Dia internacional das homenagens infames às mulheres

Por Alexandre Inagakisábado, 08 de março de 2008

Se homenagear as mulheres neste dia 8 de março é sinônimo de presenteá-las com rosas murchas ou escrever textos dizendo que elas são as “pétalas do mundo” ou “jóias da raça”, só para citar duas expressões que li por aí, então incluam-me fora dessa. Do mesmo modo, se eu fosse do sexo feminino não me sentiria muito gratificada se me deparasse com sentenças como “mulheres são demais, porque como bem disse o grande poeta Milton Nascimento (sic), todas elas possuem a estranha mania de ter fé na vida”, “amo as mulheres, afinal de contas vim de uma”, “nada se compara à jornada e à grandeza dos seres femininos” ou “quero que uma mulher ganhe o Big Brother”. A impressão que tenho é de que o dia de hoje tornou-se álibi para que projetos de poetas libertem-se de seus superegos a fim de trilhar convictamente a estrada dos clichês. E, como todos sabem, boas intenções tornam o caminho para o inferno mais congestionado do que estradas para o litoral em feriados prolongados.

Para a felicidade geral da nação, resta o consolo de saber que não somos obrigados a aturar tais retóricas infames durante toda a expressionante quantidade de efemérides dedicadas à temática feminina. Eis alguns exemplos de datas dedicadas à Mulher, que encontrei em por :

  • 24 de fevereiro - Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil
  • 30 de abril - Dia Nacional da Mulher
  • 28 de maio - Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e Dia de Combate à Mortalidade Materna
  • 21 de junho - Dia Nacional de Proteção ao Direito de Amamentar e Dia Internacional da Educação Não-Sexista
  • 25 de julho - Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
  • 29 de agosto - Dia da Visibilidade Lésbica
  • 6 de setembro - Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher
  • 7 de setembro - Dia dos Direitos Cívicos das Mulheres
  • 8 de setembro - Dia dos Direitos Cidadãos das Mulheres
  • 23 de setembro - Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças
  • 28 de setembro - Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe
  • 10 de outubro - Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher
  • 11 de outubro - Dia Internacional da Mulher Indígena
  • 15 de outubro - Dia Mundial da Mulher Rural
  • 25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

Sem dúvida nenhuma concordo com a total relevância de várias das causas defendidas. Afinal de contas, aos que defendem a falácia de que homens e mulheres já convivem em igualdade de condições, resgato uma frase que encontrei no blog da Marina W., que como de praxe manda bem ao citar Mariza Tavares, diretora nacional de Jornalismo da rádio CBN: “Só acredito em direitos iguais no dia em que mulheres medíocres também ocuparem grandes cargos em empresas”. Mas questiono: será que toda essa profusão banalizada de datas politicamente corretas não acabará por levar entidades feministas a proporem celebrações como o Dia de Proteção às Anãs Albinas, o Dia Internacional de Proteção ao Direito de Discutir a Relação ou o Dia Mundial de Luta Contra as Piadas de Loiras?

Anúncio sobre o Dia da Mulher criado pela Ag407. Clique aqui para vê-lo em tamanho maior.

Posso até estar errado ao estranhar a existência de tantas efemérides, mas encaro-as com a mesma perplexidade que nutriria se me dissessem que alguma Câmara de Vereadores institucionalizou o Dia do Orgulho Heterossexual, o Dia Nacional dos Blogueiros ou o Dia dos Jornalistas de Origem Nipônica. Todas essas datas me fizeram lembrar da inusitada Associação dos Maridos Devotados do Japão, que instituiu o Dia da Esposa Amada no dia 31 de janeiro, data na qual seus membros promovem o comovente esforço de chegarem em casa às 20 horas, a fim de jantar com suas famílias e dizer às suas respectivas patroas o quanto eles gostam delas por tudo que suas companheiras fazem para eles próprios. Pfuf! De boas intenções…

