Como seus hábitos de consumo podem ajudar outras pessoas? (publieditorial)

Por Alexandre Inagakisegunda-feira, 06 de agosto de 2012

Não é fácil ser empreendedor no Brasil. Impostos e taxas por todos os lados, muita burocracia, juros altos e encargos trabalhistas são só alguns dos fatores que fazem com que eu respeite a lúcida insanidade de quem se arrisca a ter um negócio próprio.

É muito bom ver, pois, uma campanha que mostra um outro lado, contando as histórias de comerciantes que estão apostando em seus sonhos e ajudando no crescimento deste país. A série de vídeos da campanha Sim Eu Sei mostra isso: como as compras que fazemos colaboram com o crescimento da economia, e como uma das contribuições que são pagas pelo comércio ajudam a financiar as centenas de atividades organizadas pelo SESC e pelo Senac (através da FecomercioSP). O vídeo a seguir, em que Serginho Groisman conversa com três comerciantes (uma lojista que vende presentes e acessórios, um florista e o dono de uma farmácia), mostra um bom exemplo de como as atividades desses profissionais ajudam a manter entidades como o SESC e o Senac.

Em meio ao ceticismo que assola a gente toda vez que precisamos pagar taxas e impostos embutidos em tudo que consumimos, é um alento saber que ao menos uma parte desses valores é destinado a projetos bacanas. Por exemplo: em 2011, mais de 160 mil pessoas foram beneficiadas com ações sociais em unidades do Senac. Também no ano passado, o programa educacional do SESC São Paulo ministrou mais de 7 mil oficinas, palestras e seminários, e mais de 520 mil pessoas cursaram as atividades do Senac. E nada menos que 5 mil pessoas participaram da 3a. Semana Senac de Saúde e Bem-Estar. O teste online disponível em http://www.simeusei.com.br/quiz mostra quantas pessoas são auxiliadas através de seus hábitos de consumo.

Não sou favorável ao consumismo desenfreado, mas é muito bom ter a consciência de que os meus níveis atuais (e razoavelmente modestos) de gastos com aluguel, eletrodomésticos, roupas, transportes, leituras, alimentação e viagens auxiliam 5 pessoas a serem beneficiadas com os projetos de bem-estar, educação e qualidade de vida mantidos pelo SESC e pelo Senac. E basta dar uma passada de olhos, por exemplo, em todas as atividades do SESC-SP divulgadas em seu site, para ter o alento de saber que existem, sim, retornos tangíveis de todas as contribuições e impostos que pagamos cotidianamente.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://twitter.com/joseguimaraes José Guimarães

    É isso aí, Alexandre!

    Seria bom se todos os comerciantes deste país pudessem trabalhar com tranquilidade e conforto. Livres dos que os atormentam o tempo todo. Sejam fiscais, ladrões e outros mais.

    Valeu.

    Um abraço a você e a todos os seus visitantes. 

  • luksvieira

    Belo vídeo, bem enriquecedor…
    Att.,
    Luks

  • http://twitter.com/brennbarros Brenda Barros

    Gostei muito desse artigo, fiz o teste e o meu deu 13 pessoas. Realmente, bastante interessante :) (haha, esqueci de me logar antes xD”)

    • http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki

      Oi Brenda, brigadão pelo feedback sobre o meu post! Ah, e parabéns pelas suas contribuições movimentando o PIB brasileiro. =)

  • http://twitter.com/brennbarros Brenda Barros

    Gostei muito desse artigo, fiz o teste e o meu deu 13 pessoas. Realmente, bastante interessante :)

  • Dra Karina Mami Sekimoto

    Japaraguaio porreta, este! Gostei do seu artigo. Informativo sobre os impostos e taxas que pagamos em todos os serviços e produtos. Agora, quando li “poeta bissexto”, juro que li “bissexual”, e pensei: “Nossa, que tudo! Esse japa é louco e é feliz”. Voltei meus olhos para ler de novo. Continua o sendo. Omedetô (parabéns)! 

    • http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki

      HAHAHAHA! Valeu, Karina. A propósito: sou razoavelmente louco, não tenho o que reclamar da vida e sou heterossexual. :) Um abraço e obrigado pelo comentário!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.