As piores capas de álbuns de todos os tempos

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 19 de outubro de 2007

Depois de ter eleito as 50 melhores capas da história, desta vez o site Gigwise fez um levantamento das 50 piores. Não concordo com o primeiro lugar da lista deles: “Once Upon A Time In The West”, do grupo Hard-Fi. Até porque as cores combinam com o template deste blog. ;D

O assunto “piores capas” é recorrente. O site da Bizarre Records, por exemplo, apresenta diversos livros que compilam o que há de mais bizarro em termos estéticos na indústria fonográfica mundial. Um destaque de muitas listas é o disco “All My Friends Are Dead”, de Freddie Gage. O álbum é dedicado aos amigos de Gage que, ao contrário dele, não conseguiram sobreviver ao vício em drogas. Capitão Nascimento certamente aprovaria este trabalho.

O Brasil não deixa nada a desejar ao resto do mundo em se tratando do assunto “capas escabrosas”. Destaco, em especial, o álbum “Massa Falida”, da dupla Duduca & Dalvan, lançado em 1986. A canção que dá título ao disco, diga-se de passagem, é um singular caso de música sertaneja de protesto, cujo refrão vocifera: “Não aborte os seus ideais/ No ventre da covardia/ Vá a luta empunhando a verdade/ Que a liberdade não é utopia!”. Bem mais interessante do que a embalagem do álbum, que não titubeio em apontar como a pior capa brasileira de todos os tempos até prova em contrário. Aliás, se algum leitor encontrar alguma imagem mais tétrica ainda, envie-a para [email protected]. Tal qual São Tomé, só acreditarei vendo.

A seguir, outros destaques da minha lista pessoal de capas esteticamente mais duvidosas de toda a história da MPB: Trio Coração de Goiás, Osmael & Ozelito, Markinhos Moura e Baú do 8 Baixos.


Aproveito a ocasião para mostrar aquela que considero ser a pior capa portuguesa de todos os tempos: Vanessa Karina, que gravou o álbum “Só Falo D’Amor Contigo”. Se você é daqueles que nem vendo crê, clique aqui para ouvir o maior “hit” deste disco, a premonitória canção “Aceita-Me Como Sou”.

Faço aqui, porém, menção especial a um cantor lusitano chamado Artur Gonçalves, cuja discografia completa, que inclui obras como “Não Passes Mais com Ele na Musgueira”, “O Telegrama da Minha Sogra”, “Vira das Bananas” e “Chula dos Partidos”, merece (ou não) ser conhecida.

Como este post também objetiva corrigir injustiças, apresento-lhes aquela que considero ser a pior capa de todos os tempos em todo o universo, e que lamentavelmente (ou não) foi esquecida pelo Top 50 da Gigwise. Trata-se da capa de “Hey Babe, Let Me See Your USB and I’ll Show You My Firewire”, álbum do grupo Massimo. Nem em um arquivo .zip ou .rar tanto mau gosto conseguiu ser comprimido em uma só imagem. Caso você queira conferir a foto, clique aqui (creia-me, foi muito melhor eu não publicá-la diretamente neste post).

Em minhas garimpagens pela Web, encontrei ainda muito material a ser compartilhado brevemente em posts no Virunduns. Paro por aqui, antes que algum leitor prefira furar os próprios olhos a continuar tendo sua vista violentada.

* * * * *

P.S. 1: Domingo, dia 21, será dia de BlogCamp Rio, com organização a cargo do multiblogueiro Nick Ellis. Aproveito a ocasião para agradecer ao Nick pelos Coolnex Cards do Pensar Enlouquece (livremente inspirados em outras iniciativas bacanas como as Blogurinhas de Sampson Moreira, as camisetas da blogosfera do pessoal do Pilândia e o Deskblog do Caixa Preta). Ainda preciso perguntar ao Nick como é que ele faz para trabalhar como designer, encampar a organização de um BlogCamp e ainda encontrar tempo para postar no BlogLog, no Getting Better, no Janelas, no Maçã, no Blog de Brinquedo e no Digital Drops. |-|

P.S. 2: Declaração de Heloisa Seixas na Folha de S. Paulo de hoje: “Escritor é uma mistura de esquizofrênico com exibicionista”. Boa definição, inclusive porque se encaixa para diversas outras atividades além da literatura.

