Como ajudar os desabrigados pelas enchentes em Santa Catarina
Por Alexandre Inagaki ≈ quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Quando soube das enchentes que assolaram o estado de Santa Catarina, me lembrei de uma lembrança marcante da minha infância: em 1983, quando vi pela TV as imagens de uma cidade quase submersa, com pessoas em cima dos telhados de suas casas, acenando desesperadas para os helicópteros que sobrevoavam a região catarinense. Na minha cabeça de criança, ainda inocente a respeito dos fatos sobre aquecimento global e desastres ambientais, foi surreal testemunhar uma situação assim. E agora, ao ver que enchentes novamente transformaram cidades de Santa Catarina em um cenário diluviano com mais de 50 mil pessoas desabrigadas, a desagradável sensação de déjà vu me veio à cabeça.
Chico Lima, leitor deste blog e morador da cidade de Blumenau, enviou-me ontem um relato da situação em seu estado, criticando ainda a cobertura midiática sobre as enchentes em SC. Leiam, a seguir, as suas palavras.
“A situação aqui em Blumenau (SC) ainda está bem complicada. Anteontem (24/11) tivemos o estado de calamidade pública decretado pelo Prefeito. Houve muita chuva nos últimos dias, tornando o solo um ‘sorvete derretido’. Na última sexta, sábado e domingo as chuvas caíram com mais intensidade. Com isso, tivemos muitos deslizamentos, desbarrancamentos, muita gente desabrigada e pessoas mortas. O cenário era de caos mesmo (sem exagero). Parecia o ‘Ensaio sobre a Cegueira’!
Ontem - felizmente - está tudo melhor graças à chuva que parou, e também por conta da ação eficiente da Defesa e de um órgão fundamental para a cidade chamado Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (CEOPS). Enfim. Muito da cidade está sob lama. O fornecimento de energia elétrica voltou em alguns bairros, assim como o transporte público. Isso ajuda bastante o fluxo da cidade. Mas estamos sem água e sem coleta de lixo!!! A previsão otimista é de que ela volte na sexta. A universidade e as escolas continuam sem aula. O comércio está voltando aos poucos (bem aos poucos).
Felizmente tudo está bem comigo, minha namorada e amigos. Porém, ressalto que a população da região do Vale do Itajaí está precisando de muita coisa. Existem vários abrigos espalhados pela cidade com idosos, crianças e famílias desabrigadas. Mas, ao mesmo tempo que existe uma belíssima rede solidária, há também comerciantes que estão aumentando os preços e os sem-coração (e sem cérebro) que estão saqueando lojas e mercados (é vero!!!).
Nesse momento, um dos problemas mais preocupantes é saber que as estradas que dão acesso a SC estão bloqueadas. Sem esse acesso, poderemos ficar sem abastecimento de itens básicos como combustíveis, comida e medicamentos. Vemos movimentação do exército para a distribução de cestas básicas por helicópteros ou cargueiros.
Já em Itajaí o problema foi bem distinto (porém não menos grave). Lá a enchente foi devastadora. Três rios encheram. A cidade está funcionando com barcos. 90% de Itajaí está submersa. Também não rola água nas casas que não foram atingidas.
Sobre a cobertura da TV (redes nacionais)
Alexandre, na boa, não entendo porque a Rede Globo não considera isso uma pauta tão importante como outros casos. Não sou jornalista (nem quero ser; sou só um mero redator publicitário - um faxineiro prostituto das palavras), mas só esclarecendo algumas coisas: a Globo, via RBS (sua repetidora aqui em SC), não está fazendo a cobertura decente do caso (há até um “email corrente” sendo difundido por aqui no qual uma pessoa expõe sua insatisfação). Só vi um flash-plantão interrompendo a programação normal.
Na parte “nacional” o pouco que ela está dando limita-se a Blumenau e Floripa (correspondentes da Globo - Ricardo Von Dorf e Kiria Meurer). Acredito que a Globo não publicou nada sobre Itajaí porque sua repetidora (RBS) não tem sucursal com efetivo suficiente por lá, por isso ela não tem material sobre essa região. Ou não teve condições de mandar seus super-repórteres catarinenses para lá.
Com a Record - via RIC, sua repetidora local - é o inverso. Ela tem sucursal regional em Itajaí, e nao em Blumenau. Portanto, você verá a Record (via Roberto Cabrini e equipe) falando sobre a situação em Itajaí, e não em Blu. Já a Band ficou fora do ar de sábado até ontem (25/11) de manhã. Entao não sei o que se passa. Nem sei se o Datena tá batendo na mesa, berrando e babando (rs)!
Sabendo desses tristes acontecimentos, e pensando na cobertura televisiva, deixo aqui uma pergunta sobre o que realmente vale para nós, humanos: salvar vidas, divulgar vida ou promover o show do horror da morte. O que dá mais audiência??”
Se a cobertura das TVs deixa a desejar, como bem ressaltou meu leitor Chico Lima, a quem agradeço pelas informações, devo ressaltar que os blogs têm feito a sua parte. Recomendo em especial uma visita ao coletivo Alles Blau, criado durante estes dias de enchentes, que tem feito uma cobertura fundamental de como está a situação em Blumenau, com intensa participação de internautas enviando notícias, fotos e vídeos destes dias difíceis na cidade.
