8 clipes do rock brasileiro dos anos 80

Por Alexandre Inagakiterça-feira, 13 de maio de 2008

Metrô - “Beat Acelerado” - A letra deste que foi o primeiro grande sucesso do grupo Metrô é de uma ingenuidade quase comovente: “Minha mãe me falou que eu preciso casar/ Pois eu já fiquei mocinha/ Procurei um alguém e lhe disse:/ - Meu bem, você quer entrar na minha?”. A banda, que antes de ser contratada pela gravadora CBS (atual Sony) chamava-se A Gota Suspensa, lançou “Beat Acelerado” como um single cujo lado B continha outro hit, “Sândalo de Dândi”, em 1984. Graças ao sucesso dessas duas músicas nas FMs, o Metrô teve moral dentro da gravadora para lançar Olhar, seu primeiro LP, naquele mesmo ano. Curiosidade: nesse álbum, “Beat Acelerado” ganhou uma nova versão diferente daquela que estourou nas rádios, em arranjo a la Bossa Nova e um verso em francês, idioma natal da vocalista Virginie Boutaud. Porém, a boa fase não duraria muito. Virginie saiu da banda e o Metrô descarrilhou. Até chegou a lançar um segundo álbum, A Mão de Mao, em 1987, com o português Pedro Parq assumindo os vocais. O disco não agradou nem público nem crítica, e o Metrô acabou por encerrar suas atividades. Em 2002, a banda se reuniu novamente para gravar o álbum Déjà Vu, e desde então está na estrada, fazendo shows aqui e acolá.

* * *

Ultraje a Rigor - “Eu Gosto de Mulher” - Depois do estrondoso sucesso de seu álbum de estréia Nós Vamos Invadir a Sua Praia (1985), que emplacou 9 de suas 11 músicas nas rádios e foi considerado o melhor álbum do rock brasileiro segundo pesquisa feita pela finada revista Zero em 2003 junto a 177 músicos e jornalistas, o Ultraje sentiu a pressão nas gravações de seu segundo disco. A resposta foi dada em 1987 com Sexo!!, álbum que chegou às lojas enquanto seu carro-chefe “Eu Gosto é de Mulher” tocava em todas as FMs. O videoclipe foi gravado durante um show realizado em cima do prédio do Top Center, shopping localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Lembro que, no dia em que o Ultraje fez essa apresentação, passei em frente do local de ônibus, quando estava indo para o colégio. Naquela hora, eles estavam tocando “Dênis, o Que Você Quer Ser Quando Crescer?”. Pena que o show, à semelhança da famosa performance dos Beatles no telhado nos estúdios de Abbey Road, (inspiração direta para o Ultraje), não chegou ao final; por ordens de Jânio Quadros, prefeito de São Paulo naquela época, Roger e sua trupe foram obrigados a interromper a apresentação antes do fim programado.

* * *

Capital Inicial - “Música Urbana” - O ano era 1986. A Censura Federal havia censurado “Veraneio Vascaína”, faixa inicialmente escolhida para ser o carro-chefe do álbum de estréia do Capital, por causa da letra que descrevia policiais como “assassinos armados e uniformizados”. Em seu lugar, a gravadora Polygram decidiu trabalhar em cima de outra música que o Capital Inicial herdou do repertório do Aborto Elétrico, a primeira banda de Renato Russo: “Música Urbana”. O clipe foi dirigido por Malu de Martino, uma das mais requisitadas daqueles tempos (Malu também foi a diretora de “Envelheço na Cidade”, do grupo Ira!).

* * *

Léo Jaime - “Sônia” - A música originalmente chama-se “Sunny” e foi gravada por Bobby Hebb. Porém, na versão gravada no disco Phodas C (1984), ela virou “Sônia”, recebendo uma letra pornográfica a cargo da dupla Léo Jaime & Leandro. A versão cantada no clipe, porém, é outra, feita para a “família brasileira”. Enquanto na letra do vídeo Léo canta “agora eu topo todas e libero geral”, a versão original brada: “eu transo cunnilingus e sexo anal”. Do mesmo modo, o verso “é por você que eu me masturbo” foi trocado para “é por você que eu me perturbo”. Tudo para que a música pudesse tocar nas rádios sem que a Censura Federal desse pitis.

