Como ajudar os desabrigados pelas enchentes em Santa Catarina

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 26 de novembro de 2008

Quando soube das enchentes que assolaram o estado de Santa Catarina, me lembrei de uma lembrança marcante da minha infância: em 1983, quando vi pela TV as imagens de uma cidade quase submersa, com pessoas em cima dos telhados de suas casas, acenando desesperadas para os helicópteros que sobrevoavam a região catarinense. Na minha cabeça de criança, ainda inocente a respeito dos fatos sobre aquecimento global e desastres ambientais, foi surreal testemunhar uma situação assim. E agora, ao ver que enchentes novamente transformaram cidades de Santa Catarina em um cenário diluviano com mais de 50 mil pessoas desabrigadas, a desagradável sensação de déjà vu me veio à cabeça.

Chico Lima, leitor deste blog e morador da cidade de Blumenau, enviou-me ontem um relato da situação em seu estado, criticando ainda a cobertura midiática sobre as enchentes em SC. Leiam, a seguir, as suas palavras.
“A situação aqui em Blumenau (SC) ainda está bem complicada. Anteontem (24/11) tivemos o estado de calamidade pública decretado pelo Prefeito. Houve muita chuva nos últimos dias, tornando o solo um ‘sorvete derretido’. Na última sexta, sábado e domingo as chuvas caíram com mais intensidade. Com isso, tivemos muitos deslizamentos, desbarrancamentos, muita gente desabrigada e pessoas mortas. O cenário era de caos mesmo (sem exagero). Parecia o ‘Ensaio sobre a Cegueira’!
Ontem - felizmente - está tudo melhor graças à chuva que parou, e também por conta da ação eficiente da Defesa e de um órgão fundamental para a cidade chamado Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (CEOPS). Enfim. Muito da cidade está sob lama. O fornecimento de energia elétrica voltou em alguns bairros, assim como o transporte público. Isso ajuda bastante o fluxo da cidade. Mas estamos sem água e sem coleta de lixo!!! A previsão otimista é de que ela volte na sexta. A universidade e as escolas continuam sem aula. O comércio está voltando aos poucos (bem aos poucos).
Felizmente tudo está bem comigo, minha namorada e amigos. Porém, ressalto que a população da região do Vale do Itajaí está precisando de muita coisa. Existem vários abrigos espalhados pela cidade com idosos, crianças e famílias desabrigadas. Mas, ao mesmo tempo que existe uma belíssima rede solidária, há também comerciantes que estão aumentando os preços e os sem-coração (e sem cérebro) que estão saqueando lojas e mercados (é vero!!!).
Nesse momento, um dos problemas mais preocupantes é saber que as estradas que dão acesso a SC estão bloqueadas. Sem esse acesso, poderemos ficar sem abastecimento de itens básicos como combustíveis, comida e medicamentos. Vemos movimentação do exército para a distribução de cestas básicas por helicópteros ou cargueiros.
Já em Itajaí o problema foi bem distinto (porém não menos grave). Lá a enchente foi devastadora. Três rios encheram. A cidade está funcionando com barcos. 90% de Itajaí está submersa. Também não rola água nas casas que não foram atingidas.
Sobre a cobertura da TV (redes nacionais)
Alexandre, na boa, não entendo porque a Rede Globo não considera isso uma pauta tão importante como outros casos. Não sou jornalista (nem quero ser; sou só um mero redator publicitário - um faxineiro prostituto das palavras), mas só esclarecendo algumas coisas: a Globo, via RBS (sua repetidora aqui em SC), não está fazendo a cobertura decente do caso (há até um “email corrente” sendo difundido por aqui no qual uma pessoa expõe sua insatisfação). Só vi um flash-plantão interrompendo a programação normal.
Na parte “nacional” o pouco que ela está dando limita-se a Blumenau e Floripa (correspondentes da Globo - Ricardo Von Dorf e Kiria Meurer). Acredito que a Globo não publicou nada sobre Itajaí porque sua repetidora (RBS) não tem sucursal com efetivo suficiente por lá, por isso ela não tem material sobre essa região. Ou não teve condições de mandar seus super-repórteres catarinenses para lá.
Com a Record - via RIC, sua repetidora local - é o inverso. Ela tem sucursal regional em Itajaí, e nao em Blumenau. Portanto, você verá a Record (via Roberto Cabrini e equipe) falando sobre a situação em Itajaí, e não em Blu. Já a Band ficou fora do ar de sábado até ontem (25/11) de manhã. Entao não sei o que se passa. Nem sei se o Datena tá batendo na mesa, berrando e babando (rs)!
Sabendo desses tristes acontecimentos, e pensando na cobertura televisiva, deixo aqui uma pergunta sobre o que realmente vale para nós, humanos: salvar vidas, divulgar vida ou promover o show do horror da morte. O que dá mais audiência??”


Se a cobertura das TVs deixa a desejar, como bem ressaltou meu leitor Chico Lima, a quem agradeço pelas informações, devo ressaltar que os blogs têm feito a sua parte. Recomendo em especial uma visita ao coletivo Alles Blau, criado durante estes dias de enchentes, que tem feito uma cobertura fundamental de como está a situação em Blumenau, com intensa participação de internautas enviando notícias, fotos e vídeos destes dias difíceis na cidade.
Por último, mas não menos importante: caso você queira ajudar os desalojados e desabrigados em SC, faça um depósito nas contas que a Defesa Civil de Santa Catarina abriu especialmente para receber doações: no Banco do Brasil (conta 80.000-7, agência 3582-3) ou no Banco do Estado de Santa Catarina (conta 80.000-0, agência 068-0). Os depósitos podem ser feitos em qualquer quantia. E, no caso de doações de alimentos não-perecíveis e materiais de higiene, clique aqui para saber quais são as necessidades mais urgentes dos desabrigados catarinenses. Mais informações também estão disponíveis nos blogs Sétima Arte, Uhull, Diarinho na Chuva e Soco na Costela.