O anúncio que ilustra este post, criado pela Ag407, afirma em tom provocativo: “Vamos propor um dia especial dos homens, um dia só pra eles fazerem depilação, unha, a lição de casa com as crianças, a comida, o supermercado, cuidar do cachorro. E no final do dia, a gente dá um botão de rosa de lembrança. Inesquecível”. Mais reflexões pertinentes sobre esta data? Recomendo a leitura do texto “Os machistas no Dia Internacional da Mulher”, de Cynthia Semíramis. E, principalmente, dos blogs de mulheres inteligentes, bem-humoradas, sensíveis e/ou saudavelmente sarcásticas, dos quais dou apenas dez de muitos exemplos que eu poderia citar: Boing Boom Tschak, As Coisas De Que Eu Gosto (onde encontrei um dos textos mais sensacionais que li nos últimos tempos, escrito por “Dra. Vodca” do Bolhas, Champanhe, Cowboy), O Outro Lado do Arco-Íris, Scriptease, No Provador, Cris Sem Crise, Isto Não é um Blog, Chiqueiro Chique e Cyn City.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://rbagshoebw.fuwu.taskcn.com/news/detail?id=665009 fake louis

    This weblog seems to recieve a large ammount of visitors. How do you promote it? It gives a nice individual twist on things. I guess having something useful or substantial to post about is the most important thing.

  • http://www.fymp.net/ insanity dvd workout

    I cant believe something like this exists on the internet! Its so true, so honest, and more than that you dont sound like an idiot! Finally

  • Lester Razze

    When you’ve got a feeling of loss, be individual and permit new desires to arrive into birth.

  • Sandra Parra

    Bom demais esse texto, há muito tempo eu não ria &e pensava tão gostoso lendo algo.
    Agora: onde fica o botão de “seguir” do teu blog, que eu não achei, e já tou fã pra sempre!
    (com relação ao comentário do Diego Goes, de fato não teria como fazer um “dia dos que têm cérebro - ia ser muito triste, né, meia dúzia de gato pingado, num canto de um boteco… kkkk)
    Parabéns para nós todos, parabéns pelo blog, Alexandre!

  • Adriana

    Obrigada pelo elogio, “nóis faz o que pode” rsrs…pq dia especial para a mulher se na primeira oportunidade ela passa a perna em outra mulher? Seja no trabalho para conseguir “aquela” promoçao, seja dando “um pega” no marido da amiga…honestamente, tenho uma enoooorme inveja da solicitude que há entre os homens, deve ser por isso que os meus melhores amigos são homens…pelo menos os que eu conheci, o mais novo em amizade tem 8 anos que hj é meu marido e mais dois há 22 anos…se as mulheres entendessem o valor da amizade entre elas, tivessem postura honesta consigo mesmas, quem sabe seriam respeitadas e verdadeiramente reconhecidas pelo seu trabalho. Obrigada.

  • Adriana

    Sou mulher e concordo com o que vc disse. O que me leva a pensar que se realmente vale a pena, por exemplo, o dia da consciencia negra tendo zumbi dos palmares como paraninfo já que ele era carrasco, torturava seus inimigos, matava sem motivo aparente, vivia com 3 mulheres sendo uma delas branca (fontes históricas). A cota para negros, mestiços e índios, que considero uma das maiores discriminações com nosso povo, e cade a igualdade para todos? sendo assim eu tbm posso fazer parte pq sou bisneta de índios, mas sou branca…e uma série de coisas que poderia citar como desrespeito…acho que uma mulher de verdade quando quer vencer, não precisa da aprovação de ninguem e lutar sempre, nem dia especial, pq no decorrer dos anos, nós temos nossos dias especiais…só acho que a maioria das mulheres deveria se respeitar mais…obrigada

    R: Obrigado pelo ótimo comentário, Adriana. Um abraço e feliz todo dia pra ti!

  • Si

    Alexandre,
    “prefiro não comentar!!!”rsrsrsrs
    já quase “apanhei” da esposa de um amigo num churrasco por ter um ponto de vista, digamos, diferenciado… aff!!!
    É a segunda vez que venho aqui, mas desde a primeira visita te coloquei nos meus favoritos! Vou acabar virando sua fã… rsrsrsrs
    Parabéns por tudo, seu “jeitinho” pra escrever é P-E-R-F-E-I-T-O!!!!
    Bjs

    R: HA HA! Valeu mesmo pelas visitas aos arquivos deste blog, Simone. Um beijabraço!

