas continuaram escrevendo.

    Penso que os blogs estão ganhando novo formato (como sempre aconteceu). Talvez sobreviva os de quem gosta de escrever, escrever de verdade, literatura, informação ou reflexões. Talvez esteja falindo o formato diário, para estas 140 toques são suficientes.

    O tempo dirá.

    Mas divaguei sobre o fugaz fugindo do tema principal, que é o que de fato importa: Feliz Aniversário!!!

    R: Cristiane, creio que vivemos tempos interessantíssimos, em que a transição é a única constante. Se de um lado somos privilegiados por testemunharmos uma era tão movimentada, de outro carecemos de mais tempo para conseguirmos assimilar tantas novidades com a profundidade necessária. De qualquer modo, gosto dos desafios constantes que a Era da Informação nos traz. Mas uma certeza eu tenho: blogs vieram para ficar. De resto, digo que o importante é o que importa. Obrigado! ;)

  • http://www.stellapsicanalise.blog.uol.com.br Stella

    Olá Alexandre , estava lendo seu post e entrou ao vivo notícias de Felipe Massa, depois da boa notícia voltei ao texto , tocou o telefone , resolví alguns assuntos , e voltei ao seu post, alguem entrou na sala precisava de uma conversa , voltei em seguida e li seu texto até o final. Difícil é conseguir ler algo de começo ao fim , e penso que a blogosfera representa esta forma de vida, picotada. Acho que o blog deve se modernizar , mas ele permanece , posso ver posts anteriores , de outros anos e para mim isto tem sido muito útil. Twitter , agora com o acidente de Massa tem sido uma fonte nova para informações imediatas , o que não é função de blog. Sou fã dos dois. Orkut e facebook, eu uso porque amigos usam e tenho familia e amigos longe , é algo muito diferente, para mim, em todo caso.
    Ta comprido demais? beijão Stella

    R: Stella, você citou um ponto importante: a valorização dos arquivos de um blog. No layout habitual da maior parte dos blogs, os posts viram embrulho virtual de peixes, raramente folheados por quem visita a home-page. Eis mais um ponto no qual mexerei no próximo layout do Pensar Enlouquece. ;) Sobre o comprimento do seu comentário, eu não me preocupo com tamanho de textos; o recado deve ser passado com quantas palavras forem necessárias, e o seu comentário foi ótimo. Um beijão!

  • http://ornitorrincoquantico.blogs.sapo.pt Rubens Torres

    Inagaki,
    Manter um blog não é fácil, mas é uma atividade muito prazerosa principalmente para quem gosta de escrever. Outras ferramentas são interessantes tbém mas cada uma tem suas qualidades e defeitos. Provavelmente o próximo caminho será integrar tudo em um único local.
    Enquanto isso a gente vai navegando e vendo o que acontece ;)
    Parabéns pelo seu aniversário!!! Felicidades!!!
    abraço

    R: Rubens, de fato poucas coisas me são tão prazerosas quanto o ato de pôr em palavras os pensamentos que gravitam pela minha cabeça, e receber os feedbacks daqueles que me lêem. :D Valeu pelo comentário, um abraço!

  • messias

    feliz aniversário.

    Espero, do fundo do coração, não ter sido o primeiro a te enviar o parabéns (puta sanacanagem rsrsrs).

    agora, vê se não vira um ex-blogueiro, ok? vc escreve bem, e vai fazer falta, ao contrário dos 95% que não atualizam seus posts, a maioria por não ter (quase) nada relevante a dizer.

    Em todo caso, a gente se vê por aí, nos twitter ou seja-la-o-que-for.

    Messias

    R: Valeu, Messias! Felizmente estou repleto de mensagens de parabéns para responder. :D E farei o possível para manter este espaço atualizado com mais constância; embora eu já tenha feito promessas semelhantes em outras ocasiões… :roll: Por dúvida das vias acompanhe-me em outros sites como o Twitter! :D Aquelabraço!

  • http://cultebol.blogspot.com/ Rodrigo Focaccio

    Muito interessante a análise. Principalmente, por não tomar um tom apocalíptico de exterminar uma mídia, mas de posicioná-la em uma nova realidade.