* * * * *

P.S. 1: O instituto Voluntários em Ação procura por blogueiros voluntários interessados em auxiliar na divulgação de suas campanhas. Caso você queira tornar-se um “blogueiro divulgador”, clique aqui, aqui e aqui para buscar mais informações a respeito.
P.S. 2: A respeito da especulada agonia da blogosfera, respondi ao Secco do Bitpapo a pergunta da vez: os blogs estão morrendo?
P.S. 3: Ainda sobre o assunto, recomendo fortemente a leitura de um artigo do New York Times que cita um movimento com o qual me identifico totalmente: o “Slow Blogging”. Cito uma frase perfeita reproduzida na matéria: “Blog to reflect, Tweet to connect”.
P.S. 4: Você já votou no meu mano Enloucrescendo no Desafio LG?
P.S. 5: A leitora Larissa Tietjen, que encontra-se ilhada na cidade de Itajaí, divulgou a URL de mais um endereço útil: o Blog dos Desabrigados de Itajaí.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://nonexistent10123.com Bulla Chulla

    Hey there, We were only travelling to declare hello it eventually. Yet may seem like we are outdated associates regardless.

  • http://coldsore-stages.com Jamel Relles

    Let me start by declaring nice publish. Im not sure if it has been talked about, but when using Chrome I can in no way get the entire site to load devoid of refreshing many times. Could just be my computer. Thanks.

  • http://www.tas-aircraft.com/index.php/member/20364/ energy audits

    Love moral support! I want to test it out for.

  • http://subwayprintablecoupons.net printable Subway coupons

    Regards,Rajesh

  • http://www.ukgifts.me.uk Drew Manigo

    Writing a blog can be difficult, but even with the odds, you’ve managed to get quite an audience. I highly recommend that you consider writing an ebook one day.

  • http://www.thesolutionsjournal.com/user/74620 Luigi Fulk

    Listed below are some facts to look into on digital fashion photography while you’re just starting out and about:

  • http://www.poloshirtoutlets.net/ ralph lauren polo store

    Your artical is really so simple nevertheless retains a touch of elegance together with grace. And with all the options plus customization you may have enabled, I’m sure it is going to appeal to numerous bloggers. It’s quite commendable that you aspire to let us, the end users, to have a very wide variety of themes for the blogs. Keep him or her coming!

  • NEUZINHA

    Bom dia!
    moro em Palma sola Santa Catarina Extremo Oeste.
    Gostaria de ajudar de alguma forma. O que, e como posso ajudar essas pessoas?

  • amanda santos de souza

    nossa q orrível ainda bem q isso nunk aconteceu aqui em nova esperança,mais q coiza ruim credutdinhas das pesoas se eu fosse bem rik eu poderia doardinheiro só pra pod ajudar as pessoas daí

  • sidney de oliveira campos

    eu preciso ajudar um pessoal de sao paulo que estao desabrigado meajudem ha ajudar estes desabrigados quem for me ajudar eu mando uma conta que abri so para este fim grato desde de ja.

  • andré felipe

    entrem em contato comigo
    pois tenho roupas,calçados para doar mais
    ñ tenho condições de ir em um ponto de
    entraga.
    pois se voçês vierem até aqui agradeço.
    pois quero muito ajudar.
    [email protected]

  • http://blumenau sonia aparecida ferreira de duarte

    sou vitima da enchente perdi tudo estou pagando aluguel desde novembro de 2008 não consegui lugar fixo ainda,não posso dar futuro melhor para meus filhos,tenho 4 filhos moramos numa casa com 2 quartos ,querem dar apartamentos mas tem somente 2 quartos fica muito apertado não posso aceitar preferi casa mas ate agora os orçamentos que nos ofereceram é muito alto se alguem quiser nos ajudar meus filhos agradecem e eu tambem

  • izabelle

    que trágico esse acontecimento,muito triste com isso

  • julia

  • llll

    vcs sao muito burro por que peedimos uma coisa e vc botam outra

  • fernanda santos de jesus

    eu acredito na força de deus que tudo sera resolvido…
    beijos para todos vcs …..
    felicidades pois a vida de vcs nesse ano sera melhor pode ter certeza……..

  • Raimindo Launé

    Estamos acompanhando em Belém a situação de vocês. Existem muitas solicitações de envio de ajuda para Santa Catarina. Gostaria de contribuir com alguma família que possua criança ou adolescente com necessidade especial. Sou pai de um jovem de 20 anos que teve paralisia cerebral e sua coordenação motora foi afetada. Quero contactar com alguém.

  • http://nãotenho niécio

    Quero saber como faço para ajudar os irmãos catarinenses que tanto nos ajudaram durante as secas aqui no Nordeste, tenho treinamento militar e me disponibilizo.

    R: Olá Niécio, recomendo que você procure pela Defesa Civil do estado no qual você reside.

  • Priscilla Araujo Aguiar

    Gostaria de saber como faço para ser voluntária indo para Santa Catarina, pois moro em Brasília, estou no período de férias, sou nova e quero muito ajudar!!!Queria saber se o governo pode custear minha passagem ou tenho que tirar do meu bolso??
    Espero a resposta o mais rápido possível!!
    Obrigada

    R: Olá Priscilla, é bom ver a sua disposição em ajudar, mas você não acha que o governo deve investir na recuperação das áreas atingidas e na reconstrução de casas e empresas em vez de custear passagens?

  • Glaci

    Sou uma pessoa simples e humilde como outra qualquer, e vou tentar ajudar de uma forma simples e humilde do mesmo jeito que sou: colocando à disposição trabalho… Pois,com certeza, muita gente ficou sem trabalho, não é verdade?Para costureiras(os) interessados: Abriram vagas para costureira(o) de confecção em série para início do ano de 2009. Interessados entrem em contato o quanto antes. Nossa cidade, Marcelino Ramos, é uma pequena cidade turística, calma e tranquila que muitos dizem ser um paraíso - o que realmente é… fica na região norte do RS e faz fronteira com SC. Além de arrecadar alimentos, roupas… foi uma forma que achei de tentar ajudar. Que Deus proteja, ajude e ilumine a todos! Abraços!