* * *

Plebe Rude - “Até Quando Esperar” - Canção de protesto contra a desigualdade social brasileira (“Com tanta riqueza por aí/ Onde é que está/ Cadê sua fração?”), este foi o cartão de visitas do grupo brasiliense Plebe Rude. E, embora a música escolhida pela gravadora EMI-Odeon para ser o carro-chefe do EP O Concreto Já Rachou (1985) tivesse sido “A Minha Renda”, foi com “Até Quando Esperar” que a banda invadiu as rádios de todo o Brasil. O vídeo foi filmado na mesma casa que aparece na foto da capa do EP, e foi dirigido por José Emilio Rondeau; um sujeito multimídia que também foi o responsável pela produção do álbum de estréia da Legião Urbana.

* * *

Camisa de Vênus - “Eu Não Matei Joana D’Arc” - Faixa inicial do álbum Batalhões de Estranhos (1984), o primeiro da banda após a tumultuada saída da gravadora Som Livre, braço fonográfico das Organizações Globo. O Camisa de Vênus foi demitido da gravadora por um motivo singelo: Marcelo Nova e seus colegas de banda recusaram-se a acatar as ordens da Som Livre, que pressionava para que o grupo mudasse de nome, uma vez que naqueles tempos de desinformações generalizadas sobre a Aids falar de camisa de vênus ainda era um tabu. Como resposta, Marceleza sugeriu um nome alternativo para o grupo: “Capa de Pica”. O Camisa de Vênus acabou sendo demitido pela Som Livre, e seu primeiro disco, retirado do catálogo da gravadora apenas três meses após seu lançamento. Executivos definitivamente não têm senso de humor.

* * *

Neusinha Brizola - “Álbum de Retratos” - O grande ano da carreira musical da filha do ex-governador do RJ Leonel Brizola foi 1983. Neusinha estourou nas FMs de todo o país com a música “Mintchura”. Caso clássico de one-hit wonder, a canção gerou pelo menos dois subprodutos. Um deles, gravado pela própria Neusinha, foi “Diretchas”, composta por ocasião dos comícios pela campanha das eleições diretas para presidente em 1984, com versos como “Eu só menti/ Me corrompi/ Eu me vendi/ Pro FMI”. O outro foi uma sátira composta pelo humorista e locutor de FM Serginho Leite, que criou a personagem Creuzinha Montoro (aproveitando o sobrenome do governador de SP na época, Franco Montoro) para interpretar “Verdchura”, cuja letra contava a história de uma socialite apaixonada por um vendedor de hortifrutigranjeiros do Ceasa. 1983 também foi o ano em que uma irrequieta Neusinha posou nua para a Playboy, deixando seu pai Leonel tão indignado a ponto dele entrar na Justiça, com o intuito de impedir que a revista publicasse fotos de sua filha desnuda. O vídeo é um retrato cuspido e escarrado do “padrão Fantástico” da época: efeitos toscos em chromakey e um clipe contando uma historinha, obrigando músicos a tornarem-se dublês canastrões de atores.

* * *

Biquíni Cavadão - “Timidez” - As 14 canções de Cidades em Torrente (1986) são um verdadeiro compêndio das desventuras da adolescência, que vão do protesto contra o serviço militar gratuito (em “Reco”) até o indefectível “Tédio” que dá título ao maior sucesso da banda, passando por “No Mundo da Lua”, sutil ode ao onanismo (“Não quero mais ouvir/ A minha mãe reclamar/ Quando eu entrar no banheiro/ Ligar o chuveiro, mas não me molhar”) e as inevitáveis composições sobre agruras e experiências amorosas. Dentre elas, destaca-se “Timidez”, música que descrevia meu jeito desajeitado à perfeição, com sua letra irretocável: “Sei que tento me vencer e acabar com a mudez/ Quando eu chego perto, tudo esqueço e não tenho vez/ Me consolo, foi errado o momento talvez/ Mas na verdade nada esconde essa minha timidez”. Versos catárticos, que cantei muitas vezes em altos brados…

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Rogerio

    eu curto muito rock nacional, principalmente os anos 80,  ja não tem bandas iguais a eles e nem vai ter, por que os bons são poucos,

  • Paulo Sergio Doroteu

    sou apaixonado pelos anos 80,sou um eterno saudosista.relembrar e viver,foi amelhor epoca da vida,as melhores musicas nacionais e internacionais foi a desta decada.um abraço de um piauense apaixonado.feliz ano novo

  • BEL

    parabens..por voce fazer parte da decada de 80 como eu..sinto saudades!

  • Jaime P Filho

    Saudaçoes, amigos!
    Gostaria de receber videos e outras novidades relacionadas aos anos 80 no cenario musica, rock nacional. A saudade é grande e gostaria de estar sempre revendo tudo de novo….
    Grato

  • http://geogle breno

    eu achei idiota a jovem guarda é melhor as musicas americanas q falam de coisas melhores isso ,é babaquice e charopada coisa sem sentido bando de filho ….
    eu odeio isso q esse site seja
    o..

