2007, o ano dos blogs no Brasil

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 10 de janeiro de 2007

O ano mal começou, mas uma constatação já pode ser feita: a blogosfera brasileira está fazendo barulho e ganhando crescente visibilidade em todas as esferas, seja na considerada “mídia tradicional” ou, como mostra esta matéria do site Comunique-se, nas grandes empresas. A seguir, alguns exemplos do que digo.

* * * * *

O São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina, acaba de reconhecer a crescente importância dos blogueiros como produtores de conteúdo com credibilidade e qualidade, emitindo credenciais de imprensa para o Oficina de Estilo, capitaneado pela dupla Fernanda Resende & Cristina Zanetti, e mais 11 blogs brasileiros, incluindo Apocalipse Motorizado, vencedor da mais recente edição do prêmio The BOBs na categoria Melhor Weblog em Português. A Motorola, um dos principais anunciantes da SPFW, bancará ainda a vinda de alguns dos principais blogueiros de moda do exterior (dentre eles, Face Hunter e Coolhunting), que, ao lado dos blogs brasileiros (veja aqui a relação completa dos participantes) serão responsáveis pelo conteúdo de um “superblog” que fará a cobertura de todo o evento.

* * * * *

Daniella Cicarelli, em entrevista ao Jornal da Globo concedida ontem ao repórter Alan Severiano, afirmou com todas as letras, sobre a desastrosa ação que culminou no bloqueio do YouTube, que a decisão de entrar com o processo na Justiça foi de responsabilidade exclusiva do seu namorado, Renato Malzoni. Disse a modelo: “Eu não tenho nada a ver nem com esse pedido, nem com a decisão da Justiça. Ele (Renato) está fazendo o que acha certo, eu não vou me intrometer na decisão dele. Afirmou ainda que, por não estar envolvida com a ação, sequer terá direito a participação em possíveis indenizações por danos morais à sua imagem. Para arrematar, afirmou a respeito de sua participação em todo o imbróglio jurídico: “Eu não posso pedir desculpas por algo que não tenho culpa“.

A emissora em que a protagonista do vídeo trabalha, a MTV, recorreu ao te para divulgar um comunicado oficial sobre o caso que fez com mais de 80 mil e-mails de protesto fossem enviados ao canal. Nele, afirma:

O problema dessa história é que tanto as afirmações de Daniella Cicarelli quanto da MTV são desmentidas pelo cabeçalho do agravo Nº 472.738-4, que mostra quem foram os autores do pedido judicial que acabou por censurar o YouTube no Brasil:

Os créditos dessa descoberta vão para o atento blogueiro Carlos Cardoso. É de se perguntar: não seria muito melhor para a imagem pública da senhorita Daniella Cicarelli Lemos se ela admitisse sua parcela de culpa neste episódio?

UPDATE: Edney Souza levantou a seguinte lebre: o primeiro agravo, em nome do casal Renato e Daniella, concedeu a proibição da veiculação do vídeo na Internet. Teria sido o segundo agravo, portanto, de Nº 488.184-4/3 (no qual o único agravante é Renato Malzoni), o responsável pela concessão do bloqueio do site YouTube. Teoricamente, portanto, Daniella não teria realmente responsabilidade pela censura na Internet, ao menos sob o ponto de vista jurídico. É o que afirma também Cynthia Semíramis, mestre em Direito.

* * * * *

A edição desta semana da revista Isto É apresenta como matéria de capa uma reportagem com os “100 brasileiros mais influentes de 2007″. Pois não é que, dentre personalidades como Lula, José Serra, Bernardinho, Rodrigo Santoro e Juliana Paes, aparece lá o nome de Antonio Pedro Tabet, melhor conhecido pela alcunha de Kibe Loco? Pudera: Mr. Tabet criou um blog que, surgido em abril de 2002, possui atualmente média diária de 100 mil visitantes. Mas ele não é o único blogueiro elencado entre os 100 mais: Bruna Surfistinha, que é leitora (ainda que por vias tortas) dos meus textos, também está na lista. Estranhei, no entanto, a afirmação feita pela matéria: “Para 2007, ela é uma das pessoas na qual críticos e editores apostam as suas fichas“. Ahn… críticos?