P.S. 3: As “piores capas” foram encontradas nos sites Artur Gonçalves, Contentor9, iG Pop, Minha Infância, A Mosca na Sopa, Portal Pimba, Revisão da Matéria, Telescópica e Zona Franca.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Pingback: As mais (ou menos) inesquecíveis capas de álbuns de todos os tempos - Pensar Enlouquece, Pense Nisso

  • Pingback: 14 nomes de duplas sertanejas famosas (ao menos para mim) que você precisa conhecer - Pensar Enlouquece, Pense Nisso

  • marcelo

    Ô! Pior que a do Erasmo Carlos rasgando o peito pra deixar sair uma pombinha branca não tem:
    http://mundoestranho.abril.uol.com.br/imagem/disco_erasmo_carlos.jpg

  • Ana

    Velhas Virgens não! São tudo de bom! Adoro!
    Calypso que foi a pior coisa de todos os tempos, rs.

    A música do Velhas Virgens é ótima, Ana. A capa é que é de gosto duvidoso. ;)

  • http://www.mulherdeblogueiro.com Éryka Bezerra

    Muuuuuuuuuuito legal!Quase morro de rir.
    Nossa, nunca imaginei que houvesse capas tão loucas como estas!

  • http://cozidocompapricas.blogspot.com Natanael Mahon

    Inagaki, vê se essa não é pura arte:

    Abraços!

    Natanael, se eu soubesse da existência dessa capa antes ela certamente teria entrado em meu post. Quem sabe na continuação… Obrigado pela valiosa contribuição! :D

  • Miss Z.

    Hahahaha! Eu NUNCA achei que fosse ver novamente essa capa do disco de Duduca e Dalvan. Meu pai tem o dito cujo em casa até hoje. Mas desde pequena eu via aquelas duas Garotas do Fantástico from hell + a Joelma do Calypso vestida de anjinho e me perguntava: “Cuma??”.

    A coleção do meu querido progenitor, aliás, tem várias e várias pérolas. Assim que puder, passo por aqui pra postar alguma bizarrice. ;)

    Ôpa, aguardarei com ansiedade pelas bizarrices da coleção do seu pai! :D

  • naomi

    paarbéns pela indicação ao best of blogs da deutsche welle!
    de novo.
    ;o)

    Hooray! Obrigado, Lu! \o/

  • Luana

    Credo!
    uma pior que a outra huahuauahuhuahua…
    e o Caetano com sunguinha vermelha a lá tropicalismo xD
    eu descobri seu blog através do site do JN, gostei muito!
    Parabéns!!!

  • http://www.observacoescasuais.blogspot.com Laurinha

    MEU DEUS!!! HAHAHAHA!!! Olha, a Vanessa Karina eh chiquerrima, hein?

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    Esse tal de Artur Gonçalves me parece ser um Falcão da Lusitânia…

    Afora isso, por causa desse maldito post (e, sobretudo, devido à capa de Duduca & Dalvan), não vou conseguir dormir direito essa noite. Inagaki, você me paga.

    Caro Daniel, como diria aquele velho deitado: nego, não pago, devo enquanto puder! :P

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anna

    Oi Alexandre:
    Esta é a primeira vez que comento aqui.Claro que fiquei chocada com algumas fotos. Infelizmente, exitem pessoas que se divertem com o bizarro.
    Fiquei indignada com o cara que deixou o cachorro morrer na “instalação” dele.Quero deixar aqui meu protesto.
    Obs.Leio sempre seu blog, mesmo sem comentar.

    Obrigado pelas visitas e por seu primeiro comentário, Anna. Um abraço!

  • http://irazine.blogspot.com Iracema

    Trash é trash, fazer o quê.
    Se bem que… ATÉ TU, MANO CAE????? kkkkkk

  • http://cafedodom.blogspot.com Dom

    Deixo este comentário apenas para protestar contra a capa do tal grupo “Massimo”. Que bizarro…

  • http://silentdevotion.wordpress.com/ Cyn Cardoso

    Ai zesus. Realmente, senti minha vista sendo violentada. Socorro!

