80 clipes brasileiros dos anos 80 (parte 2 de 8)

Por Alexandre Inagakidomingo, 10 de dezembro de 2006

A MTV Brasil anunciou que em 2007 deixará de exibir videoclipes no horário nobre. É difícil não resistir ao trocadilho com aquela música dos Buggles e dizer que “YouTube killed the MTV star“. Mas o fato é que há tempos a Music Television perdeu a relevância que teve nos anos 80 e 90, quando era o principal meio de se conhecer bandas novas. E sua filial brasileira, depois que dispensou VJs que realmente entendiam do métier, como Fábio Massari, e passou a infestar sua grade com mediocridades como “Beija Sapo”, definitivamente não me motivava mais a acompanhá-la. Saudemos, pois, a era na qual nós montamos a nossa programação. A propósito, esta é a segunda parte de uma série iniciada neste post.

* * * * *

Gang 90 & Absurdettes - Telefone - Criada pelo jornalista Júlio Barroso, a Gang 90 (nome inspirado em uma gíria do balacobaco, “pedra 90″, correspondente ao que hoje é conhecido como “sangue bom”) ganhou destaque quando se classificou para as eliminatórias do festival MPB Shell, promovido pela Globo em 1981, com a música Perdidos na Selva. Após várias mudanças de formação (Guilherme Arantes, Lobão e Wander Taffo chegaram a fazer parte do grupo), a Gang 90 finalmente gravou seu primeiro disco em 1983, puxado pelo sucesso “Nosso Louco Amor”, tema de abertura da novela “Louco Amor”. O clipe de Telefone é estrelado por Júlio e duas absurdettes, May East (nome artístico de Maria Elisa Capparelli Pinheiro, atualmente uma ativista ecológica residente na Escócia) e Taciana Barros (na época esposa de Júlio e tecladista da banda). Júlio Barroso morreu ao cair da janela do seu apartamento, no 11o. andar, em 6 de junho de 1984. Em seu livro Dias de Luta, o jornalista e atual editor da revista Bizz Ricardo Alexandre descreve um diálogo entre Lobão e Cazuza, travado durante a aspiração de uma fileira de cocaína esticada sobre o caixão de Júlio (como se compartilhassem a droga com o amigo pela última vez): “Perdemos nosso maior agitador cultural, um cara com drive, um guerrilheiro que sabia de tudo. Me desculpe, Cazuza, mas agora só sobrou bundão“.

Legião Urbana - Tempo Perdido - O hino de toda uma geração. Primeiro sucesso do álbum Dois, lançado em agosto de 1986, Tempo Perdido é uma canção que versa sobre a efemeridade da vida (“Todos os dias quando acordo/ Não tenho mais o tempo que passou”) e a esperança quase desesperada no amor como a maior transcendência possível neste mundo (“Então me abraça forte/ E me diz mais uma vez/ Que já estamos distantes de tudo/ Temos nosso próprio tempo”). Seu clipe, de rara qualidade, entremeia imagens em preto e branco da banda com fotos de ídolos musicais flagrados no auge da juventude (dentre eles os precocemente falecidos Janis Joplin, Jimi Hendrix, Brian Jones e John Lennon). Bonus tracks: o vídeo que a Legião gravou especialmente para o Fantástico (inspirado nas fotos que ilustram o encarte de Dois) e a surreal apresentação no Cassino do Chacrinha, quando foi entregue à Legião o disco de platina pela vendagem de mais de 250 mil cópias daquele que foi o segundo álbum da banda.

Roberto Carlos - As Baleias - Ainda é complicado encontrar vídeos do Rei no YouTube. Desgraçadamente, oito entre dez buscas por “Roberto Carlos” dão como resultados gols e jogadas daquele lateral-esquerdo do Real Madrid. Porém, graças ao site Clube do Rei, encontrei esta pérola, uma das várias composições de temática ecológica da dupla Roberto & Erasmo, cujo refrão diz: “Seus netos vão te perguntar em poucos anos/ Pelas baleias que cruzavam oceanos/ Que eles viram em velhos livros/ Ou nos filmes dos arquivos/ Dos programas vespertinos de televisão“. Gravada em 1981, As Baleias é a terceira faixa de um dos mais bem sucedidos álbuns do Rei, que inclui ainda sucessos como Cama e Mesa e Emoções.