  • mone

    essas sao muito boas bjsssss nice

  • bru

    cade o clipe do codnome beija flor original?

    me respondam!!plis!!

    R: Boa pergunta. Também queria muito rever o clipe original exibido no Fantástico. Até agora, não o encontrei no YouTube.

  • Ademir Pereira

    Quem viveu essa época de ouro, nunca poderia imaginar que haveria uma imensa regressão musical. Sei que por esse imenso Brasil ainda existem pessoas talentosas, que possa salvar nossos típanos de tanta merda.
    Imaginem vcs ligarem o rádio pela manhã e escultar alguém cantando ¨vou ti comer, vou ti comer¨. Essa é uma dás música baiana que faz sucesso no Brasil. Socorro!!!!!!!!!!

  • SAMUEL DANTAS DE SOUSA

    Eu vivo sempre sonhando sempre querendo te encontrar,ou até mesmo receber um e-mail seu Virginie, ex-vocalista do Metrô,sou seu fã,meu e-mail é [email protected],francesinha super amada.O tempo vai passando a vida vai passando e eu,ouuuuuuu,ah ah.E no balanço das horas tudo pode mudar.Eu acho que ele não vem,não,não,não,não.Ele não vem
    não.Não,não,não,não.Ou será que virá?Será?Coração ligado,beat acelerado.Sinto o luar Sândalo de Dândi dom de quere bem é só se ligar tudo que é mutante nunca muda alguém.Frágil aprendiz tudo bem.Estes são alguns trechos dos maiores sucessos do Metrô,cadê você francesinha,Virginie!!!!!!!!,Me manda um e-mail sou seu super fã!!!!!!!!!!!

  • SAMUEL DANTAS DE SOUSA

    OI galera sou Samuel Dantas se vocês que curtem o pop rock dos anos 80 quiserem me mandem um e-mail para conversarmos sou super fã de pop rock

  • SAMUEL DANTAS DE SOUSA

    olá galera boa, que curte esse som muito legal das bandas dos anos 80.Sou,eu, Samuel Dantas de Sousa de novo.Olha pessoal, claro que a música “como eu quero” é do Kid Abelha.Eu tenho o vinil e também cds do Kid Abelha,eu crescí ouvindo-as, inclusive Como eu quero é um dos grandes sucessos da banda.Eu gosto de várias bandas como:Capital Inicial,Metrô,Paralamas,Titãs,Tears For Fears,Duran Duran,The Police,Sempre Livre,U2,Elton John,Elvis, Quest,Skank,Wilson Sideral a música Fugindo de mim é de mais,Sidearl,Silvinho Blau-Blau do Absínto,Biafra,Kid Vinil com a banda Magazine,etc,passaria horas,digitando essas bandas legais. Oi Virginie ex-vocalista da banda Metrô sou seu grande fã,se voçê souber das minhas duas mensagens me mande um e-mail respondendo. Voçê é a francesa mais amada no Brasil!!!!!!!!!,meu e-mail é [email protected]

  • SAMUEL DANTAS DE SOUSA

    Sou um grande fã do rock brasileiro e em especial as bandas que estouraram nos anos 80.Eu crescí ouvindo as músicas dessas bandas.Eu não compreendo aquele final da banda Metrô.Por causa de contratos comerciais descartaram a Virginie a mais importante integrante da banda.Não precisa é ser super entendido em negocios músicias para saber que tirar um vocalista da banda,tem 99% de risco de não dá certo.Eu sou um grande fã seu Virginie,um grande abraço,eu tenho alguns cds com algumas músicas do Metrô,eu crescí te ouvindo Virgine e também a outras bandas.Deveria sentar e entrar num acordo analisar seu desgate físico,reduzir os shows e não terminar a banda.Saiba que vocÊ Virginie continua no coração dos brasileiros!!!!!!

  • rodolfo morais

    cara tambem procuro muito essa musica que tem o refrao: ” COM EU TE QUERO, TE QUERO”. Definitivamente nao e Kid Abelha nao. Ela e cantada numa levada bem new wave , a voz lebra o Kid Vinil, e os backings sao femininos. Da uma ajuda ai.

  • Edmilson teixeira

    Olá Tdb? gostaria de saber o nome de uma Banda q cantava uma música q também ñ sei o nome. Mas a musica era + ou - asimm.”como te quero oh quero, Oh quero.. Só sei isso tem como descolar?

    R: Não é “Como Eu Quero” do Kid Abelha a música que vocë procura?