  • http://limaoexpresso.blogspot.com prill

    gorgeous!
    dangerous!

    amei a seleção mas, a rigor, estou aqui pra dizer que tô com saudades danadas daqui.
    o que me magoou foi, novamente, só saber que está rolando um evento blóguico no Rio bem justo em cima do dia/hora. :(

    bom domingo!

    Priscilla, fique atenta porque eventos como o BarCamp Rio constantamente estão sendo organizado aqui e acolá. Um abraço e até a próxima oportunidade!

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORREA

    Esse é um assunto que rende. Mas as nacionais conseguriam superar as estrangeiras longe. Os cabelos da tal Vanessa Karina e do Caetano são de chorar e o título do Duduca e Dalvan deve ser porque ela é a falência do bom gosto.
    gd ab

  • http://www.gardenal.org/lounge Lia

    Tem um grupo bacana aqui no Rio, Os Copacabanas, cujo show consiste em covers e mais covers de lances bregas, bregas, terrivelmente bregas e toscos. E daí que o ponto alto é quando, no meio do show, eles projetam várias capas de discos (nacionais!) com comentários. É genial, tu percebe que existem uns padrões de figurino, como por exemplo, os RELÓGIOS DE PULSO que a galera nunca tira. Repara só nos relógios de pulso. Acho classe.

    Putz Lia, taí um show que eu PRECISO assistir!

  • http://www.apollofaria.zip.net Apollo Faria

    Desculpe o comentário idiota e previsível kkkkkkkkk, mas, Curti muito seu blog! Congratulations!
    Os que abordam diversos assuntos são os melhores, com certeza!
    abraço

  • http://oleitoresseidiota.wordpress.com André

    Se bem que o Massimo não chega ao nível desses aqui:

    http://www.gigwise.com/gallery?page=34&id=37656

    Sim, isso mesmo, o do Massimo não é nada original, mas sim a reciclagem de um tema já existente. E a capa do Boned me fez ter ataque de riso, coisa que o Massimo não conseguiu. Talvez porque eles sejam os verdadeiros autores da piada…

    André, enquanto você está indo eu já estou voltando, rapaz! ;) Já destaquei essa capa do Boned em meu StumbleUpon em novembro de 2005:

    http://inagaki.stumbleupon.com/review/2568831/

    Mas, sinceramente, acho a capa do Massimo muito mais grotesca do que essa versão do Boned. Questão de opinião.

  • http://diarioclandestino.blogspot.com Márcio Hachmann

    Foram as piores capas, para um dos melhores posts já escritos. ;)

    Obrigado pelo elogio hiperbólico, Márcio!

  • http://www.ipcdigital.com/ver_noticiaA.asp?descrIdioma=br&codNoticia=10168&codPagina=10601&a Hideki

    da uma lida no url :)
    Uma equipe de investigação formada pelas polícias das províncias de Ibaraki e Tochigi informou ontem (26) que descobriu uma quadrilha formada por 10 brasileiros especializada em furtos de carros. Os suspeitos estão sendo investigados por um total de 1.136 casos, cometidos desde setembro de 2006. O valor do prejuízo é avaliado em cerca de ¥ 110 milhões.

    Entre os detidos, a Polícia da Província de Ibaraki revelou os nomes de Alexandre Inagaki da Silva, 20, Everton Vieira Ishibashi, 23, Max Yukio Nakagawa, 21, Bruno Ferreira Horimi, 24, e Junior Tatsuya Nishimura, 21.

    Uia, que sensacional descoberta, Hideki! Estou estupefato com meu xará da Silva!

  • http://geradorii.blogpost.com Ewaldy Marengo

    AAAAAAAAAHHHHHHH,
    A imagem da capa desse “Hey Babe, Let Me See Your USB and I’ll Show You My Firewire” não sai da minha cabeça… socorro, preciso de tratamento…
    visão do inferno comparável apenas a um strip da Dercy Gonçalves ao vivo (sem maquiagem ou efeitos especiais)

  • http://marcuspessoa.net Marcus

    Que festival de horrores!
    E concordo com você, a capa do Hard Fi não era para estar na lista. Até porque ela é um comentário interessante à virtualização dos CDs hoje.
    Quase sempre só vemos as capas dos CDs na tela do computador, e quando ela não está disponível, normalmente é um espaço escrito “no cover art”.