Elis Regina - Alô Alô Marciano - Em uma declaração dada no especial da TV Globo que exibiu este vídeo, Elis afirma: “A minha cabeça, você sabe o que é isto aqui? Eu dei alta para a minha terapeuta, coitada. Ela ia enlouquecer“. É impossível não sentir falta do talento absurdo, da voz iridiscente, do senso de humor de Elis Regina Carvalho Costa, a maior cantora brasileira de todos os tempos. Alô, Alô Marciano, composição da dupla Rita Lee & Roberto de Carvalho, faz parte do álbum duplo Saudades do Brasil, de 1980.

Rita Lee - Vírus do Amor - Carro-chefe do álbum “Rita e Roberto” de 1985, há quem veja na letra de Vírus do Amor referências à doença que matou Renato Russo e Cazuza, os grandes letristas revelados pelo rock brasileiro na década. Este vídeo fez parte de um especial de final de ano produzido pela Rede Globo, que contemplou todas as músicas de “Rita e Roberto” com clipes. Será que um dia a Som Livre lançará esse programa em DVD? Em tempo: confira também a apresentação ao vivo que Rita fez no Festival dos Festivais do mesmo ano, com a participação especial de seu ex-companheiro de Mutantes Sérgio Dias.

Rita Lee - Noviças do Vício - Mais um vídeo extraído do especial da Globo “Rita e Roberto”. No começo do clipe há uma pequena participação do diretor do programa, Roberto Talma, notabilizado por seu trabalho em produções como as minisséries “Anos Dourados” e “Anos Rebeldes”, novelas de sucesso como “Pai Herói”, “Brega & Chique” e “De Corpo e Alma” e os especiais de fim de ano de Roberto Carlos.

Rita Lee - Não Titia - Outra produção originada do mesmo especial de TV. Não Titia, canção que encerra seu álbum de 1985, foi inspirada por um boato amplamente difundido na época, segundo o qual a cantora paulistana estaria sofrendo de leucemia. O vídeo, que conta com participação especial de Dercy Gonçalves, brinca também com os rumores de que Rita estaria ficando velha para o rock n’roll (na época, ela estava com 38 anos).

Zero - Formosa - Banda liderada pelo ex-vocalista do Voluntários da Pátria Guilherme Isnard, o Zero invadiu as FMs brasileiras com o sucesso Agora Eu Sei, que contava com os backing vocals de Paulo Ricardo, vocalista do RPM. Formosa foi o segundo hit do mini-LP “Passos no Escuro”, de 1985, que chegou a vender mais de 100 mil cópias. Em 2003 a gravadora EMI reuniu os dois primeiros trabalhos do Zero (“Passos no Escuro” e “Carne Humana”, de 1987), relançando-os em um único CD, Obra Completa. O grupo retomou suas atividades e mantém um site oficial constantemente atualizado.

Engenheiros do Hawaii - Alívio Imediato - Uma das duas únicas músicas inéditas (ao lado de Nau à Deriva) do álbum homônimo de 1989, que reúne outras 10 faixas gravadas ao vivo em um show no Canecão, no Rio de Janeiro, Alívio Imediato é uma composição que soa datada devido às suas envelhecidas referências anteriores ao fim da Guerra Fria (“Há um muro de concreto/ Entre nossos lábios/ Há um muro de Berlim/ Dentro de mim/ Tudo se divide/ Todos se separam/ Duas Alemanhas/ Duas Coréias“). Seu vídeo, que mistura cenas da banda com seqüências de animação, não esconde a influência do clipe de Brothers in Arms, do Dire Straits, que ganhou o Grammy de Melhor Vídeo Musical de Curta Duração em 1987.

Black Future - Eu Sou o Rio - Faixa que deu também dá nome ao disco lançado em 1988, Eu Sou o Rio cita em sua letra o Rio de Zé Keti, Cartola e Sérgio Mallandro, do Brizolão, das ruas engarrafadas, da praia, do futebol, do Alaska e da Lapa. A música integra ainda a coletânea Não Wave: Brazil Post Punk 1982-1988, lançada no exterior com boa repercussão da crítica (que descreveu o som do Black Future como uma espécie de Joy Division com batucadas), reunindo outras bandas do cenário pós-punk da época como Chance, Akira S & As Garotas que Erraram e Fellini.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Mssakata

    Inagaki sem comentarios, Perfeito !!!

    Marco Sakata

  • Pingback: 80 clipes brasileiros dos anos 80 (parte 1 de 8) | Pensar Enlouquece, Pense Nisso

  • Rubon

    Alguém precisa produzir esse DVD. Os saudosistas 80′s esperam por isso!!!

  • http://kitclick.blogspot.com Edvaldo Monteiro Cruz

    …Quero comprar o dvd 80 clipes brasileiros dos anos 80 (completo) e o DVD com os vídeo clipes do Fantástico!