  • http://bloggagens.blogspot.com Ve

    Clássicos!

    E o Biquini definitivamente era a voz do pré e adolescente. Timidez foi o hino da minha turma por muito tempo, seguida por “Impossível”.

    E olhando com uma visão mais madura, percebe-se que o que “Tédio” descreve é bem mais de que um momento de boredom, mas de uma crise de depressão.

    Pra fechar, acho que Biquini, Legião e Plebe são as bandas que mais me marcaram e as quais eu mais sinto falta.

    R: Ve, os dois primeiros álbuns do Biquíni Cavadão são excepcionais. Aliás, você sabia que o Bruno Gouvêa tem uma conta no Blip.FM?

  • flavio

    oi

  • http://www.bananalternativa.blogspot.com/ MARCOS PAULO MOREIRA

    SE VOCÊ GOSTA DE MUSICAS ANOS 80 ACESSE MEU BLOG SÃO AS MELHORES MUSICAS EM VIDEOS DOS ANOS 80 ACESSE TEM AS BIOGRAFIAS DAS BANDAS E UM CANAL DE TV ONLINE QUE EU FIZ COM OS MELHORES VIDEOS MUSICAIS DOS ANOS 80 E PODE ME PEDIR MAIS VIDEOS QUE POSTO NO BLOG PARA VCS OBRIGADO PELO O ESPAÇO POR PODER DIVULGAR MEU BLOG http://www.bananalternativa.blogspot.com/

  • Giovane

    muito bom o post….
    pena eu não ser daquela época, afinal as musicas são muito massa
    eh duro ter 14 anos viu…rsrs

  • http://planetadamusica.com Paulo

    Grande Alexandre….excelente post para nós que vivemos esta época.
    Músicas que automaticamente levam nossas mentes àquele tempo.
    Cada música com uma memória.
    Ainda adicionaria “Surfista Calhorda” dos Replicantes, não pela “beleza musical”, mas exatamente pela viagem ao tempo.
    Valeu pelo post.
    Um grande abraço!!!

  • http://www.negociosemitaquera.com.br/mambo/ William Silva

    Muito legal estes videos, parabéns.

  • amaxiko

    Vivi os anos dourados de minha adolescência na longinqua década de 80. Nesta decada não se ouvia estes “HIP HOP’s” que tanto esculacham a sociedade. Não havia mulheres “melancias”, “Samambais” e “Lacraias”. Ouvia-se músicas com letras inteligentes e melodias gostosas de se ouvir sempre entoadas por bandas maravilhosas. Pergunte para quem já passou dos 40 e viveu intensamente sua adolescencia nesta década se o mesmo prefere ouvir “TÈDIO” de “BIQUINI CAVADÃO” ou este tal de “CRÉU”…

  • http://www.floresnet.com.br Olavo Flores

    Excelente Post! Uma viagem! Muito Show!

  • fernando resende cerqueira

    Eu nao entendo esse pessoal que fala dos anos 80,so lembram de gretchen e bozo.Mas nao citam esses dos clipes, talvez porque so viam essas porcarias e nao estavam antenados.Faltou policia dos titas.

  • http://www.observacoescasuais.blogspot.com Laurinha

    A trilha sonora da minha adolescencia!

  • http://cabiriahannings.wordpress.com/ Lety

    Pensei que tinha escrito uma resposta gigantesca! Cadê?

    Concordo com alguem aí…. faltou Zero

    Bjos

    R: Lety, todos os comentários deste blog passam por pré-aprovação antes de serem publicados, por motivos já explicados neste post. E eu, como nem sempre tenho tempo para liberá-los de imediato, às vezes demoro dois ou três dias para publicá-los. Quanto ao Zero, confira o meu post “80 clipes brasileiros dos anos 80 (parte 2 de 8)”, no qual embedei o clipe de “Formosa”.

  • http://cabiriahannings.wordpress.com/ Lety

    Nossa… clipes duca! Adoro uma sessão nostalgia bem feita (pq essas sessões estão se proliferando de modo desenfreado e sem controle de qualidade… urgh! Mal gosto). Me fez lembrar meu tio, adolescente na década de 80 que volta e meia pega o violão e entoa muitas dessas músicas.
    Lembra do movimento do blog voluntário? Então, me senti empolgada e estou escrevendo algumas coisinhas bestas lá, sem compromisso. Entra lá e dá um retorno, como eu incremento, o que tá faltando, o que tá sobrando http://cabiriahannings.wordpress.com/
    Beijos!