  • http://jottae.blogspot.com Jottae

    XD
    Cada capa mais loca que a outra.
    O povo tem criatividade XD.

  • http://oleitoresseidiota.wordpress.com André

    Realmente Duduca & Dalvan são hors-concours. Esse é um que vai valer ouro nos sebos de LPs.

    Sobre a leva abaixo dos mestres, Trio Coração de Goiás, para mim, parece um híbrido do Trio Parada Dura com Milionário & José Rico. Vejam o Donete e entendam aonde quis chegar. A capa do Caetano Veloso parece antecipar a sunga do Gabeira (se o disco é de antes de 1980) ou copiar o ato do hoje senador (se depois de 1980). Sobre Markinhos Moura, não direi qualquer coisa, pois muito provavelmente há coisa brasileira nos anos 80 muito mais tenebrosa. Aliás, Markinhos Moura chega a lembrar algum dos Menudos em carreira solo. Talvez o Robby Rosa. Baú dos 8 Baixos não acho assim tão tenebroso. Se bem que, como admirador de forró pé-de-serra que sou, nem preciso dizer que olharei no Soulseek pela obra do galeguinho.

    Sobre Osmael e Oselito, pedirei atenção ao Osmael. Queria saber qual o segredo dos cabelos dos sertanejos mais velhos para ficarem com esse penteado que parece uma juba. Vejam que Dalvan também tem cabelo assemelhado, o mesmo valendo para o Markinhos. Velhas Virgens é podrão mesmo, se bem que isso faz parte do marketing dos caras. Abstenho-me de comentários sobre Preta Gil, mas tenho de dar palmas para Broto do Rojão, pois o cara é simplesmente gênio. Roendo o Osso, com o cara segurando um osso. Como não pensei nisso antes?

    Sobre os portugueses, será que Vanessa Karina conhece Elke Maravilha? Ou será ela a filha perdida da mais brasileira das sobreviventes dos gulags? Jár Artur Gonçalves deve ser um cara da arte da música portuguesa de duplo sentido. Talvez beba na mesma fonte de Quim Barreiros…
    Mas esse tal de Massimo realmente se supera. Aliás, seria “Hey Babe, Let Me See Your USB and I’ll Show You My Firewire” uma menção velada a sexo anal? Afinal, USB e Firewire são padrões diferentes…

    Mr. Fiori, só um adendo: o que mais me chamou atenção na capa do Baú dos 8 Baixos foi a desproporção entre a cabeça e o resto do corpo. Mas olhe, pode baixar músicas sem medo dele: som do bom, sem ironias.

  • Esprit de porc

    Se a capa do Hard-Fi é ruim (eu gostei) então a capa do “Antics” do Interpol deveria ser considerada uma porcaria (eu gosto).

  • http://rockerspace.net Fabiana

    Nossa. É cada uma de doer mesmo. E a Preta Gil ficou mais conhecida pela capa e contra capa do seu disco do que pelo “talento musical”. Affe! :D

  • http://www.saberebomdemais.com Ester

    o_O … O_o … O_O
    AHAUAHAUAHAUAHAUAHUAAHAUA
    “Let me see your USB”
    AHAUAHAUAHAUAHAUA
    Que coisa mais horrorosa meu Deus do Céu!!!
    E olha o naipe da capa do Duduca e Dalvan… AHAUAHAUAHAUAHAUAHA
    Oh my…. rindo muito aqui!!!!
    Como é que tu consegue achar essas pérolas??
    Definitivamente um estupro visual….
    AHAUAHAUAHAUAHAUAHA
    Abraço querido!!!

  • http://blogdazefa.blogspot.com Dona Zefa

    Hehehe, achei a capa do Velhas Virgens legal…

  • Jvalle

    Eu discordo totalmente de vc ! A capa do Duduca e Dalvan foi feita por um Gênio ! Quem mais poria a ambos saindo de uma lagoa de gravata, com um anjinho no centro ? Compare com as outras capas…

  • Allan yoshikawa

    Essas capas são as coisas mais bizarras que eu já vi.

  • http://www.atair.com.br Atair

    Sensacional. Mas depois que li uma idéia não saiu de minha cabeça; o disco da Preta Gil poderia ter o mesmo nome do cantor que está ao seu lado na foto: Broto do Rojão!!

