Campus Party 2009 - balanço final
Por Alexandre Inagaki ≈ quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Foram dias agitados, estressantes, divertidos, (im)produtivos e gratificantes. A Campus Party 2009, que no ano passado foi realizada no prédio da Bienal no Ibirapuera, mudou para o Centro Imigrantes em busca de mais espaço físico e melhor infraestrutura, mas na prática o que se viu foi um ambiente de acústica execrável, que se assemelhava a uma enorme praça de alimentação de shopping, com um burburinho insuportável de milhares de pessoas conversando ao mesmo tempo em que os palcos das diversas palestras que ocorriam simultaneamente faziam com que o local se tornasse uma desenfreada cacofonia.
Menos mal que, por residir em São Paulo, sequer cogitei a ideia de acampar durante o evento. Até porque seria um enorme desrespeito optar por desprezar anos de progresso e descobertas científicas que resultaram nos confortos e comodidades da vida moderna, preferindo ficar acampado em um lugar frio, barulhento e sem chuveiros com água quente. Não sou hippie o suficiente, não tenho mais 18 anos de idade nem humor o suficiente para encarar essas roubadas com a disposição de quem topa tudo por diversão descompromissada.
“Guia dos Campuseiros Cucarachas 04″, a HQ de Gil Tokio e Cadu Simões produzida para a edição impressa do Jornal de Debates distribuída durante a CParty.
Apesar do que a ilustração bem-humorada acima faz parecer, felizmente as discussões e mimimis recorrentes em torno de assuntos como monetização e jornalistas versus blogueiros não monopolizaram os debates. Tivemos durante a Campus Party painéis discutindo assuntos bem mais interessantes e instigantes: sexo, política, direito, educação, quadrinhos, empreendorismo, música, design, fotografia, ecologia. Lamento, porém, o fato de que justamente no Ano Internacional da Astronomia a organização geral da Cparty tenha cancelado quase todos os eventos ligados ao tema.
Sobre a Campus Blog, área da qual fui um dos curadores da programação ao lado de Edney Souza, posso dizer que foi uma experiência gratificante e um tanto quanto megalomaníaca ter reunido mais de 100 palestrantes, de diversos estados e países, para participarem do evento. E como se não bastasse toda a correria de ajudar a organizar as discussões, ainda me tornei, aos 44 minutos do segundo tempo, o moderador do painel “Literatura na Blogosfera”. Ainda bem que os integrantes da mesa (Albano Martins Ribeiro, Fal Azevedo, Marcelo Duarte e Olivia Maia) compensaram com sobras e simpatia a inexperiência do moderador.
Da esquerda para a direita: Marcelo, Fal, Olivia, eu e Albano durante o painel, em foto de Pedro Cardoso do blog Receita do Sucesso. Destaque para o singelo twit de Cris França flagrado pelo LiveStream do BlogBlogs no fundo do telão.
Os depoimentos de participantes feitos a Felipe Maia, da Folha Online, ressaltam como principal aspecto positivo da Campus Party o networking, mesma qualidade que eu já havia apontado em 2008. E, de fato, foi a melhor coisa da semana; poder encontrar e reencontrar, a todo momento, amigos, leitores e colegas, trocando ideias em conversas quase simultâneas, como se fossem diversas abas abertas em um browser. É o que dá ao evento a sua razão e sentido de existir: reunir in loco pessoas que têm algo a compartilhar e a acrescentar. Nesse sentido, concordo parcialmente com o desabafo feito por Robson Leandro no blog da IPTV Cultura: em meio a dezenas de workshops e discussões, destacar unicamente os aspectos negativos de um evento da importância da Campus Party 2009 é ignorar tudo que houve de bom.
Contudo, não é possível deixar de citar os muitos espinhos dessa roseira. Antes mesmo do início do evento, blogueiros de respeito como André Dahmer e Gravatai Merengue (ambos amigos pessoais meus) haviam criticado a Campus Party, em especial por causa do seu patrocinador principal, a Telefônica. Depois, diversos incidentes arranharam a imagem do evento, como as brigas entre campuseiros, a expulsão da banda Leme do palco do Sarau Digital e o episódio ocorrido com Ana Lúcia Fernandes, coelhinha da Playboy que foi molestada por um campuseiro babaca, saiu em prantos do Centro Imigrantes e esclareceu posteriormente o imbróglio em entrevista concedida a Diego Maia, do portal Abril.com.
A ilustração que Fabio Rex fez do caso de assédio que marcou a Campus Party, ao lado da captura de tela do Twitter (já apagado) de LewisIceman, o bolinador que admitiu a “apertada de bunda” e depois tentou negar a história.
Destaco também problemas como a não-sustentabilidade do evento, a falta de segurança que resultou no roubo de diversos celulares e computadores, duas noites seguidas de shows do Teatro Mágico (uma espécie de bufê infantil para universitários, com palhaços no palco e plateia bebendo apenas refrigerantes, sendo Fanta Uva light a droga mais pesada consumida por seus frequentadores) e a má qualidade da comida servida em um bandejão no qual o arroz precisava ser cortado com faca.