  • Antonio Adriano Rodrigues de Souza

    Fantástico o conteúdo de vocês. Bom viver tempos de muita agitação com qualidade…. Valeu

  • http://http:/hitnarede.com Cler Oliveira

    Olhando essa seleção e cantando todas as músicas eu percebo como o tempo passa… Os anos 80 foram grandes ostras e hoje essas pérolas valem muito :)
    I love 80′s!

  • Guilherme

    Bons tempos!!! Isso sim era rock nacional!!!
    O que os jovens de hoje vão dizer daqui 20 anos? “Fui a muitos shows do CPM 22 e NXZero! E os Detonautas? Sensacionais!!!” Dá pra imaginar uma porra dessas? Sem condições…
    A parada é relembrar os bons tempos! Mandou bem, japa!
    Abraços!

  • http://senhoritarosa.wordpress.com srta. rosa

    Mui bueno, Ina… voltei no tempo bacana com essa viagem aqui. :*)
    Mó Renew… rsssssssssssssssssss…
    Bezzos, querido!

  • http://www.cinedemais.blogspot.com Demas

    Inagaki,
    “Timidez” é a minha preferida desse flashback oitentista. Aliás, essa canção do Biquíni figura fácil em qualquer lista que eu for fazer sobre o som daquela época. Letra e melodia contagiantes.
    Abração

    R: Um clássico, não? Aliás, o Biquíni Cavadão é uma dessas bandas que são menos valorizadas do que mereceriam. Os três primeiros álbuns deles são muito bacanas.

  • Flavinha

    Cara, eu era do segundo grau (agora ensino médio) e, tirando a Neuzinha Brizola, curti todos estes shows. Uma delícia! O ultraje eu assisti no sambódromo, se não me engano no mesmo dia do Duran Duran e do Simply Red, na época que os cigarros podiam patrocinar livremente as melhores bandas. Que saudades do Hollywood Rock.
    Agora, de coração… Puta falta do Camisinha de Vênus, que assisti na Praia do Pepino em São Conrado, na gravação do programa da Globo Misto Quente. Amei rever tudo isso!!!!!!! Bjs

  • http://rancorizando.wordpress.com Cãmi

    Adorei a seleção Ina. Tirando a Neusinha Brizola, eu amo todos!
    beijos

    R: Cãmi, também não sou muito fã da Neusinha. Mas esse clipe tem um valor arqueológico sensacional… ;)

  • http://www.pautaemdia.com Alexandre Carvalho

    Outra curiosidade: essa casa onde foi gravado o clipe de “Até Quando Esperar” fica no Rio de Janeiro, no famoso bairro da Lapa. O local é conhecido hoje como Parque das Ruínas e é muito bacana.

    Veja uma foto colorida do lugar:

    http://www.trekearth.com/gallery/South_America/Brazil/photo667556.htm

  • http://www.pautaemdia.com Alexandre Carvalho

    Pobres daqueles que insistem em dizer que os anos 80 foram uma década perdida. Pelo contrário, foi a mais divertida.

    Sorte dos que, como eu, curtiram um monte essa época maravilhosa, em que cada banda tinha seu próprio som, bem diferente do que acontece hoje.

    Agora, algumas curiosidades:

    - Um dos integrantes do Metrô, se não me engano o tecladista, era o mesmo ator que fazia o Fernandinho naquele famoso comercial da “bonita camisa”;

    - Em 2004, acabei conhecendo em um churrasco o irmão do Bruno Gouveia, do Biquini Cavadão. Dois anos depois, ele casou com uma ex-colega de trabalho minha;

    - O Léo Jaime, além de músico, é também jornalista, formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro. Por diversas vezes cruzei com ele nos corredores da faculdade e até hoje não esqueço dessa versão sacana de “Sônia” que ele tocou um dia para alguns alunos. Hilária;

    - Quem também estudou na mesma faculdade foi o Gutje, ex-baterista da Plebe Rude. Mas nesse caso acho que foi Publicidade e Propaganda. Hoje ele não está mais na Plebe - assim como o Jander - e não sei o que ele faz da vida.

    R: Caro xará, na verdade o Dany “Fernandinho da US Top” Roland era o baterista do Metrô. Ele é casado com a diretora de teatro Bia Lessa, e de lá pra cá compôs várias trilhas sonoras pra cinema, desfiles de moda e, naturalmente, teatro. Em tempo: pô, você não gravou essa canja que o Léo deu de “Sônia”? Vacilo! B)

  • http://santaum.org Santaum

    Caramba Ibagaki, essas saíram do baú.

    Do TOP 8, só me recordo do Ultraje a Rigor. E também não sabia que “fueras” em 1987 o lançamento desse álbum.