    R: Olá Glaci, obrigado pelo aviso e, principalmente, pela sua disposição em ajudar. Um abraço!

  • http://help:elepresizadeajudaprefeito eder

    Prefeito voce nao esta vendo isso gasta seu dinhero que ganhou nao fais com os seu povo nao si nao voce nao vai ter mais voto dels ai voce vai quebrar ajuda eles que o seu vote semple vai tar ok e agora com serteza alquem vai querer tiarar voce com prefeito fica esperto ajuda quem presiza mesmo nao si preucupar com as pessoa que tem casa nao falou ai ta eu sou aki de Mato Grosso Cuiabá falou ai fica com deus a todos

    R: Mas hein? |-|

  • bruna andrade

    bom, sou de itapecerica da serra são paulo quero dizer aos que moram em SC
    santa catarina
    que vai ficar tudo bem só é ter fé em Deus e acreditar de verdade torço que fiquem todos bem um grnde beijo !!!

  • joana medyna

    voces vao supera essa tragedia em santa catarina.eu dejesoa toda sorte do mundo para todos

  • http://12300 barbara de souza

    nossa to muitoo tristee por causaa dessas pessoas láa de SC
    eles devem estam sofrendoo muito!

  • http://naotem andre soua

    ola amigo eu tenho uma produtora fiz 5 eventos arecadei 400 mil reais eu nao vou colocar na conta do gorveno nao eu estou indo pesoalmente ate la e fazendo casa para eles estou ajundando ja 100 familias por favor que pode me ajuda ligar para mim muito obrigado

    R: André, evito divulgar telefones aqui para resguardar os comentaristas deste blog. Mas deixo aqui o seu email para contato: [email protected].

  • http://serbon.opensadorselvagem.org Serbão

    Ina, eu estava em Itajaí - fui passar minhas férias na casa da namorada. felizmente nosso bairro ficou ileso - mas a enchente foi punk, e talvez tenha superado a de 1983.
    voltei na quinta-feira a SP, e levei agua mineral para o estádio do Morumbi, onde estavam arrecadando mantimentos.
    Mas o que eu queria destacar é a cobertura da nossa mídia - muito sensacionalismo, pouca informação. as águas baixaram em itajaí na quarta-feira, e a matéria do Jornal Nacional, à noite, ainda mostrava imagens da enchente, só no finalzinho dizia que as aguas estavam baixando.
    Pela Record, seu Roberto Cabrini desfilou a total falta de noção mergulhando na água contaminada com leptospirose - achei que ele fosse arriscar umas braçadas.
    A cobertura foi coroada com a capa apelativa da Veja desta semana, com a foto da menina.

    R: Pois é, Serbão. Se no começo a cobertura dos jornais e revistas era omissa, depois ela passou a apelar feio para os aspectos mais melodramáticos dos dramas humanos. Triste, triste.

  • madalena aparecida azevedo

    Acredito, que ninguém precisa de sensacionalismo, quem quer cooperar sabe que é só deixar o egoismo de lado e fazer.
    E que cada pessoa que esta assistindo os noticiários lembre que a natureza está pedindo o respeito que a ela, o materialismo e a falta de educação da população colaboraram para que isto acontecesse. Só sabe o quanto dói quem está dentro do problema, porque fazer ibope com a dor alheia?

  • Genilza de Sousa

    Como posso ajudar da baixada santista Guarujá??
    Estou com o coração na mao vendo essas pessoas passando por isso!!
    Por favor quem souber um enderço no guarujá por favor mandar por meu e-mail ou pro meu outro e-mail é
    [email protected]

    R: Olá Genilza, você pode procurar pela sede da Defesa Civil de Guarujá: Av. Adhemar de Barros, 571, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

  • rogerio

    sou de recife(pernanbuco)
    queria saber como posso ajudar o povo de santa catarina?estou muito triste por causa disso…
    e que Deus abençoe todos que moram lá
    abraço

    R: Olá Rogerio, escrevi um outro post com mais informações a respeito de como você pode ajudar os desabrigados em Santa Catarina: SOS Santa Catarina - um meme útil para variar.

  • Oscar Lopes Pereira

    Moçambicano mas feito portuga, aprendi aqui a gostar de SC sem conhecer fisicamente, atraves de uma amiga e sua familia.
    Sensibilizado com tanta dificuldade e desgraça e sabendo que minha amiga não precisa de ajuda imediata e está ajudando tambem, tomei a iniciativa aqui de dar meu contributo através das vossas referencias, associando alguns amigos.
    Só consegui realmente saber da dimensão da tragédia atraves de blogs na medida em que as cadeias de tv brasileiras internacionais além de esparsos números trataram o assunto quase como menor.
    Bem hajam vcs tb por existirem.

    R: Obrigado pela visita d’além-mar, Oscar, e pela solidariedade ao povo catarinense. Um abraço!

  • http://conscienciaacademica.blogspot.com/ Tony

    Verdade. Eu ainda não tenho noção alguma do que acontece por aí e vou expôr minha ignorância em meu blog esta noite.
    Fiquem com Deus.

  • http://www.mejoana.blogspot.com Vivien

    Crucial toda essa mobilização. Na faculdade que trabalho estamos arrecadando material e consegui transporte com um pessoal que já tem experiência em movimentos de auxílio mútuo.
    Triste demais ver aquelas pessoas tão desprotegidas, tão desoladas.
    beijos.

  • Sirius

    Espero que o Brasil inteiro continue ajudando e que a minoria fanática do Sul esqueça essa coisa de “O Sul é meu país!”. :P

  • http://acumulodenuvens.blogspot.com Samara Horta

    É difícil falar de algo tão triste e tão grande. Mas também acho que a cobertura televisiva tem deixado a desejar.

    Alexandre, tomei a liberdade de repassar as formas de ajudar o pessoal de SC, no meu blog. Tudo bem, né?!

    É isso…
    um grande abraço.

    R: Samara, fique à vontade. É o tipo de informação que necessita ser o mais disseminada possível. Um abraço!