  • http://[email protected] alinne

    Eu queria saber se voces tem musicas falndo sobre as mulheres. obrigada pela compreenção. ass:alinne

    R: Alinne, leia essa matéria da Marie Claire: “Outras mulheres que inspiraram músicas”.

  • Marcel S Palhares

    Prezados,

    É com profundo pesar que recebo a notícia da saída de um dos maiores e mais inparciais jornalistas do cenário brasiliano.
    Pesar para mim, para seus milhares de leitores e principalmente para aquele que por mais de dez anos é meu provedor de internete e disponibilizador de e-mail.
    Admiro-me que após mais uma grande análise em sua coluna ocorra prematuramente e como na época da ditadura o serceamento de mais uma voz das mutidões emudecidas pela trava do poder, seje ele como for.
    Mais uma vez aquela que foi criada pela já referida ditadura impõe o mesmo poder de sua progenitora, e fico me perguntando: como uma empresa de “REDE GLOBAL” de comunicação detem tanto poder para calar até mesmo em épocas de “DEMO”CRACIA aqueles que nos abrem os olhos(ouvidos).
    Por fim, lhes questiono: Agora vocês fazem parte da grande “REDE BOBO” de comunicação?
    Da-lhe grande Paulo Henrique Amorim.

    Marcel S Palhares

    Marcel, para mim Paulo Henrique Amorim faz tanto mal para a “esquerda”, com seus textos insípidos e ressentidos, quanto o “direitista” Reinaldo Azevedo e seus posts mal azeitados. E eu sinceramente não consigo ver grande vantagem no fato de o ex-global PHA ser agora a voz oficial dos interesses do bispo Edir Macedo na Record.

  • http://maroma.wordpress.com/ Marília

    O respeito tem que ser dia após dia, né?
    Idem dia das mães, pais, etc etc…

    Exatamente, Marília. Não acredito em lôas com data certa pra acontecer baseadas em versos de pé quebrado ou repisando clichês pra lá de batidos.

  • http://www.ladybugbrazil.com Lucia Freitas

    ah, japonês danado! Este foi, sem dúvida, o melhor post publicado em toda a internet no dia 8 de março. EVER! Parabéns!

    Uia! Brigadão pelo elogio hiperbólico, Lucia! ;)

  • Diego Goes

    Pois é, Inagaki…
    Muita gente não sabe da data do Dia Internacional do Homem.
    Mas este calendário aqui tem:
    http://www.dhnet.org.br/dados/calendario/index.htm#julho

    Já dá um bom post para julho, rsrsrsrs.
    Abraços!

    Maravilha, Diego. Valeu pela pauta futura, he he!

  • http://pensaremburrece.wordpress.com Tarsis

    Depois de postar sobre como a mente feminina trabalha e ler “Y - O último homem”, sinto em minha alma um inflamar digno de Jesse Valadão. Então, desejo a todas as mulheres e feministas mal comidas, muitas felicidades, e depois delas que todas vão direto para o fogão fazer a janta que o maridão está chegando. Ou não. ;)

  • http://www.entresembaterweb.blogspot.com beth balanço

    Blog sobre o Universo Feminino de uma perspectiva divertida e real! Sinta-se a vontade, e por favor, ENTRE SEM BATER.
    http://www.entresembaterweb.blogspot.com

  • wanda

    Eu concordo com vc, não vejo nada de especial nesse dia, quero ser bem tratada não só em datas marcadas, mais todos os dias.
    Ps, adoro todos os posts.

    Valeu, Wanda. Um abraço!

  • http://www.nossanoite.com.br/divadomasini Divã do Masini

    Fora do contexto comercial, algumas datas existem pra dizer que antes delas alguma coisa estava errada.