    Bons tempos esses, hã?

    Grande abraço.

  • Alexssandro Duarte

    Timidez é o hino definitivo dos timidos como eu, melhorei com o passar dos anos, mas ainda continuo sendo assim. Pena que o video esteja com uma aprente falta de coordenação entre o som e as imagens.
    O grande barato do youtube é isto, aqui e ali alguem guardou esses videos mais antigos (Meu Deus, é triste mesmo dizer que um clipe de 1986 é antigo, rss) e coloca a disposição dos outros.

  • Perséfone

    Bem bacana o revival, só uma observação: o nome da música do Mêtro era Sândalo de DanDi.

    R: Obrigado pela correção, Perséfone!

  • http://fabiovanzo Fábio Vanzo

    Que dupla e feliz coincidência, Alexandre. Além de Umberto Eco, também compartilhamos o apreço por “Nada Tanto Assim”. Uma vez até fiz um post no meu fotolog com “Conheço quase o mundo inteiro por cartão postal” e uma foto com um monte de postais que amigos me mandaram. Aliás essa canção já apareceu até num livro de Literatura do colegial, na década passada.

    Abrazzos.

    R: Bacana! Aliás, encontrei uma versão quase completa do clipe de “Nada Tanto Assim” que certamente aparecerá na continuação deste post. Para mim Leoni, ofuscado por Cazuza, Renato Russo e Arnaldo Antunes, é definitivamente o compositor mais subestimado da geração BRock 80.

  • Thiago

    Falando em som dos anos 80, não se pode deixar de mencionar o Vander Taffo, que faleceu ontem

  • http://www.superfluo.com.br Jot

    Dias de recordações hoje! :)
    Acabei de sair do JB com um vídeo da Ópera do Mallandro e chego aqui e vejo mais anos 80.
    A gente realmente viveu numa época muito boa.

  • marcão the best

    escutando essa músicas tenho até vontade de voltar no tempo se fosse possível é claro,porque os cantores não fazem mais músicas boas como essas?acho que somos felizardos de termos vividos nessa época,um abraço,Marcão.

  • joel

    Muito dez, achei maneiríssimo.

  • http://losille.blogspot.com Lolló

    Momentos inesquecíveis, post adorável. Ultraje e Plebe eram meus preferidos.
    E toda (toda) festinha da turma terminava com a gente ao violão cantando “Timidez” a altos brados. Delícia.

  • amendoin

    falou o clipe do entrei de gaiato no navio que era maneiro

  • http://[email protected] edcleverson de araujo facundo

    os videos sao muitos legais demais

  • http://[email protected] edcleverson de araujo facundo

    muito legal os clipes

  • http://www.blogdospiratas.org Alexander Naokazu (Piratas!)

    Olá Inagaki Sensei mestre Jedi!

    Tenho o “Pensar Enlouquece” como a referência da blogosfera brasileira quando o assunto é blog de idéias. Também estou querendo no meu blog (que é de variedades) colocar uma seção só pra isso… pra poder soltar o verbo. Você acha que pode dar certo? Meu blog é super novo não tem 3 meses ainda, mas já estou tendo um relativo sucesso com ele sendo apenas um blog “roteador de conteúdo” então gostaria de saber tua opnião será que pensar enlouquece mesmo?

    Do Padawan
    Alexander Naokazu Bastos (Piratas!)

    R: Caro xará, cada blog tem a sua própria cara e personalidade. Eu particularmente prefiro blogs que produzam conteúdo próprio, mas essa é uma questão muito pessoal. Há espaço pra tudo: blogs que falem de bichos, dietas, vinhos tintos, origamis ou a vida sexual das minhocas da Tailândia. Você acabará encontrando naturalmente a “cara” do seu blog. :D Um abraço!

  • Anônimo

    Tem razão, Alexandre. É do seu amigo. Mas como lembrava de ter lido aqui e não de ter clicado em um link e ido pra outra página, guardei na memória como seu.
    Mas, ah, você bem que era capaz de escrever um texto bonito como aquele, sim? ;)

    R: Lu, como o CEL já cuidou de destrinchar “Os Outros” por mim, optei por dedicar textos a outras músicas dentre as prediletas da casa, como “Detalhes” do Rei, “Futuros Amantes” do Chico Buarque e “Codinome Beija-Flor” do Cazuza. ;)

  • agildo

    muito bom, me fez lembrar de quando tinha 17 anos e o carro moda era um opala 4100, lembra?
    faltou apenas o barão, zero e finis africae;
    além do serpente que era aqui de bh e cantava
    “com quantos paus se faz uma canoa”

    R: Agildo, incluí vários clipes do Barão Vermelho no post 80 clipes brasileiros dos anos 80 (parte 1 de 8): “Bete Balanço”, “Maior Abandonado” e “Eu Queria Ter uma Bomba”. Já no post 80 clipes brasileiros dos anos 80 (parte 2 de 8), você encontrará “Formosa”, do Zero. Infelizmente não há nenhum videoclipe do Finis Africae no YouTube, só registros de shows ao vivo.

