As melhores (e algumas das piores) capas de discos da história

Por Alexandre Inagakiquinta-feira, 04 de outubro de 2007

Todas as listas são polêmicas e incompletas. Não poderia ser diferente, pois, o caráter desta matéria do site Gigwise: Top 50 Capas de Discos de Todos os Tempos. Segundo o site, a melhor capa da história é a de Nevermind, do Nirvana, descrita como a imagem definitiva dos anos 90: “um inocente bebê que foi corrompido pelo dinheiro”.

Trata-se de uma boa escolha, sem dúvida nenhuma. Mas prefiro a opção feita pela revista Rolling Stone, que em novembro de 1991 (mesmo ano em que Nevermind foi lançado) publicou uma matéria especial com as 100 Melhores Capas de Álbuns, e elegeu como número 1 aquela que é provavelmente a mais conhecida de todas: a capa de Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles (que ficou apenas na posição 14 segundo a lista da Gigwise).

Em 2005, a finada revista Bizz também resolveu fazer sua lista. Encabeçando seu top 100 de melhores capas, uma outra boa escolha. The Velvet Underground & Nico, disco de 1967 também chamado de “Banana Album” devido à ilustração que Andy Warhol fez para a capa: uma banana que podia ser “descascada”, revelando uma fruta sugestivamente rosada. Este trabalho ficou em décimo lugar em ambas as listas da Gigwise e Rolling Stone.

O levantamento feito pela Bizz classifica a capa de London Calling, do Clash, em segundo lugar (elencada na posição 4 pela Gigwise e 39 pela Rolling Stone), e cita em seguida dois discos brasileiros. Verde que Te Quero Rosa (1977), de Cartola, é o terceiro lugar.

A seguir, vem a capa do álbum de estréia dos Secos & Molhados, de 1973.

Como Internet é um território democrático onde se encontra de tudo, não poderia faltar um site especializado em reunir as piores capas de todos os tempos. Deleite-se, pois, com o Museum of Bad Album Covers. Ou não.


Para encerrar este post, cito aquelas que considero ser as duas melhores capas de álbuns de 2007 até agora: Our Love to Admire (Interpol) e Cease to Begin (Band of Horses).

P.S. 1: Segundo matéria do G1, as grandes ausências da lista de melhores da Gigwise foram Horses, de Patti Smith, e Eletric Ladyland, de Jimi Hendrix. E você, citaria qual injustiça?
P.S. 2: Já que citei Velvet Underground, aproveito para recomendar uma visita ao podcast Hora de Rock, que nesta edição faz um belo apanhado da carreira desta banda venerada por blogueiros como Idelber e Biajoni.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Delvan

    Me mande todas as capas de disco
    do Led Zepellin

  • juniro

    cdd

  • http://tagarella.blig.ig.com.br Sabrina Jung

    Eu também falei das piores capas de discos, num post que vc encontra nos meus arquivos. Ainda coloquei uma do ABBA que é o quadro da dor!!! Nossa, onde estavam com a cabeça na hora de aprovar umas capas tão medonhas?? Bom, melhor nem saber…hehehe

  • http://www.alforria.org Rafael

    Muito legal a idéia!
    =D
    E a capa do Interpol é muito sugestiva…
    ¬¬

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    Essa Millie Jackson, por acaso, é alguma parente do Michael Jackson?

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    fiz post com a capa do último vic chesnutt, linda.
    :)
    não pintou sábado no jantar. tudo às pampas aí?
    abrazo.

    Muito trabalho, Bia. Esteve lá?

  • http://www.nelsoncorrea.com/wordpress/?p=337 Pô, meu!

    Ouvir & Ler 42
    Mudança sempre é um transtorno, seja fí­sica (e já fiz 5 de cidades diferentes), seja na Internet. Todo o tempo que tive para o Pô, meu! na última semana foi para fazer arrumações, abrir caixas, arrumar coisas novas, jogar velhas fora. Enfim, ai…

  • http://alcilene.zip.net Alcilene Cavalcante

    São muitas capas bacanas. Mas a do Verde que Te Quero Rosa, é genial, como Cartola.