Por último, mas não menos importante: caso você queira ajudar os desalojados e desabrigados em SC, faça um depósito nas contas que a Defesa Civil de Santa Catarina abriu especialmente para receber doações: no Banco do Brasil (conta 80.000-7, agência 3582-3) ou no Banco do Estado de Santa Catarina (conta 80.000-0, agência 068-0). Os depósitos podem ser feitos em qualquer quantia. E, no caso de doações de alimentos não-perecíveis e materiais de higiene, clique aqui para saber quais são as necessidades mais urgentes dos desabrigados catarinenses. Mais informações também estão disponíveis nos blogs Sétima Arte, Uhull, Diarinho na Chuva e Soco na Costela.
P.S. 1: O instituto Voluntários em Ação procura por blogueiros voluntários interessados em auxiliar na divulgação de suas campanhas. Caso você queira tornar-se um “blogueiro divulgador”, clique aqui, aqui e aqui para buscar mais informações a respeito.
P.S. 2: A respeito da especulada agonia da blogosfera, respondi ao Secco do Bitpapo a pergunta da vez: os blogs estão morrendo?
P.S. 3: Ainda sobre o assunto, recomendo fortemente a leitura de um artigo do New York Times que cita um movimento com o qual me identifico totalmente: o “Slow Blogging”. Cito uma frase perfeita reproduzida na matéria: “Blog to reflect, Tweet to connect”.
P.S. 4: Você já votou no meu mano Enloucrescendo no Desafio LG?
P.S. 5: A leitora Larissa Tietjen, que encontra-se ilhada na cidade de Itajaí, divulgou a URL de mais um endereço útil: o Blog dos Desabrigados de Itajaí.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://nonexistent10123.com Bulla Chulla
-
http://coldsore-stages.com Jamel Relles
-
http://www.tas-aircraft.com/index.php/member/20364/ energy audits
-
http://subwayprintablecoupons.net printable Subway coupons
-
http://www.ukgifts.me.uk Drew Manigo
-
http://www.thesolutionsjournal.com/user/74620 Luigi Fulk
-
http://www.poloshirtoutlets.net/ ralph lauren polo store
-
NEUZINHA
-
amanda santos de souza
-
sidney de oliveira campos
-
andré felipe
-
http://blumenau sonia aparecida ferreira de duarte
-
izabelle
-
julia
-
llll
-
fernanda santos de jesus
-
Raimindo Launé
-
http://nãotenho niécio
-
Priscilla Araujo Aguiar
-
Glaci
-
http://help:elepresizadeajudaprefeito eder
-
bruna andrade
-
joana medyna
-
http://12300 barbara de souza
-
http://naotem andre soua
-
http://serbon.opensadorselvagem.org Serbão
-
madalena aparecida azevedo
-
Genilza de Sousa
-
rogerio
-
Oscar Lopes Pereira
-
http://conscienciaacademica.blogspot.com/ Tony
-
http://www.mejoana.blogspot.com Vivien
-
Sirius
-
http://acumulodenuvens.blogspot.com Samara Horta
-
http://irradiandoluz.blogspot.com Gabriel Dread
-
http://www.fotolog.com/muryllomv/ Muryllo Molitherno
-
helena zimmermann
-
http://www.cocuruto.com leo seabra
-
http://coresemtonsdecinza.blogspot.com sal ober
-
rosimeire menes
-
Ze Chibata
-
Chico Lima
-
http://www.benderblog.com Bender
-
http://www.mineirinhanalemanha.de Sandra
-
Gustavo
-
http://www.poracaso.com Max Pires
-
http://iara-alencar.blogspot.com Iara Alencar
-
http://galanteador.blogspot.com/ felipe
-
Marcio Mattosinho
-
Vanessa Ribeiro
-
http://www.forrestvox.blogspot.com Tiago
-
http://www.cocuruto.com leo seabra
-
http://www.sexonasnoticias.blogspot.com Edson Lopes de Moraes
-
http://senhoritarosa.wordpress.com Srta. Rosa
-
Andréia
-
http://languageglasses.blogspot.com/ Adriana Karnal
-
http://clindenblog.blogspot.com Carol
-
http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni
-
Cleber
-
http://www.desabrigadositajai.wordpress.com Larissa Tietjen
-
http://www.gaboringaboriela.com Gabi
-
http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com Lola
-
http://www.perdidanatradução.wordpress.com Nathália
-
Tarci
-
http://www.patriciapirota.blogspot.com Patrícia Pirota
-
http://blogtalk-cristiana.blogspot.com Cris
-
http://www.henriqueteixeira.blogspot.com henrique
-
http://www.contosdaescola.net/santa-catarina-pede-ajuda/ Contos da Escola
-
Suzane
-
Reginaldo Kjhelin Coelho
-
Darlan Amorim Pereira
-
http://blogtalk-cristiana.blogspot.com Cris
-
http://monthiel.blogspot.com Monthiel
-
Chico Lima
-
http://meadiciona.com/arielgajardo Ariel Gajardo
-
http://www.monovolume.com.br Daniel Santiago
-
Diego Goes
-
http://corbata1982.blogspot.com corbata1982
-
http://asetima.blogspot.com/ Thiago