  • http://irradiandoluz.blogspot.com Gabriel Dread

    O Bando Árvore Sagrada, do qual eu faço parte, também está coletando doações para os atingidos pela chuva em Santa Catarina:
    http://arvoresagrada.blogspot.com/2008/11/doacoes-para-os-atingidos-pelas-chuvas.html

    AXÉ

  • http://www.fotolog.com/muryllomv/ Muryllo Molitherno

    “CAMPANHA S.O.S SANTA CATARINA”
    Essa semana acompanhamos pelos veículos informativos à catástrofe, que se alastrou no estado de Santa Catarina devido o grande volume de chuvas, que ocasionaram enchentes de proporções notáveis. Segundo dados, quatorze cidades registraram mortes e mais de 54 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Já passam de 1.5 milhões de pessoas atingidas e aproximadamente 100 morto sem levar em conta o prejuízo de bilhões de Reais.

    É triste contemplar a situação em que se encontram nossos irmãos do sul do país, porém você pode ajudar as vítimas da chuva com doações de alimentos, roupa, material de higiene pessoal e etc. Todo o material recolhido será encaminhado à Defesa Civil do RS.

    Seja solidário! Sua ajuda pode fazer a diferença. Caso more em uma região distante como, por exemplo, outros estados, tentem fazer campanhas assim como eu (que moro em Sapé - PB) para aumentar o número de doadores.

    Para Saber mais sobre como ajudar as vítimas da chuva em Santa Catarina, informe-se no portal G1 da GLOBO: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL881327-5598,00-SAIBA+COMO+AJUDAR+AS+VITIMAS+DA+CHUVA+EM+SANTA+CATARINA.html

    E lembre-se: SUA AJUDA É MUITO IMPORTANTE!!!

    By: Muryllo Molitherno

  • helena zimmermann

    moro em florianopolis,na lagoa da conceiçao,tenho 1 filho de 4 anos e gostaria de dispor minha casa para no maximo duas senhoras ou moça,para vir morar e trabalhar aqui,consigo trabalho para elas e um lar ate elas se estabilizarem,aqui e um lugar turistico,nesta epoca tem bastante trabalho e podem vir… estou de coraçao aberto para estar ajudando estas possiveis pessoas,encaminhe ou peça para me ligar,nao sei se foi possivel entender a minha ajuda…de qualquer forma espero poder ajudar alguem.deus esteje com vcs.obrigado helena

    R: Helena, em vez de divulgar seu telefone, considero mais prudente divulgar seu e-mail, caso alguém queira contatá-la: [email protected]. Um abraço.

  • http://www.cocuruto.com leo seabra

    Se o Governo Federal aindaestivesse fortalecido não iria fazer nada. Mas com a crise econômica e todas as besteiras que Lula falou ,eles resolveram tomar alguma providência para não diminiuir a popularidade. Tem muito urubu se aproveitando da dor dos catarinenses, em varios niveis e de várias formas, inclusive meios de comunicação.

    R: E tome-lhe matérias melodramáticas mostrando o sofrimento das vítimas…

  • http://coresemtonsdecinza.blogspot.com sal ober

    À parte do desastre que assola parte do Brasil, venho felicitar este espaço.
    vou acompanha-lo porque tudo o que se faz deverá ser divulgado. e tudo o que se divulga deverá ser lido. e tudo o que se lê deverá ser apreciado. eu aprecio e gostei imenso da escrita que li.

    saudações

    http://coresemtonsdecinza.blogspot.com

  • rosimeire menes

    kero ajudar sou de belém/Pa e ñ sei onde tem um posto de doação em minha cidade,

    R: Olá Rosimeire, há um aplicativo do Google Maps com diversos postos de coleta de doações por todo o país, embora não tenha encontrado nenhum na sua cidade especificamente. Por isso recomendo que você procure pela Defesa Civil do Pará.

  • Ze Chibata

    Caro colaborador do povo catarinense, andei olhando alguns desses blog´s e percebi a maioria não fala a respeito de doações em dinheiro. pois bem, ha algumas contas que passo a vc para conhecimento de outros, muitos outros.
    BANCO DO BRASIL
    AG - 3582-3
    CC - 80000-7

    BESC
    AG - 068-0
    CC - 80000-0

    AMBAS DA DEFESA CIVIL DE STA CATARINA

    BRADESCO
    AJUDANDO A RECONSTRUIR STA CATARINA
    CONTA ADM PELA REDE RECORD E FISCALIZADA PELO MP
    AG - 0922-9
    CC - 2500-9

    espero que tenha ajudado em alguma coisa
    espero mesmo.
    Ze Chibata,Niterói-RJ

    R: Zé, as contas da Defesa Civil já foram divulgadas neste mesmo post, que eu creio que você não leu atentamente. Só ressalto que essa conta do Bradesco que você informou não é a conta oficial para depósito. Segundo o blog Alles Blau, a Folha Online e o site da Defesa Civil de SC, os dados da conta do Bradesco aberta para doações são estes: Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1. De qualquer modo, como esses dados bancários foram divulgados no site da prefeitura municipal de Blumenau, creio que sejam válidos (embora não os tenha encontrado no site da Record), mas fica aqui o alerta para que, toda vez que forem informados números de conta, seja especificada também a fonte da informação, por conta da saraivada de notícias falsas divulgadas por aí, ok? Um abraço.

  • Chico Lima

    Oi Alexandre,

    Eu de novo, o Chico.
    Lembra que eu comentei que “a ficha caiu” para o resto do Brasil só na terça? Cara, a partir de entao tudo mudou por parte da mídia. Tanto é que hoje (quinta 27/11) o JN será apresentado pelo Bonner daqui de Blu.
    Enfim, o clima da cidade continua bem tenso. Muita coisa já está nos eixos (fornecimento de água está voltando!)mas as marcas de apreensao permanecem nas pessoas. As contradições humanas ainda rolam. As correntes solidárias se multiplicam e comovem. Do outro lado, os subhumanos que saqueiam, que abusam, que enojam.
    Que o bem, o bom senso e a vida vençam.
    Mais uma vez agradeço pelo post.
    Grande abraço.

