45 anos sem Marilyn Monroe

Por Alexandre Inagakisegunda-feira, 06 de agosto de 2007

Apesar da fama e do sucesso, a vida de Norma Jeane Mortenson não foi das mais felizes. Norma, que adotou o nome artístico de Marilyn Monroe pouco depois de assinar, em 1946 (aos 20 anos de idade), seu primeiro contrato com a 20th Century Fox (que lhe pagava US$ 125 semanais), declararia, tempos depois: “Hollywood é um lugar que paga mil dólares por um beijo e cinqüenta centavos por sua alma”.
Foto do último ensaio de Marilyn Monroe, tirada por Bert Stern.O sucesso ainda tardaria algum tempo a vir. A ponto de, em 1949, ter posado nua para o fotógrafo Tom Kelley pela quantia de 50 dólares. Questionada sobre por que aceitara fazer a sessão de fotos, Marilyn respondeu: “Estava com o aluguel atrasado e com fome. Tudo que fiz foi me deitar sobre um veludo vermelho. Em 1953, essas mesmas fotos apareceram publicadas na primeira edição da revista Playboy. Foi o mesmo ano em que Monroe consolidou o seu status de estrela de Hollywood, protagonizando os filmes Como Agarrar um Milionário e Os Homens Preferem as Loiras, comédia na qual aparece cantando “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”, música que o American Film Institute elencou como a 12a. mais marcante do cinema norte-americano.
Quando um jornalista perguntou a Marilyn o que ela usou durante as fotos, recebeu a seguinte resposta: “Chanel no.5″. Declarações como esta solidificaram a imagem de símbolo sexual de uma atriz ao qual foi colado o estereótipo de loira burra. Motivo de incômodo para Monroe, que foi estudar teatro com o famoso professor de arte dramática Lee Strasberg. Em meio a casamentos fracassados com celebridades como o jogador de beisebol Joe DiMaggio e o dramaturgo Arthur Miller, Marilyn emplacou sucessos como O Pecado Mora ao Lado, ao mesmo tempo que consolidava a fama de estrela problemática, que sempre chegava atrasada aos sets de filmagens (“consigo chegar no dia, não na hora”, dizia a atriz).
A esta altura do campeonato, todos já devem ter idéia dos sérios problemas com álcool e calmantes amargados por Marilyn. Truman Capote, em seu livro Música Para Camaleões, cita uma afirmação emblemática de Monroe nessa época: “Cães nunca me morderam. Só os homens”. Ao menos o justo reconhecimento de seu talento veio com o lançamento de Quanto Mais Quente Melhor (o título original é “Some Like It Hot”, mas na URSS o longa foi rebatizado como “Só as Garotas Podem Entrar no Jazz”), filme de Billy Wilder que deu a Marilyn o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical em 1960. No entanto, estrelaria apenas duas outras produções após o clássico de Wilder: Adorável Pecadora (1960) e Os Desajustados (1961).
Traumas de um passado que incluiu dois anos morando em orfanatos, dois abortos e uma crescente dependência química foram paulatinamente minando a saúde da estrela. Em 1962, Marilyn foi despedida após chegar inúmeras vezes atrasada às filmagens de Something’s Got to Give, filme de George Cukor que acabou não sendo finalizado. Uma de suas últimas aparições públicas ocorreu em 19 de maio de 1962, no Madison Square Garden, quando Marilyn monopolizou as atenções da festa de aniversário do presidente dos EUA John Kennedy (com quem teve um rumoroso affair) cantando a mais sensual versão de “Parabéns pra Você” de todos os tempos: “Happy Birthday, Mr. President“.
Em 23 de junho, Marilyn aceitou um convite da revista Vogue para estrelar um ensaio fotográfico. Bert Stern tirou mais de 2.500 fotos durante 3 dias no hotel Bel-Air, em Los Angeles, dentre elas as imagens que ilustram este post. Aos 36 anos de idade, Marilyn Monroe, apesar de ter uma cicatriz na barriga, resultado de uma cirurgia na vesícula realizada um mês antes do ensaio, ainda possuía uma beleza capaz de mesmerizar multidões.
Marilyn foi encontrada morta, em sua cama, no dia 5 de agosto de 1962. Embora oficialmente tenha sido declarado suicídio provocado por uma overdose de tranqüilizantes, até hoje persistem rumores de que a estrela de O Pecado Mora ao Lado teria sido assassinada, em conspirações ligadas aos irmãos John e Robert Kennedy, com quem Monroe teve casos. Nada foi provado, e a atriz precocemente falecida tornou-se mito. Em uma entrevista concedida a Patricia Newcomb para a revista Life, publicada dois dias antes de sua morte, Marilyn fez um pedido à jornalista: “Por favor, não faça de mim uma piada. Termine a entrevista falando no que acredito. Não me importo em fazer piadas, mas não quero parecer uma. Quero ser uma artista, uma atriz com integridade”.

* * * * *

P.S. 1: Hoje é o dia do I Encontro BLS - Blogueiros, leitores e simpatizantes, organizado por Beto Largman. A partir das 19 horas, no Armazém Digital do Shopping Rio Design, no Leblon. Estarei por lá.
P.S. 2: André Dahmer, que lançará amanhã seu segundo livro na Livraria da Travessa, em Ipanema, acabou de publicar o Grande Mapa Dahmer da Blogosfera Brasileira. Estou lá.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.plexfilmes.com/ junior

    entrem no meu site gostei.
    http://www.plexfilmes.com/

  • http://pensarenlouquece.com/2007/08/06/45_anos_sem_marilyn_monroe/ Robson Jackson

    Sinto tanto por não ter a beijado, por não ter a tocado, sou apaixonado por ela, amo de mais Marilyn Monroe, e não consigo esquecela, tem fé em Deus que um dia posso reevela novamente pessoalme,não tenho palavras pra dizer meu amor por ela.
    Sei que a amo e vou morrer amando ela. por causa de politica suja ela morreu.por isso odeio politica.
    Ass: Robson Jackson

  • joão paulo almeida

    a personificacaõ da flor norma a razaõ do amor deusa dona da beleza

  • joão paulo almeida

    a personificao da flor a mulher que a terra encantou a prova de que afrodite existe

  • Patrícia

    só qria agradecer por isso.. obrigada

  • victoria

    roupa desnubrante chique

  • Emanuelly

    Eu amo a Marly Monroe ela foi um simbolo pra mim morro de vontade de assistir os filmes dela será q ainda existe???wl

  • Taiana

    fffffffffffffffffffffffffffffffffffff

  • http://nenhum mauro.l.s

    Apos pesquisar muitos sittes sobre a vida de marylin monroe,pude compreender o seu comportamento e atitudes tomadas por ela: que ao resto do mundo caiu como uma bomba,naquela època.DE uma coisa eu tenho certesa(as pessoas ja tinham a mania de julgar o proximo por dois motivos;se faziam sucesso ou se fossem um verdadeiro fracaco.Oimportante era infatizar tudo sobre aquilo que se encontrava no topo de sua fama (ela,marilyn monroe.tank

  • simone

    numca existiu uma mulher como marillyn coragem de dar inveja a qualquer um homens e mulheres.EU QUERO SER MARILLYN !!!!

  • http://elisalocatelli.blogspot.com/ elisa locatelli

    Olá quero divulgar meu blog

  • http://35255244 MARYNA

    ELA FOI UMA MULHER MUITO LYNDA E ENTERESANTE ELA CATIVAVA TODOS NOS COM SEU JEITO DE MULHER

  • http://35255244 MARYNA

    EU AMO MARILYN NAO CONSIGO VIVER SEM ELA O Q É Q EU FASO.

  • FÁTIMA ZANETTE DA ROSA

    Adoro Marilyn Monroe, e tudo que escrevem dela eu fico em cima para conhecê-la mais. Ela sempre foi muito interessante para mim!Eu olho para ela e vejo algo tão doce e macio! Parecendo uma boneca ou um bichinho de pelúcia! Mas sei que ela foi uma pessoa com conflitos e necessidades! Por isso a respeito! Mas a sensação sempre foi agradável! Querida marilyn Monroe. Beijos de sua eterna fã FÁTIMA!

  • Pedro João Pereira Carpes

    Quando essa Deusa loura partiu deste mundo eu só tinha 2 anos de idade, mas até hoje eu sou apaixonado por ela, eu espero em outra vida poder encontra-la e vivermos juntos um grande amor. PS. Mas sem os Kenned por perto, pois a concorrência seria desleal.

  • Ana

    eu acho tão incrivel a beleza da Marilyn!
    sou muuuuuuuuuuuito fã dela desde pequena..
    ela tinha sua propria personalidade!
    foi uma Deusa, ainda continua sendo pra mim :)

  • Francisco de Assis Silva de Lima

    Pena que não alcancei Marylin trabalhando, pois sou de 1958. Gostaria de conseguir uma foto dessa loura que emocionou o mundo, bem como cópia do Filme “Rio das Alkmas Perdidas”.
    Um abraço e parabens pela qualidade do site.

  • http://www.queroterumblog.com Alessandro Martins

    Nem acredito que já estou há tanto tempo sem ela.

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga

    Olá Ina!

    Aprendi um bocado sobre o esse mito da cultura pop, contigo hoje! Obrigada!

    Bom, fica a dica: se puderes ver a peça de teatro “Num quarto vermelho”, veja! É sobre os mitos e as referencias a Marilyn são muito interessantes!

    Estou falando porque a peça tem viajado muito, pode ser que acabe batendo na tua porta… rs

    beijos

    Dica anotada, Marcela. Thanks! :D

  • http://hipermoderna.net danusia

    snif snif. que linda que ela era. por dentro e por fora. quase me deu vontade de chorar lendo esse post. muito bom! ^^
    abraço.

  • Mero leitor

    Incrível esse mini-dossiê!!!
    Acabei conhecendo um pouco sobre essa fascinante gostosa…
    Gostaria de mais mini-dossiês como esse.
    abraço

  • nagila

    Oi INA

    Aqui é o Pensar Enlouquece
    ou
    o Alexandre Enlouquece?

    Acho que ficou genial este seu post da Marilyn
    muito bonito mesmo.

    um abração

    Oi Nagila, bom te ver por aqui. Beijabraço pra ti! :D

  • http://requiemforadream-luiza.blogspot.com/ maria luiza

    ahhhhhhhhhhhhhh…musa inspiradora… qdo vejo fotografias, músicas e filmes sobre esta época tenho cada vez mais certeza de que nasci na década errada!
    parabéns pelo blog!
    fabuloso!
    (vou linkar vc no meu,ok?)
    beijinhos, Luiza

  • Luna

    Belíssima Marilyn! Eu li a entrevista de um ginecologista conceituado dizendo que ela não se matou e nem foi assassinada. Marilyn sofria de uma severa endometriose e não havia nenhum analgésico potente que pudesse ser ingerido por via oral que a fizesse suportar as dores das cólicas. A solução foi usar uma medicação bastante forte por outra via para que as cólicas amenizassem. No dia da sua morte, porém, Marilyn usou a medicação e misturou com bebida alcoolica. O resultado, infelizmente, foi uma morte precoce aos 36 anos. Uma pena.

  • gisele

    ué, vc tá no rio???

    Estive. Já estou de volta a Sumpaulo.

  • http://contrario.wordpress.com Carol

    É realmente triste o que a fama pode fazer com uma pessoa… adoro essas afirmações da marylin, eram simples, mas eficazes.
    Agora, o que eu queria comentar é: você realmente acha impressionantemente atual aquele post sobre “qdo um blog pode fazer mal a você”, ou algo assim? Bom, atual é, pq é de 2003… mas impressionante?? fiquei com medo de você agora!
    beijos

  • http://elismarchioni.multiply.com elis marchioni

    Adoro a Marilyn. Além da beleza indiscutível, era uma atriz muito afiada (e com ótimo tino pra comédia). De burra ela não tinha nada.

  • http://www.universosvirtuais.com U. V.

    Pena eu estar em Lisboa e não poder ir a esse encontro de bloggeiros…
    Abraço!

  • http://casadocacete.blogspot.com Aline

    Acho que ela seria um furacão ainda nos dias de hoje, talvez protagonista de um escândalo sexual com o Clinton, ou algo do tipo - mas, como sempre, sem perder aquele ar de quem não está nem aí.
    Excelente, texto, excelente lembrança. Um abraço!

  • http://www.nacaixola.blogspot.com Na Caixola

    Olá,
    por acaso descobri o seu blog. No site da globo tinha um link que me trouxe até aqui e por sinal, adorei. Gostei tanto que já coloquei um link no meu blog. Muito interessante os assuntos, os textos, as sugestões. Ideal para quem se alimenta de cultura e informação. Agora falando sobre o texto que você escreveu, não temos como descrever a Marilyn, simplesmente estonteante, mas se você gosta da década de 50 e tudo que ela teve de melhor, visite o blog: http://www.decadade50.blogspot.com e surpreenda-se (apenas uma dica). Vale a pena.

    Um abraço

    Ícaro Vieira

    Ótima dica, Ícaro. Valeu pelo link, um abraço!

  • http://www.saberebomdemais.com Ester Beatriz

    Oi Inagaki! Fico muito honrada em ver meu blog figurando entre os blogs da semana em sua página! Um presente e tanto para mim!!!!
    Vlw demais!! Bjão no coração!!!

    Um pequeno reconhecimento, mas mais do que merecido, Ester. :) Um beijo!

  • Ana Paula

    Ina, nunca comentei, mas adoro e acompanho seu blog há um bocado de tempo. Só pra dizer que amei a homenagem à MM. Ela foi uma musa, sim, e as fotos mostram o quanto era linda, feminina, curvilínea, com um corpo maravilhosamente real, ao contrário da beleza fabricada de silicone e photoshop de hoje. Viva Marilyn!

  • http://wonkabuzz.blogspot.com Ader Gotardo

    Sobre o Chanel no.5: A MM deu a famosa resposta sobre o perfume da grife francesa quando lhe perguntaram o que ela usava para dormir. De pronto ela rebateu: “Apenas duas gotas de Chanel No.5″. Mais sobre o perfume: http://www.terra.com.br/istoe/comport/145218.htm

    Ader, há várias histórias a respeito de quando Marilyn teria dito sua famosa resposta a respeito do perfume Chanel No. 5. A história que relato em meu post, sobre a resposta ter sido pronunciada em um questionamento a respeito das fotos que acabaram indo parar na Playboy, foi extraída da Wikipedia. Outro site aponta inclusive o ano, 1954, e o local, Japão, onde Marilyn deu sua famosa resposta. A título de citação, não posso deixar de citar também a ótima resposta que Coco Chanel deu a respeito do uso de seu perfume: “Uma mulher deve aplicá-lo no lugar onde ela espera que seja beijada”. :roll:

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    estarei no rio na quinta, no circo voador, 19h - lançamento do livro de 10 anos-luz de betinho. estarás na cidade maravilhosa ainda na quinta?

    ah, e marilyn tá na capa de SEXO ANAL, né?
    :>*

    Necas, Bia. Já estou de volta a Sumpaulo.

  • http://attu.typepad.com/ tina oiticica harris

    Todos aqui em casa amamos a Marilyn Monroe. O “Quanto mais quente melhor” é um filme que sabemos de cor. Depois da tristeza do 9/11 nos reconfortou com suas falas. MM foi a primeira paixão do meu filho ;)
    Obrigada pela oportunidade de rever MM.

  • http://www.admintec.net AdMiNTEC.net

    Parabéns pelo artigo e pelo Blog. Votos de maiores sucessos na web 2.0

  • http://rafaelporto.blogspot.com Rafael

    Sempre linda!
    =D
    Rolei de rir com o mapa!
    heehhe
    os caras festejando estarem “atrás” da Bruna Surfistinha!
    =D

  • http://www.charo.com.br Charô

    Olá,
    bem melhor que a melodramática série do GNT sobre a loira.
    Ah, na linha curiosidades:
    - em março foram feitas novas “descobertas” sobre a morte da atriz, baseado nas revelações dos seu dossiê no FBI.
    -além de chegar atrasada, parece que MM teve uma cláusula em seu contrato que a desobrigava de ir ao trabalho durante a TPM.

  • Cris

    Oi, Ina…
    Adorei o post, eterna Marilyn..
    Sem esquecer de dizer que se fosse hoje em dia, ela não seria jamais um mito se não emagrecesse…seria considerada gorda para os padrões atuais (padrões que já são dificeis de seguir por mulheres comuns, pelas atrizes então…a cobrança é bem maior).
    Será que ela, mesmo hoje, seria o símbolo sexual que foi?
    Creio que sim. Atitude é tudo.E isso ela sempre teve.
    Beijocas!

  • http://rosebud-nyc.blogspot.com Andrea N.

    Que triste isso, meu. Ela era tao linda e inteligente. E essa foto da cicatriz me surpreendeu bastante. Adorei. Primeiro porque eu nao sabia dela e segundo porque jamais uma atriz ou modelo nos dias de hoje iria permitir que uma foto com uma cicatriz de cirurgia dessas fosse publicada. Linda. E viva a beleza natural!
    Beijos.

  • http://www.rosebudeotreno.com Anderson

    O que seria de Marylin se vivesse hoje na era de Paris Hiltons e Perez Hiltons? Mais do que símbolo, era virou um produto - ninguém afirmou isso de forma mais contundente do que Andy Warhol.
    Estarei quase do lado do Rio Design, mas nesse horário estarei trabalhando. Conte depois como foi!

  • http://bumerangue.pitas.com Vitor Diel

    Pois tu sabe que o canal a cabo GNT está transmitindo, ou transmitiu recentemente, uma cinebiografia sobre a Marilyn Monroe? Vi a chamada e nem me animei a assistir: a atriz que interpreta a Marilyn é pra lá de insossa. Quando vi, me pus a pensar que é praticamente impossível fazer um filme sobre a Marilyn Monroe porque não há, na verdade, atriz que reúna todos os adjetivos e predicados de Norma Jeane. Triste, isso. Diamantes, além de serem os melhores amigos de uma garota, são muito, muito difíceis de serem encontrados.

  • http://quintessencia.wordpress.com Társis

    O filme pornô dela é bacana. :D

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.