  • http://missisclof.blogspot.com Flávia Nogueira

    Ia comentar o mesmo do João Barreto. Essa capa saiu numa lista da VIP, se não me engano. A capa do “Almanaque” do Chico é linda e tem uma que para mim é inesquecível é da Arca de Noé, que a gente recortava os bichinhos e colava na capa.
    Beijos

  • http://cafedodom.blogspot.com Dom

    Tenho a impressão de que a capa do disco “Araçá Azul” de Caetano Veloso é um dos mais bizarros da MPB.

    • http://blogclimax.blogspot.com/ Jonathan zzz

      Deixando a imagem representada de lado, ehehe, essa capa eu considero uma das melhores nacionais. A fotografia foi muito bem tirada, e ela enquadra bem 3 campos de imagem, o reflexo do Caetano no espelho, o próprio espelho e a pança dele em primeiro plano ahuehaheuae

  • http://www.mafaldacrescida.com.br Karina

    Sobra a injustiça, Physical Graffiti, do Led Zepelin é a minha preferida. Acho uma obra de arte. Aliás, esse lance de CD matou um pouco essa idéia da capa de disco… No tempo do bolachão as capas eram mais interessantes. Na verdade, elas muitas vezes eram sínteses poderosas, traziam mais informações sobre a idéia do artista para o disco do que a própria música. Sem falar no aspecto histórico, moral, social… Quantas foram preciosas para romper com a caretice! Eu me lembro que meu avô fazia a “censura” do disco conforme a capa - só me deixava ouvir aqueles que ele considerava “decentes”, rsrsrs.
    Sobre as melhores capas brasileiras, concordo com o Tropicália ( o cara com aquela pose de sério e com o penico na mão é simplesmente o espírito do movimento ) e com o Almanaque, do Chico, que é GENIAL.
    Beijoca, Ina. :-)

    Karina, considero a capa de Tropicália sensacional. E gerou ainda um texto hilariante da dupla Edson Aran e Jardel Sebba, que fez uma associação maionésica com a famosa teoria da conspiração sobre a “morte” de Paul McCartney, e jogou a seguinte tese bombástica: Caetano Veloso morreu em 1968; Paul, em 1966. :P

  • http://gavetamaldita.blogspot.com/ GAVETA MALDITA

    A melhor capa mesmo é a de uma banda irlandesa não muito conhecida, cujo nome agora me escapa, em que aparece uma suposta foto real de um fantasma. Quando eu me lembrar do nome, eu coloco aqui. Tenebroso!

    Seria algo que possa ser encontrado naquele site Cabuloso? |-|

  • Mariângela de POA

    lembro que quando comprava meus discos lá pelos anos 80 ficava “viajando” nas capas e nos encartes internos também, ficava horas analisando cada detalhe,cada foto,lendo todas as letras,
    escutava,abria de novo,lia e relia…com os cd’s esta magia se perdeu,a minha geração curtiu muito comprar os bolachões,obrigada pela bela lembrança,beijo.

  • Arthur Testa

    A capa do Our Love to Admire ficou linda mesmo, interpol rula geral. parabens pelo blog.

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    difícil uma capa melhor que a da nossa banda, OS ORELHAS, que eu postei aqui:
    http://www.verbeat.org/blogs/biajoni/arquivos/2005/06/orelhas.html
    :)
    recentemente fiz um post falando sobre a suposta “briga” de capas entre o velvet e os beatles. aqui:
    http://www.verbeat.org/blogs/biajoni/arquivos/2007/09/-miguel-cordeir.html

    a boa capa é aquela que está integrada ao CONCEITO do disco, creio. ás vezes vemos capas lindas mas que não se ligam ao que dizem as músicas… o que dizer da linda capa do novo do wilco? sublime. já não dá para dizer o mesmo do novo disco do springsteen que mostra o cara velho, parece até que retocado por cirurgias plásticas… aliás, devo um post ao galvão sobre OS MELHORES DISCOS SÃO AQUELES ONDE A BANDA OU O ARTISTA NÃO APARECEM NA CAPA, com honrosas excessões dos beatles e de lou reed.
    :)

  • http://www.migueloniga.hpg.ig.com.br Miguel Oniga

    Completamente de acordo. Cada um acha que tem uma opinião mais espertinha que o outro, mas quando convorda com alguém se sente aliviado. Beatles e Nirvana. É.