    Eu não gosto de algumas datas, mas elas são sempre bem-vindas, principalmente se caírem em dias comerciais. :)

    Eu não deixei a data em branco… fiz uma poesia…hahahaha… o legal é que em cada palavra dela eu linquei para alguma página que fala sobre uma mulher memorável, que esteve à frente do próprio tempo.

    abraços

    Boa, Masini! Em outro ano fiz algo semelhante, publicando fotos de mulheres que admiro e linkando para sites sobre suas biografias. Um abraço.

  • http://chiqueirochique.com Marina Santa Helena

    Ina, querido,
    em primeiro lugar, obrigada pelos elogios.

    Eu particularmente não ligo muito para o dia da mulher nem para datas genéricas.

    Mas estou longe de abraçar a bandeira dos direitos iguais e não abro mão de cavalheirismos…como este seu belo post, que foi a coisa mais sincera que li/ouvi em termos de homenagens às mulheres.

    Um beijo,

    Marina

  • http://WWW.FORRESTVOX.BLOGSPOT.COM TIAGO

    Inagaki, estou passando aqui pra dizer que sou fã do seu blog, sempre estou olhando as publicações, muito legal sua forma de escrever!
    Aproveito pra convidar você a ver o meu blog, e comentar o que achou dele, sua opinião é muito importante, gosto muito do formato que este site tem, e queria algum dia ter algo parecido, claro jamais igual ao seu talento!
    Um abraço!

    Tiago, recomendo que seu blog comece a ser atualizado com mais freqüência e com mais textos inéditos de sua autoria. Boa sorte e um abraço!

  • mi matsui

    bom, achei muito bom o post sobre o dia internacional das mulheres!!
    sempre leio o ‘pensar enlouquece’
    e sem mais serimonias, eu reparei um erro (sei que errar eh humano)
    pois entao , em uma frase vc citou ” ‘camera’ dos deputados” mas o certo seria ” ‘camAra’ dos deputados” toque dado !
    desejo sucesso e vida eterna ao pensar enlouquece!!

    abraco

    Valeu pela correção do meu lapso, Mi Matsui. Um abraço!

  • http://www.yeahjf.com João Paulo

    Inagaki, acompanho seu blog já há um tempinho, gosto bastante, seus textos são fantásticos.
    Foi uma honra e uma surpresa ver meu blog entre os seus “Blogs da semana”. Muito obrigado mesmo pela indicação!
    Grande abraço!

    João Paulo, seu blog é do caralho. Indicação mais do que justa, pois. B) Aquelabraço!

  • http://pixinxa.blogspot.com/ carlos

    Deveria existir o Dia Internacional das Mulheres Lindas.
    Nesse dia seria proibido, mulheres feias, sairem nas ruas das 7 da manhã até as 7 da noite,e as mulheres lindas, deveriam andar de lingerie, perguntando para os homens, “Gostosuras ou Travessuras?”.
    O descumprimento dessa lei, nesse dia, ocasionaria em 1 semana de reclusão para feias e, as bonitas, 20horas de strip-tease social para mendigos alcoolatras.
    Idosas estão isentas dessa lei!
    A ironia é só pra mostrar que a sociedade, ainda, continua machista, não só na visão de homem, como, também, na de muitas mulheres.

  • http://umtantonadaassim.blogspot.com flu

    sem contar na famosa piadinha…

    a mulher s´o tem u m dia enquanto os homens tem todos os outros do ano

  • http://www.torcidaflamengo.net Thiago

    Diga a ilustre Marina W, que então não temos direitos iguais. As mulheres tem mais direitos que os homens, pois vejo muito (e muito MESMO) mais mulheres medíocres ocupando cargos em empresas do que homens medíocres.

    Apesar de pessoas medíocres serem minoria em grandes cargos, a quantidade de mulheres medíocres é maior proporcionalmente do que a de homens medíocres.

    E não, meu comentário não é machista. Trabalho com área de publicidade de muitas empresas grandes, e mais de 50% das pessoas em altos cargos são mulheres, e posso dizer que a maioria delas não tem naipe nem pra ser faxineira da empresa. A culpa é das empresas, que escolhem mal, pois há muitas mulheres competentes no mercado, assim como há homens competentes e homens medíocres.