    R: Chico, ainda bem que o post não foi em vão, e que a mídia enfim passou a dar a devida atenção para a situação caótica em SC. Um abração!

  • http://www.benderblog.com Bender

    Bender participando da campanha:

    Top 5 motivos para ajudar Blumenau

    - casa da 2ª maior oktoberfest do mundo
    - casa Oktoberfest mais divertida do mundo
    - paraíso das cervejas artesanais
    - uma bela cidade com belas mulheres
    - há mais restaurantes servindo eisbein rotineiramente do que no Vale do Sinos inteiro (e eisbein é bom)

    http://www.benderblog.com/cerveja/top-5-motivos-para-ajudar-blumenau/

    R: Rá! Genial, Bender. E vamos que vamos!

  • http://www.mineirinhanalemanha.de Sandra

    Oi, também atualizei meu post com um link para o seu blog e com os dados que vc citou para doacoes. Um beijo, Sandra

    R: Valeu por ajudar na divulgação, Sandra. Um beijo!

  • Gustavo

    É, infelizmente o que dita as regras na televisão hj são alguns pontinhos, o caso Eloá e Isabela q o diga. Mas, não sei se sou eu, o problema é q não vi uma informação concreta na TV, de onde eu posso ajudar aqui na minha região, nesse quesito os blogs estão de parabéns.

  • http://www.poracaso.com Max Pires

    No blog Por Acaso http://www.poracaso.com você encontra informações atualizadas e em tempo real sobre a região de Jaraguá do Sul e Vale do Itapocú.

    Se possível divulgue sobre a Caravana da Solidariedade.

    Em 3 dias um pequeno grupo de voluntários já arrecadou mais de 6 toneladas de alimentos, além de diversos outros produtos e eletrodomesticos.

    A campanha já esta motivando grupos de outras cidades, em Guarmirim irá ocorrer evento semelhante neste sábado.

    R: Bacana, Max. Aproveito para destacar o post “Enchente Jaraguá do Sul - Plantão Por Acaso”.

  • http://iara-alencar.blogspot.com Iara Alencar

    Oi Inagaki :) já deve ter um tempinho que eu nao venho!! saudações.

    Eu já deixei de compreender a mídia e o que a Tv por exemplo adora dar manchetes há séculos, desde aquele acidente de avião da Gol, lembra?? aquele que caiu no mato Grosso??? lembra???
    POis eu não compreendia como poderiam fazer uma desgraça ficar tão chata e repetiva, depois veio o avião da Tam, Caso daniela cicareli e suas travessuras na agua, caso da empregada domestica que foi vitima de uns jovens, caso do garoto helio alguma coisa, caso da pasta rosa, caso…da isabela, da eloa…
    Então…agora talvez eu tenha compreendido, as pessoas gostam mais de tragedias passionais do que enchentes e secas.
    É uma pena…

    Talvez seja a hora da blogosfera fazer sua parte.

    R: Iara, mas a blogosfera já faz sua parte, chamando a atenção para fatos que nem sempre recebem a devida repercussão midiática. O blog Alles Blau, citado neste post, é um exemplo contumaz disso.

  • http://galanteador.blogspot.com/ felipe

    essa cidade que você lembra no começo do post, de estar submersa em 83, muito provavelmente é a minha cidade natal, porto união (que é junta com união da vitória, que fica no paraná). eu ainda não era nascido, mas vi fotos da casa do meu vô, que morava a umas 7 quadras do rio, completamente coberta pela água. aquele ano foi bem tenso.

    R: Felipe, é bem possível mesmo. E, putz, que coisa surreal imaginar a casa da gente coberta até o telhado de água. O tipo de cena que a gente vê em filme hollywoodiano e pensa que acontece só na ficção.

  • Marcio Mattosinho

    Olá!
    Como não sou muito bom com palavras, gostaria apenas de dizer que no meu entendimento toda essa tragédia “natural” é tão comovente como o desastre da TAM, ou outros tantos. Porém, o fator agravante nisso tudo é que em outras ca´tástrofes, o socorro foi rápido e agora, existem pessoas que sequer receberam um auxílio mínimo, que estão isoladas. Não quero me estender muito, porém sou médico e gostaria que se alguém souber como posso ajudar a um atendimento minimo a essas pessoas, por favor me envie um e-mail: [email protected]
    Que Deus ilumine o caminho de todas essas pessoas.
    Márcio de Freitas Mattosinho Souza.

  • Vanessa Ribeiro

    Sou de Vitória ES e gostaria de saber como faço para ajudar os desbrigados de Blumenau - SC? Separei umas roupas e queria doar, como faria isso?

    R: Oi Vanessa, recomendo que você entre em contato com a Defesa Civil do Espírito Santo. O endereço deles é: Rua Ten. Mário Francisco de Brito, 100, Enseada do Suá. Você também pode ligar para os seguintes números: (27) 3137-4441 e (27) 9975-2075.

  • http://www.forrestvox.blogspot.com Tiago

    Grande Inagaki!
    Parabéns pela atitude meu caro.
    Sou Catarinense, e nestes últimos dias estou emocionado e triste ao mesmo tempo com tudo o que se tem passado por este estado maravilhoso do qual tenho grande orgulho e admiração, só vendo para crer realmente o que está acontecendo, digo isso por dois motivos, o fato de muitas pessoas estarem ajudando, e tantas outras precisando serem ajudadas, fiz doações, no meu trabalho conseguimos calçados, roupas e alimentos também.
    Fico feliz por ver o Brasil todo, por mais mal informado que esteja, estar incluindo este estado em suas orações, e fazendo o que pode para ajudar, as estradas estão interditadas, as cidades cobertas por água e lama, é triste ver cidades lindas no litoral que estavam prontas para a temporada de verão serem encharcadas desta maneira.
    Enfim, força as vitimas, força ao estado!
    É sempre bom cobrar aos meios de comunicação por noticias mais concretas também.
    Parabéns e obrigado!

