Musique Non Stop

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 08 de junho de 2007

Mash-up, bastard pop ou bootleg é a justaposição de duas ou mais músicas em uma só, resultando em uma forma renovada de tocar canções que você já havia enjoado de escutar. Quer um bom exemplo prático do que digo? Então confira “Every Car You Chase“, mistureba de primeira feita pelo DJ Party Ben, que amalgamou “Every Breath You Take” do The Police com “Chasing Cars” do Snow Patrol, e mandou muito bem no resultado final.

Marisa Toma e Wagner Brenner curtiram a dica e já trataram de difundi-la blogosfera afora. Pra quem quiser saber mais a respeito de mash-ups, recomendo fortemente a leitura do artigo “Geração Copia e Cola“, de Adriana Alves, disponibilizada no blog de um dos maiores experts brazucas do assunto, meu xará Alexandre Matias. Ah, dê um pulinho também na Mashups Community do Imeem!

* * * * *

Você ficou preso em Sampa City porque não conseguiu enforcar o feriado da quinta ou preferiu driblar a muvuca nas estradas e aeroportos? Confira esta dica camarada, pois: veja neste sabadão, dia 9, o show de Lucas Santtana, a partir das 23 horas, no Studio SP.

Diginóis na fita!

Preliminares pra você chegar afiado ao showzaço de Lucas Santanna: conferir petardos sonoros como “Lycra Limão” ou “Tijolo a Tijolo” em seu MySpace. É Diginóis na fita, mano!

* * * * *

Pedro Damian, que se descreve como um “jornalista que ama a boa música“, publicou um post denominado 107 Best CDs of 2007. O CD agoniza? Viva a música!

* * * * *

O disco se arranha e se gasta, a cantora talvez esteja morta; eu vou embora, vou tomar meu trem. Mas, por trás do ente que cai de um presente para o outro, sem passado, sem futuro, por trás desses sons que dia a dia se decompõem, se lascam e deslizam para a morte, a melodia permanece a mesma, jovem e sólida, como uma testemunha implacável“. (Jean-Paul Sartre)

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.sampateam.blogspot.com Sampa Team

    Mash-Up, Produção de músicas Nacionais e Internacionais.
    Acessem,
    vale a pena conferir !

  • Cesare Giraldo

    Alexandre Inaki, Li sobre o seu site na Epoca e ainda vou navega-lo. Gosto da atitude poetica, Abraço, Cesare

  • http://www.metamorfosepensante.blogger.com.br _Maga

    Começar pelo fim: gostei muitooo da frase!!!! Muito mesmo! Nos ultimos tempos tenho encontrado algumas frases muito boas sobre música em livros… qualquer dia desse te mostro essa meia duzia de perolas. A música ficou muito legal! hahahha
    O que? Sair de Londrina no Feriado??? Pirou??????? Só não sai daqui, como daqui ninguem me tira por estes dias de FILO - Festival Internacional de Londrina (a midia não divulga, mas a gente lota as apresentações mesmo assim… rs)
    beijos

  • http://www.crisemcrise.blogspot.com Cris

    E não é que essa mistureba de musiquinhas é legal?mas falando em música, não sei se ando muito alienada, mas nunca tinha ouvido falar no Lucas Santtana. Eu fui no Studio SP na sexta: scandurra e arnaldo antunes. Deixou a desejar. Não que tenha sido ruim. Só não foi bom como eu imaginei como fosse.
    Beijo

  • http://subsolo.org/hermenauta Hermenauta

    Valeu pela dica dos 107 CD’s, Ina!

  • Bear

    Não sei como é que o Gontijo Theodoro entrou nesse post. Mas vá lá.

    Nos anos 60 do século passado eu o via (e ouvia) no Reporter Esso na TV Tupi do Rio. Meu pai dizia que aquilo era notícia oficial (no mal sentido) e pro-americana (obviamente, também, no mal sentido), mas não perdia um.

    Para mim, a musiquinha e o texto padrão que ele lia no início do jornal eram a senha para eu sair de casa e ficar com os amigos na rua até que o jornal acabasse e começasse um novo filme.

    Dos vários textos que eu me lembro (eu vivia imitando o cara pras meninas): “Boa noite. (Este é o) Reporter Esso, um serviço público da Esso Brasileira de Petróleo e dos revendedores Esso, com as últimas notícias da UPI (com aquela voz firme, grave e nítida). Tempo bom na Guanabara. Temperatura estável. Máxima 43°. Mínima 41,2° na Urca….”

    E aí vinham as notícias.