  • André

    O nome “All my friends are dead” é ruim, agora vocês viram o album com esse nome: “My pussy belongs to Daddy”? Olooooookooooo!

    Você chegou a reparar na lista de músicas desse álbum que você citou? Se não, clique aqui. Tosqueira pouca é bobagem.

  • http://documentotupiniquim.wordpress.com/ Fernando Cury

    Véio do céu…
    Tosqueiras historicas! Dizem por aí que tudo que é bom acaba sendo eternizado… Mas essas capas acabam sendo da mesma forma! e o pior é que todo mundo confere, acho q até mais que as boas! rs
    []s

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com/ _Maga

    Quanta criatividade!!!!!
    hahahahahaha
    bjos

  • http://www.simviral.com Rafael Ziggy

    TOTALMENTE em desacordo com a escolha da pior capa. É só olhar as que você colocou que já fica claro o porquê. =)

  • Mariângela de POA

    teu blog garante minha dose de humor diário,thanks! Duduca e Dalvan é o máximo da escrotice mas Caetano mostrando os pentelhos,esta sim,de furar os olhos e a última,do grupo Massimo, não há o que dizer diante de tanto mau gosto. Bom finde!

  • http://igpop Amanda Scheffer

    as capas são muito engraçadas, essas pessoas naum tem noção …

  • Aryane

    essa ultima e sem duvida a pior!!!!!

  • http://renatasim.blogspot.com Renata Nilda Simões

    O QUE É ISSO, mizifi???
    Ainda bem que só vi o post agora de manhã, porque teria pesadelos estrondosos com Massimo, Vanessa Karina e Duduca e Dalvan…

  • http://www.ahtrine.com.br Dani - Ah! Tri Né!

    Geniallllllllll, mesmo conhecendo algumas dessas…….. tem umas inéditas aí d rachar o bico!
    Hahahahahhahaha

  • http://terparpratrepar.wordpress.com Ericka

    Mas é muita sacanagem analisar capas de ‘artistas’ sem recursos. O mais legal é analisar capas ruins de músicos conceituados.

    A pior capa pimba que eu posso imaginar, é do disco Molhado de Suor (que é um disco bacana), de 74, do Alceu Valença.
    http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/capas/DI02651.JPG
    A visita ao link é por sua conta.

    Menos, Ericka. Fiz uma lista absolutamente democrática, e que, feito o pop do Humberto Gessinger, não poupa ninguém. :D Assim como para fazer uma boa capa talento e bom gosto contam muito mais do que orçamento, apliquei o mesmo critério para elencar os crimes estéticos mais marcantes que encontrei por aí. Em tempo: obrigado pela valiosa contribuição. Essa capa do Alceu faz jus ao bom gosto do título do álbum. ;)

  • http://piorescapasdecd daniele

    Ninguém merece!!!!

  • http://www.justale.com.br/versaobeta Alessandra Colla Soletti Tussi

    Muito bom! Só faltou a capa do cd do “The Feitos” :D

    Ah, mas o The Feitos só pegou a foto mais conhecida do “Black Superman” e a reproduziu na capa. Se eles tivesse pego esta outro foto dele, aí sim mereceriam constar neste post. ;D

  • http://digitaldrops.com.br/drops/ Nick

    Inagaki, o Coolnex Card do Pensar Enlouquece é o mais bonito de todos!

    Quanto a sua pergunta, eu também não sei responder como eu faço, e as vezes não consigo dar conta, mas de qualquer forma, já estou planejando o meu IPO para 2008! ;P

    Você precisa ministrar uma oficina no BlogCamp Rio sobre essa tua ubiqüidade blogosférica, rapaz! :D

  • http://catatau.blogsome.com Catatau

    Uau, essa foi do arco da velha, heheheheh

    A do USB ganhou todas

    Tem um site do flickr que divulga discos, digamos, não muito convencionais, como esses, vc conhece? O mais estranho do álbum:
    http://www.flickr.com/photos/63092108@N00/

    abração,

    Rapaz, vou te confessar que eu achei tantas, mas tantas bizarrices em minhas pesquisas que eu acabei não vendo nada de mais nesse link que você me passou. Aos poucos vou liberar minhas outras descobertas. 88| Um abraço!

banner1
Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.