    Mas os homens medíocres por algum motivo acabam ‘ficando pelo caminho’ na maioria das vezes, e ficam em cargos medianos, enquanto as mulheres medíocres sobem e chegam aos cargos maiores (talvez exatamente por serem mulheres). Entre um homem medíocre e uma mulher medíocre, a maioria escolhe uma mulher medíocre. Entre um homem competente e uma mulher competente, apesar do equilíbrio ainda acredito que a maioria ainda prefira um homem competente.

    Desculpe se ofendi alguém.

    Alexandre, seu texto foi excelente, parabéns!

    Uau. Nada como um texto provocativo para incitar comentários ainda mais polêmicos, he he!

  • http://anacranes.wordpress.com Ana

    Pôh Ina pegou pesado!

    Tá certo que a maioria se esquece do porque o Dia Internacional da Mulher foi criado, mas não é pra tanto….

    E como eu disse a todas as minhas amigas Dia Internacional da Mulher é um ótimo dia para se ver filmes como Baixio das Bestas

    Não vejo onde peguei pesado, Ana. Como afirmei em meu texto, “concordo com a total relevância de várias das causas defendidas”. Do mesmo modo, penso que é hipócrita ver muitos homens oferecendo botões de rosas enquanto entoam lôas à “fragilidade” ou à “beleza” das mulheres, como se o mérito feminino fosse simplesmente de embelezar o mundo. Há muita discriminação ainda, e para mim esses tipos de “homenagens” apenas ajudam a perpetuar uma situação pra lá de injusta. Em tempo: “Baixio das Bestas” é uma espécie de Aqui Agora do cinema brasileiro. Um filme apelativo, grosseiro, que cavouca o pior da humanidade e não vislumbra esperanças nela, uma obra mais preocupada em chocar o espectador de todas as maneiras possíveis do que em fazer com que ele aja de forma consciente a fim de combater o estado de coisas na Zona da Mata. Uma obra simplista e maniqueísta, enfim. Recomendo, aliás, a leitura de “Nordestinos do Mal”, crítica de Chico Fireman ao filme.

  • http://www.musicasequasetudo.blogspot.com http://musicasequasetudo.blogspot.com/2008/03/feliz-dia-internacional-da-mulher.html

    [...] Equivocadamente, muitas mulheres e homens falam que a mulher deveria se respeitar mais para ser valorizada. Eu acho isso uma enorme bobagem, pois o respeito não pode depender de uma atitude do outro. Meu Deus isso é um retrocesso! E o pior, eu vejo mulheres com o mesmo discurso. [...]
    Não podemos medir um tratamento baseado em esteriótipos. Como podemos nos parabenizar se muitas caem no conceito perverso de competir entre si, não valorizar a presença do homem como amor e sim como necessidade, e comprar o mito do amor romântico como se fosse a coisa mais importante em nossas vidas. É por isso que eu me pergunto:
    Feliz Dia internacional da Mulher?

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico tina oiticica harris

    Todos os dias são dias de ultraje às mulheres.

  • Andrea

    Oi.
    Jura que essas outras datas que voce mencionou realmente existem??? Por que a gente, ou pelo menos eu, nunca ouviu falar delas?
    Realmente, essas “homenagem” `a mulher feitas com textos tao bregas e falsos me irritam profundamente.
    Mas essa dos “maridos devotados do Japao” foi hors-concours!
    Um beijo.

    Andrea, como costumo fazer em meus posts, deixei links no texto para que qualquer leitor possa conferir de onde extraí minhas informações. ;)

  • http://morior.wordpress.com Orlando

    Dia da Visibilidade Lésbica?

    Dom Tosetto, é como diria Jack Palance (ou Walter Forster, naquela versão brasileira produzida pela Rede Manchete): acredite… se puder.