  • http://www.cocuruto.com leo seabra

    No primeiro semestre desse ano aconteceu algo igual senão maior aqui no meu estado, mas sequer teve esse apelo da mídia, essa soma de esforços para ajudar as pessoas daqui. Mas aí tudo bem, a iniciativa privada e os indivíduos ajudam quem eles querem. Mas é um absurdo a atitude do Governo Federal que virou as costas para o Nordeste quando precisou. Lula renegou suas origens e por pura pressão da Midia sul-maravilha concentrou esforços para salvar os catarinenses que nada tem a ver com a reclamação. Dois pesos e duas medidas.

    R: Caro Leo, eu creio que em tragédias como a de Santa Catarina a gente não deve ficar pensando em questões bestas como bairrismos. O blog do Diário do Nordeste está dando destaque ao assunto. O blog do português José Saramago também mostrou solidariedade ao povo catarinense. Se a atitude do governo federal é lamentável, façamos a nossa parte independentemente das atitudes que governantes farão ou não. Por meio de blogs, e-mails, mobilização de amigos, vizinhos, parentes. E bola pra frente.

  • http://www.sexonasnoticias.blogspot.com Edson Lopes de Moraes

    Adorei essa postagem. Carater social e informativo de primeira linha.

  • http://senhoritarosa.wordpress.com Srta. Rosa

    Embora eu esteja bravíssima com o senhor por ter colocado o Sr. Mostarda com o meu candelabro na minha biblioteca, acho que o assunto é da maior seriedade. Hoje li Manuel Bandeira e fiz justamente um paralelo com o Ensaio, que vi domingo último.
    “Vi ontem um bicho
    Na imundície do pátio
    Catando comida entre os detritos…

    O bicho, meu Deus, era um homem.”
    .
    Pois.
    Vou ver, daqui do Rio, como se ajeita para fazer a minha parte.
    .
    Beijo,

    R: Srta. Rosa, devo lhe dizer nunca consegui confiar no Sr. Mostarda. E a culpa é dele, inclusive por ter escolhido a sua biblioteca antes de cometer seus crimes. ;) Em tempo: perfeito. Esse poema do Bandeira mostra que nem sempre o homem é capaz de se diferenciar dos outros animais.

  • Andréia

    Moro em Itajaí e creio que aqui é uma das cidades mais afetadas. Estou hospedando meus tios que mesmo com a casa estando num lugar alto, a água entrou dentro da casa e a altura era pela cintura. Só hoje não há mais água na casa deles, porém tiveram que ir de manhã para lá de barco. Agora à tarde já não há mais água na rua, porém a casa do filho deles ainda está com água e ele perdeu muita coisa. Moro num dos bairros que não foi atingido e temos uma padaria e nesse momento estamos fazendo 3 mil pães para distribuir nos abrigos, mas não estamos com o estabelecimento aberto medo de saques ou confusão.
    Infelizmente a Intenet não está sendo usada só para ajudar, mas sim para gozar da nossa situação. Gostaria que você divulgasse essa comunidade para as pessoas denunciarem http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=23738723
    Quem a criou não sabe o que está se passando aqui. Andei de carro por algumas ruas e parece que saímos de uma guerra. Há muita coisa destruída. E agradeço pela sua solidariedade ao povo catarinense.

    R: Andréia, a gente não deve ficar divulgando a estupidez humana, até porque ela não precisa da nossa ajuda pra se propagar, não? Prefiro me concentrar em ajudar a divulgar o que merece ser alardeado. Um abraço, e parabéns pela sua atitude de ajudar aos desabrigados com a sua padaria!

  • http://languageglasses.blogspot.com/ Adriana Karnal

    O recado esta dado, a ajuda vem de todo lado.Parabéns pela atitude.A propósito, tbm sou slowblogger.

    R: Adriana, creio que já dá pra se pensar na criação de uma confraria de slowbloggers brasileiros… :D

  • http://clindenblog.blogspot.com Carol

    Obrigada por disponibilizar a informação sobre as contas correntes. Eu ainda não sabia. Estou divulgando a informação por email e vou colocar lá no blog também. Cyberativismo é isso aí. :-)
    Bjs.

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    ina, o jornalista ricardo aoki posta do olho do furacão, itajaí: http://soconacostela.blogspot.com/

    situação difícil do pessoal lá.
    :>/

    R: Ôpa, valeu Bia! Acabei de dar mais um update no meu post.

  • Cleber

    O que eu vejo é justamente o contrário. Moro em Santa Catarina e em nível de cobertura nacional, todos os telejornais e emissoras de tv dedicam a maior parte de seus telejornais à trajédia em SC.
    Não acompanho pela Globo (entenda-se Jornal Nacional) pois não gosto de assistir o mesmo, mas tenho visto os jornais SBT Brasil, Jornal da Band, Jornal da Noite, Brasil Urgente com Datena, Jornal da Record, e a própria Record News dando uma ampla cobertura das enchentes nos últimos dias.
    Quanto à cobertura regional/local, a RBS fica o tempo todo do Jornal do Almoço com links diretos das cidades, inclusive com imagens do helicóptero. E isso também se repete no Sbt Santa Catarina.
    No jornal do Almoço de hoje o âncora Mário Motta até se emocionou após um vídeo de uma casa desmoronando em uma encosta!

    R: Olá Cleber, o caso é que quando o Chico me enviou o e-mail, na segunda-feira, o silêncio ensurdecedor em torno da calamidade em SC estava realmente incomodando. Mas, como o próprio Chico relatou no comentário que deixou neste post, a situação mudou realmente, e agora sim está havendo a cobertura devida sobre as enchentes no estado. Menos mal que, nesse hiato de tempo, os blogs cuidaram de cobrir o caso com a devida importância.

  • http://www.desabrigadositajai.wordpress.com Larissa Tietjen

    Não fui atingida pelas águas na minha casa, mas estou ilhada em Itajaí.

    A internet, o telefone e a luz estão colaborando por aqui, por isso montamos o blog DESABRIGADOS ITAJAÍ, com a triagem das pessoas que estão nos alojamentos oficiais da cidade.