  • http://qualquercalmaria.blogspot.com Simone

    Eu estava precisando de uma “dose” de passado para seguir em frente. Filosófico, não? Naaaa… Metrô ainda acelera meu bit.
    Um bom abraço.

    R: Oi Simone, que bom revê-la por aqui! Um beijabraço pra ti, e sigamos em frente, lembrando do lema que era sempre impresso nos encartes dos álbuns da Legião Urbana: “Urbana Legio Omnia Vincit!” (“Legião Urbana a tudo vence”) :D

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga

    priscas eras… uma ingenuidade latente, e a qualidade musical já começando a dar sinais de que precisamos de que bons letristas não seriam o forte dali para frente…
    um abraço

  • Mariângela de POA

    este post está muito saudoso e mexeu comigo, me fez lembrar de minhas festas de adolescente e de quanto eu dancei,paquerei e namorei também ao som de todas elas, doce lembrança Ina! beijo!

  • Felipe

    Ótimo post.
    Considerações à parte, achei curiosa a ambiguidade no final do parágrafo do Ultraje a Rigor, que dá a entender que Jânio Quadros também fazia parte da banda. :)

  • marco aurelio

    Muito legal,essas musicas embalaram muitos sábados dos anos 80,e eu tive o imenso prazer de fazer parte de todos os sábados com essas músicas.

  • Carla

    Ina eu tbm tava nesse show dos Ramones.
    Foi a turnê Adios Amigos, não?

    Inté.

    R: Essa mesmo! Aliás, saí daquele show com os ouvidos zunindo, e eles ficaram assim por uma semana inteira. Mas valeu a pena. B)

  • http://fabiovanzo.blogspot.com Fábio Vanzo

    O excesso de informação internética de banda larga e os zilhções de canais de TV estão embotando a memória das pessoas, bem alertou Umberto Eco domingo na “Falha de S.Paulo”. O pessoal tá comentando sobre os clipes oitentistas como se fossem de um passado remotíssimo. Eu, hein.

    Em tempo: “Eu Gosto De Mulher” é genial e “Timidez” tem um dos melhores solos de guitarra do rock brasileiro.

    R: Fábio, coincidentemente cito essa constatação do Umberto Eco na minha coluna na revista Pix, que será publicada na edição de junho. Inclusive fazendo menção aos anos 80 e a uma música do Kid Abelha, “Nada Tanto Assim”, que considero ser um dos melhores retratos da contemporaneidade (“Eu tenho pressa/ E tanta coisa me interessa/ Mas nada tanto assim”).

  • aninha

    Estava eu no Objetivo da Paulista, saindo da aula, caminhando em direção ao ponto de ônibus, quando vi a muvuca deste show do Ultraje. A surpresa foi ótima e a zona também. Ainda ajudei a xingar a polícia que foi interromper a gravação. :]

    R: Que puxa. Quem diria que, naquele dia, talvez os nossos olhares se encontraram momentaneamente, eu de dentro da janela do ônibus e você saindo da sala de aula, hein? ;)

  • http://maroma.wordpress.com Marília

    Conheço quase todas essas músicas!
    Adoro!

  • http://pastelzinho.blogspot.com redatozim

    Duas coisinhas. Primeiro, se o velho Leonel tivesse conseguido bloquear a Playboy da Neuzinha, o Brasil inteiro teria saído ganhando.

    Segundo, em uma nota virunduns, eu cantava Beat Acelerado com a seguinte pérola “meu amor se zangou disse uh e chorou”. Sim, “disse uh e chorou” e não “de ciúme chorou”.

    Minha mente é podre.

    R: Redatozim, o Leonel bloqueou a publicação das fotos da Neusinha. Creio que foi um dos dois casos em que a Playboy produziu um ensaio fotográfico que jamais foi às bancas; o segundo caso foi quando a Adriane Galisteu fez seu primeiro ensaio de nu, mas que não foi publicado graças à intervenção do seu namorado na época, Ayrton Senna (sim, ele mesmo!), que bancou os custos com a produção das fotos e evitou que sua namorada protagonizasse a capa da Playboy ao menos enquanto estiveram juntos. Depois…

  • http://www.marioaragao.com.br Mário Aragão

    Muito bom Inagaki, voltei no tempo. :]

  • Carla

    Bons tempos hein?