    R: Esse DVD não existe, Edvaldo. Mas bem que poderia ser produzido…

  • marcio

    ola amigos gostaria de pergunta se alguem se lembra daquela musica que era cantada assim.alo policia ela ta usando um essosex cacinha.se alguem puder me mandar o nome da musica ou o nome do cantor eu agradeço.obrigaduuuuuuuuuuu

    R: Fala, Marcio! Você está se referindo a “Kátia Flávia”, sucesso de Fausto Fawcett.

  • sara Sara Lúcia Zonderico Brandão

    gosto muito de clipes antigos,e por isso foi que eu entrei neste site.
    Obrigada
    Boa tarde!

  • http://eraumavezumblogdeverdade.blogspot.com/ Paulo

    Sem palavras!

  • http://willandrad.dada.net willame andade

    oi belisima forma de relembrar esse tempo,e protestar contra á mtv

  • marcelo lorram

    seus clipes saõ ótimos.

  • edvaldo-carlos

    Quando vai sair a parte 3? Obrigado por essa viagem ao passado, quando assistia muitos desses clips antes de ir pra escola à tarde.

    Edvaldo, assim que sair a parte 3 mando um e-mail pra você avisando. Um abraço!

  • http://728099 HANDREY

    OLA PARA VOCES EU QUERO SABER SOBRE A REVISTA DO DRAGONBALLGT
    Não é exatamente aqui que você vai encontrar uma informação do tipo, mas enfim…

  • http://www.estragafilmes.net Joselito

    Ina,
    Somente um detalhe que muitas pessoas desconhecem… Pedra 90 não era sangue bom, mas sim uma giria da bandidagem, onde pedra 90 significava um homem com 2 armas 45. Uma em cada mão.
    Ótimo esclarecimento, Joselito. Valeu!

  • http://vital.multiply.com vital

    Fala Ina. Não sei se você curte, mas saca esse Defalla tocando no Prgrama Rock Expresso, da TV Manchete:
    http://youtube.com/watch?v=oVoynYDorHs
    Abraço
    Grande dica. Valeu, Vital!

  • Paulo

    Sinceramente pouco me importa que rumos a MTV Brasileira tomará. Essa última leva de VJs foi o cúmulo, dois manés tentando ser engraçados e uma cópia piorada (se é que isso era possível) das irmãs Olsen.
    E esses novos canais que vem tomando espaço da MTV também não acrescentam nada de novo ou de bom, é só coisas tipo Christina Aguilera e bandas emos. No máximo eu assisto só o “Clássicos Multishow” e olhe lá.

  • david

    Esclarecimento: naquela história do Cazuza com o Lobão, é “sob” ou “sobre” o caixão? Dependendo da preposição, a cena se altera completamente.
    É “sobre” mesmo, David. Obrigado por me chamar a atenção!

  • http://www.aparentemente.blogspot.com Carla

    Minha vida divide-se entre antes e depois de youtube =P tão legal ver clipes antigos e conhecer cantores que eu nunca tinha visto. Lembrei de vc ao ler isso aqui http://www.cio-today.com/story.xhtml?story_id=03300316FF3X&nl=5
    Abraços!
    Obrigado pelo link, Carla. Muito interessante a leitura, principalmente a parte dos blogs corporativos. Sobre a tendência do crescimento da blogosfera estar chegando ao teto, corretíssima previsão. Até porque, sinceramente, não creio que existem 100 milhões de pessoas que possuam algo realmente relevante a dizer por aí.

  • http://misapo.blogspot.com/ lefratel

    O Ministério da Saúde Popular informa em nota emergencial:
    Neste momento, mais de 50.000.000 (cinquenta milhões) de brasileiros fazem greve de fome em protesto contra o aumento de salário abusivo dos políticos, também brasileiros.

  • http://quintessencia.worfpress.com É o Társis, é o Tarsis…

    Poutz Alê, eu que quase ia defender a MTV!
    Justamente HOJE que vi um clipe do “She Wants Revenge”.
    Mas tu já pensou que em breve eles vão sabotar o YouTube da mesma forma que fizeram com o saudoso Napster??
    Abração

    PS: Portfólio pronto, só não consigo ainda um lugar pra publicar, caray…

  • http://mazzy3008.blogspot.com Georgia Martins

    Eu não assisto MTV há anos. Não tem absolutamente nada que preste lá!

