As mais belas tiras de Calvin e Haroldo
Por Alexandre Inagaki ≈ segunda-feira, 08 de dezembro de 2008
De todas as histórias criadas por Bill Watterson entre 1985 a 1995 estreladas por Calvin, um garoto hiperativo de seis anos de idade, com imaginação fértil, e Hobbes, seu tigre de pelúcia com nome de filósofo inglês que foi rebatizado como Haroldo aqui no Brasil, a minha predileta é aquela que ficou conhecida como “The Raccoon Story” (a “história do quati”).
Esta seqüência de tirinhas, publicada originalmente em março de 1987, é a maior prova da capacidade que Bill Watterson possui de transformar uma HQ cômica em um veículo capaz de invocar emoções e pensamentos filosóficos de uma maneira comovente e inesperada. Não foram poucas as pessoas que conheço que me disseram que choraram ao acompanhar esta história do quatizinho.
“Eu estou chorando porque aqui fora ele se foi, mas ainda continua dentro de mim”. A frase com a qual Calvin resume sua compreensão intuitiva acerca do maior mistério de todos é para mim uma das grandes frases da literatura de todos os tempos. É uma pena que Bill Watterson, após ter deixado de fazer as tiras de Calvin & Haroldo em 1995, não tenha publicado mais nada desde então.
Esta seqüência de tiras está disponível, em seu formato original, no post “25 Great Calvin and Hobbes Strips”, do blog Progressive Boink, e em tamanho maior no blog Depósito do Calvin. Não deixe de visitar ainda o site oficial dos personagens, e de adquirir os livros de Bill Watterson, publicados no Brasil pela editora Conrad.
Imagino que você já deva conhecer a tira mais triste de todos os tempos. Que, alerto, não foi concebida por Bill Watterson, e sim por um fã de seus personagens.
Pois bem: um outro fã de Watterson, inconformado com o fim destinado aos personagens por essa tira apócrifa, desenhou uma continuação que faz jus ao diálogo trocado entre Calvin e Haroldo ao final da história do quati. Gostei. :D
Para encerrar, uma ilustração ao melhor estilo fanfic que encontrei no Deviantart da ilustradora francesa Nami: Calvin e Susie Derkins desenhados ao estilo mangá, tal como fizeram com a Turma da Mônica jovem. Que acharam?
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Pingback: Um casamento com Calvin e Haroldo | Pensar Enlouquece, Pense NissoPensar Enlouquece, Pense Nisso
Pingback: O que Bill Watterson tem a dizer sobre As Aventuras de Pi | Pensar Enlouquece, Pense NissoPensar Enlouquece, Pense Nisso
Pingback: ϟ A continuação da tirinha mais triste do Calvin e Haroldo | Nerd Pai
Pingback: Memória é uma maneira de guardar as coisas que não queremos perder nunca | Pensar Enlouquece, Pense Nisso
Pingback: A tira mais triste de todos os tempos | Pensar Enlouquece, Pense Nisso