    No entanto, sempre me preocupo com a questão: “as pessoas não tem mais tempo para ler”. Se o avanço da tecnologia tira cada vez mais o tempo para refletir, significa que ela pode estar mais atrapalhando do que ajudando. Além disso, com o contínuo aumento da velocidade de informação, corremos o risco de nos tornarmos cada vez mais superficiais e imdediatistas.
    abs.

    R: Rodrigo, eis um fato inequívoco bem apontado pelo seu comentário: os avanços tecnológicos que viabilizaram, por exemplo, a imensa profusão de notícias e informações que circula diariamente na internet, não são ainda capazes de equalizar a aparente falta de tempo que temos para assimilar tantos dados e, principalmente, processá-los da maneira ideal. Espero que as gerações atuais, habituadas com o copy-and-paste e os simples retweets, não se limitem a apenas reproduzir a opinião e as palavras dos principais players.

  • http://www.twitter.com/laritietjen Larissa Tietjen

    Meu blog também está abandonado, pobrezinho. Fico frustrada por não conseguir ler, estudar, blogar, trabalhar, twittar (e viver, não esqueçamos!) como gostaria.

    Mas um bom primeiro passo é admitir que a quantidade de informações que absorvemos e queremos repassar para o mundo é imensamente maior do que o tempo/ferramentas/organização que temos para isso. São ciclos que se fecham e se renovam…Espero que o ‘Pensar Enlouquece’ volte revigorado ;)

    Ah! Feliz aniversário!
    Fiquei surpresa ao descobrir que você aprecia os versos de Drummond.

    R: Larissa, de fato eis um grande problema desta era atual: tempo de menos para informações demais. Em tempo: pôxa, você achava que eu não apreciava os poemas do mestre Drummond? O que fiz de errado pra passar essa impressão equivocada? |-| Um beijo!

  • http://helena-nascimento.blogspot.com/ Helena Nascimento

    Eu já tinha falado lá no meu twitter que os blogs precisam de uma reformulação para voltarem a ser atrativos.

    http://twitter.com/helena__/status/2297829206

    Ah, e parabéns!!!

    R: Pois é Helena, seu tweet resumiu bem o atual dilema dos blogs. Creio que é a grande discussão que está sendo feita lá fora e aqui também. Em tempo: obrigado. ;)

  • Anônimo

    poutz! é teu níver? PARABÉNSSSSSSSSSS, mocinho!

    R: Pois é, Cris. Envelheço. “Somam-se-me anos”, como diria o Pessoa. ;)

  • Anônimo

    ina, ontem mesmo, depois de (finalmente) postar no meu blog, eu levantei esse assunto no twitter, questionando sobre a migração dos comentários do blog para o próprio twitter. aí venho aqui hoje e leio esse texto.

    “por causa do twitter as pessoas pararam de comentar nos blogs? lêem os posts e comentam aqui? bom para o twitter, ruim para os blogs :(“

    em seguida me mandaram o link para esse texto:

    “”Onde foram parar os comentários?”: http://migre.me/4d4J (link via @sellaro)”

    já leu?

    um beijo

    cris

    R: Oi Cris, obrigado pelo link para o (excelente) post do Augusto Campos! Essa discussão sobre a dispersão dos comentários em vários lugares, aliás, está em voga: outro dia mesmo compartilhei em meu Google Reader um post do Tiago Doria intitulado “Pessoas estão fugindo da caixa de comentários”, falando das várias maneiras que hoje temos de interagir em um post. Um beijo!

  • http://kaorutayuu.tumblr.com/@kaorutayuu kaoru

    não sei se já comentou por aqui sobre o google wave (estou te lendo pela primeira vez ^_^) mas parece que ele irá resolver de uma vez todos esses problemas de tempo e interatividade dos blogeiros modernos (eu espero ansiosamente, pelo menos)!

    R: Kaoru, ainda não testei o Google Wave; espero que ele aponte caminhos convergentes com as soluções que tenho em mente. Um abraço!