    Em alguns locais as listas ainda estão sendo feitas, por isso o blog é atualizado a todo momento.

    As famílias que estão nas casas de parentes/amigos também podem se cadastrar via email. E quem está procurando por alguém, pode deixar seu recado.

    Esta foi uma maneira que encontramos de colaborar, já que não conseguimos sair de nossas casas.

    Se puderes, faça a divulgação!
    http://www.desabrigadositajai.wordpress.com

    Obrigada!

    R: Valeu, Larissa. Acabei de atualizar meu post divulgando o seu blog. Boa sorte aí pra vocês em Itajaí!

  • http://www.gaboringaboriela.com Gabi

    Infelizmente a mídia reflete o que o povo quer ver… Ou seja, reflete o que é o brasileiro.
    Desgraça é muito mais divertido de comentar no ponto de onibus, mas duvido que alguém comente “Poxa, fiz uma doação. Você gostaria de fazer também?”, temendo apanhar por propor algo assim…
    Acabei de ouvir da fulaninha que trabalha comigo: “quem tem que fazer é o Governo… eu já pago os meus impostos!” Juro que meu estomago embrulhou….
    Beijos

    R: Putz. Gabi, essa declaração da sua colega de trabalho também deixou meu estômago muito mal. Já viu esta charge do Luiz Gê?

  • http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com Lola

    Sinto-me mal por morar em SC e quase não colocar nada no meu blog sobre o desastre que está aqui. Joinville, onde moro, foi muito afetada, teve decretado estado de calamidade, mas o caso não é tão sério quanto em Blumenau e Itajaí. O temor agora é o desabastecimento.
    Meu marido estava nos Jogos Abertos, em Timbó, e pela primeira vez eles foram cancelados. Isso foi no sábado; ele demorou três dias pra conseguir voltar pra Joinville.
    Sobre a falta de cobertura jornalística às enchentes, amanhã vou publicar um guest post muito interessante de uma jornalista que não tem uma opinião muito positiva sobre o seu meio…
    E, sobre os blogs estarem morrendo: pô, logo agora, que eu acabei de começar? Quer dizer, foi em janeiro, mas parece que foi ontem. Abração!

    R: Ah, eu vi o relato das desventuras do seu marido lá no Escreva Lola Escreva. Malfadada Lei de Murphy, não? :P Em tempo: sobre a história dos blogs, creio que é caso pra se citar a frase clássica do Mark Twain - “As notícias sobre a minha morte são exageradas”. ;)

  • http://www.perdidanatradução.wordpress.com Nathália

    Ando meio longe dos noticiários e demorei a ouvir falar dessas chuvas em Santa Catarina. Levei um susto, pois tenho uma amiga que mora lá. Mas há sempre algo bom para sair dessa situação: a união das pessoas, locais ou não, para ajudar aos necessitados. Obrigada pelas dicas, tentarei ajudar sim.

    Super legal o artigo do New York Times, nem sabia desse movimento na web! hehe

    Beijos!

    R: Nathália, me identifiquei totalmente com esse artigo do NY Times. Eu era praticante de slow blogging e nem sabia, he he!

  • Tarci

    Tendo nascido e morado em Jaraguá do Sul desde então, posso dizer que nunca vi nossa tão triste.

    Aqui os alagamentos são em pontos isolados e algumas pontes foram interditadas, mas o que mais preocupa são os deslizamentos, que pegaram muita gente desprevenida e causaram 12 mortes.

    Obrigada pela solidariedade, Ina.
    Toda ajuda nesse momento reacende nossa esperança.

    Beijo.

    R: Tarci, quando eu vejo os relatos de saques, que estão prendendo moradores em suas casas apesar da insegurança, por medo de ver seus bens roubados, e de comerciantes aumentando preços inescrupulosamente, é quando eu mais necessito de contrapontos para lembrar que a humanidade não é de todo escrota. Torço por dias melhores em sua cidade, Tarci. Um beijo!

  • http://www.patriciapirota.blogspot.com Patrícia Pirota

    Alexandre,
    Parabéns pelo post! E, se você não se importa, peguei algumas informações daqui pra poder divulgar lá no blog também.

    E parabéns pelo blog, sempre. Virou minha leitura diária.
    o/

    R: Obrigado, Patrícia. Um abraço!

  • http://blogtalk-cristiana.blogspot.com Cris

    Ôps! Corrigindo: a rodovia SC-401 dá acesso ao NORTE da ilha.

    E a reprodução do seu post já está lá no meu blog. Com uma devida introdução.

    R: Perfeito, Cris. Um beijo!

  • http://www.henriqueteixeira.blogspot.com henrique

    Que coisa não?
    xxx henrqiue teixera

  • http://www.contosdaescola.net/santa-catarina-pede-ajuda/ Contos da Escola

    Santa Catarina pede ajuda
    Itajaí­ inundada, foto de Pri Fernandes
    Querido leitor, vou ao ponto sem rodeios.
    A enchente em Santa Cataria colocou milhares de famí­lias em uma situação caótica.
    O site da defesa civil do estado conta 54039 desalojados hoje.
    Há várias formas de…

  • Suzane

    Oi, Alexandre! Meu nome é Suzane. Sou repórter da revista IstoÉ. Li o depoimento do Chico Lima, de Blumenau. Você poderia me passar o email dele? Gostaria de conversar com o Chico um pouco mais sobre a situação na cidade… Me dá um retorno, por favor. Obrigada. Abs. Suzane Frutuoso

    R: Olá Suzane, acabei de passar o seu contato para o Chico, ok? Um abraço!

  • Reginaldo Kjhelin Coelho

    Bom dia! inte q fim sol, tomara q fique por muito tempo. Fico revoltado, pelo seguinte, como pode mais de 80 pessoas perderem a vida, isso podia ser diminuído se a defesa civil, fosse aos locais onde sempre ocorre mortes, deslizamentos e retirassem essas pessoas, pelo menos teríamos menos vidas ceifadas, amigo com certeza vou colaborar e mandar ajuda. A mídia televisiva é uma bosta, não podemos contar com eles, o povo so que ver a merda do BBB, foda-se a rede globo, meu sonho é ainda ver um dia essa emissora de merda falida…
    Criciúma - SC.

