Links de sexta

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 25 de maio de 2007

A fim de encerrar uma semana pra lá de corrida (e gripada), removo as teias de aranha que já ameaçavam ocupar este blog desatualizado com uma série de links ao melhor estilo da série de posts “Vadiagem Malemolente” do Jacaré Banguela (que, a propósito, está divulgando um projeto social bem bacana). Thank God It’s Friday!

* * * * *

Perdi a conta de quantas vezes me enviaram, seja por MSN ou por e-mail, a sensacional animação que o italiano Donato di Carlo produziu adaptando a genial tira Calvin & Haroldo, de Bill Watterson.

As legendas em português foram inseridas por Rafael, do blog Depósito do Calvin, e Jones Rossi, do portal G1, fez uma entrevista com Donato Di Carlo.
* * * * *

Carlos Cardoso resgatou das catacumbas de minha memória as lembranças de uma musa de minha pré-adolescência: Íris Lettieri, notabilizada por ser a “voz” dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Galeão e Santos Dumont. Mas, muito antes de saber que era ela a dona daquela voz aveludada, Íris me seduziu ao estrelar uma antológica série de comerciais na TV Manchete, fazendo uma contagem regressiva para o Carnaval. Com a palavra, Cardoso:
A cada dia ela aparecia ‘Lubrax informa. Faltam XX dias para o Carnaval 84′ (não lembro se era 84, estou chutando). Só que ela falava isso, com sua linda e sexy voz de locutora de aeroporto, e em seguida tirava uma peça de roupa. No primeiro dia um brinco, depois outro. Quando passou a abrir um botão da blusa por dia, TODO MUNDO estava comentando, meu colégio era de tarde. Saíamos correndo pra não arriscar perder o comercial“.
O site oficial de Íris Lettieri infelizmente não disponibiliza toda a série de comerciais da mais viágrica contagem regressiva de todos os tempos. Menos mal que lá se encontra o vídeo final da campanha, no qual é possível conferir a excelente forma em que Íris, na época com 42 anos de idade, se encontrava.
* * * * *

gentebonita19
Jabá camarada: neste final de semana vai rolar sessão dupla da balada mais bacana de Sampa City, Gente Bonita, capitaneada por meu colega de blog Alexandre Matias. São duas as oportunidades de se esbaldar até as pernas cansarem neste fim de semana, naquele clima aconchegante de paquera ao melhor estilo da temporada Outono/Inverno 2007. Nesta sexta, dia 25, a festa rola no Studio SP, com direito a show do Cidadão Instigado. No sabadão, dia 26, a balada vai acontecer no Audio Delicatessen, com direito a participação do DJ convidado Dodô Azevedo. Show de buela! Pra melhorar, só mesmo ganhando aqueles descontos camaradas: clique aqui, concorra a dois pares de ingresso na faixa para a noite de sexta e ainda seja automaticamente inscrito na lista de descontos do sábado. Demorô!
* * * * *

Luiz Carlos Merten está cobrindo o Festival de Cannes para O Estado de S. Paulo. Porém, a melhor parte dessa cobertura, as histórias de bastidores e as impressões pessoais do crítico, são diariamente publicadas no blog de Merten, excelente exemplo de como um blog pode enriquecer o conteúdo de um site, oferecendo os “extras do DVD” que não encontram espaço no jornal.
* * * * *

Luiza Voll linkou a excelente compilação que o blog Daily Film Dose fez das melhores cenas em apenas um plano-seqüência da história do cinema. Sou obrigado a trazer um desses vídeos para cá: a seqüência final de “Passageiro: Profissão Repórter”, dirigido por Michelangelo Antonioni em 1975. Ela guarda um dos maiores mistérios que intrigam cinéfilos desde o momento em que assistiram a essa cena: como é que a câmera atravessou as grades da janela do quarto de Jack Nicholson? É olhar para crer.

* * * * *

Felizmente Idelber Avelar voltou a postar diariamente em seu O Biscoito Fino e a Massa. Dois exemplos que provam o porquê de seu blog representar leitura obrigatória: a entrevista exclusiva que ele fez com Paulo César de Araújo, autor da biografia censurada de Roberto Carlos, e o quarto post de sua série “Times Inesquecíveis Que Eu Vi”, dedicado ao esquadrão que venceu o Campeonato Brasileiro de 1978: o glorioso Guarani de Campinas.
* * * * *

Bom fim de semana e juízo (ma non troppo)!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.manualdocafajeste.wordpress.com Straits

    Bacana essa animação! Coloca lá no http://www.bloqueionao.com.br
    Valeu pela visita Naguinha. Depois vejo com mais calma seu blog inteiro!
    Abrc!

  • http://www.lauravive.blogspot.com Laura

    Ina, querido, divulgue isto para mim:
    Mais de 50% dos poços de Natal estão contaminados por nitrato.
    Provavelmente a água da torneira da sua casa representa risco
    à saúde humana, mesmo filtrada ou fervida.
    Participe das capacitações oferecidas em
    parceria com o Ministério Público - Promotoria
    de Justiça do Meio Ambiente de Natal
    Direito à água potável. Colete assinaturas para o abaixo-assinado pedindo solução urgente à Governadora.
    Abaixo-Assinado (#40): 13º TEMPO. ÁGUA POTÁVEL. VOCÊ TEM DIREITO.
    Assine aqui:
    http://www.natalvoluntarios.org.br/tempo/tempo13/tempo13.html
    ou Aqui:
    http://www.lauravive.blogspot.com
    bjs Tks, Laura

  • Claudia Japa

    Incrivel mesmo…efeitos especiais!

  • http://gabrielaz.blogspot.com Gabriela

    O vídeo do Calvin dá como não mais disponível. Espero que tenha outra cópia lá pelo YouTube :P

    As palavras que o Jones Rossi proferiu em uma conversa que tivemos no MSN aplicam-se como uma luva a mim também: “putz, como bom idiota, não baixei quando tive oportunidade”.

  • http://www.aroundvenus.blogspot.com emilio

    Que mal-estarrrr rever a propaganda da Lubrax! No final o locutor ainda usa o bordão “acredite se quiser”, dito por Jack Palance na época em que apresentava o programa homônimo exibido pela Manchete. Medo! Obrigado por estragar a minha sexta-feira. rs

    Seja forte, Pequeno Gafanhoto. O que não mata fortalece! :P

  • http://groselha.wordpress.com Bia Cardoso

    Esse post do Daily Film Dose é um dos melhores que já vi. Muito bom mesmo! Muitos comentaristas escolheram o seu filme favorito, mas é ótimo ver que o virtuosismo não se perdeu com o passar do anos, pois cinema é imagem, e um plano sequência traz em si um trabalho tão puro e sincronizado, nos aproxima cada vez mais da cena como um espectador presente não na tela, mas na cena em si.
    E o desenho do Calvin também, ótima dica. Está rolando em alguns blogs (ó perdão, não lembro quais), uma discussão a respeito dos direitos sobre Calvin. O Bill nunca permitiu que o Calvin fosse comercializado em produtos e nem que terceiros ganhassem dinheiro com sua criação. Mas na popularidade em que se encontra, até onde Calvin pode virar desenho ou não? Enfim, sempre quis um chaveiro do Calvin.

  • http://www.poupanca.blogspot.com J. H. Garcia

    Muito bom o seu blog, adicionei nos favoritos do meu site. Continue assim.

    Obrigado pela força! :)

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    Ina, muito mais impressionante que a cena do antonioni é a do kalatozov feita 10 anos antes, com muito menos recursos no “eu sou cuba”. essa sim, uma cena chapante, pouco lembrada e que intriga gentes até hoje.
    : > )

    Tecnicamente falando os diversos planos-seqüência de “Eu Sou Cuba” são expressionantes (aliás, Bia, pelo jeito você não viu os comentários anteriores do Bruno, né?), mas além da proeza técnica a cena dirigida por Antonioni é plenamente integrada ao enredo, em uma verdadeira “dança da morte”. Um filme que foi esquecido na compilação de posts, aliás, foi “Festim Diabólico” do Hitchcock.

  • http://cordeiromau.blogspot.com Cordeiro Mau

    Puxa vida. Sou super fã das tirinhas de Calvin $ Hobbes.
    Valeu mesmo pelo vídeo.
    Até mais.

  • http://www.evilasio.org Evilasio

    Engraçado você falar desta Iris… Lembro que trabalhei com um programa de computador, no trabalho, em que sempre que ocorria um evento vinha uma voz belíssima e dizia o que acontecia. Todos ficaram apaixonados, alguns brincaram e inclusive fizeram uma mixagem com esta voz.
    A mulher é americana, e quando ouve um congresso da empresa no Brasil, no Rio, todos ficaram ansiosos ao saberem que ela viria. Todos imaginávamos que pela voz ser linda, ela também o seria. E quando a conhecemos pessoalmente, vimos que não devemos tirar conclusões precipitadas… :D

  • http://www.giovannavilela.blogspot.com Giovanna

    Adorei o blog!
    ciao a domani

  • Reberson

    Procurando a animação original de Donato di Carlo acabei me deparando com outra produção não autorizada de Calvin e Haroldo. Você já conhecia ? O que o Bill diria disso:
    http://www.youtube.com/watch?v=6-OnKakA8TY

    Reberson, esse vídeo faz parte do desenho animado Robot Chicken, série sensacional exibida na faixa “Adult Swim” do Cartoon Network. Ele também ganhou versão legendada publicada antes no blog Depósito do Calvin:

  • http://www.bionrj.blogspot.com BionRJ

    Prezado Ina
    Eu também me amarro na voz da Isis Letieri…
    A propósito tô lançando uma campanha lá no blog e gostaria de saber se vc vai abraçar a causa também…
    Um abraço!