    Acho que é ele que aparece em uma parte deste vídeo:

  • http://attu.typepad.com/ tina oiticica harris

    Boa noitinha, Alexandre Inagaki:

    Confesso que passei nos vídeos de overdose particular procurando os meus. São Paulo tem tanto programa. Você que é o craque ( goleiro é isso?) de futebol, será que sabe ou já viu algum fragmento do Repórter Esso com o Gontijo Teodoro?

    É favor e é pra quando puder. Obrigada.

    Putz. Eu nem conhecia o nome de Gontijo Teodoro. Mea culpa.

  • http://idolosdebigode.blogspot.com Eduardo

    Muito bom o vídeo do Cortázar, hein! Aquele ali na barra lateral direita. Vale procurar no youtube tbm uma entrevista que o Borges deu, é fantástico, impressionante ele falando… cego. A expressão no rosto dele é incrível. Assim como é incrível a entonação da voz do Cortázar. Espanhol é uma língua sonora pra caramba.
    abraços

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORREA

    Engraçado, pensei que o nome disso fosse samplear. Mas tudo bem. Aliás, não está nada bem. Não concordo com esse negócio de copy and paste. Cheira plágio. Será que a falta de criatividade é tanta assim?
    Ainda estamos em junho e já há 107 cds bons no mercado? Então, tá. Vou lá conferir.
    gd ab e bom findi

    Não concordo com a sua afirmação, Julio. Uma coisa é samplear, pegar amostras de músicas e reutilizá-las em uma nova canção. Outra é o mash-up, a cultura do híbrido, de sobrepôr arranjos e riffs de duas ou mais canções já conhecidas, justapondo camadas musicais de modo a criar um som conhecido e ao mesmo tempo diferente.

    Citando as palavras de Bernardo Mortimer: “é o fim das tribos e o início da facilidade de sobreposição de comunidades e ritmos nos orkuts e Ipods que formam as referências da vida que se leva. São cinco páginas de Internet abertas uma em cima da outra na tela, são vídeos do Youtube assistidos ao mesmo em que se ouve um podcast em streaming (salve o pause!), festivais com três palcos imperdíveis simultaneamente, e verbos conjugados lado a lado como estudar e conversar, trabalhar e celular a noite de logo mais, consumir e viver. Ninguém nem pensa em chupar cana e assobiar, a não ser que seja para uma piada visual a ser mandada para a lista toda do gmail. Tudo isso sempre personalizado, como uma página do myspace. A idéia pode até ser sempre mais ou menos a mesma, mas um perfil não aparece como o outro, e quem domina as ferramentas tira mais onda“.

  • Anônimo

    Opa, amigo Ina:

    essa superposição já tinha sido feita, por Nara Leão e também por Astrud Gilberto, se não me engano. Com “ESTE SEU OLHAR” e “SÓ EM TEUS BRAÇOS”, ambas do Tom, cantadas ao mesmo tempo. Há 40 anos! Viva nossa música!!!

  • http://observador.blogbrasil.com fernando cals

    Oi, Ina,
    antigo que sou, meio desconfiadão dessas novidades, vou de mansinho quando ouço falar delas. Mas, uma indicação do Ina é um voto de confiança.
    Vi, ouvi e gostei.
    Ficou boa a “montagem”, mashup, vá lá, do cara.
    abração
    fernando cals

  • http://digitaldrops.com.br/ Nick

    Ficou mesmo demais esta versão!
    Abraços

  • http://www.chinfra.blogger.com.br Serbão

    Ina, a melhor coisa que vi em termos de mash up é o Beatallica. Eles juntam as canções dos Beatles com as do Metallica. o resultado é engraçadíssimo, e dá pra bater cabeça.
    SGT. HETFIELD’S MOTORBREATH PUB BAND pode ser conferido aqui:
    http://www.beatallica.org

    Excelente pedida, caro Serbão Cubas!

  • http://fidedigno.wordpress.com Rodrigo

    Eu curto pra caramba os mashups.
    A febre já foi bem mais violenta. Na época do Grey Album, Kleptones e tal. Esse ano, o cara do 2 Many DJs tinha até falado que o mashup já era.
    Felizmente, ainda tem gente boa fazendo isso por aí. Conhece o pessoal do The Hood Internet?
    http://www.thehoodinternet.com/
    Na minha opinião, é o que há de melhor hoje em dia. Vale muito a pena dar uma conferida.
    Valeu. Grande o blog o seu. Leitura obrigatória.

    Valeu pela dica e pelas palavras, Rodrigo!

  • http://cinemacuspido.blogspot.com Marcelo V.

    Mas eu costumo me irritar quando alguém fala “boa música”, “música de bom gosto” etc.

    Mr. Valletta, obrigado pelo seu comentário de muito bom gosto!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.