“Tome seu veneno silenciosamente”
Por Alexandre Inagaki ≈ quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Tem coisas que a gente não pode deixar passar em branco. Este incidente ecológico, por exemplo: no dia 18 de novembro a empresa Servatis Agro & Fine Chemicals, que fabrica inseticidas, fungicidas e fertilizantes, adquirida pela BASF em 2001, foi a responsável pelo vazamento de pelo menos 1,5 mil litros do inseticida Endosulfan no Rio Paraíba do Sul, no estado do Rio. Em nota publicada na tarde do dia 19/11 no site da Servatis, a empresa tratou de “tranquilizar” a população, afirmando: “O produto em contato com a água entra, imediatamente, em processo de hidrólise (decomposição pela água), não oferecendo nenhum risco de contaminação a seres humanos. De acordo com a gerência de meio ambiente da empresa, análises realizadas nesta quarta-feira apontaram que a concentração do endosulfan no Rio Paraíba do Sul caiu para zero, não oferecendo mais riscos à fauna”. Pelo jeito, a zelosa empresa Servatis esqueceu de avisar os animais da região de que eles já estavam a salvo. Nove dias depois, em 28 de novembro, o blog do professor Roberto Moraes, que mora em Campos dos Goytacazes, publicou fotos de animais encontrados mortos às margens do Rio Paraíba do Sul.
O pesticida Endosulfan, que segundo a Servatis trata-se de um produto que se decompõe com a água, foi banido na União Européia devido ao seu alto potencial tóxico. E a empresa que, diga-se de passagem, é reincidente e já havia sido multada anteriormente em R$ 307 mil há alguns meses pelo vazamento de gases tóxicos, desta vez recebeu uma multa de 33 milhões de reais devido a esse desastre ecológico que matou milhares de peixes e outros animais, deixando ainda várias cidades do Rio sem abastecimento de água potável. A Servatis protestou, como já era de se esperar, dizendo que esse valor comprometerá a existência da empresa. E propôs assinar um “Termo de Ajustamento de Conduta” ao invés de pagar essa multa. É como explicou ironicamente Xico Vargas: “Ou se aceita essa gracinha ou a empresa vai para o beleléu, põe uma penca de empregados na rua, deixa de recolher impostos e aumenta a crise. É mais ou menos como o marido que quebra toda a louça, hospitaliza a mulher de tanta pancada e sugere ao juiz comprar um novo aparelho de jantar e dar umas cestas básicas para alguma casa de caridade”.
Saiba mais sobre os efeitos nocivos do Endosulfan nos sites da Pesticide Action Network North America e da Environment Justica Foundation. Paula Góes escreveu um artigo fundamental sobre o incidente da Servatis no Global Voices em Português. E Não se esqueça de enviar o seu recado para que o pessoal do Ministério do Meio Ambiente não deixe passar mais este incidente em branco.
UPDATE: Paulo Fehlauer e André Deak produziram para a Revista Fórum a reportagem “Crônica de uma Reportagem Ambiental”, um exemplo excepcional de jornalismo multimídia e open source, explorando os recursos oferecidos pela internet, com textos, fotos, vídeos e Google Maps que narram os fatos e desdobramentos desta tragédia ecológica. Além disso, foi disponibilizado todo o conteúdo na íntegra das entrevistas de apuração realizadas pelos repórteres na região, possibilitando que novas edições a partir desse material bruto possam ser feitas.
P.S. 1: O título deste post é uma referência a uma música dos 10.000 Maniacs chamada “Don’t Talk”, cujos versos dizem: “Don’t talk, I will listen/ Don’t talk, you keep your distance/ For I’d rather hear some truth tonight than entertain your lies/ So take you poison silently”.
P.S. 2: Rafael Galvão escreveu um artigo relembrando um incidente ocorrido no dia 6 de dezembro de 1928 que eu, confesso, desconhecia até então.
P.S. 3: No dia 10 de dezembro de 1948 a ONU adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, como uma resposta às crueldades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. A fim de celebrar os 60 anos da Declaração, a TV Cultura criou um site e um blog divulgando a programação especial da Fundação Padre Anchieta.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.bookmarkoffire.com/story.php?title=waterjet-metal-cutting-method Cristy Grahams
-
http://garapa.org Paulo Fehlauer
-
Marco
-
http://blogtecdigital.zip.net Simone
-
http://www.zymboo.com Zymboo
-
http://melhoropcao.zi.net murillo reis
-
http://filmesdatv.com João Henrique
-
Pete
-
http://mentessitiadas.blogspot.com/ Ana
-
cleverton f lima
-
http://talkofacity.blogspot.com Andre Hazell
-
http://direitoetrabalho.com Jorge Araujo
-
http://www.lidetemeraria.blogspot.com Ana
-
fernanda lobato
-
http://www.gardenal.org/lounge Lia
-
http://saudegerais.blogspot.com Marcio Candiani
-
http://www.tomafru.blogspot.com Freackly
-
André Nunes
-
http://www.perolasdojudiciario.com.br Bruno
-
http://www.solmarmelo.blogspot.com Heliomar Melo
-
http://agorasodepois.blogspot.com/ Danielle
-
http://www.perdidanatraducao.wordpress.com Nathália
-
aninha
-
Túlio
-
http://ajudaeu.blogsome.com Samantha
-
http://papoecia.blogspot.com sumy
-
Ana+++
-
Giovanna
-
Anônimo
-
http://www.religiaomundo.com.br/blog Wladimir
-
http://gotasintrospectivas.blogspot.com/ Gizelli
-
http://maroma.wordpress.com/ Marília
-
mitcha
-
http://catatau.blogsome.com Catatau
-
http://dmspacedreams.blogspot.com/ Maybe the Boy.
-
http://maiovinteeseis.blogspot.com Sweet
-
http://catatau.blogsome.com Catatau
-
http://thahy.com thahy
-
http://gotasintrospectivas.blogspot.com/ Gizelli
-
http://monthiel.blogspot.com Monthiel