  • http://www.slothsam.wordpress.com SlothSaM

    A MTV está realmente um absurdo. Ainda bem que tenho bons contatos para indicar coisas novas. Caso contrário, teria que aceitar aquele lixo que tentam impor como gosto universal…

  • http://www.quemfalou.blogspot.com Thiago Moskito

    Apoiado Ultra Jovem

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORRÊA

    Valeu pelo link
    abração

  • http://rockerspace.net/blog/ Fabiana

    Muito boa essa sua idéia de reunir clipes dos anos 80.
    Ás vezes gosto de voltar no tempo.
    Sobre a MTV, nem tem o que comentar. A mtv já deixou de ser mtv há muito tempo. Resta saber se essa fórmula que eles pretendem usar a partir de janeiro, vai funcionar. Abs

  • http://ideiasnajanela.blogspot.com Kandy

    Oi! Primeiro quero agradecer a sua gentileza em colocar o meu humilde blog como “destaque da semana” no seu. Puxa, fiquei emocionada! Obrigada! Depois, quero dizer que não tenho o hábito de assistir a videoclipes, mas curto muitas das músicas que você citou. ;-)

  • http://www.dlingua.blogspot.com Cláudio Vianna

    Belo trabalho de pesquisa, ótimo texto. E um blog REALMENTE bem escrito já é algo a ser comemorado. Muito bom o seu blog. Valeu!

  • http://makeithappen50.blogspot.com Expe

    Fantástico levantamento de pérolas do clipe nacional, Inagaki! Deve ter dado trabalho… o que mais me impressiona é o povo ter essas pérolas conservadas em bom estado!
    Tem um maluco no Youtube que está resgatando transmissões antigas de Fórmula 1. Cheguei até a postar um desses vídeos lá no meu blog. Fantástico!
    E nem comento essa história da MTV tirar os clipes do horário nobre. Vai ser um puta tiro no pé, porque nem todo mundo tem conexão boa pra ver os vídeos no MTV Overdrive!

  • http://www.observacoescasuais.blogspot.com Laurinha

    Maravilhosos, todos os clips. E me lembro de TODOS! Que tunel do tempo.
    Eu adorava Gang 90 e Absurdetes.

  • perivaldo

    Seu blog piorou muito. Das boas tiradas rápidas de humor e ótimos comentários passou a ter textos chatos intermináveis, vídeos insuportáveis e opiniões cada vez mais sem graça
    Você não viu nada, Perivaldo. Recebo cada comentário inútil, ranzinza e destrutivo de amargar. Este blog definitivamente vai mal, ainda bem que a Internet está repleta de opções e ninguém é obrigado a visitar um site que desgosta, certo?

  • http://rasgamortalha.blogspot.com jorge ferreira

    Cara, gostei muito do blog./..linkei no rasgamortalha pra acompanhar de perto…grande abraco!

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    Sem contar que o clássico “Que País É Este?” era uma espécie de cover não-oficial de “I Don’t Care”, dos Ramones.
    Polêmicas à vista! Este texto reúne diversos casos de supostos plágios do rock brasileiro. Tem muita coisa forçada, mas não dá para contestar os casos envolvendo “Só o Fim”, “Força Verde” e “Corações e Mentes”, pra citar alguns exemplos.

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com Julio Cesar Corrêa

    Revoluções são como cometas e fico feliz por estar na terra o momento em que o mundo passa por esta revolução tecnológica, que atinge a todos nós.
    gd ab

  • Daniel

    Com todo respeito possivel e impossivel ao renato russo, pois nos anos 80 eu era fã de carterinha da Legiao Urbana, essa musica Tempo Perdido eh altamente influenciada pelos The Smiths, assim como no disco 1 tinha muita coisa influenciada pelo U2, demonstrando uma pequena falta de originalidade musical…
    Mas eh claro que sua poesia compensa com folga qualquer analise tecnica musical que for feita…
    Na verdade, Daniel, difícil é afirmar qual banda brasileira não sofreu assumidas influências de grupos como Joy Division, The Cure, Smiths ou R.E.M. Mas isso também se aplica a quase todo o rock n’roll das últimas décadas.

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    Realmente, a MTV brasileira está seguindo uma tendência existente na MTV americana, onde a música está cada vez menos presente - tanto que, por lá, foi a criada a MTV2, onde os clipes passam.
    Houve planos de se lançar uma MTV2 aqui no Brasil, mas pelo que parece a MTV desistiu da idéia.

  • Claire

    Tempo perdido
    Hino de toda uma geração ?
    Tenho 35 é o meu hino e do meeus dois filhos18 e 13 .
    Salve Renato, onde vc estiver .