  • http://infolei.blogspot.com Ostrock

    Nevermind e secos e molhadas realmente são as melhores.

  • http://cinemacuspido.blogspot.com Marcelo V.

    Quando eu estava na Ilustrada, Pedro Alexandre Sanches e Lúcio Ribeiro organizaram uma enquete sobre as melhores capas de discos do Brasil; umas 200 pessoas votaram; deu Secos e Molhados em primeiro e “Todos os Olhos” do Tom Zé em segundo (o terceiro deve ter sido aquele da Gal com um close em sua zona sul, não me lembro bem). Uma que eu gosto muito é do Bezerra da Silva crucificado, com dois revólveres na mão e os dizeres: “Não sou ladrão”.

    Ótima lembranca, Mr. Valletta: tinha me esquecido dessa matéria da Ilustrada.

  • http://cinemacuspido.blogspot.com Marcelo V.

    A matéria do Jornal da Globo também choramingava por causa da ausência da capa do “Electric Ladyland” _que o Hendrix detestava, por sinal (foi feita à revelia dele, com fãs recrutadas na rua, se me lembro bem).

  • http://blog.uncoveirng.org BJr

    Mais algumas capas muito inspiradas:

    http://www.cenedella.com/stone/archives/2003/10/worst_album_cov.html

    Abraço,
    Jr

    Ôpa, um link clássico esse! Valeu pela contribuição, Jr. :D

  • http://www.eucapricho.com Luiza Gomes

    Oiee Inagaki!!!
    auahuahau q engraçado todas essas capas…

    a capa dos “Secos e molhados” fez parte da minha infancia….minha mãe adorava….
    confesso q me divertia mto escutando as musicas…auahuahauha

    Bjaummm

    Ah, sua mãe tem um ótimo gosto musical, Luiza! ;D

  • Laudo Paroni Júnior

    Sem dúvidas, uma capa que deveria estar entre as primeiras (senão na primeira colocação), seria a do LP “Phisical Graffiti”, do LED ZEPPELIN

  • roberto mauro martini

    As capas de “Powerslave” e de “Somewhere in Time”, ambas do Iron Maiden, são fantásticas.

  • http://www.asimediatas.blogspot.com Cíntia Teixeira

    Não tô podendo com a capa do discão da Millie Jackson. Poooodre! Ha!

  • flaviane mendes

    ssrsrrsrsr
    esse site é so tem piadas que criticam ,que fazem hora com a cara dos outros ,nao para de criticar a politica brasileira , nao perdoam nenhum mico dos famosos nem os coitados dos anonimos escapam pois as piadas sempre tem caracteristicas de um leitor.é por isso que nao fico um dia se quer sem da uma olhada nesse site.
    rsrsrsrs

    Mas hein? |-|

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORREA

    Esse negócio de capa de disco é polêmico pq envolve gosto. Já fiz um post semelhante lá no Bala. Acho a capa do Eletric Ladyland a grande ausência. Mas me refiro a versão inglesa. A que tem as meninas virgens. Os puritanos americanos a proibiram.
    gd ab

  • Tarsis Salvatore

    Muito difícil escolher as melhores e mais ainda lembrar de todas as piores…
    Talvez fosse negócio fazer um site nacional com as piores e melhores capas de todos os tempos.
    Abs

  • http://ei-joao.blogspot.com Joao Paulo

    já esta em meus favoritos e no rss.
    onde moras?

    São Paulo, SP.

  • http://mnemoteca.blogspot.com Diogo Novaes

    Eu já tive a minha fase heavy metal e escutei muito Manowar.
    Mas a capa desse CD realmente é hilária de tão ruim.