    Adorava estas bandas, mas para mim, a Plebe era a melhor devido as suas letras politizadas. Lembra dos Inocentes?

    Dias destes ouvi Pátria Amada e achei que a música ainda diz muito sobre o nosso país, apesar de já terem se passado mais de 20 anos…

    Até mais,

    Carla.

    R: Carla, gosto bastante dos Inocentes. Tive, aliás, a sorte de assistir ao show que eles fizeram quando abriram para os Ramones em uma apresentação no Olympia, em Sampa. Minhas prediletas deles são “Rotina”, “Ele Disse Não” e, claro, “Pátria Amada”.

  • Tati

    A Plebe Rude fazia um sucesso estrondoso aqui no sul, me recordo com clareza de ver minhas tias entoando a Plebe, que tinha como acompanhantes nas rádios gaúchas Cascavelettes, Nei Van Sória, TNT, Taranatiriça…
    Não se fazem bandas como antigamente.
    Gisele BBB e sua bundinha balançante são o uó do borogodó hoje. Triste.

  • http://www.blogar.com.br enio

    Ina, faltou só dizer que a sônia do leo era a Dona Sônia, censora mala mor na época.

    R: Grande Enio-San, creio que você fez uma pequena confusão aqui. Na verdade a música do Léo Jaime que “homenageia” uma funcionária da Censura Federal é “Solange”, versão que ele fez para “So Lonely” do Police, intitulada com esse nome graças à inolvidável Solange Hernandez, Diretora do Serviço de Censura e Diversões Públicas nos anos 80.

  • http://tioeder.blogspot.com Tio Eder

    uma pergunta para o guru:
    Se o que gera receita para os blogs são as visitas, quando um cara assina seu feed ele não acessa o blog, consequentemente, ele visita mas não é contabilizado, não seriam os feed’s então um vilão?
    ou estou completamente errado e as visitas são sim contabilizadas mesmo não acessando a página direta do blog e sim lendo pelo agregados de feed’s?

    R: Tio Eder, se a gente estiver falando exclusivamente de rendimentos oriundos de Adsense, sua observação faz sentido (os feeds do InterNey Blogs trazem apenas links do Mercado Livre). Porém, na aferição que uma agência de publicidade faz dos resultados que um blog traz, o número de assinantes do feed de um blog é um dado importantíssimo. Afinal de contas, quanto maior for esse número, maior será a quantidade de leitores impactados por uma determinada mensagem publicitária. Mas, deixando discussões financeiras de lado, para mim é sempre um motivo de satisfação ver o aumento constante dos assinantes do meu RSS. É a maior prova da fidelidade dos leitores deste recanto virtual.

  • http://www.comunidadeblogs.com.br João Ghinato

    Vivi muito os anos 80. Passei aqui só para dizer que, por incrível que pareça, a Metrô, a banda do ingênuo “bit acelerado”, depois que sua vocalista saiu, gravou um CD (na época, um LP) MUITO BOM. Eu classifico como um dos melhores discos de rock do Brasil até hoje. MÃO DE MAO. Procurem e comprem, vale cada trilha e cada centavo.

    R: Boa observação, João. Eu não sou tão fã assim de “A Mão de Mao”, mas há pelo menos duas músicas muito boas nesse álbum: “Cinema Branco” e a faixa-título.

  • Anônimo

    Puxa, só de ver o clipe do Metrô já valeu todo o texto, Alexandre. Saudade.

    Esse post me fez lembrar de outro texto seu, sobre Os outros, do Kid Abelha - que é lindo também (a música e o seu texto). ;)

    R: Oi, Lu! ;) Obrigado pela referência, mas creio que você se referia a um texto do meu amigo Carlos Eduardo Lima, “Os Outros, Os Outros Anos, O Mesmo Sonho”, não? Um beijo!

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Muitos destes conheço de shows no Parque Lage, Circo Voador… RPM foi meu presente de aniversário e despedida em julho de 1985. Tenho Ultraje também. E depois, perdi contato com o Brasil.
    Volto mas tarde pavê os vídeos. Ainda estou na UCLA. O seu é o primeiro blog brasileiro que abro. Depois volto para a cama; continuo com os três Ws da hidrocefalia: wobbly, whacky and weird. A cirurgia foi um sucesso.

    R: Olá Tina, bom saber que a sua cirurgia foi um sucesso. Um abraço e boa recuperação!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.