“Me empresta um beijo, amanhã eu te devolvo!”
Por Alexandre Inagaki ≈ sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Flerte, papo-aranha, torpedo, xaveco. Devo confessar que sempre nutri uma admiração silenciosa pelos meus amigos que possuem a desfaçatez de abordar uma mulher do nada, na mais deslavada das caras-de-pau, a fim de proferir as mais infames cantadas. Pra mim, é uma forma de arte subestimada. Porque você precisa ter o timing da comédia e a síntese do hai-kai para, em poucas palavras, conseguir despertar a simpatia e um sorriso com uma frase certeira como uma flechada. Caso contrário, prepare-se para levar um belo e sonoro tapa na cara.
Jamais esqueço da história de um amigo meu que, em uma balada, encontrou uma japonesa dançando na pista e, com a coragem intrépida daqueles que não possuem absolutamente nada a perder, abordou-a usando a seguinte cantada: “Oi, você me dá um beijo sabor sushi?”. É o tipo de coisa que me daria overdose instantânea de vergonha alheia. E, no entanto, não é que funcionou e eles ainda ficaram juntos por quase um ano? É o tipo de causo que me faz pensar nas oportunidades que perdemos por excesso de superego. Será que Bandeira levantaria de seu túmulo se eu interpretasse seu verso “a vida inteira que podia ter sido e não foi” como uma reflexão sobre as pessoas que deixamos de conhecer porque não proferimos mais xavecos absolutamente escrachados como esse do beijo-sushi?
Na eterna guerra dos sexos, não se pode dizer que existam “alvos” e “vítimas” nas intrépidas batalhas da conquista. Até porque não existem vencedores ou vencidos: cada um declara armstício de acordo com seus próprios interesses e necessidades emocionais (ou hormonais).
Em uma matéria exibida recentemente pelo Fantástico sobre um concurso de melhores (ou não) cantadas realizado recentemente, intitulado Xavequíadas, o escritor Fabiano Rampazzo, denominado pela matéria como “especialista em xavecos”, divaga a respeito do medo de se levar um fora. E afirma, peremptoriamente: “Se seu pai não tivesse xavecado sua mãe, você não estaria aqui neste momento”.
Fabiano, que ao lado de Ismael de Araújo escreveu o livro Manual do Xavequeiro, afirma que levar foras calejam um paquerador mal-sucedido. Um franco-atirador que se preze não se deixa abalar por um “não”; parte para o próximo alvo e vai à luta. Mas isso no caso dos pretensos conquistadores, que saem noite afora e desferem cantadas a esmo como se fossem balas perdidas procurando por uma vítima qualquer. Pois há os casos de homens que sabem bem o que querem e, principalmente, quem desejam. Foi o caso de Everton Rafael, que narrou a seguinte história em um desses fóruns de discussão espalhados pela internet:
- Gostava de uma garota e descolei o telefone dela. Liguei para ela e disse assim: “Estoy enamorado por ti”. Depois mandei um monte de flores com cartões com a mesma frase: “Estoy enamorado por ti”. Em seguida comecei a mandar presentes em que escrevi a mesma coisa, inclusive uma camiseta minha com meu perfume. Até que um dia a vi passar e resolvi falar com ela. Cheguei, disse oi e ela respondeu. Perguntei: “Gosta de espanhol?” Ela se ligou, me agarrou e me beijou. Depois disso começamos a namorar e estamos juntos há seis meses.
Falando das minhas experiências pessoais, confesso que nunca dominei a tal arte das cantadas. Sou tímido demais pra proferir torpedos verbais do tipo. Se bem que, ok, devo admitir que tenho lá as minhas técnicas de abordagem. Não posarei de santo: essa história de ser o rapaz sensível que finge que não está nem aí e simula indiferença com a mulher mais linda do escritório ou da faculdade enquanto todos os gaviões da turma a assediam já deu certo algumas vezes. B) O mundo, definitivamente, não é para inocentes. E todos, desde o feirante que berra no meio da rua que mulher bonita não paga mas também não leva, até a mocinha tímida que sabe que um sorriso de mulher dispensa quaisquer verborragias, têm o seu lado de Don Juan. É como diz aquela canção de Beto Guedes e Fernando Brant: “O medo de amar é não arriscar/ Esperando que façam por nós”.
Clichês requentados, tiradas machistas, lirismos sutilmente temperados com um toque de canalhice. Você, leitora deste blog, sucumbiria a xavecos do tipo “todas essas curvas aí, e eu sem nenhum freio”, ou “se beleza desse cadeia, você pegaria prisão perpétua”? Você, leitor deste post, já teve a manha de proferir cantadas crássicas como “qual o telefone do seu cachorrinho” ou “o que esse bombonzinho está fazendo fora da caixa”?
P.S.: De todos os personagens criados por Mestre Laerte Coutinho, Gato e Gata são os meus favoritos. ;)
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://aaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiii bianca
-
camilla suzanny
-
Leticia
-
Tiiago
-
Cris
-
http://ohvarios.wordpress.com/ moara
-
http://www.ideiascretinas.blogspot.com Renata
-
Carol Brozzon
-
Érica
-
Publius
-
http://cafesemfumo.blogspot.com/ karcarah
-
http://www.exiliodalenda.blogspot.com lendari0
-
Amanda Shizue
-
Re…
-
Anonimo
-
http://ciladas.wordpress.com Dudu Maroja
-
http://aninhabertini.deviantart.com Ana Carolina
-
http://holococos.sjdr.com.br/ Henrique Cintra
-
http://www.mezclasdigitales.blogspot.com Liliane
-
http://www.comotemmariananomundo.blogspot.com Mariana
-
http://www.lucas.com.br Lucas
-
http://FICAGALEGO rafa
-
http://Temnãotio,topensando! Matheus Gratz
-
http://www.azaroseuquerida.wordpress.com ju
-
Ana
-
http://scillaecaribdes.blogspot.com Priscilla Fogiato
-
http://www.semprehaveraumamanha.blogspot.com Paulinha
-
http://diariodelaxitocina.blogspot.com Cíntia
-
http://doppelgangerperdido.blogspot.com Gisele Amaral
-
http://www.christiangump.net Christian Gump
-
http://quiane.zip.net quiane
-
Paula Garcia
-
http://criativodegalochas.blogspot.com Criativo
-
Ione Fonseca
-
http://mutumutum.blogspot.com MUTUMUTUM
-
Cristiano
-
http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anna
-
http://www.circulando.com Cláudio Rúbio
-
http://www.twitter.com/mizlilian MizLilian
-
http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga
-
Anônimo
-
http://oleitoresseidiota.wordpress.com André
-
http://www.drikaflor.zip.net Drikaflor
-
Anna’s
-
http://outracarol.wordpress.com outra carol
-
http://irazine.blogspot.com ¢em@
-
http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga
-
http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga
-
http://www.blahblando.com Grasiani
-
http://bebediabo.zip.net Lello Lopes
-
http://www.cortocabeloepinto.com Loch
-
http://leitedecobra.blogspot.com/ Kenia
-
http://casadagabi.tabulas.com/ Gabi
-
http://senhoritarosa.wordpress.com senhorita rosa
-
aninha
-
http://www.gutierrez.pro.br/ Suzana Gutierrez
-
http://trottolices.blogspot.com/ Trotta
-
http://www.bacante.com.br Fabrício
-
aninha
-
http://estou-sem.blogspot.com Emilio
-
http://maroma.wordpress.com Marília
-
http://madmaxandrade.blogspot.com Tiago Andrade
-
yuneyev
-
http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris