45 anos sem Marilyn Monroe
Por Alexandre Inagaki ≈ segunda-feira, 06 de agosto de 2007
Apesar da fama e do sucesso, a vida de Norma Jeane Mortenson não foi das mais felizes. Norma, que adotou o nome artístico de Marilyn Monroe pouco depois de assinar, em 1946 (aos 20 anos de idade), seu primeiro contrato com a 20th Century Fox (que lhe pagava US$ 125 semanais), declararia, tempos depois: “Hollywood é um lugar que paga mil dólares por um beijo e cinqüenta centavos por sua alma”.
O sucesso ainda tardaria algum tempo a vir. A ponto de, em 1949, ter posado nua para o fotógrafo Tom Kelley pela quantia de 50 dólares. Questionada sobre por que aceitara fazer a sessão de fotos, Marilyn respondeu: “Estava com o aluguel atrasado e com fome. Tudo que fiz foi me deitar sobre um veludo vermelho“. Em 1953, essas mesmas fotos apareceram publicadas na primeira edição da revista Playboy. Foi o mesmo ano em que Monroe consolidou o seu status de estrela de Hollywood, protagonizando os filmes Como Agarrar um Milionário e Os Homens Preferem as Loiras, comédia na qual aparece cantando “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”, música que o American Film Institute elencou como a 12a. mais marcante do cinema norte-americano.
Quando um jornalista perguntou a Marilyn o que ela usou durante as fotos, recebeu a seguinte resposta: “Chanel no.5″. Declarações como esta solidificaram a imagem de símbolo sexual de uma atriz ao qual foi colado o estereótipo de loira burra. Motivo de incômodo para Monroe, que foi estudar teatro com o famoso professor de arte dramática Lee Strasberg. Em meio a casamentos fracassados com celebridades como o jogador de beisebol Joe DiMaggio e o dramaturgo Arthur Miller, Marilyn emplacou sucessos como O Pecado Mora ao Lado, ao mesmo tempo que consolidava a fama de estrela problemática, que sempre chegava atrasada aos sets de filmagens (“consigo chegar no dia, não na hora”, dizia a atriz).
A esta altura do campeonato, todos já devem ter idéia dos sérios problemas com álcool e calmantes amargados por Marilyn. Truman Capote, em seu livro Música Para Camaleões, cita uma afirmação emblemática de Monroe nessa época: “Cães nunca me morderam. Só os homens”. Ao menos o justo reconhecimento de seu talento veio com o lançamento de Quanto Mais Quente Melhor (o título original é “Some Like It Hot”, mas na URSS o longa foi rebatizado como “Só as Garotas Podem Entrar no Jazz”), filme de Billy Wilder que deu a Marilyn o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical em 1960. No entanto, estrelaria apenas duas outras produções após o clássico de Wilder: Adorável Pecadora (1960) e Os Desajustados (1961).
Traumas de um passado que incluiu dois anos morando em orfanatos, dois abortos e uma crescente dependência química foram paulatinamente minando a saúde da estrela. Em 1962, Marilyn foi despedida após chegar inúmeras vezes atrasada às filmagens de Something’s Got to Give, filme de George Cukor que acabou não sendo finalizado. Uma de suas últimas aparições públicas ocorreu em 19 de maio de 1962, no Madison Square Garden, quando Marilyn monopolizou as atenções da festa de aniversário do presidente dos EUA John Kennedy (com quem teve um rumoroso affair) cantando a mais sensual versão de “Parabéns pra Você” de todos os tempos: “Happy Birthday, Mr. President“.
Em 23 de junho, Marilyn aceitou um convite da revista Vogue para estrelar um ensaio fotográfico. Bert Stern tirou mais de 2.500 fotos durante 3 dias no hotel Bel-Air, em Los Angeles, dentre elas as imagens que ilustram este post. Aos 36 anos de idade, Marilyn Monroe, apesar de ter uma cicatriz na barriga, resultado de uma cirurgia na vesícula realizada um mês antes do ensaio, ainda possuía uma beleza capaz de mesmerizar multidões.
Marilyn foi encontrada morta, em sua cama, no dia 5 de agosto de 1962. Embora oficialmente tenha sido declarado suicídio provocado por uma overdose de tranqüilizantes, até hoje persistem rumores de que a estrela de O Pecado Mora ao Lado teria sido assassinada, em conspirações ligadas aos irmãos John e Robert Kennedy, com quem Monroe teve casos. Nada foi provado, e a atriz precocemente falecida tornou-se mito. Em uma entrevista concedida a Patricia Newcomb para a revista Life, publicada dois dias antes de sua morte, Marilyn fez um pedido à jornalista: “Por favor, não faça de mim uma piada. Termine a entrevista falando no que acredito. Não me importo em fazer piadas, mas não quero parecer uma. Quero ser uma artista, uma atriz com integridade”.
P.S. 1: Hoje é o dia do I Encontro BLS - Blogueiros, leitores e simpatizantes, organizado por Beto Largman. A partir das 19 horas, no Armazém Digital do Shopping Rio Design, no Leblon. Estarei por lá.
P.S. 2: André Dahmer, que lançará amanhã seu segundo livro na Livraria da Travessa, em Ipanema, acabou de publicar o Grande Mapa Dahmer da Blogosfera Brasileira. Estou lá.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.plexfilmes.com/ junior
-
http://pensarenlouquece.com/2007/08/06/45_anos_sem_marilyn_monroe/ Robson Jackson
-
joão paulo almeida
-
joão paulo almeida
-
Patrícia
-
victoria
-
Emanuelly
-
Taiana
-
http://nenhum mauro.l.s
-
simone
-
http://elisalocatelli.blogspot.com/ elisa locatelli
-
http://35255244 MARYNA
-
http://35255244 MARYNA
-
FÁTIMA ZANETTE DA ROSA
-
Pedro João Pereira Carpes
-
Ana
-
Francisco de Assis Silva de Lima
-
http://www.queroterumblog.com Alessandro Martins
-
http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga
-
http://hipermoderna.net danusia
-
Mero leitor
-
nagila
-
http://requiemforadream-luiza.blogspot.com/ maria luiza
-
Luna
-
gisele
-
http://contrario.wordpress.com Carol
-
http://elismarchioni.multiply.com elis marchioni
-
http://www.universosvirtuais.com U. V.
-
http://casadocacete.blogspot.com Aline
-
http://www.nacaixola.blogspot.com Na Caixola
-
http://www.saberebomdemais.com Ester Beatriz
-
Ana Paula
-
http://wonkabuzz.blogspot.com Ader Gotardo
-
http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni
-
http://attu.typepad.com/ tina oiticica harris
-
http://www.admintec.net AdMiNTEC.net
-
http://rafaelporto.blogspot.com Rafael
-
http://www.charo.com.br Charô
-
Cris
-
http://rosebud-nyc.blogspot.com Andrea N.
-
http://www.rosebudeotreno.com Anderson
-
http://bumerangue.pitas.com Vitor Diel
-
http://quintessencia.wordpress.com Társis