Vídeo feito por Cauã Taborda para o site IDG Now!, que mostra um dos momentos mais simbólicos desta Campus Party: o barulhento “balé das cadeiras” produzido pelos campuseiros ociosos no evento. Sem ideologia nem reivindicações sérias a fazer; um tumulto movido unicamente pela diversão.
É uma pena que certos acontecimentos bo(m)básticos acabaram por eclipsar eventos como o painel sobre a blogosfera policial ocorrido na Campus Blog, a apresentação do projeto Adote um Vereador, idealizado por Mílton Jung, e a primeira exibição do Blogumentário (que estará disponível na íntegra na internet em março). Mas enfim, espero que as lições do que não se deve fazer sejam assimiladas. E seria bacana ver a próxima edição da Campus Party sediada em outra cidade como o Rio de Janeiro, como já andou sendo especulado por aí; aguardemos pela terceira edição brasileira da Campus Party.
P.S.: Leituras recomendadas: “Na Campus Party 2009 I” e “Na Campus Party 2009 II” (Julio Daio Borges), as tiras de Nerdson sobre a CParty 2009 e os blogs do IDG! Now, TV Cultura/SESC SP e iG Tecnologia.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.forexcurrency-tradingplan.com/enhanced-identity-theft-protection.html Enhanced Identity Theft Protection
-
http://medicalblog.biz/user/toogyreeste/ Margarito Ruggs
-
http://www.redstate.com/users/ramirohicks12/ Blair Marsters
-
http://url.org/bookmarks/leonardhumph38 Jamar Nommay
-
http://wpycha.pl/firmy/przewoz,osob,s,484 Rolando Riemenschneid
-
http://kwast.pl/sklepy,internetowe/materace,s,671 Francesco Philben
-
http://www.skuteczne-odzywki.pl/kreatyna-dla-zaawansowanych.html odzywki
-
http://k-c-y.com/the-essentials-of-sewing-machines/ Sewing Machine Review
-
http://www.mafaldacrescida.com.br Karina
-
http://www.digestivo.com.br Julio Daio Borges
-
http://www.nwmidia.com.br Agencia de Marketing Digital
-
http://www.menssagensespeciais.zip.net Mensagens especiais
-
http://www.lauravive.blogspot.com Laura
-
http://www.mejoana.blogspot.com Vivien Morgato
-
http://anomia.blogspot.com Emerson Damasceno
-
http://saibadetudo.wordpress.com/ Cristiane
-
http://anomia.blogspot.com Emerson Damasceno
-
http://queijohumor.blogspot.com/ Bruno
-
http://www.lauravive.blogspot.com Laura
-
http://pensamentoscirculares.blogspot.com Carlos
-
http://www.grzero.com.br Renato Ferraz
-
http://www.ulissestavares.com.br Nathália
-
http://www.bichinhosdejardim.com Clara Gomes
-
http://www.cocuruto.com leonardo seabra
-
http://obvious.pt priscilla
-
Raul Siqueira
-
http://www.floresnajanela.com Nathália
-
Bear
-
http://pequenascoisasetc.blogspot.com/ Gustavo Weber
-
http://biscoitodoce.blogspot.com Biscoito Doce
-
http://recomentamos.blogspot.com/ Gizelli
-
http://vozativa2.blogspot.com/ lugirão
-
http://movimento.blogaleries.com Wesley Allen
-
http://eulucinha.blogspot.com Ana Reis
-
http://incautosdoontem.opsblog.org/ Ulisses Adirt
-
http://www.doceshop.com.br/blog Roberto Machado
-
Helvécio
-
http://alfarrabium.blogspot.com Giane
-
http://www.thecohenminds.blogspot.com . Cohen
-
http://jazzempoucaspalavras.blogspot.com jazz
-
http://www.ledesordre.wordpress.com Debby
-
http://trottolices.blogspot.com/ Trotta
-
http://www.jovemnerd.com.br Azaghâl, o anão
-
Timóteo
-
http://www.monthiel.com Monthiel
-
http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira
-
http://carlosguitar.com.br carlos guitar
-
http://popnutri.blogspot.com/ Josi Woodstock
-
http://www.carlosguitar.com.br carlos guitar
-
http://www.carlosguitar.com.br carlos guitar
-
http://www.lablogatorios.com.br/rastrodecarbono Paula
-
http://languageglasses.blogspot.com/ Adriana Karnal
-
http://thiagorsr.blogspot.com Thiago Rosa
-
http://doisespressos.wordpress.com Mr. Prawiro
-
http://dbituca.blogspot.com Gustavo Timm
-
http://www.ummetrossexual.com Gustavo
-
http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga
-
http://discursocitado.blogspot.com Lilian Starobinas
-
http://blogtalk-cristiana.blogspot.com Cris
-
http://www.magicorichard.com.br/ Richard
-
http://twitter.com/diegogoes Diego Goes
-
http://jujuba-landia.blogspot.com Juju
-
http://leobraganca.wordpress.com Leo Bragança
-
http://blog.fabiodoispontozero.com Fábio Silva