Artigos do mês de: maio 2007

Links de sexta

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 25 de maio de 2007

A fim de encerrar uma semana pra lá de corrida (e gripada), removo as teias de aranha que já ameaçavam ocupar este blog desatualizado com uma série de links ao melhor estilo da série de posts “Vadiagem Malemolente” do Jacaré Banguela (que, a propósito, está divulgando um projeto social bem bacana). Thank God It’s Friday!

* * * * *

Perdi a conta de quantas vezes me enviaram, seja por MSN ou por e-mail, a sensacional animação que o italiano Donato di Carlo produziu adaptando a genial tira Calvin & Haroldo, de Bill Watterson.

As legendas em português foram inseridas por Rafael, do blog Depósito do Calvin, e Jones Rossi, do portal G1, fez uma entrevista com Donato Di Carlo.
* * * * *

Carlos Cardoso resgatou das catacumbas de minha memória as lembranças de uma musa de minha pré-adolescência: Íris Lettieri, notabilizada por ser a “voz” dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Galeão e Santos Dumont. Mas, muito antes de saber que era ela a dona daquela voz aveludada, Íris me seduziu ao estrelar uma antológica série de comerciais na TV Manchete, fazendo uma contagem regressiva para o Carnaval. Com a palavra, Cardoso:
A cada dia ela aparecia ‘Lubrax informa. Faltam XX dias para o Carnaval 84′ (não lembro se era 84, estou chutando). Só que ela falava isso, com sua linda e sexy voz de locutora de aeroporto, e em seguida tirava uma peça de roupa. No primeiro dia um brinco, depois outro. Quando passou a abrir um botão da blusa por dia, TODO MUNDO estava comentando, meu colégio era de tarde. Saíamos correndo pra não arriscar perder o comercial“.
O site oficial de Íris Lettieri infelizmente não disponibiliza toda a série de comerciais da mais viágrica contagem regressiva de todos os tempos. Menos mal que lá se encontra o vídeo final da campanha, no qual é possível conferir a excelente forma em que Íris, na época com 42 anos de idade, se encontrava.
* * * * *

gentebonita19
Jabá camarada: neste final de semana vai rolar sessão dupla da balada mais bacana de Sampa City, Gente Bonita, capitaneada por meu colega de blog Alexandre Matias. São duas as oportunidades de se esbaldar até as pernas cansarem neste fim de semana, naquele clima aconchegante de paquera ao melhor estilo da temporada Outono/Inverno 2007. Nesta sexta, dia 25, a festa rola no Studio SP, com direito a show do Cidadão Instigado. No sabadão, dia 26, a balada vai acontecer no Audio Delicatessen, com direito a participação do DJ convidado Dodô Azevedo. Show de buela! Pra melhorar, só mesmo ganhando aqueles descontos camaradas: clique aqui, concorra a dois pares de ingresso na faixa para a noite de sexta e ainda seja automaticamente inscrito na lista de descontos do sábado. Demorô!
* * * * *

Luiz Carlos Merten está cobrindo o Festival de Cannes para O Estado de S. Paulo. Porém, a melhor parte dessa cobertura, as histórias de bastidores e as impressões pessoais do crítico, são diariamente publicadas no blog de Merten, excelente exemplo de como um blog pode enriquecer o conteúdo de um site, oferecendo os “extras do DVD” que não encontram espaço no jornal.
* * * * *

Luiza Voll linkou a excelente compilação que o blog Daily Film Dose fez das melhores cenas em apenas um plano-seqüência da história do cinema. Sou obrigado a trazer um desses vídeos para cá: a seqüência final de “Passageiro: Profissão Repórter”, dirigido por Michelangelo Antonioni em 1975. Ela guarda um dos maiores mistérios que intrigam cinéfilos desde o momento em que assistiram a essa cena: como é que a câmera atravessou as grades da janela do quarto de Jack Nicholson? É olhar para crer.

* * * * *

Felizmente Idelber Avelar voltou a postar diariamente em seu O Biscoito Fino e a Massa. Dois exemplos que provam o porquê de seu blog representar leitura obrigatória: a entrevista exclusiva que ele fez com Paulo César de Araújo, autor da biografia censurada de Roberto Carlos, e o quarto post de sua série “Times Inesquecíveis Que Eu Vi”, dedicado ao esquadrão que venceu o Campeonato Brasileiro de 1978: o glorioso Guarani de Campinas.
* * * * *

Bom fim de semana e juízo (ma non troppo)!

O “meme” do Thinking Blogger Awards

Por Alexandre Inagakisegunda-feira, 14 de maio de 2007

O que internautas chamam de “memes de blogs” na verdade deveriam ser mais apropriadamente denominados de correntes: convites para escrever sobre determinado mote que são passados adiante de blog para blog. Citando as palavras de mestre Mario Amaya: “Meme é uma coisa muito mais abrangente que um spam ou post de blog. Meme é uma idéia que as pessoas propagam espontaneamente. As regras gerais da propagação do meme têm paralelo com o processo evolutivo conforme descrito por Darwin. Assim, em essência, a cultura de uma comunidade é uma coleção de memes selecionados“. Tergiversei mais sobre o assunto aqui.

O logotipo do Thinking Blogger Awards.Após esta necessária introdução, eis o motivo deste post: quatro blogs (Papo de Homem, de Guilherme Nascimento Valadares, Universo Anárquico, de Tina Oiticica Harris, A Grande Abóbora, de Marcus Alexandre Nunes, e Blog da Sabedoria, de JG) concederam ao Pensar Enlouquece um certo Thinking Blogger Award, honraria dada a “blogs que fazem você pensar”. Lembranças gentis e que agradeço, aliás. Porém, fiquei intrigado com a origem do prêmio: quem foi o criador desse selo?

Como já desconfiava, o Thinking Blogger Awards (que nada mais é do que uma variante do BlogDay) surgiu com a intenção de se tornar mais um desses memes/correntes que se espalham blogosfera afora feito Gremlins molhados. No post em que lançou esse prêmio, publicado em 11 de fevereiro, Ilker Yoldas sugestivamente tergiversa a respeito dos propósitos de memes de blogs: eles são criados com o objetivo de fomentar a propaganda boca-a-boca, incrementar a Search Engine Optimization ou como uma maneira, cof cof, “inocente” de se trocar links? Pesquisando um pouco mais sobre a misteriosa figura de Ilker, que supostamente mora na Turquia, é fácil constatar que se trata de alguém que alimenta um certo mistério sobre sua identidade (não se sabe ao certo se Ilker é mulher ou homem) e que se especializou em propagar “memes” (por exemplo: “adicione meu blog nos favoritos do Technorati e eu farei o mesmo com o seu“) e usar sites como o MyBlogLog para propagandear seu blog.

No entanto, para além desses propósitos marqueteiros, não posso deixar de reconhecer que o blog de Ilker é bem redigido, e que a idéia de escrever um post divulgando cinco blogs que estimulam meus neurônios é das melhores. De nada adiantaria tantas jogadas de divulgação se o Thinking Blog não possuísse um conteúdo realmente interessante, e se ele está na posição 257 do Technorati em pouco menos de 6 meses no ar, certamente tem méritos para tanto. É um case para ser estudado por aspirantes a probloggers.

* * * * *

Digressões à parte, aproveito o mote do Thinking Blogger Awards para indicar cinco blogs que leio e recomendo (citando a alcunha do “meme” respondido por Leonardo Fontes, que também indicou o Pensar Enlouquece em um post no seu BlogueIsso). Ei-los:

- Favoritos - A idéia deste blog mantido por Luiza Voll (que também posta bissextamente no Zoom!) é tão simples quanto bem concretizada: reunir sites que, seja pelo design, pela utilidade ou pela navegação, merecem constar no bookmark de qualquer internauta.

- Oficina de Estilo - Do mesmo modo que Carlos Merigo tornou o seu Brainstorm #9 um ponto de referência obrigatória para profissionais e estudantes de publicidade, Cristina Zanetti e Fernanda Resende trilham o mesmo caminho ao fazerem do espaço virtual da Oficina de Estilo o principal blog de moda do país. Fê Resende, de quebra, capitaneou a cobertura da última edição do São Paulo Fashion Week no blog coletivo Moto-à-Porter, e ainda está à frente do Updaters Moda & Estilo: admirável.

Atmosfera, projeto de blog coletivo do Verbeat.org.
- Atmosfera - Blog coletivo dedicado ao assunto clássico daqueles que não sabem sobre o que falar: “e o clima, hein?“. Aberto a qualquer internauta que queira enviar posts e fotos mostrando o céu de sua cidade (vide instruções aqui), o Atmosfera é um interessante mosaico de breves relatos de diversas partes do mundo.

- Fiapo de Jaca - O veterinário e músico Tuca Hernandes mantém em suas horas vagas um blog com crônicas bem-humoradas, ao melhor estilo dos textos que oxigenam os jornais tradicionais, embora devidamente adaptadas a estes tempos virtuais. Um bom exemplo é o post As Pessoas Que Deixam de Comentar em Seu Blog, no qual Tuca elenca cinco desses tipos de leitores, dentre eles O Sensível, O Ressentido e O Que Arranjou Trabalho.

- Locutório - Eu, que tenho enormes dificuldades em atualizar regularmente este blog por falta de tempo e, principalmente, falta de disposição em encontrar idéias, palavras e neurônios disponíveis depois de escrever diariamente por motivos profissionais, não posso deixar de admirar o blog de Simone Iwasso, que em meio a suas atividades como jornalista d’O Estado de S. Paulo redige posts que amalgamam lirismo, bom humor e observações perspicazes do cotidiano.

* * * * *

P.S.: A Cris o que é de Cris. Surgiu a intérprete do clássico instantâneo conhecido pelos íntimos como “VTNC“: a atriz Cris Nicolotti, que interpreta a música na comédia teatral “Se Piorar Estraga”. Conforme informações da sempre atenta Rosana Hermann, a música foi composta por Cacá Bloise, Cris Nicolotti e Guido Malatto e interpretada por Cris e Lelo “Bob Dylan” Andrades, com arranjos de Eduardo Filipovich. Agradeço também aos leitores Mauricio, Carol, Rafael Farah e Gica, que deixaram comentários informando a autoria da canção que ilustra meu post anterior.

Catarse na veia!

Por Alexandre Inagakiterça-feira, 08 de maio de 2007

Já tinha ouvido essa música há alguns dias, mas o vídeo deste novo hino nacional (que me foi passado por MSN pelo Bruno Natal), que não perdoa absolutamente nada ou ninguém, é um verdadeiro clássico instantâneo. Aliás, se alguém puder me informar quem são os (ir)responsáveis por esta pérola, agradeço!

* * * * *

P.S. 1: Pois e não é que tiraram o vídeo original do ar? Vai tomar no cu!

P.S. 2: Aviso de “amogeral” nos comentários: ao menos no Videolog o vídeo ainda está no ar!

Música não tem idade

Por Alexandre Inagakiterça-feira, 08 de maio de 2007

Quinn Sullivan começou a tocar guitarra aos 3 anos de idade. Aos 6, apresentou-se no programa de Ellen DeGeneres, onde ganhou de presente uma guitarra igual à de Eric Clapton. Deve ter recebido boas vibrações, a julgar por esta performance matadora de “While My Guitar Gently Weeps” (que vi pela primeira vez no Around Venus), na qual Quinn, aos 7 anos, esmerilha ao fazer um solo matador, digno da gravação original dos Beatles com Clapton.

Hoje com 8 anos de idade, Quinn Sullivan passa seu tempo fazendo jams sessions com caras do naipe de com Buddy Guy, e gravou recentemente gravou seu primeiro single: “Sing, Dance, and Clap your Hands”. Espero ainda ouvir falar muito desse moleque.
Após ouvir as performances desse garoto prodígio, poderia me sentir profundamente envergonhado de só saber tocar reco-reco, triângulo e campainha. Entretanto, busquei consolo ao encontrar nos blogs de Tiago Dória e Mário Marinato relatos sobre The Zimmers, banda cujos integrantes possuem idade média de 78 anos de idade. Oras, ainda tenho tempo de me redimir musicalmente!

Ótima sacada a de regravarem “My Generation“, clássico do The Who cuja letra afirma: “espero morrer antes de ficar velho“. Alf Carretta, vocalista principal do The Zimmers (“zimmer” em inglês é o nome dado ao andador que idosos usam para ajudá-los a caminhar), que o diga: ele tem 90 anos. O grupo, formado por quarenta senhores e senhoras que se reuniram após serem entrevistados para um documentário da BBC sobre as dificuldades da vida na terceira idade (e não apenas na Inglaterra, vide a manchete de hoje do jornal Destak: “36% dos idosos já foram humilhados por causa da idade”), gravou recentemente seu primeiro álbum nos lendários estúdios Abbey Road. Além de “My Generation”, outro hit em potencial é a cover de “Firestarter”, do Prodigy.

* * * * *

P.S.: Clique aqui e ajude o Sedentário & Hiperativo a ser eleito o Melhor Blog em Língua Estrangeira no concurso internacional Blogger’s Choice Awards. Já que a gente nunca ganha Oscar, que ao menos possamos trazer pro Brasil esse caneco!

Maioridade penal, Eduardo Suplicy e o rap dos Racionais

Por Alexandre Inagakiquinta-feira, 03 de maio de 2007

O assunto é seríssimo: após mais de três horas de debates, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou na semana passada um parecer declarando legal e constitucional proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Agora, o projeto seguirá para a próxima fase: votação em dois turnos no plenário do Senado. Se aprovado, seguirá para análise na Comissão da Câmara, onde os deputados analisarão novamente a constitucionalidade da proposta. Só depois, se aprovada por esta CCJ, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) enfim seguirá para a votação definitiva no Congresso (vide esta matéria do Jornal da Globo).

Há muito o que se discutir sobre o efeito que esta emenda constitucional teria. Um argumento recorrente dos defensores da redução da maioridade penal é o de que menores cometem crimes hediondos por saberem que não serão punidos com o mesmo rigor de quem tem mais de 18 anos. Por causa disso, são incentivados por comparsas mais velhos a executarem tais delitos, uma vez que suas penas serão bem mais leves. No entanto, como bem aponta o Blog de Discussão Sobre Maioridade Penal, “apenas” 10% dos crimes cometidos no Brasil têm como responsáveis menores de 18 anos. Além disso, nosso sistema prisional está mais do que sobrecarregado. Onde enfiar mais presos, se as penitenciárias atuais já estão superlotadas? Continue Lendo

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.