  • http://waltercarrilho.blogspot.com Walter Carrilho

    Infelizmente o pessoal do museu não sabe o que acontece pelo mundo. Senão eles teriam colocado a capa do primeiro disco da Preta Gil na lista. Ou aquele disco com o Caetano de sunga. Isso sim é pesadelo…

    Pois é Walter, taí outra pauta quicando na área pra ser cabeceada: as piores capas brasileiras. O páreo será duro…

  • http://alessandrasouza.blogspot.com Alessandra

    Eu acabo de me lembrar do LP de Billion Dolar Babies, que meu pai tinha em casa e eu escutava ainda pequena. A capa era legal, uma estampa de pele de cobra verde e um selo. O que era ótimo era o que vinha dentro: um poster imenso, que imitava uma nota de dólar gigante com a foto do Alice Cooper com a banda na efige. Acho que ainda deve estar em casa.

    BTW, obrigada pelo vídeo. Achei muito bonito. :-)

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    É difícil decidir. Nevermind chegou ao # 1 só em novembro. Gosto muito da capa. O Sergeant Pepper’s representa a época assim como o Tropicália. Gosto da síntese d’Os Mutantes na capa de 1969, vestido de noiva, rapazes renascentistas.
    O Eletric Ladyland teve duas capas. Deixar de fora o Pink é fogo.

    Gal Fatal e 2222 são muito bem feitas. Tem capa demais pra pouca lista.

  • Salmineo

    Cara, faltou nos bad album covers a capa do disco do William Shatner, concorda?

    William Shatner é hors-concours. :P Aliás, citei o eterno Capitão Kirk em meu post “O dia em que William Shatner matou Lennon e McCartney”.

  • http://issomesmo.com Pedro Villalobos

    Eu adoro quando falam que a capa do Nevermind é a melhor de todos os tempos. É um prazer quase intimo quando eu penso que foi meu primeiro CD, bem antes de ter um cd player inclusive :p

    Pedro, você me fez resgatar uma lembrança das antigas: o primeiro CD que comprei, também antes de ter um aparelho que pudesse tocá-lo, foi “The Best of R.E.M.”.

  • http://terparpratrepar.wordpress.com Ericka

    Foi um top 10 com apenas 9 capas.
    Pra fechar, uma nacional.

    Hurtmold - Cozido.

    Eis o mal de se conhecer uma banda apenas pelos arquivos mp3. Li seu comentário, procurei na Web pela imagem da capa e gostei da sua escolha. =)

  • Phil

    Como nenhuma capa de cd da Bj6ork entrou nessa? E O Homogenic? E o Vespertine?

    Sempre falta alguém. Mas foi uma boa lembrança: Björk está maravilhosa na capa de Vespertine.

  • http://terparpratrepar.wordpress.com Ericka

    fugindo um pouco dos cliches, vou fazer um top 10 de capas que nunca entrariam nessas listas, porém são merecedoras.

    Brian eno - Ambient 1- Music for airports

    Suicide - My Bloody Valentine - Loveless

    Wilco - Sky Blue Sky

    Happy Mondays - Pills’N'Thrills’N'Bellyaches

    Yo La Tengo - And Then Nothing Turned Itself Inside-Out

    The Good, the Bad and the Queen - idem.

    Wire - Pink Flag

    Royal Trux - Accelerator

    The Stranglers - No more heroes.

    Ericka, excelente lista! Que me fez, inclusive, constatar que cometi uma tremenda injustiça: a capa do álbum do Wilco é não apenas a grande capa de 2007 até agora, como também merecedora de entrar na lista das melhores de todos os tempos. Listas definitivamente são incompletas e injustas. :P

  • http://www.alforria.org Rafael

    Meu feed tem 460 novos itens e ainda vou passar aqui para comentar nos oito posts!
    =)

    Mas por agora, quero só agradecer pelo link nos blogs da semana.

    É bom ser elogiado por gente que entende do assunto.
    heheeh
    ^^

    Abraço!

    Mi casa, su casa, Rafael. Aquele abraço!

  • ricardo

    jakare from rilmar

  • http://www.cronicasatipicas.wordpress.com/ Dora

    As capas toscas do Manowar são clássicas, mas você precisa mesmo ver (?) as capas das bandas de hard rock farofa oitentista como WASP e Twisted Sisters… Isso sim é que é mal gosto, o resto é brincadeira de criança.