* * * * *

E pensar que todo esse burburinho já está ocorrendo sendo que ainda não entraram no ar três projetos coletivos, que estão em pleno andamento, reunindo alguns dos mais conhecidos blogs brasileiros…

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.cooper.blig.com.br Cooper

    Grande Ina!
    Eu soube ontem que Cooper é o único blog que não está na moda porque virou cult… Ha, ha, ha Loucuras dos meus leitores…
    Beijos estratégicos…

  • http://perolasais.blogspot.com Eduardo

    Muito bom saber disso. Espero e torço para que dê certo. E se for divulgar, não esqueça da B2B Magazine ok? hahahaha….
    Abraços e parabéns pelo blog. Está cada dia melhor.
    Ôpa, pode deixar que eu tratarei de informar o B2B Magazine em primeira mão! :D Um abraço!

  • http://perolasais.blogspot.com Eduardo

    Inagaki, com certeza os blogs estão na moda. Creio que, como disse uma vez um professor da UFRJ, todos temos algo a acrescentar. O problema é modelo de negócios - o mesmo pelo qual passam as redes sociais. A proposta é interessante justamente pela falta de vínculo e liberdade dos blogueiros com qualquer empresa, entidade, etc. Esse é o grande lance. Mas como tornar tudo isso comercialmente viável? Como sobreviver a partir de blogs? Isso, no Brasil, ainda vai levar um bom tempo.
    Pois olhe, Eduardo, creio que ao menos o projeto no qual estou envolvido fará um bom barulho com a maneira que encontramos de viabilizá-lo economicamente. Aguarde novidades. :)

  • http://minhacasanoceu.blogspot.com Anne

    Muito legal o valor que está sendo dado aos blogs. Para mim, entrar na blogosfera foi ótimo, pois conheci pessoas super inteligentes e cultas do Brasil todo e posso discutir com elas todo tipo de assunto.
    Um abraço!

  • Mariane

    Na minha opinião, quem deveria estar levando essa saraivada de crítica era o tal do desembargador que deu a sentença de proibição… Ele sim é que foi mané.
    A Cicarelli tem direito de entrar na justiça se sentir invadida (trocadilho não intencional), mas mané mesmo foi o desembargador ter proferido sentença favorável…

  • http://www.mejoana.blogspot.com Vivien

    Eu acho que é um novo e fantástico universo, com muita coisa de qualidade, em termos ficcionais ou não.E essa tal blogosfera veio pra ficar.

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    Essa é nossa Mata Atlântica. :-)

  • http://www.ignoranciaefogo.blogspot.com Felipe

    Sem dúvida, o ano dos blogs.
    O assunto foi tão abordado que muitos só blogam(não sei se essa palavra existe)por causa dessa atenção dada a eles.
    Bom, agora dá licença, quero dar uma olhada naqueles blogs que estão na sidebar do Pensar Enlouquece, sempre tem algo aproveitável lá.(Ainda vou ver o meu blog naquela lista ^^)
    Até, Ina-San.

  • http://cafedodom.blogspot.com Dom

    E fica a curiosidade em relação aos projetos…

  • http://www.dlingua.blogspot.com Cláudio Vianna

    “Amsterdan, o que é o Hair Club?”

  • http://www.casadochico.blogspot.com Chico

    Rapaz,
    Eu acho que ainda falta muito para a blogosfera brasileira atingir a maturidade..
    Vamos torcer para 2007 ser realmente o ano dos blogs, não em quantidade ou em influência sobre assuntos fúteis, mas em importância política e cultural..
    Abraço,
    Chico, não diria que foram fúteis assuntos abordados pela blogosfera como a repercussão em torno do aumento dos 90,7% no salário dos parlamentares, a campanha “Xô Sarney” ou a discussão sobre liberdade de expressão encadeada pelo episódio de censura ao blog Imprensa Marrom. Além disso, o reconhecimento de blogs como veículos de imprensa feito pela SPFW, a proliferação de discussões sobre política na blogosfera (como qualquer leitor pôde constatar nas eleições do ano passado) e o uso de blogs para tratar de temas como ciência me obrigam a discordar parcialmente do seu comentário. Um abraço!

  • http://www.sampaist.com Rê Honorato

    Querido Inagaki, pode me contar TUDO sobre esses projetinhos de dominação virtual ;P
    Beijocas
    Estou só esperando a senhorita me mandar aquelas perguntas por e-mail! :)

  • http://www.cleoni.zip.net Cleoni Meneghetti

    Ola amigo
    Dei uma passada por aqui, ta bem legal o blog, continua assim………..
    Uma Abraço
    Cleoni

  • Magaly

    Alexandre
    Como sempre, você lavra um tento a cada aparição.
    Post bom demais, assuntos de pleno interesse dos leitores, tudo em primeira mão e em estilo de mestre.
    Parabéns por abrir 2007 em pleno vigor e pelas boas notícias sobre a ação vigoroosa dos blogs em diferentes áreas.
    Pontos pra você, Ina.

  • http://digitaldrops.com.br/drops/ Nick Ellis

    Obrigado, Inagaki.
    Abraços, Nick

  • http://subsolo.org/hermenauta Hermenauta

    Feliz é o Ronaldinho. :)

  • http://www.contraditorium.com cardoso

    Seria engraçado se o Bush fosse à TV dizendo “Eu mandei meus soldados prenderem o Saddam, mas não sabia que ele ia ser condenado à morte, desculpe aí”
    A agravo só existe pq a decisão do PRIMEIRO agravo não foi cumprida.
    Por essa lógica a culpa do YouTube ter saído do ar é… do YouTube?
    Isso, Brasil, matem o mensageiro.

  • http://favoritos.wordpress.com/ Luiza Voll

    Inagaki! Fiquei muito curiosa com esse final do seu post. Quando vamos saber das boas novas?
    No mais tardar após o carnaval, quando o ano novo efetivamente começa na Terra Brasilis. :D

  • http://www.amar-ela.com Daniela Mann

    Apesar de tudo continuo a achar imensa graça à Daniela Cicarelli e ao seu sorriso à Joker! Ela é linda! Nesta situação penso que ambas as partes têm uma lição a aprender. A Daniela e o seu namorado já perceberam que há sitios próprios para tudo e quem não se quer molhar tem que se resguardar da chuva! O Youtube e os media em geral também devem ter percebido que às vezes podem entrar num valente sarilho e não convém dar a “liberdade” total por garantida. No meio disto tudo, quer o casal, quer o Youtube ganharam uma publicidade e divulgação notórias!
    Beijinhos

  • http://www.slothsam.wordpress.com SlothSam

    É bom, os blogueiros estão mais especializados no que fazem. Acho que o pé atrás dos incentivadores e responsáveis por premiações para o “setor” está com os dias contados.
    ps: Não falo mais da Cicarelli.

  • http://coisasdemanauara.wordpress.com Menina Eva

    Postei, te linkei.
    2007 começou agitado, hein?
    E eu estou LOUCA pra saber quais são os tais quatro eventos. Isso não se faz com uma pessoa curiosa.
    Mas agora também estou curioso. Até agora, tinha pleno conhecimento de três projetos… :D

  • http://www.baxt.net Baxt

    Eu nao estou nem aí se foi o namoradinho dela que colocou o segundo processo. Ela deve ter aprovado a ideia, ela também está envolvida na historia, ela continua namorando com ele. Assim sendo, ela nao pode tirar o corpo fora, ora bolas!!!

  • Giu!

    Digo que pelo menos gatAS para testemunhar restarão…hohoho. ;D

  • http://www.temposcomoesses.blogspot.com Morganna Batista

    ooiii! Eu fiquei sabendo desse blog numa matéria de um jornal.. e cara, eu adorei. parabens pelo Blog! Aqui a gente pode dizer o que pensa! nada de censuraa! *.*
    adorei todas as matérias e espero vir aqui sempre.
    abraço, Morganna B.

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORREA

    Acho que a mídia tem dado à essa moça muito mais do que ela merece. O mantra dela parece ser o de grande parte da população brasileira, ou seja, a lei de Gérson. Ela vive de publicidade.
    Qto aos blogs, é um caminho sem volta. Nem a grande mídia estava preparada para tal revolução.
    grande abraço

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Alexandre Inagaki:
    Nos EUA a lei de liberdade de expressão é clara: liberdade total para ridicularizar personalidades públicas.(Article 230(c).) Entretanto, um blog não pode injuriar, difamar, caluniar uma pessoa privada.
    Essa estória do vídeo se complica quando os dois resolvem culpabilizar YouTube. Não entendo muito bem como se safou de qualquer campanha de repúdio o namoradinho.
    Excelente post sobre blogs, gostei muito. Só pistas sobre esses projetos, hein? Estou cada vez mais curiosa. ;)

  • http://digitaldrops.com.br/drops/ Nick Ellis

    Inagaki, te convidei para participar do tag de metas e previsões para 2007, você viu?
    http://www.digitaldrops.com.br/drops/2007/01/metas_para_2007.html
    Abraço, Nick
    Valeu, Nick! O Ibrahim, o Fabio Seixas e o Marcos VP também me chamaram pra responder memes, em breve farei isso. :D Um abraço!

  • http://www.sovacodecobra.com.br Zé Carlos Cipriano

    Muito bom saber desse crescimento da credibilidade dos blogs no meio crítico e jornalístico. Acredito que quanto mais específicos forem os temas dos blogs, maior respaldo e abertura eles terão com as assessorias.
    Sobre essa baixaria do bloqueio é nessas horas que dá vergonha ter um país representado por um justiça patética e uma mídia de massa subordinada à dinâmica da banalidade e superficialidade.
    Grande Inagaki, obrigado pelo ótimo texto (como sempre) e pela generosa indicação do Sovaco de Cobra em seus links da semana. Abraço!

  • Giu!

    QUATRO projetos coletivos…;)
    Ôpa, depois quero saber mais detalhes desse! :)

  • http://www.simplesassim.org Ana Paula

    Ah… essa última frase aí foi só pra deixar a gente curioso, né? Claro que você deve estar num desses três projetos!
    E eu sou curioooooooosaaa…
    Ah, sim. :) Estou diretamente envolvido com um deles, como já era de se esperar. :D

  • http://1001gatos.org Ibrahim Cesar

    Não dá para adiantar quais são esses projetos????
    A curiosidade está matando os gatos
    1000 Gatos de Schrödinger…
    999 Gatos de Schrödinger…
    998 Gatos de Schrödinger…
    997 Gatos de Schrödinger…
    996 Gatos de Schrödinger…
    Quem viver verá! Espero que sobre ao menos um gato para testemunhar essa história. :P

  • http://www.interney.net Edney Souza

    Sim Ina, mas não da pra sair por aí dizendo que a Cicarelli mentiu, que a MTV mentiu, pois a segunda parte do processo que levou ao bloqueio do YouTube de fato corre sem o nome da Cicarelli.
    A Cynthia Semíramis fez a mesma observação: http://cynthiasemiramis.org/?p=49
    O primeiro agravo NÂO foi responsável pelo bloqueio do YouTube, ele apenas pedia a retirada dos vídeos.
    Edney, atualizarei o post com as informações que você me passou, fazendo essa devida ressalva. Valeu!

  • http://www.interney.net Edney Souza

    Se olharmos o texto do segundo agravo de fato consta apenas o Tato como agravante:
    http://conjur.estadao.com.br/static/text/51735,1
    http://www.interney.net/?p=9757179
    Informação correta, Edney. Mas o caso é que o primeiro agravo, que efetivamente foi o responsável pelo bloqueio do YouTube, tem como agravantes Renato Aufiero Malzoni Filho e Daniella Cicarelli Lemos.

  • Indignado

    Pra mim nao passa de uma vagabunda. Como ela nao tem culpa?! Da pro cara em local publico e agora quer tirar a nossa liberdade?! O minimo que ela deveria ter feito era pedir desculpa pela sua atitude promiscua que gerou isso tudo.

  • Cris

    Oi!
    Pois é, essas coisas mostram a força que os blogs adquirem a cada dia…
    Muito bom vc colocar aí quem foram os autores…assisti ao jornal ontem e vi a entrevista.
    Sabe, acho que a intenção dos protagonistas foi o de impedir o acesso somente ao vídeo em que eles aparecem…mas por isso ser impossível, a decisão acabou impedindo o acesso a tudo, resultando nessa censura (palavrinha horrorosa num Estado Democrático de Direito)
    Censura, pô, o que é isso??? Os desdobramentos da história, como inclusive a decisão judicial faz menção, foram importantes p/ criar jurisprudência em relação à internet. Não caminhamos tanto p/ permitir que volte essa praga. Os blogs são hoje a maior prova que a liberdade de expressão não pode ser cerceada em nosso país.
    Acredito que tanto a doutrina como a jurisprudência caminham nesse sentido, felizmente.
    Obrigada por nos informar.
    Beijinho

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.