Não verás país como este
Por Alexandre Inagaki ≈ segunda-feira, 21 de abril de 2008
Para mim, a constatação definitiva de que todo o circo midiático armado em torno do caso Isabella Nardoni extrapolou os limites do bom senso foi quando assisti a uma matéria do jornal Hoje mostrando a história de uma mulher chamada Ana Paula. Ela, que é mãe de um filho, pegou dois ônibus, um metrô e faltou ao trabalho. Tudo isso só para ficar em frente à casa da família Nardoni e ver com os próprios olhos o cenário que tantas vezes viu nos noticiários. Como explicar a atitude de Ana Paula, essa mulher que gazeteou o próprio emprego e, em vez de ficar com o filho, preferiu fazer companhia à urbe que reuniu-se para jogar pedras na casa dos Nardonis e cantar coros como “Pega lá, pega lá, pega lá/ O casal pra nóis linchá”?
Ao ler a reportagem que Laura Capriglione e Ricardo Westin escreveram para a Folha de S. Paulo, relatando a algazarra da multidão de jornalistas e populares em frente à delegacia onde o pai e a madrasta de Isabella deram seus depoimentos à polícia, entretida por vendedores que trouxeram seus carrinhos de sorvete, refrigerante, pipoca e algodão-doce, lembrei da foto acima, que encontrei na coluna do Morph no Judão. Para mim, é a melhor ilustração desta multidão tão sedenta por vingança que esquece de cuidar dos próprios filhos, enquanto ignora outros crimes, escândalos e assassinatos que ocorrem diariamente no Brasil.
A Terra Brasilis é realmente um país sui generis. No dia 9 de março um babaca postou em seu blog hospedado no WordPress.com um vídeo de sexo explícito. Como se não bastasse a violação de privacidade, o imbecil ainda informou, na URL do site, o nome da garota que foi filmada nua. Por causa dessa imprudência, a vítima entrou com um processo judicial solicitando o bloqueio do acesso à página criminosa.
No dia 19 de março, a Justiça enviou à Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso de Internet) uma ordem judicial (vide a imagem escaneada à direita, disponibilizada por um leitor do Meio Bit) ordenando que o tal blog tivesse o seu acesso bloqueado. A Abranet choramingou, dizendo que seria obrigada a bloquear todos os sites hospedados no domínio wordpress.com, em um caso muito parecido com o episódio no qual o YouTube foi tirado do ar no Brasil por causa do vídeo estrelado por uma conhecida apresentadora de TV. No entanto, conforme esclareceu Matt Mullenweg, fundador do WordPress, em entrevista concedida a Lygia de Luca do site IDG Now, é possível efetuar o bloqueio apenas do blog referido sem prejudicar as demais páginas hospedadas no domínio wordpress.com.
A história, por enquanto, acabou em pizza. Não houve ainda bloqueio do acesso ao WordPress no Brasil, e até mesmo o blog criminoso (cuja URL delata o nome da vítima, de iniciais P.F.) permanece no ar, embora o vídeo que causou toda essa queremela já tenha sido apagado do YouTube. Este, certamente, não será o último episódio de confusões judiciais na internet brasileira. Vide, por exemplo, a ameaça de processo feita por Patrícia Aguille contra a Revista Bacante por conta de suas indicações nas categorias “Melhor Pagação de Peitinho” e “Melhor Ator de Plástico” do I Prêmio Bacante de Teatro. Aguardemos, pois, as cenas dos próximos capítulos…
Oscar Maroni Filho há tempos é conhecido na cidade de São Paulo como o “empresário do sexo”, graças a criações de sua lavra como o Bahamas Club, famosa casa de prostituição de luxo. Mas seu nome ganhou mesmo notoriedade ao ter sido preso pouco depois da tragédia do vôo 3054 da TAM, em julho de 2007, após ter zombado do prefeito Gilberto Kassab, que havia mandado fechar as obras de um hotel que estava construindo próximo do Aeroporto de Congonhas, e admitido publicamente em entrevista na TV que havia prostituição em sua boate. O episódio tornou-se símbolo da hipocrisia brasileira: um avião caiu e acabaram prendendo só o dono do puteiro?
Por conta da recente prisão do jornalista Roberto Cabrini, flagrado com dez papelotes de cocaína, a equipe do blog NoTeu decidiu entrevistar Oscar Maroni, que entrou na Justiça processando Cabrini e a Rede Bandeirantes por conta de uma série de matérias veiculadas no canal sobre as atividades ilícitas do Bahamas. Maroni não apenas vestiu a camiseta da campanha Free Cabrini como ainda prestou solidariedade ao repórter, atualmente na Rede Record, declarando: “Eu tenho dó do que ele está passando. Eu sei o quanto é frio aquele 13° Distrito Policial da Casa Verde, aonde ficam as pessoas com grau universitário. E eu sei o quanto machuca, na alma, o desespero das noites de solidão, as reflexões sobre a injustiça”.
Para encerrar este breve compêndio de surrealismos tupiniquins, deixo vocês com a grande novidade da música popular brasileira: Mulher Melancia grava funk “Velocidade 6″. Eis um trecho daquela que promete ser a próxima música a sodomizar ouvidos alheios sem piedade: “Cinturinha fina e um popozão gigante/ Sou a Mulher Melancia e rebolo a todo instante”.
Durma-se com um barulho desses.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://011823 Mateus
-
http://santaum.org Santaum
-
http://manssur.wordpress.com/ Manssur
-
Luana
-
http://www.juliettedesade.zip.net/ Patricia Aguille
-
http://www.juliettedesade.zip.net/ Patricia Aguille
-
http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva
-
http://jornalnapoliciaenasruas.uniblog.com.br/ Douglas
-
Paulo
-
http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris
-
http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira
-
http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira
-
http://f4lh4critic4.wordpress.com Rodrigo
-
http://www.alforria.org Rafael
-
http://hitnarede.com Cler Oliveira
-
Lu Pitanga
-
http://www.literatus.blogspot.com Andrea
-
http://www.blahblando.com Grasiani
-
http://andreum.blog.br/pt/ Andre Uratsuka Manoel
-
Heloísa
-
http://abundacanalha.blogspot.com kelly
-
http://bblocodenotas.blogspot.com Bruna
-
http://exorcizesuaalmagorda.blogspot.com Andréa Cordoniz
-
http://diariodelaxitocina.blogspot.com Cíntia
-
http://trabalhodeparto.blogspot.com Roberta
-
fernanda
-
http://www.obronze.com.br anne summers
-
http://lucasdantas.com Lucas Dantas
-
Te
-
Rodolfo
-
sandra m. gandolfi
-
http://maroma.wordpress.com/ Marília
-
ivete
-
José Augusto
-
http://amdcr.blogspot.com/ Ana R.
-
http://www.nossanoite.com.br/divadomasini Divã do Masini
-
Adriana
-
márcia
-
Jailma Nunes
-
http://sex-appeal.zip.net Raquel
-
http://www.pautafree.fm-consultoria.com.br Kiev
-
http://www.circulando.com Cláudio Rúbio
-
http://www.espelhando.com.br Thiago
-
Guilherme
-
Ana Paula
-
http://www.fotolog.com/cottonet86 cottonboy
-
http://www.energiaeficiente.com.br/www.adegestopataca.blogspot.com.br Fávio Vieira
-
http://www.ronaldocamacho.com.br Ronaldo Camacho
-
http://www.blognatv.com Gisele
-
http://www.bacante.com.br Fabrício Muriana
-
Bruno
-
http://intensidade.wordpress.com thahy
-
Sylvia Tamie
-
http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com Lola Aronovich
-
Mariângela de POA