  • http://ascoisasquejuliagosta.blogspot.com/ Júlia

    Ei,

    Obrigado por indicar meu blog, rendeu muitas visitas.
    Obrigado também pelos elogios!

    e sobre o post anterior, eu e meus amigos passamos grande parte da do dia 31 de dezembro tentando desvendar a “posição da rena” descrita pela Nova, e falo que não tenho muita certeza se conseguimos!

    beijos,

    Júlia, “posição da rena” com seus amigos? A piada óbvia me veio à cabeça: essa posição requer tantos parceiros assim? :P Um abraço e parabéns pelo seu blog!

  • Diego Goes

    Inagaki,
    honestamente? Acho meio esquisito comemorar o dia das mulheres. Assim como acho mais esquisito ainda comemorar o dia dos homens no dia 15 de julho - coisa que muita gente nem sabe.
    O fato de ser mulher é algo a ser comemorado em uma data, ehhhh, comemorativa? Mas isso não é algo inato a ela? É como querer ter o dia internacional de quem tem cérebro. Não sou - nem quero parecer - misógino. Sei que 8 de março é um dia que celebra todas as conquistas das mulheres nestes milênios de submissão ao homem. Mas precisa-se, realmente, de uma data especial para isso?
    As mulheres até que gostam de receber os parabéns, mas depois de certo tempo toda comemoração começa a perder o sentido. Como a semana santa, que antigamente, eram sete dias de devoção e agora não passa de um final de semana - que por sinal, muita gente aproveita para viajar e até se esquece o que ela representa.

    Sei que vou receber pauladas por este comentário, mas é o que penso.
    Abraços!

    Diego, não vou me intrometer na sua opinião. Só queria fazer uma observação: descobri um monte de datas relativas às mulheres, mas essa do Dia do Homem em 15 de julho me surpreendeu!

  • http://mundodek.blogspot.com Alexandre Kovacs

    Perfeito o seu texto, principalmente quando mencionou as rosas murchas que foram distribuídas por algumas empresas em vários locais do centro do Rio de Janeiro.
    As rosas parecem mais um pedido de desculpas, melhor seria se essas empresas oferecessem salários e oportunidades iguais para homens e mulheres.

  • Rafael

    Ina, quero ver bater essa, vc não sabe o que eu penei pra encontrar essa singela canção, que ouvi na rádio há alguns anos. Engraçado que lembro o dia e o local onde a ouvi. É um misto das categorias do seu post sobre músicas, e ainda pode ser considerada uma “homenagem” ao dia das mulheres. Aguenta aí:

    Sambukira - Melô da calcinha.

    “Sambou sem calcinha?
    Ficou de barriguinha, sua danada!
    E vem comigo, vai!
    Diz aí…
    Uh! Uh..
    Deu nove horas sua irmã lá no pagode de saia curta sem calcinha
    Como é que pode deu meia noite e ela ainda estava lá
    Se embebedou não viu a saia levantar. Mas a galera que não poder ver a coisa
    Entrou na roda pra poder sacanear

    Agora veja como é que vai ficar que só depois de nove meses
    Sua barriga vai murchar

    Quem mandou sambar sem a calcinha
    Pior foi quem sambou sem camisinha
    (Repete até a exaustão)”

    Rafael, a existência de uma música dessas justifica o porquê da indignação das mulheres com muitos aspectos desta sociedade. XX(

  • Anônimo

    Um colega meu disse que não faz questão de dia internacional do homem, porque daí seria necessário fechar uma fábrica e incendiá-la com cem homens dentro.
    Em todo caso, comprei flores ontem, margaridas. Porque há dias bons para delicadezas consigo mesma.

  • http://dehast.tester001.org/ Dehast

    Concordo 100%. Dia da mulher não faz diferença nenhuma, flores e elogios não fazem diferença nenhuma, o que importa é de fato acontecerem os direitos iguais como pagamento.

    Vivem dizendo que mulher de fato ainda recebe menos que homem e creio que seja assim. E se realmente for, o dia da mulher não faz diferença nenhuma…

    Abraços, adorei seu blog _o/

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.