    E gosto muito da capa e do Nevermind, lembra os meus 13 anos.

    Dora, conheço bem as capas dessas bandas de heavy farofa. Diversão garantida!

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga

    Discos… a ludicidade deles ainda não foi superada pelo CD. E provavelmente será totalmente esquecida com a MP3… beijos!

    Ecco, é vero. Arquivos mp3 são praticíssimos, mas com eles se vão todas as artes bacanas de capas e encartes. Tudo tem seu preço, Marcela…

  • http://assimfalouszabatura.blogspot.com Taísa Szabatura

    Eu sempre fico puta com listas, primeiro pelas injustiças; segundo por eu não conseguir lembrar possíveis candidatos, lembro um bom tempo depois, quando a lista não tem mais tanto propósito. É fucking cansativo isso.

    Já eu me divirto. E blog é bom pra isso mesmo: se encontro injustiças, faço a minha própria lista. Não as leve tão a sério, Taísa… ;D

  • Laércio

    show de bolo este lance de capas legais e memos atrativas, mais gostaria de ver também, logico se possivel, as mais hilarias.

    Laércio, esse assunto ainda dá muito o que falar. Em breve publicarei mais um post ilustrado com capas quase inverossímeis de álbuns. :roll: []‘s!

  • http://vejotudoenaomorro.wordpress.com João Barreto

    Inagaki, ficou de fora de ambas as listas uma das capas mais criativas de todos os tempos - a famosa fotografia de ânus que ilustrou a capa de um álbum do Tom Zé. Você pode conferir nesse post.

    Abraços!

    João, sobre a história da capa desse disco do Tom Zé, recomendo que você leia esta matéria de Phydia de Athayde para a Carta Capital: “Não é o que Parece”. Um abraço!

  • http://www.jaaf.pro.br José Alberto Farias

    Esta capa do disco de Cartola é maravilhosa!

  • http://pensitivo.wordpress.com Santaum

    O bacana da música é sua subjetividade. Cada um de nós temos, ainda bem, uma interpretação particular de cada coisa. Assim também como cada disco. Seria chato se todos nós tivéssemos as mesmas opiniões, e seria mais chato ainda se todos nós concordássemos com as melhores capas de álbuns. Por isso, mais uma vez, seu post foi muito interessante. Portanto, seguem minhas duas melhores capas de álbuns:

    Dying Fetus - War of Attrition (2007)

    Dream theater - Systematic Chaos (2007)

    Parabéns.

    Você pegou o espírito do post, Santaum. Valeu pelas observações e pelos links para suas capas prediletas. Um abraço!

  • http://www.verbeat.org/blogs/bereteando tiagón

    (a matéria do G1 não tem o link direto pra lista. dá pra acreditar? dá, né.)

    uma das minhas all-time favorites ficou em #9 - a de Houses of the Holy, do Zep. (Studio Hipgnosis era absolutamente foda.) faltaram várias - me vêm a mente a do Vol.4 do Sabbath e o Riding the King do Clapton e do B.B.

    …e a do Clash é hedionda :P

    eu, fã de capas (e de capas ruins), curti o post! :D

    Ah, eu gosto da capa de “London Calling”. A foto que a ilustra a capa, que mostra Paul Simonon destruindo seu baixo, é clássica. E a capa ainda faz uma citação a do álbum de estréia de Elvis Presley. Realmente cool. B) Sobre a matéria do G1, Tiagón, achei uma heresia maior terem grafado errado os nomes de Patti Smith e Jimi Hendrix. :P

  • http://pirao.wordpress.com MarcosVP

    A capa do Nevermind, para mim, é a mehor de todos os tempos mesmo.

  • http://grep.hostmach.com.br Cristiano Alves

    Seria interessante fazer uma eleição só para discos brasileiros.

    De fato, Cristiano. Na minha lista, incluiria trabalhos como a capa do álbum “Tropicália ou Panis Et Circensis” e “Todos os Olhos” do Tom Zé.

  • http://livgotoheaven.blogspot.com Liv

    Queria tanto que meu The Velvet Underground & Nico fosse descascável :~

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Jé plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.