Amy Winehouse (1983-2011)
Por Alexandre Inagaki ≈ sábado, 23 de julho de 2011
Há uma frase que sintetiza bem o que penso de dias como este, em que a morte de uma celebridade faz com que o Twitter tenha mais um daqueles dias infames de stand-up comedy: “Campanha a favor da vida. Cada um cuidando da sua.”
Talvez por ter tido meus ouvidos saturados pelos diversos hits de Back to Black, gosto mais de Frank, o primeiro álbum que Amy lançou, em 2003. Quem se habituou a ver só as fotos mais sensacionalistas de Winehouse até estranha quando vê na capa desse disco uma mocinha de vestido rosa, segurando prosaicamente um cachorrinho pela coleira, que em nada remete à imagem pública fartamente bigbrotherizada anos depois, de uma celebridade mais conhecida por escândalos e lapsos públicos do que pela sua música.
Para mim, a imagem mais marcante de Amy foi sua reação perplexa e emocionada quando viu Tony Bennett anunciando, na cerimônia do Grammy em 2008, que “Rehab” havia ganho o prêmio de Gravação do Ano. Naquele dia tive a esperança de que Amy enfim conseguiria superar seus ímpetos autodestrutivos. Não foi o que aconteceu. Mas quantas pessoas, que hoje entoam frases moralistas e bradam por aí que a cantora britânica jogou sua vida fora, já deixaram algum legado para o mundo que possa se equiparar aos dois álbuns de estúdio gravados por Amy Winehouse?
Os erros que a gente comete nesta vida costumam ser mais lembrados do que os acertos. Nada de novo sob o sol: rir das fraquezas alheias é uma atitude humana. Mas não precisávamos ser tão humanos assim.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Pingback: 10 parcerias musicais surpreendentes (ou: Bizarro feat. Inusitado) | Pavablog
Pingback: 10 parcerias musicais surpreendentes (ou: Bizarro feat. Inusitado) | Pensar Enlouquece, Pense NissoPensar Enlouquece, Pense Nisso