  • http://www.patriafc.blogspot.com Bruno Ribeiro

    Aqui está o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=SChhY0auEdI

    Trecho do documentário “O Mamute Siberiano” que aborda, justamente, o impressionante plano-seqüência, quando a câmera parece se desprender da grua e flanar por sobre a multidão.

    É uma pena que algumas das seqüências do documentário, que estavam disponíveis no YouTube, foi tiradas do ar por problemas de direitos autorais. Sobrou pouca coisa, como este trailer:

  • http://www.patriafc.blogspot.com Bruno Ribeiro

    Inagaki:

    se eu pudesse escolher a melhor passagem do cinema feita em um único plano-seqüência eu citaria a cena do enterro do estudante em “Soy Cuba”, filme russo rodado em Havana, em 1962. Vou tentar ver se acho e te mando o link. É tão impressionante que até hoje causa espanto nos diretores mais tarimbados.

    Abraços!

    Bruno, de todos os sensacionais planos-seqüência desse filme, aquele que mais me impressionou, pelos desafios técnicos, foi a seqüência que se inicia no telhado do hotel e acaba dentro da piscina (logo abaixo está o vídeo, infelizmente sem a trilha sonora original). Mas você também citou uma seqüência magnífica.

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CORREA

    Realmente a entrevista do Idelber entrará para a história da blogsfera.
    gd ab

  • http://buzinha.blogspot.com Boo

    Ina, você já viu a coleção de tirinhas do Calvin&Haroldo que está sendo lançada? Já ganhei de presente a primeira, “o mundo é mágico”! \o/

    Boo, eu não apenas garanti o meu exemplar de “O Mundo é Mágico” como também escrevi uma resenha sobre o livro para a edição 6 da Rolling Stone Brasil. :D

  • http://pequenascoisasetc.blogspot.com/ Gustavo Weber

    Salve Mestre Ina,
    meu ultimo post não é sobre nenhuma notícia bombástica de Cannes, mas, já que o Tarantino está concorrendo, resolvi deixar uma lembrancinha sobre ele para os meus cinco leitores. Se você não viu esse curta ainda, aproveite. E, se já viu, não custa rever. Tarantino’s mind. Com Seu Jorge e Seu Tomello.

  • http://norelco.blogspot.com Thiago

    Saiu “direito” mas era “diretor” referindo-se ao Mr. Stuart …

  • http://apoenicos.zip.net Conde MOAI

    Post a lá “Agenda Cultural” do final de semana!?

    Exato. Bom variar de formatos de vez em quando…

  • http://foradesintaxe.zip.net fernando

    calvin!!!
    calvin eh muito louco

  • http://norelco.blogspot.com Thiago

    A gente nem se conhece mas como leio seu blog há anos, me sinto de certa forma próximo. Tô passando aqui porque acabei de lembrar de você. e sabe por quê ? Tá acabando de começar no Canal Brasil Os Trapalhões na Guerra nos Planetas do mito trash Adriano Stuart !! e adivinha onde é que foi que eu ouvi falar desse filme e desse direito pela primeira vez …

    Ôpa, obrigado pela lembrança, Thiago. Esse filme é um cRássico da minha juventude… E a reprise é bastante apropriada, levando-se em consideração as comemorações de 30 anos de Star Wars, a inspiração-mor desse filmaço de Adriano Stuart!

  • http://bumerangue.pitas.com Vitor Diel

    Ô, meu. Tu quer montar uma banda comigo?

    Hmm. Toco reco-reco, triângulo e air drum.

  • http://www.lauravive.blogspot.com Laura

    Rapaz, que post bom! e está com preguiça, imagine se não estivesse…
    melhoras, se cuide.
    Bjs Laura
    :)

  • http://idelberavelar.com Idelber

    Mestre Ina, muito obrigado pelo destaque. Claro, o post sobre o Bugrão 78 (não parece nome de carro?) tinha você (e o Bruno Ribeiro) em mente, além de também celebrar a volta do Guarani à elite do Paulistão.
    No permanente Pol Pot de neurônios que é minha insônia, acabaram faltando as dedicatórias e a menção ao feito de 2007. Deixo-as aqui, então, talhadas mas não fardadas, com um abraço.

  • http://www.danielaraujo.net Daniel

    O Antonioni já explicou: a grade abria que nem um portão! Prestando atenção dá prá perceber a hora que ela abre.

  • http://attu.typepad.com/ tina oiticica harris

    Alexandre Inagaki:
    Estimo melhoras da gripe; que não seja como a de Cora Rónai ou minha, “The Flu from Ipanema.”
    Vim aqui no palpite. Olha só: não só do Dr.Avelar está atualizando como mandando muito bem. Post, a gente faiz o que pódji.
    Aqui a gente toma caldo de galinha. Qualquer galinha serve ;P)
    Iris Letieri; paixão erustida de todos nós. Que voz; boazuda.
    [][] ***

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.