  • Darlan Amorim Pereira

    Moro em Balneário Camboriú ( cidade vizinha de Itajaí) e a situação é realmente feia. No bairro onde moro a água chegou em todos o lugares e as ruas então cheias de entulho, mas ao menos temos energia e água. Itajaí ainda (26/11/08) está debaixo da água, muita gente tem saqueado mercados e alguns comerciantes estão cobrando preços absurdos por água e comida.
    Toda a ajuda é bem vinda, agradeço pelo post e pela solidariedade.

    R: Darlan, tentarei ajudar no pouco que eu posso. Fiz um depósito na conta do Banco do Brasil, e torço para que a vida volte ao normal aí em Santa Catarina o mais rápido possível. Um abraço e força sempre!

  • http://blogtalk-cristiana.blogspot.com Cris

    E depois dizem que os blogs vão acabar…

    Morei em Floripa e já testemunhei de perto a força da natureza naquela região. Estava lá, inclusive, na época do ciclone extratropical. Além disso, já freqüentei muito a rodovia 401, que dá acesso ao sul da ilha, onde houve um deslizamento que a interditou. Quando ouvi a notícia ainda pensei quantas vezes passei de carro por ali com minhas duas filhas. E que poderíamos estar debaixo daquela terra, como estiveram outros veículos. Mas é óbvio que não é apenas por uma questão pessoal que me consterno com o que está acontecendo.

    Como vc bem sabe, o meu blog não é factual, é de crônicas comportamentais, mas gostaria de abrir uma exceção em um momento emergencial como esse e reproduzir esse teu post, com o devido crédito e links de ajuda. Seria possível?

    R: Cris, as informações são públicas e têm mais é que ser reverberadas internet afora. Nem carece de permissão para divulgá-las!

  • http://monthiel.blogspot.com Monthiel

    Olá,
    Gostaria de parabenizá-lo pela divulgação da campanha, farei o possível para colaborar também com meu blog…
    Abraços e sucesso

  • Chico Lima

    Valeu Alexandre!
    Agradeço muito pelo post!
    Aliás nem sou eu são as pessoas necessitadas.

    Vale ressaltar.
    Uma coisa que já percebi que mudou bastante de segunda pra cá. Depois das imagens áreas dos jornais televisivos e da cobertura mais intensa a “ficha” caiu pra todo o Brasil.
    Aliás, segundo minha família - que está toda em São Paulo - foi ontem que os conhecidos perguntaram sobre meu estado. rs

    Um grande abraço
    Chico

    R: Sou eu quem lhe agradeço pelo envio do relato, Chico. Foi importante ouvir a voz de quem está vivenciando na pele o que se passa em Santa Catarina. Quanto ao fato da ficha ter caído, creio que o que tem sido veiculado em blogs, fóruns e e-mails ajudou a despertar a atenção de todos, inclusive da mídia, para os fatos em SC. Um abraço!

  • http://meadiciona.com/arielgajardo Ariel Gajardo

    Obrigado pela divulgação do Alles Blau. Estamos tentando fazer a nossa parte, mesmo que alguns de longe - como eu.

    Abraços.

    R: Ariel, parabéns a você e a toda a equipe do Alles Blau pelo exemplo de jornalismo colaborativo que vocês estão dando no blog. De minha parte, eu, que também estou de longe, faço o possível, ajudando a divulgar essas iniciativas. Um abraço!

  • http://www.monovolume.com.br Daniel Santiago

    Tenho acompanhado mais pelo rádio - no caso, a CBN SP - do que pela TV, mas hoje de manhã vi uma cena que achei no mínimo desnecessária e apelativa. Era o Roberto Cabrini literalmente dentro d’água fazendo a reportagem.

    Noticiar com o sentido de informar a população e mobilizar pessoas a ajudarem pelo que eu vejo é o que menos está sendo feito pela TV.

    As imagens já são chocantes por si própria, não precisa do repórter caminhar(nadar) pelas ruas sozinho (nem os moradores estavam lá, já devia estar abrigados em algum outro lugar) para sensibilizar os telespectadores.

    Por essas e outras, tenho mais lido e ouvido notícia do que assistido.

    R: Daniel, taí um exemplo representativo do que o José Arbex Jr., que foi meu professor na Cásper Líbero, definiu como “showrnalismo”. Essa espetacularização excessiva dos fatos, que faz com que telespectadores acompanhem tragédias como a do caso Eloá como se assistissem a um reality show, é extremamente daninha.

  • Diego Goes

    No início deste ano, vários estados do Nordeste passaram por uma situação bastante parecida. Chuvas intermináveis, famílias desabrigadas, cidades literalmente submersas… E a cobertura da imprensa também foi mínima, tirando poucas reportagens da Globo no Jornal Nacional e manchetes no UOL, ninguém comentou o assunto. Infelizmente, quando acontece algo fora do eixo Rio-São Paulo raramente ganham as páginas e matérias dos jornais de veiculação nacionais. E o caso de SC é apenas mais um para confirmar.

    Abraços!

    R: Diego, disse tudo. Aliás, um dos méritos das várias blogosferas que existem por aí está em romper com essa ditadura da agenda setting, repercutindo fatos que nem sempre são veiculados na mídia tradicional. Um abraço!

  • http://corbata1982.blogspot.com corbata1982

    contas para ajudar:
    Banco do Brasil:agência 3582-3, conta corrente 80.000-7. Besc: agência 068-0, conta corrente 80.000-0
    http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2306293.xml

  • http://asetima.blogspot.com/ Thiago

    Ina,

    Ressucitei meu blog pra passar algumas informações da enchente de SC, se você puder divulgar agradeço imensamente…

    http://asetima.blogspot.com/

    Um abraço!

    R: Valeu, Thiago. Atualizei meu post incluindo um link para o seu blog.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.