  • http://garotadpi.com/blogdpi Fernanda

    Bem-vindo Ina, ao grupo de pessoas que querem ver aqueles programas da Rita em dvd :)
    Quanto a MTV, é uma pena, mas vem complementar uma série de decisões erradas tomadas ao longo do tempo, como contratar modelos ao invés de gente que entendia do assunto. Lamentável.

  • http://www.talhoseretalhos.blogspot.com Keila Vieira

    Nada a ver com o assunto, apesar da seleção patrimonial. Mas, quando precisares de guia, lugar para ficar, seja o que for..aqui nessas terras pernambucanas..será um prazer, pode contar!!!! Beijos.
    Ôpa, obrigado pela oferta. Um beijo! :)

  • http://www.ignoranciaefogo.blogspot.com Felipe

    Nunca gostei da MTV, talvez porque já a conheci na era Cicarelli.
    Ah, e muito obrigado pelo comentário lá no meu blog.Não queria agradecer no post anterior por causa do clima um tanto, digamos, fúnebre.Mas sua passada lá no Ignorância já valeu minhas férias.Muito obrigado!

  • http://grandeabobora.com marcus

    Não Wave é uma das coletâneas mais legais que já ouvi. Fez eu descobrir várias bandas brasileiras que eu não fazia idéia que já tivessem existido.

  • http://www.eddcaulfield.wordpress.com Ed

    Sinceramente, acho que a MTv que vínhamos tendo de uns anos pra cá não vai deixar saudade. Não havia nada que prestasse, salvo raras excessões no MTv Lab.
    Vai tarde.

  • http://decarapralua.zip.net Susan

    Alexandre, que seleção de primeira. Rever este clip do Legião Urbano foi uma viagem no tempo pra mim… Viagem muito especial…
    Bom dia!
    Bjs.
    Susan

  • http://www.guilhermesimon.blogspot.com Guilherme Simon

    Eu peguei emprestado, com um amigo, o disco Alívio Imediato na semana passada. Foi a primeira vez que o ouvi. Bacana ter a oportunidade de ver o clipe.
    Viva o YouTube!
    Ah, e não posso deixar de falar de “Tempo Perdido”. Já havia visto o clipe, já havia me emocionado com ele, e fiz tudo isso de novo agora.

  • Daniel

    Alexandre,
    o youtube poderia ser mais fantastico ainda, se houvesse uma especie de controle de classificacao dos videos colocados ali. Como tu citou no caso de achar videos do Roberto Carlos, deveria existir uma classificacao feita pelo proprio pessoal do youtube classificando um video como um:
    1-show
    2-videoclip oficial
    3-videoclip caseiro
    4-propaganda
    5-esportivo
    e assim por diante…
    Já que acredito eu que eles veem todos os videos, senao nao teria a censura à conteudo pornô, então já poderiam classificar o video.
    Então por exemplo, a tua pesquisa do Roberto Carlos seria apenas no setor de videoclips.
    Eu já acho ruim ter q “filtrar” videoclips oficiais de caseiros, quando tu procura de uma banda e aparece inúmeros artistas anônimos executando musicas daquela banda…
    Servidores para depositar os terabytes de video acho que não é problema… mas já classificar tudo isso…

  • Duke

    A MTV, sem clipes, tem que tirar o M do nome. Aí, fica só o TV, que é da falta de personalidade do novo canal (convenhamos, há tempos que não é mais o mesmo canal que assistíamos 10 anos atrás)

  • http://blog.uncovering.org seven

    Sim, Elis a maior entre as maiores… O YouTube tem muitos vídeos dela felizmente. Encontrei dois e linkei-os no meu blog: “O bêbado e a equilibrista” e “Atrás da porta”. Este último é arrepiante…
    Sim, há muita coisa de Elis Regina no YouTube, o que justifica a publicação de um post exclusivamente sobre ela. Está na pauta. :)

  • http://www.blogar.com.br enio

    Bacana, Ina.

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Alexandre Inagaki:
    Desculpe-me; hoje é um dia desconcertante para mim. Ao mesmo tempo que reconheço algumas canções, que esperava o fim de videoclips na MTv, minha mente ferve sobre o off-topic, perdoe, a morte do Generalíssimo Pinochet, que já tem um séquito de viúvas no Chile e aqui.
    É que era caloura na FAU em 73. E o outro blog é….? Beijos,
    Tina, o Pinochet foi tarde. E não pagou um décimo sequer dos pecados que cometeu aqui. Um minuto de silêncio pela memória de Victor Jara.

  • GOB

    Excelente! Perfeito!
    Bela forma de protesto contra a MTV utilizando o que foi a maior arma do sucesso da emissora.
    Exelente lista.
    Grande abraço.
    GOB

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.