  • http://www.oficinadeestilo.com.br fernanda

    feliz aniversário pro meu guru de internet, amigo querido que tem lugar reservado no coração. ;-)

    R: E Feliz Todo Dia para a minha amiga querida! :P

  • http://www.avidasemmanual.blogspot.com Patricia Daltro

    Primeiro, parabéns pelo seu aniversário. Tenho certeza de que é por isso que você está mais reflexivo. Aniversários fazem a gente repensar tudo em um único dia, principalmente se estivermos numa mesa de bar, rs.
    O bom é que,normalmente, esquecemos tudo após as comemorações,rs.
    Eu confesso que ainda não consegui me adaptar a todas essas novas ferramentas, o twitter particularmente, me deixa com a sensação de náufragos lançando mensagens ao mar, quase 100% delas ficam à deriva…
    Acredito que o resumo de tudo seja a nossa necessidade de falar, ser ouvido, ainda que pareça que com tantas ferramentas, muitos estejam falando, mas poucos estão sendo realmente ouvidos…
    Felicidades

    R: Patricia, já disseram a mesma coisa a respeito de blogs; e, no entanto, graças ao poder da linkania, essas garrafas no mar acabam por ser reverberadas e encontrar milhares de destinatários Web afora. O Twitter é bacana e recomendo a todos; só falta mesmo integrarmos melhor blogs a novas mídias sociais que aparecem de 15 em 15 minutos (ou de 15 em 15 bytes). Um beijabraço!

  • http://www.thiagorsr.net Thiago Rosa

    E tem gente que provavelmente ainda reclama que você não produz tanto conteúdo quanto antes. Só não te segue pelo canal certo. E para aproveitar, desejo lhe parabéns neste dia especial na sua vida. Tudo de bom!!!

    R: Pois é, Thiago. Mas ainda haverei de reunir todo o conteúdo que produzo e compartilho por aí neste blog que, afinal de contas, ainda é a porta principal para quem me acompanha mundo online afora. Um abração e obrigado pelas palavras!

  • http://coisasqueeuacho.blogspot.com Kelly

    Parabens! Feliz aniversario.

    R: Muito obrigado, Kelly!

  • http://www.rodrigoghedin.com.br/ Rodrigo P. Ghedin

    Parabéns, Inagaki!

    O blog realmente está mudando, como sempre esteve, aliás. Não acredito que o Twitter o substituirá, simplesmente porque o histórico do Twitter (e outros microblogs) não funciona. Tente achar um tweet seu de quatro meses atrás; não dá, a busca só vê tweets recentes. É o calcanhar de Aquiles do serviço.

    Acredito que novos serviços, como Twitter e Tumblr (uso ambos), agregam, não dividem. Sempre tive um foco bem claro no blog: textos trabalhados, pesquisados, longos. Para isso, não há outra ferramenta melhor. Nessa, comento um post no Twitter, linko para uma imagem que vi no Tumblr, e daí promovo a integração de uma forma autêntica, natural, diferente de colocar um badge na barra lateral do blog com os últimos tweets.

    Quem consegue unir várias redes sociais de forma atraente, tem um diferencial. O ponto que bloggers devem buscar é esse. Pelo menos, é o que eu estou buscando atualmente :-) .

    []‘s!

    R: Rodrigo, concordo com a sua observação sobre o histórico do Twitter, mas é um problema solucionável, à medida em que as ferramentas de busca e o próprio Twitter aprimorarem seus serviços. Creio que o próximo pulo do gato será dado por quem conseguir criar uma espécie de Friendfeed com interface visual mais agradável e customizável. Está em meus planos futuros implementar algo do tipo por aqui. Quem viver verá. B) Um abraço!

  • http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com Lola

    Feliz aniversário, Alexandre! Tudo de bom.
    Ah, decretar a morte dos blogs justo agora que o meu tem um ano e meio… Mas acho que isso tá muito longe de acontecer. E, pelo (pouco) que eu tenho visto no twitter, o conteúdo - se é que dá pra chamar assim - é tão banal que eu tenho minhas dúvidas se essa ferramenta vai durar tanto tempo. Não creio que um vai substituir o outro. No máximo complementar. Mas eu não entro no twitter não. E meu bloguinho, desde o começo, é visitado por gente que não tem problema em ler posts longos e que fazem pensar. Mas vai saber como eu vou me sentir com 3, 4, 5 anos de blog…

    R: Ah, mas eu não creio que blogs morrerão, Lola. De modo algum! Penso que eles chegaram para ficar; mas, de algum modo, deverão se recriar, do mesmo modo que a mídia tradicional está aprendendo a lidar com as novas ferramentas da web. E, de qualquer modo, sempre haverá espaço para os mais diversos tipos de blogs; felizmente.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.